25 outubro 2006

Será medo, temor ou receio?

Uma das definições que vem no dicionário (da Porto Editora) a respeito da palavra medo diz o seguinte: “sentimento de inquietação que surge com a ideia de um perigo real ou aparente”.
Vem isto a propósito do próximo jogo do FCPorto no Dragão com um dos chamados grandes.
No FCPorto tenta-se falar de futebol, tentando nada mais por em causa. Fala-se de tácticas e de como elas se alterarão com o regresso do Anderson; falam os jogadores da confiança que têm na vitória, afirmando que se sentem os favoritos para vencer o jogo; falam os adeptos das opções do treinador, da má forma de alguns jogadores, do que esteve mal no último jogo, etc. Resumindo falam de futebol.
Por parte da equipa lisboeta também se fala de muita coisa, mas há uma coisa de que definitivamente não falam, que é de futebol. E não falam porque se sentem inquietos com a ideia de defrontar uma equipa que acham melhor, o tal “perigo real ou aparente”. Assim, cobardemente, tentam arranjar armas para tentar vencer esse perigo, já que não o podem evitar.
Uma das armas que acham poder melhor os ajudar é precisamente essa figura incontornável nos jogos de futebol em Portugal, que é o árbitro. Tentam a todo o custo condicioná-lo, isto mesmo antes de saberem quem era e agora que sabem que contentes devem estar. Fazem pressão na Liga de Clubes, fazem pressão na comissão de arbitragem, fazem exposições sobre a actuação do último árbitro à liga, fazem insinuações do mais reles que pode haver, fazem em suma o que podem para que no jogo com o FCPorto o “homem do apito” lhes dê a “mãozinha” que pensam terem necessidade. E o pior ainda, é que dá resultado. Basta ver que vai apitar o jogo um árbitro que ainda há 3 jornadas apitou o nosso clube, na nossa única derrota. Pensarão eles que será uma óptima ajuda, não duvido.
Outra coisa que fazem são nojentos e soezes ataques pessoais ao presidente do nosso clube, tentando criar guerrinhas sabe-se lá para esconder o quê dos seus adeptos. Talvez seja para fazer esquecer alguma derrota por 3-0, algum lapso sobre um pedido de bilhetes para os seus adeptos ou até um certo passivo que ultrapassa os 300 Milhões? Não sei, nem me interessa, são problemas deles e tudo isto, vindo de quem vem, acaba por já não ser novidade.
O que já é novidade é o engenheiro que nos fez perder o “Hexa-campeonato” também entrar nesse jogo das insinuações e dizer que receava expulsões no último jogo da sua actual equipa, precisamente por causa do seu próximo jogo, o jogo contra o FCPorto. Então resta-nos perguntar, tal como o faz José Manuel Ribeiro no seu comentário de ontem em O Jogo:
a) o que o fez recear as expulsões?
b) se o que insinua lhe vem da experiência vivida no FCPorto, foi assim ou não que ganhou o único título nacional da sua carreira?
c) a ser verdade, como raio arranjou maneira de perder dois campeonatos?
Agora digam-me se, e perante tudo isto, os responsáveis do clube que vem jogar no próximo sábado ao Dragão não padecem por inteiro do sentimento descrito no primeiro parágrafo?
PS: Gostava muito de saber, e a respeito do cartoon, porque é que um homem que passa a vida a insultar o nosso clube não é expulso de sócio do clube.

23 comentários:

  1. Axo k tens razao Zirtaev: é msm medo k vai n alma dakela "pessoa"!
    Nós fomos a Alvalade sem o Anderson e ñ nos xoramos tds!!!
    Kuanto a ele ser sócio, deixa la, sp é algum dinheirito k vai entrando! =) Plo menos aproveitamo-ns + dele, do k ele de nós! :p
    Hoje ouvi o comentário do Miguel Sousa Tavares n Tvi, k enquanto portista fez questão de frisar k a xoradinha do slb ja deu lucro, visto ter sido nomeado "akele árbitro" p o jogo d sab, e como será incrivel ele xtar presente em tantos clássicos!!! No comments!
    Xpero sinceram/ k ese tal de "engenheiro" ja k é tao bom desde k foi corrido la da Grecia, k continue por mt tempo nakele clube!! Axo k n arranjavam melhor! =)
    So por fofokice...Tenho um amigo k joga na formaçao do slb, e contou-me k nos treinos dos seniores a k ele assiste, ñ há amizade nenhuma entre os jogadores, eles mal se falam.. E axo k n fundo iso s nota! Por isso, se as coisas lhes correm mal, o mal vem msm de dentro!
    Zirtaev, gostei mt do post!! Axo k resumis-te o k eu andava a pensar nestes 2dias de noticiários intensos! :/ AI, k ainda faltam 4dias p o jogo!! K + irão dizer?! :p

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o facto de ele ser sócio do Porto e pagante até serve para o rebaixar...Estou curioso para saber quem paga realmente as cotas se é ele ou o seu amigo e ex-sócio dos pneus...De qualquer modo eu creio que quer o FCPorto quer o próprio LFV podem a qualquer momento pôr um ponto final na situação e com inteira razão...Assim como com o Zé Veiga se ele ainda tiver alguma ligação com o Clube...Os dois deveriam ser expulsos em Assembleia Geral e acabava esta palhaçada sem sentido...Quanto ao Fernando Santos é o eterno problema da personalidade dos homens e da sua coerência. É preciso ter tomates para manter uma posição de homem com "H" constantemente...Quando é a bolsa a mandar, vai tudo p'ró tecto, acabam as poses de verticalidade e olha-se para a carteira a ver quanto rendeu a cedência...Todos feitos do mesmo barro, é o que é...PQP...

    ResponderEliminar
  3. Desgraçadamente, as pressões já deram resultados. O árbitro vai ser o Lucílio-final-da-taça-de-2004-Baptista. O tal árbitro contra o qual o FCP raramente ganha.

    Bem dizia o LFV que deveriam investigar a corrupção na Liga...

    ResponderEliminar
  4. PS: Gostava muito de saber, e a respeito do cartoon, porque é que um homem que passa a vida a insultar o nosso clube não é expulso de sócio do clube.

    Concordo zirtaev. Já fiz esta pergunta várias vezes no portogal e enviei mesmo um e-mail para o clube. E acrescento, porque razão uma pessoa que diz tanto mal de um clube continua a pagar as cotas? Pensará que o clube ainda lhe poderá ser util um dia? Se pensa está muito enganado porque os portistas não esquecem quem lhes faz mal mas como os enganos são a especialidade desse senhor...;)

    ResponderEliminar
  5. Deixem-me mandar uma farpa: o Luís Filipe Vieira ainda é sócio e paga as quotas (ou alguém paga por ele) porque no fundo, e não é preciso ir muito lá ao fundo, a sua grande aspiração era um dia poder ser Presidente de um clube como o nosso.
    Mas isso, só mesmo criando um jogo para a Playstation.
    Agora, falando a sério, o Vieira e o Veiga são e valem o que valem. O melhor é deixá-los falar.
    Penso é que não é preciso Pinto da Costa andar sempre a reboque do que aquelas duas pessoas para aí debitam.
    Zirtaev: que tal lançares um post de análise ao facto de o António Oliveira ter votado contra as contas da SAD? Ele que é apenas e só o terceiro maior accionista da mesma?
    É que com aquele voto, legítimo e natural num accionista que é confrontado com uns números daquele calibre, penso que está a ser dado um claro sinal à SAD que o futuro poderá trazer surpresas...

    ResponderEliminar
  6. E A PUTA DA VOSSA MÃE Ó FILHOS DA PUTA AGUARDEM-NOS SABADO VAMOS AÍ COM OU SEM BILHETE E LEVA TUDO NOS CORNOS

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Amigo Zirtaev...
    A voz dos 'galinhas' não é mais do que a "revolta dos medíocres"... e nada mais.
    Quanto ao teu PS... acho sinceramente, que isso ainda não aconteceu, nem nunca irá acontecer... por um único motivo... será sempre uma 'arma de arremesso' contra o ORELHUDO... ou salta ele fora, ou ninguém o expulsa... por mim, quero lá saber... desde que pague as cotas, tudo bem... aliás, se tanto fala sempre que vê um microfone na frente, poderia aproveitar a última Assembleia e ir mandar lá umas 'faladuras'... sempre era motivo mais que suficiente para o Guarda Abel lhe chegar ao pêlo... LOL
    No que toca à chamada de atenção do Quintino... concordo perfeitamente... esta situação traz água no bico... aguardemos por desenvolvimentos... no ano passado, foi Alexandre Magalhães a levantar uma série de potenciais irregularidades... este ano, é Oliveira a 'vetar' as contas... começam-se a ver muitas movimentações... demasiadas para o meu gosto... para o bem e para o mal, doa a quem doer!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Olha... os ORELHUDOS JÚNIORES... andam aí... LOL
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. É giro, o interlúdio cómico proporcionado pelas galinhas. Ilustra bem o QI dos eleitores de LFV - e o porquê de ele ter abandonado o sonho de presidir ao nosso Clube. Afinal, só com quem tem o QI de galinhas cai naquilo...

    ResponderEliminar
  13. ZIRTAEV, meu caro amigo, sendo impossível dar lições de civilidade aos benfiquistas que para aqui vieram debitar barbaridades (para não lhes chamar outras coisas), e não se arranjando maneira de os impedir de virem para aqui com os argumentos que melhor conhecem (por serem os únicos), o melhor é assentarmos todos os que aqui costumamos trocar opiniões que nem resposta devem ter. É deixar passar, é deixar passar...

    ResponderEliminar
  14. Apaguei os outros 3 comentários e deixei o 1º já que por ele se vê o nível do slb.

    Quintino qt à questão que colocas tenho poucas informações. Sei que o Alexandre Magalhães tb votou contra e na Assembleia da SAD interpôs várias vezes mesa com algumas questões pertinentes, mas o António Oliveira nada disse, apenas votou contra. O que sei é que o António Oliveira enquanto o presidente PdC lá estiver não vai fazer nada, tendo votado contra apenas por mero protesto já que sabia que o relatório de contas seria aprovado de qq maneira. O que dá a entender é que será mesmo por ser o PdC, já que se o presidente fosse outro já tinha "rebentado" e se calhar tomava medidas mais duras já que sozinho detem 12% das acções, sem falar no que detem a sportinvest, grupo pertencente ao irmão dele e penso que tb a ele.
    Em resumo será o PdC que está a segurar aquilo tudo senão esta direcção já tinha ido à vida há muito tempo.
    Resta-nos aguentar e esperar que o PdC ponha mão a sério naquilo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Sobre o cartoon está desfeito o mistério: mais uma vez tive premonição e a Direcção encarnada não vai ao Dragão. Acredito que o Miccoli poderia fazer-lhes mais falta...
    Não vai porque:
    1) O Benfica está desconfiado do Lucílio (não deve ser da final da Taça de 2004, nem do Porto-Benfica em que poupou na época passada a expulsão de Karagounis por dar nos calcanhares de Lisandro arrumando-o do jogo, nem do Braga-Porto deste mês em que poupou expulsão de Luís Filipe com 2º amarelo por ceifar Anderson).
    2) o Benfica vai fazer as coisas "por outro sítio" (Vieira on the record, atenção mas desvalorizado no Record).
    Quanto ao P.S., muito simples mas em várias alineas:
    a) quer ver se duram mais tempo as suas aspirações a presidente do Porto do que duraram as do Veiga
    b) Dizer mal não é grave, pior é fazer o que fez Vale e Azevedo no Benfica de onde o Vieira veio a expulsá-lo
    c) a democracia é realmente diferente nos dois clubes
    d) temos de convencer-nos que, nestes tempos da SAD, há sócios que valem muito pouco
    e) perderia, se fosse expulso de sócio, a legitimidade de falar do FC Porto e nós a felicidade de nos divertirmos com a sua verve mesmo sem o assessor sportinguista a seu lado, mais o director ex-portista.
    f) a sua atracção pelos meios de comunicação seria perdida em termos de divulgar o nome do FC Porto.

    ResponderEliminar
  16. Caro Zirtaev,

    Concordo com o post.
    Mas era sobre o ps (muito pertinente, mesmo) que queria falar – a minha opinião é que quando estamos perante grandes massas (mais de 100.000 sócios, sem necessidade de qualquer kit fraudulento !!) há lá no meio sempre um palhaço.
    E não é por o ser que o devemos expulsar !! Especialmente quando, pela sua qualidade inata, nos faz chorar a rir !!! Hum..hum...hum....

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. As respostas às tuas perguntas estão aqui e aqui.

    É favor, ler o 2º link - "E porque não irradiá-los?" - até ao fim!

    PS: Como vês não somos todos mal-educados e atrasados mentais.

    ResponderEliminar
  19. Esqueci-me de dizer: Blog com excelente aspecto gráfico, o pior é o resto! :)

    ResponderEliminar
  20. Pedro, antes de mais benvindo a este blog e obrigado pelos elogios. Se reparares bem no blog reparas que se há uma coisa que não sou é anti-seja-o-que-for. Falo sobretudo do meu FCPorto. Os benfiquistas, como os adeptos dos outros clubes, têm de tudo, bem e mal educados e nunca chamei atrasado mental a ninguém. O Pedro certamente não estará nesse lote.

