20 setembro 2007

O soco de Jesualdo

Mau planeamento do jogo: nunca previu hipótese a), b) ou c). Um banco com soluções só para defender: mas estávamos a jogar em Anfield? O treinador castrou à equipa a ambição necessária. E toca o sinal de reunir por questões… técnicas. Mau, mau

Jesualdo Ferreira pode ter adormecido a pensar que não perdeu com o Liverpool, que era a sua prioridade. Pode vir contar aos netos, que até dominou (ilusoriamente) o vice-campeão europeu e líder da Liga inglesa. Mas nunca terá melhor oportunidade, nem o FC Porto, para vencer o habitual Liverpool que se tem visto na Europa: cínico, frio, pragmático, defensivo.

Depois do socolari, eu senti como se tivesse levado um soco no estômago. De facto, e para não dizer pior, deu para perder a vontade de comer… Fiquei descoroçoado. E, pela primeira vez, fulo com Jesualdo, que tantas vezes defendi, compreendi, condescendi.

À saída do Dragão havia dois nomes na boca de 40 mil adeptos: Jesualdo e Mariano.

Ninguém percebeu a entrada do argentino, que demora a cair no goto ou está mais perto de ir para o esgoto do descontentamento dos adeptos: não traz nada à equipa, nada arrisca e nem a bola segura. Opção falhada.

A equipa perdeu a noção do ataque, quando já tinha dado a entender que estava longe de poder ganhar o jogo. Ou só tinha plano de ataque de início, depois era… uma descoberta.

Faltaram pernas, centímetros e lucidez. Sobrou um pontito que era o primeiro objectivo, resta saber se os resultados com Besiktas e Marselha serão suficientes para garantir o 2º lugar no Grupo A, ainda que o duplo embate, como em 2004, com os franceses vá ser decisivo quanto ao apuramento.

Já vi centenas de jogos em que um remate valeu um ponto. Até 3 pontos. Não vou por aí, nem pelo domínio tão consentido quanto estéril. O Liverpool joga para o resultado? E depois? Em casa esmaga, fora não quer perder. Normal. Vulgarizado? Pois… Nem interessa a confirmação da Imprensa inglesa quanto ao pior Liverpool dos últimos 18 meses na Europa, aludindo à derrota na Luz, então sem o Benfica alguma vez ter entrado na área com a bola dominada. Mas contra equipas fechadas, e que defendem tão bem na relva como faz o Liverpool, nas alturas também se resolvem jogos, como provou Luisão.

O que faltou?
Contabilizam-se cantos e remates, mas isso não rende pontos. A pergunta que fica é: o que faltou?

Várias coisas. Um golo como aquele do Liverpool é praticamente garantido em cada dois jogos europeus dos “reds”. O que faltou? A diferença de Hyypiä, com 1,95m, para ganhar nas alturas a Bruno Alves (1,87m).

A diferença de alturas do FC Porto para o Liverpool foi em défice de 30 centímetros (17,9m vs 18,2m) na soma de alturas dos 10 jogadores de campo. Bem mais do que os 8cm entre os dois centrais que foram ao ar na disputa do primeiro cruzamento, largo, longo, denunciado. E 3cm na vantagem final de Kuyt sobre João Paulo.

Pode parecer pouco. Mas há mais. Afinal, não é como contar cantos e remates?

Era, tal como a jogada do 1-1, descontado que o Liverpool vinha defender. Não é crime. Liverpool, Milan e Chelsea são das equipas que melhor o fazem, sabendo atacar na hora certa, nos momentos adequados, com homens contundentes, infalíveis. Por isso raramente ficam sem marcar. O Liverpool ainda não sofreu golos de bola corrida esta época. Os ingleses, como ainda vimos com o Arsenal há um ano, jogam q.b. fora, não se chateiam muito, guardam o rolo compressor para o seu tapete. Nada de novo.

Faltou, ainda, ao FC Porto um plano de jogo, admitindo várias contingências. Jesualdo não tinha nenhum, a ver o banco de suplentes, a não ser… defender aí na última meia hora?

À partida nem dei conta de quem estava no banco. Dei pela asneira quando Mariano entrou. Berrei: para quê? Onde está Leandro Lima? A jogar contra 10, com aquele banco, tinha de ser o Mariano. Dei, só no fim, pela asneira dobrada de ver quem estava. Nenhum jogador de ataque. Kaz (1,92m), Bolatti (1,89m), Stepanov (1,88m), além de Cech (1,83m), serviriam para que mais? Será para… Anfield?

Sobravam Farias e Mariano. Só duas substituições! E acabamos a despejar bolas para dois baixotes argentinos lá na frente. Claramente, o empate servia. Ganhar era um luxo. Obra do acaso?

O planeamento do jogo não previa 1-0 aos 8’. Talvez só aos 80’? E se fosse 0-1 aos 9’? Quem entrava para mudar os acontecimentos?

Falta o nº 10, lá voltamos ao princípio. Nem discuto as nuances do mercado, os reforços que vieram ou deixaram de vir.

Leandro Lima é baixo, mas tem 1,76m, contra 1,73 de Quaresma e P. Assunção, 1, 75 de Lisandro, 1,77 de Fucile este batido por Kuyt a par de João Paulo (1,80m, contra 1,83 de Kuyt) que tinha obrigação de marcá-lo, como admitiu no final do jogo. Perdemos nas alturas duas vezes no mesmo lance.

Sabia-se que, para cortar o acesso a Lisandro, Rafa travaria os flancos, especialmente a Quaresma e Bosingwa. Forçava o Porto a ir pelo funil, estreitado por Mascherano e Gerrard, este um exemplo de craque, bandeira do Liverpool, mas que se entrega sem pôr-se em bicos de pés ou ostentando, além da braçadeira de capitão, ares de prima donna em que são useiros e vezeiros alguns idolatrados da nossa praça. De resto, além deste exemplo de Gerrard, sem se importar de andar apagado, para mim o melhor em campo foi… Hyypiä: não teve reacção na fuga de Tarik para o penálti apesar de cortar muita bola, mas dá o golo do empate, nega um golo a Quaresma e, no final, faz uma parede na área portista para alguém entrar de trás e dar a vitória (felizmente ninguém apareceu a empurrar).

Detalhes, detalhes, detalhes
Recém-chegado do Fórum de Treinadores de Elite da Europa
, Jesualdo confirmou duas coisas ali debatidas, após a sua primeira experiência europeia ao mais alto nível na bonita campanha da época passada na Champions: os jogos são equilibrados e decidem-se por detalhes; e, acima de tudo, as decisões advêm da capacidade e eficácia das transições ofensivas – de que foi exemplo elogiado na UEFA o golo de Quaresma em Stamford Bridge.

Onde se viu isso no Dragão, desta vez? Perdemos no detalhe das alturas, por centímetros. Perdemos no detalhe da ausência de planeamento de jogo, sem planos de contingência nem soluções apropriadas. Perdemos oportunidade de ganhar ao Liverpool, para mais sem alternativa alguma para ganhar contra 11, quanto mais contra 10… E, claro, nunca se viu uma transição ofensiva capaz, contundente e competente. Perdemos, por fim, bolas à toa a despejar para uma área à guarda da Royal Air Force. O recurso a um poste, como Kaz ou Bolatti, nem que fosse para isso, justificava-se face à solução que teimava em prevalecer. Coisas que o Liverpool come ao pequeno almoço…

Rebobinando o filme, a ver se nos entendemos: na Supertaça, a perder, Jesualdo lançou Leandro Lima; havia deixado Edgar na bancada. O plano b) em Leiria não tinha homens à altura para despejar bolas. Desta vez, nem plano a) com um nº 10, ausente, nem b) com homens altos, no banco. Confusos? Pois… como Mariano quando entrou e sem saber o que fazer…

Mais: Jesualdo insiste em compaginar um magrebino em pleno Ramadão e sempre à procura de água, com um Quaresma longe da quadra mas nunca da substituição, abençoado. Esta, invariavelmente, sucede ao marroquino mesmo que seja o mais incisivo a furar, em contraste do outro flanqueador que parece fazer frete sem se ir às divididas (ou chega atrasado, vide Miguel Veloso) e cruzando o campo para as bolas paradas sem ser capaz de virar o jogo.

Questões técnicas
As pessoas gostaram do jogo do Porto? Com tantas bolas perdidas? Passes mal feitos? Cruzamentos sem nexo para o alvo Lisandro notoriamente destinado ao insucesso?

Jesualdo, se bem ouviram, aludiu no final a questões de intranquilidade (sic) a discutir internamente (sic). A problemas técnicos individuais (sic). Ninguém passa uma bola para a frente sem o risco de ela se perder! Ninguém recebe a bola em zona ofensiva, sabendo-a proteger e… sem a perder! Tanto jogo desperdiçado em infantilidades de Quaresma, à procura de um labirinto em que, rodeado, nem dava com a entrada, quanto mais com a saída?; em indecisões de Bosingwa e Fucile (ai o domínio de bola com o peito para entrar na área quase no fim…), em arrepios no toque na bola de Assunção, João Paulo (reincidentes, vide Marítimo). A intranquilidade foi mancha de óleo que alastrou na equipa, incapaz de pegar a sério no jogo após o 1-1 onde a pecha de não haver dois centrais mandões se tornou evidente.

Ouvi Jesualdo e confirmei o que vi durante o jogo. Falta de classe que Lucho disfarça mas só para vincar o seu estatuto superior na matéria, de novo o melhor com Lisandro de raça mas esbaforido de tanto correr e pouco ter. Quaresma sem dar o corpo à bola e aos adversários, incapaz de a guardar, impávido a vê-los anteciparem-se-lhe até ganhar um pouco de coragem e evitar o que poderia ser o fatal 1-2 de Kuyt no final.

Se o Porto fica contente com o 1-1, que dirá o Liverpool que não perde com facilidade na Europa? Será em Anfield, onde chovem mais bolas na área do que nas monções do Índico, que os gigantes portistas se farão valer? Não bastou a lição de Chelsea, com o golo “chapa 4” de católogo que nos derrotou?

P.S. – podia fazer uma compilação das pechas detectadas nos comentários de ontem. Basicamente, reuni-as pela opinião que já tinha da “coisa”, só que não condescendendo desta vez como a maior parte dos Adeptos desta Bancada, para surpresa minha, fizeram. Até os mais encarnecidos detractores de Jesualdo.

46 comentários:

  1. O MOURINHO ESTÁ LIVRE!!! Resgata-o Pinto da Costa!!!!

    ResponderEliminar
  2. Excelente post Ze luís

    Depois de ler todos os comentários e de ter expresso a minha opinião, volto a frisar que perdemos uma vez mais, uma grande oportunidade de vencer o Liverpool( vingando a eliminação em 2000 nos 1\4 final da Uefa) tal como tinha sucedido o ano passado com o Arsenal e mesmo contra o Chelsea.
    Ora, o nosso clube é enorme, muito grande mesmo e a primeira parte contra o Liverpool, vem provar isso, agora isto de não aproveitar estas oportunidades é que me deixa zangado e descontente com o treinador e com alguns jogadores.
    Não é meu apanágio criticar só por criticar, dou sempre o benefício da dúvida até prova em contrario, pois considero que temos um bom plantel apesar de uma ou outra lacuna.
    Também dou o mérito ao Jesualdo quando apostou num modelo de jogo e em jogadores nucleares que lhe permitiram vencer o seu único campeonato na sua longa carreira, apesar das cinco derrotas para o campeonato e da eliminação da taça contra o Atlético.
    O que me custa são as suas constantes e deficientes leituras de jogo. Desta vez tira o esforçado Tarik e o Raul Meireles tal como previra, mas não soube dar a estocada final, tal como sucedeu no ano passado para a Champions e para o campeonato.
    Também não percebo a demasiada liberdade dada ao Quaresma (marca todos os livres e cantos e remata de onde lhe apetece, mesmo sem qualquer nexo, quando o faz do meio campo.
    O Bosingwa é excelente na transição defesa \ ataque devido á sua sua velocidade, mas embrulha-se demasiado com a bola e centra em demasia para trás da baliza!
    Ora, isto meus senhores corrige-se nos treinos, pois é para isso que eles servem-para treinar , testar soluções e alternativas aos modelos de jogo pré definidos.
    Ao fazer recuar o Lucho, falhou claramente e ao meter o mariano falhou porque não o meteu a extremo a trocar com a Quaresma..
    A jogar contra 10 e numa equipa bem treinada e a defender em 4 + 4 +1 deveria ter apostado numa terceira substituição ( Kaz ou Bolatti),pois naqueles cantos todos que tivemos, não ganhamos um lance, por falta de estatura!
    Na minha opinião o Nuno hesitou no golo (que saudades já tenho do Baia nestes lances)
    De resto estivemos bem


    Também tenho a certeza que para consumo interno, o treinador é suficiente para a conquista do tricampeonato, ainda por cima depois de ver as paupérrimas exibições das melancias contra o Manchester e contra o Milão.
    Muito mau mesmo!

    PS. Mourinho demitiu-se do Chelsea !! lol

    Cumprimentos do louro

    ResponderEliminar
  3. Olha, o Leandro Lima não foi convocado porque tinha dito que só conhecia os jogadores do Liverpool através do "videogame". O Prof. ficou chateado com o comentário do miudo, e muito estupidamente decidiu deixar este jovem de 18 anos fora da partida. Didáctico, nao?
    Olha, e o Ibson dava jeito?
    Este Prof. da treta não vai a lado nenhum na Liga dos Campeoes.

    ResponderEliminar
  4. E o melhor do Porto foi o Fucile (para que conste!!)

    ResponderEliminar
  5. O Special está aí. O professor q se cuide:)

    ResponderEliminar
  6. Excelente, grande texto Zé Luís e pouco mais há a acrescentar.

    Acho que todos ficamos com a grande sensação que perdemos uma grande oportunidade para vencer o vice-campeão europeu. E se na altura pensava que o erro do Jesualdo seria só na leitura do joga e na enorme falta de ambição que transmitia à equipa, agora, e por a+b, penso que ele começou a errar muito antes, os tais detalhes...

    Mas de resto concordo com a opinião do Louro e Quaresma tem de levar um grande banho de humildade e não de aplauso quer faça coisas boas ou más. Mas será que os adeptos do FCPorto agora gostam só de circo. O Quaresma tem sido completamente inconsequente em tudo o que tem feito nos últimos jogos, mas faz umas malabarices e lá vem aplauso. Não pode ser, ai Adriaanse que falta fazes ao Quaresma.

    Depois o médio ofensivo. Venho a falar disto desde o início da época, as transições defesa-ataque são quase e só um exclusivo do Lucho, isto no que respeita a médios, já que a maior parte das vezes são feitas ou pelo Bosingwa ou pelo Quaresma pelas alas. Se o LLima ficou de fora pelo que disse o sonicmale, eu vou ali e já venho...

    Mais uma vez excelente post. O Jesualdo tem muito crédito e enquanto estiver no FCPorto é o nosso treinador, mas como já disse no jogo de domingo passado ele é medroso e isso é a diferença entre ter ambição ou não ter. No FCPorto a ambição tem de ser sempre a de vencer sem medo seja que equipa da europa for.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Hoje sai o castigo do socolari, será que o Mourinho tem já ideias concretas de quem quer treinar?

    Já era altura da selecção ter alguém que me fizesse novamente gostar de a apoiar incondicionalmente.

    No FCPorto... LOL era bom, mas quase impossível por muitos aspectos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Eu discordo completamente deste artigo.. EMPATAMOS.. e depois?agora é muito fácil virem para aqui dizerem que o Jesualdo devia ter metito o kaz ou o Bolatti, que são mais altos.. opa,alguém aqui consegue prever o futuro? estão a afirmar barbaridades como se tivessem certezas do futuro.. sabem lá se um destes, tivesse entrado, se ele não ia marcar um auto-golo!? se não ia ser expulso!? se entrasse mal como o Mariano entrou (podera assubiado mesmo sem ter tocado na bola..), iam dizer que o Kaz não tem técnica nenhuma..o bolatti não está adaptado..poderia ter acontecido x coisas, agora atacar contra um auto-carro estacionado na baliza, até podeia ser a seleção do mundo, que dificilmente marcaria um golo. O Jesulado pode não ser o melhor treinador do mundo, mas ele fez o que podia, devem achar que estavamos a jogar contra a "equipa de carteiros de lisboa"..

    ResponderEliminar
  9. O Jesualdo devia era justificar o que fazem o Kaz, o Bolatti, o Mariano, o Fárias, o Stepanov e o Lino, por exemplo, no plantel.
    O Jesualdo devia era justificar porque veio Luís Aguiar - embora por empréstimo, é certo - e foi para o Estrela.
    Jesualdo devia era justificar porque é que não tem mão em Quaresma que, de facto, parece andar em roda livre.
    Jesualdo devia era justificar porque é que não consegue, ao menos, transmitir para dentro do campo uma ideia de combate...
    Por muito que custe ao Adezivo.
    Zé Luís, meu caro, tiro-lhe o chapéu. Você revela aqui a imparcialidade e objectividade que se exige. Defendeu Jesualdo, mas disse o que havia a dizer neste caso.

    ResponderEliminar
  10. "Scolari suspenso por quatro jogos pela UEFA

    Luiz Felipe Scolari foi suspenso por quatro jogos pela UEFA, depois da agressão ao jogador sérvio Dragutinovic, no final do Portugal-Sérvia. A reunião da Comissão Disciplinar da UEFA, terminada há minutos, determinou uma sentença que faz com que o seleccionador nacional falhe todas as partidas que ainda faltam cumprir na qualificação para o Euro-2008.

    Além da suspensão, Luiz Felipe Scolari terá de pagar uma multa de 20 mil francos suíços (um pouco menos de 13 mil euros). Refira-se que Dragutinovic, que foi expulso pelo árbitro Markus Merk após o incidente, foi também suspenso por dois jogos.

    Em estudo está ainda a possibilidade de um recurso por parte da FPF, que possa encurtar o afastamento do seleccionador. Mas, até ver, Scolari não poderá orientar Portugal nos jogos com Azerbaijão, Cazaquistão, Arménia e Finlândia, que decidem a possibilidade de a equipa nacional estar na fase final do Euro-2008.
    "

    In maisfutebol

    Bem, se isto não é uma vergonha... Enfim... FairPlay para aqui FairPly para ali e afinal...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Bem,existem 3 questões que queria explanar aqui:

    1) Lucho - na minha opinião Lucho está em grande forma, disposto a tudo no meio campo mas Jesualdo está a desaproveitá-lo ao mandá-lo recuar no campo, ele necessita de ter mais liberdade e a equipa perde sempre ofensivamente quando ele recua. Ninguém faz tão bem as roturas no meio campo como Lucho, ninguém aparece tão bem no inicio da área como ele, então para quê mandá-lo para trás quando Paulo Assunção até estava bem e a controlar aquilo tudo ?

    2) Mariano - Quando vi que Mariano iria entrar, pensei " Lisandro vai para nº 10, Mariano encosta à direita", mas não enganei-me, Mariano foi para médio defensivo!!! Hoje ele vem nos jornais a queixar-se de que joga fora da sua posição e de que precisa mais tempo para se adaptar ao estilo de Jesualdo. A questão é: se o homem é ala então para quê está-se a inventar posições para ele ? Já parece o Cajuda que quer fazer do Alan um nº 10.

    3) Associados - pronto, o tribunal decidiu " Mariano não presta". está decidido, poderá fazer 5 jogos bons mas já não presta, Quaresma é que é bom, até se preocupa em agradecer os aplausos em vez de levantar as bolas já que tivemos 10/12 cantos e não houve um que se aproveitasse, mas em todos ele agradeceu os aplausos.
    O juiz decidiu está decidido, então andar no metro depois dos jogos é um espectáculo.
    Não interessa Mariano estar a jogar noutra posição , o Tribunal já o carimbou. Até houve alguém que encontrasse defeitos no Tarik.
    Gostei das declarações de hoje do mariano de dizer que não liga aos assobios e o que lhe resta é trabalhar, agora já se sabe que vai ter mais tranquilidade quando o FCP joga fora, mas ele que pergunte ao Tarik como se ultrapasse esse " sindroma Miguel Sousa Tavares" que elogia mais depressa um rival do que um jogador do seu clube.

    ResponderEliminar
  12. Caro "quint" a mim não custa absolutamente nada, e digo-lhe mais.. o Jesualdo não tem que lhe justificar nada, nem a si nem a qualquer adepto, apenas e só aos responsáveis do FC Porto, além do mais, você já anda a tirar conclusões precipitadas de alguns jogadores, uns até que de certeza nem foram pedidos pelo Jesulado, (uns a ganhar experiência outros rotinas, etc etc ), ainda vamos para a 5ª jornada e você já quer que todos estejam a 100% de forma, e se calhar quer todos a titulares, quando só podem jogar 11. Talvez você não saiba, mas uma equipa para ser uma equipa tem que ter automatismos e rotinas, como tal é naturalíssimo que o Jesualdo esteja a apostar num “núcleo duro”, que sobrará alterações pontuais em alguns jogos (para integrar reforços aos poucos e fazer a tal rotatividade do plantel). O único aspecto que se possa queixar, é o facto do Quaresma fazer o que lhe apetece, e se fintar a si próprio.. também defendo que devia ir para o banco já no próximo jogo!!
    Mas ainda voltando ao jogo contra o Liverpool, queria ganhar 5-1? Da maneira que falam, parece que o Liverpool não vale absolutamente nada.. Se não tivesse visto o jogo, e me dissessem que empatamos a jogar com mais um jogador, era capaz de ficar importunado, mas vendo o jogo, e visto que eles estacionaram o autocarro á frente da baliza..

    ResponderEliminar
  13. Grande comentário Zé Luis, assino por baixo.Nada a acrescentar.
    Socolari ... 4 jogos?? Só???
    Mourinho lá deverá fazer as malas para Itália ou Espanha. Neste momento, muito treinador deve esdtar a tremer...
    Acho que no Chelsea estava esgotado depois dos azares das lesões, das contratações falhadas de craques em fim de carreira e cheios de vícios, de uma equipa curta e sem bom banco e de um braço de ferro com o milionário.
    Bem está ele, vai receber em grande e passa para outra na boa.

    ResponderEliminar
  14. Não posso descordar de muitas perguntas aqui levantadas...mas há que ter mais calma!

    O Porto vai em primeiro com quatro vitorias e ainda esta em luta na Champion's,...porquê tanto nervosismo?

    É claro que preferia ter o Mourinho em vez do Jesualdo mas piores que o Jesualdo ja la tivemos muitos tambem (Octavio, Nandinho Santos, Oliveira...)...e "Special Ones"...não ha muitos! Por isto tudo penso que temos que dar confiança e credito ao tecnico e jogadores (duvidas, incertezas, opiniões ha sempre)...

    E para finalizar, embora tenha confiança nos jogadores contratados esta epoca, porquê que um jogador acabado de chegar é sempre considerado como sendo melhor do que os que la estão??? Depois acontece como ao Mariano...há umas semanas todos gritavam que o jesualdo tinha que o meter...agora já não vale nada!!!

    Por favor, vamos ter calma e confiança (sobretudo vocês que tem a sorte de estar em portugal e poder apoiar a equipa de perto) e deixar as criticas faceis, precipitadas e exageradas para os cor-de-rosa!

    Um Quaaac portista...
    http://flthedragon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Quanto ao Socolari vai ser bonito ver o Murtosa a orientar a equipa. Recordo que aquilo que o Murtosa conseguiu fazer mais na selecção, além de conseguir distinguir as cores dos coletes para os distribuir aos atletas, foi mesmo dormir no banco num jogo de Portugal. Até vai ser divertido ver jogos da selecção agora.

    ResponderEliminar
  16. pato donale:
    oliveira pior q jesualdo? Estás a brincar, só pode.

    ResponderEliminar
  17. Opiniões Lucho...

    Aquele bigode nunca me convenceu...nem no porto nem na Selecção!:)

    ResponderEliminar
  18. Zé Luis

    Excelente texto, de quem percebe de futebol. O seu primeiro parágrafo diz tudo, mas eu digo mais, o nosso Clube não volta a ter uma oportunidade de ganhar ao Liverpol tão cedo e na minha opinião facilmente.

    Concordo com a opinião generalizada, de que não se deve crucificar o treinador, até porque tem vindo a fazer um bom trabalho. Mas existem sinais que será necessário modificar algo. Por exemplo:

    Creio que todos ou quase todos estarão de acordo, de que o Quaresma deverá levar um banho de humildade. Noto sinais evidentes de vedetismo que catapultam a equipa para um futebol individualista. Não sei se repararam, mas eu reparei, e já não é a primeira vez esta época, que depois do Quaresma numa iniciativa individual frustada, logo a seguir os Argentinos tentam jogar entre si, com evidentes prejuízos para a equipa.

    Para além da altura, que refere e muito bem, embora a altura do Leandro Lima seja de 1,69m e não 1,76m, fiquei também muito zangado porque verifiquei que ele não estava no banco. Portanto concordo que não previu todas as vicissitudes do jogo.

    Quanto ao resto, tirando o que o sonicmale69 disse relativamente à não convocação do Leandro, se não estou em erro o que o rapaz disse, foi que já ganhou ao Liverpol nos vídeos games. Tudo mais são pormenores subjectivos e visão mais ou menos apaixonadas de análise ao jogo.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  19. Carissimos,

    Ze Luis - grande texto/cometário, mas com TODO o respeito, é grande em tamanho! Vou já de seguida expor o meu ponto de vista. Mas quero já dizer que apenas concordo, e já referi aqui no blog, com o facto de não ter havido o plano "a)", que seria jogar contra 10... essa é a FALHA que aponto ao Jesualdo!

    Também concordo, que o Lucho devia jogar mais adiantado...

    Mas continuando:
    Primeiro: Mariano por Meireles não é uma substituição ofensiva? Certamente que sim! Mas Meireles sabe perfeitamente o que tem de fazer, e Mariano não sabe (ainda)...

    De seguida, todos se questionam porque é que os reforços não jogam?! E ao mesmo tempo todos se queixam que o Mariano (que é reforço) joga mal...(??)
    No meu ponto de vista, e é muito simples, os outros reforços - Kaz, Bolatti, Edgar, Lino, etc - não estão preparados! Mariano é o que tem mais "experiência", e se o Jesualdo os treina todos os dias, deve considerar que esses reforços ainda não estão preparados, e deve ser essa a razão de não jogarem...

    "Faltam centimetros" - penso que o Jesualdo disse isso mesmo no inicio da epoca que pretendia jogadores altos e musculados, verdade? desta forma, é dar razão a ele (!!), e certamente que esses jogadores que podem dar os tais "cm" não estão é ainda preparados (como já referi atrás)!

    Também como já referi aqui no blog, o Liverpool fechou-se qd jogava com 10. Passou a ter 1 atacante (F.Torres) na linha de meio campo (anteriormente estava junto aos centrais do Porto), e os jogadores de meio-campo aproximaram-se dos defesas. Se não havia espaços, o que ia fazer o Leandro Lima? isto é não é propriamente a playstation que podemos por no nivel mais fácil...

    Por fim, concordo com o ADEZIVO e PATO DONALE!
    Estamos a "crucificar" tudo e todos! Agora até o Quaresma? Eu que nem sou fã do Quaresma, acho que por 2 jogos não terem corrido bem, já não se pode bater palmas (e se calhar agora é que ele precisa de apoio!), e tem de ser já substituido? vamos acreditar que foram jogos menos conseguidos, e que brevemente está ai para decidir os jogos...

    Brevemente, temos um jogo da taça da Liga, e certamente que os reforços vão ter oportunidades. Espero que consigam mostrar o seu valor, pois certamente que a quipa vai ganhar com isso, e todos vão ficar contentes porque tinham razão!

    ResponderEliminar
  20. Uma precisão em relação às alturas.
    O Leandro Lima com 1,76m tirei-o da revista Record para a nova época. Não sei se tem 1,69, tenho de me socorrer de alguma fonte.
    Por exemplo, no catálogo da UEFA da Champions da época passada, Hyypiä tem 1,88m. Ora, Bruno Alves tem 1,87, mas parece, logo a olho nu, que a diferença é maior.
    O Hyypiä tirei a altura do site do Liverpool, em pés pela medida inglesa, convertendo no sistema métrico. Dá 1,95m e daí a diferença de 8cm para o Bruno Alves.
    Curiosamente, hoje em O Jogo, uma peça alude às diferenças de altura nos intervenientes Hyypiä-B. Alves e J. Paulo-Kuyt: 1cm e 3cm respectivamente de diferença. Mas como digo, o Hyypiä é um bocado mais alto.
    Eu não crucifico ninguém. Desta vez deu-me para questionar seriamente as opções.
    Um treinador não escolhe só o 11, elege 18 para o jogo. As opções de banco têm de ser pensadas, prevendo incidências do jogo.

    p.s. - 4 jogos a Scolari era o mínimo que admitia; 9 meses (cobrindo a fase final do Europeu) o máximo.
    O parvo do Sargentão quer recorrer. A FPF não percebe o sinal benevolente da UEFA.
    O recurso vai ter efeito de agravar a pena, nem que seja a multa que é leve (13 mil euros). Todos os recursos, de há um ano para cá, têm agravado a pena.
    A UEFA deu um sinal à FPF, aguardando que esta tome também uma posição sancionatória. O Madaíl não percebe, o Bronco não percebe, os jornalistas não sabem interpretar porque não percebem.
    Vamos ver no que dá o recurso. Amenizar não vai...
    Mourinho vai descansar. Madrid e Barça estão agitados. A Selecção seria em caso de sair Scolari. Nem isto Madaíl aproveita. E no Dragão, porque não? Jesualdo se tremer...

    ResponderEliminar
  21. Antunescus, os reforços já se viram um bocado. Contou-me quem viu na P. Lanhoso, o Bolatti não deu duas seguidas.
    Os centímetros estão aí e não são usados como se preconizava. Pois que os apresse o treinador. Já lá vão alguns meses de treino, começam a faltar as desculpas. Ou servem ou não.
    Eu acho que não havia plano a) atacar com o jogo empatado; b) atacar a perder; c) atacar contra 10. Só havia plano de defender, para isso estavam lá os gigantes no banco.
    O mariano entrou para defender? Não me pareceu. Ele não sabia era para que jogava? O Lucho adiantou-se ou devia adiantar-se? Não me apercebi. A confusão instalada é que levou ao desconsolo geral, a incapacidade foi a consequência e o jogo morreu, de facto, quando Pennant foi expulso.
    Eu não acho que está tudo mal. Mas houve falhas gritantes. Nada está em causa, nem a Liga nem o apuramento. Mas vai ser preciso dar algo mais e alguns estão a dar por defeito.

    ResponderEliminar
  22. Jesualdo tem que se impor a algumas "vacas sagradas" (não pode ser só ao Bosingwa também tem de ser ao Quaresma e até ao Lucho) e tem que arranjar maneira de estar menos tenso no decorrer dos jogos. Toda a gente sabe que quando se está muito tenso não se ajuíza as coisas da melhor maneira e por isso é que Jesualdo toma no decorrer dos jogos tantas decisões pouco correctas. As decisões que toma antes dos jogos essas estão geralmente correctas porque são tomadas com "sangue frio" e é esse sangue frio que ele tem de arranjar para durante os jogos, com psicólogo, com rezas, com superstições, com o que ele quiser desde que resulte.
    Em relação ao castigo de Socolari é uma grande treta. Na prática é um castigo de um mês e uma semana. Estava à espera de muito mais. A UEFA é um bando de oportunistas e corruptos tal como a FPF. Mas pelo menos vai dar para não termos que levar com ele no Dragão. O que também deve ser bastante do agrado dele Socolari. Muito pior ainda que o castigo foram as palavras do invertebrado asqueroso que é presidente da FPF. É preciso ter lata para defender em conferência de imprensa que é mais grave um acto de indisciplina de um puto que uma agressão de um seleccionador nacional. Mas pelo menos que seja coerente. O castigo da FIFA para Zequinha foi dobrado pela FPF. Que dobre agora também o de Socolari. Mas isso não vai ele fazer, claro. Este Madaíl é a coisa mais desprezível que há neste país.

    ResponderEliminar
  23. Ontem não tive oportunidade de ver o Manchester.
    Alguém viu o Anderson ? como é que ele jogou ?

    Acabo de passar no blog do antilampiao e está lá um post curioso. lembram-se da histeria por causa do tempo de repouso do Leiria antes da visita do Porto?.
    Imaginem lá qual o periodo de descanso do Braga entre o jogo de hoje e a próxima jornada do campeonato ...

    ResponderEliminar
  24. José Mourinho foi despedido, está portanto livre, era óptimo que pudesse regressar ao Porto mas isso é práticamente impossível. Por motivos financeiros e porque Mourinho deve querer ir para um clube da dimensão do Chelsea, para provar lá, que teria sido capaz no Chelsea de ter sido campeão europeu se não fosse o "obstáculo" Abramovitch. E porque o FCP tem um treinador que até agora obteve bons resultados e PC não vai agora estar a imitar o "orelhas". É pena mas não vai ser pra já que Mourinho vai regressar ao FCP.

    ResponderEliminar
  25. Off-shore, o descanso, desta vez, não vai ser citado. O Paços também vai ter muito menos descanso do que o Porto.
    É que não se pode fugir à Taça UEFA e, na próxima 4ª feira, há Taça da Liga para os 8 melhores classificados. Logo, têm de jogar. Comer e calar.
    O problema é que desta vez ninguém toma o partido de ninguém.
    A questão, está visto, prende-se com quem inventou este calendário, para não falar da invenção da Taça da Liga. Nesta altura, os 8 primeiros iam estar a jogar a esta cadência.
    O que é bom, porque obriga muitos clubes a perceberem o que é o desgaste de que muitas vezes se aproveitam em relação aos adversários europeus de topo e no topo está sempre o FC Porto.
    De resto, o Leiria demorou 12 horas a chegar a Colónia. É só rir. Mas não se queixam. Só amanhã regressam a Portugal. O charter ia sair de novo caro.
    Entretanto, o palhaço do Paulo Duarte já foi expulso do banco em Leverkusen.
    São os exemplos rascas, a que se associa a falta de vitórias nesta ronda europeia, que deningrem o futebol português. Scolari é a nata, o crème de la crème...
    E ninguém dá conta disto.

    ResponderEliminar
  26. "O presidente da FPF frisou que Scolari não é um "funcionário qualquer" da Federação e recusou comparações com o "caso Zequinha".

    "Qualquer pessoa de boa fé não pode comparar a atitude de Scolari com a de um jovem que tirou um cartão da mão do árbitro", referiu.


    Gilberto Madaíl in Record

    Quanto a este caso acho que nem vale a pena dizer mais nada. O burro podia-se ter calado em relação ao Zequinha, mas preferiu enterrar-se mais ainda. E assim vai a FPF.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  27. O Anderson foi assobiado quando entrou. Jogou tão pouco no Porto, nem jogou em Alvalade e tem um tratamento especial.
    Não jogou muito, continua desenquadrado e porque Saha não passou a bola a ninguém, só queria rematar. Ele e o Cristiano. Nani e Anderson podiam ter ficado isolados para marcarem na parte final.

    ResponderEliminar
  28. Zé Luis relativamente à altura do Leandro Lima eu retirei aqui

    ResponderEliminar
  29. Quintino, se me permites utilizar as tuas palavras
    "Zé Luís, meu caro, tiro-lhe o chapéu. Você revela aqui a imparcialidade e objectividade que se exige. Defendeu Jesualdo, mas disse o que havia a dizer neste caso."

    Fui o primeiro a criticar o jogo do porto contra o liverpool no post inicial do jogo mas logo fui também eu criticado..
    Mais uma vez digo, o porto tem tido bons resultados sim, mas para mim não chega, como se costuma dizer, qq um se arrisca a ganhar no FCP, enfim, vejo-lhe muitas qualidades sim, mas a verdade é que tem falhado inúmeras vezes e por muito que argumentem a verdade é que o porto não joga um futebol bonito!!

    Concordo também com o que dizes Zirtaev, é uma vergonha este castigo a Scolari (diria isto em relação a qq treinador) e ainda mais grave as declarações do excelentíssimo presidente da FPF em relação a comparação com o caso Zequinha (para a próxima em vez de tirar o cartão ao árbitro que lhe dê logo um soco que fica td bem, basta no dia a seguir pedir dscp com as lágrimas nos ohos..)

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  30. Esta rábula do socolari é fantástica ... O chorão mantém que foi o sérvio que começou e que só apanhou 2 jogos... Para mim sempre foram lágrimas de crocodilo o arrependimento, mais uma vez para enganar e manipular os parvos - que são muitos pois vão na conversa deste traste, basta ouvir alguns foruns na tv!!!!
    Teve sorte, só 4 jogos...
    Quabto ao madaíl e a comparação com o Zequinha, só dá para rir, está senil de todo.

    ResponderEliminar
  31. Para o "peditório" do Jesualdo não presta eu não participo desta vez.

    Até parecem os adeptos do benfica nas criticas aos seus treinadores. Descabidas para esta altura do campeonato. Vocês não largam o osso Jesualdo desde que o homem meteu os pés no Dragão. Deixem-se de tretas e desculpem lá qualquer coisa.


    [[]]

    ResponderEliminar
  32. Só gostaria de confessar que considero Farias, Mariano, Bolatti, Stepanov e Leandro Lima óptimos jogadores...Portanto temos de lhes dar mais tempo para podermos fazer um juízo mais correcto. O Kaz é jogador de selecção! O Edgar também, assim como osão todos os que mencionei atrás. O que eu contesto são algumas opções, como não ter extremos para poderem abrir as defesas no banco de suplentes...Mariano é um extremo -esquerdo, direito?- e Leandro pode fazer perfeitamente essa função, mas não bastam, teria de haver mais uma ou duas soluções e aí penso no Helder Barbosa... Paulo Machado é uma solução de futuro, assim como o Vieirinha...Critico apenas a argúcia -melhor, a falta dela- do senhor Jesualdo. Fica demasiado tempo agarrado às suas ideias conservadoras! Quanto ao Scolari acho que ele devia ficar amarrado a um dos postes das balizas durante estes quatro jogos para evitar mais confusões...

    ResponderEliminar
  33. Semana aziaga nas competições Europeias:1 empate e 6 derrotas.
    Salvou-se o nosso clube como já é costume,pois todos os outros poem em risco o futuro do nosso futebol na Europa.
    Ao menos que sejamos campeoes para garantir o nosso lugar entre os grandes e fazer uma figura condigna.
    Cump.

    ResponderEliminar
  34. Nao concordo com maioria do post. Constato é o facto de nao haver soluçoes para além de um unico sistema de jogo.

    Mas isso ja se tinha visto nos outros 4 jogos do campeonato e até na final da supertaça.

    Andaram aqui a dizer que sim senhor, "vejo um Porto muito forte". Depois de 4 exibiçoes mediocres no campeonato onde foram apontados os mesmos erros de sempre. Falta de leitura de jogo, falta de improviso, falta de coragem, falta de mao em determinados jogadores.

    Existe um sistema e mais nenhum.

    Os reforços nao sei se prestam ou nao, nunca os vi jogar.
    O que falta no Porto, em termos de plantel, é um numero 10 explosivo e um bom ponta de lança.

    Agora veem criticar o treinador, que cometeu exactamente os mesmos erros que cometeu no jogo com o Sporting? Onde fez exactamante a mesma substituiçao? Logo nesse dia apontei esses erros.

    Agora empatamos com o vice-campeao da Europa e ja toda a gente ve defeitos em tudo. Se aquela bola do Quaresma nao tinha sido salva pelo Hypia o Jesualdo era outra vez o maior.

    Por agora acho que ainda temos espaço e tempo para melhorar. Ha coisas que o Jesualdo pode fazer melhor e ha um ponta de lança ou um 10 de qualidade para comprar, decidam em qual teem que gastar o dinheiro. Senao na Champions nao passamos outra vez dos oitavos.

    ResponderEliminar
  35. Meu caro ADEZIVO, humildemente agradeço-lhe as duas lições que me deu: de futebol (estou esclarecidíssimo) mas muito particularmente de tolerância!

    ResponderEliminar
  36. quaresma ta aqui contrariado.. é normal jogar assim!

    e nao percebo essa desculpa dos reforços ainda nao tarem preparados para jogar e isso.. mas o lievrpool nao jogou com reforços?? o barça? o arsenal? o real? quase todos os clubes? e nao ganharam? e nao parecem tar entrosados? tao porque é que aqui as coisas demoram mais tempo?

    so me ocorre uma coisa.. o treinador é mau e é ele proprio a admiti-lo ao "trabalhar" assim!

    ResponderEliminar
  37. "fredy" na minha opinião, o Quaresma não está cá contrariado, ele teve muitas propostas de bons clubs , como o bayer e recusou.. apenas está num mau momento de forma, tal como teve no inicio e no final da época passada..
    Quanto aos reforços, depende um pouco do tipo de contratação que se faz, isto é, eles têm dinheiro para comprar um jogador caro, bom com nome.., nós só temos dinheiro para comprar bons jogadores jovens, mas que só se afirmaram a médio ou longo prazo. Em relação ao entrosamento, eles compram jogadores experientes e que já jogam na europa a algum tempo, já estão adaptatos a este futebol..

    Por falar nisso, o Anderson no M.U. nem corre, parece que não sabe receber uma bola..falha passes, até parece que veio directamente do Brasil para Inglaterra..

    Abraço

    ResponderEliminar
  38. Quanto à "discussão" entre o Quint e o Adezivo, a mim o que me custa é ver que os "reforços" pouco ou nada vieram ainda acrescentar à equipa.

    E custa-me ver o que se passa no Benfica. É certo que o Benfica não tem um plantel com a qualidade do do FCP, mas custa ver o Di Maria e o Cebola (ambos sul americanos, mas o último, é certo, já adaptado ao futebol europeu) entrarem tão bem na equipa, darem espectáculo, jogarem bem e mostrarem já algum entrosamento.

    Não digam que não é verdade, porque é. Até mesmo Cardozo não está mal de todo.

    Bem melhor do que se vê Mariano, Leandro Lima, Bollati, Edgar e Kaz fazerem.

    Até agora, os principais reforços são Nuno - espero que continue na baliza - e Tarik.

    O que se passa com Stepanov que foi caríssimo e não tira o lugar a João Paulo?

    Porque não entra Bollati ou Kaz a substituir Meireles durante os jogos?

    Que se passa com o Edgar? Para onde vai? Que estão a fazer para o melhorar?

    Farias precisa de mais algum tempo.
    Mariano está fora da sua posição, claramente.

    Como se pode avaliar um jogador emprestado ao um clube de Lisboa (Luís Aguiar)?

    Isto é que eu gostava de perceber. E sim, o Jesualdo tem de explicar.

    ResponderEliminar
  39. Meus amigos o Jesualdo não tem de explicar nada. Deixem-no trabalhar.

    Mas querem comparar jogar no benfica com jogar no FC Porto?

    No benfica nem existe sistema de jogo. Juntam-se em redor do Rui Costa e dão uns toques na bola.

    Lembra-se do Jardel que quando chegou ainda precisou de uns tempos de adaptação - e era o Jardel!

