15 dezembro 2011

Bora lá pó sorteio! Quem é que não vai temer o Porto?

Amanhã ao meio dia há 15 adversários possíveis para o FC Porto no sorteio da Liga Europa de que é detentor. Entre dois ingleses de Manchester (United e City) e três espanhóis tradicionais (Atléti de Madrid, Athletic de Bilbau e Valência), ainda sobra uma viagem longa ao Leste europeu (Metallist em Kharkiv), a descida aos infernos grego (PAOK e Olympiacos) e turco (Besiktas), três belgas (Anderlecht, Standard e Brugge), dois holandeses (PSV e Twente) e um alemão (Schalke).
Já desde a época passada que perspectivava um jogo nos Países Baixos, Holanda ou Bélgica, depois do arranque com o Genk (seria campeão belga). Há cinco hipóteses, um terço do toal. Será desta?
Há reencontros possíveis de há muito tempo: Brugge de 1972, Anderlecht de 78, 83 e 2000, Standard de 82, PSV de 88, Valência de 89. Mas o mais antigo de todos foi o primeiro de sempre, o Athletic Bilbau em 1956 (1-2 e 1-3) num duelo ibérico de campeões. Ou mais recentes como United (77, 2004 e 2010), Olympiacos (1997, 98 e 99), Schalke de 2008 e Besiktas de 2010. E possíveis estreias com PAOK (de Vieirinha), Twente (de Adriaanse) e Manchester City que só por uma vez (Académica) defrontou equipas portuguesas, além do Metallist que há uns anos veio ganhar à Luz.
Pesam mais, sobretudo, os confrontos emocionais com gente do calibre de Quaresma e Hugo Almeida (Besiktas) e Adriaanse ou Ricardo Costa (Valência). Mas, sobretudo, Radamel Falcao vendido no Verão ao Atléti onde ainda pontifica Paulo Assunção...

Velhas contas por ajustar (aqueles 5-0 do PSV de Hiddink e Koeman ao campeão europeu de Viena e a eliminação de ganda Neuer com o Schalke por penáltis (já custosa em 1976 2-2 e 2-3)., com o Anderlecht nunca fomos felizes nas eliminatórias (melhor num grupo da Champions, estreia de Robson em 1994) e estes belgas venceram categoricamente todos os jogos do seu grupo anteontem terminado com goleada ao Lokomotiv de Couceiro.
O FC Porto não é cabeça-de-série, já se sabe, e não há muitos adversários difíceis de enfrentar. Os complicados e favoritos são os que desceram da Champions, à excepção do Olympiacos. City, United e Valência já são referenciados desde a repescagem. Mas seguramente poucas equipas, se é que há alguma, não deixarão de temer o detentor do título da Liga Europa.

Afinal, na época passada o FC Porto venceu o seu grupo (à frente do Besiktas), cedendo só um empate e apanhou logo de enfiada dois favoritos, Sevilha e CSKA Moscovo... Foi a maneira de ganhar estofo de campeão, mas com que dificuldades (que muitos já esqueceram...)...
Grandes dramas no fecho dos grupos da Liga Europa, Tottenham e Fulham já ficaram "out", o finalista vencido de 2010 de forma incrível com os vikings de Odense com golo sofrido nos descontos. Paris SG, Dínamo Kiev e Celtic também de fora, os franceses com avultado investimento e aposta europeia muito forte, os "católicos" repescados por irregularidade do Sion (inscrição de jogadores quando estava proibido) que o TAS ratificou hoje, impedindo a readmissão dos suíços.
Depois, as coisas curiosas de sempre:
- dos 12 grupos, 6 venceram sem derrotas e o Anderlecht só com vitórias;
- dois venceram grupos com 2 derrotas: Sporting (grupo muito fácil) e Besiktas (grupo muito forte);
- Legia foi 2º sendo a equipa menos concretizadora (8 golos) no seu grupo;
- Últimos nos seus grupos, OB Odense e Maccabi Telavive marcaram mais golos (9) do que o Sporting (8).
Alguém pode entender isto?

nota: haverá dois sorteios, apenas no primeiro há condicionamentos (com cabeças-de-série e dérbis impossíveis); no segundo já é tudo ao monte e derbis à vista, até em Portugal, se passarem, claro, será o vencedor do jogo x com o vencedor de y. Portanto, ser cabeça-de-série só tem vantagem uma vez (e jogará em casa a 2ª mão, o FC Porto começará no Dragão, jogos em Fevereiro). No big deal.

1 comentário:

  1. Calhou-nos em sorte o actual clube mais rico do Mundo!!!! Mas como aquilo é só vedetas que não se querem sujar numa competição menor e para pobres, aposto em como passamos á eliminatória seguinte.
    Afinal SOMOS PORTO!!!!

    ResponderEliminar