27 março 2010

Argumentário para um título (III)

Paulo Paraty (a comentar o Benfica-Braga na RTP-N, com a impossibilidade de um árbitro prever que se deixar marcar um canto para além da hora pode dar golo; falando da carreira do Benfica no campeonato):
"Se calhar o Benfica podia ter empatado alguns jogos mas fez algo mais num instante para acabar por ganhá-los" (o sentido é este).

Lembro-me, por exemplo, de um penálti espantástico em Leiria (1-2); um golo aos 90' de uma conveniente falta lateral (Guimarães), por sinal do mesmo árbitro de hoje Pedro Proença; um golo aos 90' na sequência de uma falta inexistente (Naval); um golo precedido de grave, insanável e indelével irregularidade (FC Porto); um golo em fora-de-jogo nos descontos (Olhanense).
Mas gostei de ver o ex-árbitro a falar de técnica, táctica, estratégia e até agonismo de ver jogadores e equipas a superar os seus limites.
E ainda há quem desconfie que os árbitros não sabem ver jogos de futebol, não conhecem os jogadores e não sabem quando se ganha balanço ou avanço na classificação.
Lembro-me até que José Mourinho, após um FC Porto-P. Ferreira, chamou a Paulo Paraty "batoeiro" (lembrei-me, entretanto, do epíteto que lhe lançou).

6 comentários:

  1. O Paraty até deu opinião "sobre os seis ou sete jogadores que o benfica não conseguiria segurar na próxima época", sobre os "jogadores que esta época explodiram - Di Maria" e que "passaram a marcar muitos golos - Cardoso - desde que passou a ser apoiado por Aimar e por Saviola", etc.

    Um arbitro, contratado pela TV para falar de arbitragem, põe-se nestas apreciações benfiquistas. Os gajos mesmo que queiram disfarçar, não aguentam. É mais forte que o comichão no cú. Têm que coçar, dê lá por onde der...

    Paraty, seu manhoso, só tens pena é de teres conseguido dar mais à Agremniação de Carnide.

    Nunca foste mais do que um da "comitiva oficial"...E agora mendigas apoios para chegares á comissão de arbitragem, não é, seu manhoso ?

    Sempre "pelo outro lado", sempre "pela transparência"...

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me perfeitamente que houve outros jogos em que o SLB marca golos a seguir a cantos e faltas inexistentes (a tão reclamada mão do Rodriguez é consequência de um canto completamente inventado).
    Infelizmente, não me lembro dos adversários... às tantas, um gajo perde a conta.

    ResponderEliminar
  3. Só quem não conviveu com ele na juventude, é que pode pensar que o homem não sofre da doença bermelha.

    O que mete comichão é haver portistas a lançar grandes loas aos benfiquistas entrando na onda de fim de ciclo, não só para o treinador como para a sad e na essência para o PdC.

    Haja paciência, para gente que não sabe ganhar e muito menos conviver com a derrota.

    Perdemos porque deixamos as coisas caminharem no sentido do abismo desde novembro de 2009. Fizemos como alguns, que quando confrontados com os desaires sentam-se e esperam que a sorte mude.

    Após a saída de PBento do Zporting e numa conferência em que Jesualdo comenta o facto e a situação do seu colega, foi visível que não iriamos a lado algum este ano. "Esteve 4 meses a mais no Zporting" Porque será que ele o disse?
    Teria a ver com ele e com o FCP, o facto de PB não ter saído a tempo do Zporting?

    Quanto ao Paraty e a outros que por lá andam, foram mais uma vez os obreiros deste grandioso título, pois eu não me esqueço o que aconteceu em Novembro e Dezembro, com anulações de golos ao FCP e penaltis por marcar às equipas adversárias, e expulsões aos adversários do benfas bem como penaltis como o último contra o Nacional, e para não ter que referir o que fizeram ao Hulk, que como diz o FLobo, que seria abusivo pensarmos que a permanência do Hulk em jogo poderia permitir ao FCp ter outra classificação.
    Que chapado idiota. Bem se esforça para manter o lugarzinho agradando aos bermelhos.

    Só um vesgo é que não vê que o Benfas tem o maior numero de jogadores mais altos da liga, para permitir tirar partido das bolas paradas.
    A marcação de livres as palhaçadas que o Di fez nesta última partida e a marcação do canto para além da hora, não são factos inocentes.
    O vermelho que ficou por mostrar mais uma vez ao C.Martins.

