06 novembro 2007

FCPorto 2-1 Marselha

Tarik 27', Niang 47' e Lisandro 78'Equipa: Helton, Bosingwa, B. Alves, Stepanov, P. Assunção, M. Cech (H. Postiga 58'), R. Meireles (Bolatti 68'), Quaresma, Lisandro e Tarik (Mariano Gonzalez 86')

42.217 espectadores

Algumas notas soltas do que vi no jogo de ontem:

- Tarik fez uma 1ª parte soberba, quase perfeita. Para além do golo de antologia, fez quase tudo bem, desde passes a mudanças de velocidade, tudo. O golo dele fez-me lembrar muito os lances do Anderson, a mudança de velocidade, aliada à técnica, deixando os marselheses para trás foi excelente e acho que não tenha sido só por acaso, já com o Leixões marcou uma grande golo. Merece todos os elogios e mais alguns, pelo que tem sofrido no Dragão e Adriaanse afinal sabia que poderia sair dali algo mais. Um dos melhores em campo.

- De resto primeira parte muito má, domínio quase total dos franceses. A escolha recaída sobre M. Cech revelou-se péssima e o esquerdino não soube ou não entendeu a missão que tinha a cumprir, deixando muitas vezes Fucile à mercê do extremo francês que lhe deu "água pela barba", criando muitos lances de perigo por aquele lado da defesa do FCPorto. Além de tudo o eslovaco perdeu-se nas jogadas de ataque, não as conseguindo integrar como seria necessário.

- Raúl Meireles parecia confuso no meio-campo, sem saber se defender, se atacar, acabou por não cumprir bem nenhumas das missões. Mas isto poderá estar relacionado directamente com a prestação do Cech.

- A saída de Cech e a colocação de Postiga atrás de Lisandro revelou mais esclarecimento ao ataque e o FCPorto conseguiu assim segurar mais a bola na frente de ataque, começando com isso a ser mais perigoso. Mais uma vez relembro Adriaanse, o primeiro a colocar Postiga numa posição parecida com a que jogou ontem.

- Ainda assim o FCPorto não tinha o domínio no meio-campo e para mim a grande jogada de Jesualdo (que teve indiscutivelmente grande mérito na vitória alcançada) deu-se precisamente ao colocar Bolatti no lugar do meio perdido Meireles. Aqui foi o grande ponto de viragem do jogo e partir daqui, e com um grande jogo, o argentino deu, juntamente com Assunção que é um senhor na posição em que joga, o domínio do meio-campo ao FCPorto, sendo que a equipa estava totalmente equilibrada a partir daí e pronta a carregar sobre os franceses. Gostava de o ter visto de início, tal como o coloquei na equipa na antevisão do jogo.

- Quaresma está em péssima forma, ele próprio reconhece ter vindo a fazer maus jogos, mas a pergunta impõe-se, quem para o lugar dele? De todo o modo ainda ofereceu um golo de bandeja ao grande, grande jogador que é o Lisandro que está sempre pronto em qq momento a ajudar a equipa. O argentino foi mais uma vez um dos melhores em campo.

- Stepanov foi batido no golo dos franceses e tem de estar mais concentrado. Ele próprio o admitiu em declarações à imprensa no final do jogo. Penso ser um dos pontos menos bons do central (o jogo de cabeça) e que terá de melhorar. Helton no lance do golo também parece ter demorado a reagir.

- Primeiro lugar do grupo A a duas jornadas do fim. Uma simples vitória pode chegar para ganhar o grupo, a grande certeza é que ela será necessária para passar à fase seguinte. Há muito optimismo e com alguma razão, mas convém os ânimos acalmarem, já que ainda falta essa vitória e poderá não ser assim tão fácil.


36 comentários:

  1. Uma 1ª parte complicada. Muitos passes errados. Agora, não sabia é que tinhamos um misto de Madjer cpm Maradona!

    :P

    ResponderEliminar
  2. TAAAAAAAAAAARIIIIIIIIIIIIIIIK...Que jogador!!! Meu deus!!! Maradona Sektioui...Que jogador!!! Quaresma podes ir embora...encontramos melhor...AHAHAH!!!

    Força PORTO!!! So a vitoria interessa...

    ResponderEliminar
  3. EMOCIONANTE!!
    Que grande jogo, apesar de tudo (e não nos podemos esquecer das coisas que correram mal) neste momento só me apetece dar os parabéns aos jogadores e ao Jesualdo que esteve mestre nas substituições!! já lhe critiquei montes de vezes qd fez mal agr merece também os meus parabéns!

    grande Tarik, Lisandro de raça, Bolatti cada vez mais opção, Postiga entrou mt bem e quaresma que entre mil e uma asneiras tem momentos em que nos faz esquecer de tudo, sem esquecer todos os outros jogadores como Paulo Assunção uma âncora ou Fucile que esteve bem melhor na 2a parte!! a todos eles os meus parabéns sofremos mas merecemos a vitória!!

