14 outubro 2008

Os reforços, as posições e o plantel avaliados

Feito o ponto da situação sobre uma maior, e necessária, maleabilidade táctica por parte de Jesualdo Ferreira, mais resguardado nos jogos de alto risco, será porventura tempo de olhar mais de perto para os jogadores.

É que, tal como na incapacidade de ver-se que a equipa já joga em dois sistemas consoante as necessidades, também agora noto em muitos comentários uma predisposição para vaticínios infalíveis sobre as qualidades individuais ou o valor dos jogadores.

Fucile é o exemplo mais flagrante. Já muitos pronunciaram uma sentença aparentemente verdadeira e, pior ainda, inabalável. Fucile é o melhor para jogar a defesa-esquerdo. Não só não concordo como ponho outra questão.

O uruguaio, estou a citar de memória, jogou na Luz, em Vila do Conde e em Alvalade. Três jogos fora. Nas visitas ao Benfica e ao Sporting saiu-se muito bem. No Rio Ave foi um fracasso, teve até de sair pela hora de jogo e um outro defesa-esquerdo, Lino, foi fundamental para a meia hora final de vendaval de futebol que só por azar, e a cegueira pontual de Pedro Proença, não rendeu a vitória desejada.

Um jogador num sistema

Fucile jogou mediante um diferente figurino táctico, mais de contenção, menos aventureiro no ataque, em 4x4x2 (ou variantes). Quando foi preciso atacar, Fucile fracassou. A conclusão, para mim, é que como bom lateral sul-americano, Fucile defende melhor do que ataca (as excepções confiram a regra, de resto o preço é invariavelmente altíssimo e segue a fama do jogador excepcional). Muitos remataram as suas conclusões sobre a superioridade de Fucile em termos de defesas-laterais do FC Porto. Acho precipitado e de âmbito demasiado alargado.

Porque em corrente ofensiva, como mostrou frente ao Rio Ave e mesmo ante o Fenerbahce, Lino esteve muito bem. Tem vocação ofensiva, amiúde era mais médio-ala na Académica do que defesa-esquerdo e assim criou muitos problemas ao FC Porto nos jogos em Coimbra.

Ora, a conclusão parece ser a de Lino estar mais apto para a maioria dos jogos, de ataque continuado, do FC Porto na Liga. Fucile quando tocar mais a defender parece a solução óbvia. De resto, Lino tem pedigree nos livres directos – e só Bruno Alves não chega, há que diversificar opções nesses lances de tiro à baliza. Lino tem, pelo seu lado, muitas vantagens sobre Fucile.

Na época passada, aliás, Fucile não fez um jogo decente em apoio ofensivo. Começou a abusar de alguma dureza e foi expulso frente ao Schalke 04, no Dragão. Em Gelsenkirchen, quer a defender quer a apoiar Quaresma, Fucile esteve muito mal, mesmo num momento propício a demonstrar as suas qualidades de marcador, o seu sentido defensivo. Tecnicamente denotou muitas debilidades, quer a receber ou a passar a bola.

Era preciso uma opção para Fucile. A saída de Bosingwa obrigou a procurar alternativas e chegou Sapunaru, que tem propulsão ofensiva mas não se resguarda a defender e já cometeu erros graves que custaram golos: porque vem de um futebol romeno jogado à zona, permite liberdade aos alas contrários para cruzamentos. Estas pechas corrigem-se com trabalho e o romeno tem 21 anos apenas.

Com Lino no plantel e Fucile com concorrente para a direita onde tem raízes, era preciso uma alternativa para a esquerda. Veio Benitez, com defeitos congénitos (lembram-se de Ibarra?) de um futebol com outro ritmo e menos flanqueado, pelo que encontrou dificuldades na Europa. Tecnicamente também não se sente à vontade com a bola, e com mais rapidez no jogo a coisa agrava-se. Mas cruza bem e tem sentido vertical de jogo, entra na área (quase marcou ao Fenerbahce).

Cumprido um início de época exigente, Benitez fica a perder no cômputo geral. Mas será Fucile o melhor para a esquerda, relegando Lino e, pior, Benitez que é um defesa de raiz naquele lado?

Creio que vamos ter sempre mais Lino do que Fucile a lateral. Se se confirmar, é a prova, depois da época passada, de como o “estágio” de um ano no Dragão faz evoluir os jogadores. Pena é que os fracassos da época passada, de Bolatti a Farias, não demonstrem melhoras.

Novas provas e a eliminar

Entretanto, a Taça de Portugal obriga já no sábado o FC Porto a mostrar as segundas escolhas no regresso à Sertã. Com o Dínamo de Kiev terça-feira no Dragão, Jesualdo poupará jogadores ou deve retomar o ritmo mínimo para os habituais titulares? O campo do Sertanense, lembre-se, tem condições precárias e pode favorecer a predisposição para retirar os melhores deste jogo. Será a ocasião de os menos utilizados, entre eles o recém-chegado Pelé bem como o ex-lesionado Tarik, mostrarem se o plantel melhorou em quantidade em profundidade. Isto é, se as reservas serão capazes de garantir, em jogos de menor dimensão mas em provas de taça que obrigam a resolver as coisas em 90 ou 120 minutos, que a equipa chegue longe nas provas domésticas de segundo plano.

Só aí, creio eu, se poderá afiançar a qualidade do plantel, como já o sublinhei há dias. O jogo da Sertã é, por isso, importante porque pode ser revelador da questão do momento. É que não tarda e o FC Porto será também chamado à Taça da Liga, onde na época passada teve alguma infelicidade, sem nada diminuir o muito mérito do Fátima. E nesse jogo começou a perceber-se que muitos reforços não teriam trazido à equipa uma qualidade de segundas linhas necessária. Curiosamente, o panorama melhorou depois, com uma chegada ao Jamor sem sofrer golos pelo caminho e com Bolatti e Farias a marcar despertando algumas atenções, prova de que o trabalho só com tempo pode render frutos.

Esta nova época será olhada por antecipação de forma mais concreta, na sua globalidade, com o que o resto do plantel fizer nas provas de taça por cá. Guarín e Benitez terão mais minutos de competição em provas que exigem determinação e aura de vencedor.

Os melhores reforços e algumas euforias

No onze principal, Fernando ganhou um lugar por mérito próprio – e cujo antecessor no lugar, ainda que se compreenda a diplomacia e o facto de ser também brasileiro, o reconhece como legítimo herdeiro – na posição que muitos sentiram órfã de Paulo Assunção como se fosse possível num ou dois meses encontrar um substituto fixo e capaz de dar conta do recado.

Rodriguez só agora descobre atalhos para a área contrária, retirando-se do isolamento (a que votava também Lisandro) da linha. E Tomás Costa, muito voluntarioso, precisa de provar se faz os 90’ ao mesmo ritmo ou aproximado: a verdade é que perde fôlego a meio da 2ª parte e não cumpre um jogo completo em pleno. Hulk tem mostrado os defeitos de querer fazer depressa, muito rápido e bem, precipitado no remate em que precisa de aguardar o melhor momento – até porque se temporizar a jogada, tem sempre a capacidade muscular para em explosão evitar a carga do último defesa. É muito jovem e Jesualdo lança-o sempre de recurso mas como primeira opção atacante.

Em resumo, a equipa, renovada, vai-se encontrando e melhorando. Já tem o conforto psicológico do 1º lugar – e o que teve de lutar para lá chegar reforça esse espírito, identificando-se com a marca genética do clube. Começará agora uma diversidade de frentes competitivas que testarão os limites da sua competência e a extensão da sua qualidade.

É, portanto, cedo para euforias, as exigências não abrandaram. Noutros clubes, como no Sporting, até já se fizeram 1ªas páginas só por uma liderança à condição (3ª jornada), sem nunca ter estado verdadeiramente no 1º lugar (era do Nacional). No Benfica, ganhar dois jogos já é atingir a Lua e há quem festeje o regresso de Katsouranis ao miolo – esquecendo que em três épocas o grego fracassou fisicamente nas 2ªas voltas, é só aguardar…

Candeia que vai à frente é a do Porto. Mas com os pés sempre no chão. Até na Liga dos Campeões, onde uma virada do barco não impede que se chegue ao bom porto da 2ª fase. As competições europeias, em Dezembro, tirarão a devida factura, como tem sucedido desde que os três grandes competem em patamares de igualdade e só um tem mostrado a fibra de campeão.

10 comentários:

  1. Bom post, permite-me apenas corrigir a idade de sapunaru que é 24 anos e não 21. é um lateral que me agrada porque gosto de laterais altos que possam defender ao meio e ele alem de fazer isso é muito forte nas bolas paradas, e ataca de uma maneira simples e com combinaçoes o que me agrada, o que não me agrada é a maneira como ele tem sido batido no 1 contra 1 mas já está melhor e espero que continue a evoluir.

    Quanto ao lateral esquerdo concordo em parte, acho lino pode jogar em jogos defensivamente pouco exigentes nos outros acho um risco muito grande porque ele a defender é uma nodoa. Benites não é tão mau como dizem mas não é jogador para o Porto e nota-se que é muito "timido" podia-se perfeitamente ter feito regressar o leandro que é dos melhores laterais a actuar no brasil e fazia o mesmo ou melhor e nao estavamos a pagar ordenados a 2. Prefiro como tal o Fucile para esse lugar concordando que tem estado mal em alguns jogos.

    Acho que esta equipa tem mais potencial e opçoes que o ano passado, especialmente no meio campo, o ano passado tinhamos 3 medios e os outros nem para supelentes serviam, este ano tomas costa já mostrou que é uma boa opção e pelé e guarin tambem o vão fazer mais cedo ou mais tarde.

    Penso que o mais dificil vai ser mesmo a 1 volta já estamos em 1º e se acabarmos assim a 1 volta acho que o titulo não vai escapar, até porque as deslocaçoes mais complicadas são na 1 volta.
    Na champions é muito importante vencer o kiev na proxima jornada e se o fizermos ficamos com um pé na segunda faze (se depois ganharmos tambem em kiev e o arsenal vencer em casa e empatar fora ficamos apurados a 2 jornadas do final mas isto já são muitos s'es apesar de achar possivel este cenario)

    ResponderEliminar
  2. A questão do lado esquerdo sempre a dar que pensar.
    Para mim que sempre apreciei o Fucile, acho que é no plantel quem melhores garantias dá nesse lugar principalmente em jogos mais dificeis.Não estará bem fisicamente, foi operado a um ombro e acho que fica muito desgastado com as idas à selecção ( ontem li um excelente post sobre isto no "Reflexão Portista" ).
    O Lino é uma boa alternativa pelos motivos expostos para jogos ao ataque, até´e um jogador que aprecio e pode ser muito util.
    Benitez, a meu ver, é carta fora do baralho, espero bem estar enganado.
    Aguardo melhoras do Hulk e que o Guarim se afirme, não tenho para já muita simpatia por ele.
    Espero ansiosamente é pelo Tarik

    ResponderEliminar
  3. esperemos para ver o que dizem amanhã os jornaleiros

    o MP hoje em gondomar
    "Cremos que existem indícios de probabilidade razoável para condenação, em julgamento, dos arguidos Augusto Duarte (árbitro da partida Nacional-Benfica), Rui Alves (presidente do Nacional) e António Araújo (empresário), mas, quanto a Pinto da Costa, os indícios em fase de instrução vieram demover os da fase de inquérito, uma vez que o presidente do FC Porto não interveio directamente nas escutas telefónicas que estão na base do processo. Ou seja, as conversações telefónicas com o seu nome não são inequívocas"

    ResponderEliminar
  4. Tenho alguma dificuldade em analisar a questão dos laterais. Sobretudo depois de verificar que no ano passado tínhamos vários defesas esquerdos e quem jogava normalmente era Fucile. -Este ano foi-se Bosingwa, no entanto para meu espanto, Fucile ficou novamente a ver em que paravam as modas, nem ganhou lugar na direita, em que poderia dar tempo a Sapunaru para se integrar e ajustar -embora eu pense, que a maioria dos jogadores que vêm para o Porto têm que entrar de imediato, por isso custam rios de dinheiro, não são propriamente juniores- nem na esquerda, onde eu supunha que Benitez agarraria o lugar e o reconduziria definitivamente para a direita. Nada disto tem acontecido e embora eu pense que o plantel tem muita qualidade, existem algumas dificuldades perceptíveis em retirar o melhor rendimento das características de alguns dos jogadores...
    Mas eu não gosto muito de falar sobre questões que são próprias para serem discutidas por quem sabe como decorrem os treinos do Professor...Eu não sei e como não sei, não discuto, muitas vezes critico porque o faço no decurso daquilo que observo nos jogos. Aí, eu posso perceber o que correu bem e o que esteve menos correcto. De resto, as experimentações indispensáveis, são questões do foro dos treinos e nos treinos eu não entro -nem me deixam-, portanto deles não posso falar. O mesmo se aplica ao ambiente interno vivido na SAD. -Não sei absolutamente nada do que lá se passa e até acho -sem correr o risco de errar muito- que poucos verdadeiramente o sabem, portanto não me vou debruçar sobre temas que ignoro, para discutir de forma leviana o que não conheço! Alguns parecem dominar tudo -não me admira que o Mundo esteja como está, com tão sapientes cerebelos como evitá-lo-, eu só me pronuncio pelo que ouço e vejo, pelos jogos e pelas acções concretas e externas dos intervenientes directos que eu observo.
    -É mais fácil adquirir um bom defesa direito que um esquerdo, isso parece-me indiscutível -pela simples razão que há imensamente mais destros que esquerdinos-, vejamos o que se passa na Selecção. -Mas se já tínhamos -no FCPorto- um defesa direito que garantia a substituição directa do Zé Bosingwa -e a contratação do Benitez ainda mais me confirmaria esta possível opção- para quê tentar o Fucile novamente à esquerda?...Eu creio que foi esta indefinição -agravada com aquele gesto impensado do Jesualdo para com o Uruguaio num desempate no Torneio de Braga- que tem retardado a consolidação e a estabilização da equipa. Esta indecisão nos laterais, mais a questão da (não) escolha do médio defensivo, mais a má forma do Lisandro!...

    ResponderEliminar
  5. Liga intercalar
    Boavista 1 x PORTO 0

    jogamos com:
    Ventura; Tengarrinha, Pedro Emanuel, stepanov, Benitez; Pélé, Chula, Bolatti, Caetano, Alex, Tarik

    Subs(ent/sai):
    Josué/Tarik
    Dias/Pélé
    Nassari/Alex
    Rafa/Caetano

    ResponderEliminar
  6. existe aqui uma coisa que, penso eu,não tem feito a equipa evoluir ainda mais. é o calendário, ora uma equipa ganha ritmo competitivo e automatismos jogando mais vezes, e o certo é que este calendário estúpido organizado pela Liga não tem dado continuidade para que a equipa comece a ficar mais madura mais cedo. Depois Fucile, Rodriguez, Lisandro tem feito algumas viagens pela selecção, e Lisandro até as tem feito para não jogar, com as mudanças de horário e viagens longas, o cansaço acumula ainda mais.

    ResponderEliminar
  7. "...como bom lateral sul-americano, Fucile defende melhor do que ataca..."
    Discutir se Fucile deve ser titular, se deve jogar à esquerda ou na direita é uma coisa, mas dizer que os laterais sul-americanos defendem melhor do que atacam só mostra um profundo desconhecimento do futebol que lá se pratica.
    Na verdade é precisamente ao contrário. Por norma, os bons laterais sul-americanos atacam melhor do que aquilo que defendem e a razão é simples: nesses países joga-se muito com 5 jogadores atrás, sendo que os laterais funcionam muito mais como alas do que como defesas. Aliás na Argentina são chamados de «carrilleros», pela forma como conduzem a bola pelas alas em velocidade até ao ataque.
    Mas esta claro, é só uma opinião e vale o que vale.

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Rogorosamente, já se viu que nem Lino (estou a escrever depois do jogo com o Leixões), nem Benitez, nem Fucile. Se bem que goste deste último - até pelo que foi fazendo no primeiro ano e pela garra que coloca em campo (é um jogador que os adeptos dizem ser "à Porto")- tenho que reconhecer que, em termos ideais, NÃO estamos servidos de laterais esquerdos (uma maldição antiga)! E pela direita, se bem que ache Sapunaru com alguma potencialidade, tem que evoluir tacticamente e melhorara na eficácia defensiva. Enfim, não caiamos na cegueira benfiquista de pensar que os nossos são sempre os melhores: infelizmente, temos um plantel, até ver, banal (com algumas - pouquíssimas - honrosas excepções).

    ResponderEliminar