22 abril 2016

O livro vermelho que o Politburo do Dragão deve ler (4)

Então temos que se criticou a ausência de oposição portista nas urnas como se tal vedasse legitimidade a críticas à incompetência reinante mas reconduzida no Dragão e o presidente armou-se em valentão, quantos são?, quantos são?, para não deixar de criticar Fernando Gomes mas Pinto da Costa não ajudar a criar, não uma lista "que o FC Porto não se mete nisso" nem se vai meter nem mudar a cobardia e inacção recentes, uma oposição nem que fosse só para criticar...
Amanhã toma posse, dia festivo duplamente mas dia que remete para o antigamente, aquele tempo de irrelevancia do FC Porto que temos de volta ao Dragão - nem um presidente deputado temos para criticar por não fazer oposição ao centralismo lisbonense...

A organização do conhecimento é estruturada em torno da Informação, não da hierarquia", defende Drucker para qualquer exemplo, de hospitais a orquestras sinfónica, de empresas a clubes. Digo eu.
Pinto da Costa, que diz agora pretender que outros responsáveis falem em nome do FC Porto instando os OCS a ouvi-los, concentrou tudo em si. Normal foi, com a prática, confundir-se com o clube. Foi válido por um tempo, como historiei, mas já não serve há muito. E o mundo habituou-se a ver nele um líder. Será?
"Vou ser franco: não acredito em líderes. Toda a conversa acerca dos líderes é um absurdo perigoso. É uma desculpa para não agir. Sinto-me muito infeliz por termos tido no séc XX como líderes Hitler, Estaline e Mao... Temos de ter muito medo dos líderes. Têm carisma? Também tivemos demasiado carisma nos últimos cem anos. Truman foi o melhor presidente dos EUA e o que mais alcançou. E não tinha perfil de líder. Todos o subestimavam, incluindo ele próprio (...) os verdadeiros valores dos líderes são avaliados por quem é promovido, quem é demitido, quem é recompensado e quem é punido. As decisões relativas à pessoas são altamente visíveis. As pessoas numa organização não são abstracções, são reais. (...) É fácil fazer boa figura numa época de expansão... Mas também todas as épocas de expansão - e eu já vivi umas quatro ou cinco - põem os charlatães no topo. (...) Há incentivos à má gestão (...) empresas são sistematicamente saqueada, acontece depois de todas as épocas de grande crescimento" - eis um resumo de liderança, para quem tanto viveu a estudar empresas e organizações.
Maciariello, assistente de Drucker e que assina o compêndio de ensinamentos posto à venda em Portugal, define "Um líder só por ter seguidores. Mas há quem confunda condições humanas de liderança com popularidade... E não basta que um núcleo duro de básicos" funcionários " o confirmem.
"Não é necessário gostar de um líder para confiar nele. Também não é necessário concordar com ele. A confiança é a convicção de que um líder fala a sério. É uma crença na integridade. As acções de um líder e as crenças que professa têm de ser congruentes, ou pelo menos compatíveis.. A liderança eficaz não se baseia em ser inteligente, mas principalmente em ser coerente", segundo Drucker.
Pinto da Costa nunca foi tratado por mim como líder, apenas como presidente,  muito menos como grande presidente. Sempre condenei muitas suas atitudes, que marcaram negativamente o FC Porto. Mentiu. Subverteu factos, criou situações desagradáveis, defraudou muitos mais nos últimos tempos.

