07 março 2007

Adeus Atenas! Adeus sonho!

Chelsea 2-1 FCPorto
Quaresma 15', Robben 47', Balack 76'

A culpa foi do golo do Quaresma que nos fez sonhar quase até ao final do jogo, mas quem não gostou de sonhar. A personalidade, o brio, o esforço, a atitude da equipa ficou bem demonstrada neste jogo e só temos de nos orgulhar de um grupo que ousou bater o pé em sua casa ao mais sério candidato ao título europeu deste ano e cair de pé como caiu. Em Portugal tenho a certeza que o FCPorto é único clube capaz fazer sonhar assim os seus sócios e apoiantes.

Jesualdo surpreendeu os seus adeptos com a inclusão de Ricardo Costa no onze e com uma mudança táctica logo neste jogo. Fez-me pensar no pior, fez-me relembrar o último jogo em Londres ainda na fase de grupos. Mas a mudança não comprometeu, antes pelo contrário, terá também surpreendido o adversário que foi manietado pelo meio campo povoado e forte do FCPorto, ao ponto de ter sido praticamente dominado no seu reduto durante muito tempo.

A entrada dos Dragões em Stamford Bridge foi personalizada e concentrada, e ao controlar o meio campo, conseguiu não deixar o Chelsea armar o seu jogo e não o dominar como tanto gosta de fazer. Aos quinze minutos numa excelente jogada de contra-ataque, ao primeiro toque, Lisandro envia a bola para Lucho que desmarca superiormente Quaresma para este fazer o que prometera de véspera, marcar a Petr Cech.

O mais difícil estava feito e o sonho parecia mais real que nunca e com as grandes exibições a nível defensivo dos centrais e de Paulo Assunção e muito acerto do resto da equipa a esse nível, ficava a ideia que seria apenas uma segunda parte sofrida, mas não mais que isso para a chegada ao objectivo final. O próprio treinador do Chelsea dava a entender que muito haveria de mudar no clube londrino para conseguir dar a volta ao marcador e que até o suor e o puxar dos galões das suas estrelas poderia não chegar.

Para a segunda parte a equipa vinha já preparada para o grande assalto por parte dos Blues, sabiam que deveria bastar aguentar uns minutos e aos poucos ir deixando o desespero e nervosismo adversário fazer o resto. Mas a equipa portista foi traída, foi traída por um lance muito infeliz de Helton que deitou por terra tudo o que ao intervalo tinha sido preparado. A equipa não merecia ser traída por parte de Helton, o próprio Helton não merecia esta traição. Tantos jogos para falhar, porque foste logo falhar neste Helton?

A moral alta estava agora do outro lado, tal como sempre esteve o maior poderio físico e a o maior qualidade dos jogadores. A diferença de ritmo competitivo de uma equipa e de outra foi-se mostrando e acentuou-se cada vez mais ao longo da segunda parte. Os jogadores do FCPorto além de se irem desvanecendo animicamente, iam perdendo a frescura, algo que não se passava no lado contrário.

Mesmo assim o FCPorto ia-se aguentando, mesmo com um Lucho que não se mexia, que não existia. Jesualdo resolveu mexer, Ibson ia entrar, o meio campo ia ser refrescado, saiu o …Marek Cech?! Adriano também entrou e saiu o… Raul Meireles?! E o Lucho que ficou lá a fazer?! Mudou-se a táctica, o 4x3x3 habitual voltou, mas foi o Chelsea que marcou, numa jogada em que os nossos dois grandiosos centrais se encontravam em inferioridade numérica, o médios esqueceram-se de os apoiar. Até ao fim não havia forças para fazer fosse o que fosse e o Chelsea é matreiro e experiente o suficiente para saber manter a bola longe da zona de perigo.

O sonho acabou, mas tenho de agradecer a quem me faz sonhar. As diferenças entre as equipas são por demais evidentes e são abismais em muitos aspectos, e jogadores que conseguiram fazer esquecê-las durante a maior parte do tempo de toda eliminatória, só podem merecer o orgulho que sinto neles.

Para frente é que é caminho e a próxima final é já no domingo.

62 comentários:

  1. Calma. Só mais 45 minutos de graaande sofrimento.

    FORÇA RAPAZES!!!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Calma, cambada

    Assim estamos bem, continuaremos assim lá vamos nós rumo aos quartos.
    Mas calma, estranhamente estou calmíssimo, é da confiança.

    estou ansioso por dizer bye bye mourinho...bem vou lá ver.

    ResponderEliminar
  3. Vencidos, mas não convencidos.
    O golo sofrido por Helton marcou o jogo e a equipa. Acontece aos melhores!
    Agora é arrasar no campeonato.

    ResponderEliminar
  4. O Professor demonstrou ter acertado na estratégia aquando do início do jogo.

    Foi pena as 2 falhas defensivas nos golos do chelsea.

    Pela incapacidade a partir do 2-1 sou obrigado a aceitar a superioridade dos ingleses. Mas sem o banco que reclamo mais não seria possivel naquele contexto. Possivel foi ganhar. E tivemos um bocadinho assim disso...

    Demonstramos que não devemos temer uma não vitória no campeonato. Somos os melhores em Portugal.

    Venha o Maritímo.

    (dêem um aumento ao Assunção)

    Abraços e até já [[]]

    ResponderEliminar
  5. Parabéns miúdos, deram tudo agora é tempo de virar a página e dar tudo por tudo no campeonato

    ResponderEliminar
  6. Estou mesmo muito triste com o resultado, mas orgulhoso dos nossos rapazes. Força PORTO, rumo ao Bi.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Kuando vi a equipa inicial, sobretudo a presença do R. Costa, confesso k fikei assustada..mas dp fikei mt surpreendida pla exibição deste! Foi fundamental em mts lances decisivos!O Grande Golo de R. Quaresma fez-me gritar de alegria e acreditar c/mt força..
    Nc pensei k o grande problema da equipa viesse do Helton.. os nervos tên destas coisas! Foi pena..ñ mereciamos! Nestes jogos é preciso a estrelinha da sorte..e ñ foi a nós k a calhou.. Os golos deles foram o brilhar dessa estrelinha.. axo k é injusto, pk fomos superiores! É a vida..tou resignada!
    Venha o Campeonato.. vamx à luta! SOMOS GRANDES!
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  8. Gostei do FCP!Gostei de ver o "Special one"um pouco preocupado,e vi o patrão dele a abanar a cabeça após a marcação do segundo golo!Se calhar viu o que eu vi,que eles são melhores de facto mas que nesta eliminatória isso não foi assim tão notório!Creio que estamos a construir outr boa equipa para a europa,uma ves que para a liga portuguesa esta em condições normais chega e sobra!Saudações DRAGONIANAS!

    ResponderEliminar
  9. Somos grandes!
    Somos derrotados, mas sem vergonha e com muito orgulho!
    Fizemo los sofrer, e so caimos no fim...
    Mas saimos em pe!!!

    ResponderEliminar
  10. por amor a Deus... que mal aspecto!!!parabens???11 defesas... que má imagem demos do futebol portugues... com medo só com sorte e fé é que ganhavamos. ate o aves se joga-se com todos na defesa só perdia por um.

    ResponderEliminar
  11. É agora que aumenta a tx de espancamento femenino na cidade do Porto... as esposas que se cuidem... os campeões perderam... viva o Paulo,Zé Mourinho,Hilario e os outros todos portugueses...

    ResponderEliminar
  12. também acho que nao estivemos mal, mas é melhor nao exagerar. do meio-campo para a frente tirando o golo nao houve nada. mas pronto.

    ResponderEliminar
  13. viva o paulo, hilario e ze mourinho?? vai levar nesse cuzinho!

    Ps; VIVA AO PAULETA....PARA ARRUMAR COM A EQUIPA PERNETA!

    ResponderEliminar
  14. 2,5 milhões ao ar, num lapso, lapsíssimo, do Helton e desatenção a um Ballak isolado na área

    e 2,5 milhões, além do mais perdido, como o Barça e o Lyon e um de Milão

    que o Porto até jogou bem e pior é quando um homem morre

    portista de tv e rádio

    ResponderEliminar
  15. Estou triste pela eliminação,mas satisfeito com a postura e comportamento da equipa que conseguiu mesmo vulgarizar a espaços o Chelsea.

    Força Helton!!!

    Viva o FCP!!!

    ResponderEliminar
  16. APARTE

    Rui Moreira acabou de dizer tudo o que já foi dito neste blogue pelos verdadeiros adeptos do FC Porto. Entenda-se aqueles que sabem ter fair play.

    Se dúvidas tinha (nunca tive) sobre a valia deste homem para mudar os maus hábitos do nosso clube, acabaram de ser dissipadas.

    Rui Moreira a presidente.

    ResponderEliminar
  17. Teixeira desculpa lá mas como não tenho oportunidade de ver o programa,pode por favor resumir o que disse Rui Moreira.
    Obrigado

    Dinis
    Viva o FCP!!!

    ResponderEliminar
  18. Dinis,

    no fundo criticou os SD (como é óbvio) pela atitude no sábado.

    Disse que a administração do FCP deveria tomar uma atitude em relação aos SD

    Fez-o de uma forma de grande hombridade e de fair play. Enalteceu a verdadeira opinião e saber estar da maioria dos portistas.

    Um presidente assim no FCP concerteza que não teriamos nem 10% dos problemas que esta administração provoca.

    Desculpa-me Zirtaev por ter fugido ao cerne do post, mas a forma como Rui Moreira falou obrigou-me a ter que o elogiar aqui.

    [[]]

    ResponderEliminar
  19. Rui Moreira é o maior. Tb tem o meu voto independentemente dos outros (possíveis) candidatos.

    ResponderEliminar
  20. Algumas ilações devem ser tiradas deste jogo. O frango do Helton é determinante(já dava sinais que não está bem..demasiada confiança em certas jogadas..centros ,pontapes de baliza...),a falta de poder ofensivo..que eu me lembre tivemos uma oportunidade de golo que concretizámos.O medo do treinador em jogar em 4*4*2 com o Ricardo Costa(lembrem-se em Londres contra o Arsenal) e o erro na substituição do Lisandro,para alem de insistir no Raul Meireles(em 10 passes falhou oito!a alem de mardcar!impressionante..mas já é habitual para quem andar atento!!) Falta de frescura fisica.. mas de resto parabens pela aplicação demonstrada.O Grande Vitor Baia terá de voltar á baliza no Funchal e o treinador tem de ter cuidado,pois nós socios não lhe perdoaremos a falha na conquista do campeonato!Força PORTO!! Sócia FCP

    ResponderEliminar
  21. Obrigado Teixeira e concordo que o Rui Moreira rodeado por uma equipa competente poderá ser de facto um bom presidente para o FCP.

    Peço também desculpa ao Zirtaev por este off-topic.

    Dinis

    ResponderEliminar
  22. Continuo a dizer que quanto mais ouco o Rui Moreira, mais gosto dele.
    Em relacao ao jogo, resume-se praticamente a aquele falhanco do helton que deitou tudo a perder. Acredito que mais 10 ou 15 minutos de 1-0 e o Chelsea comecava a meter agua. Mais uma vez tivemos galo. Foi por pouco.
    Tirar o Helton contra o Maritimo seria um disparate na minha opiniao. Seria dizer-lhe que tudo o que fez de bom ate agora nao valeu de nada e xuto no cu...nem pensar. Falhou, como falharam outros noutras alturas. Agora temos o maritimo. Outra final. e depois o Sporting...outra. E por ai fora.

    ResponderEliminar
  23. gostei também muito da intervenção do rui moreira. porque pos-nos no topo, a nós (os 95% de adeptos que assobiaram a vergonha dos superdragoes). porque falou do silencio VERGONHOSO da SAD, dos negócios escuros dos lideres dos superdragoes ( e até aí foi cuidadoso porque explicou que muitos dos SD são boa gente, porque teve os TOMATES para falar da droga). Porque se lembrou do perdigão, porque soube elogiar os superdragoes por baterem palmas ao jorge costa, e depois porque explicou o jogo do chelsea sem fazer dramas, e muito melhor do que os jornalistas que ouvi. Para mim, temos presidente, e quanto mais cedo melhor. Claro que há os situacionistas que defendem pinto da costa até à morte e que por isso estão sempre a criticar o rui moreira no blog deles. mas, meus caros, o nosso clube é o FCP!!!!! não é PDC!!!!! porra.. estaremos todos ceguinos? uma ultima nota para a excelente prestação de RM quando respondeu a um nosso consocio acerca das contratações de inverno: disse que o lucas mareque é a 4 opção para lateral esquerdo como hoje se viu, e tem razao porque o treinador já mostrou que prefere o fucile, depois o marek cech, depois o ricardo costa como se viu hoje... e que o renteria nem a 4º chega, e tambem tem razao porque há o adriano e o postiga e o lisandro (como hoje) e o bruno morais....
    quem fala assim não é gago, e eu que sou da boa gente portista estou farto desta merda. os superdragoes vao a londres À NOSSA CUSTA!!! vendem bilhetes NA CANDONGA!!! e o nosso presidente, o que diz? e no estadio, os altifalantes nao podem pedir desculpa? e teremos que os aturar a falar do slb que em 11 anos ganhou um campeonato com se fossemos menores do que eles????

    ResponderEliminar
  24. na minha opiniao o jogo do lucho reduz-se ao passe para o golo.a partir dos 20 min o lucho ja nao corria(a mim pareceu-me,passavam-lhe a bola e ele nao corria).kuanto ao resto para mim os melhores foram pepe,bruno alves e p.assunçao.r.costa foi uma boa surpresa(kuando vi a ekipa ate tremi).so nao percebi as substituiçoes.
    adriano por cech-ok
    raul meireles por ibson-nem por sombras tinha de ser o lucho a sair.o homem tava todo roto
    lisandro por b.moraes-a precisarmos de vencer e sai o lisandro,na minha opiniao saia fucile(arriscado eu sei mas perdido por 100 perdido por 1000)
    mas pronto gostei do porto e haver vamos se conseguimos manter este nivel exibicional ate ao fim do campeonato.

    ResponderEliminar
  25. A equipa está de parabéns. Bateu-se de igual para igual - e podia ter eliminado - o grande favorito à vitória na prova. Para mais tendo um único jogador que é capaz de ter custado tanto como o nosso plantel todo junto - o que diz bem da diferença de recursos.

    O FCP tem, indiscutivelmente, vários jogadores de classe mundial e que, ainda por cima, têm margem de progressão. Ironicamente, ontem até foi um desses jogadores - Helton - que deitou tudo a perder. Mas, mantendo-se a estrutura da equipa (parece-me inevitável que saia pelo menos um jogador, mas para o ano teremos o rerfoço Anderson se o Lucílio o permitir), podemos ir muito longe.

    A derrota deixa um trago amargo reforçado pela hecatombe que foi a noite de ontem. Barça, Inter e Lyon vão ver os quartos no sofá. O que significa que o Chelsea fica com um percurso bem mais desimpedido.

    Uma nota: fui agradavelmente surpreendido pela táctica do Jesualdo, que me pareceu inteligente face ao adversário que tínhamos pela frente. Houve uma coisa que me desagradou - Jesualdo fez uma substituição dupla (entrada de Adriano e Ibson). Tenho para mim que isso não se faz - é uma mudança demasiado abrupta do fio de jogo de uma equipa e da sua estrutura, o que dificulta a adaptação dos jogadores à nova situação. Acredito que estas substituições conduzem sempre a um período de desnorte.

    Já agora, o Quaresma não precisa de mais destaques. O maior de todos foi-lhe concedido pelo melhor treinador do mundo. O jogador que o marcava tinha um amarelo e Mourinho trocou defesas, para colocar um jogador fresco - e sem amarelos -, a marcá-lo (o P. Ferreira). Não é qualquer jogador que se pode gabar de uma coisa dessas.

    ResponderEliminar
  26. Só mais uma achega. Vale a pena ler a reportagem do jogo feita pelo Daily Telegraph (um jornal que costumo acompanhar), em
    http://www.telegraph.co.uk/sport/main.jhtml?xml=/sport/2007/03/07/sfgche07.xml&DCMP=EMC-spo_07032007

    Alguns destaques:

    "Jose Mourinho had called for respect and credit ahead of this pulsating tie; instead he got a visit from Lady Luck..."

    "But Porto were frustrating Chelsea. Didier Drogba found Pepe in unforgiving mood while Raul Meireles ran tirelessly in midfield. Porto, though, could not be accused of sitting on their narrow lead; when Gonzalez sent a delightful forward pass to Quaresma the warning bells sounded again, only for Cole to make a telling challenge."

    "Stamford Bridge sweated over the final minutes but Chelsea held out for what could prove to be a pivotal result.

    The Special One was, for once, the Lucky One."

    ResponderEliminar
  27. «Em Portugal tenho a certeza que o FCPorto é único clube capaz fazer sonhar assim os seus sócios e apoiantes». Também acho.
    Faltou um bocadinho assim... Os valentes e jovens jogadores do F.C.Porto tiveram um comportamento que só nos pode deixar orgulhosos. Garra, crença, qualidade que fizeram com que Mourinho e os seus galácticos tremessem até ao último instante. O Porto mostrou que Portugal se pode bater de igual para igual com Potências futebolísticas como esta «Multinacional» do Chelsea. O golo de Quaresma aumentou a nossa fé, a 2ª metade iria ser muito complicada para os ansiosos Ingleses mas aquele golo de Robben muito facilitado por Helton virou o jogo. O Porto até passou a jogar melhor mas a 10 minutos do fim o golo de Ballack decidiu a eliminatória. Pelo que jogou nas duas mãos o FCPorto merecia passar. Caímos de pé. Portugal orgulha-se de nós. Os invejosos têm hoje um dia feliz.

    ResponderEliminar
  28. Ontem batemo-nos muito bem.

    Assustei-me com a inclusão de Ricardo Costa no 11 e com a mudança táctica que isso implicaria, mas a verdade é que a equipa jogou muito bem e tenho de tirar o meu chapéu ao Jesulado.
    Só temos que nos orgulhar da equipa e da forma personalizada como jogou os 180 minutos desta eliminatória.
    Aos 15 minutos Quaresma levou-nos a sonhar ao concluir uma jogada soberba.
    Com a chegada ao intervalo todas as aspirações permaneciam intactas, mas logo a abrir a 2º parte a eliminatória voltou a ficar empatada. Jesualdo mexe na equipa, a meu ver bem, e tenta chegar ao 2º golo ao invés de jogar para o empate ou para o prolongamento.
    Num jogo em que não houve grandes oportunidades de golo chegamos poder fazer o 1-2 mas depois nunca conseguimos sequer nos aproximar dos 2-2.
    A eliminatória acaba por ficar associada ao Frango do Helton numa noite muito desinspirada, pegando nas palavras de alguém que muito aprecio ler :) “A equipa não merecia ser traída por parte de Helton, o próprio Helton não merecia esta traição. Tantos jogos para falhar, porque foste logo falhar neste Helton?”.

    Para mim os melhores foram: Pepe, Paulo Assunção e Bruno Alves
    Menos bem: Helton e Quaresma que a meu ver passou ao lado do jogo.

    Fizemos uma boa campanha na champs com jogos de alta qualidade com excepção do jogo com o Arsenal em Londres.
    Outros grandes colossos também já ficaram pelo caminho: Barca, Inter, …
    Somos a única equipa portuguesa capaz de realizar uma performance a este nível na Champions.

    Agora venha o título nacional.

    ResponderEliminar
  29. Lucho, eu diria que os invejoso estão a ter um dia INfeliz. se podem estar felizes pela nossa derrota estarão muitíssimo infelizes pela nossa atitude e pela qualidade do nosso futebol.

    ResponderEliminar
  30. Esqueci-me de referir o Fucile. grande exibição

    ResponderEliminar
  31. Acho que os melhores jogadores desta eliminatória foram mesmo o Essien e o Paulo Assunção.

    ResponderEliminar
  32. Quem percebe de futebol sabe que jogando todos lá atraz é mais facil empatar ... e com sorte num contrataque ou nos penaltys poderiamos ganhar ... mas ... o FCP que conhecia era aquele que jogava o jogo pelo jogo e ao ataque (sem medo de Chelsea,Barcelona,...)... ontem não foi isso que aconteceu... penso que já não conheço a mistica do meu clube que ontem mereceu perder pois foram 90 minutos atraz da linha da bola. O chelsea jogou q.b. para ganhar uma equipinha cheia de medo (tudo a defesa ... e vê-la se marcas uma trivela santo Quaresma)

    ResponderEliminar
  33. O frango de Helton é que condiciona tudo. Pelo menos pela forma: sofrer um golo assim, dar vida a um adversário que não tinha ideia alguma, isso foi desmoralizante para a equipa.
    Mas se estamos tristes, convém frisar que estamos tristes como o Helton. E essa tarja devia ser exibida algures.
    A equipa foi sempre digna, mesmo quando já não podia inverter a sorte da eliminatória, nos 11' finais. E nunca inferior ao Chelsea em momento algum da eliminatória à parte o tempo de desvantagem.
    A opção Ricardo Costa não me surpreendeu. Quando ouvi a linha, percebi que Jesualdo queria dar corpo, quilos e centímetros a uma defesa pouco alta para o jogo aéreo, para mais sem Bosingwa. E conjugar R. Costa com Cech, sempre possível de fechar o flanco e R. Costa fechar no meio, era um bom tampão. Depois, o meio-campo em losango voltou a dar boa conta de si e daí o desgaste de Lucho (na ponta à frente) e Raul Meireles (ao lado direito).
    Jogo perdido nos detalhes, para mais o menos previsível mas sempre passível de suceder.
    Mas encheu-me de orgulho esta demonstração de querer e poder. Faltou sorte, já assinalada no Dragão.
    Liverpool é agora a minha equipa.
    O FC Porto tem de vencer no Marítimo. E aí acredito que o campeonato fique atado no Dragão.

    ResponderEliminar
  34. interessantes as palavras do Mourinho

    Mourinho speech inspires Chelsea

    Mourinho admitted Porto deserved their half-time lead
    Jose Mourinho said he gave his Chelsea players a half-time ultimatum to inspire them to a 2-1 win over Porto.
    Porto were 1-0 ahead at half-time but second-half strikes from Arjen Robben and Michael Ballack put Chelsea into the Champions League quarter-finals.

    "I had a difficult half-time because at that point, we were out of the competition," said the Chelsea boss.

    "I told them either we respond to the situation or we are scared of it. If we are scared of it, it is goodbye."

    He added: "Psychologically, I just made the players think a little bit.

    "Porto did better than us in the first half. Not because they were winning 1-0 but because of the way they were playing.

    "From our very strong second half, we deserved to go through."

    ResponderEliminar
  35. Algumas observações que me esqueci de fazer:
    1. No remate de Robben, Lucho fica a vê-lo jogar deixando-o completamente à vontade para rematar. Helton tem culpa, mas Lucho tb tem.

    2. A forma física do Porto desilude por completo e não vem só deste jogo. A partir do 25, 30 minutos da 2ª parte o FCPorto acaba completamente em termos de meio campo ofensivo e ataque.

    3.Qual Makelele qual quê. Paulo Assunção é um gigante nesta equipa. Se continuar a jogar assim não sei se o conseguimos aguentar por aqui.
    Pepe e BAlves são também sérios candidatos a fazer companhia a RCarvalho no próximo ano.

    4. Não quis falar de sorte no post, mas o que é certo é que ela não esteve do nosso lado nesta eliminatória. A sorte sorri aos audazes e desta vez fomos suficientemente audazes para elas nos sorrir um bocadinho. Não gosto de justificar derrotas com falta de sorte, mas o que é certo é que ela não nos acompanhou.

    5. Sou um admirador do Mourinho, mas este Chelsea não encanta ninguém. Por outro lado com as equipas que foram eliminadas fica a ser um dos mais sérios candidatos ao troféu. E não queria mesmo que o ganhassem. Mourinho devia saber que sem o FCPorto não consegue nunca mais ganhar-lo. E assim espero. Espero que seja eliminado o mais rapidamente possivel.

    OffPost

    - Ricardo, o PdC era suposto ser ontem pronunciado como arguido ou não? Não é mais para a frente que vêm os casos dele? Não sei mesmo, gostava que alguém me dissesse.

    - Qt ao Rui Moreira, como imagem de pessoa muito credível, muito inteligente e verdadeiro gentleman, não tenho dúvidas que seria um excelente presidente para o nosso clube. Mas um presidente não pode ser só isso, tem que ter uma boa equipa a ajuda-lo e no nosso futebol tem de haver alguma matreirisse, senão...

    - Viram as imagens do Valência-Inter, a vergonha do final do jogo, podem ver aqui. A atitude do Navarro é nojenta. Vamos ver quais as sanções para os jogadores das duas equipas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  36. O que me admira são as televisões apresentarem apenas as fotografias, quando no youtube as imagens já lá estão.

    Então um jogo transmitido na Sporttv e só dão fotografias ???

    ResponderEliminar
  37. mais uma vez rio-me com os japoneses ou coreanos...a cara de admirado dele a dizer " olha..olha."..lol...

    ResponderEliminar
  38. Os casos onde JNPC é arguido ainda estão atrasados. No meu blog tb falo deste Chelsea-Porto q nos fez acreditar até ao último instante.
    blog do lucho:
    http://sergiopmgomes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  39. Será uma blasfemia o que vou escrever a seguir,mas perdoem-me,a tristeza é muita:
    -Trocava a derrota neste jogo pela derota no Galinheiro...

    ResponderEliminar
  40. Foi pena pois este Chelsea não assusta ninguém e se não é o frango, acho que passavamos.
    Apesar disso...
    Indices fisicos horríveis !!!!, a equipa
    arrasta-se, Lucho está de gatas e devia ter saido mais cedo, Marek não devia ter saído, Jesualdo pouco audaz nas substituições, segunda parte nula condicionada pelo golo.
    Não há vitórias morais, mas soube bem ver o Chelsea a tremer na primeira parte.

    ResponderEliminar
  41. Não concordo com nenhuma da critícas aqui apontadas ao Jesualdo Ferreira.

    [[]]

    ResponderEliminar
  42. acho que tivemos uma primeira parte de sonho! foi pena o helton dar aquele frango! mas foi notório a falta de pernas no fim do jogo, a nossa equipa no fim queria ter a bola e nao a tinha e quando a tinha entregava a bola ao chelsea! penso que devemos tar orgulhosos pela entrega da equipa e por ver a cara do mourinho quando estava a perder! força PORTO o campeonato é nosso!

    ResponderEliminar
  43. O Helton ontem deu um frango de todo o tamanho e deu no que deu.
    Espanta-me que com tanto profissional da crítica neste blogue só um ou outro é que tenham trazido à colação que o frango de ontem é apenas o corolário de várias asneiras anteriores. Desde que lhe deram a titularidade na selecção do Brasil e que no Porto soube que Baía não lhe tira o lugar, que o Helton dá mostras de um excesso de confiança pouco recomendável.
    É bom guarda-redes sim senhor, mas recomenda-se um pouco mais de humildade.

    Na lance do segundo golo não há grande coisa a dizer. Excepto que o mesmo é corolário da deficiente forma física da equipa. Têm razão os que dizem que há ali jogadores que só aguentam 20 minutos...

    Em abstracto: tirar Raul Meireles e Marek Cech para fazer entrar Ibson e Adriano, e depois tirar Lisandro para meter Bruno Moraes é o quê? E é opção de quem? Do treinador. Ora se o frango é culpa do Helton (um remate daqueles nem precisava da oposição do Lucho), as substituições são responsabilidade de Jesualdo Ferreira.
    E quer o Teixeira queira ou não, das três competições Jesualdo já perdeu duas. Vamos ver o que sucede à terceira.

    Quanto ao Apito Dourado, convém que se tenha bem presente que Pinto da Costa, Reinaldo Teles e o tal Araújo são visado noutros processos em que ainda corre a fase de investigação. A seu tempo se verá o que lhes sucede.

    Também não concordo com o Zirtaev quando diz que o Chelsea é o principal candidato à conquita da Champions. A jogar desta forma, não é. Não pode ser.

    ResponderEliminar
  44. "Têm de estar orgulhosos pelo que fizeram aqui"

    Mourinho foi especial, na noite em que eliminou o FC Porto.
    Sem sombra de arrogância, elogiou com enorme respeito o adversário.
    Especial a jogar com as palavras só foi duro para Abramovich. "Não aceito pressões", avisou (...)

    "O FC Porto jogou melhor do que nós, na primeira parte. Tive de falar com alguma firmeza".
    Além de acertos tácticos para "acabar com a superioridade" portista, contou, "disse que, naquele momento, estavam fora da Champions, e tinham duas opções: ou desfrutavam o momento ou saíam da prova": "Se desfrutassem, então podiam, claramente, dar a volta ao jogo".

    " (...) o que aconteceu foi que um grande, grande guarda-redes cometeu um erro (..."

    (...) encantado com as duas equipas e com um elogio para os portistas: "Percebo que estejam tristes porque perderam, mas têm de estar muito orgulhosos pelo que fizeram, contra nós".

    "Nunca tive problemas com ninguém, no FC Porto. Ganhámos, nesse ano, porque fomos uma equipa fortíssima e estivemos unidos até ao último dia. Se a saída, depois disso, não foi pacífica, é outra conversa. Até ao último dia no FC Porto, senti o apoio de toda a gente".

    JOSÉ MOURINHO - O JOGO, edição de hoje.

    VOCÊS DESCULPEM LÁ O MAU JEITO QUE ISTO SE CALHAR DÁ A ALGUNS, MAS ANDAM A INSULTAR O HOMEM PARA QUÊ?
    QUANTOS TÉCNICOS ADVERSÁRIOS VIRAM DIZER ISTO DO PORTO?
    E MOURINHO TEM OBRIGAÇAO DE QUÊ? DE ESTAR AGRADECIDO? E OS PORTISTAS NÃO?

    JÁ AGORA, MAIS UMA FARPA: ENTÃO CONTRA O BRAGA ERA O JORGE COSTA ISTO, O JORGE COSTA AQUILO...
    E O ALOÍSIO?
    BEM ME PARECE QUE MAIS VALE CAIR EM GRAÇA QUE SER ENGRAÇADO!!!!!!

    ResponderEliminar
  45. Agora que o FCP saiu, torço pelo Mourinho. Que ganhe a Champions e que cale de vez o russo.
    E viva o FCP!!

    http://portuguesesaovolante.blogspot.com

    ResponderEliminar
  46. O desfecho da eliminatória acabou por ser, infelizmente, o previsível. Não foi por aí que fiquei desiludido.Gostei da atitude e da raça que a equipa demonstrou (oxalá se mantenha sempre assim), ficou-me só o amargo de boca quanto ao frango do Helton (quem sabe o que poderia ter sido o resto do jogo se o Chelsea não tem empatado naquela altura).
    Zirtaev, subscrevo a sua opinião quanto a este Chelsea, e desejo o mesmo quanto ao Mourinho.

    ResponderEliminar
  47. nao leio os 50 comentários... estou demasiado fodido com esta eliminatoria para ler. só quero deixar clara uma coisa:

    Perdemos porque o Jesualdo é um maricão cobarde!!!!

    Mais nada!!!
    Juro, se o Jesualdo para o ano continuar à frente do Porto eu não ponho os pés no estádio, nem que seja de borla!!!! fodasse!!!

    ResponderEliminar
  48. Foi o adeus à Liga dos Campeões!
    Estou triste pelo resultado, mas não pela exibição.
    O FC Porto mostrou à Europa que joga bem futebol, controlou a primeira parte do jogo de ontem, em casa de uma das mais fortes equipas do mundo! A equipa inicial foi diferente da habitual, mas compreende-se, uma vez que o adversário não é um qualquer.
    Depois do tão aguardado golo de que precisavamos para seguir em frente...os portistas sonharam. O resto da primeira parte foi de controlo dos Dragões.
    A equipa do Chelsea saiu para o intervalo debaixo de assobios e estava tudo do nosso lado para passarmos.
    Mas na segunda parte as coisas não correram como queriamos.
    Primeiro o Helton foi muito mal batido no golo do empate.
    Jesualdo Ferreira ainda fez alterações, mas o Chelsea como já se esperava, que não queria o prolongamento, veio para cima de nós. Defendemos tudo, até ao minuto 76, quando Ballack marcou o segundo para os "blues".
    A aprtir daí o Chelsea só trocou a bola enre si, à espera do apito final do árbitro.

    Estou orgulhoso da maneira como jogámos, princpalmente nos primeiros 45 minutos. Agora temos de levantar a cabeça para conquistarmos o campeonato!!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  49. Quintino essas "bocas" não serão para mim com toda a certeza. Admiro muito o Mourinho, acho-o o melhor de todos, nunca o escondi. Desejo-lhe toda a sorte do mundo em qualquer prova em que o seu clube participe e serei pelo Chelsea quase contra qq equipa nos jogos que vir, mas na Champions não. Por saber que ele vai ser lembrado por muitos anos como o grandioso treinador que é, quero que no seu curriculum a maior prova que tenha vencido tenha sido no FCPorto e que não tenha o prazer de dizer que ele sozinho é que fez o FCPorto ganhá-la e se lembre do valor do clube para essa obtenção. Ele tem de que ter a humildade suficiente para saber que sem a estrutura do FCPorto ele nunca o teria conseguido.

    Aos que criticam o treinador eu só quero fazer a seguinte pergunta: Qual é o treinador ou clube do mundo que, após estar à frente da eliminatória em casa do Chelsea, não toma cuidados defensivos e tem essa coragem de jogar o jogo pelo jogo?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  50. Quintino,

    acordaste de mau humor?

    Das 3 competições Jesualdo já perdeu 2??

    Criticado na taça por rodar a equipa, criticado noutras alturas por não rodar os jogadores cansados...

    Criticas o Jesualdo na Liga dos Campeões por não ganhar a competição??

    O Helton é só o melhor guarda redes em Portugal. foi o 1º frango que lhe vi desde que chegou ao Porto e querem-no crucificar?

    Já estou a ver os assobiadores de bancada nos próximos jogos a lixarem o juizo ao homem... fdx.

    Se não temos equipa para mais assobiem o PdC. Desbarata milhões em jogadorzinhos que nem o cú no banco sentam. Sim, porque se tivesse sido o Jesualdo a quere-los eles estariam a jogar, não?

    Já no tempo do Adrianse foi a mesma coisa...

    Alguém os compra e não são os treinadores.

    Essa critíca eu faço! agora crucificarem o Jesualdo ou o Hélton acho um erro de prisma do tamanho do mundo.

    Abraços

    [[]]

    ResponderEliminar
  51. zirtaev
    defender um resultado não é meter defesas e recuar a equipa no terreno, o Chelsea a ganhar soube defender o resultado sem fazer substituições.
    tirar Meireles e Cech para entrar Adriano e Ibson, deixar em campo Lucho e Ricardo Costa??? isto sim, foi deixar o chelsea ganhar, perdemos o meio-campo com a saida do Meireles e a partir daí só deu Chelsea. tal como contra o Arsenal o Jesualdo teve medo de ganhar. Eu nao quero treinadores com medo de ganhar no meu Porto, por isso rua com ele!!! mai'nada!

    ResponderEliminar
  52. Gostei muito da equipa na 1.ª Parte foi surpreendente a forma como se comportou e vulgarizou a equipa do Chelsea! Fiquei convencido se conseguissemos aguentar aquele ritmo e forma de desempenho ganharíamos, mas...Há sempre o imponderável e ele aconteceu logo aos dois minutos do 2.º tempo e destruiu o nosso ânimo em grande parte. Acontecem coisas destas e se acontecem em momentos tão importantes como estes vai tudo por àgua abaixo...Sem querer fazer crítica não gosto sinceramente do Ricardo Costa e ele - JF - voltou a mexer na equipa em jogos chave e a história repetiu-se para o mal! Mal por mal porque não o João Paulo que é mais atlético e no confronto com os Ingleses(?) estaria mais à vontade...Estou profundamente decepcionado porque sonhei sinceramente ser possível...Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
  53. antes de criticarem o nosso grande guarda-redes critiquem primeiro a passividade da defesa ao permitirem o roben rematar a vontade. quando vi o lance nem queria acreditar ao ver os jogadores a olharem para a bola completamente estaticos... mas valeu, estamos a falar do chelsea que é uma grande equipa que vale milhoes que tem simplesmente os melhores jogadores do mundo. estou triste porque perdemos como é logico mas pelo menos lutamos e poderiamos ter conseguido. a sorte nao esteve do nosso lado. bibó PORTO.

    ResponderEliminar
  54. Zirtaev, desafio-te a meter a idade de cada um dos jogadores que entraram ontem. Porto e Chelsea.

    [[]]

    ResponderEliminar
  55. Talvez possa ajudar:P

    CHELSEA FC

    Petr Cech_24 INTERNACIONAL+

    Ricardo Carvalho_28 INT+
    Ashley Cole_26 INT+
    Lassina Diarra_21 INT-
    Mickael Essien_25 INT+

    Claude Makelele_34 INT+
    Frank Lampard_28 INT+
    Michael Ballack_30 INT+

    Arjen Robben_23 INT+
    Andriy Shevchenko_30 INT+
    Didier Drogba_28 INT+

    Substituições:

    John Obi Mikel_19
    Paulo Ferreira_27 INT+
    Salomon Kalou_21 INT-

    MÉDIA-26 (13/14INT)sendo que(11+/14)


    FC PORTO

    Helton_28 INT-

    Jorge Fucile_22 INT-
    Pepe_24
    Bruno Alves_25
    Ricardo Costa_25 INT-

    Marek Cech_24 INT-
    Paulo Assunção_27
    Raul Meireles_23 INT-
    Lucho González_26 INT+

    Ricardo Quaresma_23 INT-
    Lisandro Lopez_24 INT-

    SUBST.
    Ibson_23
    Adriano_28
    Bruno Moraes_22

    MÉDIA- 24 (8/14)sendo que(1+/14)

    (o + e o - por nº e presença assidúa na selecção principal)

    é só uma teoria.

    [[]]

    ResponderEliminar
  56. Teixeira, andei eu cheio de trabalho a fazer a tabela e agora apresentas-me aqui os dados todos.:-)
    Aconselho-te a colocar este comentário no próximo post.

    Gil se o FCPorto tivesse passado o que estarias a dizer.
    Já agora tirar dois médios e colocar um médio e um avançado é ter medo? Se calhar até foi audaz demais.
    O 442 inicial compreende-se senão havia superioridade numérica do meio-campo do Chelsea. Não o podemos condenar por isso. Além de que confundiu o Chelsea e com esse esquema controlou completamente o jogo. Apenas depois do golo deles o FCPorto se descoordenou, ou melhor se abateu psicologicamente e inversamente o Chelsea ganhou novo ânimo. E isto para mim foi o principal motivo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  57. Lol Zirtaev. tudo a fazer médias.


    Usei como fonte o site Portal Futebol. O teu resultado serve perfeitamente.

    Apenas queria tentar demonstrar a óbvia diferença de experiência/idade dos diferentes 14 jogadores que jogaram ontem.

    Se lhes juntarmos Terry e no nosso entrar Anderson ainda nos baixa mais a média...
    A exibição demonstrou uma estratégia bem montada. Não dá é para mais. Para se ter um lantél que fisicamente aguente 90 minutos em alta competição necessitamos de outro tipo de jogadores.

    Temos o que chega para ganhar em Portugal com um plantél novinho e é a realidade que se tem. Se este 11 fosse para manter...mas como não é...

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  58. Como mais vale tarde do que nunca, aqui fica a única coisa que me ocorre 2 dias após a derrota...
    Parabéns rapaziada!!!

    Quanto ao Chelsea, apesar de praticar um futebol nada atractivo, talvez seja este ano que conquiste a Liga dos Campeões! A capacidade física daquela equipa é brutal e residiu aí um dos principais factores da nossa derrota. Grande trabalho do Rui Faria!!!

    Agora, há que recuperar a equipa e mentalizá-los que a conquista do campeonato é igualmente importante, apesar de todos sabermos que há jogadores que vão sentir falta do brilho da Liga dos Campeões!

    ResponderEliminar
  59. Grande apoio da curva porto em londres.. ninguem fala nisso... é muito mais facil criticar os super, que dar valor pelas coisas boas por lideramos a curva porto em termos de apoio... Abraço e parabens a quem se descolou a londres..

    ResponderEliminar
  60. Cuidado rapazes,neste país só deixamos de ter problemas quando tivermos um presidente politicamente correcto e uma equipa perdedora!

    ResponderEliminar