24 outubro 2006

A equipa mais jovem... da terra deles

«Dragão 14 anos mais jovem
Mais ou menos pertinente, mais ou menos frequente, a estatística invadiu os relvados e serve há muito de suporte a análises complementares e, inclusive, alternativas. Posse de bola, remates, ataques e faltas ganham corpo em cifras, hoje muletas de utilidade inegável a ensaios futebolísticos. Dos mais simples ou mais intrincados, podendo, inclusive, ser elaborados para sublinhar o índice de aproveitamento de um jogador ou a juventude de um plantel.
Venerada por treinadores, a estatística é também uma ferramenta indispensável para televisões, rádios e jornais. Seguindo a tendência, confiando na exactidão da matemática, que não deixa os números mentir, o www.fcporto.pt decidiu dedicar as próximas linhas a um breve e despretensioso estudo em que os algarismos aparecem nos lugares dos jogadores.
O recurso à estatística surge aqui a propósito do Sporting-F.C. Porto de domingo à noite, revelando a frieza e o rigor dos números que Jesualdo Ferreira fez alinhar em Alvalade uma equipa 14 anos mais jovem do que a escalada por Paulo Bento. O onze portista totalizou 263 anos contra os 277 da formação sportinguista. Ou seja, a média de idades dos leões ultrapassou os 25 anos (25,1), enquanto a dos dragões não atingiu os 24 (23,9).
A média da equipa inicial do F.C. Porto sai ainda penalizada pela ausência do brasileiro Anderson, um habitual titular que não integrou a lista de convocados para o jogo de Alvalade, devido a uma distensão muscular na face posterior da coxa direita, que impôs a sua substituição no encontro com o Hamburgo. Para além de começar, o F.C. Porto terminou a partida de Alvalade com a equipa mais jovem. As três substituições operadas por cada um dos treinadores não permitiram mais do que o atenuar da diferença etária: os portistas acrescentaram a experiência de um ano com as entradas de Jorginho, Bruno Moraes e Diogo Valente para os lugares de Paulo Assunção, Ricardo Quaresma e Lisandro López; os sportinguistas rejuvenesceram quatro anos com as inclusões de Miguel Garcia, Alecsandro e Carlos Martins, em substituição de Marco Caneira, Paredes e Nani.
Ao apito final de Pedro Proença, o F.C. Porto voltava a ser a equipa mais jovem em campo, com menos nove anos do que o adversário e uma média de idades de 24 contra os 24,8 do opositor.»
Início do jogo
Sporting: 277 anos somados no total dos onze jogadores, média de 25,1 anos
F.C. Porto: 263 anos somados no total dos onze jogadores, média de 23.9 anos
Após as substituições
Sporting: 273 anos somados no total dos onze jogadores, média de 24,8 anos
F.C. Porto: 264 anos somados no total dos onze jogadores, média de 24 anos.
Pois é, cai por terra mais um mito da "imprensa" lisboeta. A jovem equipa de Alvalade afinal não é a mais jovem equipa do campeonato.
Mas não se preocupem que não mais irão ouvir falar do valor e do mérito das equipas jovens da nossa liga.
Nota adicional: A equipa que jogou no último jogo da "Champions League" (equipa que aparece na imagem) e que venceu o Hamburgo por uns concludentes 4-1 tinha uma média de idades de 22,4 anos.

12 comentários:

  1. Fazer um jogo da Liga dos Campeões como aquele que o Porto fez com uma média de idades de 22,4 anos é obra e dá confiança para o futuro! :)

    Por outro lado mete medo porque se esta época fizermos uma boa Liga dos Campeões podemos ficar sem alguns deles no próximo verão.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Zirtaev...
    Nem mais... essa tinha-me escapado completamente... resta dizer que contra factos, não há argumentos!!
    Que irão agora eles inventar?
    O teu último parágrafo diz tudo e nada mais há a acrescentar... mais um 'mito' que cai por terra!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de destcar que os jogadores não foram formados no F.C.P ao contrário do Sporting
    preferia e gostaria de ver mais Vieirinhas a jogar e não a fazer parte do plantel

    ResponderEliminar
  4. Caro Zirtaev,

    Só me for mesmo ...na segunda circular !!!

    ResponderEliminar
  5. A média de idades é, de facto, impressionante.
    Deviam era lá estar mais jogadores formados na casa (com qualidade, claro).
    Porque essa parece-me ser uma das vias para se começar a atalhar no passivo.
    Já agora: então não é que o Veiga e Vieira andam tão preocupados com o passivo da SAD do Porto e o passivo da SAD do Benfica é o que hoje se anunciou?
    Enfim... o que vale é que sempre que vejo um daqueles na televisão, mudo logo de canal!!!
    Outra: O Adriaanse irá assinar pelo Dínamo de Kiev? E a FIFA vai deixar? Não há por aí um diferendo por resolver com o Porto, por sinal quem lhe pagava o ordenado ao fim do mês?

    ResponderEliminar
  6. Estou aqui apenas para confessar a minha total rejeição ao programa o Dia Seguinte. Já não o consigo suportar. Ainda tento uns dois, três, quatro minutos mas depois aqueles gajos dão-me uma enorme volta ao estômago e zás vou-me para outra...Aquele trio e já tiro o "JGA" que ontem até parecia ir arrebitar mas os outros, qual quadrilha de batoteiros de vermelhinha nem o deixam falar e quando ele poderia usar argumentos de peso, fica meio perdido sem saber o que dizer, não há pachorra...Mas como dizia, aquele trio é uma espécie de saco de gatos todos sempre prontos a arranhar o Porto...Se pudesse pegava no "saco" dava uma voltinha pela Ponte de Arrábida e lançava-os ao rio para ver se eles sabiam nadar bem...Agora nem o "Duque" os podia safar...E alimentavam bem os camarões que existem junto à foz, já que gordinhos dois pelo menos estão, o outro era de certeza rejeitado pela bicharada...Deve cheirar demasiado a tabaco de mascar...

    ResponderEliminar
  7. Os mitos não são de quem os faz, mas quem neles acredita. Há muito sabia que a média de idades da equipa portista era inferior à do Sporting. Por isso condescendi com tantas asneiras do início da época passada, incluindo a Liga dos Campeões fracassada. Por isso o entusiasmo foi redobrado com o crescimento da equipa na 2ª metade da época e graças a Co Adriaanse, a quem atribuo mérito total pese os defeitos que pudesse ter.
    Claro que agora ninguém falará da média juventude leonina. Não tarda, descobrir-se-á que foi Liedson o fundador da Academia de enganadores com percurssores como João Moutinho, Nani e Carlos Martins. Essas verdades virão ao de cima.
    Quanto aos factos que a alguns espantará, que seja um bom pretexto para não assobiarem mais a equipa, não perderem a paciência e saber que a equipa tem de crescer mais e mais para ser realmente boa como não é ainda, naturalmente.
    Até os parvalhões jornalistas medirão com outros parâmetros algumas apreciações descuidadas feitas à equipa.

    ResponderEliminar
  8. Alvaro como diz o Zé Luis (sê benvindo já agora) tem que se dar mesmo muito mérito a esta equipa que estava ser bem construida por Adriaanse. E temos de compreendê-la ao máximo e dar o devido desconto tendo em conta a sua juventude.

    Ultra-glpi, benvindo tb, tens razão em não serem muitos formados nas escolas do FCPorto, tb eu preferiria que mais tivessemos nessa situação, mas tb não deixa de ser vantajoso comprar grandes valores jovens e baratos e ao fim de uns anos vendê-los. Repara que temos lá jogadores que mesmo agora já tinham um grande mercado e se correr melhor a Champions ainda mais mercado terão. É um boa perspectiva de negócio. Repara, quem era o Pepe e quem é agora? Ou melhor quanto custou e qt vale agora? E como esses tens vários: Bosingwa, Fucile, Cech, Meireles, Lisandro, etc. Isto para não falar do Lucho e do Anderson que já foram caros mas que já valem muito mais.

    Meireles o programa DiaSeguinte é um antro lisboeta. O GAguiar está lá a ganhar uns trocos e por isso cala-se muitas vezes. Mas tem de se impôr por respeito ao clube que representa e ontem até esteve melhorzito. Ontem por acaso vi, mas já não via há uns tempos, e acho que continua a mesma coisa, é anti-porto e mais nada. Enfim.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Fantástica esta estatística! Bastante curiosa!

    ResponderEliminar
  10. estou a ficar velhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa:)

    ResponderEliminar
  11. Colega jurado Zirtaev mas alguém com dois dedos de testa, como é costume dizer-se, não tinha reparado nisso?
    Não mencionarei uma vez mais o mérito de Adriaanse pois seria um tema exaustivo e já sabes qual a minha opinião nesse caso.
    Um colega Azul menciona que os diferentes são da escola e que os nossos são contratados. Verdade. Mas também não podemos comparar esse clube, com o nosso.O grau de exigência do nosso Clube e do seu plantel sénior é bastante superior a todos os outros clubes/plantéis do nosso País, só aí se explica a necessidade de por vezes se contratar estrangeiros quase que aleatoriamente; mas a presença da Marca FCP nesses mercados a isso obriga. Este ano temos um uruguaio pró ano outro País será. Considero normal.
    Eu também gostava de ver o Vieirinha, o Bruno Gama, o Hélder Barbosa, mas para eles entrarem não queria que saísse o Quaresma, muito menos o Anderson.
    Tudo tem a ver com o grau de exigência e objectivos internacionais de cada um. Nós queremos e podemos ser grandes na Europa; outros tentam ganhar qualquer coisa cá no burgo (e pra ganhar uns jogos internos uns quaisquer miudos chegam).
    Abraços azuis

    ResponderEliminar
  12. Catarina, isso é muito relativo. Mas se tu o dizes...

    Pavlov ora aí está o que me faltava para complementar o que tinha dito acima ao Ultra: o nível de exigência, que no nosso clube é claramente um nível europeu ao contrário de outros e não basta ir experimentando jogadores dsa escolinhas, os jogadores jovens têm de ter já alguns créditos firmados nas equipas onde jogam.

    Um abraço.

    ResponderEliminar