27 dezembro 2007

Leandro Lima: que futuro?

Nesta pré-temporada no meio de todas as contratações que o FCPorto realizou para o ataque ao "tricampeonato" houve uma que gerou mais expectativas do que todas as outras: Leandro Lima.

Por tudo aquilo que vinha rotulado pelas observações dos jornais, pelos jogos realizados nas selecções mais jovens do seu país de nascimento, pela evolução do seu futebol em consequência da sua idade jovem juntando à necessidade de ocupar um lugar no coração dos portistas despedaçados com a venda do seu géniozinho mais novo, Anderson, o jogador brasileiro logo foi adoptado com a maior esperança portista para a época 2007/2008 e como o maior candidato a revelação da Liga portuguesa.

As boas exibições na pré-época prometiam algo mais, até parecia que a sua adaptação estava a correr melhor do que o esperado, mas, entretanto, a época a sério começa e, aos poucos, o seu brilho começa a desvanecer-se e as esperanças depositadas dos portistas nele começam a serem envolvidas num manto de dúvidas.

As oportunidades que lhe foram dadas por Jesualdo Ferreira, não foram, por ele, aproveitadas, basta-nos recordar dos jogos realizados nas taças nacionais, e começou a ser habitual vermos o seu nome fora das convocatórias do plantel principal.

Agora com a chegada da reabertura do mercado de transferências leva-nos a pensar no que será melhor para a sua carreira no momento. Será justo que ele fique no plantel, apenas para jogar habitualmente na Liga Intercalar e fazer poucas aparições nos jogos da equipa principal, ou seria melhor que ele fosse emprestado a uma equipa da Liga Portuguesa para poder evoluir mais e para se poder adaptar melhor ao futebol europeu ?

Antes de mais, Leandro Lima é um jogador com características diferentes ao modo de jogar do FCPorto, é um jogador que necessita de espaço, de não ter preocupações defensivas e de ter a bola nos pés para poder ser mais útil à equipa, principalmente fazendo um apoio mais de perto ao jogador mais adiantado da equipa. Depois dou-me, por vezes, a recordar uma crónica de Jorge Valdano onde confessava uma conversa com um treinador reconhecido argentino, salvo erro Aldo Basile, onde este numa simples conversa de café juntou várias garrafas de água e fez um sistema táctico, chegando numa altura a afirmar, com o rosto triste, "este, acabou. O futebol de hoje não precisa deste". Por "este", entenda-se, o jogador que é conhecido com o " 10", e citava vários exemplos, desde Riquelme até Aimar, passando por Ronaldinho, jogadores que foram "obrigados" a abdicar das suas formas de jogar, mais livres tacticamente, passando para os flancos como solução para que o seu futebol encaixasse nas suas equipas. Até Anderson, um puro nº 10, está a jogar no Manchester United duma forma completamente diferente àquela que jogava no FCPorto, passando a jogar como médio "box-to-box", conforme gostam de apelidar os jornalistas desportivos.

Hoje em dia, tal e qual o que se passa no futebol europeu de alto nível, no sistema táctico de Jesualdo Ferreira um jogador com essas características tem muitas maiores dificuldades de entrar na equipa, estando jogadores, como Leandro Lima, a pagar por isso, além da sua juventude e de ter vindo dum clube com menores exigências do que o FCPorto, e um futebol que nem se compara com o futebol português.

Mesmo sabendo que a época é longa, e que o campeonato, com esta diferença de pontos e se o FCPorto não se descuidar, até poderá dar para lançar alguns jogadores mais jovens, penso que o melhor, neste momento, para a sua carreira e para que a sua adaptação/evolução fosse feita de uma forma mais certa e não a espaços, ou seja para jogar mais e não tendo oportunidades uma vez por outra, sou adepto de que Leandro Lima deveria ser emprestado, se possível, a um clube de média dimensão .

Na minha opinião, toda a gente poderia ganhar com essa decisão, o clube porque poderia ver um dos seus activos mais jovens e com uma maior margem de progressão a adaptar-se com sucesso e com maior rapidez ao futebol nacional preparando-o para a próxima época e o jogador porque teria hipóteses de mostrar a sua qualidade, que já demonstrou ter, mas mais habitualmente nos relvados nacionais.

