16 dezembro 2007

Porto Rei

FCPorto 2-0 V.Guimarães
Tarik 55' e Lisandro 72'
Equipa: Helton, Bosingwa, P. Emanuel, B. Alves, M. Cech, P. Assunção, R. Meireles (Bolatti 68'), Lucho (Mariano G. 73'), Quaresma, Lisandro e Tarik (Adriano 79')

36.812 espectadores

A noite estava gelada, mas algo me dizia, além da habitual vontade ver o FCPorto, que valeria a pena sair do quentinho de casa e enfrentar a baixa temperatura que se fazia sentir e mal sabia eu que ela iria baixar ainda mais noutras latitudes, fazendo paradoxalmente aumentá-la entre os adeptos que assistiam a este jogo. Mas valeu bem o sacrifício, um jogo bastante “entretido” em que houve emoção, com um adversário que valorizou, e de que forma, a vitória do FCPorto e com uma excelente massa adepta que, além do apoio que dá aos seus jogadores, fez espicaçar os adeptos da casa, fazendo assim também ajudar a que não se notasse tanto o frio.

Pensei que o Vitoria vinha defender, disse-o na crónica de antevisão do jogo, enganei-me redondamente. Cajuda, honra lhe seja feita, cumpriu com o que tinha dito e colocou os seus jogadores a jogarem olhos nos olhos com os do FCPorto, foram talvez a equipa que melhor vi jogar no Dragão esta época, bem melhor que grandes equipas europeias. Sempre pressionantes, incansáveis na procura da bola, nunca deixando os jogadores azuis e brancos passarem a bola com a tranquilidade necessária, o que fez com que, principalmente, o meio campo, comandado luxuosamente por Lucho, perdesse muitas bolas e com que também outros sectores da equipa fizessem muitos passes errados em todas as zonas do terreno. Ainda assim o Vitória, embora se estendesse em todo o terreno, não conseguia criar grande perigo à defesa do excelente comandante Pedro Emanuel, pelo menos durante quase toda a primeira parte, e teia montada dos homens de branco ia apresentando alguns buracos, sendo que alguns deles foram enormes e só com falhanços quase anedóticos como foram os de Quaresma e de Tarik, que falharam golos com a baliza completamente escancarada, é que os Dragões não foram com uma vitória para o intervalo.

No segundo tempo a equipa de Guimarães entrou melhor ainda e colocou o FCPorto a jogar muito perto da sua área, criando agora sim, mais perigo, mas Helton estava inultrapassável, salvou a equipa com grandes defesas e com o cinismo que quase só conhecíamos do futebol italiano, e numa jogada em que a equipa fez jus às tais transições rápidas que vêm sendo melhoradas de jogo para jogo, Quaresma numa excelente jogada, passa a bola para esquerda onde Raul Meireles, de primeira e apanhando a defesa adversária em contrapé, serve Tarik que se encontrava só ao segundo poste e este, desta vez, não falha.

Estava feito o primeiro golo do jogo, para a equipa que mais perigo tinha criado em toda a partida e por isso justo. Sabia-se que não seria tudo um mar de rosas a partir daqui, sabia-se que o Vitória não desistiria, mas o golo tinha-os abalado um pouco e agora o jogo estava mais dividido. Jesualdo refrescou o meio campo, que era onde se notava mais cansaço no FCPorto e havia agora futebol em todo o campo, até que Marek Cech, que na defesa continua a ter, apesar da sua boa vontade, alguma falhas enormes, descobre Lisandro na área e este fuzila o desamparado guarda-redes do Vitória, fazendo o seu 11º golo e consolidando a sua liderança na lista de melhores marcadores. O jogo parecia agora sentenciado, o campeão só tinha sofrido um golo em todos os jogos feitos em casa e seria muito difícil sofrer agora dois em 15 minutos. Apesar disso, o Vitória foi sempre tentando aquele que seria um golo mais que justo, mas Helton estava lá e não iria deixar, tendo feito mais um par de excelentes defesas e desviado com o olhar para o poste mais uma bola, não se alterando mais o resultado até final.

