04 outubro 2006

Carta aberta ao NOSSO treinador

Exmo. Sr. Professor Jesualdo Ferreira
Não fossem essas velhas manias e hábitos que interiorizou enquanto treinador de um “clubezeco” que o despediu depois de ter perdido com o enorme Gondomar e não teríamos adeptos de certos clubes nestes dias a “azucrinar-nos” o juízo.
É certo que de vez em quando eles também tenham o direito de o fazer, mas não vá por isso cometer os mesmos erros dos últimos jogos. Certo?
Veja lá se se decide de uma vez por todas por uma táctica arrojada e ensine aos seus jogadores a fazerem alguns movimentos de desmarcação básicos, já que dá pena ver passes de morte desaproveitados porque o legítimo destinatário ou anda noutros terrenos ou está no banco.
Veja se aprende com os seus jogadores campeões que o habitual no FCPorto são as vitórias e que se o adversário lhe ganha é porque a sua equipa o permite. Já agora professor puxe as orelhas a todos os jogadores que achar que necessitam do puxão. Sem medos!
Se não, não dá professor! Eu sei que lhe é difícil, mercê da idade e do passado, comandar assim de repente um potente iate de luxo após ter navegado a vida inteira agarrado aos remos das galés. Mas faça um esforço para levantar os olhos e perceber que quebra as ondas aos ombros de um gigante.
Não tem de ter receio professor, tudo isso é passado. Tem que ser audaz como o clube que lhe abriu as portas.
Sem mais, despeço-me na esperança de no final da época ter de lhe agradecer o campeonato conquistado.
De V/ Exa,
Atentamente,
Zirtaev - Um Portista de Bancada cheio fé.

26 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Se calhar merecia ainda mais algumas verdades duras de se ler, mas pronto...assinava por abaixo!

    ResponderEliminar
  3. Zirtaev - Parafraseando o Vazini se calhar merecua ainda mais algumas verdades duras de se ler, mas pronto... também eu assino por baixo.
    Só não sei é se o Mister costuma vir dar uma espreitadela a este blogue.
    Como nota final, não posso deixar de assinalar o elevado número de comentários que o seu post anterior registou. E no fim, bem vistas as coisas, embora por caminhos diferentes e com pontos de vista diferentes há ali um denominador comum: gostar, viver e ser do FCP é superior a essas diferenças que aparentemente nos separam.

    ResponderEliminar
  4. Tomei agora conhecimento que temos mais um jogador no "estaleiro" - Vieirinha.
    E é outro com problemas musculares.
    Outra questão que merece reflexão: que tipo de preparação física foi ministrada aos jogadores (ou está a ser) que nos vemos assolados por esta onda de lesões?

    ResponderEliminar
  5. Estou a ver q por aqui se entrou na fase de mandar abaixo a qualquer custo.

    Assim sendo não contem comigo para este peditório...

    ResponderEliminar
  6. Pedro Reis, fico deveras surpreendido com essa tua afirmação. Não vejo sinceramente onde estou a mandar abaixo seja o que for. A única coisa que tentei fazer foi, pelos meus únicos meios, fazer entender ao NOSSO treinador que ele agora comanda um grande clube e que não gostei da atitude medrosa com que contituiu as equipas dos dois últimos jogos. Aliás sou mesmo muito brando como outros colegas já disseram e centro-me principalmente na questão de o treinador estar habituado a clubes pequenos e agora ter que entender que tem um "iate de luxo" para comandar. Será isto deitar abaixo a torto e a direito? Será isto assim tão ofensivo? Será que achas que a táctica escalonada para os dois jogos não foi demasiado medrosa?
    Acho que não estou a ser destrutivo. Se calhar entendeste mal. Eu falo em fé, esperança e na grandeza do clube e digo-lhe apenas para não ter medo.
    PedroReis estás no teu direito de fazeres o que bem entenderes, mas acho que não tens razão no que dizes.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. PedroReis, já agora, acabei de ir ao teu blog e deparei-me com esta frase: "A segunda é a notória falta de coragem que Jesualdo Ferreira demonstra quando enfrenta equipas mais afoitas. Frente ao Arsenal e ao S.C.Braga só faltou ao treinador do FêCêPê vestir as suas calças castanhas! E se em relação ao primeiro ponto penso que talvez seja possível revertê-lo através da ajuda não só da administração da SAD mas mais do que isso dos adjuntos da casa, João Pinto e Rui Barros, neste segundo ponto, não me parece que aos 60 anos Jesualdo Ferreira vá mudar alguma coisa no seu temperamento e atitude."

    Eu concordo com ela, mas em que difere do que escrevi e é ou não tb deitar abaixo. Eu ainda tenho fé que o treinador mude, o Aníbal parece que não.
    Vais tb deixar de contribuir para aquele peditório?
    Entende que o sentimento que eu transmito é generalizado e que não é questão de deitar abaixo, é como que um conselho construtivo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Como mero convidado faço daqui um apelo ao Pedro Reis para que não deixe de aqui vir lançar a sua opinião.
    No mais, estou com o Zirtaev.
    Como em muitas coisas da vida, a esperança e a fé (para quem for crente) são as últimas coisas a abandonar.
    Por isso, vamos manter a esperança... sem que isso não nos limite o espírito crítico que, como bem sabem, é depende de muitos factores.
    Basta ler os filósofos para se perceber que os factos podem ser encarados de vários lados ou teremo várias verdades.
    Já não falo dos advogados ou dos juristas, porque nessa categoria também entro.

    ResponderEliminar
  9. Quintino quanto às lesões, estive a ler o jogo e Adriano já está recuperado. São 3 lesoes musculares (Cech, Vieririnhae Fucile) e creio que não se pode culpar a pré-época já que o ano passado a equipa esteve bem com uma pré-época igual e Fucile não fez sequer a pré-época este ano.
    Pode é ter a ver com a mudança de métodos de preparação-fisica que num futuro próximo deixarão de serr problema.
    Outros 2 são crónicos (Sokota e BMoraes)
    Os outros penso serem meros azares, não creio que seja por aí.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. É bem possível que a transição e diferença de métodos ajude a explicar o que se passou/passa com o Cech, Fucile, Vieirinha e Adriano. Explicação válida, sim senhor.
    João Paulo, Pedro Emanuel e Ibson foram mesmo azares (que bem dispensávamos) e quanto a isso só resta aguardar que recuperem.
    E bem que os dois últimos muita falta fazem.
    Sobre o Sokota e o Bruno Moraes penso que o melhor é nem contar com a sua disponibilidade, dado o seu joga/aleijado constante.

    ResponderEliminar
  11. Eu estou totalmente de acordo com o Pedro Reis...MAS não neste caso !!!! Ou melhor, neste blog !!! Como tive oportunidade de escrever, a política do “bota abaixo”, que é a política de quem, no mínimo, não tem mais nada que fazer, é INSUPORTÁVEL !!! Aí estou totalmente de acordo com o Pedro. Agora, tenho a certeza que o disse no local errado.
    Dito isto,
    Caro Zirtaev,
    Antes de mais, o seu blog está explosivo !!! Parabéns !!!
    Em relação à sua carta, subscrevo a mensagem que procura passar !!! E não acho que a crítica peque por defeito.

    ResponderEliminar
  12. Acabei agora de ver o texto no FeCePe (o qual colaboro o que não faz dele "o meu blog") que referiste, mas como diz o Anibal, esqueces um pormaior: é que não fui eu que o escrevi!

    Não concordo com ele e vou obviamente sobre o mesmo, fazer o meu comentário.

    O que eu não percebo é afirmações do tipo "agora comanda um iate de luxo" e "foi medroso", etc. Mas que iate de luxo? Era bom mas a realidade é bem diferente...

    Continuo a dizer que acho descabido que se julgue um treinador ao fim de 1 mês. Não digo que ele é bom, apenas que ainda não teve tempo e condições para fazermos uma avaliação sobre o seu trabalho. Salvo todas as diferenças, vai lá ver o que o Mourinho fez nos primeiros meses que esteve no FCP (ou até no Benfica) com uma equipa que não tinha sido escolhida e estruturada por ele?

    Mas cada um fica obviamente na sua!

    ResponderEliminar
  13. Passo a redundância, mas tb assinava por baixo! =)
    Tava a ler o jornal hoje, e reparei k houve palestra de 40min com os jogadores.. xpero k tenha havido puxões de orelhas!!! :P

    ResponderEliminar
  14. PedroReis no essencial estamos de acordo. Eu não quero julgar o treinador precisamente por apenas aqui estar à apenas um mês e quanto a esse teu parágrafo concordo em absoluto.

    Quando uso a metáfora "iate de luxo" tento apenas comparar o FCPorto com os outros clubes que ele treinou, que, deves tb estar de acordo, tem melhores condições e melhores jogadores. Quanto à parte do medroso, acho que é óbvio que ele alterou uma equipa que se estava a dar bem por causa dos adversários, por medo, e é aí que quero chegar. Não gosto qd o FCPorto faz isso, seja com que treinador for e não está em causa à quanto tempo ele está aqui ou se teve tempo de implantar seja o que for.

    Continuo a achar que entendeste esta minha carta como depreciativa, qd apenas tento fazer o que me está ao alcance para ajudar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Bela carta ao professor.
    Assinava por baixo.
    Há que melhorar bastante esta equipa.
    Penso que a derrota de segunda, não é comprometedora, mas a equipa precisa de mais agressividade e garra dentro de campo. Somos o FC Porto.

    Saudações Tripeiras
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  16. Com a recuperação de João Paulo, daria uma sugestão ao Prof. para os difíceis jogos que se avizinham.

    Uma vez que nos jogos com os Arsenais, e apesar de jogarmos com 6 jogadores defensivos (mais o guarda-redes) sofremos 4 golos, deveríamos reforçar a defesa.

    Assim, coloca-se João Paulo no eixo da defesa, tirando Quaresma da equipa. Desta forma, pode-se recuar B. Alves para líbero, a varrer tudo o que apareça à frente. Como Anderson já faz a faixa central e uma ala, poderá passar a fazer as duas alas - é novo, não se importa. O Lucho ajuda os trincos a recuperar bolas e leva-as até próximo da área, onde pode optar entre passá-la ao Anderson ou ao Postiga, que acampa na área.

    A primeira substituição a fazer será a do Quaresma pelo Postiga. Quando lhe disserem que a única forma de marcar golos é pegar na bola no meio-campo e fintar toda a equipa adversária (guarda-redes incluído), vão ver com que garra ele entra!

    ResponderEliminar
  17. Eu assino por baixo
    no dia em que o nosso PORTO perder,como perdeu na segunda feira,e ninguem disser nada(escrever),vamos ser 1 clube mediocre,como os da segunda circular,que perdem e ainda sao os maiores,e deitam as culpas a tudo e a todos,so menos aos culpados.
    para mim o "nosso culpado" foi o mister

    ResponderEliminar
  18. Assino por baixo esta carta, agora era preciso por o Jesualdo a lê-la
    Força Porto e vamos ver se começam a ter garra e vontade de vencer, no fundo vamos ver se ganham a ALMA PORTISTA

    ResponderEliminar
  19. Já agora, para descontrair mais um pouco, eu sei que este site é do FCP, mas já viram bem o último sucesso do departamento clínico dos milhafres? Agora temos o joelho do Mantorras e a coxa do R. Coxo (que, recorde-se, veio para os milhafres para jogar)...

    ResponderEliminar
  20. assino por baixo. com todas as 8 letrinhas do meu nome. sou portista dos 4 costados, abomino o "bota abaixo", pouca coisa que irritará mais do que a massa "assobiativa". já me levantei sozinha no estádio para aplaudir um jogador ou um treinador enquanto os outros 40 e tal mil assobiavam (tantas vezes fiz isso ao famoso holandês que agora, e tão de repente, todos querem de volta...). mas uma coisa é acreditar que o apoio é essencial. outra coisa é não reconhecer os erros, ou o que pode ser melhorado, e tapar o sol com a peneira. o Jesualdo tem um potencial incrível, mas também tem muito que aprender. e esta aprendizagem pode e deve passar por ouvir os outros. o mesmo se aplica aos jogadores (um pequeno parenteses para destacar aquele que, enquanto tudo se parecia querer desmoronar, permaneceu firme e lutador como só ele sabe ser. profissional até à espinal medula, de uma correcção intocável dentro e fora das 4 linhas, esforçado como muito poucos, humilde como só os melhores. para mim, ele é a perfeita ilustração futebolística de que o sucesso depende muito mais da transpiração do que da inspiração. Raul Meireles: casa comigo, homem!:)). mas portanto dizia eu: assino por baixo, Zirtaev. de críticas construtivas posso sempre assinar por baixo. nunca o farei debaixo dos assobios destrutivos.

    ResponderEliminar
  21. Amigo Zirtaev...que tal uma Taça da Liga no futebol português?

    Passa no Anti-Lampião e diz a tua opinião.

    Um Abraço,
    Tripeiro

    ResponderEliminar
  22. só mais um pedido ao professor: ocupe mais tempo de treino a marcar livres e cantos. De resto, tudo bem.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  24. Figueroa negociado
    com o FC Porto



    Tal como o Sportugal tinha avançado no passado dia 31 de Agosto, Elias Ricardo Figueroa, atacante uruguaio de 18 anos do Liverpool de Montevideo, será ao que tudo indica, negociado no final do ano com o FC Porto.

    Isto foi confirmado na primeira pessoa pelo presidente do clube sul-americano, José Luís Palma.

    “Vou conversar pessoalmente, antes do final do ano, com o presidente do FC Porto, sr. Pinto da Costa. Vou tentar ficar cerca de uma semana no Porto, para falar sobre o Figueroa e sobre determinados assuntos sobre o meu clube”, expressou o presidente do Liverpool de Montevideo.

    “A conversa que vou ter com Pinto da Costa não pode ser discutida a não ser pelos presidentes dos clubes em questão, não nos interessa intermediários”, acrescentou.

    José Luis Palma revela mesmo ao Sportugal os motivos que impediram de Figueroa de se transferir para o Dragão em Agosto último: “Não foi o timing adequado e como eu tenho mais assuntos a tratar sobre o Liverpool, aproveitarei para falar sobre tudo e também sobre o Figueroa. Certo é que na altura o FC Porto não precisava de avançados, tinha o número suficiente, por isso esperemos que em finais de Dezembro tudo seja diferente.”

    José Luís Palma está convicto e as pretensões do clube que dirige são concretas: “Pretendemos transferir o atleta para o FC Porto, vamos negociar e esperar o sucesso da operação”.

    Esta seria uma operação que envolveria custos para os dragões, obrigando-os a abrir os cordões à bolsa. Quanto a valores, o presidente do clube uruguaio foi evasivo.

    “Sobre preços do passe do Elias Figueroa não vou adiantar nada, até porque até lá tudo depende do mercado de transferências, da condição do atleta, entre outros aspectos. Mas o que posso dizer é que ele é um grande avançado, jovem, um verdadeiro goleador e que se pode afirmar na Europa, e fazer bem melhor do o que faz na selecção sub-19”, assegurou.

    Figueroa é um jogador rápido e goleador, que, sabe o Sportugal, poderá custar entre 800 mil euros e 1,5 milhões de euros.

    ResponderEliminar