31 março 2007

Um mar de dúvidas, uma certeza

Depois de alguns dias de reflexão para tentar analisar uma derrota justa mas amarga, eis que chega o fim-de-semana onde o FCP joga a partida mais importante no ataque ao bi-campeonato.

No entanto, durante estas semanas muitas dúvidas se acercaram do plantel do FCP, ora por lesões de jogadores importantes, ora por falta de ritmo e de forma de outros, dúvidas essas que tornarão o jogo, ainda, mais apetecido para todos os adeptos portistas.

Anderson

O primeiro olhar dos adeptos aquando da leitura da convocatória será para ver se Anderson consta da mesma.

A ansiedade e as saudades de ver o seu samba no pé, a sua genialidade precoce é imensa, e poderá ser o maior “reforço psicológico” nesta fase decisiva do campeonato porque, além do acréscimo, evidente, de qualidade que dá à sua equipa, consegue transmitir uma alegria e paixão ao futebol que apresenta, entusiasmando colegas e público.

Com aquela fé inabalável de adepto, acho que ele estará melhor do que todos pensámos, até para alinhar de início, mas existe sempre aquela dúvida da sua capacidade física e da falta de ritmo competitivo.

Por outro lado, a sua inclusão na equipa surpreendia e alteraria, à última hora, a táctica sempre robotizada e calculista de Fernando Santos.

Minha aposta: Não jogará de início, mas entra a meio da partida e resolverá.

Lisandro

Para mim, o FCP começa a perder contra o Sporting porque, durante a semana, perde a raça e a agressividade de Lisandro Lopez.

Lisandro poderia jogar ao lado de Adriano, num sistema de 4x4x2 losango e Quaresma a nº 10, ou o contrário, o que tapava os caminhos a um jogador que foi chave do sucesso da vitória sportinguista: Miguel Veloso.

Além do mais, se a equipa se desdobrasse em 4x3x3, Lisandro daria maior consistência ás alas e preocupava mais os laterais do Sporting.

Águas passadas não movem moinhos e Lisandro treinou afincadamente para conseguir um lugar na equipa no jogo da Luz, chegou-se a temer que nunca mais jogaria nesta época, mas tudo indica que amanhã a sua garra e a sua arrogância ofensiva poderá ser mais uma arma para abater as águias.

Minha aposta: A julgar pelas declarações de Jesualdo Ferreira notei que poderemos mesmo ter Lisandro, aposto na sua titularidade.

Laterais

Aparte o regresso dos lesionados, os laterais escolhidos também serão motivo para curiosidade.

Fucile poderá regressar à esquerda o que daria uma consistência mais ofensiva, a sua garra e a luta que põe na recuperação da bola poderá ser importante para a equipa, por outro lado Cech poderá alinhar a defesa esquerdo o que daria mais cuidados defensivos, a escola de leste dá prioridade a saber defender e a atacar só pela certa, o que origina uma maior liberdade de movimentos do ala.

Cech também poderá jogar no meio campo, a descair para a esquerda, que, por várias experiências realizadas não tem estado mal.

Mareque parece ainda estar a viver uma fase de adaptação, apesar de não ter complicado na última partida, acho que ataca muito o que, num contra ataque rápido da equipa adversário, poderá ser prejudicial, isto se o trinco não tiver tempo para compensar.

No lado direito, Bosingwa deverá ser titular, a sua rapidez de recuperação e a sua velocidade poderá ser determinante para que Leo não suba muito, isto é, se a sua cabeça funcionar bem.

Minha aposta: Bosingwa e Fucile a titulares.

Sistema

4x4x2 ou 4x3x3 ? Losango ou atacar pelas alas?

José Peseiro afirmou, no programa “Trio de Ataque“ que “a equipa que perderia seria aquela que fugir mais da sua identidade.“

Pelo meu ponto de vista, a identidade apresentada neste campeonato pelo FCP foi alinhar num sistema de 4x3x3, com Quaresma nas alas e não a nº 10.

Embora o sistema não desiludisse na Champions League, acho que o jogo de amanhã se coadunava o FCP alinhar com 4x3x3 para estancar os laterais adversários e tentar surpreender com a rapidez de ataque.

Tudo dependerá da recuperação de Lisandro, todos sabemos que sem Lisandro e só com Quaresma nas alas, o desequilíbrio é gritante e a pressão sobre o lateral não é a melhor, pelo menos são aquelas indicações que temos sobre experiências anteriores.

Por último, temos de rever a condição física de Lucho, acredito que estes dias de paragem fizeram bem e que teremos Lucho pronto para um grande jogo.

Minha aposta: 4x3x3, com Helton, Fucile, Pepe, Bruno Alves, Bosigwa, Paulo Assunção, Meireles, Lucho, Lisandro, Quaresma e Adriano.

Certeza

A única certeza será mesmo que o FCP só poderá jogar para ganhar, terá pela frente um ambiente pressionante sobre todos os intervenientes do espectáculo, podendo jogar também com a ansiedade e euforia do público da casa.

Será necessário uma grande maturidade, muita concentração e, apesar do empate servir, o FCP terá que procurar a vitória para começar a encomendar as tão desejadas faixas do bi-campeonato.

36 comentários:

  1. Certezas só na cabeça do Professor Jesualdo.
    A táctica a usar depende da capacidade fisica dos jogadores a utilizar, por isso julgo que devemos preservar o Lisandro e o Andersson.
    A pressão está do lado dos vermelhos que se vêm obrigados a ganhar.Vê-se pelas entrevistas á comunicação social dadas pelos jogadores e outros onde só se fala do titulo.
    Para eles é obrigatorio vencer,no entanto ainda faltam mais 7 jornadas e tudo pode acontecer.
    Devemos ter cabeça fria, paciência e esperar por eles,jogando no contra ataque.
    Se fizermos uma análise do adversário verificamos que o trunfo deles é a velocidade onde os laterais e os alas têm papel preponderante.
    As ultimas vitórias deles têm sido suadas e com dose de muita sorte e alguma inspiração(basta lembrar dos jogos na Vila das Aves, com o P.Ferreira e e com o Paris St. Germain).
    Tambem vamos analisar se aguentam a carga de jogos que se seguem com a taça uefa de permeio.
    Tenho esperança num bom resultado, vital para o resto do campeonato e tambem para o nosso treinador que certamente terá de incutir moral aos nossos jogadores já habituados a estes ambientes por essa Europa.
    Desconfio da prestação da equipa de arbitragem (em especial do Pedro Proença e do fiscal de linha Paulo Januario).
    Já viram a primeira medida tomada pelos dirigentes adversários?... os nossos adeptos no 4º anel do estadio para que se sintam intimidados e assim os nossos jogadores nem poderem sentir o seu apoio...enfim
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  2. já agora queria desejar a todos os portistas que se vão deslocar à Luz uma boa viagem e que tragam uma grande vitória.

    Outra questão : e que tal o Jesualdo levar o plantel todo, ou 20 jogadores de forma a confundir o adversário sobre as dúvidas que cercam o plantel do FCP?

    Era uma jogada psicológica que já há muito não se faz.Que acham ?

    ResponderEliminar
  3. Menphis,

    acho que seria uma excelente ideia.

    Não sei como estão os regulamentos nessa matéria mas também seria interessante somar a isso um aquecimento com todos os jogadores.

    O F. Santos está convencido que vamos jogar com a mesma táctica que usamos contra o Chelsea...

    Estou com vontade que o Anderson jogue de inicio.

    Abraços à bancada

    ResponderEliminar
  4. Não podemos jogar, em 4/3/3,puro.Seria meio suicidio!

    O artigo do Manha, no CM,está ao nivel do do Marco Aurelio ?!

    ResponderEliminar
  5. a cabeça do jesualdo é q não funciona. ele ñ gosta do bosingwa e apenas o coloca no 11 porque sabe q precisa dele pq é de longe o melhor lateral direito do campeonato.

    ResponderEliminar
  6. Ora bem, todos os jogadores podem aquecer, mas a equipa já deverá ser conhecida penso que 30 minutos antes do jogo.

    Quem tinha a " mania" de fazer isso era Bobby Robson, mas acho que naquela altura não era obrigatório apresentar a equipa aos jornalistas.

    Mas levando 20, pelo menos até darem até chegaram ao estádio as dúvidas mantinham-se .

    Bem, só vai levar 19 e Lisandro não consta, com muita pena minha.

    Então, a táctica deverá ser mesmo 4x4x2 com Cech no meio campo.

    ResponderEliminar
  7. Bem, sem o Lisandro torna-se mais fácil. Não teria sido realmente mal pensado convocar o Lisandro, pelo menos a estratégia do adversário seria condicionada pelo sua presença.

    Mas o 4-4-2 dá boas garantias, o que é necessário é a equipa jogar bem, algo que não aconteceu no último jogo, porque o adversário é mais acessível do que se pensa. Eles são fortes em casa, mas que adversário de qualidade tiveram para lhes tirar essa força? Que me lembre nenhum.

    Anónimo das 13:04 (era sempre bom um identificação), será que é o Prof que não gosta do Bosingwa ou não será mais o contrário? Que eu saiba não é o prof que cria problemas, mas sim o Bosingwa que parece não ter cabeça nenhuma.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Louro essa medida de colocar os adeptos visitantes num andar superior acho que é contra os regulamentos da UEFA, depois queixa-me que há problemas. Desde cadeiras a cair em cima de pessoas que não têm culpa nenhuma, até cargas que poderão existir com o risco das pessoas a caírem pelas varandas abaixo, já que não há escapatória. Acho isso muito perigoso, ainda por cima com tantos adeptos, 3.500, é muita gente.

    Esperemos que se comportem bem, tal como têm feito, honra lhes seja feita, para não sofrerem na pele a sério.

    Que tudo corra bem a quem lá vai.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Na lixeira, é sempre o caralho pra entrar qd ficamos em baixo, ja que o acesso a essa bancada é feita so por uma porta, por isso ACHO EU que foi por isso que nos puseram la em cima, o que é uma autentica merda porque segundo as informaçoes dos bifias eles faram um cordao policial a partir dos varadins, se houver cargas policiais sera dos varadins pra cima por isso (e espero k nao) só pode dar em asneira... nos aneis de cima costumam ser colocados os adeptos das equipas estrangeiras... Vamos ver no que dá... as camionetas saiem ao meio dia do dragao, serão cerca de duas dezenas, espera-se outro bonito cortejo...

    ResponderEliminar
  10. Bem, conhecidos os convocados e com Jesualdo a garantir que Lucho estará bem, acredito no 4x4x2, até porque falta o Lisandro, e sem Anderson, porque para ele entrar e com Lucho certo jogam Meireles e Assunção, com Fucile à esquerda e Bosingwa na outra lateral.
    Também porque primeiro é preciso alguma contenção, congelar o jogo, não entrar à campeão mas mostrar firmeza no jogo e deixar o Benfica sem se entusiasmar com jogo ofensivo.
    Mnphis, o Peseiro dizer que nenhuma equipa deve perder a sua característica não significa aprisionar-se num só sistema de jogo, nenhuma equipa o fará e, de qualquer maneira, mais do que o adversário, conta o contexto (classificativo, ambiente, árbitro, público, resultados anteriores) em que se joga.
    O Porto tem o empate como objectivo mínimo que será desmoralizador para o Benfica.
    Não acredito que o Porto perca nem que Jesualdo seja teimoso no 4x3x3 como quis ser frente ao Sporting. Como disse no pós-jogo, temeu a reacção do seu público se fizesse o 4x4x2 que acabou por meter no 2º tempo e se respondeu melhor às necessidades do jogo apesar de... ter perdido.
    Nem só uma coisa, um jogador, um factor determinam um jogo. É tudo tão complicado que devemos ter sensatez e até humildade em perceber que há tanta coisa em jogo que não é fácil encarar escolhas, prever "momentos" do jogo, gerir emoções.
    Jesualdo falou muito bem na conferência de antevisão. No tocante ao contexto do jogo, pressionando o Benfica, no tocante a alguns aspectos individuais como Helton, Quaresma e Lucho, no tocante ao árbitro a quem pede coragem e deu uma crítica felina e muito certeira a Pedro Henriques pelo local onde as faltas são marcadas e se são marcadas de igual forma para as duas equipas.
    O Benfica, como de costume, é só bazófias, o F. Santos espera ficar em 1º como é natural, mas nada mais do que isto porque eles têm pouco a que se agarrar, quando muito o Simão e até talvez a intimidação que serviria contra Anderson pela presença de Katsouranis.
    Pelo ambiente, pela liderança, pelos jogadores, pelo treinador, acredito muito numa vitória, mesmo que não possa ver o jogo, sendo que o empate será fantástico também e a equipa rumará ao título.
    O que é jogar para ganhar? Ao ataque? Não, é ser inteligente, jogar bem em todo o campo, fazer sentir ao adversário que não é melhor e manter sempre vivo o perigo junto à baliza deste. E aí creio que o FC Porto não falhará.
    Outro pormenor, um losango do meio-campo não implica só contrapor ao do adversário, mas também fechar os corredores laterais de onde Nélson, a olhar para o chão e a biqueirar de qualquer maneira, faz passes perigosos, a maioria para o gato mas às vezes aproveita um. Esse, para mim, é o maior imprevisto do Benfica... O resto escapa pouco a mediania. Até a bazófia costumeira e ronceira de muito blá, blá, blá que não atemoriza ninguém.
    A 17 de Abril de 1993 assisti a um fantástico 0-0 na Luz, com Vítor Baía a entrar a sorrir no balneário e Fernando Couto a piscar-me o olho ouvindo música com auscultadores. Toni atirou com tudo para cima do Porto,até com Futre a extremo-direito, e o resultado manteve as equipas iguais na tabela com vantagem para os portistas que seriam campeões.
    Nos últimos 22 anos, quando começou a impor-se o FC Porto em meados dos anos 80, o FC Porto só ganhou 5 vezes na Luz, mas também só perdeu 7. Em 22 ocasiões, perder só 7 e algumas sem relevância no campeonato (com Robson, Oliveira e Adriaanse por exemplo) indica muito de como mudou o panorama futebolístico em Portugal. Esse desequilíbrio, acentuado por 14 anos sem o Benfica vencer no Porto dos quais com 12 derrotas consecutivas, é que fere de morte quem se julgava superior e, depois, vacila, tem dúvidas, sabe não ser o campeão incontestado de antigamente porque esse estatuto actual é do FC Porto.
    P.S. - Nem de propósito, na semana que entronizou Salazar num concurso televisivo, o Benfica abre uma casa em Santa Comba Dão. Há factos históricos que nunca são enterrados...