Vimos em 2009 um funcionário do FC Porto, Acácio Valentim, ser agredido na Luz por imagens de... 2008. Foi cobarde em 2010 quando o D. Chaves admitia não jogar a Taça no Jamor, mas a velha coerência do decrépito presidente face ao estádio de Oeiras não se impôs. Desapareceu da luta. Mente quanto aos convidados de uma gala do FC Porto. Destrata treinadores de forma ignóbil mesmo ganhando, como com AVB, não retendo talentos, como Vítor Pereira bicampeão. Retrai-se a denunciar manigancias de Benfica e Sporting. Não lidera, não confirma valores, não assegura que missão, visão e valores sejam baluartes que a organização transpira, inculque, ostente. Perdeu a ligação com sócios e adeptos. Não definiu a Teoria do Negócio em que deve operar a SAD, liga pouco ao clube, não inspira a confiança de outrora. Já este ano, com a ruína da equipa de futebol, teve os equívocos que teve, sobre a qualidade do plantel, a valia dos jogadores e a competência de Lopetegui, tratado na esteira de outros caídos em desgraça. Quem não concorda com ele sai a mal.
Drucker cita Eisenhower: "A qualidade suprema de um líder é a sua integridade inquestionável, seja num gangue, num campo de futebol, num exército ou num escritório",  dizia o militar americano que comandou os Aliados na Europa e se tornou o 34o presidente dos EUA. Dwight Eisenhower que foi, antes da WWII, assistente do carismático mas vaidoso general McArthur no Pacífico e com o desprezo deste one man show que dizia ter sido Eisenhower "o meu melhor funcionario", não lhe reconhecendo liderança. Foi George Marshall a impor DD Eisenhower chefe das tropas aliadas na Europa.
Pinto da Costa não fez o clube passar do sucesso para a relevância. Tenho vindo a notar, de resto, a irrelevancia do FC Porto. Já ninguém liga ao que faz e diz o presidente, já se resume o que comente a um critério particular. Vai continuar a não intervir nos órgãos de poder do futebol, pelo que pouco pode influenciar. Também aí o FC Porto perdeu afluência e influencia, por falta de líder e falta de estrutura que não foi implementada e não teve poder nem para representar o FC Porto nem para alguém aparecer - só há funcionários, sem empowerment a não ser Antero numa muito contestada gestão de compras e vendas. Pinto da Costa resumiu o FC Porto ao seu interesse particular e inamovível estatuto ou inacção.

"Integridade na liderança inspira confiança e faz os líderes verem o mundo como ele é e não como querem que seja. Os líderes eficazes trabalham nas prioridades da organização, em vez daquelas tarefas que pensavam que ia dominar o seu mandato. Os líderes devem ser aprendizes contínuos e rodear-se de especialistas das áreas necessárias para resolverem os problemas presentes e emergentes", resume Maciariello. Drucker acentua os problemas nas mudanças de fase de uma organização: "À medida que uma organização cresce pode perder a sua vitalidade, centrando-se nas necessidades das pessoas dentro da organização, em vez de centrar nas dos clientes. Acontece em quem tem líderes com estatuto de estrela e que viveram um crescimento fenomenal sob a liderança do seu empreendedor ou fundador".
E, desleixando o futebol, como aqui sempre critiquei, concentrando a energia no museu, delegando talvez em demasia no CEO, Pinto da Costa deu Urgência ao Museu em detrimento da Importância do plantel que à justa ganhou dois campeonatos com Vítor Pereira e perdendo qualidade. A ascensão do Benfica foi menorizada. Os resultados estão à vista. E tendo urgência num centro de formação, como projecto do novo mandato, talvez a retoma do futebol não ocorra quando já o Sporting se junta ao Benfica nos desafios colocados ao FC Porto.
"A popularidade não é um critério para a liderança. Um líder é um catalisador que faz acontecer as coisas certas. E deve evitar que a satisfação e uma mentalidade burocrática se instalem numa organização.  Não importa o carisma. O que importa é se o líder condiz na direcção certa ou errada. Deve definir correctamente o problema. A velha política não faz sentido nenhum. A competência comprovada faz", diz Drucker.
Comparem com o que tem sucedido, de más apostas desportivas a deficientes usos de informação, meios humanos e técnicos, para ver se não enquadra no fracasso subentendido nos pensamentos e definições de Drucker.


Sem comentários:

Enviar um comentário