08 março 2007

Nós por lá, Inquérito, Diferença e Audiência TV

The Independent

«José Mourinho passou grande parte da temporada a maldizer a falta de sorte, mas ninguém pode negar o enorme bafo de fortuna que beneficiou o Chelsea ontem à noite, quando um terrível frango do guarda-redes Helton ajudou a apurar a equipa para os quartos-de-final.»

«No primeiro tempo o Chelsea foi dominado por Quaresma e Mourinho foi ultrapassado tacticamente pelo adversário Jesualdo Ferreira.»

«O Chelsea vai ter de jogar melhor para estar em Atenas em Maio. O alívio de Mourinho no final era evidente. O até agora anónimo Ballack deu razão à fé que Mourinho tinha nele.»

The Guardian:

«Mourinho escapou ontem à noite à derrota que poderia justificar a sua partida do cargo de treinador de Chelsea. O português tem de agradecer a Ballack, que saldou a dívida em relação à fé que Mourinho sempre teve com ele. O empate foi conseguido através de um frango de Helton. A partir daí, de cada vez que a bola chegava junto de Helton, o guarda-redes entrou num estado de nervosismo que pareceu condicioná-lo.»

Daily Telegraph

«O Special One foi por uma vez o Lucky One. O golo de Quaresma encerrou um período de perfeição do F.C. Porto, que frustrou por completo as expectativas do Chelsea.»

«Stamford Bridge suou de nervosismo nos últimos minutos, mas o Chelsea segurou a vantagem.»

Daily Mail

«O Chelsea devia estar preparado para o F.C. Porto, especialmente depois da exibição electrizante de Quaresma no primeiro jogo, no qual o Chelsea não conseguiu segurá-lo de nenhuma forma.»

«A fúria de Roman tornou-se num sorriso assassino. Tudo está bem em Stamford Bridge, pelo menos de momento.»

The Sun

«Herr we go, boys. Por uma vez Ballack justificou as 130 mil libras que ganha por semana.»

«Os guarda-redes brasileiros nunca foram grande coisa e Helton fez questão de o provar mais uma vez.»

Porque foi eliminado o FCPorto?

Esta é a pergunta que vou deixar na barra lateral, mais precisamente na rubrica "Opinião da Bancada", durante os próximos dias para tentar aferir da opinião dos visitantes deste blog sobre o que terá corrido mal. As respostas penso que conseguem abranger a maior parte das opiniões. Votem e justifiquem as vossas opiniões na caixa de comentários.

O Chelsea é de outro campeonato.
O FCPorto esteve mal.
A sorte não esteve connosco
O golo sofrido acabou com a equipa
A táctica foi errada
O FCPorto não tem banco
Quebra fisica da equipa

Mais uma diferença

Aconselhado pelo ilustre visitante deste blog Teixeira, calculei a média de idades dos jogadores dos dois onzes que iniciaram o jogo da passada terça-feira. Fica a tabela para vossa apreciação.Dados recolhidos de uefa.com. (Idades dos jogadores à data do jogo)

2,63 Milhões a ver

"Voltou a ser superada a melhor audiência da temporada: o desafio de Stamford Bridge foi ainda mais visto do que o do Dragão

O recorde de audiência televisiva voltou a ser quebrado pelos mesmos intervenientes de há 15 dias. Segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões entre o Chelsea e o FC Porto, o apuramento a sorrir ao conjunto de José Mourinho já perto do final do tempo regulamentar. Emoção partilhada por 2,63 milhões de telespectadores portugueses, proporcionando, à RTP 1, uma audiência esmagadora de 27,8 por cento e um "share" de 61,2 por cento"
In O Jogo

33 comentários:

  1. Lol Zirtaev. tudo a fazer médias.


    Usei como fonte o site Portal Futebol. O teu resultado serve perfeitamente.

    Apenas queria tentar demonstrar a óbvia diferença de experiência/idade dos diferentes 14 jogadores que jogaram ontem.

    Se lhes juntarmos Terry e no nosso entrar Anderson ainda nos baixa mais a média...
    A exibição demonstrou uma estratégia bem montada. Não dá é para mais. Para se ter um lantél que fisicamente aguente 90 minutos em alta competição necessitamos de outro tipo de jogadores.

    Temos o que chega para ganhar em Portugal com um plantél novinho e é a realidade que se tem. Se este 11 fosse para manter...mas como não é...

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  2. já agora ... sobre o jogo, realmente falando e sem querer argumentar o obvio - merecemos perder.
    mostremos a estatistica de remates, defesas,faltas,cantos,posse de bola,... o resto é conversa para boi dormir!!!

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de contar com a vossa opinião no meu blog à previsão que faço dos riscos enormes que o FCP incorre no jogo de domingo face à nomeação do lampião joão ferreira. Não duvidem do que lá escrevo.
    blog do lucho:
    http://sergiopmgomes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Rui Silva atenta a este pequeno texto que, além de ser mais uma diferença que existe entre as equipas, penso servir um pouco de resposta:

    «No final, no que acabou por ser o final da carreira na Liga dos Campeões, Jesualdo saiu ilibado e com louvores do tribunal popular. O FC Porto pode não ter dominado o Chelsea, mas fez o que poucas equipas fazem em Stamford Bridge: não foi dominado. A diferença é óbvia: Mourinho precisou de mudar e trocou Makelele por Mikel, evitou o risco da expulsão de Diarra com a entrada de Paulo Ferreira e teve ainda banco para fazer entrar Kalou. Este trio de suplentes custou 60 milhões de euros... Para o ano, basta a Mourinho querer Pepe e Quaresma para os ter. Seja no Chelsea. Seja no Inter. Ao contrário, o FC Porto perderá dois jogadores de uma equipa que, no ano passado, ficou na primeira fase e anteontem rebaptizou Mourinho de "Special One" para "Lucky One".»

    In O Jogo

    As estatisticas que podem ser muito enganadoras dado o que se passou nos dois jogos nos últimos 20 minutos, qd o FCPorto já não tinha claramente pedalada. E nisso o Mourinho tem toda a razão, se houvesse prolongamento ainda seria pior.

    Um abraço.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. A proposito das audiencias.A Horror Pinhão falou nisso na sua cronica,na ABolha!Não acham coincidência na semana à maior audiência,o Porto-Chelsea,venha a TVI dizer que o Benfica-Paços de Ferreira foi o mais visto da época?Atrás do já citado jogo e do Portugal-Brasil.

    Escrevia ela que ainda faltam uns anos para se libertarem da Olivedesportos,porque o poder das Galinhas é imenso.Já não é só deste ano que temos as melhores audiencias,isto está claro,no país do clube mais grande do mundo!Quem ganharia mais numa negociação individual?Nós ou eles?

    P.S. Alterei o meu nick,pois o nosso grande clube habituaou-nos a grandes feitos.O Campeonato já não chega.Temos em potência uma grande equipa de futebol.É só acertar alguns promenores e voltaremos a ganhá-la.Se não for em Moscovo, será em Roma no ano seguinte.
    BIBO PORTO!

    ResponderEliminar
  6. Acho que é com pena que para o ano vermos partir 1, ou quem sabe , 2 jogadores fundamentais no FCP.

    Gostava de ver esta equipa a jogar na Europa, mas com Anderson mas é compreensível que para o ano vamos ver abalar algumas das pedras mais fundamentais, tanto o Pepe e o Quaresma estão, infelizmente, com a idade ideal para os deixar partir, e nós estamos como todos sabemos de finanças.

    Resta-nos a esperança de uma grande recuperação de Pedro Emanuel e de Hélder Barbosa, ou de um coelho tirado da cartola na pré-época.A ver vamos.

    ResponderEliminar
  7. ZIRTAEV: só agora vi o post de resposta sobre o Mourinho. As farpas, como é evidente, não eram para si. Eram para quem não tem memória.

    TEIXEIRA: a minha lógica argumentativa era esta:
    [Helton + frango = culpado] se isto é verdade então [Jesualdo + substituições = derrota]. Isto pegando nos argumentos que tinha lido.
    Terá de aceitar que o Helton parece acusar um certo abaixamento de forma e, queira ou não, de três competições o Porto só está em duas. Ou, já agora, não foi o próprio Jesualdo que disse que se passasse o Chelsea era legítimo aspirar à vitória na Liga dos Campeões?

    Quanto à sugestão que faz em relação ao PC, você não deve ler o que eu por aqui ocasionalmente escrevo.

    Já agora - e a propósito do nick MOSCOVO - já alguém sabe se o Dínamo pagou os jogadores que nos comprou?

    ResponderEliminar
  8. Completando o meu raciocínio, digo que tenho fé que o FCP irá ser, novamente, campeão europeu brevemente, num espaço de 5/6 anos.

    Este ano, tenho que descontar menos um ano, mas a continuar com esta atitude e com mais sorte e também com mais 2/3 jogadores mais decisivos podemos ir mais longe.

    Olhem o Lyon, todos os anos constrói equipas fabulosas mas nunca faz boas coisas na Champions

    ResponderEliminar
  9. interessante ..
    http://jn.sapo.pt/2007/03/08/desporto/franceses_preferem_o_f_c_porto_benfi.html

    ResponderEliminar
  10. Durante o jogo lembrei-me de um tal de Andres Madrid!Qu efalta nos fazem jogadores do seu tipo.Jogadores à verdadeiro Mourinho!Jogadores motivados,muito bons e sem titulos...

    ResponderEliminar
  11. Gosto do Andrés Madrid, mas não o trocava pelo Paulo Assunção.

    ResponderEliminar
  12. Falo no Madrid para o lugar do Meireles.Ele é uma especie de Maniche dos bons velhos tempos.

    Aqui em Espanha fala-se que Quaresma sempre vem para o Atleti.Em troca e mais uns milhões de euros vêm o Zé Castro e o Diego do Braga.Este ultimo,foi a forma que o MEndes encontrou para se libertar da Meagalomania do Presidente bracarense.

    Hoje vou matar saudades do Diego.Terei a oportunidade se assistir ao Celta (NOSSO AMIGO) de Vigo-Werder Bremen.

    ResponderEliminar
  13. Quaresma no Atlético de Madrid = Zé Castro + Diego + dinheiro?

    O Zé Castro aceitaria. Sempre disse que o Porto o devia ter ido buscar à Académica.
    Diego? Para quê?

    Quanto ao outro Diego, ouvi por aí que a Juventus dá 25 milhões pelo seu passe. A ser verdade que grande negócio que a dupla Pinto da Costa/Adriaanse arranjou ao Porto. Dispensar e vender um jogador por 6 milhões que, passado um ano, pode valer mais 19 milhões. Ah, grande gestão que esta SAD faz dos activos.

    ResponderEliminar
  14. Tb via com bons olhos Madrid no meio campo azul e branco... Mas agora temos éq dar moral aos q lá estão.

    ResponderEliminar
  15. Sobre as idades, é engraçado que já há tempos o blog Sou Portista com orgulho fazia uma comparação com a tão apregoada juventude do Sporting e chegou à conclusão que o FCPORTO tinha equipa ainda mais jovem, só que nunca se vende como tal, como fazem a imprensa e os lagartos para justificar tudo.

    Ver VER AQUI

    ResponderEliminar
  16. Fernando não é para me gabar, mas já dois meses antes, em Outubro, usando um texto do site oficial do FCPorto e logo a seguir ao jogo com o Sporting, fiz um post falando precisamente disso e notem bem as diferenças de idades. O post: A equipa mais jovem... da terra deles

    Moscovo, esse negócio seria muito bom. Já que é uma certeza que o Quaresma vai sair... Mas outra questão se levanta, não será a certeza de que o Pepe tb vai sair?

    Quintino esse negócio falado para o Diego é muito pouco provável, ninguém anda a dormir tanto, ainda por cima com os jogadores da Juve que foram falados.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Eu também acho que a Juve não anda a dormir.Aliás,por tradição nuna gastariam tanto dinheiro num jogador.
    Quando digo matar saudades,refiro-me aos poucos grandes jogos que fez.Nos grandes jogos,nunca marcou a diferença.Mas que seria um bom substituto para o prodigio,isso seria.Uma das coisas que mais me incomodou no jogo de Terça,foi a falta de capacidade organizativa de jogo.Não hevendo Anderson...
    O PRODIGIO estará de volta no jogo contra as galinhas.Não me envergonharia que à prmeira entrada assassina houvesse uma reacção,por parte dos nossos jogadores,à Arsenal-Chelsea ou Valência-Inter...

    ResponderEliminar
  18. Diego não me pareceu muito mau, e também tem 19/20 anos, Zé Castro era muito bem vindo mas será que sai ? ele está a jogar bem por lá.

    ResponderEliminar
  19. Zirtaev... Proponho para muito breve um post para dar-mos os nossos bitaites sobre o Fc Porto que gostariamos de ter na proxima epoca.
    Se se vender Quaresma e ah troca receber uns milhares mais dois jogadores excelentes (tipo Diego e Ze Castro) como alguem mencionou acima, desde que equilibrasse as financas do clube por mais uma epoca e nos permitisse manter Pepe por mais um ano, poderia Jesualdo prescindir de um jogo por alas e fazer 3.4.1.2 que ele tanto quer.
    Imaginem HELTON, ZE CASTRO sobre a direita, PEPE sobre o centro e BRUNO ALVES, pelo centro esquerdo. A frente PAULO ASSUNCAO e um grande LUCHO GONZALEZ, ladeados por MAREK CECH que faz todo o corredor esquerdo e BOSINGWA o mesmo na direita. A comandar este quarteto o "minino" ANDERSON e na frente o super LISANDRO que parte da ala direita para o centro e POSTIGA, que fara exatamente o mesmo pelo lado esquerdo. Para la de um grande ONZE tem de haver um grande BANCO. Adriano, Andres Madrid,Diego,Raul Meireles,Ibson,Renteria,Paulo Machado,Fucile,Joao Paulo, mais um medio com as caracteristicas do Lucho e mais um central da formacao do Porto para juntar a Pedro Emanuel. Importante sera manter Ivanildo e Vieirinha para a necessitade de alteracao ao esquema e ter de se passara jogar pelas alas.

    ResponderEliminar
  20. vareta:

    O central vindo da formação será o Eliesio,que está no Leiria...Promete!
    Estás-te a esquecer do Helder Barbosa,em vez do Ivanildo!

    ResponderEliminar
  21. Helder Barbosa, Ivanildo, Zé Castro, Diego, eliésio, tudo jovens de 19/21 anos, todos de valor médio/alto, parecem-me boas apostas.

    ResponderEliminar
  22. Miguel não faltarão momentos "mortos" de futebol para nos dedicar-mos a esse assunto. De qq forma o blog tb é feito pelos comentadores e podem a qq momento lançar o debate.

    Por falar em debate aqui vai mais um tema:

    "BAÍA DIZ QUE NÃO É CORRECTO CRUCIFICAR HELTON

    Vítor Baía considera que são «excessivas» as críticas que têm sido feitas a Hélton depois da exibição nervosa do guarda-redes brasileiro no jogo frente ao Chelsea que ditou o afastamento do Porto da Liga dos Campeões. «Quando a equipa ganha, ganham todos e quando a equipa perde, perdem todos», destaca o número 99 dos dragões, salientando que «não é correcto apontar o dedo a um só jogador por um momento de infelicidade». Baía garante que Hélton «continua a ter a confiança de todos» no seio portista. E embora note que é um «concorrente directo» do brasileiro e que também tem os seus «objectivos», Baía endereça ao seu rival da baliza azul e branca um «abraço de solidariedade» perante o mau momento."

    Aqui temos um grande portista, mas acima de tudo um grande homem.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. O meu primeiro grande idolo e referência na minha vida!

    ResponderEliminar
  24. Acho que há idades erradas na equipa do porto...

    ResponderEliminar
  25. Nuno tens toda a razão, já corrigi. Tinha a idade dos jogadores no fim deste ano. POr exemplo o Ricardo Costa só faz anos em Maio e nasceu em 81 e eu tinha colocado 26 anos quando ainda só tem 25.

    Feitas as contas para os dois clubes, as médias descem, curiosamente, em número igual, desce para os dois 0,6 anos.

    Obrigado pela observação.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Realmente o post do Zirtaev vem comprovar que o FCP saiu da Champions de cabeça bem levantada e sem a sua imagem beliscada.

    Na minha opinião o FCP foi eliminado mais por falta de sorte que outra coisa,pois não vi grandes diferenças entre o Chelsea e o FCP nos dois jogos,aliás se no Dragão o Quaresma tivesse tido um pouco mais de sorte poderia ter marcado um golo soberbo que teria sido precioso tanto pela vantagem que poderia dar ao FCP como pela sua invulgar beleza.
    Quanto ao Helton é verdade que cometeu um erro tremendo,mas também é verdade que se trata de um dos melhores guarda-redes do mundo e que tem sido extremamente importante ao longo desta temporada.

    Força Helton
    Viva o FCP!!!

    ResponderEliminar
  27. Esta chamada de atenção de Vítor Baía confere com a opinião que logo exprimi: Estamos tristes COMO Helton e não tristes COM Helton. Devia haver uma tarja nesse sentido: Estamos tristes mas não contra alguém. Como deveria haver se fosse Vítor Baía, por exemplo, após o golo sofrido na Luz.
    para mim a equipa superou todas as expectativas e a sua imaturidade, falta de experiência, diferença mental e de idades (é de somenos), levaram a erros pontuais que custaram golos: foi cá e lá.
    Agora, se alguém se irrita porque a equipa falhou, ou alguém falhou em particular, momentaneamente não cobriu uma posição ou antecipou a movimentação de um adversáro, mas já se pensa em fazer uma equipa nova de 20 e 21 anos para o ano esperam obter o quê desportivamente?
    Todos têm a sua opinião mas o azedume não deve perturbar a melhor visão das coisas. Se há adeptos "excessivos" serão por excentricidades, não por comentários a despropósito, questionando isto, aquilo, tudo.
    O FC Porto deu o que tinha para dar. Falhou porque é natural falhar mais do que o Chelsea. Daí eu não antevia melhor futuro e os dois jogos pareceram-me bons para a actualidade do que é o futebol da equipa: é que há ainda diferença dos bons para os melhores, é preciso é saber distinguir e reconhecer o mérito a quem o tem em mais doses, como o Chelsea.
    O Lille ficou contente com o que jogou contra o M. United no confronto mais desigual - de facto foi o mais desequilibrado e ficou só 0-2 nas duas mãos - dos 1/8. O Celtic deu luta ao Milan que era favorito, o PSV aproveitou a falta de pontaria do Arsenal nos dois jogos em que os fantásticos gunners podiam ter goleado!
    Claro que o FC Porto deve ficar contente com o que produziu. E ter orgulho que, doravante, sirva para empurrar a equipa para o título que importa mais que tudo.
    Cenários de sai este, vem aquele, quem fica e sai são extemporâneos como eram as perspectivas mais optimistas (que eu tinha, realisticamente, e nunca escondi, especialmente após a 1ª mão que fez a equipa não temer o Chelsea) na eliminatória.
    O FC Porto campeão europeu foi-o com Deco aos 25 anos e não com os 20 que levou para as Antas, mais o Ricardo Carvalho, mais o Jorge Costa, mais uns quantos que tiveram tempo de melhorar.
    Prever um título europeu dentro de alguns anos só faz sentido mantendo a equipa. Será possível mantê-la? Depois vê-se. Agora refazê-la de dois em dois anos não dará, nunca, para mais do que isto.
    Não é preciso Zé Castro (aprecio pouco, digo já). Com Anderson em pleno, falta sim alguém com velocidade no ataque que é o que falta, à excepção de Quaresma e mesmo assim não é um rápido de primeira.

    ResponderEliminar
  28. A troca d Quaresma por Zé Castro parece-me um bocado para a má gestão desportiva. Quer dizer, o míudo saiu a custo zero da académica e nós deixamos-o ir para espanha. Agora que tem um ordenado inflacionado é que nós o queremos? Para além que o A. Madrid de certeza que o avalia em +4milhões de euros...
    Já o Diego foi vendido por 3 milhões de euros mais perecentagem do passe...
    Alguém acredita que os espanhóis nos vão dar alguma coisa?
    Ora se descontarem os 4+3 milhões de euros aos 10-12 que o A.Madrid deu em Novembro e que chegaram a ser aceites...
    Já nem digo nada...

    Quintino,

    bem sei que até temos posições similares em relação ao FCP (leio os teus comentários com interesse), mas crucificar o Hélton parece-me bastante exagerado.

    Em relação ao Pepe fala-se numa cláusula de rescisão de 20 milhões (não sei se será verdade)mas parece-me pouco para o seu real valor e progressão.

    Grande Baía.

    [[]]

    ResponderEliminar
  29. errata:

    A. Madrid = Atlét. Madrid

    Diego - Percentagem do passe + 3 milhões

    [[]]

    ResponderEliminar
  30. Grande Baía mesmo. É de grande dignidade o seu comentário, sendo um concorrente directo.Um enorme CAPITÃO.
    Quanto ao que se fala em relação a trocas, nem o Castro, nem o dito Diego, seria era de evitar delapidar a equipa o mais possível, vender o refugo que anda aí - a quantidade de emprestados e alguns do actual plantel - e partir para o reforço onde necesitamos mesmo, um avançado com A grande, um extremo rápido e que cruze bem e mais um ou outro acerto e apostar na juventude que anda emprestada como o Paulo Machado, Ivanildo, Barbosa e outros.
    Enfim, é tudo bonito mas se calhar teremos mesmo de vender uma ou duas jóias da coroa, não sei mas era importante não se andar sempre a construir uma equipa, mas prepará.la para o sucesso internacional em três / quatro anos.

    ResponderEliminar
  31. Mijatovic, o director desportivo, tem seguido com especial interesse a evolução de Pepe, actualmente com 24 anos, e, apesar do secretismo que envolve o ‘namoro’, o Correio Sport sabe que uma proposta a rondar os 20 milhões de euros está mesmo a ser cogitada pelos merengues.

    Para já, contudo, nenhuma oferta concreta pelo central ‘aterrou’ na SAD azul-e-branca, estando as conversações circunscritas aos responsáveis do Real Madrid e a Jorge Mendes, agente FIFA que representa o luso-brasileiro.

    À margem das eventuais saídas, o FC Porto contratou o avançado sérvio Nikolas Vasilic (ex-FC Obilic), jovem com 17 anos mas com um enorme potencial. O esquerdino, tido como o ‘Vieri da Sérvia’, tem 1,90m de altura e está já há algumas semanas a treinar junto dos juniores portistas.
    In Correio da Manhã
    Será este Vasilic o goleador que nos falta?

    ResponderEliminar
  32. O antigo clube de Nikolas Vasilic é muito interessante:
    http://www.fcobilic.co.yu/

    ResponderEliminar