07 dezembro 2007

À terceira só cai quem...

Bem, acho que todos já sabem qual o resto do provérbio e penso que ele acaba por dizer tudo sobre o que já se passou este ano de 2007, mais concretamente, quando o FCPorto se envolveu com equipas de divisões inferiores. Mesmo vindo de uma vitória sobre o 2º classificado do campeonato, consolidando a sua posição na prova, considerar este jogo como um jogo menor, é o maior erro em que a equipa poderia cair, já que tal abordagem a este género de adversários, e num passado bem recente, apenas trouxe aos adeptos e próprios jogadores embaraços e desilusões.

No jogo de hoje os Dragões estreiam-se na Taça de Portugal com o Desportivo de Chaves, clube que milita agora na 2ª divisão e há muito arredado da primeira divisão, em que andou alguns anos. O objectivo para esta prova, tal como para todas em que o FCPorto se envolve, apenas pode ser um, vencê-la. Os adeptos não perdoariam que o FCPorto não fizesse por isso e este jogo, mesmo aparecendo no meio de jogos bem mais importantes, é o melhor para se provar que afinal todos os jogos são encarados com verdadeira seriedade e não só com a seriedade saída das palavras do treinador.

Jesualdo Ferreira disse que não vale a pena olhar para trás, que os jogadores sabem o que se passou, que todos têm a consciência do que pode acontecer nestes jogos (podem ver aqui), mas o que é certo é que ele próprio não estará a dar o melhor exemplo do valor que tem de ser dado a este jogo. O professor nem sequer convocou cinco elementos normalmente titulares, meia equipa portanto, são eles Helton, Quaresma, Bosingwa, Tarik e Raúl Meireles. Ora, ao não fazê-lo está a dizer a todos os outros precisamente a importância que ele próprio est
á a dar ao jogo. Bem sei que alguns podem ter-se ressentido de alguma lesão e que aí vêm jogos bem mais importantes, mas nem sequer convocar cinco titulares? Por cansaço não é com certeza. Não sei que equipa ele irá apresentar, mas prevejo, mediante os jogadores que convocou, que não andará longe de um 4-4-2, querendo eu acreditar que não retire muitos mais jogadores da equipa que a têm sido responsáveis pelo sucesso que tem tido. Aqui apresento a sempre difícil previsão para um jogo destes:Deixo-vos um desafio, façam a vossa equipa para o jogo de hoje. Aqui está a lista de convocados:
Adriano, Bolatti, Bruno Alves, Castro, Cech, Edgar, Fucile, Hélder Postiga, João Paulo, Kazmierczak, Leandro Lima, Lino, Lisandro, Lucho González, Mariano, Nuno, Paulo Assunção, Pedro Emanuel e Ventura.

Qualquer competição para nós é importante. Vencer, como dizem os americanos, é o nosso nome do meio e eu quero que o FCPorto este ano, mais uma vez, vá à capital do império ganhar esta taça para a trazer para o norte. Esperemos que as invenções, que acho que vão ser feitas hoje, não me façam dizer amanhã um "eu bem avisei", como infelizmente já aconteceu. Bem sei que qualquer equipa que entre em campo hoje tem mais que obrigação de vencer o jogo, mas acabo como comecei, à terceira só cai quem...

D. Chaves - FCPorto, 19H30 - No rádio

25 comentários:

  1. Não vai ser um jogo fácil, contudo a vitória do FCP nem se pode discutir. A convocatória parece-me equilibrada ainda que ache que não haverá necessidade de colocar Lucho a titular.

    A pergunta que faço a mim mesmo, por impossibilidade de a fazer ao Professor, é em que situação se encontra o Adriano. Ver um Postiga nas convocatórias é uma das coisas que mais me aflige neste nosso FCP. Será que o Postiga corre mais nos treinos? Duvido...mas como não estou lá. A venda em Janeiro não pode explicar tudo. Ou pode?

    Força Porto!



    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Eis a minha previsão:



    Nuno
    Fucile João Paulo Pedro Emanuel Marek Cech
    Bolatti
    Lucho González Kazmierczak
    Hélder Postiga Lisandro Mariano

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente, acho que o Jesualdo só convocou alguns jogadores mais por uma questão de, desculpem a expressão, atirar areia para os olhos, porque eles vão para o banco e só em último caso é que vão ser utilizados. Lucho e Lisandro são claramente essas opções, para mim, vão para o banco e só irão jogar se tiver a correr mal, até porque Jesualdo não quererá arriscar uma lesão desses dois jogadores para o jogo, muito mais importante, de 3ª feira.

    Também acredito num 4x4x2, por isso a equipa seria: Nuno,Cech,João Paulo, Pedro Emanuel e Fucile, Paulo Assunção, Bollatti, Kaz e Leandro Lima, Adriano e Postiga.

    Muito provavelmente hoje nem irei ouvir o relato, e, se calhar só saberei do resultado ou de madrugada ou algum sms que me enviem, mas nem me aflige muito até porque a mim não me passa pela cabeça senão mais uma vitória,pelo menos se os jogadores entenderam bem a mensagem do Jesualdo Ferreira.

    ResponderEliminar
  4. Zirtaev, o Fucile está mal escrito no relvado :)
    Não concordo com o teu ponto de vista, dos 5 jogadores não convocados, só dois são realmente uma poupança.
    Helton não foi convocado para jogar o Nuno, o que eu acho bem.
    Bosingwa lesionou-se e o Tarik se não está lesionado saiu mal tratado da Luz.
    Sendo assim só não convocou para poupanças o Quaresma e o Meireles. Sendo que o Quaresma está a um amarelo de ser suspenso e penso que o Guimarães seja mais importante do que o Chaves.
    Tudo vai depender da equipa titular, mas nos convocados estou com o Jesualdo.
    Apesar de concordar com o Miguel Teixeira, o que se passa com o Adriano?

    ResponderEliminar
  5. Não é que tenha a haver com o tema, mas acho importante para inicio de fim semana

    http://www.youtube.com/watch?v=ST2zhAqO70o

    ResponderEliminar
  6. Boas,
    Só a pouco tempo descobri este excelente blog. Desde já parabéns...
    A minha equipa para hoje:
    Nuno
    Fucile BAlves JPaulo Lino
    Bolatti
    Mariano Kaz
    Leandrinho
    Postiga Adriano

    ResponderEliminar
  7. algumas notas sobre comentários que li ao trio de ataque:

    -é claro que falei no nuno "gomes". aliás, coloquei-o no fundo e a mn=ihna cronica de hoje na bola volta a falar do assunto em termos muito claros.
    quem disse que nao falei, de certeza que nao viu o programa.

    -quanto ao ou aos penalties, repito, para mim nenhum deles é penalty.
    é a minha opinião, e nestas coisas nao entro em competiçao de mentiras.
    -quanto ao que o apv disse de o campo estar inclinado nos primeiros minutos, contraditei-o e lembrei que foram 4-5 faltas do david luis que devia ter sido amarelado e nao foi.
    eligiei a arbitragem porque, num ambiente dificil, soube ser competente.

    aquilo de que eu gosto de falar é de futebol, meus caros. quando ganhámos, e bem.

    já agora, sobre os adeptos agredidos, nao fui ver o jogo, nao sabia. se tivesse lido os comentarios do meu amigo meireles teria falado no assunto. já agora, os meus amigos que la foram não me contaram nada. vinham contentissimos com o resultado e com a exibição. como eu.

    ResponderEliminar
  8. Zirtaev:

    o jogo e para ganhar, mas e bem menos importante que o de terca-feira. Por outro lado, por esta altura da epoca, os jogadores nao titulares ja deveram ter tido tempo para conseguir formar uma equipa suficientemente forte para bater o Chaves.

    ResponderEliminar
  9. Boas,

    espero que hoje não seja "não há duas sem três" mas sim "à terceira foi de vez". Apesar de nãojogarmos com uma série de titulares temos equipa mais do que suficiente para vencer o Chaves. O segredo? Trabalhar com seriedade e jogar coom se fosse a final da Champions. Se jogarem desta forma, até podem jogar com os juniores que ganham o jogo sem grandes problemas.
    A minha equipa para hoje é:

    Nuno
    Fucile/B.Alves/P.Emanuel/Cech
    Bolatti/Kazmierczak/Mariano/Leandro Lima
    Postiga/Lisandro

    ResponderEliminar
  10. até o presidente da camara de lisboa goza com os lagartos e com os lampiões. leiam esta noticia do 24 horas.
    COSTA PEDE UM TITULO NOS PROXIMOS 100 ANOS
    Luís Filipe Vieira e Filipe Soares Franco juntaram-se ontem no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, para participarem no lançamento do livro que comemora os 100 anos de dérbis (“1907-2007 – Benfica-Sporting/Sporting-Benfica),
    da autoria do jornalista Afonso de Melo.
    Em ambiente descontraído, António Costa, presidente da autarquia fez, no final, um pedido especial aos líderes dos dois grandes emblemas
    lisboetas. “Pelo menos um de vós que ganhe o campeonato! Lisboa já tem saudades de festejar uma vitória, com a praça do Município
    cheia”, recordou.
    Provavelmente porque o primeiro lugar do actual campeonato está quase perdido para Benfica e Sporting, os Filipes reagiram com
    cara de poucos amigos. Só que António Costa estava lançado e ainda não tinha terminado. “Se não for neste ano há-de ser no outro. Ou no outro. Ou então festejamos
    num dos próximos cem anos!”, pediu. António Costa quer títulos.
    http://www.24horasnewspaper.com/total.php?numero=2710&link=14
    lolololololol

    ResponderEliminar
  11. Meu caro Rui Moreira, se me permite tratá-lo assim, continuo a pensar que o sr. é muito politicamente correcto. Já agora, e a talhe de foice, o também seu amigo Sílvio Cervan, a quem eu no meu blog,costumo chamar de "Senador" frustrado, na BOLA de hoje diz e cito:"o jogo grande do último fim-de-semana, foi o Milan-Juventos" descontando a azia de ter sido "comido" na "catredal" é, como é óbvio, uma inverdade e um desrespeito ao nosso clube. Aqui está uma boa oportunidade para o Senador Rui Moreira, dar uma resposta à altura.
    Um abraço do Vila Pouca

    ResponderEliminar
  12. A melhor equipa possível com estes jogadores seria, na minha opinião:

    Nuno

    Fucile, João Paulo, B. Alves, P. Emanuel (sim, a defesa esquerdo)

    Paulo Assunção
    Lucho e Cech

    Leandro Lima Adriano Lisandro


    Mas provavelmente a equipa será:

    Nuno
    Fucile - P. Emanuel - J. Paulo - Cech

    Bollati
    L Lima Kaz

    Mariano Edgar Adriano

    ResponderEliminar
  13. Pinto da Costa - "Foda-se! Estou farto desta merda toda. Qualquer dia vou mas é para Angola começar de novo."
    Reinaldo Telles - "Boa. Isso mesmo. Ainda vamos fazer do Petro de Luanda Campeão Europeu."
    Filme Corrupção

    ResponderEliminar
  14. Ha muito que o Norte precisava de um espaço para todos os Nortenhos se comunicarem.
    Ultimamente tenho assistido a este e a outros blogs e penso que este têm sido o ponto de encontro de muitos nortenhos.
    Porém um blog não permite uma comunicação como um Forum. Um forum é uma plataforma diferente e por isso penso que era necessário o Norte ter um forum para todos os Nortenhos.

    Por isso venho convidar os verdadeiros Nortenhos para participarem no Forum Portucale / Norte

    http://portucale.freeforums.org/

    Temos um espaço no forum somente dedicado a desporto e no qual esperemos haver um bom dialogo e discussao entre os varios nortenhos defensores de varios clubes do norte (defensores de clubes da mouraria nao obrigado).
    Conto com vocês para fazermos um bom forum para o norte

    ResponderEliminar
  15. boa tarde!

    Como é possivel que o jogo nao seja transmitido na televisão????????????????????
    Já agora queria falar nun assunto que me parece chocante! o cardozo do benfica marcou 2 golos e no dia seguinte apareceu nas paginas dos jornais que o passe dele era de 50 milhoes! e agora pergunto eu: quanto valera a de lisandro?

    força PORTO

    ResponderEliminar
  16. Com todo o respeito, caro Fernando. São comentários como o seu que fazem com que alguns energúmenos considerem o FCP um clube regional.

    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  17. Pois,

    Exactamente o que o Miguel Teixeira diz!! Enquanto existir esta fixação pelo Norte contra o Sul não conseguimos crescer de forma exponencial.

    É pecado ser de Lisboa??

    Haja paciência!!

    ResponderEliminar
  18. ena, o atlético já mandou uma ao poste. Vai ser bonito vai.

    ResponderEliminar
  19. Acho que depois de termos superado esta eliminatória (ai que saudades eu tinha de uma vitória na Taça!) o mínimo que podemos esperar é a vitória na competição, até para compensar o fracasso na Carlsberg Cup.
    Segundo o que deu para ouvir na rádio o Chaves colocou-nos bastantes dificuldades (já esperadas) e foi preciso colocar alguma velocidade para vencer a partida. Com Lisandro a descansar, os nossos pontas-de-lança suplentes quiseram mostrar serviço e parece que Postiga até foi o melhor da equipa. pondo em segundo plano a exibição, era fundamental vencer esta eliminatória, até para não causar um trauma em relação a estas competições.
    Parabéns ao treinador e aos jogadores

    ResponderEliminar
  20. Tem razão o miguel teixeira .
    Pagamos Sportv para quê ?

    Importante mesmo é que (com ou sem Sportv) o FCP ganhou !

    ResponderEliminar
  21. Não,não é pecado ser de lisboa,de pequim ou de rio de galinhas!Até porque a uma pessoa não lhe é dado escolher o sitio onde nasce!Agora,é pecado sim senhor pensar que é melhor que os outros,pensar que tem mais direitos que os outros,tratar os outros com desprezo e ainda por cima te-los agarrados pelos tomates!

    ResponderEliminar