    Este post é claramente uma das poucas excepções, ou até não, dada a semana em que estamos. Dado que aqui tento só falar do FCPorto. E sobretudo vou dizendo o que me vai na alma. Este post é um reflexo do que penso sobre o assunto e terás de respeitar.

    Quanto às respostas, bem, a 1ª é um video truncado, em que aparecem apenas 2 lances e não é certamente por 2 lances que se pode julgar um árbitro, qd aconteceram outras coisas nesse jogo que poderiam efectivamente mostrar benefícios em sentido contrário.

    Quanto à 2ª resposta, estás claramente a acusar o FSantos, que neste momento é teu treinador. Podem existir realmente muitos indicios no apito dourado sobre o FCPorto. Não gosto que existam, mas uma coisa te digo, se o FCPorto realmente "comprou" árbitros não duvides que o Benfica e outros clubes tb o fizeram e olha que esses indícios tb vão aparecendo, embora com a imprensa que temos seja muito mais dificil. E não posso é conceber que acreditem em todas as notícias sobre um clube e desvalorizem todas sobre outro clube. Espero apenas que tudo seja clarificado e que o Apito Dourado siga em frente até ao fim. Para pagarem os prevaricadores e para se devolver a honra aos inocentes. E se o FCPorto for declarado inocente em tribunal queria era que as pessoas que tanto julgam antes do julgamento tivessem a dignidade de admitir que estavam erradas. Sei que é quase impossível... Mas confiar na justiça é o que nos resta por vivermos nos estado de direito.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Fossem todos os portistas como tu, o teu blog já está nos favoritos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. É agradável poder confrontar opiniões assim sem insultos...É agradável e é o único caminho para poder encontrar a verdade. Porque a verdade não pode ser considerada apenas segundo as nossas conveniências....Todos os Portistas como eu sofrem quando vêm parangonas nos jornais tratando mal o nosso Clube e o nosso Presidente, isso não agrada nada a quem como nós gosta e sofre por este emblema e por estas côres...Mas temos que admitir que a "verdade" aparente que surge muitas vezes só aparece com um intuito bem determinado: Destruir uma só e única pessoa e nem vale a pena voltar a nomeá-la...
    Todos sabemos que na sombra dessas acusações um rosto surge sempre em evidência -Valentim Loureiro- e no entanto ninguém parece ter a coragem de o desafiar aberta e claramente e porquê?...Na minha modesta opinião porque ele deve ter em seu poder referências bem poderosas sobre muita e "boa" gente...Daí que todos lhe prestem reverência e nos surpreendam com a mais incompreensível das subserviências como aconteceu últimamente com Luís Filipe Vieira durante as últimas eleições da Liga...Vir aqui propositadamente ao Porto declarar "vassalagem" a Valentim Loureiro é completamente esclarecedor...Mesmo que depois os ataques a Hermínio Loureiro se sucedessem como sucederam não conseguem apagar a evidência de uma ligação profunda do ex-Presidente Boavisteiro aos Clubes Grandes sem excepção...De um deles é até sócio de mérito, do outro é companheiro de negócios sucessivos e altamente rentáveis alguns ainda feitos durante esta época e do nosso tem vindo a aproximar-se porque percebeu que foi o único que não o abandonou nos momentos mais próximos e difíceis...Sejamos inteligentes e falemos abertamente sem receio nem preconceitos....

    ResponderEliminar
  23. Eu como amante de futebo custa-me imenso falar sobre estas questões. Porque elas demonstram que o futebol que tanto gosto pode estar todo desvirtuado e que não passa de uma farsa. Isto seja com falcatruas do meu ou dos outros clubes.
    Mas tb não tapo o sol com a peneira e se tiver que falar no assunto falo. O que vejo é simplesmente um grande processo (apito dourado) que é ao mesmo tempo um grande novelo e que começando a desenrolar-se leva tudo à frente, não duvidem disso. Desde a 1ª liga à 3ª divisão. E se assim for que seja, não gosto é de falar antes das coisas estarem devidamente investigadas e julgadas e com o segredo de justiça a ser constantemente quebrado, sendo que é quebrado sempre com notícias dos mesmos, coincidencias...
    Tudo isto leva a pressões que não deveriam existir numa investigação que devia ser feita com calma e ponderação.
    Não dúvido que tudo isto do Apito Dourado tenha ido para a frente com a intenção de ir directamente a PdC, mas que assim seja porque se as coisas são falsas como dão a entender, o que interessava era começar a desenlear o tal novelo. E talvez quem tenha despoletado tudo isto agora comece a ficar chamuscado, já que, como disse não acredito que alguém escape.

    Um abraço.

    ResponderEliminar