    Ontem em Roma, o jogo terminou quando Etoo se encontrava a fazer uma finta ao defesa da roma para entrar na grande área, com possibilidade de fazer golo. As regras são para ser cumpridas e não para servir a mando do freguês.

    A derrota do Benfica contra o Guimarães para a taça de portugal adormeceu a nossa estrutura, enquanto nos outros os acordou ainda mais para o trabalhar por outro lado.
    Ontem, mal o jogo terminou quem se viu a saír do esgoto ( túnel ) mais uma vez?
    Sim sim esse mesmo. O homem da sombra, o que bate nas portas dos árbitros.

    ResponderEliminar
  4. Quanto à venda de jogadores, mal estaria o Benfica se precisava que um ex-árbitro viesse para a Tv publicitar a venda da banha da cobra.

    Mas será que não é mesmo verdade?
    Escrever escrevem muito, mas aparecer quem bata o dinheiro isso é que já é mais difícil. É mais fácil lançar "obrigações"

    Pode ser que acabem num qualquer atlético de madrid, valência ou outro clube do meio da tabela dos campeonatos europeus, o que já não seria muito mau.

    Devem julgar que os outros não aparecem para ver com os próprios olhos o que se passa em campo, e só ligam às imagens preparadas e que são enviadas para as tv´s do resto do mundo.

    ResponderEliminar
  5. Posso dar umas achegas, amigos?

    Como sportinguista e abominando aquela raça de gentalha, permitam-me que relembre que contra a Naval, ainda na 1ª parte, há um penalty do tamanho da Praia da Claridade, espoliado aos comandados de A. Inácio...

    ...e com o Nacional... o resultado em 2-1, uma queda na área, ao invés de dar amarelo ao fiteiro (seria o 2º?!!??!?), dá penalty que permite o 3-1!!!

    Leixões: na 1ª volta, aos 25min, já tinha só 9...

    ...Briosa... penalty escandaloso (ou foram 2?), com o resultado em 0-0, ou 1-0.

    Em Alvalade, D. Luiz não fez falta na área?!

    Setúbal: além do 1-2, não "autorizado", arranja-se um penalty em cima do fim do jogo...

    ...Nacional, na Madeira; a área tem quantos metros?!??!?

    Mas sabem, nada disto me choca, nem o "penalty" do "meu" P. Silva, há 1 ano, no Algarve... nada me espanta... é que a época 2004/2005 vacinou-me para tudo!!!

    A juntar às decisões no p´so very-light do Jamor...

    ...ao que aconteceu depois de porem o v/ Filipe Santos (hoquista) quase num caixão, após um jogo a meio da semana, na antiga lixeira...

    ...impedirem os vossos adeptos, COM BILHETE, de entrarem na periferia de Lisbos, para o hóquei, em 2007, no 2º jogo da final do play off... (ainda hoje ninguém me explicou em que lei se insere esse procedimento!)...

    ...as pedradas na Academia, há quase 1 ano...

    ...3 Janeiro 1993, as agressões ao velhote que mudava o marcador manual no Restelo, após o golo do Belém, ante a escumalha...

    ...desculpem a extensão deste texto, mas de vez em quando, preciso de desabafar!!!

    Saúde.

    ResponderEliminar
  6. Guimarães: golo de livre inventado

    Leixões: na primeira parte e só com 9

    Leiria: um corte limpo que vira penalty

    Nacional: resultado em 2-1,mergulho pa área e penalty com expulsão.

    Naval: golo que nasce de um livre inventado(onde é que eu já escrevi isto?) e penalty perdoado

    Académica: Penalty perdoado à briosoa com resultado em 1-0

    Olhanense: golo do empate em fora-de-jogo

    Porto: golo precedido de um claríssimo fora-de-jogo e penalty perdoado

    Rio Ave: golo que nasce de um canto inexistente

    Guimaraes: patada e penalty de javi garcia perdoado

    Setúbal: segundo golo dos sadinos mal anulado

    Estes são,pelo menos,os jogo que me vêm à memória...
    Não estou a desculpar nada,não estou a insinuar ou a justificar o que quer que seja,não estou a tirar conclusões,estou apenas a referir factos,e contra eles não há argumentos

    Agora as conclusões ficam ao critério de cada um...

    ResponderEliminar