23 abril 2016

O livro vermelho que o Politburo do Dragão deve ler (5)

Mal assessorado. Mal acompanhado. A crítica é recorrente. Lopetegui foi só o último, mas tem-se sucedido repetidamente. Pinto da Costa paga pelo que premeia de fidelidade canina. Mas a fragilidade da "estrutura" é indisfarçável. Não é por acaso.
Drucker conta histórias deliciosas de personagens da América. Especialmente Abraham Lincoln, o presidente que arrostou e venceu a guerra civil. Por um lado, confiou no general Grant. Lincoln, como Pinto da Costa, não bebia álcool. Grant era bêbedo. "Se eu soubesse que marca prefere [Grant] mandaria um barril ou mais para outros generais", terá dito Lincoln, e depois de uma batalha horrível com erros de avaliação de Grant, a vitória final, mesmo à custa de milhares de vidas, fez o presidente proclamar: "Este homem luta!".
Lincoln, para governar, debateu-se com falta de estadistas experientes. Nomeou quatro seus adversários políticos para assessora-lo. Um deles, Salman Chase, dirigiu as finanças e protestou várias vezes ameaçando demitir-se. À quarta, Lincoln aceitou a demissão, Chase tinha cumprido objectivos. Pouco depois, para surpresa geral, Lincoln nomeou Chase para o Supremo Tribunal. Em nome do abolicionismo, triunfante na guerra, Lincoln preferiu quem lhe disputou a presidência e se propunha desafia-lo nas eleições seguintes. Chase era, afinal, contra a escravatura e seria importante no Supremo Tribunal para se fazerem as primeiras leis de direitos civis na América.
Pinto da Costa premeia a fidelidade, à custa do mérito, Sobra a mediocridade. Vítor Baía sabe por que corria com a "estrutura"; alguns aproveitam-se, outros podem ser válidos noutras tarefas, mas a maioria não presta e os grandes responsáveis sairão com o fim do presidente; e não faltam exemplos ou não andasse o futebol à deriva - agora só com Lopetegui como culpado, até de ter sido contratado e, nada ganhando, reconduzido...

 As opiniões valem o que valem. Há sócios que não querem ser vistos como clientes, no futebol, mas o que procuram numa área onde não "riscam"? Títulos? Nem sempre é possível, não é preciso Pinto da Costa afirmá-lo. Sobra o quê?  Satisfação. Ao menos o gosto de ter bom futebol, bons jogos, luta até ao fim. Era o que fazia em 2000 o FC Porto, a 90M€ de orçamento. Esta época, a +100M€, nada de nada, só arrelias.
E, contudo, há gente que também acha que a SAD só responde, já li disso, pelas finanças, como se estivessem saudáveis, mas os resultados do futebol são da responsabilidade do treinador porquê?  Quem vende e compra?, quem contesta arbitragens más e denúncia jogos viciados?, para que serve o CEO do futebol e quem é responsável ou quem, além do presidente, percebe da poda?

A confusão é grande, como se vê. Análise curta, deficiente e mal informada, quer na SAD quer na apreciação do exterior. 
Tudo porque conceitos e valores não são bem percepcionados. O futebol, sim, é um negócio que precisa muitas valências e competências para ser gerido. Gestão e Comunicação são exemplos de mau desempenho de uma "estrutura" que não é avaliada, cujo desempenho não é medido. Sócios dão carta branca. Foram 27 mil ao jogo, mas nem 10% exerceram o voto antes. E no Dragão contentar-se sem verem o distanciamvdos adeptos. Como será nos lugares anuais em 2016-17?... 
Tratamos de competências, avaliações, conceitos de valor para sócios e clientes. Os sócios poderão ser os mesmos no verão, veremos se os clientes do futebol mostrarão satisfação pelo que tiveram e pelo que antecipação na próxima época... 
Mas alguém raciocina, avalia, define prioridades, em função dos clientes? É a Gestão que está em causa, o FC Porto é uma empresa na SAD pelo futebol e o escrutínio devia ser rigoroso, para além dos troféus. 

 A forma como o FC Porto usa as redes sociais é outra área sem estratégia e percebe-se a directriz segundo comenta o presidente. O FC Porto não satisfaz os sócios e os mais instruídos já não têm pachorra para tanta mediocridade - que grassa transversalmente no FC Porto. A Internet vira-se contra quem não a sabe utilizar. Como noutros sectores, quem responde por tantas lacunas? Mais um amigo acobertado pelo presidente, que eu aqui trouxe em tempo oportuno, o Tavares dos fretes.

Nem vale a pena falar da Comunicação, tal a unanimidade face ao descalabro deste sector, já se aflora a sucessão quando toma posse o presidente que não durará sempre e está até decrépito e desacreditado, a ver pela irrelevancia que a maioria do eleitorado lhe demonstrou.
Pinto da Costa não faz nenhum favor à consciência dos sócios a propósito da sucessão. E ficam dos excertos da recente entrevista os tópicos de Drucker sobre o tema. Para bom entendedor...








Infelizmente, o mau desempenho do FC Porto deve manter-se, num contexto económico difícil e ambiente muito deleterio e adverso, com clubes de Lisboa por cima e a imprensa no contra como nunca esteve de forma tão virulenta. Mas a responsabilidade é do FC Porto, que geriu mal toda a envolvente do jogo, por omissão de acção, e o essencial do plantel, dizimado por vendas apressadas e ânsia de lucros, que agora se promete inverter, sem reconhecer falhas inadmissiveis.
O novo mandato começa da pior maneira. Hoje é o início do principio do fim. Como disse o presidente, tirando os filhos da equação da sucessão, quem vier por fim poderá ter problemas como ele teve há 34 anos. Eu já escrevi isso como o risco maior para quem vier abrir a porta e acender a luz. 

Sem comentários:

Enviar um comentário