10 setembro 2012

Grande Selecção!

O Sá Pinto esmurrou um seleccionador no Jamor, creio que aí por 1998, e mais tarde foi reintegrado na Selecção, hoje parece um treinador impoluto (nessa condição), que até vende bem uma imagem, que eu aprecio, de tipo pacato e racional, sereno, ponderado e que merece simpatia, se não mesmo confiança - embora não quanto a êxitos previsíveis, pelo menos no clube onde o ergueram como símbolo que ninguém sabe muito bem de quê e para quê, até por nos lembrarmos de a sua despedida como jogador ter coincidido com uma expulsão seguida de outra... (não é preciso recordar, pois não?).


 
O Paulo Bento chegou a seleccionador depois do que fez como jogador no Euro-2000. Suspenso vários meses como jogador, acumulou várias diatribes como treinador de clube e ainda sem currículo (também não muito engrandecido depois...).
 
O João Vieira Pinto foi expulso no Mundial-2002, esse é que nunca mais voltou à selecção como jogador, mas está na FPF como dirigente ligado a alguma coisa da Selecção. Acaba de ser condenado em tribunal, com pena suspensa e ainda passível de recurso mas por factos indesmentíveis que lesaram o Estado (e todos nós, contribuintes mais do que adeptos). Não comentou o caso, escondeu-se e não pensará sequer em demitir-se.
 
O elenco federativo de um alegado pioneiro da transparência e da regeneração do futebol português, um de uma longa lista que não pratica o que proclama, continua bem. O Fernando Gomes que vai safar a imagem de um presidente de um clube de caceteiros e arruaceiros. O presidente da comissão disciplinar que se porta como um grunho. O ex-jogador e menino de oiro afastado da Selecção por coisa menor - reacção intempestiva no Coreia do Sul-Portugal, ainda que no seguimento de outras num anterior clube, por acaso o Benfica... -, hoje dirigente, é condenado e no pasa nada.
 
Uma maravilha, deixa-nos todos orgulhosos, tanto como perder com a Espanha só nos penáltis e sem sofrer golos. Passem bem, mas é por estas e por outras que, ao contrário do que dizem e não obstante o marketing cervejeiro - dois packs de uma marca dava um bilhete para o jogo fundamental com o Azerbaijão em Braga, amanhá -, deixa muita gente a olhar a Selecção de soslaio. Eu olho. Isto tudo depois de um anúncio de 10ME para a Casa das Selecções, subvencionada pela UEFA como na ajuda a um país do Terceiro Mundo do Leste europeu, que deve ser a nova Casa de Reclusão ou de Correcções. Uma Tutoria, pois claro. E Polícia à porta.

Sem comentários:

Enviar um comentário