20 dezembro 2007

Diferenças que acentuam a nossa superioridade. Também podia ser o marasmo ao virar da esquina.


O FC Porto está prestes a chegar ao Natal com a vantagem que nos habituou. Enquanto no campeonato deixa os adversários sedentos por contratações e os jornais fazem o seu papel de vendedores de banha da cobra (ver excelente post do Zé Luís de dia 16), o Dragão passeia-se com a nobreza de um relógio suíço. O superior andamento do FC Porto é evidente e este campeonato menor, fechado em si mesmo, de uma liga que vende os seus produtos com a sabedoria de um merceeiro e que é composta na generalidade por um dirigismo de encher os bolsos de poder, não pode usufruir por muito mais tempo do FC Porto. É tempo de nos prepararmos para voos mais altos e patamares de exigência idênticos aos nossos. Uma liga europeia é premente.

O jornal O Jogo que nos últimos tempos até tem pactuado com as vendas de Lisboa, lembrou-se de fazer um quadro onde dava conta das diferenças pontuais à 13ª jornada entre o FC Porto e o crónico candidato da imprensa, o SLB.

2007/08 - 10
2006/07 - 11 *
2005/06 - 6
2004/05 - 0
2003/04 - 6
2002/03 - 4 **
2001/02 -1
2000/01 - 7
1999/00 - 1

1998/99 - 5
1997/98 - 11

1996/97 - 5
1995/96 - 8 ***

* Apesar de ter 11 pontos de distância, o Benfica tinha um jogo em atraso por disputar - relativo à 1.ª jornada - com o Belenenses, que acabou por ganhar.
** O Benfica tinha um jogo a mais (que venceu). Na prática, eram sete os pontos de diferença para o líder.
*** Esta foi a primeira época em que as vitórias começaram a valer três pontos


Fonte: O Jogo

É tempo de nos libertarmos deste marasmo de nos obrigarem exigências competitivas que não são mais do que correr contra nós próprios, superar recordes que já são nossos, ora contra 11, contra 12, 13, 14…

Mesmo contra 14 e a tendência não tem mudado. O gráfico do jornal O Jogo esquece-se – pudera – das sucessivas épocas em que o FC Porto tem jogado contra 14. Ao FC Porto convém sempre marcar 2 golos. Os “outros” precisam de colinho do espanhol para ganharem “ganas”, de outra forma aquilo é balneário sem motivação. Falta o SCP que não conta para os desenhos do Jogo, mas a avaliar pela capa do jornal Record desta semana, “os leões estão de volta”, assim mesmo – o quer que seja que isso signifique.

Ora, descontando as épocas em que os adversários da 2ª circular iniciaram a estratégia da intimidação e dos jogos de bastidores, o FC Porto não tem feito outra coisa senão ganhar. Simples. Analisando o campeonato de relance, poderá dizer-se facilmente que somos favoritos, que podemos encomendar as faixas, que a Liga dos Campeões está ao virar da esquina, e a decrépita Taça de Portugal – descanse em paz, ámen – como um passeio garantido para a final dos piqueniques, é fazer o jogo dos nossos adversários, é entrar na mediocridade. O FC Porto compete época após época com a agonia de quem compete há demasiado tempo consigo mesmo. Só uma grande equipa como o FC Porto não cede perante o marasmo dos seus oponentes. É dificil não bocejar...

Ecos de uma certa blogosfera a sofrer com azia
Os blogues verdes ou encarnados tem perspectivas diferentes. Dei-me ao sacrifício de os visitar para saber como anda o seu moral. Aleatoriamente, escolhi dois blogues sportinguistas, e qual não é o meu espanto quando me deparo com o encerramento dos mesmos. Os administradores queixam-se de tudo e mais alguma coisa – tudo feito no sobejamente conhecido jeito “Kalimero” – a verdade é que os lagartos estão de volta às pedras, para a sua hibernação de Natal.

“A verdade é que mais do que nunca, chego à conclusão que estou incapacitado para fazer mais, fui vencido pela medianização (ndr: “medianização” não conheço) para a qual caminha o meu clube. Não me sinto capaz de lutar mais contra a verdadeira "pandilha" que gere o clube pelo qual eu sofro desde criança.” Blogue “Sporting Sempre

(…) ”O desânimo atinge tal ponto que se começa a questionar se realmente vale a pena…” (…) É a “despedida”. Blogue Sportinguismo

Pela “Tertúlia Benfiquista”, o peso das derrotas é evidente. Ainda assim, vão tendo tempo de considerar o golo de Lisandro Lopez contra o Vitória como sendo ilegal por fora do jogo do argentino… (RISOS). Deram-se ao trabalho de colocar uma foto deturpada para sustentar a sua fraca argumentação. A foto disponibilizada nesse espaço não tem a linha negra que prova que o fora de jogo é inexistente. Os blogues benfiquistas aprenderam uma forma de intoxicarem os seus leitores. Ora vejam:

“A equipa da casa estava a ganhar por 1-0 e desta jogada resultou o 2º golo, sendo que a equipa visitante estava a mostrar-se bastante perigosa.” (Risos, novamente…)

Ainda na Tertúlia e sobre os hábitos gastronómicos de Belém, o administrador escreve…

“Como explicar, então, a exibição de Sábado? Não tenho explicação. E é isso que mais me preocupa” (…) “E agora?

Os objectivos:

Não me parece que os objectivos tenham mudado. O primeiro continua a ser o campeonato, se não para ganhar, que se tornou difícil, pelo menos para defender o 2ª lugar que dá acesso à Champions. Portanto, no campeonato teremos de continuar a lutar e a jogar para ganhar todos os jogos, sem abrandamento. Se o conseguirmos, o 2º lugar não nos foge - e pode ser ainda que cheguemos ao primeiro.” Blogue Tertúlia Benfiquista

Definitivamente, nada de novo.

Vítor Baía
"Selecção é que perdeu"
Vítor Baía, em entrevista ao sítio oficial da FIFA, fez um resumo da sua "brilhante" carreira. "Ganhei quase tudo que havia para ganhar e os títulos vão perpetuar o meu nome no tempo. Uma carreira depende de títulos e eu ganhei muitos e ninguém me pode tirá-los", constatou o ex-guarda-redes, que se assumiu "um símbolo vivo" do FC Porto e do futebol português (…) uma carreira vitoriosa, da qual emergem os 32 títulos conquistados em 18 anos como profissional (…) Apesar dos títulos internacionais conquistados (Taça das Taças, Supertaça Europeia, Taça UEFA, Liga dos Campeões e Taça Intercontinental), Vítor Baía lamentou não se ter sagrado campeão ao serviço da selecção portuguesa: "Fiz 80 jogos e teria adorado vencer um título internacional pela Selecção Nacional (…) "Depois do Mundial' 2002, o mister Scolari tirou-me da equipa sem qualquer explicação. Em 2003/2004, fui eleito o melhor guarda-redes da Europa, fui campeão português e europeu, e mesmo assim não fui chamado. Acho que nenhum país deixa de fora o melhor guarda-redes da Europa, mas aconteceu-me a mim", (…) "Olhando para trás, acredito que a Selecção perdeu mais do que eu".
Retirado do jornal “O Jogo”

Pois eu não tenho dúvidas que a Selecção Nacional perdeu muito mais do que Baía. Primeiro porque este não estando lá nunca poderia ter perdido o quer que seja e por outro lado porque é evidente que o melhor guarda-redes da Europa na época 2003-2004 faz(ia) falta em qualquer equipa do Mundo.

Baía, o melhor guarda-redes português de todos os tempos não precisa de Rascords para justificar a sua superioridade na função. Não foram precisos outdoors espalhados pelo Montijo, ainda que os motivos de Baía tivessem mais justificação do que aqueles que serviram para defender as birras do “Ricardinho Pia Fininho”. A mim ninguém me tira da cabeça a ideia que Baía não sofreria o golo da final com a Grécia.

Por fim podem relembrar o efeito passarinho do actual guarda-redes do Bétis - desta vez, na perspectiva do adepto…grego.

Baía não estava lá. Baía não perdeu nada.



Liga Intercalar
FCPorto 2-0 D. Aves
André André 29' e Edgar 45+1'

Equipa: Ventura, Eridson, Stepanov (André Pinto 46'), João Paulo (Tengarrinha 46'), Lino, Graça (Dias 63'), Castro, André André (Ramon 73'), Rui Pedro, Edgar (Farias 46') e Marco Aurélio

15 comentários:

  1. Até fiquei arrepiado de ver o video...
    Parecia um golo do FCP, até vestem de azul-e-banco...

    ResponderEliminar
  2. Com o merdoso do Ricardo a ser comido como nem um papalvo.
    Viva Baía e o F.C.Porto!!

    ResponderEliminar
  3. Caros,

    Concordo com a ideia que o Baía merecia estar na selecção no Euro 2004 e custou-me ver a maneira como foi afastado.

    Agora não me parece grande ideia colocar este filme aqui. Este é sem dúvida um dos momentos mais tristes da minha "carreira" como adepto de futebol e acho que nenhum português gosta de rever este momento.

    Assim, corremos o risco de qualquer dia se quisermos defender a titularidade do Nuno, colocamos aqui o primeiro golo do Chelsea nos oitavos de final da Liga dos Campeões no ano passado.

    Em relação à superioridade do Porto ela é inequívoca mas não podemos relaxar, a vitória na Madeira é essencial!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. "uma liga que vende os seus produtos com a sabedoria de um merceeiro e que é composta na generalidade por um dirigismo de encher os bolsos de poder, não pode usufruir por muito mais tempo do FC Porto".
    Parabéns, Teixeira. Isto resume tudo. E, a propósito, na mesma linha de pensamento que propões, estou a pensar num apanhado de coisas dos últimos dias sobre a real preocupação dos adeptos em geral e jornaleiros em particular.
    É indiscutível que o FC Porto não é deste campeonato. Há muitos anos. Eu ainda pensei, para tornar a coisa séria, em importar árbitros para darem mais credibilidade à Liga. Hum... tu vens com a ideia de o FC Porto jogar noutra liga. O Dias Ferreira fanático está com sede de poder na Liga dos sem Liga que são as II e III Divisões. O Vasconcelos doente pede que o Apito Dourado rebente com os títulos do Porto.
    Acho que estás a dar argumentos aos rivais, embora a tua ideia seja levar o FC Porto lá para fora, onde se compete a sério, não se levantam queixas de arbitragem nem a Imprensa está ocupada a fazer contas sobre a melhor forma de evitar que a hegemonia portista se propague.
    Olha, se de -10 a temperatura se agrava para -11 ou -13, a preocupação lisbonense de albergar, com a vaga de frio, os sem-abrigo no novo túnel da Linha Azul (que já nem Metro têm sozinhos...) não vai chegar para tanto necessitado!
    É deveras preocupante...

    p.s. - de Baía não vale a pena dizer mais nada a não ser o que já foi dito: desterrado Ricardo para as terras andaluzes, longe dos focos lisboetas, sem defesa de amigo e ombro próximo para chorar, a vitsalidade de Baía continua em grande.

    E da Liga Intercalar, estamos a rodar o Lino para emprestar ao Braga (ou ir para a Alemanha, ouvi dizer) e Edgar que, para pena minha, deve ir para a Académica tal como Adriano para o Panathinaikos.

    ResponderEliminar
  5. Adamastor, o objectivo do video não é exultar com a vitória da Grécia ou, se quiseres, com a derrota de Portugal. O objectivo do vídeo é dar mais uma perspectiva (que ainda não conhecia) do enorme falhanço do guarda-redes que estava na baliza e que ajudou Portugal a perder esse jogo. Pelo menos é assim que vejo o video neste post. Em relação ao Baía, é enorme, não necessita de muitos comentários e se tiver paciência traduzirei a excelente entrevista, de que o Teixeira fala, que aconselho a todos lerem, e que se tiver oportunidade colocarei aqui no blog na íntegra.

    Qt ao resto, li algures alguém falar de uma liga ibérica e da urgência que seria formá-la. Embora goste de ver o FCPorto campeão todos os anos o certo é que este país é mesmo é um marasmo e só os ataques mesquinhos e constantes ao FCPorto nos fazem tirar sempre um cada vez maior prazer em vencer cá dentro. Mas a tal liga ibérica não seria algo que desdenharia por completo porque nela o FCPorto além de estar num campeonato onde faria grandes jogos, com enormes clubes, teria tb grandes apoios, como têm os clubes em Espanha e que não existem em Portugal, e com a gestão que tem tido não duvido que poderia ter grande sucesso. É evidente que tudo isto é só o imaginário a trabalhar e que a muitos choca só de pensar, mas seria tb algo muito interessante na minha opinião.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo post Miguel .

    Apesar de não ter muito tempo para comentar não queria deixar de referir um post hoje do portista Francisco José Viegas no seu blog " Origem das Espécies"

    "Na página da RyanAir dedicada a eventos de futebol lê-se que o FC Porto é «one of the most powerful European football clubs and reduce the influence of the Lisbon clubs, which was notorious during António de Oliveira Salazar's Dictatorship». Eis uma lição de geopolítica como rodapé de tarifas aéreas mais baixas. "

    Penso que não há muito para acrescentar, um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  7. Ainda sobre as contas de merceeiro da Liga e em tudo o que é distorcido e medíocre no futebol português, sempre e sempre nos gabinetes por gente incompetente, anotem esta.
    Acabou de sair a lista de castigos da semana da CD da Liga. Paulo Bento foi suspenso 12 dias (+ multa) pelo que disse após o Benfica-Sporting que creio ter sido em finais de Setembro ou início de Outubro.
    A suspensão de 12 dias foi por ter dito na conferência de Imprensa:
    "Há falta de vergonha".
    Depois acrescentou:
    "Há falta de vergonha de quem dirige os jogos [Pedro Henriques era o visado nesse jogo] e de quem nomeia os árbitros [Vítor Pereira]".
    Agora, é certo que a instância disciplinar foi outra, a CD da FPF, quando penalizou com 15 dias Adriaanse na sequência do Naval-FC Porto, da Taça de Portugal, apitado por Bruno Paixão.
    "É falta".
    O árbitro, conhecido pelo seu equilíbrio e bom senso além da capacidade (inata?) de apitar, registou a impertinência no boletim de jogo com todas as incidências.
    Dizer "é falta" vale 15 dias.
    Dizer "há falta de vergonha" vale 12 dias.
    É isto o futebol português. Entre outras coisas. Mas nem a Liga nem a FPF mudam este estado de coisas.

    ResponderEliminar
  8. Desculpem voltar a um tema entretanto focado aqui há dias.
    Para algumas mentes desfocalizadas, aqui vai de hoje o José Adelino Maltês que é lisboeta e vê Portugal de outra maneira, já agora:
    "Porque o Tejo é o rio que passa na minha aldeia e continuamos o Portugal de sempre, um país castífero e capitaleiro, onde os provincianos da capital acusam os restantes de mais provincianos, neste jogo de castas, onde continuamos o tradicional ciclo de um estadão que nos quer revolucionar ou reformar, mas, onde, passada a euforia do gigante de pés de barro, fica a pós-revolução das viradeiras, onde o Portugal Velho resiste de forma neocorporativa e neofeudal ao sonho do Portugal Novo.
    De vez em quando há um Marquês de Pombal, uns vintistas, uns republicanos do 5 de Outubro, uns revolucionários do PREC, mas, logo a seguir, seguem-se as festas de família, dos "gentleman's agreement", do "porreiro, pá", onde continua a ilusão do condicionamento industrial e do proteccionismo. Daí a escolha da crise do BCP e do anti-herói Berardo. Para não contar a história do velho, do rapaz e do burro.
    O BCP, no modelo Jardim Gonçalves, é a ordem da sacristia, dos sucessores com aquele ar de meninos bem comportados, de bons alunos, antigos governantes de Cavaco, com ar de sócios do Sporting Clube de Portugal. Berardo é o irmão-inimigo que gosta de estragar a festa no adro da Igreja, só porque não foi convidado para o recato da sacristia. E no ano de 2007, assumindo a postura de Zé do telhado e de banqueiro anarquista, tanto atacou o modelo CCB dos intelectuais à Mega Ferreira, como foi saudado pelos trabalhadores da CGTP na assembleia-geral da PT, antes de querer comprar o Sport Lisboa e Benfica e de apresentar uma denúncia contra os donos do poder do BCP na Procuradoria-Geral da República.
    Assim continuamos, entre a direita e a esquerda, entre o Sporting e o Benfica, com muito Fado, Futebol e alguma Fátima. E assim chegamos a Lisboa, onde Lisboa é Portugal e o resto da província é paisagem. E de Lisboa nos vêm os banqueiros, os magistrados, os ministros, os partidos, a revolução, as reformas e a própria proibição dos referendos, porque é preciso pôr a Europa a funcionar e o povo nos carris. Mesmo quando vivemos um ano de madeirenses, entre Alberto João e Berardo, entre Ronaldo e Jardim Gonçalves. Julgo que este gigante com pés de barro apenas precisa da funda de um qualquer David que venha continuar a dizer que o rei vai nu".
    Chega?

    ResponderEliminar
  9. E que tal umas pazes PC - LFL, para a época natalícia, que acham?

    Acidente! Pinto da Costa e Filipe Vieira chocam com os respectivos carros

    num cruzamento.



    Em vez de começar a disparatar, Pinto da Costa diz a Vieira:



    - Num bamos discutire, carago. Já¡ basta fazermos isso no futebole. Façamos

    as pazes...



    E estende a mão a Vieira. Este, surpreendido pela bondade de Pinto da

    Costa, aperta-lhe a mão. Pinto da Costa então diz:



    - Bamos já¡ celebrare as nossas pazes cum binhinho do Puorto!



    Vieira não se faz rogado, pega na garrafa, emborca metade e passa-a a

    Pinto da Costa. Este não pega nela.



    Vieira, intrigado, pergunta:



    - Entã£o homem, você não bebe?



    - Nom! Estou à espera que chegue a polí­cia pra bocê assuprare no

    balomzinho!

    ResponderEliminar
  10. Para o sorteio da Champions, amanhã às 11h, bolas azuis e brancas.
    É justo.

    p.s. - na UEFA são vermelhas e amarelas. É do Natal.

    ResponderEliminar
  11. Ainda sobre o tema que JPP inventou, a resposta no Blasfémias:

    Nos sapatos do 'outro' ou HÁ LIMITES MESMO NA LUTA POLÍTICA
    Caro Dr. Pacheco Pereira,

    Vamos supor que algum intelectual renomado, vá lá, um fazedor de opiniões para além da própria, a propósito do processo Casa Pia (I e II), dos ditos daqueles dois advogados casapianos ou dos seus livros, das revelações retardadas da dra. Catalina, das juras dos políticos das últimas décadas sobre a atenção desvelada que deram ao assunto, se lembrava de sentenciar:

    - «que há um "meio" muito pouco saudável EM LISBOA, que se tem vindo a criar nos últimos 20 anos, que goza de consideráveis cumplicidades e complacências, policiais e políticas, no PS e no PSD, onde tudo acontece e parece que nada acontece, e que, quando se diz aquilo que é uma evidência, cai o Carmo e a Trindade»;
    ou:
    - «… Numa também típica reacção "italiana" - os mafiosos dos Sopranos quando são perseguidos pelos seus crimes respondem que se trata de uma perseguição aos italo-americanos -, levantam-se vozes indignadas a defender, imaginem, LISBOA E O BENFICA…»;
    e ainda:
    - «… E é exactamente por isso que a doença que grassa já há uns anos (…) me preocupa e não me cala. Não foi o PORTO que a inventou, foram LISBOETAS que a fizeram e que a mantêm com todos os maus argumentos e com a única lógica que conhecem, a do poder e a do dinheiro, com a mesma dimensão do Bada Bing. Tenho a veleidade de considerar que, falando desta doença e destes "meios", sirvo melhor a minha terra…».

    Como ficariam o Carmo e a Trindade acima citados? O que julgariam os lisboetas de tais analogias? O que sentiriam ao verem-se envolvidos na subtil leviandade de se tomar a parte pelo todo?

    Só fiz este exercício para que se saiba o injusto murro no estômago que alguns, como eu, sofreram ao ler o seu texto.

    Etiquetas: Se há crime em Lisboa a questão é portuguesa mas se acontece no Porto então temos Palermo

    Carlos Abreu Amorim

    ResponderEliminar
  12. Mais uma prà mesa do canto:
    ouvi na RR que se suspeitava de um caso disciplinar grave na Liga a implicar eventual descida ou perda de pontos na I Liga.
    Pensaram, claro, que o apito ia apitar.
    Pode ser que outro galo cante.
    Ou alguém vá ao xadrez...

    ResponderEliminar
  13. Outra de hoje no JN:
    Inquérito contra Carolina Salgado por consumo de droga foi arquivado
    Investigação foi desencadeada pelo livro “Luzes e sombras de um Dragão”



    A equipa de investigação do Apito Dourado arquivou um inquérito aberto a Carolina Salgado, ex-companheira de Pinto da Costa, por não ter encontrado qualquer indício de que consumiu drogas ou induziu outros a fazê-lo, disse hoje fonte judicial.

    O despacho de arquivamento, a que a Lusa teve acesso, concluiu também que não há qualquer prova de que Carolina teria exigido dinheiro a José Mourinho para retirar do livro "Eu Carolina" um relato que envolvia a vida pessoal do treinador de futebol.

    "A verdade começa a vir ao de cima", afirmou Carolina Salgado, em declarações à Lusa, lamentando que haja quem se preste a dizer "mentiras" a seu respeito, manifestando-se "satisfeita" com a decisão judicial.

    O inquérito teve como base o livro "Luzes e sombras de um Dragão", escrito pelas jornalistas Felícia Cabrita e Ana Sofia Fonseca, onde – sublinha-se no despacho da equipa de Maria José Morgado – "se relatavam factos susceptíveis de consubstanciar crimes públicos", nomeadamente o de consumo e tráfico de drogas.

    Baseava-se ainda em declarações de Ana Maria Salgado - irmã gémea de Carolina - sobre um alegado crime de extorsão por parte de Carolina Salgado a José Mourinho ao exigir-lhe dinheiro para não publicar uma "estória" que o envolvia.

    O inquérito, que envolveu a audição de várias testemunhas, entre elas Paulo Lemos, concluiu não haver "quaisquer indícios de que Carolina Salgado consumisse drogas ou tivesse fornecido cocaína a Rui Passeira para que este consumisse".

    Nos autos consta que Rui Passeira se escusou a prestar declarações, enquanto que Paulo Lemos - que já havia afirmado o contrário noutras ocasiões - disse "nunca se ter apercebido de que Carolina tivesse fornecido cocaína a Rui Passeira", frisando que apenas sabia o que lhe tinha sido dito.

    Concluiu-se, assim, não haver "os elementos probatórios" necessários para fundamentar uma acusação contra Carolina Salgado e Rui Passeira por aqueles crimes.

    No que toca à suposta extorsão a José Mourinho, a equipa de Coordenação do Processo Apito Dourado ouviu o responsável editorial da editora "D. Quixote", Juan António Mera Bujan, o qual garantiu que "a omissão das referências no livro "Eu Carolina" a José Mourinho resultou da iniciativa da própria editora que propôs a Carolina Salgado a sua retirada.

