17 outubro 2008

Mais alguns segredos do sucesso

a hegemonia do F.C. Porto no futebol português deve-se a um misto de «paixão, organização e espírito (...) o FC Porto tem sabido incutir, ao longo dos últimos anos, uma mentalidade vencedora, que leva os jogadores em campo a “irem até ao fim, acreditando sempre

Além do domínio das capacidades técnicas do jogo, é preciso, acima de tudo, uma grande paixão

embora a robustez física e atlética e o domínio dos princípios do jogo sejam muito importantes, só com o “sentir” se consegue alcançar uma grande capacidade competitiva.

Um jogador tem de saber fazer e saber pensar, o que implica o domínio dos princípios do jogo e das capacidades técnicas (...) no futebol moderno só se consegue estar 15 anos no top como Luís Figo com muito trabalho e grande cabeça

a construção de uma equipa exige, sobretudo, um discurso orientado para objectivos, tal está sempre presente no FCPorto. Quando eu olho para o nosso presidente [Pinto da Costa], vejo logo que há objectivos

a chamada táctica não é mais do que um conjunto de princípios a aplicar durante um jogo, com vista à vitória

é fundamental a cooperação entre todos os jogadores, já que cada um sabe a sua função e sabe qual é a dos outros

Um jogador tem, hoje, que ser muito forte para aguentar jogos de três em três dias, muitas vezes sob grande pressão e com recuperações incompletas do desgaste físico

Hoje um jogador não pode mentir, porque o computador diz-nos tudo sobre a forma como jogou (...) é preciso grande disciplina táctica em campo, já que, muitas vezes se joga em apenas 38 metros. Mais do que a arrumação da equipa em campo, é imprescindível que todos se desdobrem num sistema dinâmico, sendo uma “tanga” o modo de jogar em 4-3-3 ou 4-4-2."

Jesualdo Ferreira numa palestra em Braga intitulada "O corpo e a imagem"

3 comentários:

  1. O prof. até sabe de teoria...

    Pena é que comentadores de pacotilha que romanceiam um jogo de futebol, sem dúvida complexo mas também bastante simples, tenham tempo de antena.

    Que adianta Mourinho dizer que o 4x3x3 é o sistema perfeito e ideal, teoricamente, quando um teórico fala barato acha que o 4x4x2 é que é equilibrado e então o losango a melhor coisa do jogo?

    ResponderEliminar
  2. Jesualdo defende Queiroz: «Não há magia, é preciso tempo»

    Jesualdo Ferreira, treinador do F.C. Porto, já trabalhou nas selecções nacionais e, nesta sexta-feira, fez questão de enumerar as dificuldades inerentes ao cargo. Reagindo à chuva de críticas em torno da selecção principal, após o empate caseiro frente à Albânia, o técnico portista pediu tempo para Carlos Queiroz. «É preciso tempo», avisa.

    «Muita gente devia estar calada porque não conhece essa questão. Sempre defendi Scolari, mas também toda a gente sabe que o senhor Scolari teve a sorte de chegar numa altura em que não havia nenhuma qualificação para decidir. Teve tempo para preparar a equipa sem qualificação. O senhor Carlos Queiroz teve um jogo de preparação e depois entrou logo na qualificação», começa por recordar.

    O treinador dos dragões prosseguiu o raciocínio, sem interrupções. «Não há treinadores que consigam formar uma equipa, em dois ou três dias. Não há magia, nada que permita pôr aquela gente toda a jogar bem, com um estalar de dedos. É preciso tempo. Ser seleccionador nacional, de qualquer forma, é capaz de ser um bom emprego, mas não acho que Carlos Queiroz esteja aqui nessa perspectiva. Parece que não queremos ir ao Campeonato do Mundo. A comunicação social quer ir mas está a bater desde a primeira hora. Quando se chega à indignidade como já se viu em alguns aspectos, estamos em desacordo», atira.

    «Estou aqui a manifestar o meu apoio a Carlos Queiroz. Lembram-se da equipa que esteve na final do Euro2004? Vejam essa equipa e comparem-na com a actual. A actual é uma equipa em construção. A média de idades é mais baixa. Há dois anos houve um Europeu de sub-21 em Braga. Portugal foi eliminado e o seleccionador foi desancado, por ter um meio-campo com Meireles, Manuel Fernandes e Moutinho, precisamente o mesmo deste jogo. Organizar uma equipa é difícil. Ou as pessoas percebem a dificuldade da missão e apoiam, ou então não apoiam mas sejam dignos na análise. Acredito que Portugal se vai qualificar», conclui Jesualdo Ferreira.

    ResponderEliminar
  3. O senhor Scolari teve a sorte de chegar numa altura em que não havia nenhuma qualificação para decidir. Teve tempo para preparar a equipa sem qualificação.
    Os senhores "jornalistas" estão fartos de saber isto, mas...há falta de resultados batem em quem está mais á mão, neste caso, Carlos Queiroz.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar