16 março 2007

Capital da transparência

«Esta semana o presidente da comissão de arbitragem da liga, Vítor Pereira, nomeou o árbitro Pedro Henriques para o clássico entre FC Porto e Sporting. Sem surpresas (pelo menos para mim), mais um árbitro de Lisboa (e conhecidamente afecto aos leões…) é nomeado para dirigir os azuis e brancos contra um dos rivais de Lisboa. Uma vez revogado o requisito de que árbitros e clubes da mesma associação não se podiam encontrar no mesmo campo de futebol (se bem que Lucílio Baptista tenha torneado bem o problema…), a fim de evitar possíveis conflitos de interesses e de mostrar imparcialidade (na lógica de que à mulher de César não basta ser séria…), como acontecia em anos transactos, a esta nova direcção é permitida, agora e sem despudor algum, nomear árbitros da mesma associação de um clube para um determinado jogo.
O que uma primeira análise, ainda que superficial, nos permite concluir, de facto, é o de que os árbitros, supostamente, serão nomeados para os respectivos jogos com base na sua exclusiva competência e não, como anteriormente, com base em aspectos geográficos. Mas, ao mesmo tempo, e porque não gosto que façam de mim palerma, as recorrentes nomeações de árbitros alfacinhas (ainda que estrategicamente registados em outras associações, como a de Setúbal) para jogos do FC Porto com os seus rivais de Lisboa, permite-me retirar outro tipo de ilações e dúvidas, no que concerne às nomeações e ao trabalho respeitável da comissão liderada por Vítor Pereira.
Em primeiro lugar, parece-me ridículo e desprestigiante para todo o resto da arbitragem portuguesa, particularmente para todos aqueles que não sejam lisboetas ou dependentes da associação de futebol de Lisboa, não poderem ser nomeados para jogos entre o FC Porto e os dois rivais de Lisboa. De facto, parecem-me, este tipo de jogos, os que maior prestígio e visibilidade conferem aos árbitros em termos de carreira assim como são estes que permitem, principalmente pela sua especificidade mediática, aferir da sua qualidade e competência.
Em segundo lugar, creio poder concluir que a comissão e Vítor Pereira assumem publicamente que só existem árbitros verdadeiramente competentes e idóneos na zona de Lisboa e Vale do Tejo e que todos os outros, pelos mais variados motivos, não oferecem a segurança (não sei propriamente de que tipo…) exigida pela comissão de arbitragem.
De facto, o que isto nos mostra, em conjunto com o processo do apito, é que o nosso país está, realmente, fracturado entre Norte e Sul, entre corruptos e honestos, entre azuis e de outras cores, entre manipuladores e manipulados, entre vilões e bons, ao bom estilo dos western americanos. Os meios de comunicação e os centros de poder (todos sedeados naturalmente em Lisboa) tentam fazer passar a imagem de que o banditismo e as mais variadas formas de corrupção fazem parte, de alguma maneira, do código genético do povo do norte.
Para esses pretensos combatentes pela moral e pela justiça, o país só voltará a ter honradez e seriedade quando ao encerramento das maternidades, das escolas, de repartições públicas e de hospitais, que consistem, inexoravelmente, numa centralização desumana e tristemente salazarista, se juntar a despromoção, o encerramento ou a falência de todos os clubes que se encontrem para lá dos limites periféricos da capital. Nem que, para isso, se procedam ou recorram a nomeações parciais, sumaríssimos subjectivos, reuniões clinicamente adiadas, relatórios de árbitros deixados em pára-brisas de automóveis ou ainda a dossiers anónimos. Isto sim, no entender deles, é de capital…transparência.»

Texto de Vasco Guimarães in zerozero.pt

33 comentários:

  1. A unica alteração que vamos ter no sábado é a não nomeação do Lucilio " camisola verde " Baptista, contudo alteraram para o Pedro " camisola verde " Henriques, que apesar de tudo ainda deve ser o menos mau de todos eles.Não vai ser fácil meus amigos..aposto que para o jogo da Luz vamos ter as camisolas vermelhas Duarte Gomes ou Pedro Proença..voces nem sabem ,mas quando se reunem e vêem jogos do seu clube de coração vibram como um verdadeiro adepto.Temos de confiar nos nossos jogadores para ultrapassar estes obstáculos.Vamos vence-los dentro das 4 linhas...força PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Oh louro...ja te disse que o Imbecilio Batista eh para a Luz.

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto do vasco guimarães.
    gostava q fossem comentar ao meu blog se o lucho deveria sair do onze base. Um abraço. Passem pelo blog do lucho

    ResponderEliminar
  4. É óbvia a diferença de tratamento a que sempre fomos submetidos.

    Para quem ainda tivesse dúvidas e independentemene da cor clubística de cada um, basta ser possuidor de um só neurónio para compreender esta evidente realidade.

    Só se fala do apito dourado a norte, dando ao mesmo tempo pouca ou nenhuma importancia ao que acontece(u) com a influência sobre o "sistema" da parte dos clubes de Lisboa.

    E os meus caros amigos deste blogue sabem o que penso da utilização de influências por parte de PdC...

    Nunca concordarei é com o péssimo jornalismo, que só olha para alguns dos que se aproveitaram da falta de isenção das nossas instancias desportivas, dando a ideia que outros são uns anjos que de dossier em punho alegam honestidade e inocência.

    Querem ser o clube com mais sócios do mundo, querem competir sózinhos como no tempo do estado novo e esse objectivo chega para que os media façam uma festa de parangonas a cada derrota do FCP seja em que "campo" for...

    Sempre soubemos resistir a estas pressões e não há de ser hoje que vamos perder aquilo que sabemos fazer tão bem. GANHAR!

    Um abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  5. A coluna vertebral da liga Bwin (o que quer que isto seja ) deveria ser: Benfica, Sporting, Belenenses, Atlético, Oriental, Estoril, Setúbal, Barreirense, Estrela e por muito favor Académica ( sempre foi um clube simpático ). Os outros oito viriam duma poule a eliminar entre as várias regiões do país que determinariam um representante por cada região. A Bem da Nação. BEATRIZ

    ResponderEliminar
  6. De certeza que não podemos entregar o controlo da nossa liga aos clubes da 2ª circular e passarmos a disputar a liga espanhola? Todos ganhavam com o negócio - incluindo a liga espanhola.

    ResponderEliminar
  7. Já diria um amigo meu : o culpado disto tudo é o D. Afonso Henriques por se ter zangado com a mãe e querer ir conquistar os Mouros e deixar a Galiza em paz...lololol

    O que interessa é amanhã fazermos uma grande exibição e ganharmos o jogo sem espinhas.

    ResponderEliminar
  8. Visitem http://minhaequipa.blogspot.com

    e divulguem

    ResponderEliminar
  9. ora porra...Lisandro lesionou-se e é baixa para o jogo

    ResponderEliminar
  10. Pois Lisandro e Bosingwa tb n foi convocado (sem ritmo)...tenho uma foto mt gira de uma equipa azul de espanha no meu blog...

    ResponderEliminar
  11. Até o que me custa mais não é este tratamento diferente no que ao futebol diz respeito, que esse o FCPorto vai aguentando e bem, contra tudo e contra todos. O que mais me custa é a desigualdade de tratamento em tudo por parte dos meios políticos desta nação completamente macrocéfala. A discriminação, principalmente no que ao norte diz respeito, é tão evidente que até já em países estrangeiros os governantes a conhecem. Uma tristeza em que não se vê fim à vista e em que um dia Portugal será apenas uma grande cidade de seu nome Lisboa. O resto... o resto será apenas destino turístico para os da capital. Quem quer prosperar só poderá ir para uma cidade no país, já que fora dela os entraves são mais que muitos. Não sei o que se poderá fazer senão tentar divulgar e sensibilizar as pessoas, mas mesmo os prejudicados que vivem, por exemplo, no norte, levam logo este assunto para o meio futebolistico e são os primeiros a elogiar as atitudes dos "senhores da capital". Ai de quem diga a um bracarense ou outro qualquer nortenho benfiquista que Lisboa tenta segregar tudo e que se esquece totalmente do resto do país, a guerra transforma-se logo num FCPorto-Benfica e claro para ele Lisboa é o maior clube do mundo, perdão, a mais bela cidade do mundo. Triste destino prevejo para o nosso país.

    Quanto ao Lisandro, além da grande baixa, prevejo o prof. a mudar a táctica para o 4-4-2. Já o previa antes, agora quase tenho a certeza.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Zirtaev

    É por causa dessa macrocefalia, dessa centralização praticamente total em Lisboa, que eu mudei a minha opinião quanto à regionalização.

    ResponderEliminar
  13. Zirtaev se achas q vamos jogar em 4-4-2 quem joga então no meio campo?

    ResponderEliminar
  14. HA HA HA HA HA !!!

    Vejam só esta notícia na edição de hije do Rascord:

    "O Conselho de Justi�a da FPF negou provimento do castigo de Ricardo Quaresma. O extremo do FC Porto fica, por isso, de fora na recep��o ao Sporting.

    O castigo � referente � expuls�o no jogo com a U. Leiria (16� jornada), durante o qual Quaresma agrediu Tixier com uma cotovelada. Recorde-se que a Comiss�o Disciplinar da Liga havia suspendido o jogador em dois jogos, que ter�o de ser cumpridos dada a delibera��o de hoje do CJ."

    Data:�Sexta-feira, 16 Marco de 2007�-�17:37

    OMFG! A vontade de ver o Quaresma de fora é tanta que nem se lembram que o Quaresma já cumpriu os dois jogos de castigo!

    ESTES "SENHORES" CHAMAM-SE JORNALISTAS?! COMO É QUE É POSSÍVEL ALGUÉM DIZER TAMANHA ATROCIDADE E NÃO SER RESPONSABILIZADO?!

    ResponderEliminar
  15. LOL, vejam rápido k esta notícia n deve estar online por mt tempo...

    http://www.record.pt/noticia.asp?id=738724&idCanal=17

    ResponderEliminar
  16. "O que mais me custa é a desigualdade de tratamento em tudo por parte dos meios políticos desta nação completamente macrocéfala. A discriminação, principalmente no que ao norte diz respeito, é tão evidente que até já em países estrangeiros os governantes a conhecem(...) Quem quer prosperar só poderá ir para uma cidade no país, já que fora dela os entraves são mais que muitos."

    Exactamente, zirtaev. Eu sou um ribatejano a viver em Lisboa, e é verdadeiramente assustador o ritmo a que o centralismo estatista tem empobrecido o país - e, em particular, o norte. É uma velha tradição dos nativos, desde o tiranete do marquês, e um verdadeiro atentado liberticida e a qualquer sentido de justiça. Todos são livres de prosseguir as diferentes concepções de vidas boas, mas desde que o façam num único sítio... Quelle tristesse...

    As ausências do Bosingwa e do Lisandro são uma chatice. Espero que recuperem nas próximas duas semanas. Concordo que a táctica será provavelmente o 4-4-2 (o que não me agrada nada).

    ResponderEliminar
  17. E a notícia do record é fantástica :D

    ResponderEliminar
  18. O problema do 4-4-2 losangulo, para mim eh, quem faz a posicao 10. Quem joga atraz dos dois avancados? Jorginho? Postiga? Bruno Moraes? Nenhum destes 3 me parece apto para o lugar. Pelo menos neste momento.

    ResponderEliminar
  19. Ja li o Rascord e deixei logo a mensagem. mas acho que ja corrigiram a noticia. A febre eh tanta.....!

    ResponderEliminar
  20. Parabéns Zirtaev!!! Grande, grande blog! Continua! FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  21. Sempre tiveram o PIB per capita mais alto do país, no entanto, devem lembrar-se da "anexação" feita com a remodelação do NUTS III(?) às periferias mais pobres para que a região de Lisboa continuasse a receber fundos estruturais da UE.

    O Norte vai perdendo importância económica à medida que aqueles que vão enriquecendo se mudam para lisboa, para mais perto do poder.