19 comentários:

  1. este é um dos exemplos de como o FCP "keima" os jogadores k vem rotulados de craques..(a unica excepçao foi Anderson e Lucho..se se lembrarem de mais alguma agradeço k me digam)..Felizmente a nivel interno nao se tem notado pois temos tido ekipa (diga-se plantel) mais k suficiente pra dominar..se a adaptaçao a um futebol diferente ja e dificil..kto mais a jogar fora da posiçao..Leandro Lima tem k jogar no centro nao nas linhas..nao pode ser o extremo de um 4-3-3..mas tem k ser o Pivot de um 4-4-2..mas se tivermos com este a paciencia k tivemos com Deco..Temos aqui um novo "Deco".Deco que tambem "aprendeu" a jogar em 4-3-3(primeiro com Santos,depois com Mourinho.Pk a verdade e uma:Fabiano,Diego(Campeao brasileiro com Robinho,quem via o Campeonato Brasileiro na Tvi deve-se lembrar),Renteria,Farias,etc etc..eram e sao Jogadores de Top do Futebol SulAmericano..Diego comprovou aki k era um grande jogador..mas concordei com Adriaanse pois um numero 10 nao cabia num 3-3-4..Vende-lo foi um erro..empresta-lo seria o mais correcto..Espero que nao façam o mesmo com Leandro Lima..pois quando Quaresma sair no final desta epoca nao se admirem de ver o FCP jogar em 4-4-2(mas um 4-4-2 rotinado e nao como Jesualdo faz..experiencias) e ai Lendro Lima pode encaixar mto bem..Fabiano esta a brilhar no Sevilha..de certeza que nao foi la k aprendeu a jogar,Farias..outro grande jogador,ainda nao o provou..mas espero k nao o deitem fora como a outros..E Renteria ja leva 7 golos numa ekipa de meio de tabela em França..tem é k jogar na cabeça da area..e nao nas linhas ou com 2 avançados como fazia Jesualdo..
    Desculpem a extensao do coment..


    P.S. - E que tal Daniel Carvalho no FCP??..ouvi uns rumores..vamos esperar pra ver..

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Menphis, com toda a consideração...não concordo nada! L.Lima é jovem, tem talento é internacional...tem um problema (aliás não é só ele): o modelo de jogo de Jesualdo-4x3x3-não se adapta às suas características e como o nosso treinador não tem um sistema alternativo por exemplo-4x4x2- onde Leandrinho podia brilhar, parece que o brasileiro não cabe no F.C.Porto.Mas,como acredito que Jesualdo, no fim desta época sai( espero que como campeão), L.L.ainda vai a tempo de mostrar a razão da sua contratação.Há treinadores que potênciam os jogadores, outros...salvo uma ou outra excepção só os desvalorizam.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Leandro Lima deve jogar mais e não pode entrar em desespero de causa e com poucos minutos de rodagem como na Madeira estando sempre a alternar entre o banco e a bancada.É jovem e há que o cuidar.( Já o ano passado aconteceu o mesmo ao Vieirinha ).
    Tem potencialidade e há que o fazer.

    ResponderEliminar
  4. Menphis, acho que o Leandro Lima ainda é muito jovem e ainda tem de se adaptar à equipa. Jesualdo Ferreira tem dado oportunidades, mas, essas não são as que esse jovem gostava. Se calhar Jesualdo devia-lhe dar mais tempo de jogo. O sistema de Jesualdo também não ajuda.

    ResponderEliminar
  5. se os jogadores n jogam, n se podem mostrar nem enquadrarem-se na equipa.
    o bolati em jogos como o leixoes em casa, leiria podia jogar no lugar do ENORME paulo assunção. o porto n perdia nada com isso e fazia descansar o paulo e dar minutos ao bolati.
    o farias podia entrar no lugar do postiga q nada faz, enfim
    os jogadores n jogando n se podem mostrar. e Não é em jogos de terceira categoria como a taça da liga ou intercalar que um jogador se pode mostrar.
    Mas o jesualdo n era aquele q trabalhava bem na formaçao? pois eu nunca achei e acho q se esta a confirmar...aposta tudo menos em jovens jogadores q por vezes se ve que poderiam jogar.

    ResponderEliminar
  6. Quase todos estamos de acordo, ele tem valor, e não é a entrar 20 minutos que se adaptará mais facilmente na equipa. Mas, houve uma questão que levantei : ele deverá ser emprestado ou não ? Fala-se no Boavista, como se fala entre outros clubes. Será que o clube não ganha mais em vê-lo emprestado um ano para se adaptar ao futebol português ?

    ResponderEliminar
  7. ...ou será que é melhor para ele, ficar no clube e ir-se habituando às exigências de um clube de topo, como o FCP é ?

    ResponderEliminar
  8. O FC POrto tem 2 necessidades básicas que são contratar um ala de nível e um jogador para jogar a nº 8 ou 10. Se os contratar o Leandro poderá ser emprestado senão ficava com ele.

    E emprestar o Postiga, isso sim é vital.

    ResponderEliminar
  9. Ao contrário de muitos portistas, não depositava grandes esperanças em Leandro Lima, embora o desejo, como é evidente, fosse ele ser um grande jogador, ao nível de um Deco ou um Anderson. Possivelmente estarei enganado, espero que esteja e tal como o Menphis diz o melhor será talvez ele rodar noutro clube em Portugal e se virem bem, a maior parte dos grandes jogadores que sairam do FCPorto fizeram-no, ou antes de entrarem no FCPorto ou já com contrato com o FCPorto. E isto precisamente para crescerem onde poderão ter essa possibilidade.

    Se repararem o Deco rodou pelo Alverca e Salgueiros antes de entrar no FCPorto. O Anderson andou a rodar na equipa B e tudo isto sem querer comparar as capacidades de LLima e os dois falados anteriormente.

    Já o Caso do Ibson e do Diego é diferente. Estes sim vinha rotulados de craques. Eram já primeiras escolhas no Santos um dos melhores clubes brasileiros, assim como Fabiano que já era considerado um grande craque no Brasil e assim como o Lucho que era um esteio no RiverPlate da Argentina, um dos maiores clubes deste país. Comparar o LLima com estes é um pouco absurdo, tal como comparar com estes o Anderson que vinha do Grémio, clube histórico mas que jogava na segunda divisão e o Deco que andava tb num clube secundário. E estes três precisaram ou no caso do LLima precisa de se adaptar ao futebol de alto nível e se for bom dará cartas noutro clube em Portugal.

    Em resumo, tudo o que vier do LLima é bom, é um bom jogador e se não vingar na equipa do FCPorto não poderá ser considerado um falhanço. Já o que aconteceu com o Diego e o Fabiano foi um grande falhanço e o que se passou com o Deco e o Anderson foram um enorme sucesso.

    Ou seja e por exemplo:
    - Diego e Fabiano - Grande falhanço (vieram como craque e não vingaram)

    - Lucho e Quaresma - Normalíssimo (vieram como craques e sairão como craques)

    - Deco e Anderson - Enorme sucesso (ed vieram poucos os conheciam, Anderson já mostrava muito e dava cartas na selecção brasileira, tal como LLima, mas não era um jogador feito, sairam como craques e são enormes jogadores)

    A esperaça é que LLima seja um caso igual ao último falado, mas para tal necessita de jogar e é muito difícil afirmar-se imediatamente no FCPorto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Zirtaev, o Deco jogou no Alverca emprestado pelo SLB, depois foi para o Salgueiros, e só depois veio para o FCP. Ele não " rodou" por esses dois clubes, como um jogador emprestado pelo FCP, embora PC estivesse " de olho", isto segundo reza a lenda :)