    ResponderEliminar
  11. http://vermelhices.com/imdiversas/pac-19/imagepages/image1.htm

    ResponderEliminar
  12. Essa do Lisandro não estar apto lixa-me o juizo. Ainda treinou com chuteiras...fez-me acreditar que jogaria.

    Pelo menos acredita-se que volta para a semana que vem.

    O anónimo que diz que o Jesualdo não gosta do Bosingwa...

    O Bosingwa é que às vezes parece não gostar dele próprio, tantas são as vezes que entra em processo de birra e vedetismo. Ainda assim é verdade que é o melhor lateral do campeonato mesmo sem saber cruzar.

    Apesar da sensatez do Zé Lu+is em achar que Anderson não deva jogar de inicío para podermos fazer uma contenção mais segura continuo a achar que o Anderson já está em condições de jogar. Fezadas...

    Abraço à bancada.
    [[]]

    ResponderEliminar
  13. Teixeira, eu acho que devia jogar. Eu. Mas acho que o treinador não estará a pensar pô-lo a jogar.
    Tenho fezada como tu na vitória.
    Às vezes dou a minha opinião, às vezes apaixonada, às vezes até desapaixonada, tento ser racional, pensar como um treinador, como "o" treinador. Porque lá dentro, no jogo, tudo pode sair do controlo, do previsto.
    Mas muitas vezes, por não ser treinador, salvo se este me irritar profundamente mas sempre a tempo de me fazer retractar (sucedeu com Adriaanse, da 1ª parte da época para a 2ª volta do campeonato), sei que é o treinador quem está melhor colocado para saber quem e como pôr a jogar este ou aquele e a equipa toda.
    Eu acho que, depois de ler o Jesualdo falar tão convictamente do Lucho, explicar o seu abaixamento que só tem a ver com descanso (factor do domínio público mas sempre esquecido pelos apressados em opinar sem pensar e sem saber), o Lucho vai jogar. Ora, para o Anderson entrar não acredito que tire o Meireles nem o Assunção.
    Eu não quero que ganhe a "minha" equipa, mas que ganhe a nossa equipa que o treinador põe a jogar.
    Eu quero que o FC Porto ganhe, sem eu ter "razão" quanto à minha equipa preferida para jogar.
    Eu procuro interpretar o que se diz e lê de quem controla mais as coisas e as conhece de dentro. Ao interpretar, estou a dar uma opinião mas baseado no que um responsável diz. E considero Jesualdo altamente competente até me provar o contrário.
    Eu não concordei com as análises do Porto-Sporting, a minha visão do que vi (e só pelo que ouvi falar o Jesualdo no final) no estádio pude exprimi-la e contrastou com a opinião da maioria que aqui comentou também.
    Repara que nem digo que com Anderson haverá menos contenção do que a desejável e necessária. A dinâmica dos jogadores e do conjunto, e um adversário que também joga, está motivado compreensivelmente e é perigoso, dá harmonia ao conjunto. Mas com Anderson torna a equipa prevista muito balanceada e o FC Porto não tem de ganhar por 15-0 como os bazófias dizem lá em baixo. Tem de jogar bem, sereno, confiante, seguro dos passos dados, afoito, aventureiro q.b. para incomodar os mouros.
    A opinar sobre se o Anderson devia jogar de início, como propôs há dias o Zirtaev, eu votei que sim. Reforçado pela desconfiança quanto a Lucho. Aproxima-se o jogo, vê-se quem está apto, ouvem-se coisas importantes do treinador e já não há espaço para as nossas teorias, só para compreender como pensa o nosso treinador sobre como devemos jogar. E, com isto, nem quero dizer que vou em cima dele se a coisa der para o torto e lembrar que "a minha equipa" é que devia jogar. Não faço isso. Quando muito discordo, no campo, da forma como está a equipa, como foi aos 20' frente ao Sporting, sendo que não posso mudar nada mas esperar que o treinador mude. Discordo de substituições, grito até para não meter este ou tirar aquele. Mas para já estamos a descansar antes do jogo que eu nem irei ver mas crente, sempre, que o FC Porto ganhará, porque tem tudo para o fazer, sem ter essa obrigação. E sei que isso é o que mais dói no Benfica da bazófia que pensa que 60 mil adeptos fazem o resultado.
    Felizmente, nem os jornalistas os fazem, nem intervêm durante o jogo. Se assim fosse o Porto nunca ganhava e em 22 anos só perdeu 7 na Luz e talvez só um ou outro da forma convincente como os 5 que lá ganhámos em flagrante superioridade e muitos empates a cheirar a vitória (alguns, poucos, com sorte também). O ambiente e o contexto não é como eles os pintam, e também aí lhes dói.
    Estou superconfiante.

    ResponderEliminar
  14. Eu até acho Zé Luís, que o FCPorto é uma equipa talhada para estes ambientes. Costuma dar-se melhor que com a sua massa adepta, porque uma critica de um dos seus dói mais que 60mil vozes dos outros. Além de que lhes deve dar mais ganas ouvir assobios, ou seja funciona ao contrário da maior parte das equipas.

    Qt ao que falas que o treinador é que sabe, nem mais, os adeptos gostam de mandar umas bocas, que ele devia fazer isto ou aquilo, eu tb o faço, mas o treinador é que está a semana toda com eles e sabe porque deve ou colocar um elemento em campo. O ano passado debati-me com isso por causa do Jorginho, e o que é certo é que o Adriaanse um dia disse que o Jorginho, além das qualidades que tem, era um jogador que trabalhava muito, que dava tudo pelos colegas e que nunca se queixava de lesões como outros faziam para apenas não terem de treinar. Os treinadores é que sabem mesmo como está um jogador psicologicamente. Mas a nossa função é mesmo esta falar, dar palpites, mas na hora de criticar deviamos todos ter um bocadinho de bom senso.

    Qt ao existirem muitos coisas de que depende um jogo para ele sair do controle de um treinador, muitas vezes até corre como calculado, mas basta um pequeno pormenor para deitar todo o trabalho realizado de uma semana abaixo e a partir daí muda tudo e normalmente quem acaba por pagar é o treinador. Mas é essa a sua função, responder pela equipa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. O ZEBO, è bom jogador, o problema, são algumas "irreverencias" que ainda tem .O"problema" desta vez não foi com JF, mas sim com J.Pinto.Aliás O Prof.Jesualdo tem feito um trabalho positivo, tendo em consideração que não participou na escolha do plantel,que este foi elaborado por um tecnico, com um modelo de jogo, bem diferente.Para além disso jogdores como Lucho e Postiga, não fizeram pre/epoca,o que influencia,nesta fase, o seu rendimento.A juntar a "ISTO", temos o "ressurgir" do AD, que em nada favoreceu o FCP e sobretudo a equipa. Por exemplo . quantos penaltys ficaram pormarcar esta època a nosso favor?! E por ultimo a ausencia de ANDERSON,porque com ele,a època seria OUTRA!

    ResponderEliminar
  16. Também estou confiante de que o FCP irá ganhar este jogo e celebrar no final da temporada mais um titulo de campeão.
    Quanto ao possivel onze inicial acho que o Anderson não deveria jogar de inicio,pois vem de uma longa paragem competitiva e ainda restam outros jogos bem mais dificeis que este.
    Já agora vejams e este site vos interessa:
    http://www.tvtuga.com
    Cumprimentos
    Dinis

    ResponderEliminar
  17. Ay, o nosso Papa está tão bem, tão bem, no BdB, amigos, que me apetece ir lá receber a bênção, muito breve.

