13 outubro 2006

Por via Marítimo até um Porto seguro

Depois de duas derrotas seguidas, uma para a champions e outra para o campeonato, a equipa do FCPorto teve tempo mais que suficiente para sarar as feridas dessas batalhas perdidas e teve tempo também para recuperar jogadores que não se encontravam bem. Alguma vez esta selecção haveria de ser útil ao FCPorto!
O próximo jogo, contra o Marítimo, é o primeiro de uma fase complicadíssima e já muito decisiva para o FCPorto. Seguem-se o Hamburgo no Dragão, em que uma derrota pode acabar com as esperanças para a passagem à fase seguinte da champions. Vai a Alvalade e recebe o outro grande da 2ª circular. Tudo isto até ao final deste mês.
Torna-se por isso importantíssimo vencer este jogo. Um empate, por exemplo, pode pôr a equipa do professor com o ânimo de rastos e virará com toda a certeza os adeptos contra Jesualdo Ferreira, o que antes de um jogo tão importante é péssimo dada pressão que se irá sentir.
Depois do “sermão” dado por Pinto da Costa no balneário, esperemos que os jogadores se tenham apercebido em que clube estão e que a garra seja o “doping” que os fará honrar aquela camisola e será o suficiente para chegar à vitória.
Para este jogo com o Marítimo, Postiga, afinal, está recuperado e é opção. Em princípio estará na frente de ataque de uma equipa que Jesualdo Ferreira deverá pôr a jogar no 4-3-3 que lhe trouxe os melhores resultados. Anderson será o “distribuidor” e terá ao seu lado na linha média o Lucho, que vem desgastado da selecção mas que será titular, e Raúl Meireles mais atrás. A defesa será a do costume com Marek Cech já a defesa direito. Quaresma e, espero, Vieirinha, que já está também recuperado, tentarão oferecer a Postiga os golos que darão tranquilidade à equipa para as difíceis travessias que se adivinham.

PS: Queria aqui fazer um apelo a todos os portistas que, como eu, se vão deslocar ao estádio. Por favor não assobiem a equipa. A equipa já por si vai entrar nervosa e os assobios apenas poderão deixar os jogadores ainda mais ansiosos. Se sofrermos alguma contrariedade ou não gostarem de alguma opção do treinador, lembrem-se que até ao fim todos os jogadores precisam do nosso apoio. Se sofrerem um golo, por exemplo, é aí que eles precisam de ver que nós, grandes adeptos, estamos com eles.

14 comentários:

  1. Zirtaev tens jeito p/xta coisa dos "posts"! =)
    É verdade, já o havia dito..Outubro vai ser 1mês longo e intenso e xperemos k acabe da melhor maneira!
    A boa noticia do departamento médico é sp bem recebida..e concordo ctg na táctica dos 4x3x3.
    Xpero sinceram/ k os resultados do inicio do campeonato, e plos kuais ansiamos, voltem a aparecer!

    Contra ventos e marés..xpero e acredito num FCPORTO vencedor!!!

    ResponderEliminar
  2. Pois é, estou aqui de novo para dar a m/opinião s/ a crónica de hoje. Sem dúvida que vamos passar por um período deveras complcado.Mas se por um lado temos um percurso difícil, por outro pode ser muito bom. Mas para tudo correr de feição, temos desde já de ganhar o próximo jogo com o Marítimo. Este para mim é o mais difícil porque se ganharmos, creiam que tudo facilita, se pelo contário, aí sim podemos dizer que tudo vai complicar.Mas a minha opinião sobre tudo o que está a acontecer, deve-se exclusivamente a duas coisas. 1ª O Jesualdo, para mim está a falhar muito no aspecto guerreiro, coisa que os portistas sempre tiveram com o Co Adrianse. 2ª Está a faltar uma coisa que poucos ainda se aperceberam, a preparação física está totalmente diferente da que tinham antes. Isto, evidentemente que para os jogadores fazerem aquilo que deveriam fazer já não o fazem, pois sem uma preparação adequada, queremos fazer coisas que nunca o conseguimos. Depois a táctica, também está um pouco aquém daquilo que eu esperava, enfim para uma próxima oportunidade falarei mais sobre isso.
    Quero de novo dar os parabéns ao ZIRTAEV pelo blog, pois embora em não tenha muita oportunidade para escrever, nunca deixo de o ler, pois ilucida-nos de muitas coisas que muitas vezes nos passam despercebidas.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, terei de ver o jogo no sofá - por muito que me custe não ir torcer ao vivo!

    Agruras de quem tem duas filhas pequenas - seria injusto deixar a minha mulher sozinha com as duas, enquanto eu ia à bola.

    Infelizmente, o problema ficaria solucionado se pudesse levar a mais velha (3 anos e sócia) comigo. Já o fiz no jogo com o U. de Leiria (com excelentes resultados, embora tenha tido de vir embora a meio da 2ª parte). Mas, como as crianças pagam bilhete inteiro, a brincadeira fica muito cara... É pena, é um bom hábito que se inculcava desde cedo. Além de o FCP também perder o dinheiro do bilhete que não vou comprar...

    ResponderEliminar
  4. O Porto tem que procurar 2 coisas no jogo de amanhã: a vitória e a confiança. A vitória tem que se começar a desenhar cedo, com paciência, mas cedo. Esta equipa precisa de encarar os jogos com confiança e não com pressão. Daí eu ter achado muito bem,Zirtaev, a tua última parte do post em que apelas a que não se assobie a equipa. PAra aqueles que sabem e gostam de assobiar, que assobiem o àrbitro ou quando o Marítimo subir ao relvado para aquecer. UM PORTISTA NUNCA ASSOBIA A EQUIPA! Assobiar é fazer os jogadores quererem pensar mais depressa e fazerem tudo bem! E assim não vamos a lado nenhum. Se o golo não surgir na primeira parte, depois há mais 45 minutos! E se a equipa não marcar, mas jogar bem, então no fim brinda-se a equipa com palmas moralizadoras, não com assobios que desmotivam qualquer ser humano.

    Quanto ao jogo em si, li no jornal que o Postiga pode não jogar pela lesão estúpida sofrida no clube do Scolari. Caso o Postiga não jogue, Professor, DEIXE O ADRIANO NO BANCO! Há o Lisandro para ponta-de-lança ou eventualmente o Bruno Moraes (ainda que seja má opção para titular devido às limitações físicas). Nas alas jogar o Vieirinha é o desejo de todos nós, mas muito sinceramente a cada semana que passa, a cada jogo que o Porto faz, é um desgosto não ver o Vieirinha jogar de início. O Tarik não joga, está lesionado. Assim temos Quaresma, alan, Vieirinha e Diogo Valente (excelente exibição nos sub-21). PAra mim, jogavam Quaresma e Vieirinha, ou então Quaresma e Diogo Valente. Se bem que continue a achar que o Jesualdo vai manter o meio-campo de Braga, eclipsando o Anderson na esquerda e mantendo o Meireles e o Assunção no meio.
    Toda a equipa me agrada, menos uma coisa... Li a crónica e vi um resumo alargado do jogo Espanha 2x1 Argentina, desta quarta-feira, e o Lucho não está bem! Andam a sobrecarregar o homem com jogos, deixem-no descansar para ver se ele recupera finalmente!!! È triste ver um jogador da qualidade dele a arrastar-se no campo! E caso o Lucho saísse, Anderson ficava no papel de organizador, Meireles e Assnção atrás davam segurança e as alas ficavam vivas com o Quaresma e Vierinha (ou Diogo Valente).
    No entanto, qualquer que seja a equipa apresentada, eu vou estar lá, vou acreditar, não vou assobiar e no fim do jogo, assim o espero, vou festejar mais 3 pontos bem ganhos, que nos vão dar confiança para quarta-feira!

    ResponderEliminar
  5. Caro Zirtaev,

    Tirava o diamante por lapidar (Vieirinha) e colocava o imprescindível Paulo Assunção.
    Mais do que da equipa ideal precisamos de uma equipa rotinada ou, se quisermos e talvez seja mais apropriado, precisamos de rotinar uma equipa (para a Liga e Champions).
    Ah, mais um título fantástico !!!!

    ResponderEliminar
  6. por mim já sabes...nunca assobio a minha equipa.viva o fcp e amanha o meu lugar vai esatr ocupado..que saudades

    ResponderEliminar
  7. Concordo quando dizes que a equipa já de si vai entrar nervosa.
    Depois destas duas derrotas consecutivas penso que é normal.
    Os jogadores vão tentar mostrar que foi um "acidente" de percurso.
    Terão o meu total apoio e espero de que todos os portistas que irão ao estádio.
    Não é só nas más alturas que se apoia, mas principalmente nestes momentos.
    Apoiar quando a equipa ganha é muito fácil.

    Tenho dúvidas se jogará o Vieirinha de início, ou o Lisandro Lopéz.

    P.S- Mais um grande título!!

    Saudações Tripeiras
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Amigo Zirtaev...
    Em primeiro lugar, 2 correções no teu post:
    1) esta seleção foi útil pela 1ª vez?... olha-me o Postiga nas bancadas frias da Polónia!!!... quase que era mais um pró estaleiro e o FCP que lhe pagasse ao fim do mês!!!... por mim, nem 1 para aquele ESCARRO... nem 1!!!
    2) Marek Cech... é defesa esquerdo... :-p
    Agora, amanhã... espero bem depois do jogo ir jantar ao Frango da Guia muito mais bem disposto... muito mais disposto do que nos últimos 2 jogos!!!
    Estou à espera de sermos todos surpreendidos com uma excelente exibição para pagar a dívida de gratidão a todos nós adeptos portistas... estou com fézada para amanhã... mta fézada!!!
    bLuEs... não me desiludam!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS1 - Um dia destes, temos de combinar lá no Dragão um encontro para a malta se conhecer... e tomar 1 café, ok?

    PS2 - Aliás... este convite é extensivel a todos os Portistas que navegam e comentam pelos bLuE bLoGs... um dia destes, temos de combinar 1 encontro lá no nosso Dragôm para a malta toda se conhecer pessoalmente... que acham?

    PS3 - Amigo Zirtaev... arranja lá essa coisa do teu contador, que mais uns dias, tás nas 1(.)(.)(.)(.) visitas e esse teu contador só tem visivel 4 digitos... e nós não queremos ver isso a começar do ZERO novamente, ok?