    O inquérito abrangeu ainda uma terceira questão, também arquivada, a de se saber se o médico Fernando Póvoas teria prescrito medicamentação, em doses excessivas, a Carolina Salgado, pondo em risco a sua saúde, o que não se confirmou.

    O facto vinha descrito no livro de Carolina, mas os investigadores decidiram que o clínico não violou as regras e deveres da sua profissão.

    Este último parágrafo diz que nem tudo o que vem no livro de Carolina é verdadeiro.

    Dos primeiros parágrafos retira-se que a equipa coordenadora do Processo Apito Dourado (POD) PODE julgar sendo juiz em causa própria.

    No 3º parágrafo, a sentença maior:
    ""A verdade começa a vir ao de cima", afirmou Carolina Salgado, em declarações à Lusa, lamentando que haja quem se preste a dizer "mentiras" a seu respeito, manifestando-se "satisfeita" com a decisão judicial."

    Brilhante, digo eu.

    Quem mente é o gang da Ribeira, claro...

    ResponderEliminar
  14. Boas,

    Como sempre, um post com a qualidade a que o blog já nos acostumou. Começando pelo fim:
    Baía colocou o dedo na ferida. Foi a Selecção, e não ele, quem perdeu com a sua ausência, injustificada, acrescento eu. Portugal, ao contráriodo que os adoradores de ídolos fajutos acham, nad ganhou para merecer os sucessivos encómios com que cobrem a turma do brasileiro.

    Com o lote de jogadores à disposição, contendo vários campeões europeus, depois de um massivo apoio tuga, de condições logisticas k nenhuma outra Selecção lusa na história teve, conseguimos a "proeza" de perder para os gregos, naquela final em que a "qualidade" do sucesor de Baía ficou bem patente...

    Quanto ao resto, é mesmo verdade k o Porto, nesta pouco competitiva Liga, luta contra si próprio e contra os demónios interiores, que o tentam sucessivamente para uma via de descompressão, de relaxamento e de falta de motivação. São esses os adversários dos azuis e brancos, neste momento. E, depois da lição recebida na 2ª volta da época passada, estou crente k os erros do passado não se repetirão.

    Mas, convenhamos, com tal avanço e tamanha demonstração de poderio, o Porto de Jesualdo pode, quiçá, fazer como o Porto de Mourinho. Sábias rotações, lá mais para a frente, quando a Champions começar a fazer a sua selecção natural. E aí, com um pouco desorte no sorteio de amanhã (não me esqueço k da única vez em que vencemos o grupo apanhamos nos oitavos o Manchester), este Porto pode almejar chegar longe...

    Será um longo caminho, até essas decisões, sobretudo porque a guarda nunca pode ser baixada. Sabemos o k nos aguarda, na sombra, sempre vigilante. A mais valia dos adversários, aquele obstáculo vestido de negro e de apito na boca. Não nos iludamos. O Porto sofre hoje, provavelmente, o maior ataque da sua longa e secular história. Livro, filme, artigos de opinião, tudo vale para denegrir, para rebaixar, para atacr. Até alguns "insuspeitos" ex-comunistas, virados para a social-democracia, dão agora em opinadores vernaculares, destilando ódio em cada sílaba. É contra isso que temos que estar precavidos. Esse imenso polvo está apenas adormecido, aguardando uma mísera oportunidade, para regressar em força.

    Por isso, e para isso, nada como usarmos a melhor arma de sempre, aquela que os arrasa: GANHAR. VENCER DE FORMA COMPULSIVA.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  15. Estive a ver com alguma atenção o jogo da luz entre o menos 10 e o Estrela da Amadora porque, sinceramente, ainda não tinha tido a oportunidade de ver Luís Aguiar e Fernando a jogar.
    Pode ser que mude entretanto mas na minha opinião Aguiar é mais um Marianito. Mais um que correu mal! Bota pó contentor e manda vir outro. Fernando...nem gostei nem desgostei mas parece-me que tem mais qualquer coisa que o uruguaio. Vou tentar seguir com mais atenção este segundo já que o primeiro...

    ResponderEliminar