14 dezembro 2007

bi-Campeões do Mundo

A 13 de Dezembro do ano de 1987 alcançámos, sob o comando de Tomislav Ivic, a vitória que faltava ao futebol português. Ao vencermos por 2-1 o Peñarol, campeão sul-americano, conquistámos em Tóquio a Taça Intercontinental.Foi uma viagem longa. Na nossa bagagem iam quilos e quilos de esperança. Para nós, era tudo novo!

O Japão, os horários, a alimentação... a tudo tivemos que nos adaptar. Um jogo destes, disputado a tão longa distância e num país com um fuso horário que nos obrigava a adiantar nove horas nos nossos relógios, implicava uma logística invulgar e para a qual, em rigor, nunca ninguém está devidamente preparado.

Tanto quanto possível, tentámos organizar-nos de modo a construir, pelo menos, uma aparência de normalidade. E tudo foi correndo dentro dessa normalidade possível até à hora em que, na véspera do grande jogo, nos recolhemos para sonhar...

Ao acordar do sono, (que não do sonho!) depara-se-nos um espectáculo tão surpreendente como maravilhoso. Nevava. Nevava tão intensamente que começa a ser posta em causa a realização da partida. Prevaleceu um certo pragmatismo e o jogo realizou-se mesmo. Ao fim de cento e vinte minutos erguemos a Taça que, até hoje, ninguém mais trouxe para Portugal. Há imagens dessa emocionante partida que não se esquecem mais!

Recordo, por exemplo, que no fim dos noventa minutos, antes do início do prolongamento, os nossos atletas, gelados, enregelados, atormentados pelo frio que fazia, desatam a correr para o balneário, para se aquecerem e passarem os pés gelados por mini-fogueiras. O esforço de todos eles foi heróico, mas é justo realçar o sacrifício de Rui Barros. Não obstante a sua pequena estatura física, foi um autêntico gigante!

Depois há aquele segundo golo, assinado pelo o artista da bola chamado Madjer. Do meio-campo atira fora do alcance do guarda-redes. Por uns segundos instala-se o «suspense». A bola entra ou não? Um instante pode parecer uma eternidade. A angústia desfaz-se quando o esférico passa bem para lá da linha do golo. Em Portugal, em plena madrugada, o país sai à rua para festejar. Uma festa única para um troféu nunca antes conquistado por um clube português. Uma vez mais, o FC Porto fazia história.

No final da emocionante partida, todos os participantes estavam esgotados. Todos, sem excepção, vencedores e vencidos, tinham sido uma espécie de semi-deuses do estádio, tais foram as provações, tais foram os sacrifícios a que foram submetidos! Dessa memorável jornada, evoco aqui três curiosidades:

- Em primeiro lugar, os minutos que antecederam a Final. Devido à neve, o Penarol pretendia adiar o jogo para Março. Nós, porque estávamos convictos que venceríamos, queríamos jogar. Como nenhum dos clubes saía da sua posição, o impasse tinha de ser resolvido pelo árbitro, que permanecia indeciso. Utilizo, então, um argumento decisivo.
O Sr. Franz W
örer, um conceituado árbitro austríaco, terminava naquele dia a sua carreira. Faço-lhe ver que se houvesse jogo, concluiria o seu percurso de uma forma espectacular. Se a partida fosse adiada, teria uma despedida frustrada. Proponho-lhe, por isso, que inicie o jogo e que o termine, caso se verifique ser impossível continuar. Ambos os clubes deixariam esta decisão ao seu livre arbítrio, e não a contrariariam.
«Herr» Wörer decide iniciar o desafio, faz uma arbitragem magnífica e, dos vinte e cinco elementos em campo, não foi o que acabou mais exausto...

- A segunda curiosidade tem a ver com o restaurante do nosso Hotel. Chamava-se «Porto»!

- O terceiro facto a merecer referência reporta-se ao final do jogo. Na conferência de imprensa em que participei, disse taxativamente, conforme veio escrito: «O Japão não viu o verdadeiro FC Porto. Esperamos cá voltar, com tempo, e bom tempo, para mostrarmos o nosso verdadeiro futebol»

Dezassete anos depois, lá estamos para o mostrar, seja com que tempo for!...

Jorge Nuno Pinto da Costa in Largos Dias Têm 100 Anos

Este texto foi escrito uns meses antes do FCPorto conquistar o mundo pela segunda vez em 2004 e o que é certo é que o FCPorto mostrou o seu futebol. Ontem completaram-se 20 anos desde o dia em que o fez pela primeira vez.

Estes são os heróis comandados por Tomislav Ivic que entraram em campo naquele nevoso dia em Tóquio e que estão na foto em cima:
De pé: Lima Pereira, Inácio, João Pinto, Jaime Magalhães, Geraldão e Mlynarkzyk
De cócaras: Madjer, Rui Barros, Sousa, Gomes e André

FCPorto 2-1 Peñarol
Gomes 42', Vieira 80' e Madjer 109'

42 comentários:

  1. Acabei há pouco de rever, uma vez mais, este jogo verdadeiramente épico do FCPORTO. A RTP Memória fez justiça à efeméride!

    É sempre com prazer e emoção que recordo aquela madrugada em que espantei o sono para "sofrer" por uma das vitórias mais saborosas.

    Ontem como hoje e com futuro certo, o FCPORTO é a ÚNICA equipa portuguesa com estofo e consistência verdadeiramente internacionais. Assim é desde a final com a Juve, em 1984, para a extinta Taça das Taças.

    Foi um tempo de verdadeiro safanão em que o FCPORTO ganhou tudo seguido, fazendo história no futebol europeu e mundial. Fez a TRIPLA vitória com a Taça dos Campeões, sobre o Bayern Munique, a Supertaça Europeia, ainda a duas mãos, com dupla vitória sobre o Ajax, onde o pequeno "rato atómico" do Rui Barros fez furor, e a Taça Intercontinental sobre o Penarol do Uruguay, no longínquo Japão em tormenta nevada que levou pela primeira vez o FCPORTO a Campeão Mundial de Clubes. Esta tripla vitória internacional continua um feito alcançado por muito poucos, não sei se apenas pelo Milão.

    Foram todos uns heróis, desde o Mly ao suplente utilizado Quim Vitorino e com um Madjer espectacular, considerado o homem do jogo que lhe deu direito ao famoso Toyota. Mas todos, mesmo todos, foram estóicos e dignos do Dragão.

    Grande FCPORTO que prestigia realmente uma Nação, sem a enviesada virtualidade de uma certa CS poluída pela clubite que lhe nega a essência da Verdade da Informação. Afinal, com o FCPORTO a tradição ainda é o que era!!!

    ResponderEliminar
  2. Ainda me lembro, com os meus 11 aninhos ter acordado todo ensonado, para ver esse jogo às 3 da matina! Que alegria!
    VAlha-nos a mudança dos tempos, que hoje em dia sou um dos afortunados que pode ver todas as finais do FCP em DVD, devido a essa excelente colectânea de finais que saiu para o mercado à sensivelmente 3 anos.

    ResponderEliminar
  3. Também me lembro de ser acordado pela minha mãe para ver o jogo. Foram emoções muito fortes lá em casa e recordo com bastante nostalgia esse tempo de emancipação portista. Hoje, os adeptos estão muito exigentes fruto de muitos anos de vitórias, mas naquele tempo tudo cheirava a novo e cada vitória era como um grito de Ipiranga. Éramos os tomba gigantes e naturalmente as vitórias tinham outro sabor. Hoje temos a obrigação de vencer por tudo o que o FC Porto tem feito, e as vitórias ainda que igualmente saborosas, são bastante diferentes desse tempo em que nos mostrávamos ao mundo.

    O plantel desse ano era uma autêntica "dream team" só faltando o Futre para compor o ramalhete. Bem hajam e obrigado pelas alegrias que me (nos) deram!

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. TEXTO DE PAULO PEREIRA DO BLOG
    www.mundoazulebranco.blogspot.com

    «Pois, o tempo parece passar a voar. Foi a 13 de Dezembro de 1987. Faz hoje vinte anos. O Porto preparava-se para conquistar o planeta, meses depois de vencer a sua primeira Taça dos Campeões Europeus, no Prater, vencendo o arrogante opositor germânico.


    Isto de reviver êxitos passados tem algo de contraproducente. A memória desfia as pequenas histórias, as lembranças assaltam-nos, quase como se o jogo tivesse sido ontem. Duas décadas passadas, mas o amor clubista continua idêntico, aceso, pletórico de força e crença, cada vez mais imbuído na mística única do clube...


    16 anos na altura, ansiedade em alta, como se ainda precisasse de me beliscar por aquilo que nos estava a acontecer. Meses de orgulho, ostentando os galões de Campeões da Europa, contando pelo calendário os dias que faltavam para arrecadarmos algo inédito em Portugal: o título, oficioso, de CAMPEÃO do MUNDO. Noite mal dormida, povoada de sonhos e pesadelos, naquela fronteira ténue entre a glória e o fracasso. O despertar estranho, noite cerrada lá fora, o frio que enregelava os ossos, o ar fantasmagórico do meu pai, sentado no cadeirão, os olhos fixos lá longe, em Tóquio...


    E as nossas cores, vestidas por verdadeiros guerreiros, lutando num manto de brancura, essa neve alva, obstáculo quase intransponível, tornando difícil o mais simples gesto. E eles lutaram, com a respiração a sair em bafos visíveis da boca, os corpos entorpecidos de frio, que se entranhava, que se sentia, palpável, como se possuindo vida própria...


    Lembro-me dos gritos, quando Gomes marca o 1º, numa disputa de bola surrealista, sobre a linha de golo. A euforia esmagada pelos avisos do meu pai: "olha os vizinhos. Cala-te". E eu sem querer saber. Queria gritar bem alto o nome do clube.


    Depois veio o empate. Os uruguaios, homens duros, secos de carnes, tenazes na luta pelo ceptro, adiando o sonho de milhões, como eu expectantes, frente a um televisor. O prolongamento, qual suplício para eles, desgastados, à beira da exaustão, mas ainda de pé, segurando na flâmula azul e branca, mantendo viva a esperança. E as lágrimas que brotaram facilmente, quando Madjer, o mágico, recebe um passe e com aquela destreza única, quase sobrenatural, faz a bola sobrevoar o adiantado guarda-redes adversário.


    E esta, pedaço de couro por momentos dotada de consciência, sadicamente deslizando para a baliza deserta. Cada vez mais devagar. Lentamente. Rindo-se dos sobressaltos que provocava. Devagarinho. Devagarinho. Até que entrou. E eu gritei. Eramos CAMPEÕES do MUNDO!»

    ResponderEliminar
  5. Tinha eu 6 anos e lembro-me dos gritos do meu pai a festejar o golo, eu a sair da cama apressadamente e ir a correr para o colo dele a perguntar-lhe " porquê não me chamaste ? quem marcou ? foi o Madjer ? foi o Madjer ? ". Madjer que foi o meu primeiro grande ídolo e o jogador que mais adorei ver jogar. Boas recordações de criança que ficam para toda a vida.

    Tenho o DVD deste jogo, assim como os das finais europeias que o FCP ganhou, e, apesar de nunca os ter visto, só de olhar para eles e lembrar-me das sensações que tive já me sinto bem e orgulhoso por ver que o meu clube me deu muitas alegrias, mas não satisfeito porque sei que, ao longo da minha vida, ele irá me dar ainda mais alegrias.

    ResponderEliminar
  6. ...........E VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. OFF TOPIC

    "Luís Filipe Vieira vai defender Rui Alves"(...)"Presidente do Benfica é considerado uma “mais-valia” para a ilibação de Rui Aves, sendo ouvido por meio de videoconferência"

    http://arrochadas.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  8. Meu caro Rui Moreira li o seu artigo na Bola de hoje e resolvi enfiar a carapu�a. N�o sou masoquista, n�o gosto de me autoflagelar, mas, fui educado dobre o lema"quem n�o se sente n�o � filho de boa gente" e como eu sou filho de boa gente!Por isso luto contra o desrespeito, contra a discrimina�o,contra o facto do F.C.Porto ser constantemente ignorado,maltratado e at�nalguns casos desprezado.O sr. n�o se importa,mas, eu enquanto portista e portuense, incomoda-me ver o meu clube de cora�o e a minha cidade, ser constantemente injusti�ada e s� ter destaque pelos piores motivos.Eu meu caro, digo n�o a fundamentalismos, mas, digo sim � luta contra todos aqueles que nos tratam mal.S� exigo respeito! AH, como o Rui sabe e melhor do que eu, o destaque vende, mobiliza, chama a aten�o, nos dias de hoje isso conta muito.
    Um abra�o do Manuel Vila Pouca

    ResponderEliminar
  9. Bem, agora temos neve no blog e tudo, fantástico Zirtaev. Parece que é a continuação da fotografia ;). Parabéns, agora vou ter de começar a calçar umas luvas para escrever aqui :)

    ResponderEliminar
  10. Já que o DragãoVilaPouca falou, aqui fica a crónica de hoje do Rui Moreira n'A Bola:

    Sinais dos tempos

    Vazio de ilusões e cheio de verdade, o meu amigo Sílvio Cervan desabafou, na sua última crónica, que não vira o grande jogo do anterior fim de semana e que perdera esse “clássico” Milan-Juventus na Sport TV, por ter ido à Luz ver o seu Benfica.

    Ao contrário de outros portistas que se sentiram injuriados pelo comentário, que se auto-flagelam com questões de somenos importância como o maior ou menor realce dados pela comunicação social às vitórias do clube e que se julgam, por isso, vítimas de uma cabala, não me abespinho com estas situações. Sou um defensor incondicional do direito à liberdade de opinião e creio até que esses juízos e esses critérios só honram o meu clube.

    Tendo ido à Luz, Sílvio Cervan viu que faltou Benfica e que, mais do que o resultado demonstra, houve um inquestionável desequilíbrio. Percebo a sua decepção, tanto mais que um jogo de futebol só é completo com os condimentos de ambas as equipas. Mas, ao desvalorizar o desafio entre o “seu” Benfica e o “meu” FC Porto, reconhece também que este deixou de ser um confronto equilibrado. Inverteu-se a situação que se viveu durante largos anos, em que os desfechos entre o FC Porto e o Benfica eram dominados pelo clube de Lisboa e só eram notícia quando, por exemplo, o “nosso” Lemos aplicava uma “chapa quatro”. Hoje, pelo contrário, a vitória do FC Porto na Luz, transformou-se num acontecimento normal.

    Este é, seguramente, um (bom) sinal dos tempos. Ainda assim, nada disto é extraordinário ou definitivo e, apesar das tendências e das marés, o futebol é sempre uma caixa de surpresas, um jogo em que, ao contrário do râguebi que tantos elogios tem recolhido, nunca há vencedores antecipados. Que o diga o Portimonense, eliminado pelo Sertanense da Taça de Portugal onde, desta vez, não fomos surpreendidos, apesar do recurso a muitos suplentes.

    Aliás, sentiu-se nestes últimas dias que os excelentes resultados do FC Porto, nos planos interno e externo, foram normais e previsíveis, quer para a comunicação social quer para os resignados adeptos dos clubes rivais. O apuramento para a fase seguinte da Liga dos Campeões apareceu sem sobressaltos. É de realçar que, pela primeira vez numa jornada da “Liga Milionária”, os clubes portugueses conseguiram três vitórias em três jogos, pontos importantes para o “ranking” e a garantia de que os três grandes continuarão na Europa. Para fazermos o pleno, já só é preciso que o Sporting de Braga vença o Estrela de Vermelha...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Na altura fiquei acordado, sozinho, ao frio, embrulhado em cobertores, acho que estava mais frio na minha sala que em Tóquio.

    Tinha 13 anos e mais ninguém em casa gostava suficientemente de futebol para se submeter a tal. Sofri sozinho, deslumbrei-me sozinho, vibrei sozinho, festejei sozinho e tb fui dormir sozinho :-), mas muito feliz.

    Em 87 não tinha ainda noção do que era festejar nas ruas, apesar de uns meses antes o ter feito com o meu pai aquando da vitória de Viena. Era tudo novo na altura, vitórias tão importantes, acho que nem as sabíamos festejar. Agora estamos craques nisso e há 3 anos quando o Pedro Emanuel com aquele olhar de Dragão marcou o penaltie decisivo, apesar de tamanha alegria, apenas fui almoçar normalmente sem grandes festejos.

    Estamos habituados a vencer. Quantos mais podem dizer o mesmo pelo mundo inteiro?

    Um abraço.
    PS: Menphis, a neve não é novidade, já o ano passado a tinha, mas dá um ar natalício ao blog, penso eu :-). Quem usa o Firefox não tem problemas, mas para quem usa o Internet Explorer é capaz de ter e gostava que me avisassem caso tal acontecesse.

    ResponderEliminar
  12. Alguem me pode dizer aonde e que posso comprar os DVDs com as finais do Porto.
    Vivo nos EUA e cada ano faco uma busca na internet mas nunca encontro nada.
    Alias devo dizer que a loja azul online do Porto e de uma pobreza confrangedora.

    ResponderEliminar
  13. Um pouco de água na fervura....

    "O apuramento do F.C.Porto para os oitavos-de-final da Champions League foi justo e meritório, além de extremamente positivo para o futebol português. Quanto a isso estamos conversados.
    Este facto tem contudo levado a generalidade dos analistas, sempre peremptórios e definitivos, mas nem sempre na mesma medida rigorosos, a incorrer numa mistificação de importa desmontar. Fará em Maio próximo quatro anos que o F.C.Porto de Mourinho se sagrou campeão europeu em Gelsenkirchen, mas daí para cá, neste passado ainda mais recente, o Benfica tem tido melhor desempenho na Europa que os dragões, é a equipa portuguesa com melhor performance europeia, e é inclusivamente o Sporting, muito fruto da sua final de 2005, que surge na segunda posição desta pequena estatística comparativa. Pode parecer estranho – dado o foguetório mediático em torno das “crises” do Benfica e dos “feitos” do F.C.Porto -, mas os números assim o demonstram.
    Neste período de quatro temporadas (2004-2008) o F.C.Porto nunca passou dos oitavos-de-final. O Benfica não só esteve nos quartos-de-final de 2005-06 da Champions, como na época seguinte voltou a chegar a essa fase, mas na Taça Uefa, prova em que o Sporting foi finalista em 2004-05. Se olharmos aos pontos alcançados por uma e outra equipa nas provas europeias, a diferença é esmagadora: o Benfica fez quase o dobro da pontuação do F.C.Porto, ou seja 68 pontos para 37 respectivamente (44 do Sporting). Também em golos marcados ou em jogos jogados a superioridade é clara.
    Naturalmente que isto se reflecte no próprio ranking oficial da UEFA. Para a época 2008-2009, no ranking previsional (falta obviamente terminar esta temporada), o Benfica é o único dos clubes nacionais que figura no top-20, designadamente em 17º lugar. O F.C.Porto é 25º e o Sporting 28º.
    Mas se a dúvida do leitor se prende com a qualidade dos adversários que Benfica e F.C.Porto enfrentaram neste período, diga-se que, se os portistas enfrentaram Chelsea (2), Liverpool, Inter (2) e Arsenal, o Benfica teve de se haver com Manchester (2), Inter, Liverpool, Barcelona e Milan, e o Sporting com Roma, Manchester, Inter e Bayern.
    Aqui está a prova de como o mediatismo de certas ideias nem sempre resiste a uma análise factual e objectiva."

    in VEDETA DA BOLA

    ResponderEliminar
  14. LF,

    querer mascarar a derrota desportiva que significa ser recambiado da Liga dos Campeões para a UEFA e usar o facto de ser essa uma prova infinitamente mais fácil para assim querer provar (diga-se com demagogia) que o seu slb fez mais jogos internacionais é por demais evidente da sua falta de honestidade intelectual - pelo menos no que ao futebol diz respeito.

    Ao invés de optar por uma análise realista da supremacia EVIDENTE do FC Porto nas provas internacionais, o LF faz vista grossa e tenta assim mascarar a azia encarnada que ano após ano se assume em Agosto como candidata à vitória na Liga dos Campeões e depois é sucessivamente relegada para a competição daqueles que não são vencedores das suas ligas nacionais. Aliás, a UEFA é a prova onde o seu slb nunca deveria sair pois a Champions é para os campeões e não para 3ºs classificados da BWIN. Quer analisar isso ou esta realidade é também para si um misticismo?

    ResponderEliminar
  15. Outra prova da sua azia demagógica é colocar no gráfico (que vi no seu blogue) o slb com 42 jogos internacionais e o FC Porto com 28, esquecendo-se de referir que o FCP não teve de fazer jogos de pré-eliminatórias e também de não fazer jogos com equipas de 3ª divisão europeia. Assuma a vergonha e deixe-se de tretas.

    ResponderEliminar
  16. Foi com jogos como este e como o da Taça dos Campeões Europeus que aprendi a ser portista e a amar este clube. No alto dos meus 6 aninhos imberbes, lembro-me de ver este jogo e começar a sentir o amor pelo FCP a nascer cá dentro. Não vibrava tanto como vibro agora (também o meu entendimento das coisas do futebol era obviamente diferente) mas começava a perceber que aqueles homens de azul e branco eram especiais. Talvez porque ganhassem mais vezes. Talvez porque fizessem as pessoas cá em casa mais felizes. Desde essa altura fui convencido. Sou do FCP e é com grande orgulho que o grito, mesmo vivendo numa cidade que admite apenas como cores obrigatórias o vermelho e o verde.

    ResponderEliminar
  17. LF podes perguntar a qq presidente de clube, inclusive ao teu presidente, o que prefere em 4 anos na Europa, ir uma vez aos quartos de final da Champions e uma vez aos quartos de final da Taça UEFA ou passar 3 vezes aos oitavos da Champions. A resposta é mais que óbvia.

    Em termos desportivos qualquer adepto do FCPorto prefere sempre continuar na Champions do que ser recambiado para a UEFA e caso tal acontecesse não duvides que ninguém pediria menos que a final e a respectiva vitória, salvo ser considerada uma campanha negativa a nível europeu.

    O ano que não passamos foi calamitoso de tal forma que se o Adrianse não ganhasse a taça e o campeonato... seria despedido e o certo é que o foi na mesma, é para veres.

    Pinto da Costa chama a isto "patamares de exigência", algo que há muito falta noutros clubes.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Miguel Teixeira,

    Não pretendo mascarar nada, e o que escrevi é objectivo e factual, e demonstra como as coisas não são tão EVIDENTES como vocês pretendem, e grande parte dos comentadores afirma.
    Até referi alguns dos adversários que o Benfica defrontou - vencemos por exemplo o Manchester e o Liverpool duas vezes.
    E que saiba, os quartos de final de há dois anos foram na prova principal.
    É óbvio que a Taça Uefa é mais acessível. Mas a verdade é que, bem ou mal, conta exactamente com a mesma ponderação da Champions para o ranking da Uefa.

    Nunca o Benfica, nos últimos anos, se assumiu como candidato a ser campeão europeu.

    ResponderEliminar
  19. Não queria deixar passar esta efeméride sem relembrar aquela noite longa de 1987 em que juntamente com um amigo/vizinho de muitas jornadas portistas estive estóicamente à espera do início dessa final de Tóquio. Foi um jogo de luta impressionante -isso hoje é ainda mais marcante- até porque os nossos adversários tinham um suporte físico mais favorecido para as condições que estavam a defrontar. Tudo isso foi vencido pelo "nosso querer" e também pela "nossa qualidade". Os dois golos que marcamos são um testemunho inegável dessa síntese de querer e génio que existia nessa equipa. Ontem revi e senti-me cansado só de ver aquela luta ininterrupta contra o terreno, a neve e o vento que soprava forte e não deixava a bola deslocar-se muito para longe de onde era pontapeada. Estonteante!...O golo de Gomes é a marca da coragem em disputar a bola até ao fim, o do Madger é a marca da genialidade! E houve outros lances do mesmo tipo, mesmo naquele lamaçal ou sei lá como tal se poderia definir...Depois uma luta intensa, interminável e gloriosa! Para que essa memória permaneça venha daí o nosso Museu, de troféus e imagens! Quanto ao artigo de Rui Moreira, o Cervan que "vá para a" Cerveira...

    ResponderEliminar
  20. Só fiquei triste em saber que o Toyota Celica ficou por lá...Ou foi antes o de 2004/2005?...Tristíssimo, gostaria imenso de dar umas voltitas nele!

    ResponderEliminar
  21. Zirtaev,

    Eu não disse o que preferia, nem fiz qualquer juizo de valor.
    Já disse várias vezes que o F.C.Porto tem neste momento melhor equipa que o Benfica.

