09 março 2015

Wo, wo, wooooh! Isto não é culinária!

Ao ver como di Maria foi expulso (70m) esta noite, no M.U.-Arsenal (1-2) que agora acabou, ocorre-me o pensamento de sempre:
- sentimento de impunidade de jogadores com cultura de Benfica;
- inelutável tendência para querer ludibriar o árbitro, para mais com o público da casa a vociferar;
- do lado dos árbitros, os portugueses devem ter vergonha (em geral);
- no caso concreto, Jorge Sousa que poupou num minuto dois amarelos a Pardo por simular gp, devia ver o que Michael Oliver fez esta noite, sem pestanejar.
 
Primeiro: di Maria faz ziguezague da direita para o meio, sente um ligeiro toque de braço e mergulha frente à área, simula falta e leva amarelo; protesta, puxa a camisola do árbitro - e nem foi tanto como Cardozo uma vez fez a Proença na Madeira! - e, vê-se na repetição, este de costas vira-se a diz "wo, wo, wooooh" e deu de imediato outro amarelo ao argentino.
 
Segundo, mais tarde: Januzaj foge pela direita rumo à área do Arsenal, passa Monreal em corrida, sente um ligeiro toque de braço (ainda fora da área), prolonga a corrida e, sozinho, atira-se para o chão: falta por simulação e competente amarelo.
 
Michael Oliver é muito jovem, não é nem um Bruno Caixão nem o novato Tiago Martins que já tanto se destaca. Vi-o pela primeira vez esta época, num jogo importante em que me impressionou pela frieza, sem se intimidar com os nomes das equipas - e nem me lembro que jogo foi e já foi este ano de 2015!
 
Não hesitou, não teve segundos pensamentos, não "pensou" se ia afectar, prejudicar, claudicar (isso é o pior para os árbitros), cumpriu as regras e aplicou-as a preceito, sem espaventos mas com impressionante profissionalismo.
 
Qualquer semelhança com o que Jorge Sousa, internacional e um digno sucessor de Proença valha o que valer, fez no Braga-Porto é pior do que ver o pobre portuga metido num sketch do Monty Phyton, incluindo o patético Sérgio Conceição.
 
Michael Oliver não é cozinheiro, não esturricou o tacho, não incendiou a área de trabalho, não pôs em risco a sua reputação. Não confundir com o patusco Jamie Oliver das receitas very simple para donas de casa desesperadas.
 
O futebol não é para meninas, nem é de simples receitas de culinária.
 
Vi o jogo na BBC (streaming) com Gary Lineker moderador e Roy Keane, Alan Shearer e Ian Wright convidados e Danny Murphy nos comentários com o narrador-jornalista. Qualidade BBC nunca destoa. Por cá é a merda que se vê.
 
Boa Noite e Boa Sorte!

1 comentário:

  1. Este seu apontamento devia ser enviado pela Apaf a todos os "arbitros"portugueses...isto num país de gente normal...neste, palha para os ígnaros e siga a rusga...

    ResponderEliminar