21 dezembro 2007

Desafio interNacional

É já a conhecer o adversário para o seu desafio internacional dos oitavos de final da Champions League que os jogadores do FCPorto entrarão em campo no desafio nacional de hoje na Madeira para defrontar precisamente o Nacional. O sorteio da Liga dos Campeões realiza-se da parte da manhã depois da onze horas e dos adversários possíveis (Celtic, Roma, Schalke 04, Olympiakos, Arsenal, Fernerbache e Lyon) saltam desde logo à vista 3 nomes que seriam de todo desaconselháveis dado o seu histórico poderio, Arsenal, Roma e Lyon. Dos restantes, sendo que nesta fase considerar um adversário fácil é não ter a noção do que é esta prova, poder-se-iam considerar adversários mais acessíveis clubes como o Celtic, apesar do ambiente infernal que nos esperaria na Escócia, ou o Shalke 04, o que nos faria ter grandes recordações ao regressarmos a Genselkirchen. Logo se verá quem calhará em sorte, já que ela será bem precisa.

Mas, como é sabido, o próximo adversário é sempre o mais complicado e o que realmente interessa para hoje é mesmo a questão nacional, com um adversário que no seu estádio costuma criar sempre grandes dificuldades a quem lá passa e os resultados do FCPorto em épocas anteriores na Choupana, terreno também difícil devido à altitude, são bem demonstrativas disso mesmo. Este ano, com muito menos fulgor, o Nacional da Madeira tentará fazer deste jogo o seu campeonato, tentando de alguma forma demonstrar que o seu lugar na tabela pode não ser condizente com a sua qualidade.

Mas, e para além das dificuldades já esperadas, o FCPorto conta ainda com ausências de grande peso na equipa principal, já que terá de jogar sem os seus habituais extremos Quaresma, por castigo, e Tarik, por lesão contraída no jogo com o Vitória. Animicamente estas ausências de vulto poderão de alguma forma afectar os jogadores que perdem referências importantes na frente de ataque, mas, por outro lado, eles saberão que terão de dar ainda mais para ajudar os colegas que irão substituí-los, contando já com Fucile que regressa ao lado direito da defesa depois da pequena lesão que teve. Jesualdo deverá manter o 4-3-3, acreditando eu que na frente de ataque coloque Lisandro do lado direito e que entre Mariano Gonzalez para o lado esquerdo, sendo que no meio ficaria a dúvida entre Hélder Postiga e Adriano, indo a minha escolha claramente para Adriano que gostava de ver regressar à posição onde se deu tão bem na época passada. Aqui vai a minha aposta:

Antes do jogo anterior dizia que temia que os jogadores entrassem num período de "descompressão" e eles fizeram-me o favor de demonstrar que estava enganado. Espero agora que façam precisamente o mesmo e que pensem nas férias só quando acabar o jogo e que tragam da Madeira uma vitória, conseguindo assim manter vantagem pontual a nível nacional, para todos os portistas poderem ter um ainda melhor Natal.

Nacional - FCPorto, 20H30 - SportTv1

11 comentários:

  1. Zirtaev, cheira-me que desta vez não vais acertar com a equipa que vai defrontar o nacional. O Professor vai de certeza voltar ao 4-4-2 que tanto adora e que só não põe em pratica mais vezes porque tem o Quaresma.
    A chamada de Lino aos convocados cheira a Marek Cech a médio esquerdo que tresanda e Fucile a lateral.
    Acho que sem Quaresma nem Tarik não faz sentido nenhum continuar o 4-3-3 porque Mariano é o que a gente sabe e Licha encostado na direita é um crime e não dá grandes resultados.
    A eterna questão deste 4-4-2 é quem joga no vértice superior do triangulo. Lucho?
    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o Jesualdo vai continuar como 4x3x3, embora um 4x4x2 também seja possível. Só acho que quem vai jogar é mesmo o Postiga e não o Adriano, mas isso logo vê-se. Se Jesualdo optar por um 4x4x2, Kaz entra e Lucho fica com elemento mais adiantado no meio campo.

    Era bom acabarmos o ano com uma vitória e irmos todos de férias ainda mais felizes.

    Quanto ao adversário da CL o Schalke 04 é uma equipa ao nosso nível e é sempre bom revermos aquele estádio onde fomos muito felizes :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que só te enganaste no Adriano,deve jogar o Postiga.O Rui Moreira anda desaparecido? O artigo dele na a bola é interessante,principalmente a parte sobre os portistas das pipocas,que vão ao estádio como quem vai para o cinema:entram com o jogo a desenrolar carregados de pipocas, saem antes de acabar a primeira parte para irem buscar pipocas, regressam depois do reinicio, com mais pipocas,passam o jogo a mastigar pipocas e, não ligam puto ao jogo!Tenho alguns exemplares destes à minha beira,ainda por cima para irem para o lugar incomodam os outros.
    Dupla boa-sorte para o F.C.P.,no sorteio e logo na Choupana.

    ResponderEliminar
  4. Aqui está a crónica do Rui Moreira de hoje:

    "Tomando a nuvem por Juno

    Porque o ouço aos meus filhos, sei que os títulos do FC Porto são, para os mais novos, uma ocorrência natural ao fim de trinta anos em que se ganhou quase tudo. Mas, para continuar nessa senda, é preciso resistir a trivialização da vitória. Para além dos múltiplos aspectos de gestão, sobre os quais tenho explanado as minhas sinceras (e por vezes incómodas) opiniões, é preciso cuidar do espírito de conquista, recordando aos adeptos que, se já vão longe os tempos das “chapeladas”, as vitórias do FC Porto ainda hoje incomodam muito gente.

    Felizmente, alguns dos nossos adversários fingem acreditar que esta supremacia do FC Porto tem origem na “mão negra”. O aparecimento do “Apito Dourado” serviu-lhes, é claro, de álibi e, como pressentem que essa montanha nem um rato consegue parir, desejam secretamente que essa gravidez, que dá sintomas de ser histérica, perdure por mais algum tempo. Interessa-lhes acalentar a suspeita, que oculta os seus erros e que também condiciona a arbitragem, como se comprova, por exemplo, pela contabilização dos penalties. Agora, e perante uma vaga de crimes que se supõe ligada ao negócio da (in)segurança privada, há quem julgue que essa “mão negra” está a levar à viciosa geminação com a perigosa Palermo, desta outrora tranquila cidade do Porto, que deu o nome ao dantes inofensivo clube. Ora, não me apouco com esta nada inocente confusão entre suspeitos de crimes e o clube de que estes se dizem adeptos, mas entendo também que ninguém de bem pode encolher os ombros perante a insídia.

    Por isso, para desmentir os dislates, o FC Porto deve abandonar a sua tradicional atitude reactiva e adoptar uma postura exemplar e uma estratégia de comunicação pró-activa. É essa a melhor forma de influenciar as claques, que têm um papel crucial no incentivo à equipa, mas que são vulneráveis aos riscos de paramilitarização, permeabilização e instrumentalização, como já denunciei. A sua legalização, já concluída, implica uma monitorização constante, e o apoio do clube deve assentar em contra-partidas de civismo e regras claras de co-responsabilização. Essa comunicação é, também, o instrumento certo para talhar as paixões de alguns dos novos adeptos: desse que aderiram ao novo e confortável estádio e às pipocas, que assobiam os nossos jogadores e que só os apoiam e se entusiasmam quando a equipa já não precisa de encorajamento. Alguém tem que lhes explicar que só continuaremos a ganhar enquanto acreditarmos que os títulos, mesmo repetidos, serão sempre excepcionais.
    "

    Rui Moreira in A Bola

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. "Essa comunicação é, também, o instrumento certo para talhar as paixões de alguns dos novos adeptos: desse que aderiram ao novo e confortável estádio e às pipocas, que assobiam os nossos jogadores e que só os apoiam e se entusiasmam quando a equipa já não precisa de encorajamento. Alguém tem que lhes explicar que só continuaremos a ganhar enquanto acreditarmos que os títulos, mesmo repetidos, serão sempre excepcionais."

    Todo o artigo está muito bom, mas realço esta parte que está excelente, acertou em cheio. Parabéns caro Rui.

    Quanto à equipa para logo, acredito mesmo na manutenção do 4-3-3, já não acredito na inclusão de Adriano na frente de ataque para pena minha, sendo que o Postiga deverá ser o eleito.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Rui Moreira, mais uma vez, muito bem. Mas discordo quando à monitorização das claques.
    Até onde, como e quando podem os clubes "controlar" as claques?
    Dentro do estádio. Só.
    O que os seus integrantes, nas claques, fazem nas horas de vazio, digamos assim, é com eles. Questões sociais, desemprego, "deseducação", droga, crime, etc. são das chagas sociais.
    Quem, ou que cidades, não as têm, especialmente os maiores centros urbanos?
    No Dragão as claques são exemplares. Comparando com o que se vê e ouve em Alvalade ou na Luz, ou mesmo em Guimarães que tem gente à farta no estádio, o Dragão continua a ser um santuário.
    Com a legalização das claques, do que já não podem acusar os portistas, as coisas estão mais que controladas no estádio.
    O resto é folclore.
    Sobre o sorteio da Champions só o Arsenal é temível, F'bahçe e Olympiacos não tão fracos como os pintam e Roma tão acessível como os restantes. Mas terá de se jogar seja contra quem for, não adianta fugir.
    Ño Nacional, recupero, com upgrade, o discurso de Jesualdo na semana passada: esta vantagem perde-se em (quase) três jornadas.
    Olho aberto e pé ligeiro.
    O sistema táctico não discuto.
    É jogo para ganhar de uma ou outra maneira. Às vezes nem corre bem apesar de se pensar ser utilizado o melhor sistema.

    ResponderEliminar
  7. Eu não disse que era o Schalke 04...agora com licença vou preencher ali um Euromilhões e já venho :)

    ResponderEliminar
  8. Concordo com o Zé Luís no que diz respeito às claques. A nossa já está legalizada... a dos outros não porque será? Quem não deve não teme! Se fosse a nossa a estar fora-da-lei, caía o Carmo e a Trindade.

    ResponderEliminar
  9. Hoje vai ser um jogo extremamente complicado. Já não bastava termos de ir à Choupana jogar naquele estádio terrível como vamos lá sem os 2 extremos titulares. Tendo em conta que a opção que sobra é o Mariano, não me admirava que o esquema fosse mudado (e mais certezas tenho quando vejo a lista de convocados). Nada tenho contra essa mudança (sou contra equipas cristalizadas que nunca mudam de esquema mesmo com lesões ou maus resultados) e creio mesmo que pode dificultar a vida ao adversário pois este estará menos preparado para um esquema diferente do habitual. O problema são as rotinas de jogo e as movimentações que mudam de um esquema para outro. Se fosse ao Jesualdo tinha escolhido o esquema logo no Domingo passado e trabalhado com ele a semana toda de modo a afiná-lo o mais possível para hoje(vai na volta e ele fez isso mesmo).
    Creio que, à excepção do Adriano, a equipa será a que foi aqui posta pelo zirtaev, a dúvida que tenho é em relação ao esquema, pois penso que com estes jogadores é possível jogar nos 2 esquemas, basta que o Mariano passe de interior direito para extremo e o Lisandro estique do lado esquerdo para passarmos do 4-4-2 para o 4-3-3. Não ficaria surpreendido se o Jesualdo optasse por esta mudança entre os dois esquemas, consoante o desenrolar da partida.
    Mas, independentemente de jogar em 4-3-3 ou 4-4-2 ou 1-2-3-4, é essencial ganhar, pois ontem os pardalitos ganharam aos vizinhos e ficaram logo todos inchados. Ou muito me engano ou aquela gente sofre toda de doença bipolar!

    Abraços portistas

    ResponderEliminar
  10. Boas, eu acho que com inclusão do Lino nas escolhas o Jesualdo pode mete-lo a extremo, posição que já desempenhou na Academica e então ficaria Lino na esquerda, Mariano na direita e Licha no centro...
    É só mais uma possibilidade

    ResponderEliminar