05 março 2015

Sobre as equipas pequenas que acedem à Europa

Este é um argumento válido, o desgaste dos jogos europeus. Mas deve ser usado por quem é cliente assíduo e todos os anos faz muitos jogos de campeonato entremeados com os da UEFA. Ora, ficou a dúvida depois do 2-0 de Wolfsburgo de como iria o Sporting abordar a 2ª mão, três dias completos antes de jogar no Dragão. Pensei que iria poupar-se, o resultado da Alemanha era praticamente definitivo e só por milagre, como na 1ª mão, o Sporting não encaixaria um golo em Alvalade. Marco Silva arriscou tudo e o Sporting empolgou, não foi feliz mas também na Alemanha podia ter sofrido 5 ou 6 golos sem favores e só esquecendo isso se pode admitir que o Sporting podia ter virado a eliminatória a seu favor...
 
Porém, o cansaço europeu nem sempre é justificação. Pode-se notar, pode influenciar, pode ser até decisivo, pode até ter afectado o Sporting no domingo mas a causa da derrota foi outra e o argumento não cola desta vez, o FC Porto foi muito superior. Há inúmeros exemplos que o comprovam e vou de memória citar apenas dois. A propósito.
 
Em 2010, depois de dar 3-0 ao Everton na Liga Europa, o Sporting recebeu o FC Porto 3 dias depois e aplicou igual 3-0. Lembram-se? Era Carvalhal o treinador leonino, Jesualdo o do FC Porto, o FC Porto tinha despachado o Braga com 5-1 no campeonato e até o Sporting com 5-2 na Taça (vide o caso João Pereira abaixo recordado). Carvalhal o tal treinador que os escarafunchosos do Rascord, mesmo com sangue leonino como o caga nisso Ribeiro puseram uma vez numa capa histórica e histriónica que "É Carvalhal ninguém leva a mal" por um 0-0 em Olhão num jogo ventoso.
 
Mas não só, creio que também era Carvalhal o treinador do Braga onde o FC Porto de Jesualdo uma vez foi jogar e perdeu 2-1, tendo 48h de descanso a favor dos portistas, que perderam no Arsenal para a Champions numa 3ª feira e o Braga jogara numa 5ª feira para a Liga Europa, até assisti a esse jogo ao vivo em que Postiga marcou e Luís Filipe fez o 2-1 numa longa correria (cansaço?) num jogo de arbitragem de Lucílio Vigarista.
 
Ficam as notas para desmontar as idiotas teses sempre postas a circular nestas ocasiões.

Só esta tarde, entretanto, já depois de deixado o post em agenda, descobri esta pérola, a rapaziada lagartixa acha que faz muitos jogos e desconhece o efeito de acumular competições e jogar na Liga Europa, como se outras equipas não tivessem passado pelo mesmo.
Mas como, em leituras atravessadas, ainda acabei por ler que "a sede da Cofina é no Porto" (!?) e os jornais CM e Rascord atacam o Sporting deve ser por influência de Pinto da Costa. Foda-se, o socialismo marou esta gente toda e anda a pateta da Teresa Morais a obrigar as empresas, privadas, a empregar 30% de cérebros femininos nas administrações, a bem ou a mal. O neoliberalismo usa-se a par da demagogia como Sócrates falar de PPC.

Por falar em Sócrates, nem todos sabem da inovação do regime norte-coreano em Alvalade quanto à nova comunicação que não tem sido sentida em nome da instituição mas apenas do presidente one man show - enquanto dois ex-colaboradores para a Imprensa pedem 600 mil euros pela saída via despedimento colectivo decretado pelo Praesidium do grunho supremo... 

Sem comentários:

Enviar um comentário