11 novembro 2007

Incompetência…

E.Amadora 2-2 FCPorto
Lisandro 24', R. Meireles 50', Maurício 86' e Mateus 91'Equipa: Helto, Bosingwa, Stepanov, B. Alves, Fucile, P. Assunção, R. Meireles (Kazmierczak 87'), Lucho (Bolatti 71'), Tarik (Adriano 78'), Lisandro e Quaresma

…falta de humildade, falta de profissionalismo, falta de atitude, falta de concentração, excesso de confiança, irresponsabilidade, sobranceria, displicência, vergonha. Qualquer destes adjectivos poderia ser o título para esta crónica e poderia servir para caracterizar a equipa depois desta conseguir o dois a zero, mas principalmente depois da saída de Lucho Gonzalez do onze. O FCPorto a partir deste último momento foi uma sombra do que tinha sido até aí, levando a transformar o resultado num autêntico escândalo e que deixou qualquer portista revoltado com a forma como ele foi obtido, não existindo qualquer desculpa para tal ter sucedido. Se me dissessem, e sem ver o jogo, que o FCPorto tinha conseguido um empate em casa do Estrela da Amadora, embora não fosse um bom resultado, perante o historial naquele campo, eu não me admiraria, mas depois de ver este jogo o que se poderá dizer é que o FCPorto não conseguiu um empate, mas sim que o consentiu. Mas já lá vamos.

Talvez por saber que a Reboleira é um estádio tradicionalmente difícil para as cores azui-e-brancas, a equipa inicial escolhida foi a consensual, considerada quase por todos como melhor onze, já que contou com o regresso do Lucho ao meio-campo e em nada mais se alterou no resto em relação à equipa que bateu o Marselha. Começou o jogo com é seu timbre a controlar, embora sem nunca deslumbrar, aliás como tem sido usual. Os lances no ataque iam aparecendo, assim como algumas oportunidades e perto dos 25 minutos, Lisandro, sempre ele, marca um golo tirado da sua própria cartola, trabalhando muito bem sozinho no meio dos centrais e rematando colocado. Estava marcado o primeiro golo e o mais difícil parecia estar feito, com o FCPorto sempre a controlar a bola longe da sua área, chegando assim o intervalo.

À entrada para a segunda parte e embora o Estrela tenha entrado com mais algum fulgor, o FCPorto consegue marcar através de uma excelente jogada e uma óptima assistência de Quaresma, comprovando o que estava a ser até aí o FCPorto, completo dono do jogo, com os 3 pontos quase garantidos, um FCPorto tranquilo, tranquilidade essa que pode levar à displicência. E foi exactamente isso que aconteceu, tal como em jogos anteriores a equipa começou a recuar e com a saída de Lucho e a entrada de Bolatti, embora não tenha sido propriamente pelo desempenho do jogador, a equipa teve um claro sinal de contenção, o que levou a equipa da casa a estar mais no ataque e a ir criando lances mais perto da área portista, algo que pouco tinha acontecido antes.

Mas não era novidade nenhuma na equipa do FCPorto o facto desta recuar quando em situação de vantagem e só por culpa de clamorosos erros individuais de Helton e Stepanov ficou à vista o que não tinha sido visto em jogos anteriores, esses recuos poderiam um dia correr mal. Helton conforme já tinha vindo a mostrar em alguns lances em jogos anteriores, saiu muito mal a um cruzamento deixando a baliza completamente desprotegida e Stepanov cometeu mais um erro para juntar a outros tantos em dois jogos anteriores, infantilmente e sem qualquer necessidade agarrou um jogador do Estrela na área levando à marcação de um penaltie que daria o empate.

Pode parecer injusto culpar apenas dois jogadores pelo que aconteceu, mas o certo é que também é injusto culpar o resto da equipa por estes erros individuais, apesar desses erros terem sido fruto de todo o abaixamento da equipa em termos de concentração, sendo que quase todos os jogadores depois do dois a zero mostraram estar completamente convencidos que a vitória estava conseguida, esquecendo-se que do outro lado estava outra equipa.

Com este resultado a pressão volta ao FCPorto que vê a concorrência aproximar-se, mas talvez seja mesmo como diz Jesualdo, esta equipa trabalha melhor sob pressão e talvez estes erros sirvam de lição para a equipa e para os jogadores que os cometeram, sendo que a sua substituição poderia servir para todos entenderem que no FCPorto não há insubstituíveis e que erros destes não se admitem numa equipa de alto nível como é o FCPorto.

32 comentários:

  1. VERGONHA!!!!

    O porto devia ter vergonha, os adeptos não merecem!
    é mt mau para ser verdade, falta de atitude de profissionalismo falta de respeito sei lá mais o quê..

    isto não pode passar impune, faça-se algo, os jogadores e o treinador têm de ter a consciência que isto é inadmissível..

    hj estou c vergonha do meu clube!

    ResponderEliminar
  2. Estou em choque!!!
    Não pude seguir o jogo...
    Vi o resultado 2-0 a poucos minutos do fim... vejo de novo e ... 2-2!!! Como foi possível?

    ResponderEliminar
  3. Algum dia teria que ser...A m... do Helton meteu na cabeça que é um galáctico e andava a brincar com o fogo desde a época passada! Hoje viu-se o resultado! Vendam-no em Dezembro para um clube tipo Atalanta!

    Quanto ao Stepanov é fácil! Vai ao banco e entra o Pedro Emanuel!

    ResponderEliminar
  4. Algum dia teria que ser...A m... do Helton meteu na cabeça que é um galáctico e andava a brincar com o fogo desde a época passada! Hoje viu-se o resultado! Vendam-no em Dezembro para um clube tipo Atalanta!

    Quanto ao Stepanov é fácil! Vai ao banco e entra o Pedro Emanuel!

    ResponderEliminar
  5. portista sofre como qq futebolista, adorei sofrer na final de sevilha por exemplo mas sofrer assim hmm só de pensar que vou ter de aturar os benfiquistas a semana toda!!

    assim não merecíamos sofrer..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  6. o Helton merecia no minimo uma boa chapada na tromba e banco.

    ResponderEliminar
  7. Resultado Justo com mais uma exibição pauperrima, especialmente apos o 0-2!
    Desta vez não ganhamos devido a dois erros infantis do Helton( mais um) e do Stepanov( mais outro)e porque a exibição nem chegou a ser Q.B desta vez.
    O treinador refere que apos o 0-2 a equpa não jogou nada, mas a culpa é dele, que no banco não incute aquele espirito de luta e garra para dentro do terreno e para mais, fica impavido perante tamanha falta de atitude!
    Fizemos tres remates á baliza e caminhava-se para mais uma vitoria sem brilho tal como em outras vitorias no campeonato , só que depois acontecem destas coisas que nos deixam desgostosos , com sensação Deja Vu, face ao que aconteceu no ano passado!
    Do arbitro já todos sabiamos o que nos esperava, á minima oportunidade espetaria a facada final tal como em outros encontros!
    Isto porque é rigoroso a marcar o penaltie contra o Porto, mas vendo a agressão do Anselmo ao Helton, nem o amarelo lhe mostra!
    Outro Deja Vu face ao sucedido ao Costinha em Guimaraes quando barbaramente agredido pelo Flavio Meireles!..São estas coincidencias que me deixam pensativo!
    Tambem é um facto que nos ultimos anos se marcam com tamanha facilidade faltas e grandes penalties contra nos, da mesma forma que se marcam a favor aos vermelhos..sem pestanejar!
    Continuamos lideres é um facto,mas com esta atitude e com estas exibições não sei não!
    Cump.

    ResponderEliminar
  8. ah .. e já agora o Paulo Paraty vestiu a camisola na luz!
    golos precedidos de faltas, não expulsa o Leo, mas expulsa o Kalanga á primeira oportunidade para equilibrar um jogo no qual o Boavista era nitidamente superior etc...
    O leo deve ser um jogador especial, faz faltas reclama com veemencia e manda calar os arbitros ,mas a disiplina nem vê-la!!
    Isto este ano esta deveras inclinado!!Que vergonha , meus amigos!!

    ResponderEliminar
  9. Hoje não consegui ver o jogo. Ouvi na rádio que estava 0-2 e quando volto a ligar está o gajo a marcar o penalti para o empate!!! Como?

    Obviamente não vou criticar, mas em poucas opiniões já começo a ver algumas convergentes com as minhas e que aqui tenho deixado desde à muito tempo.

    Pode-se assobiar ou não?

    ResponderEliminar
  10. Mau jogo do principio ao fim..e como se não bastasse, frango do Helton..aquele gajo reforma-se sem aprender a sair dos postes... Nuno a titular jááááá!!

    ResponderEliminar
  11. Duas expulsoes perdoadas pelo 'pode ser o Joao': Anselmo e Vagnao. Duas agressoes clarissimas, a segunda, pontapé em Quaresma, bem ao estilo Bynia. Na UEFA é expulsao em Portugal nao. Enfim, regras diferentes.

    Um jogo à imagem do que temos feito com excepçao para o jogo em Marselha e em casa com o Leixoes. Com a agravante da atititude letargica da equipa nos ultimos 15 minutos.