    ResponderEliminar
  22. Caro Zirtaev

    Excelente post, parabéns. È com post deste calibre que nos fazem reflectir na verdadeira dimensão de sermos Portistas, a paixão e o amor não têm limites. Porque gostaria de partilhar com todos vós, um texto retirado do baú, que sinceramente não sei o nome do seu actor, mas certamente de um Dragão vintage:
    A voz do coração tem o condão de encantar e tomar conta de nós; seguimo-la sem pensar em conveniências e medir as consequências. Mas isto não invalida o julgamento de que ser F.C.Porto é um acto assente na vontade de arrostar com a dificuldade e a revolta. Porque o antiportismo corre por aí como esgoto que vai até à náusea. Porém, nós cá estamos para o desmoralizar. Se ligarmos as televisões, qualquer que seja o canal, só se ouvem loas de lampiões e leões, num incessante bacanal. Não afirmam nem cantam sentidas emoções; só atiram arrotos de pregoeiros, provocadores, ignorantes e aldrabões. Numa cruzada encanzinada andam de arma aperrada. Contra o nosso clube e cidade, para encobrir a sua incapacidade. Quando a tudo e todos ganhamos é sempre com os favores do árbitro que compramos. Quando somos roubados os gatunos são encorajados. De apitadores escabrosos são feitos juizes corajosos. Só ainda não conseguiram explicar porque ganhamos no palco internacional, enquanto eles andam a apoupar o nosso tão querido Portugal. Temos nome e fama além fronteiras, em todos os continentes e em todo o sitio e lugar, nas várias competições cimeiras, em que não cessamos de nos honrar. Enquanto eles gastam os dias a urdir uma cabala para nos beliscar e ferir. Mas não adianta, eles são assim; nós visamos ser árvore e eles ervade jardim. Não ambicionam ganhar a nimgúem; nós jogamos ao Euro e eles ao vintèm. É outra a sua mentalidade e também a vocação; nós aprumamo-nos na verticalidade e eles na rasura do chão. Ganhar é o problema que ergue o nosso querer; para eles o dilema é empatar ou não perder. Se o empate acontece, a nós deixa-nos estragados, mas eles festejam dia e noite como galos emplumados. Também temos cronistas num ou noutro jornal; são jóia muito rara e de quilate excepcional. Lavram textos com substância e superior qualidade, falhos de jactância e fortes na autenticidade. Não visam receber encómios populistas, como os escribas de vão de escada; não constam no role dos oportunistas, têm os leitores por gente séria e honrada. Escrevem com sentido de exigência e caneta de alma lavada. Por obrigação de consciência, presa a uma ética apurada. Os antiportistas são pequenos no ser, no querer e no pensar e mesquinhos na rasteirice e falsidade do olhar. E nós desmedidos no sonho e no esforço de ganhar. E por cima muito rectos no gesto de julgar. Eles são monárquicos alquebrados pela volúpia de herdar. E nós republicanos activos na atitude de conquistar. Eles não saem do passado e da tentativa insana de o reeditar e perpetuar. Nós trazemos para o presente o futuro desejado com engenho de o edificar. Somos do F.C.Porto e da ideia de o elevar. Eles não têm qualquer meta; são contra nós sem nada exaltar. Temos vida difícil porque almeja a construção; a deles é muito fácil porque escorre da negação. Nós olhamos para o céu e vemos azul a todo o momento; eles não tiram os olhos do breu e só conhecem o cinzento. Não nos vêm como adversários, mas como inimigos a abater. Nós rimo-nos dos seus dislates por termos mais que fazer. Movem-nos a toda a hora uma guerra sem quartel; como não vencem em campo, usam a mentira fora dele. Para nós o F.C.Porto é símbolo e obra de fervor e religião. Para eles o antiportismo é causa de alienação. Nós enfrentamos o calor, a chuva, o frio e o vento. A eles falta-lhes ânimo e lucidez para entender este tempo. Atiram-se contra nós com fel, ódio e crispação. E nós da molhes de troco os feitos da razão. Seguimos sempre em frente nas asas da ambição. Eles ficam para trás tolhidos pela frustração. O Clube dos antiportistas é o maior de Portugal. Mas têm um tamanho que se avista muito mal. Nós mostramo-nos à luz do dia e da alvura do Natal. Eles escondem-se nas cinzas e nas máscaras do carnaval. Em arremedo de poesia, eis aqui toda a verdade. Contra o populismo e a demagogia vale a nossa frontalidade. E isto é só um aviso para todos mostrar que sabemos muito bem por onde atacar. Mas é melhor deixarmos isso para o jogo e os convocados para jogar. Porque mesmo no que é sério temos lugar para o brincar. E no final para despedir também os vamos saudar; o jogo é para sorrir, não para amaldiçoar. Se me quiserem zurzir recorram ao pensamento; o acto de me atingir é que me redobra o alento.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  23. Caro FCLimpaTudo esse texto é estupendo, ESTUPENDO. Já descobri de onde ele é, é do grande portista Jorge Olimpio Bento, publicado n'A Bola a 22 de Fevereiro de 2004. E a data aqui é importante dado que foi antes de vencermos a Champions. Nas próximas semanas vou dar o devido relevo a este "manifesto aos portistas" como lhe chamou o autor. Obrigado por partilhar connosco FCLimpatudo.

    Qt à equipa e o 4-4-2, vou colocar a equipa no próximo post. Mas acho que vai ser algo do género do Chelsea a que o Jesualdo vai colocar. O que não quer dizer que concorde.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Em relação à noticia do Record, é só rir, nem vale comentários. Apenas digo que tirei um printscreen para ficar de RECORDação:-).

    Ho, para a próxima semana vou demonstrar aqui porque digo que até os estrangeiros já sabem como (não) funciona o nosso país.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. e como já era de esperar, eis que sai mais um processo, desta vez contra o reinaldo teles (http://infordesporto.sapo.pt/Informacao/Modalidades/Futebol/noticiafutebol_futfcpreinaldotellesdivida_160307_365630.asp).

    já estou mesmo a ver na semana do jogo com as galinhas, as redacções todas a escavarem o mais fundo possível em busca do tão desejado processo

    ResponderEliminar
  26. Vamos lá ganhar o jogo, o resto passa a ser conversa!

    ResponderEliminar
  27. Olha, olha, o blog da bola está admirado disto.
    leiam só:

    CAROLINA SALGADO COM VIDA DIFÍCIL
    POR CAUSA DO "APITO DOURADO"
    Há um certo mal-estar no seio da Polícia Judiciária do Porto por causa do processo “Apito Dourado”. Há pelo menos duas facções com opiniões divergentes: a que iniciou a investigação do Apito Dourado e que se tem mostrado contente e colaborante com os membros da equipa de Maria José Morgado e uma outra que já chama a este processo “Apito Enferrujado” por sentir que a organização foi marginalizada numa acção que iniciou.
    Parece no entanto, que tanto na PSP como no Ministério Público, de algumas comarcas da cidade do Porto e sua vizinhança, as coisas não estão menos calmas e Carolina Salgado é que tem sido a maior vítima.
    Como se sabe, Carolina Salgado foi processada por uma série de gente que acusou nas declarações que prestou à equipa de Maria José Morgado e também no seu livro: Eu, Carolina.
    Acontece que a maior parte desses processos têm sido conduzidos de forma muito rígida pelas entidades judiciais sentindo-se a intenção de criar o máximo de problemas à ex-compaheira de Pinto da Costa.
    Carolina tem lidado com a situação com alguma calma, mas parece que a justiça não a deixa em paz, começando a pensar-se que mesmo antes de ser julgado o processo Apito Dourado, Carolina se possa sentar no banco dos réus. E se por caso for condenada, o seu testemunho no processo Apito Dourado estará muito mais fragilizado.
    Carolina Salgado já terá dado conta disso mesmo, não só à equipa que coordena a investigação Apito Dourado, como ao Procurador Geral da República.

    ResponderEliminar
  28. Pois, nem o (a)pito desculpa tudo ou paga dívidas...

    ResponderEliminar
  29. Meus caros amigos,lisboa é uma puta de luxo que atropela tudo e todos para viver em grande estilo!estão a desgraçar a provincia,as empresas fecham por todo o norte do país e lançam no desemprego milhares de pessoas,e essa corja de parasitas só se preocupa com a auto europa e com a opel da azambuja,que podem desempregar mil e quinhentos ou dois mil trabalhadores,isso é grave para eles,que todo o sector textil,e agora o do calçado no norte encerrem e desempreguem vários milhares de pessoas isso parece não os preocupar!Lisbonisaram todo os sectores da vida publica do Porto,não conseguiram fazer o mesmo com o FCP,então há que destrui-lo!Vão-nos reduzir á indigencia,e quando o conseguirem,serão eles que exigirão a tal regionalização que tanto abominaram!

    ResponderEliminar
  30. Dois grandes por belos, textos em destaque: um mais prosaico mas de qualidade, conciso e bem estruturado, outro peripoético e cheio de sensibilidade...Ou será ao contrário?...Estas reticências significam apenas uma pausa para saborear e não qualquer hesitação ou ausência! Este espaço transformou-se em algo mais que um simples areópago de desportistas portistas. Estou triste...escuto "Tristesse". Adoro simplesmente a música de Chopin. Lisandro magoou-se e reduziu em muito as nossas possibilidades mas não as eliminou e a regra destes clássicos é a equipa mais fragilizada superar-se e ganhar. Portanto, tudo em aberto e vamos sorrir de alegria uma vez mais no final de sábado.Um abraço!

    ResponderEliminar
  31. Sr Zirtaev e restantes:
    Sendo do Norte e já estar farto de lêr referências as pessoas do norte para se referirem aos portistas contra os da capital... venho por este meio manifestar o meu profundo desagrado. Eu que sou mais do norte que muitos que escrevem neste blog, digo que não necessito comprovar que o Norte é vermelho ... por isso agradeço um pouco mais de bom senso e rigor ao referir a região Norte que é bem para além da cidade do Porto.
    Obrigado em nome de milhões de portugueses do NORTE!!!

    ResponderEliminar