    E vejam bem o bom exemplo do Adezivo em relação ao Anderson no Man Utd.

    Vamos com calma, porque ainda ontem o Mourinho deu um exemplo interessante em relação ao rotinar um 11 para depois sim poder rodar à vontade o plantel.

    Não entendo como podem achar saudável andar a assobiar o Jesualdo. A maioria nem sabe o que quer. Querem um avançado de 9 milhões como o Cardozo esquecendo-se que temos que equilibrar as contas. Simplesmente "mordem" em todos apenas porque são assim - são do tribunal das Antas e não existe nada que vos faça mudar de ideias pré-concebidas sabe-se lá porque critério.

    o Professor é medroso? Se o assobiarem menos e aplaudirem mais vão ver que isso passa (entenda-se nas vossas cabeças) porque Jesualdo de medroso não tem nada. É um homem de princípios fortes e amadurecidos. Os jogadores que cumpram as suas ideias e não ajuda nada que eles (os jogadores) percebam que têm espaço de manobra para não fazer o que ele entende.

    Estamos em primeiro lugar na Liga e encostamos o Liverpool às cordas. Se tivéssemos ganho por 3-1 os mesmos de sempre estariam aqui a criticar.

    Abraços
    [[]]

    ResponderEliminar
  40. Eu tb acho que o prof não terá de dar explicações. No fim se fazem as contas e aí se correr mal ele terá mesmo de o fazer.

    Mas os adeptos não podem meter a cabeça na areia e se acham que algo está mal, têm todo o direito a dizê-lo. Aqui apenas discutimos uns com os outros e não serão estes debates que vão fazer o prof mudar seja o que for (o PdB ainda não tem poder para isso). E o post do Zé Luís é um excelente elemento de discussão já que é completamente fundamentado. E a discussão qd é fundamentada por cada uma das partes é rica e nunca se poderá dizer que se perdeu tempo.

    Um coisa para mim é certa. Posso não gostar do que o prof faz, posso no fim do jogo vir reclamar e dizer que devia ter feito isto ou aquilo, estou no meu inteiro direito e foi para isso que criei o blog, mas durante o jogo, enquanto ele for treinador do FCPorto, será sempre o meu treinador e terá sempre o meu total e incondicional apoio, tanto ele como a equipa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  41. Nem mais "A Tasca do Teixeira ®"..

    ---"Paulo Sampaio Neves" disse...
    Quanto à "discussão" entre o Quint e o Adezivo, a mim o que me custa é ver que os "reforços" pouco ou nada vieram ainda acrescentar à equipa. --- não sei se leste o comentário que escrevi antes!? Vai do tipo de contratação que se faz, não temos dinheiro para comprar Balack's, Iniesta's, Ronaldinho's, Raul´s etc etc.. fazemos contratações num principio de crença em talento e dom dos jogadores, acreditando que iram evoluir e valorizarem-se, por exemplo, lembram-se o Pepe no Maritimo? no inicio era assobiado em todos os jogos, quando chegou ao FC Porto todos diziam mal da contratação (também foi assobiado em alguns jogos) e mal jogou no 1º ano (não acrescentou nada), depois o que aconteceu? Transformaram-no completamente, até ser um dos, se não o melhor central a jogar na Europa.. por isso temos que ter calma.
    O Mariano, já tem experiência na Europa, é maduro, por isso o Jesualdo está a utiliza-lo (apesar de posições pouco conhecidas pelo jogador) mais do que os restantes reforços. Mas acredito que no jogo com o Fátima já veremos um pouco mais os reforços..
    Paulo Sampaio Neves o Cardozo não está mal de todo? Se o porto tivesse comprado um ponta de lança de 9M€, e ele so tivesse marcado (salvo erro), um golo de penalty e um oferecido pelo GR do Nacional, já tinham matado o Jesualdo? Hehe

    Abraço

    ResponderEliminar
  42. Zirtaev,

    já sabes a minha opinião sobre as discussões neste espaço.

    São optimas e não é de hoje essa minha opinião.

    Apoio o Jesualdo. Apenas isso.

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  43. lol cá pa mim a tasca do teixeira so pode ser o jesual disfarçado lol

    "Querem um avançado de 9 milhões como o Cardozo esquecendo-se que temos que equilibrar as contas."

    esta desculpa entao!! por mais dinheiro que se faça as contas tao sempre no vermelho! ate digo mais num vermelho bem escuro!! como se alguem da SAD se preocupa-se com isso! querem é ir buscar mecos a sitios estranhos para ganharem algum! era metade da sad pa rua juntamente com o treinador! que venha um que ao menos tenha tomates!

    ResponderEliminar
  44. Fredy,

    qual é a parte em que o desperdicio da SAD faz do Jesualdo culpado de alguma coisa?

    Qual é o treinador que o amigo Fredy está a pensar? Existe algum?

    E qual é a parte de uma substituição de treinador que beneficiaria a equipa neste momento?

    Pois. Ou "estamos ceguetas" ou então não queremos o bem do FCP. E o bem do nosso clube não é estarmos a assobiar o treinador. De isso pode o amigo Fredy ter certeza. E dar o meu apoio ao Professor não é estar sempre de acordo com ele, mas tão só a respeitar o seu trabalho. Falam e escrevem sobre as suas opções tácticas como se o Jesualdo tivesse dois dias de futebol.

    [[]]

    ResponderEliminar
  45. O jesualdo tem muitos dias de futebol..mas de equipas pequenas! de equipas grandes ja se viu que nao tem! ve-se que nao aprendeu nada a epoca passada e continua a cometer os mesmos erros!

    O jesualdo é culpado porque aceita estes jogadores.. e entra no jogo da sad so para manter o lugarzinho!

    e treinador pode ser qualquer um..ate o vitor pontes! lol tambem nao exageremos..mas um com provas dadas ou entao com potencial para tal..nunca um treinador com mentalidade pequena e velho de mais para evoluir e poder estar ao nivel da grandeza do nosso clube!

    os beneficios seriam conseguirmos fazer alguma coisa de jeito na europa..porque a liga portuguesa nao nos foge..se ate o jesualdo conseguiu ser campeao, qualquer um que viesse tambem conseguiria! o que me preocupa é a europa..mal habituado se calhar eu sei..mas vergonhas como 3ª é que nao..

    ResponderEliminar