    Nao me quero repetir. Nem vou voltar a falar da preocupante falta de soluçoes para a falta de Lucho. Depois de um ano e meio a trabalhar com os jogadores.

    Ando a dizer a mesma coisa ha 4 meses. Jesualdo nao 'manda' verdadeiramente no balneario. Diz ele no flash interview que "ja é a terceira vez que isto acontece esta época". Ele proprio reconhece que os jogadores ja facilitaram, e voltaram a facilitar porque sentem que teem espaço para isso.
    Espero que desta vez Jesualdo de uma resposta cabal à atitude infantil, de falta de profissionalismo dos jogadores.

    O sucedido é da responsabilidade de todos. Se Jesualdo nao pode controlar as fifias do guarda redes nem as infantilidades do Stepanov, ou os egoismos do Quaresma, ou a mimalhice de Postigas e companhias, pelo menos, pode demonstrar o seu descontentamento, dando sinal de que exitem soluçoes no banco. Nuno e Pedro Emanuel devem forçosamente ser titulares no proximo jogo.
    Se tal nao acontecer, entao, a mensagem é de laxismo.

    Temos jogadores que vao decidindo, mas Jesualdo nao da mensagens à Porto. Deixa-se deslumbrar. Nao viveu o espirito do clube durante muitos anos e isso por vezes reflecte-se.

    Este empate vai relançar os jornaleiros, conselho de arbitragem e Liga na sua senda de anti-portismo.
    O jogo no galinheiro vai ser abordado por estes espécimes como a final de mais um mundial dos pequeninos. O galinheiro vai estar cheio e o Porto pos-se a jeito.

    Acho que é hora de jogadores e equipa técnica acordarem.

    Sobre a roubalheira no galinheiro:

    Mais uma arbitragem nojenta na Luz.
    Léo leva o primeiro amarelo na segunda metade à terceira entrada passivel para cartao (as outras duas ocorreram na primeira parte).

    Na segunda entrada, Léo atinge o tornozelo do Kalanga (os comentadores nao se pronunciam), uma entrada em tudo igual à do Ricardo Siva sobre o Cardozo (os comentadeiros aqui dizem que devia ter sido vermelho directo).
    Nesta entrada o Kalanga discute a decisao disciplinar e leva amarelo. Na segunda parte faz falta para amarelo e Paraty sem contemplaçoes manda-o para a rua.

    A falta do Kalanga é precisamente sobre o Léo que ja nao deveria estar em campo. Léo que, é depois decisivo no segundo golo.

    Um dos comentadeiros vermelhos descai-se no final dizendo que o Benfica nao tem culpa do que 'aconteceu ao Boavista' e que tem todo mérito em aproveitar o que 'o jogo lhe deu'.

    Um jogo equilibrado até à expulsao.
    Isto diz-me que, à imagem de outras épocas, o Benfica precisa mesmo da ajuda dos arbitros para ganhar jogos. Nao teem plantel para lutar por titulos ja ha muitas épocas.

    1-Camacho no final diz que o jogo mudou quando o Benfica marcou o segundo. Ou sera quando Paraty 'deu o segundo' ao Kalanga? Ou teria sido quando o Paraty perduou a expulsao ao Léo ainda na primeira parte?

    2-Os comentadeiros dizem que ja nao ha problemas de finalizaçao. O Benfica encontrou o caminho da baliza.

    3-O Jaime Pacheco em vez de falar da situaçao do Léo, diz que o Kalanga foi mal expulso.

    4- Contra o Porto o Boavista joga muito duro, com marcaçoes individuais em toda a nossa frente de ataque. Hoje o Rui Costa jogou sem qualquer marcaçao e vi um Boavista muito macio, à imagem daquilo que fez em anos anteriores em Lisboa.

    5- Ha uma falta no meio campo Boavisteiro, em que um jogador do Boavista leva um toque e depois cai sobre o Maxi Rodriguez. O comentador depois de ver as imagens duas vezes diz que a falta é do Boavisteiro.

    6-O segundo penalty é claramente inexistente. Os comentadeiros dizem que nao ha duvidas sobre a justiça da decisao do ladrao de serviço.

    Comentarios tendenciosos, pouco inteligentes. Desinformaçao.
    Todos chutam para canto.
    E o circo continua, apesar das peregrinaçoes a Fatima do Jaime Pacheco e das velinhas acesas pelos arbitros.

    Dualidade de critérios do Sr. Paraty, useiro e vezeiro neste tipo de situaçoes, beneficiando sempre os de Lisboa, anos a fio.

    Sera que este jogo vai ser investigado? Sera que o Sr. Paraty vai ser castigado na proxima jornada?
    Agora vamos ficar a saber se os critérios sao os mesmos para todos:
    - Se o Sr. Paraty nao for alvo de castigo, entao, os critérios serao uniformes, ja que o Sr. Paixao também nao foi castigado, depois de ter dado uma vitoria ao clube do milhafre. A pergunta de Jesualdo Ferreira ja tera resposta na proxima jornada.

    Mais uma vitoria a 14, a segunda consecutiva. O campeonato da verdade e da tranparencia prossegue.

    ResponderEliminar
  12. Fala-se muito da falta de atitude do treinador e dos jogadores do Porto neste jogo, mas o que é facto é que não teria havido reacção nenhuma do Estrela, nem os respectivos 2 golos, se tivesse ficado a jogar com 10, logo aos 39 minutos de jogo. E como é que a equipa de arbitragem não vê aquela agressão (pura e dura) ao Helton, e vê aquele penaltie bem menos ostensivo do Stepanov?
    E agora culpam Jesualdo por não ter atitude no banco. Um treinador pôr-se a berrar no banco, é coisa que tem pouco ou nenhum efeito nos jogadores em campo. É só fogo de vista para iludir adeptos. Atitude, tem que a transmitir antes dos jogos ou ao intervalo no balneário, berros e gesticular muito no banco não servem para nada, não chega aos jogadores, com tanto barulho envolvente. Na realidade, o Porto empatou por 2 lances estúpidos de 2 jogadores, 2 lances individuais perfeitamente escusados. Completamente escusada a saída aos papéis do Helton, se tivesse ficado na baliza tinha sido bem melhor. E completamente escusado o penaltie de Stepanov, num lance em que o jogador do Estrela está de costas para a baliza e sem domínio de bola. O Stepanov deve ir para o banco uns tempos, anda muito desatento (2 golos culpa dele com Marselha, menos 2 pontos, este erro com Estrela, menos 2 pontos), e Pedro Emanuel deve voltar a jogar. Não acho que Helton deva ser já punido com o banco. Cometeu uma falha grave, mas não são falhas sucessivas como o Stepanov, uma falha todos têm.

    Para os lampiões é só facilidades, por dá cá aquela palha ficam logo a jogar contra 10. Os livres nascem como cogumelos perto das áreas adversárias e perto da área do SLB nem vê-los. Fazem faltas, não são marcadas, prosseguem as jogadas e fazem golos. Com uma arbitragem como a que teve o Benfica, o FCP tinha ganho por 5 ou 6 a zero. Assim é fácil, assim podem descansar nas fases finais dos jogos, contra 10 e com golos irregulares uns atrás dos outros, e faltas por assinalar perto da respectiva área. Os jogadores do Porto têm que se aplicar ao máximo até ao apito final, porque não há expulsões de adversários, porque não há penalties contra as equipas adversárias, porque não há livres perto da área adversária e há livres uns atrás dos outros perto da respectiva área. E depois os árbitros não hesitam em marcar penaltie contra o Porto, mesmo que já se esteja em descontos. Alguém está a ver um João Ferreira a marcar um penaltie contra o Benfica, por causa de um lance como o do Stepanov, já nos descontos e com o Benfica a ganhar por apenas 2 a 1? Livre-nos Deus, nem pensar nisso. Só se for a favor. E se marcar, é muito provável que haja um "Makukula" pressuroso de converter (falhar) o penaltie, apesar das indicações do respectivo técnico em contrário. Contra o Porto, ninguém falha penalties, só contra o Benfica. Contra o Benfica, até jogam vólei na área, os jogadores adversários.

    Muitos portistas, apesar da aparente indignação, estão na verdade contentíssimos. Agora já têm alguma substância para bater no Jesualdo, que é a coisa que mais gostam de fazer. Antes, o Porto era tremendamente colectivo e consistente até ao apito final, fosse contra quem fosse e fosse onde fosse, não sofria golos de ninguém e ia marcando os golos necessários para vencer. Mas jogava "miserávelmente" segundo esses portistas, não dava "espectáculo" e não gostavam. Depois, começou a dar "espectáculo" (a partir de Marselha) e em simultâneo a perder consistência e a sofrer golos e a empatar jogos uns atrás dos outros, e já gostaram. Quer-me parecer que alguns portistas andam completamente equivocados. No futebol, o essencial não é a exibição, é marcar mais golos que os que se sofre, para ganhar os jogos. O futebol não é um desporto de exibição como a patinagem artística, ou a ginástica desportiva, em que melhor exibição corresponde a vitória, já que é a exibição que dá os pontos. É conveniente não se trocar as prioridades, ou então, talvez seja melhor trocar-se de desporto.

