22 novembro 2014

Secretismo e sincretismo informativo

Quando me deitei ontem à noite percebi, por acaso, a capa do Espesso desta manhã. Obviamente, mesmo à meia noite, não tinha nada a ver com uma 2ª edição (de resto, não assumida) e uma capa diferente da que surge nos escaparates.


 
O ponto de vista das Polícias, Secretas assim-.assim e dos Serviços de Informações - por sinal posto em causa pelos Vistos Gold e que levaram, finalmente, a maioria parlamentar a decidir-se, tardiamente, a mexer nesse cancro maçónico que é a cabeça do polvo - ainda não foi abordado por ninguém - bem, o jose pensou ao mesmo tempo que eu e sabe disto a rodos!. Mas tenho, para mim, por este caso é muito grave e uma nova aragem, não claustrofóbica, política e de Liberdade a sério permite o acumular de casos de dimensão me(r)diática mas sustentação investigatória e jurídica, que a mexida nas "Secretas" impediram o Espesso de dar a coisa de forma linear e com conhecimento, amiúde vantajoso e de puro benefício de tráfico genérico de coisas avulso, de causa.
 
 
Se uso o termo sincretismo devo remeter para o Dicionário da Porto Editora: "Filosofia: mistura mais ou menos confusa de doutrinas ou concepções diferentes; Psicologia: forma primitiva de percepção e de pensamento caracterizada por uma apreensão global, indiferenciada, indistinta, verificada nos primeiros estádios da mentalidade infantil, como na mentalidade animal".
 
A Informação em Portugal, no séc. XXI, foi sempre marcada pelo sincretismo.
 
Não andou longe a campanha Tecno e de Forma extraída dos confins do diabolismo informativo-político-sanguinário, digno das práticas STASI ou KNVD de inspiração estalinista. E, contudo, sem o garrote político que merece, o caso fiscal de Sócrates ainda vai impedir que se mire o passado sócretino de assalto aos meios de comunicação via PT e o atentado ao Estado de Direito que estava em causa no Face Oculta e no extenso Polvo que ameaçava estrangular o País.
 
Até os hoje convertidos Ferreira Leite e Pacheco Pereira - autores da "claustrofobia democrática" e inspiradores da "Democracia suspensa por seis meses" - serão capazes de assobiar para o lado e passar por cima dessa irrelevância que uns querem ver coberto pelo pó da História.
 
Nem isso, nem se esquecerá Ferro Rodrigues, a chamar o seu colega ex->MAI António Costa (o jose voltou a actualizar a coisa ao mesmo tempo que eu), para salvar a pelo ao Pedroso da pedofilia, "estou-me a cagar para o segredo de justiça". Deve ser a própxima opinião forte do PS.

O resto, como dizia o outro a guterrar, é só fazer as contas.

2 comentários:

  1. Caro Zé Luís, que não se pare este ou por aquele, ou por isto e por aquilo, é o que mais desejo…e não deve parar por este.

    ResponderEliminar