    Mas assim ele nos abençoe, de pronto, até amanhã, bem até à meia-noite, a todos.

    E também Deus nos seja benévolo, o árbitro o permita e queira.

    amelie

    ResponderEliminar
  18. Zirtaev, nenhum problema quanto às bocas dos adeptos, é a sua "função", às vezes peço só algum comedimento, sensatez, juizo, mesmo em "directo", mas nem eu às vezes me controlo também...
    Lembro o Porto-Marítimo há um ano. Havia 1-0 (Meireles) e o Marítimo a comandar o meio-campo na 2ª parte, com 5 elementos. Risco de empate à vista, não por ocasiões de golo mas por poder aparecer um lance fortuito. Adriaanse tira Adriano e mete Jorginho, que tu lembraste. Assobiadela monumental no estádio. E o Porto ganhou de novo o controlo do jogo com essa substituição. Estava com um amigo e concordámos que o público tinha sido não só injusto mas imbecil por não perceber nada do jogo.
    Já agora, no resumo da rtp, a besta do jornalista frisou a assobiadela, deixou de comentar para se ouvir, mas não deu a interpretação táctica que modificou a partida de novo em favor do FC Porto. Isto é não perceber nem de futebol nem da qualidade da informação, duas asneiras num só mono...
    E sempre dei o mérito do título e da Taça ao Adriaanse, como sabes frisei-o muitas vezes. E se os jogadores cresceram para campeões a ele o devem. Tudo o resto, como o esquecmento de Adriaanse nos dragões de ouro, é folclore.
    E, no entanto, até me deu vontade de chorar ao ver o Porto deixar-se empatar com o Rangers quando me apetecia, durante o jogo, correr com o Adriaanse ao pontapé porque eu a treinador teria corrigido o posicionamento do meio-campo com mais uma substituição e ele não se apercebeu de nada após o golo de Lisandro. Isto já depois da derrota com o Artmedia. Eu reajo quando estou a ver... como treinador de bancada e só me interessa o jogo mesmo como se pudesse influenciá-lo.

    ResponderEliminar
  19. Não tenho visto muitos receios quanto à forma como os portistas serão recebidos em Lisboa. Mas já li algures alguém lembrar os assobios do Dragão ao Bento e esta pérola que vos deixo do blog marsalgado:

    "Os andrades estão a chegar. Vêm da vala fétida, essa coisa que fica a oitenta léguas de Lisboa e paredes meias com a civilização. Que sejam bem recebidos: dois golos em cada parte, um vermelho para o gajo com nome de pré-Páscoa e um cigarrinho para o "professor" que muito sabe sobre como morrer na praia. O denguela deles anda mais calado do que a boa educação em reunião do CDS. E zangado com os jornalistas. Pois é, longe vão os tempos das bicadas diárias sobre o Sport Lisbon e Benfica e as calinadas do orelhas. Agora só pia a horas certas".

    posted by FNV

    Só falta falarmos de boa educação e comissões de recepção. São doutores e engenheiros, falta saber em que universidade tiraram o curso independente que alegam.

    ResponderEliminar
  20. Retiro do Maisfutebol de hoje:
    henrique dias faria, de 93 anos e 75 de sócio do FC Porto:
    «Ganhar na Luz já não é nada de especial», diz. «Antigamente, sim, era um grande feito. Agora é normal».
    Ele que se recorda de clássicos que nunca mais acabam. «Lembro-me de um jogo em Lisboa, na Amoreira. No início da década de trinta. Jurei que nunca mais lá punha os pés», sorri. «Quase me matavam. Estávamos em pé, numa rampa, houve umas discussões, começaram a ameaçar-nos e a querer bater-nos, jurei que nunca mais lá punha os pés. Um jogo que o F.C. Porto perdeu por 2-1». Lembra-se também da curva que foi dada no tempo. «Vivi a fase em que passar a Ponte da Arrábida já era estar a perder», conta. «Chegaram o Pinto da Costa, o Pedroto e os tempos mudaram».

    Quantas vezes já eu disse que era a última que ia a Lisboa...

    ResponderEliminar
  21. Só uma vez fui ao estádio da Luz, já o campeonato estava ganho e fui porque por acaso estava em Lisboa na altura. Foi na altura do tetra, perdemos por 3-0, com o Oliveira no banco. Mesmo num jogo quase a "feijões" senti medo, porque eles não nos vêm com boa cara. Fui obrigado a esconder o cachecol e andei por lá caladinho. Pensei, isto é só futebol e se eu apenas me venho divertir e sou obrigado a sentir tanto medo, por mim e por quem estava comigo, prefiro ficar em casa.