    ResponderEliminar
  10. Ora então é assim:
    - eu não punha o Postiga de início. não posso deixar de concordar com tudo o que o Adriansee deixou escapar dele: é preguiçoso e dado a vedetismos. tem muita técnica e é portista, duas vantagens importantes, mas falta-lhe aprender que o trabalho é a principal via para o sucesso. senão veja-se: admito que um ponta de lança possa ser apanhado 2/3 vezes em fora-de-jogo - acontece, situações de limite em que os defesas sobem rápido e já está - faz parte do jogo. mas 10 vezes? poupem-me! é pura preguiça, exaspera-me: o rapaz está lá à espera que a bola venha ter com ele na situação ideal, com a velocidade ideal e,de preferência, com o vento a favor: não faz qualquer esforço para "ler" o jogo e posicionar-se. enquanto o rapaz (que, e reafirmo, tem técnica para dar e vender, muito mais do que qualquer ponta de lança do Porto, exceptuando talvez o Bruno, que ainda não tive oportunidade de apreciar devidamente) não aprender que a sorte protege os audazes, banco com ele! eu poria o Adriano - será, dos PLs, o menos tecnicista, mas é o mais esforçado. estando este lesionado, venha o Lisandro Lopez: estou convencida que na posição de PL puro ainda tem muito a mostrar - rende muito mais do que descaído para as alas. e, estando 1-0, eu gostava de por o Bruno, SE o departamento médico desse a garantia que ele pode efectivamente jogar sem qualquer risco de recaída. esse rapaz é um lutador: metade da força e da vontade que ele tem de jogar quase, por si só, marcam um golo. eu punha-o: como motivação e como aposta. e para lhe mostrar que, um ano e meio depois, a nossa fé nele não arrefeceu nem um bocadinho.
    - nas alas: vieirinha ou diogo valente, não tenho bem a certeza. o último veio motivado de uma excelente exibição nos sub-21. o vieirinha - estou convencida - vai ser uma espécie de Quaresma renascido. mas pergunto-me se não será cedo de mais para o por de início... ainda lhe falta amadurecer um pouco. enfim, não criticaria nenhuma das opções.
    - no meio campo, apostava no anderson como organizador, protegido atrás pelo enorme Meireles e pelo Assunção. sim, tirava o Lucho. ele está terrivelmente desgastado fisicamente, e quanto mais se insistir nele, mais esse desgaste se vai agravar. ele tem que parar e descansar: está a entrar num círculo vicioso de más exibições que parece uma espiral negativa. se eu fosse treinadora, teria uma longa conversa com ele em que lhe explicaria isso mesmo: és bom, continuas a ser o melhor, mas estás cansado; se continuares a jogar, o principal prejudicado serás tu; não se pode viver sempre de rendimentos: pára 3 semanas, e regressa em forma. eu até mandava o rapaz de férias, palavra de honra.
    - defesa e GR, nada a acrescentar!

    agora um APELO MUITO IMPORTANTE de SOLIDARIEDADE COM AS COMUNIDADES PORTUGUESAS RESIDENTES NO ESTRANGEIRO SEM RTPi:)
    normalmente vejo os jogos da Bwin pela net, já tive todo o tipo possível e imaginário de manhas para o fazer. simplemente, agora, NENHUMA resulta. não conhecem nenhuma que me possa valer?! HELP ME!! é que ouvir 4 ou 5 relatos por fds dá-me cabo do neuronito...:)

    ResponderEliminar
  11. ah, quase me esquecia: não vale amarrar o Anderson a uma das alas - isso é um CRIME que devia dar direito a prisão:)

    ResponderEliminar
  12. Antes de mais sejam benvindos os novos users e obrigado pelos elogios.

    Nuno como te compreendo. Mas é por uma boa causa. O FCPorto tem situações em que realmente nada se preocupa com os sócios e adeptos. Já tive situações ainda mais graves. Talvez um dia fale sobre isso.

    Pedroz, o Adriano está lesionado, por isso não será preocupação para ti. O Lucho realmente está mal mas aposto contigo como jogo a titular, tal como acho que jogará o Postiga. Espero sinceramente é que não use a mesma táctica dos últimos jogos.

    Blueboy, a selecção foi útil por causa das paragens, coisa que nem teve a ver directamente com a selecção do Madaíl. O Cech é defesa esquerdo.
    Depois um dia fala-se disso então. Ah! Não preocupes com o contador que ele é poupadinho mas qd chegar a altura ele coloca lá o outro dígito.:-)

    Catarina tb acho que o Postiga é um pouco malandrote, mas tem-se esforçado, temos de reconhecer, sobra o Lisandro que tb gostaria de ver a fazer um jogo completo a PL, mas não me acredito que o Jesualdo o coloque se o Postiga estiver apto. Concordo com o que dizes em relação ao Lucho, as como disse ao Pedroz tenho quase a certeza que será titular.
    Quanto ao teu apelo, bem, eu conhecia alguns sites, mas se calhar tb os conheces. Mas vou tentar averiguar e se souber de algo informo-te.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar