31 outubro 2006

Anderson's lesionados não movem o FCPorto

Por isso há que andar para a frente agora que já festejamos, e bem, e embora o clássico de sábado ainda esteja muito à “flor da pele” por razões que não podem nem devem ser esquecidas tal a sua gravidade, eu prefiro falar de futebol propriamente dito e é altura de vermos o que esteve mal. O porquê de uma segunda parte muito abaixo do nível da primeira, o porquê de tanto sofrimento e como tentará ser o FCPorto sem o nosso puto prodígio, já que como poderão ver na "Opinião da Bancada" está tudo muito dividido quanto às consequências que isso poderá acarretar.
O professor, aquando da agressão que pôs fora do jogo Anderson, resolveu colocar em campo Raúl Meireles, que como todos sabem é um trinco. Com isso o meio campo deixou de pressionar tão à frente como desejado e com isso o adversário teve mais espaço para construir as suas jogadas de ataque, tal como já tinha acontecido noutros jogos. Tenho algum receio, confesso, que Jesualdo Ferreira comece a adoptar este esquema com a falta do puto. A sua substituição natural seria Jorginho, faz o mesmo lugar, tem boa técnica e sabe perfeitamente fazer as tais transições defesa-ataque que parecem deixar de existir quando falta alguém nesse lugar. Lucho Gonzalez pode e tem técnica para fazer esse lugar, mas a sua forma, longe da do ano anterior, coloca-o a um nível até abaixo do mediano, tendo Jorginho muito mais espírito de sacrifício para desempenhar a função.
Quando o técnico coloca Raul Meireles juntamente com Paulo Assunção, ambos dividem a mesma zona do terreno, ainda que acredite que o professor dê mais liberdade a Meireles. Mas o que se passa é que a tendência será sempre a de recuar e ficar sempre a dúvida de quem marca quem. É evidente que o treino pode ajudar a clarificar posições e marcações, mas não raras vezes os adversários entraram pelo nosso meio campo dentro com tabelinhas entre jogadores que simplesmente não estão a ser marcados.
Muito pertinentemente um visitante do blog (Zé Luís) lembrou que o ano passado já os dois médios jogavam juntos e jogavam bem. Mas na minha opinião e numa situação defensiva, com a táctica de Co, Paulo Assunção funcionava como 2º central e Meireles era o real trinco não defendendo propriamente juntos a mesma área do terreno. Mas ainda existe outra grande diferença, é que o número de atacantes do FCPorto era maior, logo prendiam mais adversários no seu meio campo, não tendo estes os espaços que tiveram, por exemplo, na 2ª parte do último jogo.
Outra situação que por certo todos terão reparado foram as entradas dos adversários pelo lado direito da defesa, em que Fucile terá muitas vezes apanhado dois adversário pela frente, faltando então um médio que o ajuda-se, já que Quaresma raramente o fazia. Algo que não sucedeu do lado contrário estando Lisandro sempre pronto a ajudar Cech aquando da subida do lateral contrário. É realmente o que falta ao grande jogador que é Quaresma e que muito nos agradou no ano passado, espírito de equipa e prontidão a correr juntamente com o defesa mais próximo. Ainda assim em Fucile nota-se alguma falta de frescura física, natural depois de tanto tempo sem jogar e chamado para grandes jogos. Nota-se também alguma inocência na marcação individual que sendo ainda novo estará sempre a tempo de aprender.
São estes para mim os principais problemas com que o FCporto se debate no pós-Anderson. Evidentemente existirão outros problemas, mas serão, para mim, pormenores comparativamente com estes.
PS: Não se esqueçam de actualizar as vossas equipas da “Liga da Bancada”. O Fantasy Football tem hoje e amanhã mais uma jornada e têm até às 18H15 de hoje para a actualização.

12 comentários:

  1. Não tenho dúvidas de que, a manter-se o esquema, o lugar terá de ser do Jorginho, pelo menos até à recuperação do Ibson (que imagino já estar para breve).

    O esualdo parece muito preso ao 4-3-3, mas penso que a única alternativa possível seria passar para um 4-4-2, trocando o Anderson pelo Vieirinha (desaparecido desde a saída de Co), ou mesmo D. Valente (que me convence menos, mas parece mais sólido a defender). Nesse caso, Lisandro assumiria a posição de segundo ponta-de-lança.

    Por muitas voltas que se dê, Meireles não é transportador de jogo (não faz de Lucho) e Lucho não é 10. Quando Meireles entra ao lado de Assunção, ficam ambos numa posição que lhes fica mal - e Lucho desaparece do jogo.

    ResponderEliminar
  2. Para substituir o lesionado Anderson, sem dúvida alguma que se estivesse a 100% o lugar seria para Ibson. Porém e porque ainda não pode, na minha opinião seria entregue a Jorginho já que este é melhor distribuidor que o próprio Raúl Meireles. Mas creio que em princípio e até para segurar um pouco mais o meio campo, o Professor de certeza que vai optar pelo Raúl. Quanto ao Fucile, precisa que o ajude mais, pois na ala direita os médios dão pouca ajuda e os cruzamentos de certeza que vão aparecer por esse lado. O Jesualdo terá que rever essa situação de contrário vamos ter muitos problemas por essa ala.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Zirtaev...
    1º ponto... nenhum Anderson do mundo é mais importante que o FC Porto... nenhum!!
    2º ponto... Anderson é indiscutivelmente o 'turbo', a 'magia deste FC Porto... nenhuma dúvida quanto a isso!!
    3º ponto... Jorginho será o substituto natural por ora.. quando o Ibson regressar, na minha opinião, o lugar 10 é dele até Janeiro ou Fevereiro!!
    4º ponto... Raul Meireles e Paulo Assunção, além de se atrapalharem no esquema actual, tornam Lucho um jogador mediano... muito mediano... mas tb digo que já é mais que tempo de começar a dar descanso ao argentino... pq ao fim de 45 minutos, ele já não pode com uma gata pelo rabo.
    5º ponto... meio campo com Raul Meireles/Paulo Assunção, Lucho/Ibson e Jorginho/Ibson serão para mim as matemáticas possivel até ao regresso do 'puto maravilha'... falta contemplar aqui a possibilidade do Diogo Valente poder dar uma ajuda, mas esse, parece que só lá anda para fazer nr nos treinos e pouco mais.
    6º ponto... na frente, não percebo o esquecimento constante de Diogo Valente e principalmente, de Vieirinha... que poderiam ajudar a fazer variações no sistema de jogo.
    7º ponto... com Anderson ou sem Anderson... o FC Porto continuará sempre a ser o FC Porto... e concerteza continuará a ganhar... não tenho dúvidas!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Poix... esqueci-me de Fucile... não se esqueçam que este entrou para titular em 3 jogos cruciais... Hamburgo, Lagartos e Galinhs... não se esqueçam desse pormenor, porque ninguém nasce ensinado.
    Tem tempo, se se mantiver a titularidade, de nos jogos mais 'calmos e pacificos', criar rotinas de jogo e adquirir bons níveis fisicos e de confiança.
    Contudo, a imagem que ficou no sábado passado é que a determinada altura, aquele lado era quase um corredor, ora porque estava constantemente a escorregar, ora porque apanhava com 2 pela frente... a rever... mas dá-me a ideia que a atacar, tem escola... a defender, precisa de rotinas de jogo claramente.

    ResponderEliminar
  5. Penso, que o ibson terá finalmente a sua oportunidade. E penso que é muito merecida.

    Realmente , o jogo passado foi uma derrota para mim, e preferia muito ter perdido dois pontos do que o anderson.

    Mas o que me intristece é mesmo a mentalidade portuguêsa. Temos que admitir, somos de um pais de gente de merd*.

    Espero que o jorginho aproveite esta oportunidade, e o vieirinha e d. valente gosto deles ( d. valente entrou mt bem contra o sporting ).

    Gostava realmente de saber o que "nós", adeptos , pessoas podemos fazer, para demonstrar o nosso nojo por este "estado da nação".

    Acho que começo a perceber por que cantam a canção "slb slb , fdp , slb" ... é que eles prejudicam-nos em todo o lado, em todos os jogos! bem quem ganha com isto é o hamburgo, o arsenal, e o cska ( e é a razao por que portugal é uma merd* , lixamo-nos a nós proprios, e os outros a olharem e a rirem ! )

    ResponderEliminar
  6. Sem o Anderson tudo será diferente, assim como sem Pepe tudo seria diferente, o mesmo se passaria sem o Lucho, Quaresma, Postiga, Helton, Cech, etc...
    Todos os jogadores são importantes e vão ser os disponíveis que nos vão trazer as tão desejadas vitórias!

    E "ele" bem as merece...
    http://www.fcporto.pt/Info/Futebol/Noticias/infofut_futmensagemanderson_311006_22579.asp

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  7. o segundo golo do fcp é precedido de falta sobre o petit.
    o terceiro golo é precedido de lançamento irregular (só um pé em terra).
    o lance do anderson com o katsouranis é um corte duro mas limpo. nem sequer é falta, vê-se pelas imagens.
    Aprendam a ver futebol, e as melhoras para o puto.

    ResponderEliminar
  8. Bem so digo 1a coisa e não querendo ser muito radical, porque depois acusar-me-iam de xenofobia... MORTE AOS GREGOS...e não me falem em cortes limpos....
    1º com a perna esquerda o grego toca, ou melhor, Katoranis, pois devemos chamar os bois pelos nomes, na perna de Anderson e parte-lhe o pernonio e com a famosa perna direita efectua o famoso corte limpo...
    E Zirtaev parabéns pelo feirense
    lol

    ResponderEliminar
  9. lembro-me, em tempos idos, ainda antes do penta e do Barcelona na vida do Baía, muito antes do estádio do Dragão, do Anderson, e quando 3 estrangeiros era o máximo permitido por equipa, uma coincidência (lesões ou castigos, não me lembro) afastarem simultaneamente Baía e Domingos. também me lembro que, na altura, toda a gente dizia que o Porto era Baía e Domingos, mais nada. e lembro-me de passar a semana inteira a mastigar aquelas palavras. tudo chegar ao fim de semana e ver o meu Porto a ganhar. qualquer jogador muito bom se destaca numa equipa e tem tendência a levá-la às costas. daí até à dependência, é outra história. o Anderson vai voltar, todos o queremos, mas a verdade é que o Porto existia muito antes dele e vai continuar a existir depois dele ser comprado por um dito gigante da europa. aliás, não foi com andersons que ganhámos a CL: foi com espírito de equipa. e por falar em espírito de equipa, e que tal o ibson?

    zirtaev, tens razão, o Fucile pecou por ingenuidade. o cech, do outro lado, apresenta bastante mais maturidade: sabe subir muito bem, mas só o faz quando tem a certeza de não comprometer a sua posição de raiz. o Fucile é novo, foi chamado para jogos grandes, quer mostrar trabalho e ambição. por isso continuou a subir, mesmo depois de toda a gente ter percebido que o SLB se estava a aproveitar desse facto para só atacar por esse corredor. não consigo culpar ninguém por falta de ambição: eu dava-lhe um puxão de orelhas e um beijinho na testa e voltava a pô-lo na equipa:)

    ResponderEliminar
  10. Já viram este melro..."corte duro mas limpo"?! És burro ou comes palha?

    ResponderEliminar
  11. corte limpo so na grecia e para o lucilio

    ResponderEliminar