    A única coisa que me faz ir à Luz novamente será ir conhecer o estádio, e para isso prefiro ir com algum amigo meu benfiquista ver um qq outro jogo que não o FCPorto.

    Isto para mim é só futebol, põe-me triste qd tem de ser e contente tb muitas vezes, mas não poderá passar disso e para um portista ir a Lisboa pode passar disso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. Este jogo nao é só, mais um jogo, é um jogo k vale por uma epoca, quem nao se lembra dos 5-0 na luz pra a supertaça, quem foi a esse jogo e assistiu aquilo na mouraria nunca mais esquece... nao ha nenhum jogo que mais dê gozo vencer... eu sinto este jogo (e o proprio futebol em si) como dizia bill shakly, "Algumas pessoas dizem-me que o futebol é uma questao de vida ou de morte. Fico muito desapontado com esa atitude. Posso garantir-lhes que é muito, muito mais importante que isso"

    Pra mim nao é só futebol...

    ResponderEliminar
  23. Jogue quem jogar... o que espero é um F.C.PORTO com ATITUDE de CAMPEÃO !

    ResponderEliminar
  24. Zirtaev também só fui uma vez ao estádio da luz, e com o estádio parcialmente demolido (oh, que bela imagem). E ainda ganhamos por 1-0 num jogo em que nos sagramos "campeões" antecipados.

    Que se repita!

    ResponderEliminar
  25. Sd86 com esse paleio fuleiro espero sinceramente que saias de lá com um melão de todo tamanho e que principalmente encontres, frente a frente, um ou dois animais como tu e leves no focinho para deixares de ter esses pensamentos e comentário. E que pelo caminho, quando parares nos postos de gasolina para fazeres o que costumas fazer encontres mais dois ou três polícias de intervenção e te enfie uns belos cacetes para te mostrar que isso amanhã será apenas um jogo de futebol e que realmente há coisas mais importantes.

    Em relação ao jogo... penso que o fcp vai jogar como em Chelsea, ou seja, tudo lá atraz a espera de uma trivela. De realçar que o SLB já mostrou a equipa, sem receio, e que vai jogar com o seu habitual losangulo "super cansado", já que representaram as suas selecções dos seus paìses: Simão(1 jogo), os gregos (2 jogos),Petit (2 jogos)... são os inconvenientes de ter craques na equipa...
    Sinceramente... que vença a equipa que jogar melhor pois será a Campeã de 96/97.

    ResponderEliminar
  26. Neste blog aconselharam este site: http://vermelhices.com/imdiversas/pac-19/imagepages/image1.htm - apesar de ter alguma graça... penso que só os idiotas é que sabem que a Forbes publicou os clubes mais ricos do mundo pois o que realmente publicou foram as maiores empresas com cotação na bolsa,em que entra empresas como EDP,BCP,SONAE,PT,CIMPOR,BRISA,GALP, mas em Junho poderá haver surpresas (quando o Benfica entrar na bolsa)!!!

    ResponderEliminar
  27. Pra começar nao é paleio, quem disse aquela frase nao fui eu, foi só um dos melhores treinadores do mundo, e ha muita gente que sente assim o futebol, por isso nao é paleio nenhum... se nao sentes isso pelo teu clube azar o teu nao podemos ser todos iguais, até posso sair com um melão mas pelo menos fui apoiar a minha equipa, ja sai com muitos meloes de muitos estadios mas tambem ja sai com muitas alegrias... Pra ti e pra muita gente pode ser so um jogo de futebol mas pra mim nao é...

    ResponderEliminar
  28. "... se nao sentes isso pelo teu clube azar..." - penso que o azar de ser fanatico por um clube é seu e não meu pois ainda não descobriste tudo de bom que a vida pode te dar para além do futebol. Boa sorte nesta sua viagem pela vida... nessa agradável descoberta (isso fui eu que escrevi e não um maior filósofo ou treinador do mundo).
    "... mas pelo menos fui apoiar a minha equipa..." - não vou porque vou apoiar o meu filho num jogo de basket e porque acompanho-o em quase tudo... e claro que nesses jogos não vou porque vão uns "cromos" que se denominam claques organizadas(S.D., D.V.,N.B.,...)que acham que o jogo é mais importante que a vida (citando uns dos maiores treinadores do mundo mas se calhar outro cromo na sociedade)

    ResponderEliminar
  29. Gostei de lêr este comentário.
    Encaixa sd86 e todas os elementos de claques (e não só!!).

    ResponderEliminar
  30. Benfica é o favorito nas apostas para o clássico com o Porto.
    O Sport Lisboa e Benfica é o favorito nas apostas "online" da Betfair.com para o clássico do próximo Domingo frente ao FC Porto. O clube da Luz deverá, segundo os apostadores, tomar a liderança do campeonato.
    Os apostadores desta casa consideram que, mesmo sem poder contar com Luisão devido à lesão, os encarnados sairão vencedores. Por cada euro apostado na vitória do Benfica, a Betfair.com "paga" 1,54 euros, caso a aposta seja certeira.
    A probabilidade do Futebol Clube do Porto conseguir derrotar o Benfica em casa é bem menor. Uma vitória dos pupilos de Jesualdo Ferreira será recompensada com 2,10 euros por cada euro apostado.

    Mais improvável que a vitória do FCP só mesmo o empate entre os dois principais candidatos ao título que "vale" 2,15 euros por cada euro apostado.

    Leio muita conversa, mas quem aposta???

    ResponderEliminar
  31. Se pra si o futebol é só futebol, muito bem, mas se todos pensassem assim , nao havia futebol, o futebol nao era o rei dos jogos, o futebol é paixão, vive das rivalides, do irracional, por isso é tão popular o futebol nao é como uma novela... Lá por pessoas pensarem de diferentes maneiras, e sentirem coisas diferentes de si, sao cromos da sociedade? e nao sao só os ultras k pensam assim..

    ResponderEliminar
  32. Meus amigo, temos de ser compreensivos uns com os outros. Cada um tem as suas ideias e formas de pensar. Para mim o futebol tb é uma paixão, só que tenho outras paixões a que dou prioridade :-).

    Aproveitem e liguem para a RTPMemória e vejam o Benfica-FCPorto de 1997, que penso que foi o jogo em que o Jardel marcou um golasso ao Preud-Homme. Começou a cerca de 20 minutos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  33. Eu adoro futebol. Fui praticante/federado. Agora insinuar que este jogo vale mais que uma vida... Isso é que me impede de levar o meu filho a Lisboa ou ao Porto. Paixão sim, fanatismo não. Detesto excessos, no desporto,na política, na religião,... como voçe escreve... isso não é paixão. Um dia, quando tiver um filho ao colo a assistir um jogo do seu clube e sentir naquele momento a sua vida em risco vai dizer que há coisas para além do clube.

    ResponderEliminar
  34. Náo quero levantar neste momento muitas ondas,mas em minha opinião deveria haver uma mudança na atitude e liderança de algumas claques incluindo nos SD porque o comportamento de quem lidera actualmente os SD deixa muito a desejar em termos de civismo e respeito pela vida.
    Para além disso acredito que há certamente nos SD outras pessoas com uma mentalidade diferente para melhor e capazes de efectuar um bom trabalho.
    Cumprimentos
    Dinis.

    ResponderEliminar
  35. Mas fanatismo nao tem k ser obrigatoriamente mau, sem fanatismo nao havia porto-benfica, roma-lazio, barça-real, etc, etc... Eu cá gostos dos excessos agora depende do que pra si sao excessos, um excesso pra si pode ser uma coisa relativamente normal pra mim, ou ate banal pra outra pessoa... e acho k as palavras de bill shakly nao foram bem interpretadas por si, olhou pra o meu nick e pensou este gajo claques e tal arruaceiro, muita gente so houve noticias nossas na televisao so sabe aquiulo k ouve na televisao e o k mostra na televisao? assaltoa a bombas de serviço, pedradas aos bus? e outro lado? alguem conhece? ou melhor alguem quer conhecer? pessoas como voçe põe-nos um rotulo e nao sabem se esse torulo corresponde a realidade... e se voçe jogou a bola federado e tudo sabe perfeitamente que sem paixao e fanatismo o futebol nao existem é insipido...

    ResponderEliminar
  36. Não concordo, mas tudo bem.
    Jà vi a espancarem casais em campos de futebol só por ter cachecol de outra côr... quem??... claques. Chegar a esse ponto de falta de respeito pelo seu semelhante é o que?? O que leva a isso?, para além da droga que passa nos jogos, paixão ou fanatismo? Eu digo isso porque já assisti um jogo numa claque... um chegou para caracterizar a "paixão" que é passar o jogo de costas a fumar charros e a combinar encontros de pancadaria lá fora, ganhando ou perdendo.
    Amar com paixão o futebol - sim
    Alimentar esse òdio entre equipas e regiões - não.

    ResponderEliminar