26 outubro 2006

A mística do FCPorto

Muitos já devem ter ouvido falar, outros já devem ter falado, alguns dizem que ela falta na equipa de agora, ainda outros dizem que é um mito e alguém até já disse que ela não é possível no futebol de hoje. Os jogadores nos dias que correm mal chegam a conhecer bem o próprio estádio quanto mais a mística do clube. Mas de repente é possível lembrar vários jogadores que representaram a mística do FCPorto, por exemplo o João Pinto, o Jaime Magalhães, o André, o Paulinho Santos, etc.
Mas o que é a afinal a mítica mística do FCPorto? Para tentarem ter uma ideia do que ela é deixo aqui dois trechos de uma recente entrevista a um jornal:
“A primeira lição que recebi no FC Porto foi a lição do respeito. Aprendi a observar o grupo, aprendi a necessidade de conhecer cada uma das pessoas e a ser educado. Transmitir aos que chegam a mística do FC Porto é, também, transmitir-lhes a mística da cidade. Sempre que chegava um estrangeiro eu próprio fazia questão de lhe mostrar o melhor do Porto. E ainda hoje há jogadores que me telefonam com saudades de comer um bom cabrito.”
“O FC Porto não era o nosso emprego, era o nosso trabalho. A grande diferença é que fazíamos mais do que aquilo a que estávamos obrigados. Trabalhava-se por gosto e habituávamos os mais novos à ideia de que ganhar todos os títulos era natural e a nossa obrigação. Nem nós próprios nem nenhum portista esperava menos de nós. Essa era a mística do ‘dragão’”
Quem "recitou" estas palavras foi um senhor chamado Jorge Costa. Ele fala no passado quando diz “essa era a mística do dragão”, mas eu acho que um grande clube como o FCPorto tem sempre essa mística. Nem que ande mais acanhada que noutros tempos, ela está lá, dentro daquele balneário. Principalmente quando nesse balneário está um outro senhor chamado Vitor Baía. Ele é uma referência, tem o carisma, a liderança, a humildade e é um exemplo para todos os outros como bem podemos comprovar quando o FCPorto marca um golo.
Se a mística muitas vezes parece andar desaparecida, é em jogos como o do próximo sábado que reaparece. E nós sócios e adeptos também fazemos a mística portista, quem não se lembra do antigo tribunal das Antas?
Por isso vamos encher aquele estádio e fazer dele um verdadeiro inferno para os nossos adversários. No sábado todos ao Dragão apoiar a melhor equipa do mundo, o nosso FCPorto.

15 comentários:

  1. Grande artigo... Parabéns nada melhor que a mística do FCP!!
    Parabéns por esta análise..
    Passa pelo blog e reflecte sobre um pequeno grande pormenor.

    www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  2. Por isto tudo e por muito mais é que eu gosto tanto do MEU FCP!!! É a Mísitica Azul e Branca!!

    Abraços Tripeiros!!

    ResponderEliminar
  3. Vamos tornar o dragao um verdadeiro tribunal como era o velhinho estadio das antas! Empurrar a equipa para a vitoria!

    Amo-te PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que o blog de hoje toca e de que maneira todo aquele que sente orgulho e é Portista de coração.
    Focaste alguns nomes ZIRTAEV que sem dúvida, vão ficar na mente e para sempre da maioria dos Portistas.
    Refiro-me precisamente ao Jorge Costa que foi e vai ser sempre um exemplo de mística para todos quantos passam pelo FCP.
    Ainda bem que o Victor Baía continua nas fileiras do n/clube para que, transmita a todos quantos passam palas n/fileiras a tal mística existente no n/FCP.
    Parabéns e que o n/Porto ganhe no próximo sábado.
    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  5. Basta vermos a maneira como os jogadores do FC Porto festejam os golos (principalmente os mais novos como aconteceu com Quaresma em Alvalade) para percebermos que a mistica existe e está a passar por um bom momento.

    No entanto, é um pouco estranho verificarmos que o actual capitão do FC Porto (o que faz os jovens terem respeito e admiração, não o que usa a braçadeira) está no banco porque isso quer dizer que neste momento não há nenhum dentro do campo ao contrário do que acontecia quando Gomes, João Pinto ou Jorge Costa jogavam.

    ResponderEliminar
  6. De certa forma, o tratamento a que o FCP é submetido pela geenralidade dos media contribui para reforçar essa mística, gerando a sensação de lutarmos contra todos. Já alguém dizia que cada título nosso vale dois dos clubes de Lisboa...

    Já perdi a conta do número de vezes que vi, ao longo desta semana, os golos do Benfica no jogo do ano passado - condimentados pelos golos do César Brito. Antes do Sporting - Porto, apenas vi uma ou duas vezes (no máximo)o golo do Jorginho...

    ResponderEliminar
  7. Os meus parabéns!
    Pelo texto sincero, pela interpretação dada à MISTICA DO FCPORTO, pelas palavras do Jorge Costa....
    Adorei :D

    ResponderEliminar
  8. Excelente Zirtaev. O MST tb se referiu a este assunto na 3ª feira.

    ResponderEliminar
  9. Caro Zirtaev,

    Estamos a viver um tempo em que se tem de ter por prioridade ABSOLUTA (pq prioridade é sempre) a manutenção e fortalecimento da mística (que mais não é do que UMA FORMA ÚNICA E INIMITÁVEL DE ESTAR). A nossa equipa é muito jovem e como tal é muito importante rodeá-la de gente
    como Rui Barros e João Pinto, para não falar em Baía. Se se semear bem agora, a mística, com toda esta juventude e com a continuidade da maioria dos jogadores nas próximas épocas, nos próximos anos irá continuar a dar muitos e bons frutos !!!

    ResponderEliminar
  10. Zirtaev, k post sensivel! =) Mas percebo-te lindamente..
    Axo k n fundo, a mistica tb aparece kuando se xta mt tempo num msm sitio, e cd x +, os jogadores xtao cd x menos tempo em cd clube p poderem criar "akela" mistica! Claro k o tempo ñ é td! Mas dp tb ha o facto de haver mts estrangeiros, k por vezes tendem a ser em maior numero k os nacionais, o k influencia mt a transmissão da mistica! Ou seja, nem sp têm kem lhes a "ensine"!
    E é por xtas coisas k me sabe sp bem acompanhar as modalidades consideradas amadoras, pois ai a mistica é mt + visivel..

    ResponderEliminar
  11. Aqui está mais um excelente post, mais um que confirma que não estava errado quando pus um atalho para este blog nos meus favoritos!

    Este é realmente um tema de topo para qualquer dragão e as palavras do "Bicho" fazem arrepiar quem tem amor a este tão nobre clube!

    Off post: vejam a entrevista do Miguel Sousa Tavares no Telejornal da TVI. Aquela parte do "como portista prefiro 3 Miccolis em campo que um Lucílio Baptista" é de rebentar!!! Este homem é um senhor!! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Alvaro acima de tudo o importante é o Baía estar naquele balneáreo.

    Nuno, realmente a atitude dos média ajudam a essa mística e um técnico que a saiba aproveitar ganha concerteza com isso, todos sabemos os truque que o Mourinho usava nesse aspecto e como resultava.

    Situacionista, a presenças desses 3 nomes no balneário só acalenta esperanças em relação à mística do FCPorto e daqui a poucos anos já teremos mais jogadores com essa atitude.

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  13. nunca façam cócegas a um Dragão adormecido.

    ResponderEliminar
  14. Obrigado pelo post em http://sindromedochupa.blogspot.com/

    Concordo contigo...O Porto tem sempre 1 bocado de mistica...tem lá o Grande Vitor Baia..mas e depois??? parece que está, aos poucos, a perder importância! Espero que o Porto consiga manter estes jogadores una bons anos...só assim se consegue passar a mensagem do que é ser um jogador à PORTO!

    Abraço!

    Juan Markez

    ResponderEliminar