13 novembro 2007

Ecos da "bluegosfera"

«Não. Não vou falar da falta que o Pepe faz à equipa... Vou sim falar das semelhanças que vejo no Stepanov... Reparem bem: É igualzinho. Stepanov tem grandes condições físicas e técnicas para ser um grande defesa central. Pepe também as tinha e provavelmente ainda maiores. O problema é que ambos os jogadores nas suas primeiras exibições pelo FCPorto nos deixaram apreensivos. Do género:«Este míudo passa o jogo a fazer coisas interessantes e deita tudo a perder numa desconcentração infantil.» É isso que eu penso do Stepanov. Grandes condições para se tornar um indiscutível, mas antes disso, vai ter de perceber, como percebeu o Pepe e até o Zé Bosingwa, que um jogador para se adaptar ao nível competitivo exigido a uma equipa como a nossa, tem de ter índices de concentração elevados e constantes durante os 90 minutos. Não há tempo para relaxar.»
Prata in Basculação

«Jesualdo tratou de fazer descansar El Comandante e por curiosidade ou talvez não, a nau ficou à deriva, experimentou ainda e novamente o 4*4*2, (sistema este que tarda em ser assimilado pelos jogadores), com a entrada de Adriano e por esta altura a última nota de registo dos Dragões em campo foi a bola no poste de Licha, daqui em diante só deu Estrela.»
Bruno Rocha in Mundo azul e branco

«Alguém me explique porque raio numa jornada L.Lima é parte integrante da fórmula resolvente do futebol centro campista dos azuis e na jornada seguinte nem convocado é!!! … Postiga passa de utilizável a proscrito?!?!?…Kaz entra para jogar meia dúzia de minutos?!?!?....Porque se queixa Jesualdo da falta de capacidade de posse de bola na intermediária se não fez uma substituição que potenciasse tal desígnio.»
Bruno Rocha in Mundo azul e branco

«Ironicamente, foi depois de Lisandro Lopez quase ter feito o terceiro golo, atirando ao poste, que o Estrela começou a acreditar. A tradição de perda de pontos na Reboleira mantém-se. O Estádio José Gomes parece ter fantasmas! Agora, 4 pontos de vantagem para o segundo até parecem curtos face ao bom futebol e consistência que o FC Porto tem mostrado. E atenção aos próximos dois jogos: recepção ao surpreendente Vit. Setúbal e visita à Luz!»
Ricardo Vara in Paixão pelo Porto

«quando o melhor não pode jogar [Lucho], a equipa baixa de rendimento. E se a isso somarmos uma boa dose de sorte para a equipa adversária e alguns erros de palmatória de um ou outro jogador do FC Porto, está o caldo entornado. Foi o que aconteceu. Só espero que os adeptos portistas que estão sempre à espera que algo corra mal para criticarem tudo e todos, desta vez tenham um pouco de juízo e pensem que dessa maneira apenas estão a ajudar os nossos inimigos.»
Alvaro in Portogal

«Não é grave, em 10 jogos ter 8 vitórias e 2 empates, mas começa a ser preocupante o sofrer tantos golos nos últimos jogos (4 em 3 jogos), e a forma como a defesa, não colectivamente, mas com falhas individuais está a ser batida, Marek Cech contra o Belenenses, Stepanov contra o Marselha, e agora Helton e Stepanov contra o Estrela, isso é que é preocupante, o facilitar quando o FCP está em vantagem, isso é que não pode acontecer, principalmente perto do fim do jogo, que já não dá hipotese de reagir e voltar a comandar o jogo...»
Wolverine23 in Zé do boné

«Às vezes em jogos em campos complicados, quando a equipa não joga bem e ganha, costuma-se dizer, que é assim que se ganham campeonatos. Eu posso dizer da mesma forma, que são jogos como o da Amadora onde se perdem campeonatos!»
Fernando Monteiro in Sou portista com orgulho

PS: Espero que os colegas dos blogs citados não levem a mal o "roubo" de partes dos seus textos. Se tal aconteceu não tenham problemas em contactarem-me.

31 comentários:

  1. A culpa deste inesperado resultado é claramente de dois jogadores-Helton por excesso de confiança na forma como se fez ao centro e Stepanov porque é inexperiente em Portugal,pois não conhece os nossos arbitros..correcto?
    E a culpa das exibições é de quem?
    O ano passado fomos campeoes com 5 derrotas e temos de agradecer muito a alguns jogadores, como o Adriano.
    A equipa a partir de janeiro de 2007 não jogava bem simplesmente porque não houve rotatividade no plantel e porque tacticamente o nosso treinador deixa muito a desejar.
    Esta epoca já se começa a ver algum desgaste e vejo jogadores com lugar cativo que jogam sempre mesmo em inferioridade fisica (lucho, Tarik, Bosingwa etc..)
    o Farias custou 4 Milhoes e nem ao banco vai,Castro e Rui Pedro nunca foram convocados para o campeonato, o bolatti joga uns minutos se tanto e o Edgar nem isso.P.Emanuel, Leandro lima e Joao Paulo IDEM ASPAS..
    Claro que não vão jogar todos de uma vez,mas para poupar um Lucho na Amadora ,faltou um jogador que levasse a equipa para a frente, dorme-se a conta de resultados quase feitos e não se percebe porque é que a equipa não consegue jogar em 4*4*2 como se viu nos ultimos 20 minutos deste jogo.
    O Plantel é muito bom, mas isto é como o Xadrez: é preciso saber colocar as peças no tabuleiro!
    Cump.

