14 março 2007

Nunca um invejoso perdoa ao mérito *

Nos tempos de hoje, ser treinador de futebol em Portugal deixou de ser ingrato, principalmente quando estes alinham a sua equipa contra o FCP.

O caso "Apito Dourado", e todas as suas suspeitas, foram como uma almofada felpuda onde os treinadores adversários repousam a sua cabeça durante uma semana, até quando ela está prestes a ser "arrancada" pelos seus adeptos e dirigentes revoltados com os seus resultados negativos e exibições medíocres durante o campeonato.

Tenho a convicção que os jogos contra o FCP sejam os mais fáceis de preparar durante uma época, os discursos já estarão pensados durante semanas, as desculpas já há muito estão estudadas.

As equipas não são preparadas para jogar olhos nos olhos, mas sim para defender, jogando sem avançados e com alas rápidos, esperando que a defesa do FCP se desconcentre para tentar criar uma jogada de perigo ou uma grande oportunidade para que no final venham os treinadores sempre sábios a dizer "que sim fizemos uma grande partida, não tivemos medo, criámos oportunidades de golo, o FCP não merecia", mas se tivermos o cuidado de rever o jogo, verificámos que por muito espremido, não conseguimos ver qualquer domínio do adversário e que apenas teve um esboço de oportunidade de golo.

Depois temos as jogadas "polémicas" contra o FCP, com os comentadores da TV a gladiarem-se para tentar ver se é falta, se houve intenção ou não de jogar à bola, ou imagina-se logo um aparelho para medir a intensidade de um empurrão, enquanto os treinadores são mais óbvios "eu NUNCA falo de arbitragens, mas o árbitro prejudicou a nossa equipa ".

Penso que os treinadores devem ter pena porque só jogam com o FCP apenas duas vezes durante o campeonato, era tão mais fácil justificar as suas derrotas e os seus fracassos se jogassem mais vezes contra os dragões, bastava um encolher de ombros e as desculpas normais para que os seus adeptos ficassem convencidos e não pedissem satisfações sobre o momento da equipa que lidera, enfim é o sistema como diria o outro.

Mas, este demérito ás vitórias do FCP já são usuais desde há muito, na época de 1999/2000, depois de apregoar ao "fair-play" e ao respeito pelos seus adversários (ganhando os jogos é sempre mais fácil pedir isso) Augusto Inácio disparatou a todas as direcções depois de uma derrota na final da Taça de Portugal, ao ponto de os seus jogadores não receberem a medalha de vencidos desrespeitando o código do cavalheirismo que o seu treinador apregoava durante a semana.

Entretanto, tivemos desculpas de todos os sentidos e que ficam para a história, desde as hemorróidas de Jaime Pacheco, às suspeitas sempre disparatadas, e ingénuas, de Octávio Machado, passando pelas invejas faraónicas de Manuel José, as premonições de Fernando Santos, a falta de visão de Carlos Brito, o discurso pseudo-parolo e sempre espectacular de Jorge Jesus, ou até a falta de sorte de Paulo Bento, até chegarmos à ignorância de Ulisses Morais, o mérito ás vitórias do FCP é sempre secundário e suspeito por parte de treinadores perdedores no futebol, frustrados na vida.

Como diria William Maugham, " o sucesso torna as pessoas modestas, amigáveis e tolerantes, é o fracasso que as faz ásperas e ruins."

* - citação de Pierre de Corneille

49 comentários:

  1. Vou-vos confessar uma coisa terrivel. Medonha mesmo...
    ... fui visitar uns blogs do benfica!
    Eh pa desculpem la mas tinha que o fazer. Tinha uma curiosidade enorme em saber do que que aqueles galinaceos de aviario falavam. quais sao as preocupacoes deles. Que prespectiva de futuro tem. Se gostam do Presidente ou nao, se acham que o Veiga deve voltar, sei la... se o Mantorras deve jogar, se ha hipoteses de ganharem o campeonato, qualquer merda...
    ...nada. aqueles gajos nao pensam em mais nada que nao seja o glorioso Futebol Clube do Porto.
    Nos aqui falamos de arbitros, do Ulisses Morais, dos jogos que se avizinham, qual a equipe titular que Jesualdo deve usar. Falamos de Corrupcao, da SAD, mudar ou nao de Presidente.
    Aquelas bestas so tem 1 tema : Fc Porto.
    Sinceramente, acho que nos amam.
    O "Benfica ate morrer" eh um blog de leitura obrigatoria para qualquer Portista, porque nos enche de grandeza e orgulho ver a raiva e o odio desmedido que aqueles anormais tem por nos. Adorei e ate mandei para la umas licoezinhas de moral. Quem tiver tempo e pachorra devia fazer o mesmo...so por gozo, para ler as respostas e ver nelas a pequenez e a insignificancia daquela instituicaozinha do bairro da luz.
    Isto tudo a proposito da frase de WILLIAM MAUGHAM citada pelo menphis.

    ResponderEliminar
  2. Hoje o Rui Moreira voltou a arrasar no trio d'ataque, desancou o idiota do Ulisses. Mas já viram que não lhe dão tempo de antena?
    hoje mandei um email para lá, acho que deviamos mandar muitos, porque o sportinguista bebado não se cala, e benfiquista fala aos solavancos ( achim com o benficas, chem o mantorrace, o fernadoche chantoche ainda vai ganhar) e ao nosso rui nao lhe dao a palavra.
    é incrivel. Vamos todos escrever para lá a protestar já que o programa é no norte. já tinhamos o meu conterraneo benfiquista a não o deixar falar, agora ainda está pior.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Santos: «David Luiz é parecido com Ricardo Carvalho»

    O brasileiro David Luiz, que só treinou ontem depois da bolada que levou no encontro com o Paris Saint-Germain, foi titular hoje na Luz e convenceu Fernando Santos. O treinador encarnado diz que o defesa-central correspondeu às expectivas e comparou-o a Ricardo Carvalho.

    "Se tinha gostado já na segunda parte em Paris, penso que hoje David Luiz voltou a mostrar aquilo que tenho dito desde o princípio. É um jogador que tem características muito interessantes", começou por dizer Fernando Santos.

    E acrescentou: "Faz-me lembrar um jogador de eleição do futebol português que é o Ricardo Carvalho quando começou aos 18, 19 anos. E eu treinei o Ricardo."

    E concluiu: "É um jogador com um grande potencial e hoje correspondeu bem. Fez uma exibição positiva. Com muita probabilidade vamos contratá-lo definitivamente."

    Fernando Santos recusou-se a abordar o encontro com o Paris Saint-Germain, mas deixou escapar que conta com David Luiz para passar aos quartos-de-final da Taça UEFA

    Data: Segunda-feira, 12 Marco de 2007 - 22:33

    Só dá vontade de rir destee palhaços!

    ResponderEliminar
  5. Excelente post do menphis. O fracasso realmente torna as pessoas mais ásperas...OCtávio, Inácio, Pacheco, f.santos...

    ResponderEliminar
  6. Bom dia

    Ultimamente fartei-me e ja nao estou para aturar mais os anti portistas nortenhos, diga-se... os benfiquistas. Porque o Ulisses nao meteu os melhores goleadores da equipa porque o Ulisses aquilo, está tudo feito bla bla bla.

    Com licença:

    Maritimo Sporting

    Marcos
    Zé Gomes
    Schwedler
    Gregory
    Evaldo
    Wénio
    Olberdam
    Marcinho
    Filipe Oliveira
    Luís Olim
    Kanu

    Olha... o Lipatin nao ta aqui...
    estranho!?!

    OLHA ... O Mbesuma TAMBÉM NAO!!!!!

    benfica vs Maritimo

    Marcos
    Zé Gomes
    Gregory
    Schwedler
    Evaldo
    Wénio
    Olberdam
    Marcinho
    Filipe Oliveira
    Luís Olim
    Kanu

    Olha... o Lipatin nao ta aqui...
    estranho!?!

    OLHA ... O Mbesuma TAMBÉM NAO!!!!!

    Alguém viu este dado na comunicação social?
    Mas se calhar viram escrito que o Ulisses entrou contra o FC PORTO com os dois melhores marcadores da equipa no banco.

    O futebol é simples.

    ESTOU ATENTO!

    Quanto aos nomes do post:

    Jaime Pacheco: um bom portista
    Octavio Machado: o incompreendido
    Manuel José: O cromo convencido
    Fernando Santos: Dragao d'Ouro
    Carlos Brito: o eterno treinador do Rio Ave
    Paulo Bento: Educador de infancia
    Jorge Jesus: O profeta
    Ulisses Morais: Quem ? ? ?

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  7. EStou com saudades do futebol mágico do puto AndersoN. Já treina com bola. Fiz post sobre ele no meu blog.

    ResponderEliminar
  8. Existem várias "fornadas" de treinadores em Portugal.

    Esta matilha dos que nunca têm culpa pela derrota e as culpas vão sempre para o árbitro, principalmente contra o FCPorto, e então agora com o apito dourado...

    E os que dizem ser seguidores de Mourinho, ou imitações baratas como eu lhes chamo. O que mais me espanta é que são sempre os mesmos. Roda, roda, roda e são sempre os mesmos.

    Depois existem alguns que são bons, mas só num clube específico: Pacheco-> Boavista, Carlos Brito-> Riu Ave e José Mota-> Paços. Mas mais devem existir.

    Agora fala-se de um novo grupo que inclui alguns dos anteriores, ou seja, treinadores que foram ex-jogadores do FCPorto e aqui entra a teoria da conspiração dos mesmo de sempre. Enfim.

    Miguel, Moscovo e já agora Mítico, e novidades? :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Não deixem de votar na opinião da bancada para para tentar saber quem será a figura do cléssico.

    Já viram a capa do jogo de hoje. É só rir. Estão mesmo a conseguir descer até à concorrência.

    Já agora a capa da bola e do correio da manhã de hoje, nada de surpreendente tb, afinal já devíamos estar preparados para isto nestas duas semanas.

    Preparem-se portistas, capas destas vão surgir todos os dias até o FCPorto acabar de vez com as pretensões dos adversários no campeonato.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Realmente é uma capa absolutamente ridícula, parece impossível que se desça a isto.
    Quanto às dos outros jornais, já tenho afirmado aqui a necessidade de se fazer um estudo delas, as conclusões seriam bastante interessantes e esclarecedoras.
    Agora, nos próximos tempos , até ao jogo com a lampionite, pelo menos, teremos de assistir a notícias provocadoras e desestabilizadoras. É o costume.
    Mítico, gostei do teu comentário.

    ResponderEliminar
  11. Uns anos atrás, por alturas em que a RTP dava os jogos de futebol,a RTP tinha a mania de dar o filme " Lampião da Estrela " antes de um jogo FCP-SCP. Filme esse em que o Sporting vem ganhar à Constituição ( julgo Constituição ,ou será Campo do Lima ? ), agora existe outras maneiras de desestabilizar .

    Nunca mais me esqueço da capa de um jornal a dizer que o FCP foi campeão europeu à custa de Lisboa, só porque alguns jogadores jogaram nos clubes de lá. Isso só demonstra, além de uma falta de vergonha e profissionalismo, que as vitórias do FCP são sempre, e serão sempre, contestadas por ignorantes fracassados.

    ResponderEliminar
  12. A capa do jogo ate tem uma certa piada, nao acho assim tao ma. Ja vi bem pior. Pretende ser de cariz humoristico.Eu tambem ja dormi com mais de 500 homens. Primeiro andei no colegio interno Carvalhos e depois fiz a tropa em tancos.
    O rascord eh que ja anda obcecado com o apito dourado outra vez. E outra vez porque? porque se andaram duas semanas a volta de gondomar. Foi o Valentim, o presidente do Gondomar, os arbitros la do sitio, enfim, nada que interesse minimamente ao rascord. De repente o Pinto da Costa voltou a PJ...ALTO que isso ja interessa foda-se. Peimba, ai estao as parangonas outra vez.
    Houve alguem ai atraz que mencionou um estudo aos jornais desportivos portugueses. Era uma excelente ideia, que a faculdade de Sociologia do Porto desenvolvesse semelhante estudo e o escarrapachasse na televisao para esses anormais desses redactores e editores ganharem um pouquinho de vergonha naquelas caras.
    Ontem li no Maisfutebol, dezenas de noticias e respectivos comentarios sobre tudo. Benfica, benfica, benfica, algum sporting e algum porto e la no meio leio um comentario de um adepto do Braga que pergunta: "por acaso ninguem reparou que o Braga joga amanha a segunda mao dos oitavos de final da uefa cup?" Como distraido que sou ate corei, naquela, pois eh, o braga tambem joga amanha!!! nao havia qualquer referencia a esse jogo em nenhum jornal desportivo de ontem. Apenas na bola, vinha uma miniminimini entrevista ao Bicho que dizia que ia a Londres tentar ganhar...quando? um dia destes!

    ResponderEliminar
  13. LOL Menphis, não é Lampião da Estrela, mas sim Leão da Estrela. Já vi esse filme mas sinceramente não me recordo em que campo era.

    Miguel, dei um saltada ao tal blog e só te tenho a dizer que perdeste o teu precioso tempo. São tricas que não interessam a ninguém, a não ser por mera brincadeira.

    Qt aos jornais e ao estudo sobre os mesmo, aqui há uns tempo apareceu por aqui alguém que estava a fazer qq coisa desse género ou que parecia interessado em fazer isso mesmo. Gostava que essa pessoa, se ainda anda por aqui, dissesse qq coisa, se já fez ou não o estudo, até para sabermos o resultado.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Porque raio me fui lembrar do Lampião?

    Por acaso quando estava a escrever, estava sentir-me um bocado esquisito, mas não liguei..hehehe..aqui fica as desculpas e a correcção.

    Já agora Miguel, se calhar existe blogs de lampiões mais sérios, foste logo encontrar um blog que nem vale a pena perderes o teu tempo.

    ResponderEliminar
  15. NO "leao da Estrela" o tal Porto - Sporting eh no campo da Constituicao.
    Menphis, nao existem blogs mais serios. sao todos a mesma fantochada, porto, porto, porto, porto.

    ResponderEliminar
  16. Agora é que o Lucky One está fodido:

    Noticia do The Sun:

    MEGA-rich Russian Roman Abramovich’s divorce settlement is likely be the world’s biggest ever.

    Irina Abramovich could have pocketed £5.5BILLION — half the oil tycoon’s £11billion fortune.

    It would dwarf the current record payout of £1billion.

    Details have not been revealed but would have taken months to hammer out.

    The Chelsea owner’s wealth in cash alone is estimated at £8billion. He also has a collection of mansions across Europe — including the £8million, 420-acre Fyning Hill Estate in West Sussex and a £29million penthouse in Kensington, West London.

    Abramovich’s spokesman John Mann announced the end of the 16-year marriage in a terse statement.

    ResponderEliminar
  17. Memphis:

    O Lampião da Estrela é uma paródia feita pelo Herman José, que tenta fazer de nós, uma cambada de grunhos e ignorantes...
    De facto o filme existe.Foi feito na altura do SIC Filmes.Uma das protagonistas é a Catarina Furtado, filha de um ricaço chamado Borges Pinto,que faz de presidente do nosso clube. Ela faz papel de gaja boa à procura de homem rico!

    Aqui fica a rectificação.

    ResponderEliminar
  18. Rectificação:

    A Catarina Furtado faz de filha de um empresário vigarista,representado por Herman,que coloca dois africanos no Porto que haviam sido rejeitados pelo seu clube de coração:o benfas.O mais engraçado é que esses dois africanos triunfam no nosso clube.Um filme engraçado para ser visto na semana do Galinhas-Magico Clube.

    ResponderEliminar
  19. Miguel, é sinal da mesquinhez e pobreza de espírito deles.

    Eu não perco muito tempo com eles, porque depois fico revoltado com o que eles dizem e isso faz-me mal ao fígado...lol.

    Quando existia o programa do Fernando Correia na TSF eu comecei a ouvir uma semana seguida, abandonei logo, todos a dizer mal uns dos outros, nada de criticas construtivas, a partir daí fiz uma jura não ouvir/ver programas desses, é por isso que raramente vou a fóruns na Net e vejo os programas na TV, prefiro os blogs onde se encontram boas coisas.

    No desporto, ás vezes dou uma vista de olhos de blogs de adversários, mas de adversários simpáticos, por exemplo, os blogues da Académica são muito interessantes.

    Agora, Benfica, Sporting, Boavista e Leixões nem perco tempo a vê-los.

    ResponderEliminar
  20. ah...bem me parecia...obrigado Moscovo, mas no caso em que falei queria era mesmo falar do Leão...bem, mas se tem a Catarina Furtado apetece-me ver...

    ResponderEliminar
  21. Caro Zirtaev:

    Acho que te referes a mim. Há tempos atrás referi que venho coleccionando as capas dos três diários desportivos, o que continuo a fazer, salvo uma ou outra falha pontual. Como foi dito na altura, seria interessante abordar a questão das capas através de uma análise de conteúdo. Porém, creio que tal só pode ter interesse quando cruzado com outro tipo de informações referentes ao contexto da restante actualidade mediática.

    De momento, encontro-me bastante ocupado com outros projectos que nada têm a ver com futebol mas, se alguém se mostrar interessado, tenho o arquivo à disposição - creio que tens o meu mail, Zirtaev.

    Não tenho comentado muito, mas tenho sido leitor assíduo deste excelente blog que, quanto a mim, se tornou "A Referência" em termos de blogosfera portista, não só pela qualidade e elevação dos posts, mas também pela elegância da maioria dos comentadores.

    Quanto aos blogs vermelhos, que hoje vieram à baila, há que dizer que, apesar do fanatismo boçal e microcéfalo patente no blog referido pelo Miguel, há casos que tive curiosidade em constatar um certo nível, como são exemplo o mar vermelho (http://marvermelho.blogspot.com/) e o diário de um benfiquista (http://spiny-norman.blogspot.com/).

    Quanto à capa d'O Jogo de hoje, confesso que também achei uma certa piada, difícil de resistir a qualquer um. Enfim, circunstâncias da vida... e logo calhou ser o Quaresma e o Paulo Bento. Se fosse dar-se o caso de ser, por exemplo, o Postiga ou o Pepe e o Tonel, que provavelmente também dormiram juntos, acho que não teria tanto impacto.

    Abraço a todos e continuem o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  22. Mas existe um grande problema no estudo dos jornais, é que existem sempre 2 capas diferentes, uma edição Norte e outra Sul, pelo menos o jornal Ojogo é assim.

    ResponderEliminar
  23. Menphis:

    No caso da versão electrónica d'O Jogo está disponível apenas a capa "sul", o que não deixa de ser significativo. Porque os outros jornais não o fazem e porque havendo opção, remete-se a "capa regional" para o papel. De resto, o Público tem também três versões: Norte, Centro e Sul.

    Não sei se será possível indicar como causa única do fenómeno das capas a questão clubística. Colocaria como hipótese a existência de algo maior como uma "miopia centralista" que vai muito para além do futebol.Deve ser muito difícil, a partir de Lisboa, ter noção real do resto do país, o que se reflecte na importância que alguns problemas parecem ganhar à medida que nos aproximamos de Lisboa.

    ResponderEliminar
  24. Como é a capa de hoje do "O Jogo" versão norte ?

    ResponderEliminar
  25. Slayer : concordo em absoluto contigo, já compreendi o que pretendes com isso. Não sei se leste uma entrevista do Carlos Queiroz ao Ojogo que ele referia mesmo isso, do relacionamento entre os jornais e os clubes.

    ResponderEliminar
  26. Menphis: Lembro-me vagamente da entrevista. Creio que foi por altura do Natal(?)De qualquer modo, gostaria era de ouvir os jornalistas, sem pressões editoriais, sem agendas mediáticas... saber quais os critérios que os movem, as opções que são livres de tomar, etc...