    Apresentei números e factos.

    Mas com uns quartos de final da Champions pelo meio, não sei se a opção seria muito clara, mesmo em termos financeiros.
    Aliás, se nos tivesse calhado o Mónaco ou o Corunha, não sei o que poderia ter acontecido nesse ano.
    Infelizmente, saiu um dos mais fortes Barcelonas de sempre, e mesmo assim, no Nou Camp ainda tivemos oportunidades para fazer melhor.

    Quanto a treinadores campeões despedidos, também há por aqui uns para a troca.
    De resto, Adriaanse não foi despedido só por causa dessa eliminação. Recordo que perdeu em casa com o Benfica (o que não acontecia havia muitos anos), houve incidentes com a claque, e por fim com os jogadores num hotel.

    Com toda essa exigência, até parece que o F.C.Porto vai a finais ano sim, ano não.
    Nas três provas da Uefa - vá lá, contando com a extinta taça das taças para não me acusarem de desonestidade intelectual - o Porto foi a 4 finais na sua história, o Benfica a 8 e o Sporting a 2.

    ResponderEliminar
  22. é verdade, isto de ir a finais e perdê-las é de uma inveja tamanha...
    Pelo menos da minha parte...

    ResponderEliminar
  23. Tinha 11 anos e pus o despertador para acordar e ver o jogo que valia o campeonato do mundo! O peñarol era um colosso, mas para aquela equipa de azul e branco tudo era possivel...lembro-me como se fosse hoje aquela bola que caminhava devagar(parecia uma eternidade!) para a baliza vazia e que enfim passou a linha de golo e o FCPORTO tornou-se campeão do mundo, visto de um país que era Portugal onde nos consideravam um clube regional...




    lf,
    aprecio o seu interesse e insistência em vir cá a justificar o injustificável!

    ResponderEliminar
  24. Mas já que tive o trabalho de pesquisar um pouco o tal histórico 2004/08 vou expô-lo, mas apenas na óptica da Liga dos Campeões. Assim temos:

    2004/05
    FCP 6 jogos na fase de grupos;
    2 vitórias; 2 empates; 2 derrotas (4/6 em golos)
    1/8 final - 2 jogos;
    1 empate; 1 derrota (2/4 golos)
    Total 8 j; 2 v; 3 e; 3 d; 6/10
    SLB 0 0 0 0;
    SCP 0 0 0 0

    2005/06
    FCP 6 jogos na fase de grupos;
    1 vitória; 2 empates; 3 derrotas (8/9 em golos)
    1/8 final - 2 jogos;
    1 empate; 1 derrota (2/4 golos)
    Total 8 j; 2 v; 3 e; 3 d; 6/10
    SLB 6 jogos na fase de grupos;
    2 vitórias; 2 empates; 2 derrotas (5/5 em golos)
    1/8 final - 2 jogos;
    2 vitórias (3/0 golos)
    1/4 final - 2 jogos;
    1 empate; 1 derrota (0/2 golos)
    Total 10 j; 4 v; 3 e; 3 d; 8/7
    SCP 0 0 0 0


    2006/07
    FCP 6 jogos na fase de grupos;
    3 vitórias; 2 empates; 1 derrota (9/4 em golos)
    1/8 final - 2 jogos;
    1 empate; 1 derrota (2/3 golos)
    Total 8 j; 3 v; 3 e; 2 d; 11/7
    SLB 6 jogos na fase de grupos;
    2 vitórias; 1 empate; 3 derrotas (7/8 em golos)
    Total 6 j; 2 v; 1 e; 3 d; 7/8
    SCP 6 jogos na fase de grupos;
    1 vitória; 2 empates; 3 derrotas (3/6 em golos)
    Total 6 j; 1 v; 2 e; 3 d; 3/6

    2007/08
    FCP 6 jogos na fase de grupos;
    3 vitórias; 2 empates; 1 derrota (8/7 em golos)
    1/8 final - 2 jogos;
    ???
    Total 6+2? j; 3 v; 2 e; 1 d; 8/7
    SLB 6 jogos na fase de grupos;
    2 vitórias; 1 empate; 3 derrotas (7/8 em golos)
    Total 6 j; 2 v; 1 e; 3 d; 5/6
    SCP 6 jogos na fase de grupos;
    2 vitórias; 1 empate; 3 derrotas (9/8 em golos)
    Total 6 j; 2 v; 1 e; 3 d; 9/8


    TOTAIS:
    SÓ DA VERDADEIRA LIGA DOS CAMPEÕES:
    FCP - 28 + 2? JOGOS
    9 Vitórias; 10 Empates; 9 Derrotas
    (33 GM - 33 GS ) 37 PTS

    SLB - 22 Jogos
    8 Vitórias; 5 Empates; 9 Derrotas
    (20 GM - 21 GS ) 29 PTS

    SCP - 12 Jogos
    3 Vitórias; 3 Empates; 6 Derrotas
    (12 GM - 14 GS) 12 PTS

    ResponderEliminar
  25. Como toda a gente pode ver, todos os factos têm a sua leitura possível. Ex.mo LF, analise a supra efectuada e pronuncie-se tb sobre estes factos...

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  26. lf, a tua escolha de "desde há 4(?) anos para cá" começa logo por ser inquinada. Porque não dizes "desde há 5 anos"? Ou "desde há 10/15/20 anos para cá"? Eu respondo, porque sabes que as tuas estatísticas brilhantes perderiam todo o seu sentido e isso só mostra quão fracas elas são.

    Depois, incluir pré-eliminatórias? Estás a gozar connosco? Não queres incluir também as vossas vitórias da Liga que vos permitiram chegar ao 3º lugar que tornou esse vosso percurso de sonho possível? LOL

    O que se entende do que dizes é que o Benfica teve apenas 1 ano bom (e por "bom" tu entendes chegar aos quartos de final...) na Champions desde há, hmm...deixa cá ver...20 ANOS!!!

    Mais. Como o Zirtaev já referiu, para o FC Porto, chegar apenas aos quartos-de-final da Taça UEFA seria um fracasso tremendo, mas para vocês parece um feito digno de feriado nacional.
    Repara que o Porto, depois de ter ganho a Taça UEFA nunca mais voltou a disputá-la. E digo-te que, se a jogassemos quase todos os anos como vocês, pelo menos de 3 em 3 anos ela viria para o Porto (e isto para evitar sobrancerias porque isso já seria pouco para nós)...

