30 março 2007

Luz de 1 de Abril

Há dias, o cartoon de O Jogo brincava com a data de 1 de Abril para o Benfica-FC Porto, glosando o facto de ser jogado no “dia das mentiras” como se nunca o tivesse sido.

Pois ainda há tempos falei aqui do 1 de Abril de 2000 e de um Benfica-FC Porto jogado então, sob arbitragem de Martins dos Santos.

Há várias ironias em causa, a começar por esse árbitro ser um visado no Apito Dourado (é moda falar dos árbitros no processo), ser um portista confesso mas nesse jogo ter prejudicado o FC Porto. A ironia, última (ver Maisfutebol), é reeditar-se a polémica da bola dentro ou fora no remate de Petit que Baía defendeu em dois tempos, como se algo tivesse sido provado nessa matéria (“parece-me claramente que a bola entrou”, sentenciou Miguel Prates na SportTV) e não houvesse outros exemplos de criar… polémica.

Precisamente, um canto directo de Clayton, da direita do ataque portista, entrou na baliza de Bossio nesse jogo de há 7 anos. Claramente. Viu-se na TV, em directo na SIC, mas a RTP mostrou no dia seguinte (o jogo foi a um sábado) as Imagens Virtuais no Domingo Desportivo com a bola bem dentro da baliza encarnada.

O fiscal-de-linha desse lance foi Paulo Januário. Alegadamente, outro portista. Estava na sua posição, no enfiamento da linha de fundo, sem oposição que impedisse de ver o lance, ninguém ao primeiro poste para onde Clayton mandou a bola e Bossio a socá-la bem dentro da baliza.

O FC Porto perdeu por 1-0 (Sabry). Pouco antes, a derrota em Alvalade por 2-0 teve um golo anulado a Jardel por um fiscal-de-linha considerar um cruzamento da esquerda feito de fora do campo. O fiscal-de-linha era… Paulo Januário.

Isto é só para lembrar um Benfica-Porto a 1 de Abril.

E para acrescentar que o facto de um árbitro ser conotado com um clube tem destas coisas e Pedro Proença ser benfiquista assumido e, dizem, sócio de camarote na Luz.

À luz destas evidências, que esperar:
- do árbitro
- da apreciação dos críticos
- da predisposição instalada de criar polémica com informações verrinosas “doucement” atiradas para o ar.

Entretanto, Pimenta Machado veio dizer que o FC Porto perdeu dois títulos por… não controlar a arbitragem. Esse mesmo de 2000, para o Sporting, alegadamente porque “Pinto da Costa zangou-se com Valentim e o Porto perdeu o campeonato” segundo Pimenta; e o de 2001 para o Boavista “que teve via verde para ser campeão”, ainda segundo o ex-dirigente do V. Guimarães. Já sabemos que a via verde mudou de quadrante em 2002 e foi o Boavista o mexilhão da história suplantado pelo Sporting.

Eu creio que os adeptos, suspeitando de tudo e de todos, em todos os quadrantes clubísticos, têm tendência para se vitimizar e/ou atirar pedras aos telhados vizinhos.

Mas, pelo que se vê e ouve dizer, ressalta que o futebol é um jogo mesmo muito complicado e poucos parecem dar-se conta disso. E vá lá saber-se quem controla o quê.

Mas que há golos mais golos do que outros, isso há. Até no dia das mentiras.

28 comentários:

  1. Em relação ao árbitro, espero tudo, acho-o bom árbitro mas mesmo que queira ser isento pode ser traído pelo subconsciente. Daí que nunca se deveria nomear alguem tão declaradamente galinácio.
    Da crítica, espero o costume, desculpabilizar tudo que seja contra o Porto, cascar em tudo o que seja a nosso favor, mesmo jogadas limpas. Assim tem sido sempre, assim será.
    Teremos de ganhar contra tudo e todos, é a nossa sina.
    Quanto ao mundo do futebol, é uma pena mas é um mundo muito subterrâneo, do qual não sabemos da missa a metade e onde não há inocentes em nenhum quadrante, em nenhum clube.
    A diferença é que geralmente as apreciações a estas questões são vesgas e olham sempre para o mesmo lado, com razão ou sem ela, esquecendo ou lavando as acções das virgens impolutas e ofendidas, paladinos da transparência.

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me muito bem desse jogo, em que o FC Porto perdeu com um golo do Sabry, e anularam-nos um golo claríssimo, marcado de canto directo pelo Clayton.
    Eu fui ver esse jogo ao antigo estádio da luz, e por acaso também foi no dia 1 de Abril!
    Ontem fiz um post no meu blog, onde também se fala desse golo. Os benfiquitas só sabem falar de um lance em que acham que a bola entrou na baliza de Vítor Baía. Mas não há qualquer imagem onde se possa ver realmente isso.
    Por outro lado, este golo anulado ao Petit, é claríssimo!!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa, queria dizer:

    "Este golo anulado ao Clayton", é claríssimo!!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Pois meu caro ze luis, relembro mt bem esse jogo mas acrescento que paulo januário é um dos fiscais de linha de proença para este jogo do px domingo!!! que coincidências!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Off-topic:
    Após quase duas semanas de reflexão continuo a ter imensas dificuldades em imaginar o 11 para o próximo jogo.
    Por várias razões:
    - não sei se o nosso treinador vai entrar em 4-3-3 ou 4-4-2, mas inclino-me para esta última hipótese;
    - não acredito que seja o mesmo 4-4-2 de Londres, uma vez que o Fernando Santos deve ter esse esquema mais que estudado;
    - não consigo imaginar a forma do Lucho, embora acredite que vai jogar. Agora se deveria jogar já não sei...
    - Anderson por mim (se for convocado) nem devia sair do banco. Estou em crer que mal toque na bola leva logo uma "castanha" para recordar;
    - Fará sentido subir Bosingwa para o meio campo? Eu sei que ele não está rotinado com Assunção e Meireles, mas o "pulmão" dele não dará jeito?
    - Não sei quem possa jogar com o Quaresma na frente. Se por um lado Adriano tem dificuldades em jogar de costas e segurar bola à procura de apoios, sem ele Quaresma centra para quem? É que o Quaresma pelo meio perde-se...

    São assim muitas as minhas dúvidas, mas que não abalam a minha confiança num bom resultado.

    ResponderEliminar
  6. Boa visão de jogo deste dragão de agueda, espero q o jesualdo tb a tenha:) passem no blog do lucho e escolham a equipa para domingo

    ResponderEliminar
  7. Zé Luis essas palavras de Pimenta não serão enquadradas no âmbito de um frustrado que nunca conseguiu ser dirigente do seu clube e agora que o seu clube pode subir a primeiro tenta condicionar a arbitragem?

    ResponderEliminar
  8. Domingo lá estarei mais uma vez a assistir a uma VITÓRIA do nosso PORTO !!!

    Bancada SAPO, Porta 14, Piso 3

    ResponderEliminar
  9. off-shore, outra ironia, o Sapo... cuidado com o Veiga, ele também anda por aí...
    Boa vitória!

    ResponderEliminar
  10. Recordo-me vagamente deste jogo, lembro-me vagamente das imagens virtuais. Mas tenho a impressão que as imagens virtuais foram abolidas pouco tempo depois de se apresentar este lance na tv.

    Claro que o Paulo Catarro (na altura o apresentador desse programa) é um grande portista.

    Como já tinha dito, do mal o menos, Pedro Proença não é dos piores.

    OffShore, espero que eles engulam um sapo do tamanho da bancada onde vais ficar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Caros Amigos,

    Como portista começo a estar farto de ver, ouvir e ler ataques diários ao nosso clube a serem respondidos com silêncios anestesiantes, que só favorecem os mesmos do costume.
    Há que reagir à PORTO!!! NÓS É QUE SOMOS A MELHOR EQUIPA, COM O MAIOR/MELHOR PALMARÉS INTERNACIONACIOAL E (EM POUCOS ANOS) TAMBÉM COM O MAIOR NÚMERO DE TÍTULOS NACIONAIS.

    As vigarices/corrupção sem APITOS, INVESTIGAÇÕES ou MANCHETES passam-se em Lisboa, Alentejo e Algarve e têm quase todas um DENOMINADOR COMUM: contrução civil, l.f.vieira, benfica, árbitros, ex-árbitros, dirigentes e ex-dirigentes, políticos, autarcas, pdm, etc.,...

    A título de exemplo, cito esse o caso desse Vara colocado pelo PS na CGD, que mexe como nosso dinheiro e beneficia escandalosamente o seu benfica e os interesses afins. Para outros e outras cores também vão surgindo as compensações para manter os equilíbrios capitalistas (quero dizer, da Capital).

    HÁ QUE REAGIR COM FORÇA E DETERMINAÇÃO, EXIGINDO O RESPEITO QUE NOS É DEVIDO. COM URBANIDADE, MAS COM FIRMEZA, COM ARMAS "PESADAS", CONTRA A FALTA DE JUSTIÇA E A INDIGNIDADE.

    Por isso, penso que se o nosso Presidente não se acha com capacidade (por quanto tempo?!) para agir, deve zelar pelo bem do FCPORTO, como sempre fez, e permitir que sejam criadas as melhores condições para outro avançar.

    Com paz e tranquilidade. Sem sangue. Isso queriam os nossos adversários. E eu não vou NUNCA esquecer o quanto JORGE NUNO PINTO DA COSTA fez engrandecer e respeitar o nosso FCPORTO, uma CIDADE, uma REGIÃO e PORTUGAL.

    Mas há que assumir o Presente e lançar o Futuro. Com ou sem JNPC. Se ainda puder ser com ele por mais alguns anos, nada contra, mas SEM SILÊNCIOS QUE DOEM, que ainda mais custam para quem como eu trabalha e vive em LISBOA.
    Se não, busque-se a melhor das alternativas. Para lá de outras que certamente haverá, por mim citaria o Dr. Pôncio Monteiro, mas a sua saúde talvez não lho permita. Mencionaria ainda outros nomes, como o diplomático e competente Dr. Rui Moreira ou o "agressivo", inteligente e culto Dr. Miguel Sousa Tavares, mas que não deve estar para estas coisas. Ou, sim ou então, o PODEROSO, COMBATENTE, ÚNICO e também GRANDE PORTISTA e criador de riqueza, BELMIRO DE AZEVEDO, que como sabem em breve vai ficar mais aliviado do seu "IMPÉRIO SONAE", que passará a ser "gerido" pelo filho Paulo.

    Seria, talvez, a grande força para lançar um novo fôlego e fazer vingar a internacionalização da MARCA "F.C.PORTO", e para contrapor à insídia do sistema, a razão da nossa força e excelência.

    Acredito, espero e desejo que o próximo 1º de Abril fique bem marcado na memória dos PORTISTAS e também, por razões desportivas desfavoráveis, nas dos nossos adversários.

    Finalmente, transcrevo, com a devida vénia, um texto que acabei de ler, assinado por Nuno Antas de Campos de "O Portal dos Dragões" para reflexão:


    «Belmiro a Presidente

    Belmiro de Azevedo, com quem nunca na vida troquei uma palavra, já serviu, com dedicação e brilhantismo, o nosso querido FC Porto. Fez parte das gerências de Afonso Pinto de Magalhães com a responsabilidade da Secção de Natação, criada por ele do zero. É da sua iniciativa a construção das primeiras piscinas e o lançamento das escolas de natação - com o que de melhor havia no Mundo em matéria de treinadores - que levaram o Clube ao domínio absoluto da modadidade. Tudo isto, ao arrepio do rotineiro nas amadoras, com pingues lucros monetários! E num tempo em que a honra de servir o FC Porto era retribuição tida como mais do que suficiente.

    Por outro lado, a secção de natação, substituindo-se ao Estado ronceiro e relapso, proporcionou, ao longo dos anos, actividade desportiva às crianças das escolas do Grande Porto, cumprindo a sua função social e honrando, assim também, o estatuto de Utilidade Pública que o Clube ostenta.

    A sua obra de portista será menos conhecida - especialmente pelos mais novos que, se calhar, nem sabem porquê, nos seus primeiros anos de escolaridade, aprenderam a nadar nas piscinas das Antas. Pelo contrário, o seu trajecto como cidadão e empresário não necessitam de panegiros.

    Todos sabem da ascenção da nortenha SONAE que, de uma pequena empresa de aglomerados de madeira - na altura, já na ponta das tecnologias do sector - se tornou no maior grupo económico português, este último ano nas bocas do mundo por mor da OPA que lançou sobre a PT. OPA essa no fim torpedeada pela piolheira político-empresarial da capital.

    Se, nos anos do PREC abrilino, Belmiro e os trabalhadores da SONAE se têm rendido às vontades da piolheira lisboeta da época, muito teria o país perdido. Na sequência do 11 de Março e da nacionalização da banca, todas as empresas do Grupo Pinto de Magalhães teriam levado, por arrastamento, o mesmo destino estatizante. Pois, se até nacionalizaram barbearias...

    Simplesmente, Belmiro e os trabalhadores da SONAE disseram não à nacionalização. E afirmaram-no em inúmeros plenários de trabalhadores apesar das pressões de toda a ordem e das visitas de "esclarecimento e dinamização cultural" da tropa e partidos de esquerda, a quem custava entender as razões que levavam um punhado de valentes de uma empresa do Grande Porto a serem diferentes, e não quererem render-se às delícias da moda social do dia ditada por Lisboa.

    Muitos ainda se devem lembrar de uma tarja a toda a largura da antiga estrada para o Aeroporto de Pedras Rubras - no início da recta que conduz ao cruzamento de Moreira da Maia - em que os trabalhadores da Sonae anunciavam ao Mundo e ao poder lisboeta do dia que não queriam ser nacionalizados. Ganharam a luta e ganhou o país. A SONAE é hoje o que todos sabem e Belmiro de Azevedo, de humildes origens durienses, é um dos homens mais ricos do Mundo.

    Na recente OPA da SONAE sobre a PT, o poder de Lisboa - pelo menos nesta fase - levou a dele avante. À semelhança do que parece estar a suceder no domínio do futebol. A corte política empresarial e jornalística acocorada perante os clubes da segunda cirular é uma realidade por demais evidente. Basta abrir as revistas ditas "sociais" do Doutor Balsemão que hoje não consegue, tal como o Benfica, sobreviver sem a CGD.

    E os efeitos desportivos da campanha mediática em torno do Apito Dourado - cujos principais "spin doctors" vêm da empresa de comunicação que, calculem lá, trabalha para o Benfica - estão aí, à vista de todos.

    A Belmiro de Azevedo não lhe escapam seguramente algumas destas evidências: o conglomerado empresarial, bancário e de comunicação social que se opôs à sua OPA tem , no seu conjunto, interesses na indústria do futebol. E convém-lhe que os louros das vitórias ornem a fronte dos que - falácia antiga e não comprovada cientificamente - sentenciam originar maior retorno do investimento por berrarem como vitelos terem mais adeptos do que a concorrência.

    Ou seja : a luta de Belmiro contra os poderes fácticos da capital é, na sua essência e embora num outro plano, a mesma que o Futebol Clube do Porto vem travando nas últimas três décadas.

    A Caixa Geral de Depósitos do recém-licenciado Armando Vara , financiadora do centro de estágios do Benfica é a mesma que se opôs à desblindagem dos estatutos da PT, liquidando a OPA.

    E a convergência de interesses do BES com o Sporting e os seus corpos gerentes, alguns antigos administradores de empresas do grupo, é facto do domínio público. Hoje a guerra já não está SÓ na Liga e nos árbitros : está - sobretudo - nos avultadíssimos interesses comerciais e financeiros que gravitam em torno da indústria do futebol.

    Um clube como o nosso, que ao longo dos últimos trinta anos azedou a vida ao provincianismo futebolístico da capital, para poder resistir e continuar a ganhar, tem de ser MUITO MELHOR do que a concorrência e não abrir fendas na muralha...

    Tem que saber gerir o capital de maneira moderna e profissional. Tem que ser servido por cidadãos de vida pessoal, familiar e social exemplares. Cidadãos esses que, quando abandonarem as suas funções, mostrem não ter engordado como sapos nem dever nada a casinos.

    É neste contexto que, do meu ponto de vista, o apelo surdo do FC Porto esta aí, ululante, pronto a ser escutado por Belmiro. Estão os dois, cercados pelas mesmas forças, portanto propensos a unir esforços. Estou certo de que ele já o sentiu. A luta é a mesma!

    O debate no Fórum do Portal dos Dragões quanto ao sucessor de Pinto da Costa tem-se circunscrito a nomes celebrizados pela televisão e a antigos jogadores que tudo deram pela camisola. No meu modesto entender precisamos de mais.

    - Precisamos de um gestor de gabarito mundial;

    - Precisamos de disciplina e moralidade na relação com empresários e outros agentes;

    - Precisamos de quem saiba o que vale um Euro e quanto ele custa a ganhar;

    - Precisamos de quem saiba gerir capital e criar riqueza.

    O FC Porto - já foi dito noutro contexto e noutra época - não sabe a força que tem. E Belmiro de Azevedo, agora liberto de funções executivas na SONAE, caso queira, tem um desafio fascinante e estratégico ao alcance da mão : a presidência do nosso querido FC Porto. Criou a SONAE, criou o PÚBLICO, o melhor jornal português, que, sem medos, acaba de relatar a duvidosa história académica do Sócrates.

    Os grandes homens distinguem-se dos vulgares pelo talento na ecolha dos seus colaboradores. Alguém tem dúvidas quanto à qualidade da equipa escolhida por Belmiro?

    Com Belmiro, não teríamos de reciclar o lixo tóxico originado pela indústria da vida privada do actual Presidente. Com Belmiro, as dívidas a casinos nao condicionariam a política desportiva do clube. Com Belmiro um administrador não teria um irmão empresário a fornecer jogadores ao clube. "Não basta sê-lo, é preciso parecê-lo".

    As eleições estão à porta e ele, caso queira avançar com a candidatura, terá o meu voto.

    Oxalá ele queira.

    Como diria Pessoa : "É a hora!»


    DÁ QUE PENSAR, NÃO DÁ??!!?? VIVA O F.C.PORTO!!! HÁ QUE AGIR! AS NOSSAS TROPAS NO TERRENO, JÁ E SEMPRE!!! CONTRA A POUCA VERGONHA DOMINANTE!!!

    ResponderEliminar
  12. Eles andam com algum gógó ...
    Relembro Pedroto:
    " Vamos deixá-los poisar "
    Força Porto

    ResponderEliminar
  13. Caro Zé Luís,
    Assisti ao vivo a esse jogo.

    Até o golo do Sabry foi sinistro (foi um "remate" de fora da área, junto a linha lateral da mesma, e que bateu nas costas do João Pinto (o menino de ouro) o que fez a bola ganhar uma trajectória indefensável).

    Este Domingo espero sair da cestinha com um resultado positivo.

    Não entendo como é que o jogo pode ser árbitrado por alguém que é sócio vermelho e que pertence à associação de Lisboa. Palavra que não entendo !!

    P.s. - Em relação ao lance do Petit, ainda está para nascer a prova de que a bola entrou...

    ResponderEliminar
  14. Não costumo lêr seus comentários mas as imagens gosto de as vêr.
    Gostaria de perguntar, caso consiga, se consegue pôr mais lances do nosso campeonato pois de certeza que em 10 anos de apito dourado voçe deve ter muito material para todos nós rirmos (ou não).

    ResponderEliminar
  15. Voltando ao lance do Petit - claro que ainda não me esqueci (nem nunca me esquecerei !!) desta capa - http://bde.weblog.com.pt/abola18-10-04.jpg

    ResponderEliminar
  16. o anonimo, vê lá é se ele mete os golos da vitória do benfica ao rio ave em 04/05 que foi uma vitória muito "suada" rumo ao titulo da vergonha. Aí é que ia ser uma risota despregada.

    ResponderEliminar
  17. Gostei e tive que copiar...
    "O Zirtaev e outros não apoiam esta selecção que tanto orgulho dá a este PAÍS (independentemente o clubismo)?? Para não falar dos resultados que estam a vista, em termos sociais nunca vi tanto nacionalismo e orgulho em ser português como agora. É que eu e mais alguns tinhamos vergonha dos meninos da selecção que tinham sempre que jogar e serem convocados pois eles é que mandavam.Para não falar nas vergonhas dos estágios, pagos por todos nós, em que metia drogas,prostitutas,alcóol,... Era essa selecçao que gostavam??
    Eu já fui treinado pelo Oliveirinha e sei o descalabro que era as suas equipas, só que na selecção... eu sou amigo de Jorge Costa, Baía, ... e outros mas só para vos dizer que quem conhece bem algum internacional desta altura sabe o que era aquilo. Sei de histórias que contado não iriam acreditar, tamanha a palhaçada que era. Era essa selecção que se orgulhavam?? Só quem esta por fora deste mundo e não conhece os bastedores do futebol é que pode dizer coisas que tenho lido. Neste tempo, havia um grupinho de jogadores/directores (J.C,V.B,J.V.P.,R.C.,F.C.,F,S.C.) que mandavam na FPF, só que o Scolari os arrumou e mostrou que os jogadores passam e a selecção é que fica.O maior erro do Scolari foi ter voltado a convocar o Figo.
    Se virmos todo o futebol portugues de uma forma superficial, como se vê aqui (resultados,estatisticas,...) posso vos compreender mas quem conhece na sua profundidade (até a lama) até se riem do vosso fanatismo. Já comentei com um jogador do FCP algumas coisas que leio neste blog o seu comentário foi: "são esses que nos pagam..." são esses que são os seguidores dos Vales, dos Costas,Machados,Madais, que se safão e são encobertos por aqueles que se esquecem da realidade, das suas vidas.
    Mesmo assim...parabéns pelo blog mas desejo-vos mais realidade,menos fanatismo e se poderem conversem com as pessoas certas, aqueles que vivem por dentro este mundo podre que é bem diferente do que voçes narram.
    obs- nem todos os benfiquistas ou sportinguistas são da capital e em relação aos seguidores de "qualquer coisa" penso que voçes não têm muita moral."
    Sei mais ou menos do que falas...
    concordo.
    (ponto final e paragrafo)

    ResponderEliminar
  18. Rui Lima, bem-vindo aqui apesar de me pareceres estar enganado no endereço. Não quererias ir a outro lado?...
    Olha que eu nunca me iludi com esses craques todos, a quem chamo até traques.
    Sei o que era a Selecção, não só do J. Costa, V. Baía, Rui Costa, Figo e Cª da Geração de Oiro que além de Riade e Lisboa em sub-20 nada ganhou. Sei o que era a Selecção nos anos 80 com a malta do Barreiro, perdão Benfica, quando os jogadores do Porto eram marginalizados e, mais tarde, o antigo capitão Humberto teve de enfrentar outros Humbertos 20 anos depois. Eram o Bento, o Carlos Manuel, o Diamantino que ainda há tempos admitiu a balbúrdia que era a Selecção. Sei até o que eram F. Gomes e Frederico, Lima Pereira, Inácio e Futre.
    E depois? Não percebi onde queres chegar?
    Que agora não se passa nada disso? Pois, só o Scolari é que faz merda, mas a esse ninguém culpa.
    Por isso é que nunca fui muito da Selecção. Por natureza e nome é uma... selecção, de alguém que escolhe e normalmente anda condicionado para escolher um em detrimento de outro.
    Ou não terá sido por isso que ainda esta semana o Jaime Pacheco disse que a Selecção é só para tipos do Sul? E não é só a principal, são todas. A começar pelos treinadores de aviário que lá colocam e vê-se os resultados que têm arranjado.
    Enganaste-te na porta mas não ficas sem resposta. Até já se quiseres voltar.

    ResponderEliminar
  19. Pavlovdoorman, bem reaparecido. As palavras do Pimenta são de quem conhece os meandros do futebol. Claro que devem ser lidas num contexto e podes estar perto da verdade, embora não acredite ser isso que o move. Ao Pimenta sempre meteu confusão o Boavista crescer acima do V. Guimarães e essa rivalidade foi notória por uma década e tal. Então com o título de 2001 foi o Carmo e a Trindade. Imagina, agora, como se sentiria o clube que se viu afastado do troféu maior? Graças a muita gente na Liga e a um certo Vítor Pereira que agora faz nomeações absurdas quando naquela época havia sorteio puro e ele condicionou o campeonato ao prejudicar o FC Porto no Bessa a fechar a 1ª volta.
    Mas o Pimenta, acredito, está a ser sincero. Como digo, foram dois campeonatos tirados ao Porto, em 2000 e 2001, depois foi um tirado ao Boavista em 2002 e aí já estava tudo pelo lado do Sporting quando começou o labéu de caceteiros aos de xadrez que antes ninguém tinha vislumbrado porque foi politicamente correcto defender um novo campeão nacional e até coincidiu ser em desfavor do FC Porto.
    Situacionista, o "chouriço" do Sabry até foi antecedido de falta sobre um jogador do Porto nas barbas do Martins dos Santos e da refrega (1 contra 3 vermelhos) o faraó atirou às nuvens e nem sei em quem a bola bateu mas lá sobrevoou o Hilário, depois foi só ver o Benfica a defender sobre a linha de baliza.
    Ao anónimo mais recente, o pedido de visionar imagens dos 10 anos é típico de quem acabou de votar no Salazar. Só avivando a memória se lembram de alguma coisa e vão logo votar nela. Resquícios salazarentos, pois claro.

    ResponderEliminar
  20. Domingos deixou esta tarde a U. Leiria.
    Prevejo o mesmo para Jorge Costa em Braga, brevemente.
    Os líderes de balneário criam mais problemas do que solucionam.
    Nada de novo para mim.

    ResponderEliminar
  21. Rui Lima, mas achas mesmo que a selecção do Scolari é muito melhor que as outras nessas coisas de que falas? Não estarás a ser um pouco ingénuo?

    Qt ao anónimo infelizmente tem razão, material como este não falta nestes dez anos de apito dourado. O que realmente está mal é a cor do apito. Que te dá para rir não duvido, como alguém costuma dizer, pimenta no cu dos outros para nós é refresco.