    um abraço

    ResponderEliminar
  11. Menphis, sei que não rodou como emprestado pelo FCPorto, qd disse rodar queria dizer que andou a adaptar-se durante duas épocas ao futebol português. Foi nesse sentido que falei em rodar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Eu devo estar a dormir só pode-...
    Não me acredito que alguém teve coragem de comparar o Leandro Lima ao Deco...
    Nunca depositei grandes esperanças no leandro porque acompanho com alguma atenção o campeonato brasileiro e sei que ele jogava no são caetano uma equipa pequena sem ambições e mesmo aí passou por algumas dificuldades para se impôr...
    Na sel4eção brasilçeira a sua titularidade foi uma surpresa,grande parte dos brasileiros era contra a sua titularidade e o considerava um jogador inconsequente e brinca na areia...
    Agora imaginem o que é um brasileiro que adora jogadores como Robinho q brincam muito com a bola considerarem um jogador inconsequente...é preciso ele ser mesmo muito brinca na areia.
    Desde sempre todos os amigos brasileiros me diziam que Leandro Lima sería um flop no Porto e afinal confirmou-se.
    O Porto reforçou-se mal e informou-se mal acima de tudo.
    Pensava que era só ir á seleção brasileira sub-20 e contratar um jogador qwualquer e que saía assim um novo anderson.
    A diferença é que Anderson vinha do Gremio que apesar de estar na 2ª era um clube histórico e o Anderson já era o melhor jogador do gremio ao contrario do leandro lima no sao caetano que chegou a ser banco muito tempo.
    Diego era a par de Robinho o melhor jogador do campeonato brasileiro na altura,um super craque.
    O Problema dele no Porto foi não terem tido paciencia que ele se adaptasse e não lhe darem confiança.
    Mesmo assim quando ele entrava em campo demonstrava um talento que o Leandro nunca sonhou demonstrar.
    .
    Por outro lado o Porto não se informou bem sobre as características do jogador,contratou-o como o novo nº 10 mas ele não tem condições fisicas nem tácticas para desempenhar a função.
    Ele pode jogar como 10 mas no campeonato brasileiro aonde o ritmo de jogo é lento,a marcação é fraca e é possível ter-se muito tempo a bola no pé e não tem que se lutar no meio campo pela bola e por espaço como na Europa.
    O grave é que mesmo no Sao Caetano já achavam que ele como nº 10 não dava e o encostavam muitas vezes a uma faixa...
    E sendo assim e conhecendo o nosso 4-3-3 que para ter um criativo tem que ser alguem com capacidade física para defender porque é que o Porto contratou o Leandro?
    .
    E porquê o Lino?mnal o Porto o contratou considerei logo um flop e não era preciso ser genio para saber que um jogador brasileiro de 30 anos não vinha fazer nada para o Porto...Preferimos ele ao Antunes que era jovem,português e podia evoluiur muito ainda e dar-nos dinheiro a ganhar...
    Mas esse não devia dar comissão...
    E o Farías?Alguém pensava que um jogador que estava para ir para o Pachuca tinha qualidade para ser titular numa equipa como o Porto?
    Outro negócio por explicar...
    O Porto ganhou aproximadamente 70 milhoes de euros em transferencias...e aonde o investiu?Porque não foi capaz de contratar um jogador sequer capaz de pelo menos ser uma alternativa aos titulares?
    Para vencer o campeonato jogar com 11 basta mas para a champions temos que ter banco e o Porto não tem.
    Por isso é melhor que a Sad invista em Janeiro para dar 3 jogadores a Jesualdo que ele bem tem feito por justificar mais meios para trabalhar.
    O Porto precisa de um extremo(da-me vontade de rir ler jornais a dizer que mariano será a alternativa a tarik),de um nº 10 com característicvas que se encaixam no nosso 4-3-3(o porto joga com dois 8 e nenhum 10 e há jogos em que precisamos de maior repentismo na organização de jogo) e um ponta de lança que seja alternativa a Lisandro.Um ponta de lana de créditos firmados e não um avançado decadente em fim de carreira do campeonato argentino.
    .
    Gostava que o Porto resgatasse o Ibson em Janeiro mas sei que será complicado.foi um erro dispensa-lo quando não se procuraram alternativas para o lugar dele.
    O Ponta de lança podia vir de Portugal mesmo com a contratação do Linz.às vezes os grandes têm a mania de procurar fora o que podem contratar mais barato em casa.
    .
    .
    O Leandro emprestava-o a um clube português ou então a um clube de topo do futebol brasileiro.
    Dispensava o Farias também.
    O Postiga só o vendería se pagassem um bom valor por ele e se fosse contratado um avançado de créditos firmados.
    Digam o que disserem o Postiga tem bem mais potencial que o Adriano e o Farías,todos n~´os já o vimos com o Mourinho e até mesmo a espanços com Jesualdo.

    ResponderEliminar
  13. tal como o Zirtaev não depositava mts esperanças no Leandro Lima embora esteja a torcer para que ele me surpreenda claro!!
    a verdade é que durante as POUCAS oportunidades que tem não traz nd de novo e bom para a equipa, ainda parece muito perdido e pouco adaptado a estes novos níveis de exigência concentração e competitividade! quanto ao facto de o sistema de Jesualdo não ajudar isto não tem razão de ser ou não foi ele que o contratou? aqui sim reside um problema grande do nosso clube nos últimos tempos QUEM FAZ AS CONTRATAÇÕES? se o Leando não serve à maneira de jogar no FCP pq o fomos buscar!
    concordo com o facto de op emprestarmos, é um jovem com enorme potencial não o devemos desperdiçar claro por isso emprestar a um clube de meio da tabela parece-me a melhor solução!

    acho que o porto podia dar uns arrumos à casa neste Janeiro, emprestar uns jogadores ou até quem sabe dispensar e comprar um ou dois, mas repito, de qualidade e valor, não queremos mais palha p dragão!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  14. O Anderson foi como o algodão!, não enganou. Bastou a qualquer adepto de futebol ver jogar 1 jogo para concluir que estava ali alguém que daqui a 2, 3 anos, senão tiver lesões, estará ao nivel dum Cristiano Ronaldo, dum Messi, salvaguardando o facto de jogarem em posições que não são. exactamente as mesmas.
    Quanto ao Leandro Lima, neste mesmo momento falar dele é o mesmo que falar nos igualmente putos que estão a rodar na Académica ou no Leixões e que nos pertencem. Não mostrou nem mais nem menos que os ditos cujos, os quais têm neste momento a vantagem de jogarem mais em clubes menos. É só!

    ResponderEliminar
  15. O Linz seria uma boa alternativa para PL mas não se esqueçam que o FCP não consegue comprar em Braga. O portista Salvador é bom é a fazer negócios com o sócio do benfas. Não se esqueçam de Madrid (6 milhoes) e Rodrgiuez (8 milhoes), falados como alvos do FCP num passado recente. O tipo abre a boca até trás para pedir dinheiro. Não vendeu Luis Filipe ao Anderlech por 4 milhoes euros, e pelo que se lê hoje, creio que no ojogo, vendeu-o ao benfas por 500 mil!!

    ResponderEliminar
  16. Muita gente fala do Vieirinha e do Paulo Machado e de como seria bom os seus regressos. Aconselho a todos a verem os jogos do Leixões e vejam se eles são titulares.
    Apesar de gostar de Paulo Machado ele nem no Leixões joga, porque no seu lugar estão 2 bons jogadores da casa, quanto ao Vieirinha se ele quiser um digo-lhe um boa nutricionista para ele se cuidar. Aquilo parece que rebola.

    ResponderEliminar
  17. É preciso ter muito cuidado na apreciação deste jovem brasileiro.
    Assiti com muita atenção ao seu desempenho no mundial da categoria, no qual se destacou mais que o Pato, entretanto contratado pelo AC.Milao!
    Parece-me a mim que tem grande potencialidade, no entanto é muito jovem, algo franzino( o Rui Barros tb o era)e talvez o seu unico senão é agarrar-se muito á bola, mas tal é tipico dos sul americanos rotulados de craques!
    Temos de lhe dar mais oportunidades e alem disso deve jogar mais como medio esquerdo ofensivo num esquema de 4*4*2, aquilo que o professor ainda não conseguiu fazer no plantel do Porto, o que me desagrada.
    Não o devemos desperdiçar como o fizemos com o Diego e recentemente com o Ibson(somente o melhor medio do campeonato brasileiro!!)
    Uma nota para a bancada:
    Ernesto Farias é no momento o segundo melhor goleador no activo do campeonato argentino!
    Porque é que nunca é opção?
    Ao menos para analisarmos melhor as suas caracteristicas que na minha opinião encaixam muito bem no tal sistema alternativo 4*4*2,jogando como ponta de lança ao lado de Lisandro...
    Cump.

    ResponderEliminar
  18. Menphis :

    Questão pertinente e polémica.

    Eu, se calhar poeticamente , acho :

    -Jogador contratado é para ficar (rendibilizar) no clube que o contratou.

    -Só assim será possível adaptar-se à realidade do meio envolvente e absorver na plenitude :

    os ensinamentos, a disciplina ,
    o rigor , a mística do clube e o espírito de campeão.

    -Só assim crescerá como pessoa e atleta , valorizando-se .

    -Só assim haverá retorno para o clube que contrata.

    ResponderEliminar
  19. ta tudo a esquecer-se do factor essencial: dinheiro.
    Leandro Lima veio por um milhao e meio, nao sai por menos do que isso de certezinha.
    Lina veio sem custos, o antunes deve ser carinho.

    ResponderEliminar