    No entanto, o que o lf refere não é, de todo, desprovido de validade.
    O FC Porto não tem dado, em comparação com os outros, o mesmo contributo para os pontos de Portugal na UEFA como em anos anteriores. Isto porque Sporting e Benfica têm hipóteses de jogar jogos de 2ª(às vezes 3ª) Divisão europeia - falo da Taça UEFA e pré-eliminatórias da Champions - enquanto que o Porto joga sempre contra equipas de 1ª, embora os pontos valham exactamente o mesmo.

    Aliás, com base no que dizes, proponho uma petição para que Sporting e Benfica, mesmo que se classifiquem nos lugares da Champions, passem directamente para a Taça UEFA. Assim poupavam-se ao trabalho de terem de andar a jogar uma competição em que o vosso único objectivo é "fazer coisas bonitas" e deixavam a Champions para quem pode - FC Porto.
    E ainda se arriscavam a ganhar o mundialmente aclamado título de "equipa portuguesa que mais contribuiu para gerar pontos da UEFA nos últimos 4 anos"...

    ResponderEliminar
  27. Já tardava virem estes com a visão distorcida das coisas!
    Andou por aí a "rodar" um email após a vitória do benfica na Ucrânia (e portanto antes do FCP-Besiktas) que era o seguinte:

    "Subject: Fw: Quem Contribui mais para o ranking da UEFA nos últimos 5 anos?


    Época ---2003/4 2004/5 2005/6 2006/7 2007/8 Total
    Benfica------10------12-------16------17,5------10----65,5
    Porto --------23------11 -------7 ------13 --------9----63
    Sporting------5------23-------2--------7---------6----43
    Braga -------NP-------1-------2-------10---------5----18
    Leiria---------3------NP------NP-----NP--------3,5---6,5
    P.Ferreira---NP-----NP------NP-----NP--------1------1
    Belenenses--NP-----NP------NP-----NP--------0-----0
    _________________________________________
    Guimarães--NP-----NP-------5------NP------NP------5
    Marítimo----NP------2-------NP-----NP------NP-----2
    Setúbal------NP-----NP-------1---------1-------NP----2
    Nacional----NP------0-------NP-------0--------NP----0
    Total---------41------49-------33------48,5----34,5---206
    Equipas------4--------6--------6--------6--------7------
    Ranking-10,250---8,166---5,500---8,083---4,928---36,927


    Podem confirmar em: http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/index.html"

    DE IMEDIATO RESPONDI A QUEM ME ENVIAVA ESSE EMAIL:

    "Vamos a "contas à moda do Porto" e por os "pontos nos I's":
    1 - Esta época o SLB tem mais um jogo efectuado na LC (Liga dos Campeões), pelo que ainda pode ser ultrapassado... (é aproveitar este email até 3ªfeira!!)
    2 - Além do primeiro ponto, o FCP tem realizado menos jogos, pois, e por exemplo, este ano não efectuou eliminatórias de acesso à LC (porque será? por não ter ficado em 3º?). Já vamos (nesta epoca) em 3 jogos do SLB de avanço, sendo que um será "recuperado" na 3ªfeira.
    3 - o FCP tem participado quase sempre na primeira divisão da Europa - LC - sendo por isso uma competição muito mais dificil, sendo o a par com outro clube (penso que o Manchester) com maior numero de presenças na LC.
    4 - mas interessante, digo mesmo, muito interessante (!), é a contribuição do SLB nas epocas 2000/2001, 2001/2002 e 2002/2003! Para os mais distraíos 1 ponto, em 3 épocas!

    E fico-me por aqui...

    Podem confirmar em: http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/index.html"

    HOJE posso acrescentar que o FCP é a equipa que mais contribui, com 66 pontos.
    Emfim, é muito triste esta DESONESTIDADE de nos quererem passar por "lorpas"! SOMOS SUPERIORES!

    ResponderEliminar
  28. LF destaco o que já foi dito pelos últimos grande Portistas de Bancada que comentaram:

    Johnny:
    TOTAIS:
    SÓ DA VERDADEIRA LIGA DOS CAMPEÕES:
    FCP:28 jogos
    9 Vitórias; 10 Empates; 9 Derrotas = 37pts

    SLB:22 Jogos
    8 Vitórias; 5 Empates; 9 Derrotas
    (20 GM - 21 GS ) 29 PTS
    "

    Verdadeiro:
    "a tua escolha de "desde há 4(?) anos para cá" começa logo por ser inquinada. Porque não dizes "desde há 5 anos"? Ou "desde há 10/15/20 anos para cá"? Eu respondo, porque sabes que as tuas estatísticas brilhantes perderiam todo o seu sentido e isso só mostra quão fracas elas são.
    Depois, incluir pré-eliminatórias? Estás a gozar connosco?
    "

    Antunes:
    "mas interessante, digo mesmo, muito interessante (!), é a contribuição do SLB nas epocas 2000/2001, 2001/2002 e 2002/2003! Para os mais distraídos 1 ponto, em 3 épocas!"

    LOL

    Como diz o Antunes, ficamos por aqui...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. Aposto que a próxima análise do LF vai contemplar as taças da amizade, a taça ibérica patrocinada pela pepsi ou o torneio do guadiana.

    ResponderEliminar
  30. grande jorge maia.

    Formações

    A escassa aposta na formação é frequentemente apontada como o calcanhar de Aquiles do FC Porto. Apesar do sucesso alcançado nos últimos anos, não obstante os inúmeros títulos conquistados interna e externamente e mesmo depois da realização de inúmeras transferências milionárias, os bicampeões nacionais são frequentemente acusados de não apostarem devidamente na formação de novos valores, perdendo na comparação com a pujança da escola de Alvalade, capaz de produzir novos talentos a um ritmo quase industrial. Ainda na última quarta-feira, para citar um exemplo próximo, Paulo Bento lançou mais dois jovens, Adrien Silva e Luis Páez, na equipa principal do Sporting e fê-lo logo num jogo da Liga dos Campeões.

    Ora, isso é algo que dificilmente se verá no FC Porto. Jesualdo Ferreira não podia lançar Castro ou Rui Pedro no jogo com o Besiktas e por um motivo óbvio. É que, ao contrário do Sporting, que frente ao Dínamo de Kiev se despedia da Liga dos Campeões, o FC Porto lutava pela liderança do Grupo A, que acabou por conseguir alcançar com uma vitória categórica sobre o Besiktas.

    E essa é uma das principais diferenças entre o FC Porto e o Sporting.

    Os bicampeões nacionais estão demasiado empenhados em vencer no presente para se poderem dar ao luxo de apostar num futuro mais do que perfeito que está sempre ao virar da próxima esquina, mesmo que isso signifique apenas dar voltas e mais voltas ao mesmo quarteirão.

    ResponderEliminar
  31. Caros amigos,

    Porquê apenas mais um ano, mais 10 ou mais 15 ?
    Porque não dizem desde sempre ?
    Não querem fazer as contas desde o início ?

    Passado é passado, ou há 20 anos atrás é presente ?

    Nos últimos 4 anos (passado recente pós Mourinho) tem sido assim, e nem as estatísticas do Johnny são convincentes.
    Até porque fazendo as contas às mesmas, elas dão uma percentagem de vitórias na VERDADEIRA Liga dos Campeões de 36% para o Benfica, e 32 % para o Porto, que à excepção do último ano ainda teve a vantagem de partir de um pote mais elevado.

    O que é um facto é que, puxando mais para um lado ou para o outro, a pseudo superioridade do Porto neste período está muito longe de ser inequívoca.

    ResponderEliminar
  32. Também o SLB tem nesses jogos 41% de derrotas, enquanto a pseudo superioridade tem apenas 28%. Mas são apenas factos...

    ResponderEliminar
  33. MAIS TESOURINHOS DEPRIMENTES DA NOSSA IMPRENSA ISENTA :

    O Fantástico e isento "Record", lança hoje um desafio aos seus leitores cibernautas com uma questão muitíssimo simples : " O Vitória de Guimarães vai "roubar" pontos ao Porto no Dragão?"
    Resultados às 13.33 hora de Toronto:
    Sim 70.7% - Não 29.3% ........
    Que fome...!

    ResponderEliminar
  34. Grande vitória em Tóquio na única vez em que, naquela final que ali se disputava desde 1980, nevou, mesmo de então para cá nunca voltou a nevar.
    Depois de Viena, perdendo Artur Jorge (Matra Racing Paris) e Futre (Atl. Madrid), "ganhando" o desconhecido Rui Barros que - até ir para a Juventus ao cabo de uma época e pelo recorde nacional de 1 milhão de contos (em 1989!) onde foi logo ganhar a Taça de Itália e a Taça UEFA - estivera emprestado ao Varzim e ao... Covilhã (onde não queriam aceitá-lo por ser pequeno e pensarem que ia para os juniores), pois o FC Porto ganhou tudo nessa época excepto a revalidação do título de campeão europeu.
    O jogo foi intragável, naquela lama e neve a empapar o terreno, só podia ser chuto para a frente mas ainda assim Gomes marcou numa insistência, agarrado a um poste, e Madjer marcaria a vitória no prolongamento com o... prolongamento daquela bola atirada em chapéu sobre o bigodaço do guarda-redes que, vendo a bola parar subitamente ao cair na lama, quis arrancar para a apanhar mas ela parecia magnetizada e "arrancou" suavemente para a baliza, passando a linha de golo para parar onde devia e merecia.
    Esse golo, o "ralenti" da bola, foi a súmula do jogo de maior sofrimento que é dado passar a uma equipa e tinha de ser o espírito de dragão a superar.
    Também tenho a colecção de DVD de todas as finais, porque eu valorizo todas, mesmo aquelas perdidas que não deixam de testemunhar a progressão de uma equipa que passou a frequentar os sítios dos coleccionadores de troféus internacionais.
    Praticamente toda a gente sabe que o FC Porto ganhou ao Peñarol em 1987 e quase ninguém sabe que a mesma Taça Intercontinental foi perdida, em jogos a duas mãos, pelo Benfica com o Peñarol.
    De amigos que então foram a Tóquio guardo ainda o programa da final, escrito em japonês.
    Lembro, ainda, que o Vera marcou perto do fim e obrigou ao prolongamento e depois aventou-se que o FC Porto poderia estar interessado nele. O Peñarol era o mais bem sucedido clube sul-americano até então, equivalente ao que é hoje o Boca Juniors, mas praticamente entrou em decadência e hoje é uma sombra do passado a fazer lembrar outros emblemas de antigamente.
    Tenho andado a ver, lentamente, saboreando cada momento, as finais do FC Porto e estive há dias para pegar essa final, mas vi as duas mãos da Supertaça com o Ajax, outro troféu que mais nenhum clube português tem na vitrina.
    O FC Porto está muito à frente da concorrência interna e volta a estar entre as 16 melhores equipas da Europa, pela 9ª vez em 12 possíveis, não de vez em quando e muito menos a falhar provas europeias dois anos seguidos - recuem a 2001 e 2002 e vejam, já agora, que clubes disputaram as eurotaças...

    ResponderEliminar
  35. Os dragões têm mais presenças na competição (13) que o trio junto - Benfica soma cinco, o Sporting quatro e o Boavista duas. O mesmo sucede quanto a apuramentos para a segunda fase. Os benfiquistas ultrapassaram duas vezes a fase de grupos e os boavisteiros uma. Os leões nunca passaram da primeira fase. Os portistas têm mais jogos que todos os rivais 106 contra 78 - 36 do Benfica; 24 do Sporting; 18 do Boavista. O F. C. Porto soma quase o dobro das vitórias: 41 contra 22 (Benfica, 13; Sporting, 5; Boavista, 4).
    JN

    ResponderEliminar
  36. LF queres falar do presente, fala só deste ano, queres falar do passado recente, porque só falas de 4 anos e não de 5 ou 6, simplesmente porque te interessa e estas a ser intelectualmente desonesto. Assim se podes escolher estatísticas dos últimos 4 anos, nós preferimos ver as dos últimos 5 ou 6. Só faltava mesmo só contares os números do ano em que o teu clube foi aos quartos de final da champions, à custa dos pontos que o FCPorto arrecadou nos anos anteriores.

    Outra coisa, os pontos de uma vitória numa pré-eliminatória valem uma ninharia para ajudar á posição de Portugal no ranking.

    Zé Luís penso que saiu um artigo no JN com esses números em que dizia tudo certinho do que tem sido os clubes portugueses na champions.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. Já agora LF posta estes factos no teu blog:

    SLMemória (1999/2007)

    Época 1999/2000
    UEFA Champions League 1999-2000 - não participou
    UEFA Cup 1999-2000
    SL Benfica - Dinamo Bucuresti (0-1) (2-0)
    PAOK - SL Benfica (1-2) (2-1) passou por penáltis
    Celta de Vigo - SL Benfica (7-0) (1-1) - eliminado nos 1/16 avos de final

    Época 2000/2001
    UEFA Champions League 2000-01 - não participou
    UEFA Cup 2000-01
    Halmstad BK - SL Benfica (2-1) (2-2) - eliminado na 1ª ronda

    Época 2001/2002
    UEFA Champions League 2001-02 - não participou
    UEFA Cup 2001-02 - não participou

    Época 2002/2003
    UEFA Champions League 2002-03 - não participou
    UEFA Cup 2002-03 - não participou

    Época 2003/2004
    UEFA Champions League 2003-04
    SS Lazio - SL Benfica (3-1) (1-0) - eliminado na qualificação
    UEFA Cup 2003-04
    RAA Louviéroise - SL Benfica (1-1) (0-1)
    SL Benfica - Molde FK (3-1) (2-0)
    SL Benfica - Rosenborg BK (1-0) (1-2)
    SL Benfica - Internazionale FC (0-0) (3-4) - eliminado nos 1/8 de final

    Época 2004/2005
    UEFA Champions League 2004-05
    SL Benfica - RSC Anderlecht (1-0) (0-3) - eliminado na qualificação
    UEFA Cup 2004-05
    Dukla Banská Bystrica - SL Benfica (0-3) (0-2)
    Fase de grupos:
    SL Benfica - SC Heerenveen (4-2)
    VfB Stuttgart - SL Benfica (3 - 0)
    SL Benfica (Lisboa) - Dinamo Zagreb (2 - 0)
    SK Beveren Waas - SL Benfica (0 - 3)
    CSKA Moskva - SL Benfica (2-0) (1-1) - eliminado nos 1/16 avos de final

    Época 2005/2006
    UEFA Champions League 2005-06
    Fase de grupos
    SL Benfica - Lille OSC (1-0)
    Manchester United - SL Benfica (2-1)
    SL Benfica - Villarreal CF (0-1)
    Lille OSC - SL Benfica (0-0)
    SL Benfica - Manchester United (2-1)
    Eliminatórias
    SL Benfica - Liverpool (1-0) (2-0)
    SL Benfica - FC Barcelona (0-0) (0-2) - eliminado nos 1/4 de final

    Época 2006/2007
    UEFA Champions League 2006-07
    FK Austria Wien - SL Benfica (1-1) (0-3)
    Fase de grupos
    FC København - SL Benfica (0-0)
    SL Benfica - Manchester United (0-1)
    Celtic - SL Benfica (3-0)
    SL Benfica - Celtic (3-0)
    SL Benfica - FC København (3-1) - eliminado na fase de grupos
    UEFA Cup 2006-07
    SL Benfica - Dinamo Bucuresti (1-0) (2-1)
    FC Paris Saint-Germa - SL Benfica (2-1) (1-3)
    CD Espanyol - SL Benfica (3-2) (0-0) - eliminado nos 1/4 de final

    Nestes anos todos só por UMA vez conseguiu o Benfica passar da fase de
    grupos da Liga dos Campeões. É "isto" a gloriosa bandeira branca de Portugal na Europa? Só se fôr a bandeira da rendição sem luta ;)

    E temos ainda a participação desta época em que, como todos sabemos, foi mais uma vez eliminado na fase de grupos da LC.

    By Xerxes


    Retirado do site Futebolar

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  38. Mais uma, embora uma bastante especial, das muitas grandes vitórias que o FCP tem dado aos portistas (ia dizer, aos portugueses, mas estou-me cada vez mais nas tintas para os portugueses não portistas, em matéria de futebol). Sobre uma daquelas "fracas" equipas sul americanas de que alguns tanto desfazem, mas que chegaram e sobraram para lhes dar chapa 5 na disputa do mesmo troféu. E ao contrário de outros, podemos rever estes jogos e comemorar estas datas sem profunda nostalgia, os feitos do FCPorto continuam a acontecer, não vivemos da saudade.

    ResponderEliminar
  39. Só falta acrescentar aqui ao Infiltrado que se não fossem as vitorias do nosso clube na CHAMPIONS E NA UEFA, os clubes de Lisboa nem á champions terim ido neste ultimos 2 anos e encher os cofres de dinheiro,,CORRECTO?
    Cump.

    ResponderEliminar
  40. Ainda não tinha lido as patacoadas do Lampiãozito Frustrado, mas tenho a dizer, agora que as li, que são de morrer a rir de tão grotescas. Um recital de puro delírio. Especialmente a primeira patacoada. É preciso ter muita lata ou um profundo desvario, para vir dizer que uma equipa que tem estado sistemáticamente entre os maiores clubes europeus (lá onde eles estão sempre, nas eliminatórias que se seguem à fase de grupos da CL), tem estado pior que equipas que têm ficado sempre (excepto uma vez) pela 1ª fase da CL. O FCPorto, só nos últimos 4 anos, em termos de CL, fez mais que o SLB e o SCP em toda a história desta prova: O FCP passou 3 vezes a fase de grupos, e o SLB e o SCP juntos, em 15 anos de prova, apenas conseguiram passar 2 vezes a mesma fase(2 o SLB e 0 o SCP). Apesar da evidência disto,
    o "iluminado" LF, vem dizer que estes clubes estiveram melhor que o FCP nos últimos 4 anos. LF, vai-te tratar com urgência pá.

    ResponderEliminar
  41. Vencer a Taça dos Campeões Europeus com o Bayern de Munique, Vencer o Ajax de Amesterdão na Supertaça Europeiae o Peñarol Taça Intercontinental em 1987 era algo de inimaginável para mim, cuja 1º época que segui do Porto foi quando ficamos em nono lugar no campeonato e o AJAX, Bayern e Peñarol mandavam no futebol mundial. E DUMA SÓ VEZ ZÁS! ERA REALIDADE!
    Abraço AZULEBRANCO

    ResponderEliminar