Este FCPorto apesar de estar a 10 pontos do segundo classificado ainda não venceu nada, Jesualdo repeti-o várias vezes após o jogo e os jogadores, pelo seu discurso, parecem ter noção dessa realidade. Muito pode mudar no muito que falta do campeonato, ainda nem a meio chegamos, mas se tudo correr pela normalidade, o FCPorto será um naturalíssimo campeão. Falta ainda um jogo antes da época festiva, mas algo é para já certo, o FCPorto é senhor absoluto deste campeonato e, aconteça o que acontecer nesse jogo, temos Porto Rei para o Natal.

31 comentários:

  1. "Tranquilidade" é no Dragão o resto é imitação

    Que jogo! Tivesse a Bwin Liga mais 8-10 equipas como o V.Guimarães e esta estaria ao nível das melhores ligas europeias em termos de espectáculo.

    O FCP está a trabalhar praticamente ao relógio. Uns acertos aqui e ali e vamos ter seguramente um "Porto Reserva".

    (não é euforia, é objectividade)

    :)

    ResponderEliminar
  2. O Zirtaev enregelou no Dragão?
    Em Lisboa está pior: -10!
    Esta vida de Dragão só dá Campeão!!!

    ResponderEliminar
  3. Apesar da vitória justa, houve alguma desconcentração em muitos jogadores do Porto, talvez alguma descompressão. Uma fífia incrível do Paulo Assunção que quase deu um golo do Guimarães, e vários jogadores do Porto que perderam bolas de forma infantil para jogadores adversários, algumas delas perto da área, a originarem lances de perigo do Vitória. Também foram falhadas algumas oportunidades de golo escandalosas. Continuam a ser "roubados" golos e oportunidades flagrantes de golo a Lisandro Lopez, à conta de foras de jogo mal tirados. Helton, que tem feito azelhices noutros jogos, neste esteve 5 estrelas. Não fosse ele e se calhar o resultado tinha sido um 2-2. Quaresma vai ficar de fora no próximo jogo, com o 5º amarelo mal mostrado, igual ao do Besiktas. Só espero que Lucho e Tarik recuperem, senão vai ser complicado na Madeira, com todo o meio campo criativo titular de fora.

    ResponderEliminar
  4. Tal como contra o Besitkas, voltamos a ter períodos a roçar o brilhantismo e outros períodos de trapalhice, encolhimento.
    Mas aquela entrada de rompante com 3 golos cantados mandados ás ortigas se um deles tem entrado...
    Apesar de tudo o balanço foi positivo, não só, mas também porque ganhamos.
    Concordo com todos aqueles que consideraram o Guimarães, como o melhor adversário que visitou esta época o Dragão, mesmo contando com o Liverpool.

    Saudações Azulebrancas!

    ResponderEliminar
  5. Grande vitória, perante um excelente adversário!

    Saudações Desportivas no regresso do Na Bancada Central

    ResponderEliminar
  6. Foi verdadeiramente um grande jogo e contrariamente ao que se podia supor eu nunca duvidei da possibilidade da vitória mesmo depois daqueles falhanços incríveis de baliza aberta...Creio que são os mais possíveis de acontecer, quem a vê assim descomunalmente desguarnecida, deslumbra-se quer fazer um golo bonito e atira para fora...O apetite voraz e o deslumbramento da "glória anunciada" leva à tremideira e faz falhar! Mas este era um ritmo de jogo que fazia prever que outras oportunidades existiriam e aí sim uma delas -pelo menos- entraria...O Guimarães não jogou assim tão aberto, creio que só o fez mais atrevidamente na segunda parte -Cajuda sentia que se fizesse um golo nessa altura, tornaria as coisas muito complicadas ao Porto! Mas não foi feliz, embora pensasse correctamente, o Porto conseguiu suprir algumas deficiências especialmente no lado esquerdo e marcou de forma explêndida com um passe a rasgar em latitude toda a defesa e agora Tarik -sem grande ângulo e com o guarda redes a cobrir o que lhe era possível marcou! Estava traçado o destino do jogo, eu senti-o, o Guimarães naturalmente também e foi só uma questão de esperar pelo golpe de misericórdia! Hoje esteve muito bem Prof e aquele sorriso de orelha a orelha é bem demonstrativo da sua felicidade! Siga os meus conselhos, não se arrependerá!

    ResponderEliminar
  7. Pormenores da TVI: a assistência ao jogo rondou os 37.000 espectadores, no intervalo a TVI promoveu um contacto com os espectadores. Três dos quatro entrevistados, eram Vimaranenses -2.500 entre 37.000- o o quarto era uma senhora vestida à "Selecção Nacional" -o disfarce perfeito do momento- que confessou não ser Portista...Que pontaria! Quanto às imagens, as câmaras fixaram-se nos adeptos de Guimarães, talvez por serem mais fáceis de identificar nesse "horrível" mundo Azul e Branco que enchia as bancadas! Tomem e embrulhem!...Grande SAPO...

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Dona Morgadinha, por unir o nosso Universo!

    ResponderEliminar
  9. Se eu tivesse feito este post, o título seria, mais ou menos, " A vitória servida a frio". Além do imenso frio que lá estava, e eu fui para lá com um inicio de uma prometedora gripe e com uma tosse irritante que tem sido a minha companheira fiel nos últimos dias, o FCP é cada vez mais um adversário frio e cínico, à boa moda do futebol italiano.

    Mas o Vitória de Guimarães está de parabéns por 2 coisas: pela maneira de jogar olhos nos olhos tentado fazer uma surpresa no Dragão e pelo público FANTÁSTICO que lá esteve, aquilo sim é um clube pequeno mas com adeptos grandes apesar de muitas coisas más, coisas essas que todos os clubes também têm.

    Quanto ao FCP acho que o melhor jogador é o "colectivo". Sem dúvida, o colectivo do FCP funciona de uma forma quase perfeita,tal é a sua eficácia em encarar as partidas, mas tenho de destacar Lucho, sem dúvida é um espectáculo vê-lo a deambular pelo campo fora, fazendo passes decisivos,recuperando bolas, ele até a fazer maus passes e a perder bolas tem classe :)

    Foi uma vitória importante, está a ser cada vez mais fácil conquistar este tri, o mais irónico é que podemos festejar o 2ª tri da nossa história onde conquistamos o 1ª, ou seja em Guimarães.

    ResponderEliminar
  10. A mim pareceu-me sabado gordo!Sabado azul,da cor do ceu!Dedico este sabado a todos os pachecos deste país!

    ResponderEliminar
  11. Excelente vitória, Helton muito bem.
    Parabéns ao Guimarães e a Cajuda.
    Força Porto

    ResponderEliminar
  12. Mais una vitoria com uma exibição inconstante com defice no meio campo devido a inumeros passes errados ,mas com um lucho gonzalez imperial-Não será neste momento um dos melhores centrocampistas do mundo?,faz-me lembrar Franz Beckanbauer(cerebral,dinamizador e acima de tudo mortifero na forma como desmarca os avançados!)
    Só espero que na 2ª volta não haja a quebra fisica do ano passado, devido á falta de rotatividade.

    De resto a AZIA do costume,a TVI apos o jogo dos campeoes em vez de dar um resumo alargado dos mouros , como é seu timbre.,deu unicamente o golo da vitoria dos Belenenses e passou logo para a novela!O ze Eduardo Moniz continua a engolir sapos e já nem com um compensan lá vai!
    Hoje no noticiario da SIC no jornal da tarde,mais do mesmo:tivemos como 2ª noticia da tarde a derrota dos mouros,mas noticiar mais uma vitoria dos BI-campeoes não teria qualquer importancia e ficaria lá mais para o fim!
    Já estamos tão habituados a este tratamento anti-PORTO que já só me da vontade de sorrir face á azia de tanta gente!
    Esta frio para os lados de Lisboa sim senhor:- 10 Graus negativos e alerta amarelo!
    E tem sido tão limpinho que só se inventarem outro apito prateado ou coisa do genero!
    Cump.

