16 dezembro 2010

FC Porto com os melhores números para o sorteio da Liga Europa, o risco de longas viagens e o maior perigo por perto

O Atlético de Madrid já foi à vida, foi o que lhe vaticinei mal ganhou a Liga Europa. Festeja e despede-te dela. Espero que este ano não se repita o caso do vencedor da última época. O FC Porto tem este troféu na mira.

O FC Porto concluiu a fase de grupos da Liga Europa com os mais altos números da prova: nº de pontos; golos marcados; golos sofridos; diferença de golos.

Depois de manchetes a falar do ataque do Sporting na prova, que chegou a ser o mais prolífico da competição após ganhar duas vezes em casa com 5-0 e 5-1, o FC Porto acaba com os mesmos 14 golos dos leões.

Realce para as 6 vitórias de Bruno Alves, Fernando Meira e Danny com o Zenit, vencedor em 2008, que foi ao Olímpico de Atenas cilindrar o AEK (0-3) e permitir ao Anderlecht a única vaga ainda disponível nos jogos mais tardios de hoje. Mas em Fevereiro as equipas russas estão em pré-época e mais debilitadas, apresentando-se quatro, tantas quantas as portuguesas. A Itália ainda apurou o Nápoles, nos descontos, no embate directo com o Steaua a quem bastava o pontito mas Cavani já tem um altar no San Paolo...

Há sempre curiosidades nestas competições, o Lille apurou-se com 7 pontos, enquanto o detentor do troféu saiu de cena com 8... A Juventus somou empates nos seus jogos e volta a ser eliminada sem perder um jogo, depois do que lhe sucedeu em 1970 na então Taça das Feiras em que perdeu a final para o Leeds por golos fora (2-2 e 0-0), sem sofrer derrotas no percurso.

Para o sorteio de amanhã ao meio-dia (hora portuguesa) na sede da UEFA em Nyon, Suíça, o FC Porto - que já partiu para a nova época com o 2º mais alto coeficiente pontual atrás do Liverpool entre todos os concorrentes à partida - apresenta-se entre os mais destacados nomes saídos da fase de grupos.

Nº PONTOS
18, Zenit
16, FC Porto e CSKA Moscovo (que empatou ontem em Praga)

Nº GOLOS MARCADOS
18, CSKA e Zenit
16, Estugarda
14, FC Porto e Sporting (que ontem não marcou, perdendo no Levski 1-0)

DIFERENÇA DE GOLOS
15, CSKA
12, Zenit
10, FC Porto e Estugarda (deu 5-1 ontem ao OB)

MENOS GOLOS SOFRIDOS
2, Bayer Leverkusen (ambos 1-1 com Atl. Madrid, um deles ontem e que afastou o detentor do troféu)
3, CSKA Moscovo, Liverpool
4, FC Porto, Paris SG

Assim, as "caras" para o sorteio são estas, sendo que não se podem defrontar equipas do mesmo país nem quem jogou no mesmo grupo da Liga Europa. Como se sabe, o glorigozo Benfica passou milagrosamente a esta fase mas está no grupo dos não cabeças-de-série e sempre tem os 3 clubes portugueses de fora como possíveis adversários. O FC Porto também não pode apanhar o Besiktas que era do seu grupo L.


Pote 1 Pote 2
A: Manchester City FC (ENG) A: KKS Lech Poznań (POL)
B: Bayer 04 Leverkusen (GER) B: Aris Thessaloniki FC (GRE)
C: Sporting (POR) C: LOSC Lille Métropole (FRA)
D: Villarreal CF (ESP) D: PAOK FC (GRE)
E: FC Dynamo Kyiv (UKR) E: FC BATE Borisov (BLR)
F: PFC CSKA Moskva (RUS) F: AC Sparta Praha (CZE)
G: FC Zenit St Petersburg (RUS) G: RSC Anderlecht (GRE)
H: VfB Stuttgart (GER) H: BSC Young Boys (SUI)
I: PSV Eindhoven (NED) I: FC Metalist Kharkiv (UKR)
J: Paris SG FC (FRA) J: Sevilla FC (ESP)
K: Liverpool FC (ENG) K: SSC Napoli (ITA)
L: FC Porto (POR) L: Beşiktaş JK (TUR)
FC Spartak Moskva (RUS)* FC Rubin Kazan (RUS)*
SC Braga (POR)* FC Basel 1893 (SUI)*
AFC Ajax (NED)* Rangers FC (SCO)*
FC Twente (NED)* SL Benfica (POR)*
*Equipa transferida da Champions League, 4 com melhor pontuação são cabeças-de-série
Equipas do pote 2 jogam primeiro em casa.

Há o risco, para o FC Porto, 5 hipóteses em 14, de ir a Leste e muito longe (Kazan, Kharkiv), mais ainda se incluirmos a Grécia (duas vezes Salónica), já que Istambul já não calha (Turquia), o que dá fifty-fifty, mas o maior perigo está mais perto (Sevilha e Nápoles).
Tenho a fezada numa equipa suíça, Basileia ou Young Boys, pois há muitos anos que o FC Porto não joga lá (Grasshoppers em 2001 no apuramento para a Champions) e muitos adeptos tem o FC Porto em terras helvéticas. E entre os dois ainda me palpita o YB, sei lá porquê.
Se se repetisse a gracinha de há um ano, quando saíram a Sporting e Benfica os clubes que tinham calhado a ambos nos seus grupos, em ordem trocada obviamente (Everton e Hertha Berlim), o Porto apanharia o Lille e o Sporting o Besiktas. Lá teriam de assobiar o Quaresma outra vez, ainda por cima de águia (preta) ao peito... Mas era bonito ver como se saíam com os adversários trocados.
Eta giro o Sp. Braga apanhar o Sevilha que eliminou da Champions com estrondo, mas imagino o Lech Poznan para os bracarenses ou o Manchester City, que só jogou uma vez em Portugal (Académica, em 1970).
Quanto ao Sporting, apanhar o Basileia de novo era uma pechincha, mas estou a vacilar entre o Anderlecht e o Aris Salonica.

O Benfica não tem muito por onde escolher: 3 russos, 3 holandeses, 2 alemães, 2 ingleses, sendo que tem também o maior número de adversários (3) riscados das suas possibilidades. Um regresso a Liverpool devia ser interessante para o mestre das tácticas, mas balanço entre o Paris SG e o PSV Eindhoven. E decerto não se vai dar pela sua ausência no sorteio da Champions que se seguirá.
Os jogos são a 17 e 24 de Fevereiro, portanto em semanas consecutivas e vai ser giro arranjar as jornadas do campeonato para estes quatro... Não a jornada a meio dos jogos europeus, porque jogarão todos ao domingo, a não ser que saia no sorteio algum adversário mais à mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário