15 dezembro 2010

AVB tem razão, títulos são mais importantes do que recordes

Parece que hoje em dia, à falta de melhores argumentos e com carências visíveis e razões fundadas para se falar de futebol, seja "melhor" ou menos vistoso consoante a perspectiva, há quem ponha na agenda do dia discutir golos em fora-de-jogo ou penáltis a favor e contra. Para quem quiser tirar proveito, continua aí a tabela dos penáltis na coluna da direita, desde 1995-96 para quem quiser entrar na via do entretenimento.
Também não falta quem olhe para recordes, no caso o do FC Porto que vai em 34 jogos sem perder. Já agora, para quem quiser entreter-se, o sorteio da Taça de Portugal, hoje, ditou a visita do Pinhalnovense ao Dragão, a 12 de Janeiro, segundo ouvi na rádio.
Um motivo para evocar, já agora, que quando entrar em campo nesse jogo o FC Porto cumprirá o 18º encontro consecutivo na competição. Os jornais ainda não deram conta de que, ao eliminar a Juv. Évora, o FC Porto igualou os 17 jogos disputados entre as épocas 1999-2000 e 2001-2002, as duas com Fernando Santos que valeram triunfos e a última com Octávio Machado. Portanto, em breve alguém voltará a falar dos recordes do FC Porto, mesmo que Villas-Boas insista, e muito bem, que prefere esperar pelos títulos nas diversas provas do que vangloriar-se de situações passageiras, depois de dois triunfos na Taça de Portugal com Jesualdo Ferreira -mais uma maneira de evocar o treinador que deu três títulos nacionais, além das taças, ao FC Porto e que o novo treinador, sempre muito bem a reconhecer o mérito anterior, também enfatiza com o reconhecimento devido ao antecessor.
Este Porto-Pinhalnovense é, de resto, o único jogo definido dos quartos-de-final, a meter entre jornadas da Liga e a fase de grupos a disputar integralmente no próximo mês. Os restantes jogos ainda dependem de recursos disciplinares e atrasos vários, o que diz bem da verdade desportiva na competição que aqui pus em causa há tempos precisamente por esses motivos e quando não se vislumbra, no calendário de competições, vagas para actualizar as várias fases em atraso.
Não tive oportunidade de seguir em directo o sorteio na sede da FPF, também tive dificuldade em percebê-lo nas diversas tv's. Pelo zapping obrigatório à hora de almoço ainda vi integralmente os rodapés do "Desporto" da RTP-1, mas não passou qualquer informação sobre a Taça de Portugal e ainda sugeria que seguisse as actualizações do site da RTP na secção Desporto... Só depois, na rádio do carro, percebi o sorteio.
É o que temos. Mais logo conto seguir o jogo europeu com o CSKA Sófia, mas desde já peço desculpa pelo atraso a colocar comentários dos últimos dias.
p.s. - Donnie Darko, essa descrição do relatório do Xistra já foi divulgada cem vezes e é sempre a mesma, não há surpresas. Quanto às classificações dos árbitros, bem visto e já entendido por todos. Se reparares, as próprias notas dos jornais aos árbitros seguem o paradigma: a favor do FC Porto, negativa; contra o FC Porto, positiva. É o que temos.

Sem comentários:

Enviar um comentário