27 abril 2012

Efemérides a propósito da Revolução, do Sporting e do Porto

Sigo há muitos anos as competições europeias com interesse, por tudo, por todos os clubes, gosto dos ambientes, não perco as finais e em geral os jogos importantes e decisivos. Tenho dados, retenho factos e dá-me para certas coisas.
Vi o Sporting ser eliminado, esta noite, com naturalidade e face a uma equipa melhor com jogadores de categoria superior e, como seria moda dizer da Academia de Alcochete, formados maioritariamente na cantera de Lamesa, acho que se chama assim (corrigido, é Lezama). Logo, aprecio as equipas que aproveitam os seus valores, sendo o Athletic, apesar do nome britânico da origem e que só foi obrigado a espanholar no regime franquista que bania estrangeirismos como os anglicismos, notado também por não alinhar com estrangeiros.
O Sporting podia ter sido goleado, Llorente sentenciou perto do fim mas deu duas assistências, cabeceou a um poste, falhou um pontapé de primeira que ainda obrigou Patrício à defesa da noite, teve mais duas ocasiões desviadas por defesas leoninos, enfim só por si, e a sua imensa categoria, ganhou a eliminatória. Apesar do calimerismo insuportável das queixas de falta no 1º golo (falta inexistente, apenas uma barreira legal a Schaars, mas a jogada ainda demorou a chegar a golo), de não sei quê do árbitro (devia ter expulsado Carriço), do 2-1 em tempo impróprio sobre o intervalo (mas não do 1-1 antes do intervalo... de resto um golo feliz, após canto, chuto e ressalto e por fim recarga, mas parece ser tudo obra de laboratório de graças a Sá Pinto).
Entretanto, a parolice nacional levou vários repórteres de televisão a San Mamés para ouvir adeptos. A RTP, gastadora como sempe, esmerou-se e até foi ouvir, imagine-se, Liedson a S. Paulo!!! E para ouvir adeptos em San Mamés, antes e decerto depois do jogo, a televisão pública não precisou de um, mas dois pés-de-microfone, talvez um a meias com a A1, não sei, mas no sorvedouro de dinheiro estúpido que é dos contribuintes continua Renitente a Travar Prejuízos, como apelidei no início da época. Uma RTP, de resto, que tem uma correspondente em permanência em Madrid mas só para fazer o Real Madrid, seguramente a Rosa Veloso, sempre longe do Calderon, não irá ouvir os portugueses do Atlético que vão à final da Liga Europa...
Adiante. Lembro que o Sporting já perdeu uma semifinal fora a 24 de Abril de 1974, vinha de Magdeburgo (RDA) onde perdera 2-1 depois de 1-1 em Alvalade para a Taça das Taças e chegou com a Revolução dos Cravos na rua. Agora perde o acesso a uma final a 26 de Abril e parece que os adeptos vão esperar a equipa no estádio, se calhar vão entregar algum troféu ou já contam com a Taça de Portugal que ninguém parece interessado em resolver na secretaria enquanto segue a fanfarra dos bilhetes esgotados para o Jamor...
A 26 de Abril de 1984, depois de afastar o Aberdeen com duplo 1-0, com um golo de Vermelhinho em pleno dia da Revolução, um relâmpago na noite de nevoeiro de Pittodrie que mesmo na tv a preto e branco não deu para ver o jogo, o FC Porto era obrigado a desviar o regresso para Lisboa, tal a invasão de adeptos à pista do aeroporto de Sá Carneiro, voltando ao Porto apenas no dia seguinte.
Não sei se é comparável a emoção, o orgulho e o brinde de estar na final ou fora dela, mas fica a evocação.
A FINAL - terá em Bucareste duas equipas espanholas com dois técnicos argentinos além de dois pontas-de-lança de qualidade acima da média, Llorente e Falcao. Continuo a torcer por Falcao, talvez a RTP se lembre de dar serviço à correspondente residente em Madrid para ir ouvir Tiago (foi expulso estupidamente) e Sílvio e ainda Pizzi se ela souber quem são e alguém se lembrar. O Atléti volta à final dois anos depois da vitória com o Fulham em Hamburgo, Falcao pode ser de novo rei dos goleadores e levantar o caneco depois do sucesso com o FC Porto e em caso de vitória os colchoneros obtêm 12 triunfos consecutivos o que será recorde das eurotaças, além de ter já 16 vitórias esta época o que é notável. O Athletic volta a uma final 35 anos depois de perder a Taça UEFA em casa (2-1 e 0-1) com a Juventus, golo decisivo de Roberto Bettega em Bilbau. Falamos de goleadores  como deve ser. Parabéns aos espanhóis que vão fazer o 25º de 82 derbies registados nas eurotaças, mais de 30%, na época em que os principais concorrentes da Champions e melhores equipas do mundo ficam a ver as finais pela televisão. A 7ª final europeia só para espanhóis e um Atléti-Athletic já visto três vezes na Taça do Rei (2-1 para os bascos em triunfos).

À parte, sem importância alguma, apesar da efeméride, o triste episódio, mais um, do Maro(s)cas e do contingente militar que quer tornar o 25 de Abril mais significativo que o 1º de Dezembro, já retirado dos feriados, e o 5 de Outubro da fundação (pelo Tratado de Zamora, a tal lança em Espanha) de Portugal em 1143. Isto de ser protagonistas à força é uma coisa esquisita desta Democracia estranha cujos dinossauros resistem à erosão do tempo esgotando a paciência das pessoas com mais motivos para preocupação do que birras sobre modelos de economia, privilégios régios numa República caduca e pulsões esquizofrénicas de cidadania em bicos de pé com ameaças persistentes de pegar em armas sinónimo de outros tempos a que gostariam de regressar para mais pândega de socialismo conducente à bancarrota.

15 comentários:

  1. Boa noite José Luís
    Atenção que o 5 de Outubro não é a fundação da Nacionalidade em 1143 mas sim a implantação da República em 1910. É melhor corrigir...

    ResponderEliminar
  2. Boa noite
    O feriado 5 de Outubro foi da implantação da república em 1910 e não a Fundação da Nacionalidade.

    ResponderEliminar
  3. Não, a Fundação da Nacionalidade também aponta 5 de Outubro, a questão é que o calendário do século XII não era propriamente o moderno contar do tempo. Os peritos em Monarquia testemunham essa data, coincidente com a da impantação da República.

    ResponderEliminar
  4. Ontem tinha a oportunidade de ver as duas meias finais em canal aberto, mas, como tenho uma Sportinguista em casa, acabei por optar pelo Sporting... :)

    Nao ha a minima duvida de que passou quem mais mereceu e quem mais fez por isso. Fez-me lembrar o jogo do Madrid, com o Llorente a falhar golos da mesma forma que o Gomez...

    Pouco tinha visto do Llorente, salvo algumas imagens em resumos e o pouco que sabia sobre ele era de ouvir dizer, mas e um ponta de lanca de categoria.
    Foi impressionante ver que qualquer bola para a area do Sporting ia ter com ele.
    Alem disso, e alto e desengoncado, mas nao e nada tosco.

    Na final vao estar duas equipas que a merecem, com um interessante duelo de pontas de lanca.
    Vai valer a pena!

    ResponderEliminar
  5. Boas

    Fiquei contente ontem pela eliminação do botafogo. Por duas coisas.

    1- não gosto dos viscondes. Sei que muitos portistas têm uma tolerância especial com eles, mas para mim são como os lampiões mas com a puta da mania que são diferentes. Gosto de os ver perder. Ainda por cima num jogo na Sic. Foi demasiado mau para ser verdade aquele Paulo Garcia a comentar o jogo.

    2- Tenho um fraquinho pelo Athletic desde o tempo do Fernandez. Na altura tinham uma grande equipa com Alkorta, Lizarazu, Guerrero, Alkiza, Exteberria e Urzais. Chegaram a ficar em segundo na Liga que lhes valeu uma ida á champions. Gosto do romantismo do clube que considero o ultimo bastião do futebol à antiga. Estádio à inglesa, adeptos fervorosos, mas com fair play, equipa da cantera, mais alma do que técnica, kick and rush (apesar de este ano o Bielsa os ter ensinado a jogar pelo chão...)

    Um pequeno "pormaior". Há muitos portistas que não podem com o Vítor Pereira e que desvalorizam a falta de um ponta de lança.

    Nas finais europeias, este ano, chegaram à final as 4 equipas com os 4 melhores pontas de lança a jogar na Europa, na minha modesta opinião:

    Mário Gomez – Bayern
    Llorente – Athletic
    Falcão – Atlético
    Drogba – Chelsea

    Considero que o grande erro este ano do AVB foi ter preterido o costa marfinense pelo Torres. Mesmo com 34 anos, Drogba está no top. Penso eu de que...

    Quanto à final, por muito que goste do Falcão, vou torcer pelo Athletic. O original.

    Curiosidade: O Atletico de Madrid foi fundado com Athletic Club de Madrid, por 3 bascos e foi uma filial dos bascos. Originalmente as duas equipas jogavam com um equipamento igual ao blackburn (camisola meia azul, meia branca). Quando precisaram de comprar novas camisolas para os 2 clubes os bascos compraram identicas ao do southampton porque não havia azuis e brancas que chegassem... As equipas mudaram então para o roji blanco mas os de madrid mantiveram os calções azuis. Assim reza a lenda :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Intrusus, o Llorente foi a chave de del Bosque para ganhar a Portugal no Mundial. Pelo visto já está esquecido por todos...

    Mas, sim, ontem viu-se que tem uma tremenda categoria. Confesso que nunca vira um jogo completo do Bilbau e não apreciara, sem esse tempo, toda a qualidade do Llorente.

    Por isso é pretendido pelos gigantes espanhóis.

    ResponderEliminar
  7. DD, comentários na tv só ocasionalmente me chegam aos ouvidos, não sei nem me interessa o que disseram.

    É ridículo demais ouvir justificações de eliminações de clubes de Lisboa. Tipo, golo quase no fim contra um golo que, com toda a sorte do mundo, se apurou para uma final com um golo aos 122 minutos em Alkmaar e sem merecer.

    Quanto ao resto, é evidente e notável essa coincidência dos pdl nos 4 finalistas. Contudo, não tenho muita consideração pelo Gomez, que me parece tosco mesmo e só é obrigado a marcar - e ele não é propriamente peco a finalizar, embora não me encante . por ter uma grande equipa atrás dele. Diria mesmo que o Gomez é o "pior" jogador do Bayern, como Arbeloa é no Real Madrid ou Valdés no Barcelona.

    obre o Athletic, propositadamente enalteci o seu espírito de clube espelhado na cantera e em Lezama. Ora, parece que isso passou ao lado do lado de cá e à dificuldade de ver o espelho da Academia dos dois clubes.

    De resto, também menorizada foi a demonstração de categoria de tantos miúdos muito bons de bola e não só para a plateia. Gostei do André Martins, por exemplo, mas que dizer do Gomes, do Laskurain, do Muniain, do Aurtenetxe, enfim, fiquei pasmado com a qualidade e até certa maturidade dos putos de Bilbau.

    Infelizmente, como de costume, poucos terão tomado nota dessa elevação do jogo dos putos e do Bilbau e de estarem já inseridos num campeonato competitivo que os faz crescer e não é por acaso que ganharam os dois jogos ao M. United e ganharam e empataram com o Schalke, duas equipas infitinamente mais formadas por jogadores experientes.

    Dá até a impressão de o Julio Llorente parecer o paizinho deles todos, mas ele assiste os colegas como um menino igual a eles.

    Do Bilbau sou do tempo de seguir os seus dois campeonatos ganhos com Javier Clemente em meados dos anos 80, tinham grandes jogadores e já se via por parabólicas escondidas os jogos da Liga espanhola há 30 anos.

    ResponderEliminar
  8. Sobre o Drogba, continua um tremendo pdl e sozinho faz tremer qualquer defesa. O fracasso de AVB no Chelsea está por explicar, mas já se percebeu que os veteranos não gostaram de ser postos de lado e acredito que havia indicações superiores para isso suceder, só que o treinador é sempre quem paga o insucesso.

    Mas este é o último ano sobrante a uma super-equipa do Chelsea que merece toda a minha admiração pelo trajecto de muito futebol, títulos e longos anos de poderio tremendo. Só não gosto que joguem na retranca como fizeram com o Barcelona.

    Vou ver se ganham as finais com o Liverpool e o Bayern. Nesses dias, serei dos vermelhos, aprecio imenso as qualidades intrínsecas dos alemães que se revêem no seu futebol, pela Mannschaft ou o clube mais forte, mas mais odiado na Alemanha, que é o Bayern.

    ResponderEliminar
  9. Lembrava-me de algumas aparicoes do Llorente na seleccao, mas nem me lembrava que tinha entrado contra Portugal... felizmente podemos sempre contar com essa memoria prodigiosa! :)

    Confesso que me dara um certo gozo ver estas finais entre clubes pelos quais nao nutro nem particular simpatia, nem antipatia!
    Disfruta-se mais do jogo!

    Mas, se tivesse que apostar, diria que Bayern e Atl. Madrid levantarao os canecos...

    ResponderEliminar
  10. Ora, tocaste no ponto que me toca.
    Desfruto do jogo, do ambiente e do futebol como um todo com parolismos nacionalistas à parte, sejam clubes (excepto o Porto) e a selecção.

    Nestes casos, desligo o som porque é insuportável a mediocridade e a boçalidade que alienam mentes menos preparadas. Basta ver as reacções histéricas dos lagartinhos por causa de terem perdido e a esta hora nem sabem como.

    Esta idioticie doentia é que minou o futebol em Portugal - e eu pensava que com mais informação e com imagens aprender-se-ia mais do jogo. É o que dá a desinformação e a intoxicação com o apelo ao sensacionalismo bacoco. Criam-se ídolos de pés de barro e esbanja-se a oferta de jogos e variedade de estilos que nos chegam em catadupa.

    É difícil contrariar a onda. Nela navega quem quer, mas o futebol ficou irrespirável.

    Aliás, não tardaremos a ler uma entrevista de Guardiola a falar do futebol irrespirável minado por egos doentios.

    Pep fartou-se e disse-o na época passada, quando toda a gente gozava com 7 clasicos em poucos dias. É insuportável o ruído e a parvalheira à volta.

    E querem ver desta merda de muitos classicos em Portugal num campeonato reduzido: acredito que passaria a matar-se gente por causa do futebol. Seria o maior crime, mas a essência e beleza do jogo já as mataram.

    ResponderEliminar
  11. Boas

    O Llorente é Fernando.

    Deves estar a confundir com o Julio Salinas, um ponta de lança basco que chegou a jogar no Barça e que foi campeão espanhol no inicios dos 80's no bilbao de clemente ...

    PS: Também me lembro que foi a entrada de llorente que partiu Portugal no mundial da africa do sul contra a Espanha.

    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Claro, Fernando Llorente. Ainda me lembro do Paco que passou duas vezes pelo João Pinto e deu a vitória ao Madrid nas Antas no tempo de Ivic.

    Llorentes há muitos.

    ResponderEliminar
  13. Saudosos tempos em que o meu pai tirava o som da TV e ligava o radio com o relato do, ja desaparecido, Paulo Cesar Oliveira do Quadrante Norte... :)
    Ja nessa altura, ele detestava os comentadores da tv (Gabriel Alves, Miguel Prates, Paulo Catarro, etc), que nao percebiam nada de bola e que, mesmo vendo as repeticoes, conseguiam dizer disparates... enquanto no radio a experiencia do brasileiro dava ate para ele prever alguns lances... :)

    Apesar de ter pouco futebol em sinal aberto na televisao inglesa, estou a adorar a pouca oferta que ha.
    Desde jogos da FA Cup as competicoes europeias, sempre com ex-jogadores a comentar e a fazer umas deliciosas analises no intervalo e no final do jogo aos lances capitais.
    Sejam quem forem os contendores, respira-se paixao pelo jogo e nao parcialidade doentia...

    Sem duvida que se fossem 7 Man Utd-Man City, ou Liverpool-Everton, ou Arsenal-Tottenham, o ambiente seria muito melhor do que foi aquando dos 7 Real-Barca...

    Se a isso juntarmos o designio nacional em que se tornou torcer pelo Real Madrid (como o Reflexao Portista tao bem retrata hoje), temos o circo montado!

    Bem contente fiquei eu por estar na Suica aquando da 1a mao da meia-final da CL, em que o Pepe foi expulso... muito mais respiravel!

    ResponderEliminar
  14. Sobre o ambiente em Inglaterra,
    e mesmo saudável.

    Vi o Barça-Chelsea na net, streaming da Skysports, e chegaram a dizer que os deuses estavam com o Chelsea (na 2ª bola do Messi ao poste).

    É claro que no fim saudaram, compreensivelmente, a psssagem do Chelsea, mas sem espaventos e reconhecendo a sorte que tiveram.

    Comentavam, a propósito, Jamie Redknapp, Graeme Souness e outro que agora não me lembro.

    ResponderEliminar
  15. O Atlético Bilbao foi campeão 2 anos seguidos, e a seguir, ou antes, não me lembro, a Real Sociedad também ganhou 2 seguidos. Hoje em dia é impensável, tal é o desequilíbrio!

    Por falar em Real Sociedad, parece que alguns do Bilbao vieram da cantera deles...

    ResponderEliminar