    ResponderEliminar
  13. Luis, completamente de acordo.

    Nao quero um treinador a fazer 'peixeiradas'. Quero um treinador sereno que saiba o que faz.
    A atitude nao se ve so nas indicaçoes para o jogo e nas palestras de balneario. Também se ve nas decisoes.
    - Por jogadores em campo para serem vendidos, nao retirar jogadores que demonstram atitudes de falta de profissionalismo e ter que admitir que "ja é a terceira vez que isto acontece"(!), revela uma de duas coisas, ou nao existe atitude firme ou a mensagem nao passa.
    Qual delas sera?

    ResponderEliminar
  14. Pelo que li e pelo que vi no resumo acho que isto vem na senda do que temos feito ... marcar, controlar, dormir... Nem com o Belenenses aprendemos.
    Depois ... expulsão perdoada aos 38 minutos, um erro do Helton - todos tem - já nos safou na Turquia, e uma infantilidade do Stepanov também na linha do que tem feito ultimamente ( Belenenses, Marselha ... ) e que me parece bom jogador mas ainda imaturo, perdendo lances infantis, chutando para a bancada e ontem com um penalti estupido. Pedro Emanuel em boas condições físicas dá segurança e ... voz de comando ... que a equipa precisa.
    Jesualdo tem de impor disciplina e espirito de conquista.
    Pinto da Costa foi ao balneário ... Achei muito bem!!!

    ResponderEliminar
  15. Penso que já acordei do pesadelo de ontem, foi muito mau ver as ofertas que demos ao Estrela. Demos-lhes o empate, agora vamos ter duas semanas com o Daúto Fáquirá em várias entrevistas a dizer que sempre acreditou, que lutaram muito ( nesse campo é verdade lutaram imenso que o diga Marção, Anselmo e outros ), com a sempre irritante satisfação da imprensa vermelha...mas com esses posso eu bem.

    Penso que Jesualdo Ferreira resumiu bem o jogo de ontem, o que me custa é que ele poderia ter evitado que isso acontecesse.

    Mas, com calma, temos que separar diferenças de atitude contra o Belenenses e contra o Estrela da Amadora. O do jogo com o Belenenses é verdade que baixamos o ritmo do jogo, é verdade que demos iniciativa ao adversário, mas também não podemos esquecer que depois demos tudo para vencer, e que a vitória esteve quase para acontecer, mediante as oportunidades que foram acontecendo e que fomos falhando.

    Contra o Estrela , já nem foi dar a iniciativa do jogo ao adversário, mas sim, como bem disse Jesualdo, retiramos-nos do campo mentalmente.

    Sobre o Stepanov, é o 3º erro seguído, mas também, globalmente, ele tem estado bem, como ele é muito jovem é bem capaz de aprender com os erros que cometeu. Não sei se a melhor coisa que se faz a um jovem será retirá-lo da equipa, mas isso, certamente, o Jesualdo saberá ver, estudando as reacções dele nos treinos, eu acho que seria um enorme rombo na sua confiança.

    Quanto ao Helton...isso é diferente, tem 28 anos, tem larga experiência e ultimamente não parece ser o grande Helton que eliminou o fantasma Vítor Baía da baliza do FCP. Displicente a jogar com os pés ( é impressionante como ele anda a marcar os pontapés de baliza, sempre mal), e agora anda a sair muito mal da baliza.

    Depois temos uma arbitragem habilidosa, mas contra isso julguei termos equipa o suficiente forte para dar a volta.

    Enfim, olhar para a frente, este é um jogo para não esquecer, sempre para relembrar, mas para nunca mais repetir.

    Agora vamos entrar numa fase com jogos difíceis, muita união entre todos é necessário, e até é bom o presidente ter ido ao balneário para tentar abanar aquilo.

    ResponderEliminar
  16. Menphis:
    «Agora vamos entrar numa fase com jogos difíceis, muita união entre todos é necessário, e até é bom o presidente ter ido ao balneário para tentar abanar aquilo» Sim, Menphis foi lá abanar e dar-lhes 2 dias de folga!!!

    ResponderEliminar
  17. Pois é, Lucho, 2 dias de folga, só agora é que soube. Até pode ser bom, para que os jogadores reflictam o que fizeram neste jogo, temos que ver que o FCP esteve muito tempo a jogar jogos atrás de jogos e o cansaço psicológico faz muito mais estragos do que o físico. O que me custa ver é que, se calhar, não vão ser só 2 dias de folga durante estas 2 semanas, mas ainda virão mais dias de folga.

    O que é necessário é o presidente relembrar-lhes o que se passou ontem para que o Setúbal leve com o orgulho ferido dos nossos atletas.

    ResponderEliminar
  18. Desculpem o off-topic:
    (United-FCP 2004 e o recente comentário do Tadeia)

    Por acaso ouvi o Tadeia e a sua ridícula intervenção e lembrei-me logo de passar por cá para vos pedir umas imagens como estas!! Fenómenal!

    Tive a felecidade de ir a Old Traford ver este jogo e lembro-me deste lance como se fosse hoje. Aliás quem me fala dele leva o troco, mas agora tenho imagens para mostrar...

    O JOGADOR CARREGADO EM FALTA É O PEDRO EMANUEL.

    Só é pena não ter a imagem da reposição de bola, pois na altura fiquei com ideia que o arbitro tinha marcado falta e não fora-do-jogo.

    Eu tinha a certeza...

    ResponderEliminar
  19. O que vejo aqui na caixa de comentário é um quase total atirar de culpas para o treinador e devo dizer que acho que é um tremendo exagero.

    Na crónica e implicitamente acabo por disparara em todas as direcções, só não o faço ao árbitro, que embora tb tenha cometido erros, não creio ter sido o responsável pelo resultado, embora todos saibamos que por outros lados as coisas não se teriam passado como ontem, mas eu não sou Calimero e evito e vou continuar a evitar procurar explicações na arbitragem e principalmente num jogo como o de ontem.

    Como disse disparo em todas as direcções porque acho que todos tiveram a sua quota parte de culpa. O treinador, a equipa e os dois jogadores que falharam, mas se o treinador é culpado acho que neste caso o é última instância, sendo que em primeira instância a culpa é claramente dos dois protagonistas da noite, Helton e Stepanov que tiveram erros que são inadmissíveis em alta competição.

    Mesmo não jogando bem, mesmo ao recuar a equipa depois da saída de Lucho, mesmo depois da displicência da equipa após o dois a zero, se estes jogadores não cometem estes dois erros, a esta hora estariamos a falar de mais um exibição segura e consistente. Essa é que é essa. Só espero que eles tenham aprendido, mas que tb os outros retirem muitas ilações do que (não) fizeram depois de estarem a ganhar por 2-0.

    Qt ao facto de terem dois dias de folga, acho normal, o campeonato vai mais uma vez parar e ja devia estar há muito programada essa folga. Que tenham ido para ela com as orelhas bem quentes, aquecidas quer por Jesualdo, quer por PdC e que voltem com a cabeça no sitio não pensando que os jogos se vencem sozinhos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Eu concordo com o que disse o Zirtaev. Não faz sentido culpar o Jesualdo por dois erros individuais de falta de concentração. E também não acho que se devam massacrar os jogadores. A equipa desleixou-se nos últimos minutos. Não devia ter acontecido. Mas há que reagir e olhar em frente. Todos os clubes têm momentos bons e maus. No fim ganha a equipa mais regular. Neste momento, estamos na décima jornada. E no primeiro lugar.

    ResponderEliminar
  21. Efectivamente custa perder assim 2 pontos. Quem já andou no mundo desportivo sabe que muitas estas coisas muitas vezes aconteçem. Vamos esperar para ver qual o resultado do puxão de orelhas e esperar que episódeos destes não voltem a acontecer num futuro próximo.

    Uma viagem ao banco do Helton e do Stepanov também é o castigo que eu defendo, até porque temos valores que são igualmente bons.

    Força FC Porto. Vamos levantar a cabeça e seguir em frente. Ainda não temos lá ninguém para quem olhar por isso "vamos ser campeões".

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  22. Apeteceu-me relembrar as minhas opiniões aqui deixadas no blog depois do jogo com o Belenenses:

    “Mas, e concordo que tacticamente levamos um banho, temos de entrar a matar, a dominar e jogar assim até ao fim. O grande FCP somos nós.”

    “Penso que já era de esperar que mais tarde ou mais cedo isto viesse a acontecer. E o que me refiro é a falta de atitude ganhadora desta equipa e deste treinador. É a teoria do jogar q.b. Estando a ganhar passamos ao controlo do jogo.”

    E depois do Marselha:

    “Tal como em Marselha, Stepanov deixou-se antecipar. Penso que não faria mal ir rodando com o Pedro Emanuel, embora ache que não acontecerá e provavelmente o jogador acabará por evoluir e emendar as suas deficiências, tal como fez Bruno Alves.”

    “O pior de tudo, neste péssimo jogo, é o treinador dizer que jogamos bem, nomeadamente na 2ª parte!! E se ele acredita mesmo nisto?”


    Não vi este episódio, mas tenho acompanhado a série que me tem desiludido, sobretudo o “realizador” por não ser mais exigente/ambicioso (só não sei se com ele, ou com os “actores”). Se tivesse que apostar, apostava nos detractores de Jesualdo.

    ResponderEliminar
  23. Pois é.. como já tinha referido aqui, este jogo era muito importante para manter a "cavalgada"!! Agora até os azeiteiros "consquistaram 8 pontos" neste jornada (titulo de "O jogo"), e já sonham...

    -Comentários:
    * "consquistaram 8 pontos" (titulo de "O jogo")??? PORTISTAS, penso que qualquer referência a este jornal deve ser abuliada neste blog! Já está igual aos outros jornais do sul... e com amigos assim, não precisamos de inimigos.
    * Em relação o jogo penso que a culpa é de todos: desde o treinador (desta vez nem meteu o Postiga...) aos jogadores.
    * Na minha opinião o Stepanov já fez erros a mais. Tem falhado em varios jogos seguidos, e se com o Marselha ainda se "perdoe" por ele deixar-se antecipar (dou mérito ao avançado), ontem não teve cabimento nenhum a falta que fez, pois o jogador do estrela até estava de costas para a baliza e a afastar-se.
    * Desta forma até concordo com a entrada do P. Emanuel, desde que esteja a 100%. Recordo o excelente jogo que fez em Braga, e principalmente por ser um jogador raçudo, e que ontem certamente puxaria as orelhas após o 1º golo!
    * Por fim, por muito que custe, ontem o arbitro não teve culpa nenhuma, depois daquela desgraça toda...

    ResponderEliminar
  24. boa tarde!


    Para mim os culpados do desaire de ontem foram os jogadores e nao o treinador! foram erros infantis! agora preparem-se meus amigos para os proximos jogos! contra o setubal vamos ter de jogar muito mais de que contra o estrela. E contra o benfica vai ser a lenga lenga do costume! vamos ter de jogar muito melhor para conseguir ultrapassar as 2 equipas que vamos defrontar no estadio da luz!


    Força PORTO

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde,


    Apesar do que aconteceu, há que levantar a moral, e é nestas alturas que deveremos apoiar a equipa, só assim terão vergonha por não corresponderem a quem os acarinha.

    Já agora antunescus, a 1ª coisa que pensei quando vi a capa d'O Jogo, foi que estávamos em 2º lugar, uma vez que só tínhamos 6 pontos de avanço...

    ResponderEliminar
  26. Depois de ter estado 24 horas a tentar digerir o resultado de ontem aqui estou finalmente, já sem dores de cabeça mas com uma dor de coração que nem vos conto!
    Gostaria de acentuar aqui que mantenho o que disse há uns dias atrás, não vou comentar a acção do Prof.
    -Para mim o que denunciou que desligamos completamente do jogo e partimos para uma de ajuste de contas, foi aquela entrada desnecessária do Bruno Alves -em jeito de retaliação- sobre o avançado do Estrela que carregara Helton...Bem sei que o Anselmo nem amarelo levara, mas temos que ser inteligentes. Aí percebi que os nossos jogadores estavam mais que convencidos que o jogo estava nas suas mãos e podiam meter a terceira velocidade e gozar com os Estrelistas...Erro tremendo -também demonstrado pela atitude reiterada de Quaresma em brincar constantemente com o central do Amadora- e isso paga-se caro...Sabíamos que o João Ferreira iria aproveitar ao máximo as deixas que lhe dessemos. Até ao final da 1ª parte praticamente deixou jogar com a dureza que fosse necessária para anular o jogo do Porto -os comentadores, agora era o Simões, até estavam admirados com a baixa marcação de faltas- depois tudo mudou, começou a apertar os critérios e já sabíamos, não podíamos ser nós a facilitar...O primeiro amarelo a sério foi para Bruno Alves!
    Aquele Penalti é escusado, desnecessário e o mais triste é que é mesmo falta. A atitude de arrogância demonstrada a partir do 2-0 perdeu a equipa e foi castigo merecido levar com este empate...Espero que aprendam! O pior é que nós os torcedores, também sofremos e de que maneira, ainda por cima depois de sabermos que o resultado que também nos parecia garantido nos fugira pelos dedos das mãos. Duas ofertas, dois brindes, dois golos! Estou como o Zirtaev, que lhes sirva de lição...

