16 dezembro 2011

Custou-nos o City e... vai custar ao Sporting

Saiu o Porto e não queria sair mais nada, Giorgio Marchetti, director da UEFA, e Miodrag Belodedici, ex-internacional romeno que representa a imagem da cidade de Bucareste que acolherá a final a 9 de Maio, não desatavam. Gianni Infantino lá soltou a nota do Manchester City, um dos três indesejados que caíram da Champions, tal como o campeão português. Um sorteio duro. E se nos queixámos no ano passado de apanhar dois favoritos de enffiada, a fase seguinte reserva o Sporting como adversário, pois é claramente favorito frente ao Legia de Varsóvia. 
Uma estreia portista com a outra equipa de Manchester que, na época passada, venceu o grupo da Liga Europa que tinha a Juventus e à frente do Lech Poznan, para cair depois ante o Dínamo de Kiev mas deixando o PAOK Salonica pelo caminho. Agora líder da Premiership acabado de sofrer a 1ª derrota no Chelsea, o City tem um ataque poderoso, o mais produtivo da Liga inglesa, que é a parte pior da sua reputação actual: sempre são 24 golos em 7 vitórias caseiras e 25 golos fora, 49 golos em 15 jornadas. E o técnico Roberto Mancini que já tem um escalpe portista, pois marcou o golo nas Antas que levou a Sampdória a anular a desvantagem que trazia de Génova onde marcara Yuran, para afastar o Porto de Robson nos penáltis, na última participação portista na extinta Taça dos Vencedores de Taça, em 1995.
Mas foi em Fevereiro (2004) que o Porto deixou o Manchester United pelo caminho e é uma parte do ano normalmente com as equipas inglesas algo titubeantes, depois da fase quente de Dezembro e a trepidante sucessão de jogos na viragem do ano. Dois jogos numa semana, a 16 e 23 de Fevereiro, nos 1/16 europeus. Para o campeonato, nessa altura, o City visita o Villa Park (dia 12) e recebe o Blackburn (já a 25) com uma jornada de Taça de Inglaterra pelo meio (21) se lá chegar. Se não chegar, o City fica poupado para a Europa e isso não é uma boa notícia. Em Janeiro, para as taças, o City tem a 8 o dérbi com o United para a FA Cup que ganhou na época passada eliminando o vizinho. Para a Taça da Liga, há dois jogos (11 e 23) com o Liverpool nas semifinais. A final desta prova é a 26 de Fevereiro, depois da eliminatória com o Porto.
O Porto, em Fevereiro, recebe o Leiria (12) e visita Setúbal (19), um jogo que poderá ser antecipado como foi na época passada com o Nacional, por forma a descansar entre os dois jogos europeus numa semana. Depois da eliminatória, recebe o Feirense. Já um desejado frente-a-frente com o Sporting, em Março, para o Porto é um mês com visitas à Luz para a Taça da Liga (4) e o campeonato (21).
Tacticamente sem surpresas, os azuis de Manchester têm homens altos para as bolas paradas e a criatividade de Aguero e David Silva a pedir o poder de fogo de Edin Dzeko e Mario Balotelli, embora raramente joguem juntos.Yaya Touré é o maestro do meio-campo onde  funciona como o líder a modos do Barcelona de onde transitou há dois anos.

Nem demorou a sair também o Man. United, para o Ajax, logo a seguir, um segundo par de equipas ex-Champions. Mas, estou a olhar para o sorteio, não podem jogar duas equipas da mesma cidade no mesmo dia em casa: cairam ambas da Champions e o factor que pode desempatar poderá ser o coeficiente mais elevado do United que obrigará o City a mudar a sua eliminatória. Provavelmente inverteria a ordem dos jogos e o Porto poderia jogar primeiro fora, perdendo o City o privilégio de decidir em casa a eliminatória como cabeça-de-série. Mas o Braga joga primeiro em casa e na época passada teve de desencontrar-se com os jogos no Dragão, alterando três vezes o que saiu do sorteio. Talvez Porto e City joguem num dia diferente. Vamos ver o que a UEFA decidirá, talvez mudar o dia do City-Porto.

Adenda: já é oficial, o Braga joga em casa dia 14 e o Porto a 16 (20.05) e como previ o Porto joga em Manchester dia 22 (17h) e o United mantém o dia 23 para receber o Ajax. 

Ao Braga calhou um osso também duro, com o Besiktas que tem mais portugueses do que a equipa minhota e o ex-técnico Carlos Carvalhal. A seguir, o vencedor desse embate terá pela frente aquele que sair da refrega palpitante entre a Lazio e o Atlético de Madrid.
Bolas... Na Champions, vamos rever o Zenit numa fase de campeonato parado na Rússia para receber o Benfica em Fevereiro a ver se conta a inactividade competitiva ou o gélido Norte onde a equipa de Danny obteve as duas únicas vitórias no grupo...

1 comentário:

  1. Zé Luís, a eliminatória Samp vs FCP, foi em Março 1995; presença na prova, reflexo da vitória na Taça da época 93/94...

    ...o FCP, campeão em 95, em 95/96, participou na Liga dos Campeões... a fase de grupos, do penalty falhado pelo Domingos, ante o Nantes, no bis do Pedros, nas antigas Antas.

    ResponderEliminar