    ResponderEliminar
  2. Li com atenção todos os textos transcritos de outros blogs para aqui e chego a conclusão que o Miguel Teixeira vai ter um trabalhão enorme a responder a essa malta toda para lhes explicar a teoria das focas no zoo de Lisboa.
    Realmente, apesar da reconhecida boa campanha que o Fc Porto tem feito esta temporada, há defeitos congénitos no futebol do Porto que saltam á vista de qualquer adepto Portista, pelo menos aos mais racionais e depois, acho que há erros grosseiros que se cometem dentro daquele campo que nos levam á beira de um ataque de nervos. Nesses momentos, por vezes, dizem-se umas ou outras menos acertadas...mas cheias de razão.

    ResponderEliminar
  3. Senti uma enorme frustração com o resultado da Amadora. No fundo é isso que todos fazemos, transferimos dos êxitos ou insucessos do nosso clube o sentimento que vai imperar momentaneamente no nosso estado de alma...Daí sermos muitas vezes impiedosos, como igualmente o somos para quem nos é mais chegado e comete algum erro de percurso que julgamos decorrente de alguma displicência...Não creio que devamos ser assim quando o jogo decorre, aí devemos apoiar o conjunto que estiver em campo e incutir o máximo de exaltação positiva em quem nos representa...Depois na lavagem dos cestos a reflexão e a crítica! Uma atitude que não deve sair -embora não seja de modo algum demasiado censurável- é a recusa da crítica, feita ao estilo do Zé Bosingwa, frontal mas algo infantil e precipitada. Outra atitude que é também rejeitável é a permanente passagem das responsabilidades do que sucede para os outros! Temos que ser unidos nestes momentos -falo do grupo de trabalho essencialmente- e não abrir brechas demasiado aproveitáveis pelos nossos queridos inimigos...Mas também não podemos enfiar a cabeça na areia e ignorar o que acontece, numa atitude simplista de considerar sorte ou azar, em tudo o que é futebol. A boa fortuna é fundamental -se o remate do Lisandro que levou a bola ao poste tivesse feito o 3-0 não sei o que aconteceria- mas não acaba aí a condicionante de um resultado de futebol. O trabalho de todos os dias, a crítica constante e construtiva é essencial para que se consciencialize a necessidade de manter uma atitude e atenção competitiva constante... Temos o Setúbal e depois vamos medir forças com os senhores do Poder, se estivermos concentrados podemos sair da Luz com sete pontos de avanço e arrumar um pouco com as suas veleidades desportivas. Mas este filme que estamos a viver não é novo, aconteceu um pouco disto no decurso destes últimos vinte/vinte e cinco anos. Avanços enormes e depois um relaxar que acaba por assustar pela queda abrupta, até nova subida dos resultados! Relembro o resultado no tempo de Oliveira, que permitiu uma vitória do Salgueiros não possível em mais de duas décadas anteriores...Frustração? Sim é verdade, mas temos de saber lidar com ela -de vez em quando, será até benéfica- e partir para uma nova jornada de espírito completamente remoçado! De momentos bons e menos bons se faz a vida de tudo o que existe.

    ResponderEliminar
  4. É verdade que João Ferreira branqueou uma expulsão a um Estrelista ainda na 1ª parte com 0-1 no marcador (lance com helton), e ainda outra expulsão com 0-2 (lance com quaresma)mas a equipa sabia com o q contava e sabia q ao minimo descuido lá estaria ele de sorriso no rosto a espetar-nos o punhal... Stepanov e Helton enterraram a equipa mas esta já bem antes tinha ficado totalmente desiquilibrada, podem argumentar q o plantel n tem soluções alternativas mas afinal quem os contratou? Jesualdo. Pois...
    Leiam bem esta crónica do PAULO PEREIRA:
    «Alguém me explique porque raio numa jornada L.Lima é parte integrante da fórmula resolvente do futebol centro campista dos azuis e na jornada seguinte nem convocado é!!! … Postiga passa de utilizável a proscrito?!?!?…Kaz entra para jogar meia dúzia de minutos?» A culpa n é só dos jogadores.

    ResponderEliminar
  5. Em relação aos vários postas comentarei dois:
    Stepanov é bom jogador mas ainda tem de melhorar muito.Desconcentra-se, erra e isso custa caro. Há que o ir fazendo mas acho neste momento que deveria entrar Pedro Emanuel até porque é uma voz de comando lá dentro e estamos necessitados disso.
    Tal como o Lucho, cito o post do Paulo Pereira, já falei disso algumas vezes, acho que não há grandes critérios na rotação de jogadores e temos uma grande salgalhada muito prejudicial ao rendimento da equipa.

    ResponderEliminar
  6. Caro Zirtaev,

    Chateados ou não, os amigos dos outros blogs nada podem dizer, porque o que faz neste post é perfeitamente lícito ao abrigo do Código dos Direitos de Autor. Continue a identificar o autor do post e o blog de onde retirou o texto que não terá qualquer problema.

    Abraço legalista.

    ResponderEliminar
  7. miguel sousa tavares hoje na bola.

    Os trabalhos de Jesualdo Ferreira

    Tudo bem esmiuçado, o FC Porto tem apenas seis jogadores de indiscutível valor, num plantel de 27 elementos. São eles os laterais Bosingwa e Fucile, o central Bruno Alves, o trinco Paulo Assunção e os avançados Lisandro e Ricardo Quaresma


    1- Com toda a sinceridade, digo que tenho a melhor impressão sobre o trabalho de Jesualdo Ferreira à frente do FC Porto. Sei que há muitos, portistas e não portistas, que não partilham desta opinião e que vêem no treinador do FC Porto alguém incapaz do «golpe de asa» que é susceptível de levar equipas medianas a mais altos voos. Talvez o seja, talvez não. Mas a verdade é que, com as condições que tem tido à disposição, acho difícil alguém ter feito melhor do que ele, tanto na época passada, como este ano.

    Este ano, Jesualdo Ferreira perdeu, sem sorte, a final da Supertaça para o Sporting; perdeu, sem glória e por culpa exclusiva dos jogadores, a Taça da Liga; mas marcha à frente do campeonato, com uma diferença confortável para o Sporting e uma diferença para o Benfica que não reflecte o abismo de categoria existente entre ambas as equipes; e tem o FC Porto praticamente qualificado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, com boas hipóteses de terminar o grupo em primeiro lugar. Acho que era difícil fazer melhor com um plantel completamente desequilibrado, como já o era no ano passado e este ano ainda mais, com as saídas de Pepe e Anderson e a contratação de uma legião de jogadores de segunda categoria.

    Tudo bem esmiuçado, o FC Porto tem apenas seis jogadores de indiscutível valor, num plantel de 27 elementos. São eles os laterais Bosingwa e Fucile, o central Bruno Alves (incrível recuperação de Jesualdo Ferreira), o trinco Paulo Assunção e os avançados Lisandro e Ricardo Quaresma. Depois, há Lucho Gonzalez, um jogador de indiscutível categoria, mas que só produz um jogo em cada quatro e com destaque para os jogos europeus, onde é elemento preponderante. E tem mais uns fogachos do também incrivelmente recuperado Tarik Sektioui e as suspeitas de génio ocasionalmente deixadas em campo por Leandro Lima — em quem Jesualdo, todavia, parece fazer pouca fé. O resto, tudo o resto, são jogadores banais ou menos do que isso.

    Jesualdo tem vários problemas urgentes a resolver e, na minha modesta opinião de treinador de bancada, as soluções passam por:

    — obter da SAD a contratação, já no mercado de Inverno, de três jogadores, que sejam verdadeiros reforços e não mais umas quantas oportunidades de negócios escusos: um central de categoria para jogar ao lado de Bruno Alves e livrar-nos desse susto do Stepanov, responsável directo por quatro golos sofridos nos últimos quatro jogos — contra o Marselha, duas vezes, contra o Belenenses e contra o Estrela da Amadora. Talvez um dia o Stepanov venha a ser um jogador aceitável, mas para já é apenas um central à deriva em todos os lances importantes, sistematicamente batido no jogo aéreo, sem noção do tempo de entrada às jogadas e com uma tendência suicida para atrasos ao guarda-redes demasiado curtos; um médio de ataque (ou dois, no caso de continuar a não apostar no Leandrinho); e um ponta-de-lança de raiz e de cultura, que, não desfazendo no Lisandro, não é o caso dele;

    — forçar o Helton a horas extraordinárias (se possível sobre orientação do Vítor Baía), até ele perceber que um guarda-redes com 1,90 de altura não pode ser um cata-vento no jogo aéreo, ficando preso aos postes quando devia sair e saindo, e em falso, quando não deve. Viu-se uma vez mais, contra o Estrela da Amadora, que ele não faz a mais pequena noção do que seja dominar o espaço aéreo da sua área. E um guarda-redes que não domina o jogo aéreo e que se enerva a jogar com os pés, pode fazer defesas extraordinárias, mas nunca será um grande guarda-redes.

    — forçar também o Raul Meireles a horas extraordinárias, de modo a conseguir acertar na baliza mais do que uma vez em cada dez remates, e já que gosta de gozar da fama, a meu ver absolutamente injustificada, de «rematador de meia distância»;

    — estar muito atento aos jogadores que o FC Porto tem emprestados pelos quatro cantos, a quem paga ordenados para os ver brilhar pelos adversários e de que, seguramente, alguns deles valem bem mais do que as pretensas vedetas contratadas no último «defeso».

    Jesualdo pode dizer, e não deixa de ter razão, que a forma incrível como o FC Porto deixou fugir uma vitória tranquila sobre o Estrela, nos cinco minutos finais, se deveu ao facto de a equipa ter adormecido sobre a vantagem de dois golos, a meio da segunda parte. Mas a verdade, verdadinha, é que a impossível recuperação do Estrela não encontra justificação no agigantar do adversário nem no adormecimento dos portistas, mas apenas se tornou possível por dois erros crassos individuais da autoria de «suspeitos habituais». E, contra isso, de nada vale o génio do Quaresma ou o esforço do Lisandro e a jogada sumptuosa que ambos contruíram e que se concluiu com um remate ao poste que podia e merecia ter dado o 3-0 e pôr a equipa definitivamente ao abrigo das traições da retaguarda.

    2- Muito se escreveu sobre o lance do Binya contra o Celtic e que lhe mereceu o vermelho directo. A entrada do camaronês foi uma autêntica bestialidade e, a meu ver, não colhem as desculpas de que se trata de um jogador ainda imaturo — aliás, já tem 24 anos de idade e alguns seis ou sete de profissional. Acontece que quem vê jogar o Binya na Liga portuguesa, sabe que esse lance de Glasgow não aconteceu por acaso, mas antes reflecte a sua forma de interpretar o futebol. Aqui, ele vem usando e abusando do mesmo estilo, só que com a impunidade que faz com que os jogadores da nossa Liga imaginem que, lá fora, os árbitros são igualmente condescendentes. Não são: nem sequer os árbitros portugueses, que por cá consentem o que na Europa não se atrevem a consentir.

    Anteontem na Luz, o Benfica viu sair lesionado o Cardozo, depois de uma entrada violenta de Ricardo Silva — outro jogador useiro e vezeiro nesse tipo de jogo. E, na Amadora, o árbitro deixou em campo, sem sequer lhe mostrar um amarelo, o Anselmo, depois de ele ter entrado a pontapé ao corpo do Helton, quando já não tinha hipótese alguma de disputar a bola. Parece que o exemplo do katsouranis, no ano passado, arrumando o Anderson por quatro meses, perante a complacência de Lucílio Baptista, não serviu de motivo de reflexão para ninguém.

    É claro que esta cultura da cacetada impune tem solução: basta querê-la. Basta que a Comissão Disciplinar passe a punir seriamente os caceteiros, que a Comissão de Arbitragem passe a punir os árbitros condescendentes e que os treinadores passem a ensinar aos seus comandados que futebol é uma coisa, cacetada é outra. Foi isso que se esqueceram de explicar ao Binya.

    3- O golo de Tarik Sektioui contra o Marselha, a bem da promoção do futebol, deveria passar a integrar todos os genéricos dos programas sobre futebol, a ser passado nas escolas todas do país e em todos os centros de formação onde há miúdos que sonham vir um dia a ser grandes jogadores deste maravilhoso jogo.

    ResponderEliminar
  8. oh meus amigos bloguistas...o seu a seu dono..O blogue mundoazulebranco é de autoria do Amigo e mui nobre portista Paulo Pereira mas o post a que se referem é de minha autoria (BRUNO ROCHA) na minha estreita colaboraçao com o referido blog.
    Corrigam la esses direitos de autor e Caro Zirtaev nao me importa nada que utilizes os meus escritos para levar-mos para a frente o nosso FCPORTO ou acordar-mos os Dragões mais adormecidos.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Grande parte dos portistas perdem-se na questão de quem terá sido o culpado da derrota na Roubalheira. Enquanto isso, os abutres de vermelho já fazem contas À hipotese de passarem para primeiro a seguir ao derbie da luz.

    Continuem a "dormir", a querer treinador novo, no fundo a quererem sol na eira e chuva no nabal.

    A maioria dos portistas está como o tolinho do Bosingwa - entende que o problema é do Jesualdo...

    É o que os abutres querem e alguns de nós vão na cantiga.

    PS: acho q Hélton e Stepanov devem manter-se no 11. O 11 da reboleira deverá ser o 11 da luz.


    [[]]

    ResponderEliminar
  10. Bruno sê bem-vindo e o seu a seu dono. O facto é que ao ler os posts, no final, estava escrito Posted by Paulo Pereira. Creio que poucos repararão que terá sido o Bruno a escrevê-los, pelo menos da forma como está exposto. De qq forma já está corrigido.

    Quero tb dar as boas-vindas ao Paulo S. Neves e agradecer pelos conselhos juridicos prestados :-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Após o empate na Reboleira, Jesualdo Ferreira disse que o FC Porto não foi uma equipa séria e humilde. Bosingwa ouviu as críticas pela boca dos jornalistas e não concordou com Jesualdo. "O que o treinador disse é um problema dele. Não sei o que ele disse, mas, se disse isso, é a opinião dele. Cada um tem a sua opinião", frisou. O lateral admite que o empate ficou a dever-se a uma falha de concentração, mas nunca devido à falta de atitude. "O FC Porto entra sempre em campo com uma atitude séria. Somos profissionais e temos que representar o melhor possível a instituição FC Porto. Foi um lance complicado. Se calhar houve alguma desconcentração, mas não houve falta de atitude da equipa. Acho que nenhum jogador do FC Porto teve esse pensamento", explicou.

    A verdade é que os três pontos pareciam destinados aos portistas e o Estrela acabou por empatar nos minutos finais. "O que aconteceu? Sei lá… Nem eu consigo saber. Tínhamos o jogo controlado até aos 85 minutos e sofremos um golo de bola parada. Era um lance que estava estudado, porque sabíamos que o Estrela era forte nessas situações. Sofremos golo, eles acreditaram e conseguiram o empate". A desilusão foi enorme e os jogadores nem queriam acreditar no que lhes tinha acontecido. "Queríamos ganhar para nos distanciarmos. Estamos tristes, mas temos que levantar a cabeça e pensarmos no próximo jogo. Regressei ao balneário chateado, tal como os meus companheiros. Ficámos todos desiludidos", afirmou o defesa-direito portista.
    in O Jogo, 13 de novembro 2007

    este gajo tem que ir para a bancada JÁ!! nem sequer é para o banco, é mesmo ver o joguinho de longe a ver se areja as ideias!!

    foi mau o Porto ter-se deixado empatar, não estamos em crise (como já ouvir comentar) mas é uma situação a pensar para não ser repetida... e a ÚLTIMA coisa que precisamos é um parvalhão armado em puto mimado a desautorizar o treinador! ainda por cima em público!! "o que o treinador disse é problema dele."?!?! PROBLEMA DELE? uma coisa é ser parvo e mimado, outra é não ter o mínimo de educação e respeito!

    e ele acha que não houve falta da atitude?! e não sabe o que aconteceu?! ele que venha aqui sentar-se ao meu colinho que eu explico-lhe. aliás, se há coisa que ele gosta é de estar sentado ao colinho de alguém. "Se calhar houve alguma desconcentração." Só se calhar, querido. Não te enerves que não há certezas!

    eu perdôo muita coisa, sou muito paciente com os jogadores, desculpo muitos erros... desculpo o Stepanov porque é novo, e, ao contrário do que dizem, acho que mandá-lo para o banco seria contraproducente... pelo contrário, o problema dele é principalmente falta de confiança, e essas coisas não se resolvem no banco. quanto ao Helton, seria um pouquinho mais dura, mas isso é porque o problema dele já se arrasta há muito tempo e ele teima em não aprender (e há coisas que ele podia aprender muito facilmente... não sair a jogar com os pés armado em número 10 é uma delas).

    mas o que fez o bosingwa com estas declarações, mesmo que não cause a perda (directa!) de pontos, é MUITO MAIS grave: desautorizar o treinador e dividir o grupo de trabalho é INADMISSÍVEL, e ele não tem exactamente 13 anos para desculpar essas atitudes com um salto hormonal. é mimado e caprichoso, enquanto o porto anda bem ele vai disfarçando, quando alguma coisa corre mal estala o verniz da florzinha de estufa!!

    com este tipo de atitudes, eu não tinha contemplações: bancada até ao Natal, emprestado ao Freamunde F.C. na segunda volta. e uns meses jeitosos de suspensão de salário. alguém tem que lhe baixar aquela crista peneirosa, se não vai a bem, vai a mal.

    palavra de honra - agora estou mais calma (sim, estou, ACREDITEM), mas quando vi este artigo de manhã estava capaz de trepar pelas paredes. se o apanhasse à minha frente, desfazia-o!

    agora com licença, que eu não tenho a vida deste Senhor e tenho uma aula para preparar.

    (existe algum Freamunde F.C.?)

    ResponderEliminar
  12. Qt ao post quero chamar a atenção ao escrito pelo Prata e ao que ele diz sobre Stepanov. Não poucas vezes nos precipitamos sobre o que faz ou deixa de fazer um jogador e não poucas vezes temos depois de admitir que poderemos estar enganados. Eu próprio tb cometo esse erro. Além dos exemplos referidos por ele, o Pepe e o B.Alves, relembro só o que anda a fazer o Renteria por França (já sei que o Zé Luís não estará de acordo :-)) e por outro lado o que o Diego é neste momento, embora neste caso eu saiba que ele na altura que aqui estava o Co Adriaanse não cabia no sistema táctico da equipa.

    Qt ao facto de criticarem o treinador digo o que disse ontem, se não fossem aqueles erros individuais, a esta hora estariamos a congratula-lo. Dá-me é a entender que quem não gosta dele aproveite qq facto para lhe cair em cima.

    Além de tudo ele fez bem em criticar toda a equipa, porque se criticasse só os jogadores em questão estariam aqui todos a criticá-lo por ele só apontar o dedo a alguns.

    O Bosingwa deveria ter mais cuidado com o que diz, não na sua essência porque tem direito a discordar do que diz o treinador, mas na forma. Acho que foi um claro desrespeito ao treinador a forma como ele falou dele. Dizer que a forma como o treinador pensa é problema do treinador é não estar ciente que o problema do treinador é o problema de toda a equipa.

    O MST é pertinente em muitas coisas que diz e eu até gosto de o ler, mas vive há muito tempo entre "infieis" :-), creio que cada vez sabe menos de futebol em geral e do FCPorto em particular. Dizer que o Lucho não é dos melhores jogadores do FCPorto e que só joga bem em 1 em cada 4 jogos deve ser a maior estupidez que lhe li nos últimos tempos. Para ele e mais uma vez esta semana um "enfim".

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Catarina, mas que tremendo exagero! É evidente que ele não esteve bem, mas daí a retirá-lo da equipa?!?!

    Não duvido que terá o devido puxão de orelhas. Tem de ter mais cuidado com a lingua, mas o que é certo é que a imprensa está a aproveitar este facto (olha a novidade) e alguns portistas estão a cair na esparrela.