    Zé Luís, essa do Domingos não fazia ideia, mas começo a achar que poucos param em Leiria. O Domingos nos juniores do FCPorto fez um excelente trabalho.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. Sinceramente, já não me recordava bem deste jogo, mas Zé Luís sempre com a sua memória infinita, relembrou-me desta partida.

    o mais estranho, foi na altura do golo do SLB que dizem que foi mas, afinal, parece que não foi, ou ,pelo menos, não dá para ver bem, foi das televisões não apresentarem imagens virtuais, apesar das tecnologias evoluírem.

    ResponderEliminar
  23. Sr.menphis - mais um comentário sem rigor.
    No canto superior esquerda dá para vêr o logotipo RTP e bem me lembro que deu várias vezes na TV, para quem quis vêr.
    Afinal não é o Zé que tem boa memória, és tu que tens má...

    ResponderEliminar
  24. Ex-jogador do FCP said...
    "O Zirtaev e outros não apoiam esta selecção que tanto orgulho dá a este PAÍS (independentemente o clubismo)?? Para não falar dos resultados que estam a vista, em termos sociais nunca vi tanto nacionalismo e orgulho em ser português como agora. É que eu e mais alguns tinhamos vergonha dos meninos da selecção que tinham sempre que jogar e serem convocados pois eles é que mandavam.Para não falar nas vergonhas dos estágios, pagos por todos nós, em que metia drogas,prostitutas,alcóol,... Era essa selecçao que gostavam??
    Eu já fui treinado pelo Oliveirinha e sei o descalabro que era as suas equipas, só que na selecção... eu sou amigo de Jorge Costa, Baía, ... e outros mas só para vos dizer que quem conhece bem algum internacional desta altura sabe o que era aquilo. Sei de histórias que contado não iriam acreditar, tamanha a palhaçada que era. Era essa selecção que se orgulhavam?? Só quem esta por fora deste mundo e não conhece os bastedores do futebol é que pode dizer coisas que tenho lido. Neste tempo, havia um grupinho de jogadores/directores (J.C,V.B,J.V.P.,R.C.,F.C.,F,S.C.) que mandavam na FPF, só que o Scolari os arrumou e mostrou que os jogadores passam e a selecção é que fica.O maior erro do Scolari foi ter voltado a convocar o Figo.
    Se virmos todo o futebol portugues de uma forma superficial, como se vê aqui (resultados,estatisticas,...) posso vos compreender mas quem conhece na sua profundidade (até a lama) até se riem do vosso fanatismo. Já comentei com um jogador do FCP algumas coisas que leio neste blog o seu comentário foi: "são esses que nos pagam..." são esses que são os seguidores dos Vales, dos Costas,Machados,Madais, que se safão e são encobertos por aqueles que se esquecem da realidade, das suas vidas.
    Mesmo assim...parabéns pelo blog mas desejo-vos mais realidade,menos fanatismo e se poderem conversem com as pessoas certas, aqueles que vivem por dentro este mundo podre que é bem diferente do que voçes narram.
    obs- nem todos os benfiquistas ou sportinguistas são da capital e em relação aos seguidores de "qualquer coisa" penso que voçes não têm muita moral."
    Gostei, por isso copiei.
    Será que vão apaguar por contrariar o "mestre".

    ResponderEliminar
  25. Agora sim ... deu credibilidade aos seus comentários (Zé). Citar Pimenta Machado mostra bem o seu carisma (já agora umas do Valentim ajudava).
    Em relação ao clubismo dos arbitros?? Para apitar os jogos do fcp, os arbitros não podem ter clube, não gostar de futebol ou serem estrangeiros para não fazerem parte dos 6.000.0000 de adeptos desse clube?? Como faremos? E.T.? Ou tem que ser azul?

    ResponderEliminar
  26. Sobre a selecção... foi por ter lido comentários do Zirtaev e seus, anteriores a essa crónica.
    Citar Pimenta Machado já mostrou muita coisa e para continuar a performance citas Jaime Pacheco??? O Sr. Zé consegues arranjar pessoas mais crediveis no futebol (se houver...pois sei que é dificil)

    ResponderEliminar