    Há uns tempos li num blog de um jornalista (já não me lembro qual) em que este dizia que um dia perguntou ao editor se de facto havia relação entre o clube ao qual era dado destaque na capa e o volume das vendas - como se sabe este é um argumento fácil para explicar a preferência dada a certos clubes -; a resposta foi bastante esclarecedora: mandou-o à merda!

    Das duas uma: ou se assumem como "orgãos oficiais de certo clube", como sucede em Espanha, ou então, tentem olhar o país de fora e coloquem-se no lugar de um adepto de um clube que, apesar de os seus feitos serem reconhecidos e respeitados por todo o mundo, por ousar crescer ser maior que a mediocridade reinante, é ignorado e atirado para as notas de rodapé.

    ResponderEliminar
  27. Caro Slayer,
    Tem as capas do Record e da Bola do dia seguinte à nossa vitória no Japão em Dezembro de 2004 ?
    Como eu gostava de as ter...

    ResponderEliminar
  28. Caro Situacionista:

    Infelizmente, só comecei no início de 2006. É possível ver ainda as do record em http://record.com.sapo.pt/ - não sei qual é a melhor, se a do dia da final ou a do dia seguinte (!)

    É um excelente trabalho de uns tais de mOrpheus e VVolverine. É sempre bom visitar para umas boas gargalhadas!

    P.S. Vou ver se tenho em arquivo a da bola. Lembro-me de ter guardado algumas imagens para a posteridade.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  29. vergonha! a capa do correio da manha é uma vergonha! como é o pinto da costa tudo bem! ninguem fala nada nem reclama, se fosse outra personalidade qualquer era o fim do mundo! qual segredo de justiça qual o que! somos um país onde há portugueses de 1ª e de 2ª!

    ResponderEliminar
  30. Ao situacionista : eu tenho-as mas acho que podes encontrar na net.

    Em todo o caso, posso digitalizá-las e enviar-te.

    ResponderEliminar
  31. Eu lembro-me muito bem da capa do Rascord quando o Porto foi campeao do mundo em 2004. Tivemos azar...coincidiu com o dia em que as galinhas assinaram com um mega craque mundial chamado Kariaka. Esse era o destaque e o feito do Porto era um quadradinho tipo Naide Gomes.

    ResponderEliminar
  32. Slayer e Menphis,
    Meus caros, antes de mais, obrigado a ambos.
    A do Record já passei a ter, mas falta-me a da Bola. Que ainda por cima é a "melhor". Lembro-me do espaço que nos foi concedido - um cantinho no pé da página.
    Menphis, ficava-lhe ainda mais grato se me enviasse então a dita capa da Bola (a não ser que me saiba indicar onde está na net).

    ResponderEliminar
  33. Então fica combinado, vou procurar e enviar-lhe a capa

    ResponderEliminar
  34. Slayer era precisamente de ti que me lembrava, peço-te desculpas por não me lembrar do nome.

    Penso que a nível de jornais desportivos estamos agora definitivamente entregues à bicharada. O Jogo já há algum tempo que se converteu. De mim não levam dinheiro nenhum, a não ser da publicidade a que têm direito por mais uma visita ao site, e mesmo o record já deixou de a ter há muito.

    Penso que era altura de o próprio FCPorto criar um jornal, ou semanário ou tri-semanário em vez de uma revista que quase ninguém lê. Um jornal com informação privilegiada sobre o clube e a um preço acessível. Um jornal que fizesse os sócios estarem informados sobre o clube sem ser necessário comprar jornais para tal, Jornais já quase completamente asumidos como anti-FCPorto. O record já não disfarça há anos, a bola vai tentando com pequeninas coisas disfarçar e o jogo está num óptimo caminho para tal.

    Eles vão dizendo que as capas fazem mais vendas por não serem do FCPorto, penso que esse argumento está esgotado qd nos comparamos, por exemplo, com o sporting que neste momento já tem manifestamente menos adeptos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. Situacionista...tenho aqui o jornal como recordação, mas ele é grande para fazer a digitalização..vai a este link

    http://photobucket.com/albums/v112/aniballetra/th_abola.jpg

    vê se consegues alguma coisa, pesquisei no google imagens escreve porto abola

    ResponderEliminar
  36. Já me esquecia. Sobre o Correio da Manhã, hoje ouvi a notícia que PdC vai processar o jornal por aquela nojice, vamos ver se os jornais que venderam chegam para pagar a indemnização e as custas de advogados.

    Sobre essas capas de depois de vencermos os intercontinentais. Tb me lembro de o FCPorto ir jogar a supertaça europeia e um secretário de estado qq dizer que não ia comprar os direitos de transmissão desse jogo porque... não era de interesse público. Um troféu internacional, onde um clube português defende as nossas cores no estrangeiro não é de interesse público.

    Este país é um nojo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. Parabéns, Menphis, grande post!
    Sabes que, em geral, tenho o mesmo tipo de opinião: são os treinadores a orientar as equipas, os relatadores a relatarem os jogos, os comentadores a comentarem, os árbitros e avaliarem jogadas polémicas. A tónica é anti-porto.
    Uma bronca contra o Benfica, bem, embatucam-se, parece esperarem a entrada do Mantorras para desatarem a bailar, até lá fica o silêncio ensurdecedor.
    Li algures que por Katsouranis atirar a bola a Harrison os tipos da sporttv nem sabiam o que dizer, viram e reviram o lance e, claro, é sempre tudo confuso, não dá para ajuizar.
    Contra o Porto as opiniões são logo vomitadas
    Ainda agora vi o Tottenham-Braga, Paulo Santos tem uma saída da baliza e um inglês antecipa-se. Tal qual Gregory e Helton no golo do Marítimo. O Helton teve culpas, claro (e teve!), o Paulo Santos sofreu um toque. Por sinal, ambos foram tocados fora da pequena área e nenhum tinha a bola nas mãos. Pois, em Londres o árbitro (francês) marcou falta, o jornalista aquiesceu, o comentador idem aspas e pronto, só os guarda-redes do Porto são comidos como anjinhos.
    Adiante para os jornais:
    o CM de hoje dá só a sentença a Pinto da Costa - "mandante" da agressão a Bexiga. Cheira-me que já vai mais um processo a caminho de um jornal.
    quanto às vendas, é claro que os jornais põem capas para vender. Tudo bem. Escusavam era de ser ridículos na insistência de assuntos sem interesse, alguns são autênticas "não notícias". O Record é bom exemplo disso: não dá notícias numa manchete em edições consecutivas.
    Bom, agora põem as capas assim porquê? Porque aos pobres e tolos dão-se bolos. É atirar milho e os pardais picam. Ou seja, leitores pobres de espírito, sem exigência nem interesse informativo. Acena-se-lhes com uma cenoura e eles vão atras. Põem-se uma cor e tá a venda feita.
    Conclusão: negligenciaram o mercado do norte, o do Porto em particular numa altura em que o Porto mais ganhou. Levam sopa, não se vende as coisas sem importância do Benfica e do Sporting.
    Uma memória: os jornais (ditos) desportivos venderam mais, venderam como nunca nos anos de 96, 97, 98 e 99 - sim OS ANOS DO PENTA. Record e Bola vendiam acima de 100 mil diários de média anual. Hoje estão nos 75 mil.
    Ainda há dias, no blog do ardinário, o gráfico deste vendedor de jornais (simples amostra, mas significativa de um quiosque que vende melhor os desportivos), apontava quedas de vendas nas 1ªs 6 semanas deste ano.
    Pois o glorioso triunfo (sem golos, só de penalties) do Dubai não fez os pasquins venderem mais.
    Neste período, os desportivos venderam menos 16% do que em período homólogo de 2006.
    Toma lá que é bem feita.

    ResponderEliminar
  38. Sobre a manchete do correio da manhã leia o comunicado de PdC no site oficial:Comunicado de PdC

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  39. Ó Zirtaev, olha que é o Quaresma, mais uma vez ao Sporting, que vai dar cabo daquilo no sábado.
    E TU não o meteste na votação.
    Tás doido?

    ResponderEliminar
  40. Zé Luís, que grande falha minha. E ninguém mais me lembrou. Vou ter de fazer uma nova votação, daqui a pouco já lá está, mas vai ter de ser a começar do zero.

    Por isso amanhã votem novamente.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  41. Pronto Zé Luís, já podes votar no Quaresma.

    Peço a todos que votem novamente, já que como poderam ler anteriormente tinha-me esquecido do jogador que dormiu com o Paulo Bento :-), sim o Quaresma.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  42. Já tá!
    Fui mesmo o 1º. E eu que nunca ganho nada... chumpf, chumpf...
    P.S. - acho que exageram na apreciação à história de Bento e Quaresma juntos.
    Primeiro é uma curiosidade, certo não é uma notícia e não devia ser manchete. Segundo, tem interesse nesse âmbito. Afinal, quem se lembraria que ocuparam o mesmo quarto?
    Certo, dizer dormir juntos parece mal. Mas também não se pode ser perfeito.
    Mas já vi coisas bem piores, ainda que não tenha "visto" o que se passou no quarto entre Bento e Quaresma.
    A mim chateia-me mais que na época passada, e em 3 jogos!, ninguém se tenha lembrado disso.
    Mas, que importa!?, há dois anos foi a história do regresso do Mourinho ao Dragão e há pouco foi a mesma treta.
    Percebem os limites da imaginação, ou a falta dela?

    ResponderEliminar
  43. Zé Luís é mesmo isso que dizes qt à capa d'O Jogo, o anormal foi mesmo ser n'O Jogo como primeira página. No record era uma primeira página banal, ridicula como foi n'O Jogo.

    Até é interessante a informação, até achei engraçado, mas por favor, colocar aquilo na capa é querer descer ao nível dos outros pasquins. Não me acredito que sejam tão limitados, até porque sabem que muitos dos clientes deles não são tão limitados como os dos outros jornais ;-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  44. zirtaev suponho k votaste no adriano?estarei certo?eu votei

    ResponderEliminar
  45. Fica as perguntas?
    namoradas? trabalho? amigos reais? família? vidinha real? Existe???

    Pensem ... mais não respondam...

    ResponderEliminar
  46. anonimo pelos vistos nao tens.

    ResponderEliminar
  47. Caros amigos portistas, tenho acompanhado os vossos comentários neste vosso espaço com grande interesse, como portista informo-vos que residi no Algarve até aos 17 anos, em Lisboa até aos 29 e no momento encontro-me com 36 e resido perto do Zirtaev.Com grande alegria que sou sócio á 6 anos e que assisto a todos os jogos em casa do nosso clube e orgulho-me de ter vivido intensas vitorias dificeis de alcançar por outros clubes.Voces comentam as Capas dos jornais com grande admiração...mas lembrem-se das vitorias de 1987 e 1988 e de todos os exitos desde 1978....sempre vivi rodeado de anti -portistas,o odio e a inveja ao nosso clube é por demais evidente..para alem dos milhoes que nos odeiam temos os jornais de Lisboa, a radio e todos os canais de televisão..basta comparar a forma de noticiar , comentar , descrever algo relacionado com o nosso clube e comparar...com o outro... somos demasiado grandes, temos dimensão mundial e querem desvalorizar s nossas vitoriascom apitos enlameados...As campanhas vão continuar...os que vestem a camisola vermelha como o Ulisses Morais, O Miguel Prates e outros da Sport tv e todos aqueles da TVI, etc ... devem ser denunciados...precisamos de mais Rui Moreiras..como exemplo e para terminar comparem a bolada do katsouranis no Harison, passivel de cartão vermelho e vejam como a comunicação ocultou esse facto, E se fosse um jogador do nosso clube?....estejam atentos...algumas historias interessantes ainda vos vou contar.... cumprimentos.

    ResponderEliminar
  48. Guga ainda não tinha votado, mas votei no Adriano.

    Louro é com prazer que o recebo na caixa de comentários. Infelizmente a admiração sobre as capas dos jornais já não é muito. Aguardamos então as suas histórias.

    Anónimo, ao menos andamos em algo de que gostamos, já o caro anonimo anda a perder tempo em sítios que só quer criticar. Maneiras de pensar. Ah! E não se preocupe que cada um sabe cuidar da sua vida sem ter de pensar na dos outros.

    Um abraço.

    ResponderEliminar