    ResponderEliminar
  13. ALERTA A TODOS: o Rui Santos elogiou o FCP...algo se passa :)

    ResponderEliminar
  14. Destaques: Lisandro, que excelente futebolista ali está...Marcou e salvou, correu à esquerda e à direita, digno de se destacar...Lucho, que classe que geometria tem o seu futebol...Tarik, mostra-nos como os mais amaldiçoados também têm lugar junto dos Deuses...Pedro Emanuel, que estaleca escondida, que calma e visão estratégica...Enfim só enaltecimentos! Todos estiveram bem excepto o Mareck -que me perdoe- que parece ter pouco pulmão para aquele lugar...Espero poder continuar, não se deslumbrem rapazes, que os lobos estão à espreita!...Venha daí mais um Apito!...Cuidado com os Ribeirinhos e saltitões de coração atravessado do momento!...Cuidado com os elogios envenenados até à medula... Força, sempre assim concentrados, até ao final do campeonato! Este vale por DEZ!!!

    ResponderEliminar
  15. Menphis, o RS elogia porque não há mais nada para fazer. Aliás, até é incomodativo, porque há semanas que vem elogiando, na sua coluna no Record, ainda que, volta e meia, dê uma no cravo e outra ao lado...
    O RS já destaca a falta de protagonismo de Pinto da Costa, o low profile actual que, na verdade, já vem de há largos anos, não digo 100 anos mas uns 10 anos é um facto.
    O RS não deixa, contudo, é de perder a animosidade de há 10 anos, precisamente, agrilhoado aos tiques do passado quando era corrente criticar Pinto da Costa por tudo e por nada e hoje é capaz de ser preso por não ter cão quando dantes havia o bobby e o tareco.
    louro, duas constatações:
    - sobre o Lucho, realmente imperial, mas conseguiu ser o pior pontuado no Record e eleito o melhor do FC Porto em A Bola e O Jogo. Há coisas fantásticas, não há?
    - sempre aconselhei a não ligarem a televisão do regime: são as figuras de sempre do regabofe paradisíaco socialista (há um Rui Baptista aos domingos na RTP-N que é boy for the job a comentar póps!) e são as figurinhas que debitam os noticiários sabe-se lá alinhados por quem: ontem na SIC, a moçoila saloia lá veio dizer que o Bruno Pidá, detido e alegado assassino numa encenação mediática pródiga em nada de nada como em maddie de maddie, é adepto do FC Porto como pertencente à claque SuperDragões e isso fosse crime. Depois temos as análises dos manhosos do costume, ressabiados e requentados às coisas da bola.
    Só falta chegar o Delgado e que 3 equipas na Taça UEFA dêem para encobrir a única que vai ao sorteio de 6ª feira da Liga dos Campeões...

    ResponderEliminar
  16. As costas largas do F.C. Porto

    As declarações de Pacheco Pereira em que ele estabelece uma ligação entre a sucessão de assassinatos de pessoas ligadas à noite, o F.C. Porto e o PS Porto seriam risíveis, apesar de insultuosas para as instituições visadas, se não reflectissem também uma visão etnocêntrica, que teima em reduzir os portuenses a portistas. Mas também não é de estranhar vindo de quem um dia descobriu que no Porto se vivia um clima de "guerra civil" só porque ouviu insultos durante uma campanha eleitoral.

    Achar que o futebol está na raiz destes crimes é ver pequeno, é esconder as condições sociais, civilizacionais e criminais que permitiram que eles aconteçam. É, se quiserem, equiparável a considerar que o massacre de Columbine pode ser atribuível à música de Marilyn Manson, ou que o aparecimento de grupos de Extrema- -Direita se deve ao Benfica ou ao Sporting.