    Não há divisão nenhuma do balneário, ele arcará com as consequências, aliás como já aconteceu em situações anteriores e deverá estar pronto para servir novamente e bem, como tem feito nos últimos tempos, os interesses da equipa que no fundo acabam por ser os seus próprios interesses.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. o problema é exactamente esse, Zirtaev. é ele já ter sido castigado em situações semelhantes, mas insistir na mesma tecla. pergunto-me se ele é incapaz de aprender, ou se simplesmente gosta de esticar a corda para ver até onde pode ir.

    por isso, sim, eu mandava-o arejar. mesmo. mas pronto, tu já me conheces, é muito mau feitio junto (;
    dá um desconto (:

    ResponderEliminar
  15. Do apanhado de posts de vários blogs portistas, o mais sensato e próximo da realidade e dos interesses do Porto, é o do "Alvaro", do blog "Portogal". "Só espero que os adeptos que estão sempre à espera que algo corra mal para criticarem tudo e todos, desta vez tenham um pouco de juízo e pensem que dessa maneira apenas estão a ajudar os nossos inimigos". Simplesmente lapidar. Realmente, anda muito portista de barriga cheia, a precisar de ter, não pouco, mas muito juízo, porque inimigos, muitos, e ferozes, já o FCPorto tem de sobra. Vamos é mostrar que estamos a 100% com a equipa, no próximo jogo, que isto passa tudo com uma grande vitória.
    MST é bom a discorrer sobre a envolvente sócio-política do futebol português, mas quando se trata de futebol jogado só diz asneiras. Qualquer "ceguinho" vê, que neste momento, o Porto sem Lucho não é uma equipa. As coisas até podem correr mais ou menos, como aconteceu com o Marselha, ou mais ou menos mal, como aconteceu na supertaça, com o Belenenses e com o Estrela. Não há é nunca, sem ele, uma equipa em campo, a movimentar-se e a jogar como tal. Lucho está para esta equipa, como Deco estava para a equipa que venceu a Uefa e a CL. Sem tirar nem pôr.

    ResponderEliminar
  16. Não é fácil explicar o que se passou na Amadora. Não é fácil porque o futebol, diz o Carlos Manuel, "é isto". Imprevisibilidade, quer nos lances, quer na direcção dos remates de costas para a baliza, quer nos árbitros a julgar a "intensidade" das faltas (entrada de Anselmo) ou dos agarrões.
    Não é fácil explicar para o treinador, para os jogadores, para os adeptos, para quem aqui acha isto e aquilo. E vá lá que não estamos a falar de uma má exibição, mas um desorte que, fortuitamente, deu dois golos imprevistos, de sorte, com erros individuais.
    Daí, neste contexto de não ser fácil explicar ou enunciar qual a prioridade das razões plausíveis para o empate de todo imprevisto, o atirar para o ar toda e qualquer "desculpa" ou "culpa". Sabemos que existem acidentes, andamos com cuidado na estrada e quando menos esperamos podemos levar com um carro em cima sem nada fazermos por isso. Helton e Stepanov "fizeram por isso", mas eu não ponho em causa a competência dos jogadores, do treinador, a oportunidade das substituições, a valia do plantel.
    Afinal, tem de haver rotatividade ou não? Tem, e a ganhar 2-0 a 5' do fim há que fazer rodagem a jogadores. O resultado não pode pôr isso em causa. Não se pode ser preso por ter cão e por não ter...
    Catarina, o Bosingwa fala mal português, se é que ninguém ainda reparou. O desabafo dele não tem intuito de atingir o treinador: acho que o Zé queria dizer "se o treinador pensa isso é com ele, nós não pensamos assim". É neste âmbito que não pode levar-se à letra, como uma afronta, a reacção do Bosingwa. Eu não levo a mal, nem levo a mal que o é, e outros colegas, não se revejam na falta de atitude ou de profissionalismo ou de levantar o pé implícitos no discurso do treinador.
    Continuo sem ver que equipa portuguesa é capaz de vencer o FC Porto. É claro que o 11 da Reboleira é o melhor no momento, jogará com o Setúbal e na Luz, em Liverpool e em qualquer lado, salvo qualquer imponderável.
    Estamos a cair na caça às bruxas, tão do gosto dos comentadeiros que "sabem" tudo, apontam defeitos e virtudes consoante a maré, conseguem detectar tudo. E, contudo, salvo a precipitação de Stepanov no penálti de todo escusado, causado só por nervosismo de que o sérvio tem dado provas (lembra o Pepe, como diz o Zirtaev), é que o empate saiu na rifa. Acontece a todas as equipas, já aconteceu este ano, no anterior e acontecerá mais neste campeonato.
    Agora, não dou para peditório algum, muito menos para evocar o Hugo Almeida, os emprestados, o Diego... não fazem falta nenhuma ao FC Porto, a equipa não dependeu deles, não têm categoria paraestar cá. Nem me interesse se o Fabiano é Fabuloso outra vez, se o Bruno Gama assim e o Vieirinha assado, se o Castro não é convocado e por aí fora. Este plantel será campeão e acredito que não perca jogo algum.
    Eu chei brilhante a actuação da equipa em mais de uma hora de jogo, as substituições foram feitas dentro da normalidade, o Kaz ia entrar para as bolas altas quando sai o 1-2 na rifa e estas coisas depois cumprem a lei de Murphy: quando algo tem de correr mal, correm da pior maneira possível. Mas não há antídoto. Afina, o futebol ainda é uma questão de sorte, que pode virar um jogo em minutos, não obstante o FC Porto ter dominado completamente a partida. Se não tivesse dominado, se não fosse dono e senhor do jogo, estaria preocupado. Custou ver o empate, naquelas condições pareceu masoquismo da equipa, foi um duro soco no estômago, mas só vejo um líder e dominador dos jogos, à excepção do encontro com o Belenenses.
    Lembrei-me do 2-2 de há 10 anos, com uma g.p. no último minuto por obra do Sérgio Conceição, na Reboleira. São coincidências num futebol sempre revisitado em incidências, erros e desfeitas assim. Nada de alarme.

    ResponderEliminar
  17. O Bosingwa não se enxerga. Não tem noção de hierarquias nem de valores superiores, o rapaz. Por muito que ele não concorde com o que o treinador diz, pensando nos superiores interesses do clube, que é aquilo que ele tem de fazer sempre, só tem que guardar o que pensa para ele próprio, até porque o que ele pensa, não interessa nada a ninguém. Aos portistas, só interessa que ele dê tudo o que tem em prol do clube, sempre. Este rapazinho tem de ser severamente punido, mesmo que a equipa e o clube percam, no curto prazo, com isso. Umas sessões de bancada, seguidas de um bom período de banco, vão fazer-lhe muito bem. Jesualdo tem que ser firme neste caso, no interesse dele, da equipa e do clube.

    ResponderEliminar
  18. concordo plenamente com o que escreveu o luis

    ResponderEliminar
  19. bem, quanto ao Bosingwa ele deveria ter resolvido isso no balneário, ou então mudado de assunto. Acho que a frase" o problema é dele" está ali a mais, mas concordo com o Zé Luís ele como fala mal português ( e deve pensar pior...)deveria tornear a questão.

    Nem sei se o Jesualdo falou mesmo em " falta de atitude", os jornalistas aproveitam logo para tentar criar um caso no balneário, mas acredito que o grupo do FCP seja constituído por homens inteligentes que saibam debater as coisas dentro do balneário com a maior clareza e com a mente limpa e que saibam fazer uma auto-critica suficientemente forte para que isto não volte a acontecer.

    ResponderEliminar
  20. Quero lembrar que para ser campeão o FCP precisa de pelo menos 10 pontos de avanço para o 2º classificado. Lembrem-se do que o Herminio Loureiro avisou, vai resolver o assunto do apito dourado e cheira-me a campeão de secretaria.

    ResponderEliminar
  21. Menphis, assino por baixo. Eles sabem, no balneário, entendem-se, percebem. Embora acredito eu que não há explicações fáceis e plausíveis para o que sucedeu na Amadora. Como impedir aquela bola bombeada no 1-2? E, pior, evitar um agarrão desnecessário ao adversário?

    ResponderEliminar
  22. Ze Luís, acho que a questão a discutir nem vai ser essa. São jogadores que estão habituados a isso, sabem que é futebol, que poderá acontecer novamente, é futebol, acontece e irá acontecer sempre.

    a questão em debate será: porquê baixamos o ritmo ou porquê nos desconcentramos, numa altura em que até mandamos uma bola no poste ?

    e estou convicto que no final todos chegarão à conclusão que só com a vitória no próximo jogo é que tudo voltará ao normal

    ( ou isso, ou hoje estou com espírito positivo :) )

    ResponderEliminar
  23. Então, Menphis, a desconcentração não tem a ver com mais ninguém a não ser com os próprios que tiveram erros individuais muito penalizadores. Não foi a equipa que mereceu, porque justificou bem mais do que teve na atribuição de pontos. Eu não ponho em causa 80 minutos por uns míseros 5 ou 10. O jogo não foi de se imaginar 2-2. É fácil dizer que o Jesualdo "mandou" a equipa recuar. Porra, mas naquele momento não era de meter jogadores, nem que fosse para queimar tempo? Então, nenhuma equipa que aguente uma vantagem de 1 ou 2 golos, num jogo que domina completamente, está livre do fatalismo do "recuar". O Estrela não teve ocasiões de golo, não teve a bola jogada na área do FC Porto, nem sonhava empatar. Foi uma sorte dupla. Depois de terem ganho no Dragão na época passada, esteve aí uns 10 jogos sem ganhar...
    Simplesmente, temos de aceitar as contingências do jogo e, essas, escapam a qualquer um. Nem sempre é fácil parar uma jogada como a do livre que deu o 1-2. Como? Derrubando uma torre como o Maurício? Só comprova que nenhum jogo está "programado". Por extensão, nenhum jogo está ganho antes do seu final, o que é óbvio.
    Mas eu acusaria a equipa de desleixo se sofresse golos de bola corrida. A equipa seria justamente criticada se permitisse que o Estrela fizesse de jogo normal o que lhe negou em toda a partida.
    OK, aceito que houve incompetência, mas são os erros individuais, não a equipa ainda que o abaixamento fosse notório porque todos sentimos o jogo ganho, eu senti-o e os jogadores também. Golos daquela maneira nem são programáveis nem evitáveis. É um calhar...
    Sobre o positivismo, eu confio na equipa sempre, e até admito que será mais difícil o jogo com o Setúbal do que na Luz. O Setúbal é muito mais equipa e muito mais perigoso do que o Benfica. Mas com a pressão de ter de ganhar, o FC Porto vai dar conta do recado.

    ResponderEliminar
  24. Durante semanas a imprensa encheu páginas com "passeios", "recordes de vitórias" e "campeões antecipados" e a intenção - adormecer o FC Porto - resultou plenamente.

    Nesta altura, vejamos bem, vamos com 8 vitórias e 2 empates em dez jogos. Não parece mau. Mas se nos lembrarmos que o FC Porto acabou a 1ª volta da época passada com 13 vitórias e apenas 2 empates, também já não parece assim tão bom.

    Ou seja, para igualarmos a marca que nos permitiu ganhar o campeonato com um pontinho de avanço e após uma tremideira monumental, teremos forçosamente de ganhar os próximos 5 jogos seguidos.

    Não quero com isto dizer que a 2ª volta vai ser tão má como a do ano passado, mas nós (e também os jogadores) temos de estar preparados para uma cartada final, ao estilo das anteriores - "Apito Dourado e "Eu, Carolina" - que, como alguém já aqui referiu, pode muito bem ser anunciada por um "joker" gordo e calvo que responde pelo título de Presidente da Liga.

    Por isso, de certa forma até foi bom termos perdido estes pontos agora. Uma diferença pontual de 4 pontos obriga os jogadores a irem ao galinheiro para conquistar os 3 pontos. Com vantagem maior jogariam sabendo que o empate seria um "resultado positivo" e estariam um passo mais próximos de perder o jogo (duvido que os jogadores do benfica tenham a audácia suficiente para nos marcar um golo mas, como temos visto ad nauseum, também não costumam ser eles a decidir os jogos para as galinhas).

    ResponderEliminar
  25. Zé Luís, concordo, mas o Lucho tem muito mais qualidade que o Deco. E então, na vertente táctica (a que tu estavas a referir), o Deco está a anos-luz da cultura tactica quer defensiva como ofensiva do "El Comandante"

    Mas sibscrevo quase tudo o que disseste.

    Parabens pelo melhor blog do país......pelo menos, dos que eu visito é ! XD

    Fiquem bem

    ResponderEliminar
  26. O MST, com todo o respeito que me merece, padece de alguns defeitos a meu ver. Um deles é o de ter ele próprio algumas "vacas sagradas" no futebol. O melhor exemplo disto é o constante endeusamento do Quaresma. Durante estas semanas a fio em que Quaresma se arrastou nos campos, perdeu n bolas a causarem perigo para nós, bateu cantos para o 1º defesa adversário, etc., etc., da escrita de MST nem uma linha sobre isto. Bastou um jogo bom dele para logo o voltar a rotular de génio. Ninguém duvida que o é, mas também era bom dizer-lhe alguma coisa quando ele faz mal para lhe dar alguma humildade. Estas atitudes do MST já são costumeiras: já com Diego fez o mesmo, pois andou sempre a cascar nele e quando o rapaz levou a equipa às costas em Abril, com exibições muito boas, nem uma palavra. Já fez o mesmo com Postiga... enfim, às vezes não há pachorra.
    Concordo inteiramente com ele nas críticas que faz à política de contratações da SAD mas dizer que Lucho faz um jogo bom em cada quatro é, a meu ver, no mínimo errado. No mínimo...
    Outro exemplo: há umas semanas falou que o Porto devia ter o Pitbull no plantel quando há dois anos o incluía no contentor de "lixo" comprado...

    ResponderEliminar
  27. benny az lucho é muito bom mas melhor que o magico calma sim?! o deco ta num nivel que o lucho ainda não consegue atingir..

    ResponderEliminar
  28. De facto esta jornada dá tema para todo o tipo de blogs... o nosso anda a jogar mal e estavamos todos a tentar esquecer-nos disso porque andavamos a tropeçar de vitória em vitória. o que é facto é que o treinador incute nos jogadores irresponsabilidade e má arrogância ao permitir e incentivar que comecem a defender o resultado logo após o primeiro golo.

    não deu problema noutras situações mas deu agora contra o Marselha(em Marselha), o Belenenses e Estrela.

    São miseráveis as exibições... coitados dos adeptos de bancada que pagam as quotas e bilhetes para assistirem a raros minutos de razoável futebol.

    para mais comentários e análise, agradeço a visita do meu blog: http://remateabaliza.blogspot.com

    ResponderEliminar
  29. Como sempre, na vanguarda da defesa da causa portista. Belo texto, lançando a discussão nas hostes azuis e brancas, no nosso 1º (e espero k último) momento delicado da temporada.

    Abraço,

    ps: quanto à utilização dos artigos, julgo k ninguem levará a mal, pois mais do que pretensos direitos de autor, o k se trata é a defesa dos ideias da causa/religião do FCP, onde não existem barreiras, estando todos irmanados nos mesmos interesses.

    Abraço,

    ResponderEliminar