23 novembro 2011

Porto na Luz duas vezes em Março

Não é que a Taça da Liga mereça atenção só por si, que não a tem e continua sem valor na escala hierárquica das competições domésticas o que, por princípio, a situa como um nado-morto depois de ter sido o escape para o ex-tasqueiro da Liga se afirmar na gestão do futebol profissional torpedeando o campeonato de 18 clubes que estava muito bem lançado.

Mas a possibilidade de o Porto jogar em Março duas vezes na Luz, a 4 para o campeonato e a 21 para a meia-final da taça da cerveja das apostas ilegais, pelo imbróglio jurídico sobre a legalidade que os tribunais não lhe outorgam por protesto da SCML (santa casa, misericórdia, lisboa, diz tudo), dá outro perfil à competíção que o FC Porto de AVB malbaratou na época passada.
Desta vez a 3ª fase já não é toda em Janeiro com os jogos de grupos a trote mas que permitia preencher um mês frio e sem nada para além do campeonato e dar ritmo a quem ainda goza férias de Natal; estende-se até Fevereiro e o FC Porto começa em P. Ferreira (2 ou 3/1) para receber (18/1) depois o Estoril e o V. Setúbal. Se vencer o grupo D e o Benfica o B, tendo aqui oposição de V. Guimarães e Marítimo começando no berço e acabando com os insulares em casa, há clássico a 21 de Março.
Não se pode imaginar como estarão as equipas nessa altura. Mas o duplo confronto na Luz faz recuar até Abril passado quando, apesar do apagão, o FC Porto celebrou o título no dia 3 e qualificou-se para a final da Taça no dia 20. De momento, só alguma similitude das datas pode dar alento aos portistas, evocando os triunfos do já distante Abril. Para Abril de 2012, dia 14, está marcada a final... em Coimbra que pesa como chumbo nos cábulas portistas que tão mal estiveram no sábado para a Taça.
Seria bom se esta noite, e já depois de saber do resultado do Zenit-APOEL, o FC Porto mostrasse que está vivo, saindo do escuro da mina em Donetsk com uma pepita de esperança. Uma esmeralda, não é preciso ouro.

À PARTE: Será também a forma de saber se a SAD portista segurá o exemplo da leonina, metendo-se na gaiola duas vezes com os seus adeptos segregados por estruturas físicas que paulatinamente foram abolidas em todo o mundo e que só têm justificação, erguendo-se em 2011 de forma anacrónica, nos antros de violência premeditada como é o caso da Luz onde não há segurança a não ser em certos túneis e onde os beneméritos encarnados já enfiaram três mil portistas em mil lugares subitamente encolhidos face aos regulamentares 3250 disponíveis para público visitante, à custa de uma multazita como se dá a um cachaço num árbitro auxiliar.

1 comentário:

  1. as redes funcionam ao contrario do zoo.
    colocam-se as pessoas lá dentro para as proteger dos animais.

    força porto

    ResponderEliminar