    Quanto à gestão autárquica, acho que sim. Apesar de algumas tentativas, os socialistas não conseguiram inverter o abandono do centro histórico, que, irremediavelmente, se acentuou quando, em anteriores mandatos, começaram a desenraizar-se populações para os bairros sociais. Mas, e o senhor que lá está agora, vai para sete anos, não tem nunca contas a prestar? Acabar com as instituições de apoio social no centro histórico ou desmantelar o Observatório de Segurança contam como factores positivos? E o que tem feito o Conselho Municipal de Segurança durante estes meses? Existe?

    O presidente Rui Rio, tão lesto a acusar a Polícia de baixar os braços, devia olhar para a sua autarquia e explicar aos munícipes como tem permitido que tantas discotecas, essas sim no cerne destes crimes, funcionem sem licença, sem ser encerradas, ajudando à sensação de impunidade em que esta gente se movimenta.

    Crimes como estes não são fáceis de explicar, as suas razões profundas são difíceis de entender . Fácil, fácil, é dizer que a culpa é do F.C. Porto.

    ResponderEliminar
  17. quem escreveu o texto que coloquei atras foi o david pontes no jornal de noticias

    ResponderEliminar
  18. este é do manuel tavares no jogo

    Companheirão

    Para Pacheco Pereira não há por aí crime violento que não envolva a claque do FC Porto. Assim mesmo: uma claque! Ora, em boa verdade, entre os sócios do FC Porto, não há uma claque e sim duas.

    É pelo rigor, ou pela falta dele, que podemos avaliar se uma opinião está destinada ao debate de ideias ou a alimentar uma campanha. No caso, conforme sublinharam os outros dois comentadores do programa "Quadratura do Círculo" da SIC Notícias, Jorge Coelho e Lobo Xavier, não é intelectualmente aceitável circunscrever a escalada de crimes violentos ao futebol, a uma claque e a uma cidade.

    No caso de Pacheco Pereira, é tanto mais impróprio quanto a sua ambição ao reconhecimento público como intelectual e guia de opinião. E até uma ameaça na medida em que ele ostenta os títulos de professor, sociólogo, historiador e do seu currículo fazem parte cargos públicos como o de ex-deputado, ex-eurodeputado, ex-dirigente nacional do PSD e ex-mandatário de Rui Rio na primeira candidatura à Câmara Municipal do Porto.

    Aliás foi num desses momentos da sua vida pública, precisamente a primeira campanha eleitoral de Rio para a presidência da Câmara, que Pacheco revelou ter sido ameaçado fisicamente, em plena Ribeira do Porto. Já na altura, dissera ele, pela tal claque.

    Que este episódio de uma campanha eleitoral do PSD anti-Pinto da Costa, à época apoiante do regresso de Fernando Gomes à presidência do município, sirva, agora, de nexo de causalidade para uma campanha extra-eleitoral é verdadeiramente nojento.

    Mas de Pacheco Pereira podemos esperar tudo desde que vivamos na Área Metropolitana do Porto. A mais recente testemunha disto mesmo foi Luís Filipe Menezes e o seu "staff" cujos métodos na campanha eleitoral para a presidência do PSD o companheiro Pacheco comparou ao então muito falado bando do multibanco.

    Um companheirão, este companheiro Pacheco que, além do mais, deve sofrer de autismo. De outro modo, teria dado ouvidos ao companheiro Rio que já declarou que em vez de tanto Apito Dourado do que as polícias deviam tratar em força era desta onda de criminalidade violenta.

    ResponderEliminar
  19. O que nos tem feito tão melhores este ano é aquilo que tem feito do FC Porto melhor nos últimos 15 anos. É a união, o grupo, os jogadores, os treinadores, a direcção, tudo. Vive-se espírito de vitória neste clube”.

    Estas palavras dizem tudo, grande Bosingwa.

    ResponderEliminar
  20. fcportosempre, li esse editorial do David Pontes no JN, em que concordo em absoluto.
    Não li esse do Manuel Tavares, que não deixa de ser elucidativo, bem composto, objectivo, interessante.
    Para quem não conhece, o Tavaes fala do ex-compagnon de route PP dos tempos, áureos para muita gente hoje de bem com o regime, do MRPP e quejandos do bota-abaixo.
    Podiam chamar-se camaradas, como um dia foram. Mas de demagogia está o mundo cheio.
    Quem os quiser que os compre. É tal como as guerras de alecrim e manjerona que esta situação de (in)competência das diversas polícias tem suscitado...
    Mas PP merece mais do que o tal "reconhecimento público" por que anseia e não tem. Por estas e por outras.

    ResponderEliminar
  21. Falam do Lucho e bem. Este jogador por si só vale o preço do bilhete, ou, no caso do passado sábado, o enfrentar do frio que se fez sentir. Os adeptos, qd a bola chega aos pés dele, sabem que dali raramente sai erro, sabem que será bem tratada, sem fantasias exacerbadas, mas com muita calma e ponderação. Pelo menos a mim faz-me sentir calmo e um prazer enorme vê-lo pausar, acelerar ou desmarcar alguém qd tem a bola nos pés. Classe pura, um luxo que felizmente tenho, ou temos, o prazer de assistir semanalmente no nosso clube do coração. Para mim o jogador mais importante da equipa neste momento, aliás penso que desde que assumiu o meio campo do FCPorto. Quaresma tem momentos brilhantes, já Lucho só em certos momentos não é brilhante, Espero que vá ficando por muitos anos, embora saiba ser muito difícil mantê-lo.

    Qt ao Pacheco Pereira, junta-se este ao Rio e temos as figuras preferidas dos órgãos de comunicação social lisboeta, e porquê... imaginem? Porque gostam tanto, mas tanto do Porto que só falam mal dele e qd digo Porto, não digo só do FCPorto, falo mesmo da cidade. São estes o portuenses preferidos dos lisboetas e por isso têm tanta voz nessa mesma comunicação social que infelizmente domina o país e muda opiniões. E assim lá estão eles no topo, até para muitos portuenses.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. Há bronca no Apito Dourado.
    O CM e algum da Imprensa Destrutiva vão publicar amanhã, presumivelmente.
    O Azulão dá a conhecer, no dragão.blogspot, a escuta mais demolidora que trama Pinto da Costa.
    Ninguém esperava isto. É o fim da picada.
    Como se mistura rabanadas com bolo-rei para tecer uma trama maquiavélica.
    Agora é que Lisboa vai dar saltos.
    Aconselho vivamente a ler.

    ResponderEliminar
  23. e o mais engraçado de tudo é que o Pacheco Pereira diz-se portista, enfim.

    Mas também o Record já nos quer tirar os títulos mundiais e tudo, isto está de facto engraçado.

    ResponderEliminar
  24. Este comentário diz tudo:

    Uma coisa a FIFA não poderá fazer: APAGAR OS RESULTADOS da Taça Intercontinental. --- Mais: quero ver qual será o primeiro clube extra Europeu ou Sul-Americano, a vencer o título. --- O actual Campeonato do Mundo, é mais abrangente apenas para dar mais dinheiro à FIFA, e aparecu organizada pela mesma, por "dor de cotovelo" em relação à organização da Toyota, das Taças Intercontinentais.

    De qq forma há algo que não entendo, a FIFA atribui como 1º campeão do mundo o Corinthias que venceu em 2000, e a partir daí? O FCPorto não venceu em 2004? Ou não existiu mais?

    Já ontem, o artista de serviço da RTP, fez questão de falar nisso no fim da reportagem ao jogo do Milan e disse exactamente assim: "a FIFA não reconhece os títulos mundiais de clubes até ao ano 2000, por isso os títulos do FCPorto vencidos em 87 e 2004 não são reconhecidos oficialmente". Confesso que só me apetecia rir.

    Como diz o comentário, ninguém pode apagar os títulos já atribuídos. Para mim o nome blog do Situacionista continua a ter toda a razão de ser. Somos Bi-Campeões do Mundo e mais nada.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Apenas uma nota sobre o Rui Santos:há tempos atrás o Ruízinho, armado em esperto, de papeis na mão,tentou através de um documento(que se viria a provar ser falso), demonstrar que o PR. do F.C.P. tinha declarado em tribunal que apenas ganhava 400 euros/mês: se, se recordam o Pr.e o clube colocaram-lhe uma acção em tribunal. Será por isso que ele está tão macio? Não será um recuo estratégico? Aquele tipo de pessoas não mudam!

    ResponderEliminar
  26. Sobre o Mundial de Clubes, cuja final é SEMPRE disputada entre o campeão sul-americano e o campeão europeu (não riam, é verdade!), de resto uma prova a que a FIFA, depois de 2000, não deu continuidade com a edição seguinte marcada para Espanha (2003) mas que não se realizou, é bom lembrar o que Roberto Mancini acabou de dizer, na semana passada, quando instado a comentar a presença do rival Milan no Japão:
    "Querem que eu fale da Taça Amizade?".
    Pois foi isso que a FIFA criou, chamando á colação os campeões de outros continentes África, Ásia e CONCACAF, mais um "convidado" japonês para fazer número (este ano o Urawa Red Diamonds) e trazer audiências televisivas e assistências nos estádios.
    Quanto à notícia, foi dada em Record pelo seu correspondente no Brasil, no sábado. Porquê? Porque em Portugal ninguém leu os comunicados da FIFA que na véspera já alinhavam a posição oficial ditada pelo seu presidente Sepp Blatter.

    Convém, já agora, lembrar ainda que o próprio Blatter, ao instaurar o Mundial de Clubes no Japão em 2005, então declarou que os vencedores da extinta Taça Intercontinental seriam considerados como campeões do Mundo, isto um ano depois de o FC Porto vencer a última edição da prova naquele formato que a FIFA também aceitou disputar num jogo único no Japão desde 1980. Dantes era a duas mãos, na Europa e na América do Sul, mas houve anos em que não chegaram a acordo de datas e até o vicecampeão europeu (Atlético de Madrid em 1974) chegou a sagrar-se vencedor...

    Já agora, uma notícia que os portugueses também devem adorar.
    Foi publicitado, por Madaíl, no recente sorteio do Euro-2008 na Suíça, que Portugal candidatou-se a receber o Mundial de Clubes em 2009 e 2010.
    A FIFA já divulgou que há mais interessados, a saber: Emirados Árabes Unidos, Japão e Austrália.

    Sabem onde vai ser decidida a atribuição da prova em Maio de 2008: em Sydney, Austráia, quando o Comité Executivo da FIFA ali reunir a 25, salvo erro, desse mês.

    Agora adivinhem o resto...

    ResponderEliminar
  27. Zirtaev,

    Meu caro amigo, agradeço as suas palavras.

    Estou a acompanhar o assunto e, em breve, eu ou algum dos meus amigos administradores do blog, vamos analisar esse tema.

    Duma coisa ninguém duvide - o FUTEBOL CLUBE DO PORTO é ... BICAMPEÃO DO MUNDO !

    Até ver ... porque pode passar a ser tri...

    ResponderEliminar
  28. Para fechar o dia e o assunto sobre o grande jogo que o V. Guimrães, honra lhe seja feita, propiciou, repesco esta pérola que o Francisco José Viegas pescou noutro lado.

    «Dez pontos. Noutra qualquer actividade humana, talvez esta repetição se tornasse aborrecida. Mas, tratando-se de futebol, a previsibiliade tem sempre bastante piada. Há imensa gente disposta a defender as nossas tradições, o galo de Barcelos, o bacalhau e mais não sei o quê, mas ninguém se lembra que também é preciso assegurar a sobrevivência dos cabeçudos.»
    {Manuel Jorge Marmelo, no Teatro Anatómico.}

    ResponderEliminar
  29. Proponho que seja iniciada uma petição para o Porto jogar num campeonato mais competitivo (tipo espanhol) e deixar o campeonato Português aos pequeninos de lisboa!!!!

    ;)

    dez pontos que medo!!!!

    ResponderEliminar