    FORÇA PORTO!!!

    ResponderEliminar
  4. Primeira parte muito fraca. O Porto entrou mal no jogo. Muita pressäo e algum nervosismo dada a importancia do jogo.
    Se nao tivessemos ganho iriamos ter muitas dificuldades para garantir o apuramento. Bastava uma derrota em Liverpool para passarmos imediatamente para terceiro. Assim estamos quase la.

    O Meireles nao é armador de jogo e o Cech se jogar deve jogar a médio ala.
    Evidentemente, o meio campo andou às aranhas durante toda a primeira hora de jogo.
    Bolatti era quem devia ter jogado de inicio.

    O Tarik decidiu que a sorte ia estar do nosso lado e no segundo remate do Porto na primeira parte, marcou o melhor golo da época na Liga dos Campeoes até à data.
    Grande jogo do Paulo Assunçao.
    E bom esforço do Fucile e do Bosingwa que jogou inferiorizado.

    Marselha com a mesma jogada do jogo do Vélodrome, bola para as costas dos laterais. Exploraram muito as costas do Fucile, porque o Quaresma jogava muito à frente (penso que teria ordens para o fazer) e ninguém fechava a tempo no meio campo. O unico que descaia bem a apoiar o Fucile era o Bruno Alves.
    Jesualdo ao ver isso, trocou o Quaresma de flanco, puxou o Tarik para a direita e o Cech passou a fechar mais na esquerda.

    Na segunda parte, com a entrada do pasteläo o Porto fez recuar a defesa em linha do Marselha que com as diambulaçoes do Lisandro começou a abrir buracos.

    O momento que verdadeiramente muda o jogo é a entrada do Bolatti que devia ter jogado de inicio. Ganhou todas as bolas de cabeça no meio campo e recuperou 4 bolas em 5 minutos, balanceando a equipa para a frente.

    O Quaresma voltou a ser decisivo apesar de 4 ou 5 jogadas perigosissimas perdidas por egoismo. Teve dois cruzamentos de morte. O primeiro foi desviado para o poste, no segundo o grande Lisandro marcou outro goläo.

    Dois lances de penalti sobre o Quaresma. No primeiro, o jogador do Marselha tenta fazer o corte quando a bola ja näo estava la. Depois ha contacto. O senhor fiscal de linha nao viu.
    Depois viu um fora de jogo, quando Quaresma estava em linha e ia completamente isolado para a baliza. Onde esta o tal critério de em caso de duvida favorecer quem ataca?

    Este foi o jogo decisivo. Ganhamos com muito sofrimento mas ganhamos e agora temos tudo para ganhar o grupo.

    La vamos nos ser os unicos a passar à 2a fase, mais uma vez.
    As galinhas dizem que estao no caminho certo. Depois de mais uma vitoria a meias com o Bruno Paixao e de uma derrota com o Celtic. Isto sim, säo padroes de exigencia.

    ResponderEliminar
  5. Tarik tem cada cena á Maradona..agora todos nós percebemos o porquê do Adrianse querer o marroquino!!!
    Bolatti já começa a mostrar o porquê da insistência do Porto em contrata-lo..
    coisas que só o tempo nos diz..
    Hoje ninguém pode dizer que o Jesulado falhou nas substituições..

    FC Portooooooooooooooooooooo

    P.S. O Quaresma no fim do jogo, disse que iremos ter o verdadeiro Quaresma já no Domingo.

    ResponderEliminar
  6. soren, concordo em 100% com tudo: o jogo, a dinâmica que faltou e depois encheu o campo, os golos, os destaques, os erros de arbitragem, o Jesualdo mestre nas substituições, o Bolatti (e o Cech sempre mal, mal, mal) que pode vir a ganhar um lugar.
    Parece-me, ainda, que há que jogar mais vezes em 4x4x2 e sob pressão em 4x2x4.
    Contava com 4x4x2 logo na 2ª parte e voltamos a fraquejar no meio-campo. Com o Bolatti a letra foi outra. Lisandro marca uma em duas mas o golo do Tarik, que Alá esteja sempre com ele!

    p.s. - o benfas sem Paixão ou Proença do camarote é a merda do costume. O benfas e o preto de carapinha loira que teve uma entrada bárbara que na Escócia não se via desde o Braveheart aí do séc. XII.
    O preto de carapinha loira, que usa e abusa da violência cá na merda deste campeonato de árbitros pífios, vai apanhar 2 ou 3 jogos no mínimo. Por cá vai continuar a dar lenha sem se queimar.
    Que sirva de lição, especialmente aos comentadeiros da tanga que vêem ali um jogador de fibra, e que fibra. Sucessor do Petit na versão mais negra do futebol.

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    não vou fugir muito em relação ao que foi dito pelos meus amigos portistas.
    Surpreendeu-me a escolha do Cech para o lugar do Lucho, pareceu-me que havia ali demasiado respeito pela equipa do Marselha. No entanto, o desenrolar do jogo veio demonstrar que a equipa francesa é boa de bola e joga mais do que aquilo que fez na jornada anterior. Talvez tenha sido por contar já com a qualidade técnica dos franceses que o Jesualdo escolheu este meio-campo, contudo, parece-me que o tiro saiu-lhe pela culatra pois o Cech nem atacou nem defendeu.
    O melhor da 1ª parte foi, sem dúvida, o golo do Tarik, não só pela qualidade óbvia deste, mas também porque a exibição da equipa mostrou que só através de um rasgo individual é que lá chegaríamos.
    A 2ª parte começou mto mal e, sinceramente, pensei no pior. A equipa continuava sem um organizador que pautasse o ritmo e escolhesse as melhores opções de passe. Para piorar as coisas, o Quaresma estava disposto a irritar ao máximo todos os portistas que viram o jogo.
    Felizmente, as alterações do Jesualdo surtiram o efeito desejado e acabámos por cima do Marselha, justificando deste modo a vitória.

    Destaques negativos:

    - Cech: nada lhe saiu bem. Não conseguiu carrilar jogo pelo seu lado nem conseguiu ajudar o Fucile nas tarefas defensivas.

    - Quaresma: deve estar a passar a sua pior fase desde que chegou ao FCP. Nada lhe sai bem e em vez de procurar jogar para a equipa, aprece que ainda se agarra mais à bola. E não me venham dizer que deu um golo a marcar. ara um jogador da classe dele, isso é um requisito mínimo.

    Destaques positivos:

    - Tarik: desta vez não se limitou a marcar um belo golo. Na 1ª parte foi o jogador mais esclarecido do meio campo ofensivo, o único que conseguiu transportar a bola em condições. Na 2ª baixou um pouco mas conseguiu uma das melhores exibições com a nossa camisola.

    - Paulo Assunção e Bolatti: o Paulo para mim foi o melhor jogador em campo. Não só cortou imensas bolas como na 2ª parte foi o nosso Lucho e carregou com a equipa para a frente, participando de forma muito positiva na manobra ofensiva da equipa. O Bolatti esteve muito bem na recuperação de bolas. Basta dizer que o meio campo do Marselha desapareceu depois da sua entrada.

    - Lisandro: mais um golo e mais uma boa dezena de quilómetros corridos. Ao contrário do que o Miguel Sousa Tavares diz, este é bom, quer os outros joguem bem quer joguem mal.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Zé Luis, antigamente era o Patorras o deus negro, agora o Adu o salvador e Binya o lenhador.

    De salvador em salvador vao-se salvando à custa dos Paixoes e dos Ferreiras. Na Liga dos Campeoes o Binya fez aquilo que o Petit faz na selecçao e na Champions. Zero na bola e lenha nas pernas.
    Mas como jogam de galinha ao peito, é porque teem muito valor e grande margem progressao e tal.

    No segundo lance do Quaresma tenho algumas duvidas porque ele falha o drible e o frances ganha a frente da bola. O que é facto é que usa as maos para atirar com o Quaresma ao chao. Mas aqueles dois lances da primeira parte sao um roubo autentico.

    Na radio é so gente a telefonar para desancar o Orelhas. Talvez por mais uma equipa demolidora, à imagem das outras que construiu. So ao fim de 14 anos é que dao conta disso.
    Mas enquanto os Paixoes e as Morgados ca andarem vao tendo almofada para marcar golos fantasma e dar lenha sem se queimarem.

    ResponderEliminar
  9. Vitória fundamental do Porto. Podia ter sido bem menos sofrida, se Bolatti tem entrado de início. A partir da entrada dele em jogo, o FCP tomou conta dos acontecimentos. Foi a única falha de Jesualdo hoje, apostar num Cech que já tinha mostrado estar mal no jogo com o Belenenses, de cujo golo foi, aliás, o principal responsável. Quanto ao Tarik, acho graça continuar a ouvir a muitos portistas, que ele não tem lugar no Porto, que está a tirar o lugar ao Vieirinha. Deixem o Vieirinha estar onde está que está muito bem, tem oportunidade de jogar a titular e mostrar o que vale, e se valer, de certeza que o Porto não o vai deitar fora, no futuro. Este golo monumental do Tarik é muito provável que venha a ser o melhor desta jornada.
    No "Rascord" online é sempre a mesma coisa. O Benfica perdeu mas é "capa". Quanto ao Porto, com mal disfarçada azia "O resultado e a beleza estética dos dois golos, marcados por Tarik Sektioui e Lisandro López, compensaram - e como - a deficiente exibição portista". O Porto está sempre mal, está sempre deficiente, o Benfica e o Sporting é que estão sempre bem...a fazer tristes figuras e a saltar fora logo na fase de grupos.
    E agora basta uma vitória frente ao Besiktas para, quase de certeza, assegurar o 1º lugar. Que pode fazer uma enorme diferença de ficar em 2º lugar. Para isso não acontecer, o Marselha teria de ganhar os 2 jogos que faltam, na Turquia e em casa com o Liverpool, o que não acredito que consigam fazer. Também se o Porto não conseguir ganhar por 2 ou 3, pelo menos, a uma equipa que leva 8 do Liverpool, nem merece passar à fase seguinte.

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente, jogamos muito pouco!
    Vencemos é verdade, mas se não marcassemos o 2º golo ,estavamos a desancar no treinador!
    Julgo que o Gerets estudou bem o adversario e o professor ,não fez bem o trabalho de casa.
    Pessimas exibições de Marec Chec e Raul Meireles e a falta de Lucho fez-se sentir .. e de que maneira!
    P.Assunção Soberbo foi de longe o melhor jogador em campo!
    O Quaresma jogou muito mal,mas fez a assistencia da ordem!
    O Tarik vai certamente recordar para sempre o melhor golo da sua carreira, um dos melhores da Champioms, de fazer inveja a quase todos os jogadores de futebol excepto o Messi,o Maradona e o Ronaldo!
    Momento chave: a lesão do Meireles e a entrada de Bolatti, ajudadas pela saida do Chec e com a entrada do Postiga(sempre este!),apesar de muito individualista como é seu costume!
    Não chega para nos batermos com o os ditos tubaroes da europa, mas satisfaz-nos o ego, ao contrario de outros!
    ...
    Joao Ferreira na Amadora!..Onde é que eu já vi este filme-Deve ser para nos fazerem a folha!
    Cump.

    ResponderEliminar
  11. O resumo "alargado" do Celtic-Benfica teve uma hora e quinze minutos!...Isto se for a olhar para o horário da programação, cá para mim foi um "resumo integral"... Os Benfiquistas merecem...Duas derrotas numa só noite! Quanto à equipa inicial -do FCP- não faço comentários. Quanto às substituições também não comento! Grande golo de Tarik, muita inteligência no aproveitamento do movimento dos centrais. Grande Lisandro, Bruno Alves, Paulo Assunção, Meireles -Zirtaev!...- e Tarik. Mesmo a 50% Bosingwa é o melhor na posição e liberta Fucile para o lugar onde se sente mais à vontade...Duas conquistas numa só colocação. Tenho ou não tenho razão?...Bolatti...Boa noite Bancada!

    ResponderEliminar
  12. Está feito!!
    Tarik com golo fantástico e Paulo Assunção com exibição... de Lucho põe, assim, o Porto na frente do grupo!

    Na casa do bi.campeão.. respira.se vitórias....

    Agora nas outras casas......

    http://orgulhotripeiro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Está feito!!
    Tarik com golo fantástico e Paulo Assunção com exibição... de Lucho põe, assim, o Porto na frente do grupo!

    Na casa do bi.campeão.. respira.se vitórias....

    Agora nas outras casas......

    http://orgulhotripeiro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Depois do que o Soren disse, penso que não tenho muito que acrescentar , concordo plenamente com ele, embora ainda preciso de ver melhor o lance do suposto penalty sobre o Quaresma, vi no estádio e fiquei com a sensação que não foi, mas depois não vi com a atenção devida na televisão, fico na dúvida.

    Muito mal Cech, Quaresma enervante, perde a bola para originar lances de perigo do adversário, mas mesmo assim decisivo, por vezes questiono-me porque ele complica, quando quer jogar simples é dos melhores do mundo, excelente esforço do Bosingwa que jogou claramente inferiorizado, mas teve inteligência para não agravar a lesão, por isso não arriscou.

    Excelente Paulo Assunção, boa entrada de Bolatti, muita luta de Lisandro e um grande Tarik..que golo.

    Penso que existe uma coisa para treinar muitas mais vezes porque anda a falhar: os passes longos dos centrais, principalmente, do Bruno Alves, quando manda a bola para a frente raras vezes acerta, é só uma coisa que merece ser vista mais nos treinos.

    Por último, Nasri, Pélé e Valbuena vão dar que falar no futuro, fiquei encantado com eles.

    ResponderEliminar
  15. Estava com um feeling q Tarik ia marcar:) vitória fundamental... Qt ao Quaresma é preciso impedir q marque DESASTRADAMENTE todos os livres e cantos... Qt ao Cech é preciso mt incompetência para o colocar a jogar. Depois lá se rectificou a tempo e Bollatti entrou ao point:) PORTO!!! E os mouros, perderam não foi? :)

    ResponderEliminar
  16. "Patorras o deus negro, agora o Adu o salvador e Binya o lenhador".
    Ó Soren, esta é uma trilogia de mestre. Algum Botelho, perdão bedelho, que aproveite e faça um ciclo de cinema. Aj, ah, ah, ah.

    Mas ainda fico confuso quanto ao salvador. Lembro-me, já vagamente, que na Roubalheira o salvador acho que se chamava Gomes (Duarte) e um auxiliar era Lima (José)...

    Sobre os penáltis no Dragão: esmiuçadas as coisas na tv, o Quaresma não sofre toque do Taiwo, só mesmo por milagre porque o preto (vicecampeão mundial de sub-20 em 2005, quando a Nigéria perdeu com a Argentina de Messi) fez tudo para falhar o corte e derrubar o jogo numa entrada de alto risco para provocar a falta.

    Mesmo na tv fica-se com dúvidas, mas este, como alguns lances do Porto-Belenenses, devem ser vistos não à lupa mas com ponderação e percebermos, todos, nós portistas e os rivais que falam em benefícios e esquecem os prejuízos, que é muito difícil os árbitros poderem ajuizar sempre bem.
    Nestas condições eu tenho condescendência com os árbitros, são lances que requerem uma minúcia de visão e análise que nem na tv, com repetições e imagens paradas, com tempo e de sobra, se percebe bem.

    Esta moderação é o que falta para analisar uma boa parte dos lances da arbitragem.

    Mas se falta a moderação, sobram os desbocados, como ainda ontem notei e deixei o reparo: o Paços-Benfica não teve no jornal da manhã da RTP-1nenhuma "alfinetada" ao 2º golo de falta inexistente, mas não se esqueceram de sublinhar, com pausa nas palavras e recurso a repetição, que Postiga marcara um golo em fora-de-jogo que é muito fácil de ver com imagem parada mas quase impossível de detectar ao "liner" qure não pode descortinar se é um defesa ou o P. Assunção que tocam a bola e, ao mesmo tempo, ter visão para perceber se Postiga está avançado em relação à linha defensiva que está a subir como Postiga e este fica isolado.

    Nestas coisas da arbitragem é uma sorte o árbitro poder discernir tudo a "favor" da "nossa" equipa e nestes casos tento perceber, antes do mais, se ele ou um auxiliar tiveram as condições para analisar melhor, sendo que devem fazè-lo no imediato, em segundos.

    Voltando à vaca fria, e sem ter visto jornais, seria um BOM DIA para o Rascord fazer como em Istambul e dar a capa ao FC Porto, já que o benfas é o costume, mas como hoje joga o sportem já imagino que o escarro vem a verde.

    Ontem à noite, na TV, usaram a deixa do costume: SORTES DIFERENTES (para Porto e Benfica).
    Eu diria, O COSTUME.
    Siga o filme, não obstante mas também...

    ResponderEliminar
  17. Uma obra-prima comentada numa obra de arte, eis como Bruno Sena Martins (Avatares de um desejo) comentou o golo de Tarik Sektioui:
    "O Ramadão rigoroso (que provavelmente lhe valeu a dispensa na época passada) molestou-lhe o corpo, mas provavelmente deu-lhe também aquele alento de boa ventura de que o pecador purificado se enche quando sente as forças divinas a seu favor. Se nelas crê, claro"

    ResponderEliminar
  18. Vitória sofrida mas saborosa.
    A primeira parte muito má.
    Para ver um golo daqueles vale a pena ir ao futebol. Tarik está simplesmente fantástico, foi um momento genial a rever e lembrar por muitos anos, é um jogador que é veloz, joga simples e é objectivo.Tivesse jogado de início com o Belenenses, talvez tivessemos ganho o jogo, ele estica a equipa e dá profundidade ao ataque ao contrário do actual Quaresma, o dono da bola, o faz tudo, mas irritante com o jogo que estraga embora vá tirando bons coelhos da cartola. Mas tem de arrepiar caminho rápido.E deve haver alternativas às bolas paradas.
    Gostei muito do Paulo Assunção e do Lisandro, claro, o Postiga entra o bom e o mau e um excelente Bolati que quando entrou estabilizou o meio campo.
    Um "pormaior" a rever que vem já do jogo com o belenenses ... a péssima qualidade dos passes ... preocupante.
    Stepanov infantil na forma como abordou o lance do golo e penalti por marcar a nosso favor.
    Apreciei umas chamadas dos ouvintes TSF sobre a jornada onde os adeptos benfas descascaram no orelhas como nunca tinha ouvido e até um pouco no espanhol.
    Por isto tudo até dormi bastante bem.
    PS O binya foi expulso por uma entrada assassina ... por cá já fez do mesmo. Nada lhe acontecia daí ter repetido a graça mas a Europa não é a nossa liga.

    ResponderEliminar
  19. "Stepanov infantil na forma como abordou o lance do golo"
    pode ter razão mas quem salta à bola e a deixa passar é o B.Alves

    ResponderEliminar
  20. Excelente resultado, péssima exibição.

    Aliás, penso que foi o pior jogo do FCP nesta época. Completamente desorganizado e desconcentrado.

    De positivo o enorme PAULO ASSUNÇÃO, o golo de Tarik, a entrega de Lisandro e a regularidade de Bruno Alves.

    Porque jogar com um lateral que não pode correr ou não tem confiança para o fazer?

    Tal como em Marselha, Stepanov deixou-se antecipar. Penso que não faria mal ir rodando com o Pedro Emanuel, embora ache que não acontecerá e provavelmente o jogador acabará por evoluir e emendar as suas deficiências, tal como fez Bruno Alves.

    Péssimo jogo de um jogador que admiro, Fucile.

    Assunção foi gigante, "sozinho" no miolo contra a armada francesa.

    Quaresma?! Muito pouco esta época. Uma estadia no banco e recuperariamos o grande Quaresma. Acima de tudo, se for "esperto" e vir o comportamento, por exemplo do Lisandro, perceberá que não chega a qualidade técnica, aliás se der tudo em campo como o colega e for mais inteligente, reconquistará o público e o seu futebol.

    Porquê Postiga e não Adriano? Então o Jesualdo meteu o Postiga porque no momento precisavamos de altura e presença física? Mas porquê? Na minha opinião precisavamos era de ter a bola para sermos nós a jogar e não eles, precisavamos de mais agressividade para a recuperarmos depressa, e finalmente de alguém para ajudar Lisandro a marcar golos... Postiga?

    O pior de tudo, neste péssimo jogo, é o treinador dizer que jogamos bem, nomeadamente na 2ª parte!! E se ele acredita mesmo nisto?

    ResponderEliminar
  21. Algumas notas soltas do que vi no jogo de ontem:

    - Tarik fez uma 1ª parte soberba, quase perfeita. Para além do de antologia, fez quase tudo bem, desde passes a mudanças de velocidade, tudo. O golo dele fez-me lembrar muitos lances do Anderson, a mudança de velocidade aliada à técnica, deixando os marselheses para trás foi excelente e acho que não tenha sido só por acaso, já com o Leixões marcou uma grande golo. Merece todos os elogios e mais alguns, pelo que tem sofrido no Dragão e Adriaanse afinal sabia o que poderia sair dali. Um dos melhores em campo

    - De resto primeira parte muito má. A escolha recaída sobre M. Cech revelou-se péssima e o esquerdino não soube ou não entendeu a missão que tinha, deixando Fucile à merce do extremo francês que lhe deu água pela barba, criando muitos lances de perigo por aquele lado da defesa do FCPorto.

    - Raúl Meireles parecia confuso no meio-campo, sem saber se defender se atacar, acabou por não cumprir bem nenhumas das missões. Mas isto poderá estar relacionado directamente com a prestação do Cech.

    - A saída de Cech e a colocação de Postiga atrás de Lisandro revelou mais esclarecimento ao ataque e o FCPorto conseguiu assim segurar mais a bola na frente de ataque. Mais uma vez relembro Adriaanse, o primeiro a colocar Postiga numa posição parecida com a que jogou ontem.

    - Ainda assim o FCPorto não tinha o domínio no meio-campo e para mim a grande jogada de Jesualdo deu-se precisamente ao colocar Bolatti no lugar do meio perdido Meireles. Aqui foi o grande ponto de viragem do jogo e partir daqui, e com um grande jogo, o argentino deu, juntamente com Assunção que é um senhor na posição que jogo, o domínio do meio-campo ao FCPorto, sendo que a equipa estava totalmente equilibrada a partir daí e pronta a carregar sobre os franceses. Gostava de o ter visto de início, tal como o coloquei na equipa na antevisão do jogo.

    - Quaresma está em péssima forma, ele próprio reconhece ter vindo a fazer maus jogos, mas a pergunta impõe-se, quem para o lugar dele? De todo o modo ainda ofereceu um golo de bandeja ao grande, grande jogador que é o Lisandro que está sempre pronto em qq momento a ajudar a equipa. O argentino foi mais uma vez um dos melhores em campo.

    - Stepanov foi batido no golo dos franceses e tem de estar mais concentrado. Ele próprio o admitiu em declarações à imprensa no final do jogo. Penso ser um dos pontos fracos do central e terá de melhorar.

    Um abraço.
    PS: Com tanto que escrevi acho mais vale transformar este texto em post :-).

    ResponderEliminar
  22. O Quaresma nao jogou bem mas deu dois golos ao Lisandro.
    Pareceu-me que ao contrario do que fazia ha tres anos, o problema e que tanto as fintas como muitos dos passes nao lhe sairam bem, nao e de se agarrar demasiado a bola relativamente ao que se espera de um jogador com as suas caracteristicas.
    Se se quiser um jogador que jogue sempre ao primeiro toque e raramente tente atacar a defesa metam outro jogador. O que se espera do Quaresma e que ataque os defesas quando tiver a bola, se o pior que ele pode fazer e duas assistencias para golo, deixem o estar.

    ResponderEliminar
  23. o nosso porto é o melhor
    foi uma noite magica

    http://rquaresma07-fas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. Sem tempo para comentar o excelente resultado de ontem mas ainda assim não podia deixar de sublinhar o excelente jogo que o Paulo Assunção fez ontem.

    O Cech foi claramente uma má aposta. Deixou o Fucile sózinho, não fez um passe decente e ainda fez com que o Assunção tivesse sido obrigado a fazer mais faltas do que o costume. Parece-me que o Bolatti ganhou pontos para fazer parte do meio campo. O Tarik foi excepcional e o Lisandro igual a si próprio.

    O Quaresma, independentemente de alguns tiques de vedeta não pode ser criticado como alguns o têm feito. A ideia de colocar o Quaresma no banco é surreal.

    Falta um "bocadinho assim"!


    Abraços
    [[]]

    ResponderEliminar
  25. Jorge e Teixeira, acho que se entende que na pergunta fica implicita a resposta. Quando digo que Quaresma está mal e pergunto "mas quem para o seu lugar?" estou implicitamente a dizer que ele não poderá, mesmo a jogar como tem jogado, sair da equipa porque simplesmente não temos ninguém que lhe chegue aos calcanhares e só por isso.

    Tivessemos um Mariano Gonzalez ao nível dos rótulos que trazia qd para cá veio e com o Tarik como está, não teria qq problema em dizer que o Quaresma deveria aquecer o banco por um par de jogos. O problema é mesmo que não existem alternativas. (Assim de repente ainda me lembro de 2 ou 3 que poderiam ser experimentados se cá estivessem, assim como o Vieirinha ou o Helder Barbosa)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Somos exigentes, sim senhor, até em demasia, também, ao ponto de uma grande meia hora final não ter justificado o triunfo justíssimo?
    O Quaresma, sem dúvida que não é o mesmo de outros tempos, mas faz dois cruzamentos excepcionais que o Lisandro marca num depois de acertar na barra antes.
    Em certos clubes basta 15 minutos à maneira para acharem que merecem ganhar.
    Marcar golos assim ao Marselha, inviolável em Anfield, e que só sofreu golos do Porto - olha, faz-me lembrar o Partizan de Belgrado que em 2003-04 só sofreu golos portistas, nem do Real Madrid! -, não é marcar à Naval ou ao Marítimo.
    Há que medir certas críticas por uma bitola justa.
    Por exemplo, apontar falhas a Stepanov nos golos com o Marselha. Pois com o Beleneneses foi antecipado algumas vezes e até nas costas dele houve quem cabeceasse por três vezes. Ele está muito parado mesmo em termos posicionais sem subir no terreno (já nem quero forçar a comparação, absurda, com Pepe). Ou seja, com o Belenenses não gostei da sua atitude, porue é bem melhor do que tem mostrado. São momentos e temos de ser compreensivos. Para mais, se ninguém lhe fez o reparo, ao menos ele faz autocrítica e isso é muito bom.
    O FC Porto mereceu ganhar e o Marselha foi muito diferente, para melhor, do que no 1º jogo. Saíram três jogadores, reforçou-se o meio-campo e houve muita pressão. Só que não aguentaram o ritmo, porque da forma como jogaram na 1ª parte os franceses mostraram a razão de serem, com o FC Porto, o outro candidato a passar, o que devem provar contras as duas equipas que estão por baixo na tabela e com quem têm de jogar.
    Eu daria muito mais mérito ao Marselha pelo domínio imposto do que, por exemplo, ao Belenenses face ao qual o FC Porto fez um jogo igualmente trapalhão e, esse sim, para mim o pior jogo da época.
    Tomara muitos "piores jogos da época" serem bons jogos de outras equipas que se gabam e babam por uns resultadecos cá na paróquia onde Paixão, Elmanos e Proenças ajudam a levar ao colo certos clubes.

    ResponderEliminar
  27. Por acaso já alguém fez as contas após um jogo entre besiktas e marselha que termine empatado. Arrisco-me a dizer que com os nossos oito pontos estamos quase de certeza apurados!

    ResponderEliminar
  28. Concordo quase em absoluto com o que diz o zé luís no último comentário. O Marselha é uma equipa "fraquita", mas até apanharem com o Porto, não tinham perdido nem 1 ponto e não tinham sofrido nem 1 golo. Levaram com o Porto, fracote, a fazer até péssimas exibições, segundo alguns, e perderam 5 pontos em 6 e encaixaram 3 golos (fora 3 bolas nos ferros). Caramba, nem quero pensar no que esta equipa do Porto seria capaz de fazer se estivesse a jogar bem. Éramos campeões europeus, só com vitórias, no mínimo.

    PS Esta fase de grupos da CL está a ser muito parecida com a do ano em que fomos campeões europeus com Mourinho. As críticas à equipa são parecidas (vencer sem esmagar e a sofrer) e até há o Marselha outra vez. É capaz de ser um bom prenúncio.

    ResponderEliminar
  29. Vamos analisar as hipoteses.

    5ª jornada:
    Cenário 1

    Bes-OM - 1
    Liv-FCP - 1;

    Class. fcp - 8; OM - 7; Liv - 7; Bes - 6:

    Cenário 2

    Bes-OM - x
    Liv-FCP - 1;

    Class. fcp - 8; OM - 8; Liv - 7; Bes - 4:

    Cenário 3

    Bes-OM - 2
    Liv-FCP - 1;

    Class. OM - 10; FCP - 8; Liv - 7; Bes - 3;

    Cenário 4

    Bes-OM - 1
    Liv-FCP - x;

    Class. fcp - 9; OM - 7; bes - 6; liv - 5:

    Cenário 5

    Bes-OM - x
    Liv-FCP - x;

    Class. fcp - 9; OM - 8; Liv - 5; Bes - 4:

    Cenário 6

    Bes-OM - 2
    Liv-FCP - x;

    Class. OM - 10; FCP - 9; Liv - 5; Bes - 3;

    Cenário 7

    Bes-OM - 1
    Liv-FCP - 2;

    Class. fcp - 11; OM - 7; bes - 6; liv - 4:

    Cenário 8

    Bes-OM - x
    Liv-FCP - 2;

    Class. fcp - 11; OM - 8; Liv - 4; Bes - 4:

    Cenário 9

    Bes-OM - 2
    Liv-FCP - 2;

    Class. FCP - 11; OM - 10; Liv - 4; Bes - 3;

    Conclusão: seguindo estes cenários temos desde já garantias de apuramento em cinco conjugações de resultados em 9 possíveis.

    Mas para isso há que ter em conta que não se pode dormir sobre os resultados alcançados até ao momento, sendo que se deverão manter os níveis actuais de concentração.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  30. Pois é Johnny07, mas olhando para as classificaçoes dos outros grupos, vemos, que se quisermos ir longe na Champions devemos assegurar o 1o lugar.
    Apanhar o Rosenborg, Lazio ou Olympiacos ou o Roma é bem melhor do que Manchester, Barça, Real Madrid, Milan ou Arsenal.

    E o que me dizem do diario que o Deco esta a escrever para o site da Uefa? Chamam-lhe no site um jogador de uma raça rara, daqueles que so sabe ganhar titulos. Enfim, o costume, quem vai do Porto so é reconhecido pelos de fora. No quintal à beira mar plantado, o Adu e o Bynia, esses sim, os grandes jogadores do pedaço.

    ResponderEliminar
  31. Eu também pretendo o 1º lugar soren, no entanto há que ser realista que o nosso objectivo principal é o da qualificação e só após isso alcançado a busca do 1º lugar, pois sempre prefiro um pássaro na mão do que dois a voar...

    ResponderEliminar
  32. Johnny07 repara que esse cenário 3 é muito perigoso e nunca se sabe.

    Pelos outros cenários temos o apuramento garantido, mas se queremos vencer o grupo temos de pontuar em Inglaterra e vencer o Besiktas.

    Um abraço.
    PS: Não sabia, mas o Sporting nunca passou da fase de grupos.
    E o lance Binya? Faltou-lhes "paixão".

    ResponderEliminar
  33. luis, pois 2003-04 é no que penso, sem obsessão, mas esta equipa do Porto é muito fracota como fazes notar.
    zirtaev, o Sporting nunca esteve perto sequer de passar a fase de grupos. Nunca. Nem acredito que seja agora.
    johnny07, muita razão em pedir-se o 1º lugar. Acredito que um empate em Anfield e uma vitória com o Besiktas dar-nos-á direito a voltar a defrontar o Celtic, cá por uma coisa era o que gostaria mesmo. Mas não digo porquê...

    ResponderEliminar
  34. "se queremos vencer o grupo temos de pontuar em Inglaterra e vencer o Besiktas"

    Não necessariamente. Mesmo com o cenário 3, se o Porto vencer o último jogo está apurado, com 11 pontos. Se o Marselha não vencer o Liverpool, na pior das hipóteses o Porto garante o 1º lugar, com o mesmo número de pontos do Marselha e vantagem no confronto directo. Mas claro que o ideal é pontuar em Inglaterra.

    ResponderEliminar
  35. boa tarde!


    Depois de ver a capa do jornal a bola de hoje, reparei na tentativa do jornal de passar uns paninhos quentes sobre a expulsao do binya! afinal o homem chorou no fim do jogo!!!!!!!!!!
    Na minha opiniao o binya ja deve andar a chorar ha muito tempo, pela maneira como o vi a jogar no nosso campeonato nacional!


    força PORTO

    ResponderEliminar