    ResponderEliminar
  27. O resultado é enganador. O que não engana é a equipa mandar no jogo de uma forma tão serena e até sublime a espaços, com Quaresma brilhante e todo entregue ao colectivo a quem emprestava a beleza dos seus ´números individuais.
    Nunca acreditei no empate, mas depois do 2-1 admiti que um qualquer lance fortuito pudesse dar um golo. Deu mesmo, e voltamos
    a velha lição que se diz aprendida até se repetir outra asneira do género.
    A culpa é só dos jogadores, não se podem permitir situações daquelas. Por muitas alterações, ou poucas, que o treinador fizesse, erros daqueles só tem a ver com a cabeça de cada um. Helton falhou estupidamente, Stepanov é por não andar sereno. Não acredito que com P. Emanuel aquilo fosse possível. Faltou um berro dentro de campo para o pessoal atacar a bola e não fazer faltas.
    O que se passou foi um golpe de sorte. OK, o Estrela já tinha feito o mesmo em Coimbra. Coincidência. Desta vez foram bolas paradas e uma delas perfeitamente oferecida pelo Stepanov. Escusado, imbecil, o rapaz não anda bem e deve ter banco. O problema é que frente ao Setúbal, que tem avançados muito rápidos, o Stepanov deve entrar...
    Sobre as substituições: precisamente a adivinhar o chuveirinho final, Jesualdo meteu Bolatti e Kaz, mas nenhum teve intervenção directa nos golos, o que confirma que a questão não é tanto do recuo, a equipa tinha desacelerado e só precisava de impedir os lances aéreos. Mas o 2º golo não é lance aéreo, ou melhor há um corte de cabeça do Bruno Alves.
    Isto foi perder dois pontos num jogo que estava ganho. E ganho de forma limpinha, serena, com mobilidade e bola corrida.
    A jogar assim não vejo equipa para vencer o FC Porto. Mas há que guardar os resultados, porque o Porto esteve a ganhar nos dois empates. O Benfica não tem pedalada para o FC Porto. Vai levar um banho de bola na Luz. Receio mais o Setúbal, que joga bem e tem homens rápidos e bons finalizadores na frente.
    Preocupava-me se a equipa não jogasse. Continuo a achar que o pior jogo ainda foi com o Belenenses.
    Os 5 minutos finais puseram em causa o resultado, mas não questionam a valia da equipa. Os golos foram acidentais. E talvez sob pressão a equipa ganhe mais, como diz Jesualdo. Não é caso para alarme.
    Concordo que não era aquele agarrão lance para o jogador adversário cair ao chão, mas era impossível não marcar penálti. Por causa do cheiro das tintas e do barulho das latas que aí chocariam...
    Agora, alguém aqui lembrou muito bem que o João Ferreira permitiu que Flávio Meireles pusesse a vida de Costinha em risco, numa entrada assassina... ao pescoço, num jogo da Taça. Permitir aquela entrada de Anselmo (o moço tinha o diabo no corpo, estava muito empenhado no jogo...) é brutal. Para piorar, uma dividida Anselmo-B. Alves e com o estrelista a chocar contra o pé do portista que corta a bola, levou relatador e comentador da SportTV a considerar da mesma gravidade do lance anterior. Mentira. Mas não há nada a fazer. Os jogadores do FC Porto não podem esperar benesses de ninguém. E só por eles serão campeões, ninguém os ajudará.

    ResponderEliminar
  28. O Bosingwa tem razão! Ele e toda a equipa, bem como os adeptos sentiram o mesmo sabor amargo que Jesualdo, Mas não é correcto culpar-se uma equipa inteira pelos erros individuais de 2 jogadores. que culpa teve a equipa que desse na vinheta a dois fazer o que fizeram? alguem estava indignado com a equipa até o min. 85? era uma bofetada a aos dois, e seguir em frente, pois o Porto é pra HOMENS.

    ResponderEliminar
  29. Muito mal a forma como o Porto tem jogado já desde a época passada! O jesualdo não vê um palmo à frente dos olhos e só por estar neste grandioso clube é que tem algum troféu no curriculo... pouco os merece! Este péssimo em sacudir a àgua do seu capote e provocou justificadamente a ira dos seus jogadores. Ele é quem incentiva este tipo de jogo... o deixa rolar mal se conseguem colocar à frente do marcador. O cronómetro vai passando os atletas do adversário também só quem não se mexe são os nossos jogadores.

    Depois quando são chamados a intervir erram.. porque estão sem atenção, sem tensão competitiva e desconcentrados... por culpa da filosofia do seu treinador.

    mais comentários e análise, agradeço a visita do meu blog: http://remateabaliza.blogspot.com

    ResponderEliminar