22 outubro 2008

45 minutos de avanço e um um autocarro em frente da baliza

Já estamos quase em Novembro e ainda não se vislumbra um modelo de jogo definido. Jesualdo ou está confuso ou com receio e perdeu tempo.

Como é apanágio das equipas Ucranianas o Dínamo fez um jogo com uma defesa altamente mecanizada e um bloco baixo que inviabilizou a profundidade do futebol Portista e retirou os espaços no último terço. Muita pressão sobre a bola, onze jogadores por detrás dela. Jogou para empatar e ganhou.

O Porto jogou para ganhar e perdeu. Perdeu por diversas razões. A razão principal foi um livre que acontece uma vez na vida. Pontapé violentíssimo, a bola leva um efeito caprichoso no final da sua viagem e surpreende Nuno.

O futebol praticado foi o dos últimos dois anos e meio, chato, não tem profundidade e é castrador da imaginação, principalmente no miolo do terreno.

Qualquer equipa que venha ao Dragão jogar desta forma, arrisca-se a não perder.

Porque o Porto ainda não tem um sistema bem implementado que combine Hulk e Lisandro.

Porque Jesualdo insiste no inconsequente Mariano, quando tem Hulk no plantel (tendo em conta que Tarik ainda não tem ritmo para 90 minutos). E porque o Porto não tem um abre latas. Não temos um patrão no meio campo que “parta” o jogo, que crie roturas com passes de morte e dribles que desequilibrem o meio campo adversário.

Já sei que alguns não concordam mas volto a relembrar Ibson. Esta é uma daquelas decisões do nosso treinador que nunca entendi. Lucho é um 8 e não é Meireles que vai assumir as despesas da organização ofensiva quando o meio campo se encontra menos povoado. Não tem características para isso e tem um desgaste defensivo enorme. Mas com Ibson no meio campo, fosse a 6, fosse a 8 a bola girava de outra forma.

Nas substituições Jesualdo fez o que pode.

Esteve muito bem na primeira. Mas não corrigiu a asneira (ilegítima nesta fase) Mariano, ou por outra, corrigiu-a tarde.

Pela primeira vez tivemos a oportunidade de ver o Porto a jogar num sistema mais dinâmico com dois avançados na frente e apenas dois homens no miolo.

E que diferença. Total domínio da partida com os Ucranianos acantonados. Que falta fez nesse período um verdadeiro 10 ou um Lucho com a frescura que se impunha. Traída pela falta de experiência a equipa perdia por consequência a clarividência e mostrava coração mas não demonstrava organização nos momentos chave.

Há claramente movimentos que ainda estão mal trabalhados. Hulk e Lisandro são compatíveis mas não combinaram com acerto uma vez que fosse. Hulk como sempre mudou o jogo e embora individualista deixa sempre a sensação que deve ser titular e que o treinador perde tempo e compromete resultados ao deixá-lo no banco. Há muita falta de trabalho na ligação entre estes dois jogadores. As discussões entre ambos, são elucidativas.

Mais uma vez o Porto entra com o sistema estático do ano passado, com dois alas a jogar a extremos que interpretam mal o sistema. Dando aso às suas características fogem insistentemente para o meio, procurando terrenos onde se sentem mais à vontade. Julgo que era tempo de acabar com a insistência em jogadores que interpretam mal o sistema do ano passado e, pior que isso, não têm características para jogar nele. Mariano não dá profundidade ao flanco e não é a solução ofensiva para o apoio a um lateral com a qualidade de Sapunaru (mais um belo jogo do Romeno, certo a defender e muito perigoso na área adversária).

Este ano os abre-latas não estão nas alas e o sistema não pode ser o mesmo. Quando Jesualdo dá o sinal em Alvalade que começa compreender isso pensei que entramos no ponto de viragem necessário, mas este jogo revelou que o treinador teima em desligar-se dos medos do passado.

Há que apoiar os jogadores porque abnegação não faltou. Há que insistir em Hulk, é um diamante e precisa de jogar com Lisandro. Há que discipliná-lo tacticamente e criar-lhe juízo e humildade. Haja pulso e coragem.

O resto não é novidade, existe já um estigma de incapacidade que cresce na equipa quando está em desvantagem. Isto porque a equipa sabe, que o sistema trabalhado não é um sistema que permita virar resultados. Os jogadores têm coração mas não têm ligação.

Mais 45 minutos de avanço com um sistema desadaptado às características dos jogadores que iniciaram a partida e mais 67 minutos com um jogador que não tem qualidade para ser titular. Pormenores destes podem ser fatais na Liga dos Campeões. Se juntarmos a isto a sorte, que só protegeu o adversário… enfim.

O Dínamo não mostrou nada sem ser acerto defensivo. Somos muito superiores tecnicamente e temos tudo para ir à Ucrânia ganhar. Haja vontade e uma pontinha de sorte que nos faltou.

27 comentários:

  1. Apenas um à parte: aceito que Mariano tenha estado mal, mas é tempo de começar a olhar para outros jogadores: Rodriguez, por exemplo, parece que temos medo de dizer, ele ainda não justificou NADA a sua contratação.

    ResponderEliminar
  2. Rodriguez tem um potencial tremendo. Basta reparar na época feita no benfas team o ano transacto e também nos jogos de pré-época este ano. Mas ele fisicamente não parece bem... e aquela cabecita nitidamente também não está no sítio.

    Agora numa perspectiva imediatista, ele de facto ainda nada fez para justificar os 7 milhões. Nem para 700 mil €!

    ResponderEliminar
  3. eu so quero deixar claro que a atitude que o hulk teve ontem ( a0s89 minutos no livre do bruno alves em que ele pega na bola para marcar, o bruno pede a bola e o hulk atira-lhe literalmente com a bola, e eu vi pk tava la mmo atras daquela baliza) se fosse o adriano n jogava mais!
    e reparem na quantidade de vezes que o lisandro desesperou com ele por ele n passar a bola a ninguem!
    o adriano nao e melhor que ele? tenho para mim que o adriano num pe vale mais que o hulk todo!
    5,5 milhoes por metade do hulk? fomos tao roubadinhos...
    agr vamos ao jogo, o mariano que tem que fazer mais para nunca mais vestir a camisola do fcp?
    foi um jogo mto mau, onde quase n criamos perigo, futebol afunilado, o tarik entra para avançado.. enfim!
    para finalizar as declaraçoes do jesualdo a afirmar que sao os jogadores que tem...
    olhe sr juju, se sao os que tem sao os que escolheu porque no inicio de epoca eu lembro-me bem de ter ouvido o sr dizer que escolhia spe os jogadores, se nao gosta de a vaga a outro, um com tomates para chegar ai e encostar meia duzia deles que bem precisam e promover alguns que andam encostados e tinham lugar nesta equipa de caras...!
    bem meus amigos.. preparem-se para sofrer esta epoca!

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao Mariano, ele é um rapaz honesto. Esteve cá no ano passado e mostrou o coxo que é!

    Mas os nossos comissionistas de serviço acham que é preferível ter um tosco destes por 3-4 milhões de € a ficar com um dos miúdos (Vieirinha, Gama, Barbosa) que por fracotes que sejam são incomparavelmente melhores do que este infeliz!

    Só se tem olhos para o mercado sul-americano. Os mercados de leste são muito mais vantajosos. Primeiro, porque são mais baratos, segundo porque têm jogadores tacticamente evoluídos e em alguns casos tecnicamente evoluídos também, e terceiro porque em termos de viagens para os jogadores são menos castigadores.

    Outro mercado com imensos jogadores talentosos para o ataque é o Holandês, veja-se o caso de Tarik que veio dum clube secundário e é um excelente atleta.

    Questões a que o nosso brilhante departamento de prospecção e comissão pode responder...

    ResponderEliminar
  5. O Rodriguez corria no Benfica porque estava emprestado e queria assinar um bom contrato.
    Agora que arranjou um como queria, é tempo de descansar e aproveitar a vida.
    Está gordo que nem um porco, vê-se que anda bem tratado.
    Lembrem-se porque é que ele não fez nada de nada no Paris S.Germain, onde acabou até por deixar de ser convocado.

    ResponderEliminar
  6. Nunca gostei, e continuarei a não gostar do Rodriguez (mesmo que venha a ser (!) o melhor jogador do Porto).

    Agora sim compreendo o desalento e apreensão do Lisandro no que diz respeito á renovação. O Rodriguez veio rotulado de tudo e mais alguma coisa, com contracto milionário e não justifica absolutamente nada.

    No que diz respeito ao Mariano, é unanime a opinião, julgo. Não suporto que me venham dizer que é lutador e não desiste e etc. isso não faz ganhar jogos, mas sim consistência, passes e cruzamentos bem executados e não andar feito barata tonta em campo. O Mariano é o tipo de jogador para jogar em campos com 1km pois, com a bola, enfia a cabeça no relvado e corre até não poder mais sem saber o que lhe fazer.

    Foi referido/referenciado o Ibson, e eu sou grande apoiante. Faz muita falta sim sr., assim como, neste momento, faz falta um pitbull ou um bruno gama. Mas enfim, como já foi dito muitas vezes, são jogadores que não trazem comissão, ou se trazem, não "compensa" a quem a recebe e como tal é a desgraça total.

    Acho piada o clube vangloriar-se com o projecto 611 mas eu pergunto: o projecto 611, não era suposto dar realce á formação do clube? Pois bem, aparentemente, o porto "forma-os" para os "enfiar" em equipas de 2/3 divisão à espera que lá, ganhem ritmo competitivo e cresçam como jogadores tactica e tecnicamente. Ora bem, se um jogador que é formado no Porto, vai depois jogar na 3ª divisão (e mesmo na 2ª), que máximo vai ele dar? que grandes objectivos terá? até mesmo a nível de concorrência interna fica a perder. Consequências? Perda de motivação!

    Conclusão, deixemo-nos de utopias e de "grandes promessas do futebol" que nunca passam disso mesmo, queremos é hoje, no presente, jogadores para avaliar em tempo real pelo que são e não pelo que poderão vir a ser.

    Há quem muito culpe o treinador e quem o defenda, eu percebo que ele não se impõe e como tal tem de trabalhar com o que lhe dão mas, também sei que ele tem uma mente retrógada, tácticamente, e que outros fariam melhor com o que ele tem agora.

    ResponderEliminar
  7. soren, concordo nos princípios gerais e acho excelente a tua visão do jogo, embora discorde em questões pontuais, nomeadamente quanto a individualidades.

    Observa, porém, que já a contar com o D. Kiev defensivo e a defender a pé fixo com sete homens atrás, além de dois mais móveis e um meco na frente, Jesualdo põe extremos, mesmo que não os tenha puros, porque o jogo ia obrigar a jogar em toda a largura do campo.

    Esta é uma explicação para o facto que assinalas das funções dos alas-que-não-são-extremos.

    Já não percebi a razão de o Tarik não ter ido para extremo puro, ainda que à direita.

    Sobre o Hulk persistem as injustiças, o moço precisa de trabalho e quando entra mexe com o jogo, depois a ansiedade leva-o a precipitar-se e tudo sai mal, mas traz uma alma ao ataque que sem ele não existe.

    Já aqui apelidei há muito que Rodriguez estava a caminho de ser o flop do ano. Mas "paga" a necessidade de ter de se jogar com extremos em certos jogos que pdem ataque alargado e continuado... Nestes jogos, Lino entrará sempre, por muito que peçam o Fucile.

    Como também já sublinhei e posso ser repetitivo, a equipa quebra quando sofre um golo. E não vale a pena rebuscar as coisas, aquilo foi mesmo um frango. Mas o Nuno terá menos culpa do que muitos opinadores e sobre isso também tenho desde ontem à noite uma posta para meter a assar amanhã.

    Quanto a qualificação, é perfeitamente possível o Porto ganhar em Kiev.

    Mesmo que os assobiadores por tudo e por nada desestabilizem. Para quem assobiou no dia da 1ª vitória, agora podem dar largas aos seus caprichos...

    ResponderEliminar
  8. Há quem ponha em causa o número de espectadores no jogo. As bancadas estavam algo despidas, de facto, a tribuna de honra também mas preenchida o suficiente para se satirizar a presença de Queiroz com Pinto da Costa.

    Acredito que pelo menos um sector estava completamente cheio de assessores da SAD divertidos a trocar piadas...

    ResponderEliminar
  9. criticaportista.blogspot.com
    Tá lá tudinho.. é a melhor foto que se pode tirar do porto.

    ResponderEliminar
  10. este é daqueles jogos em que se aquele frango (apesar da bola ter vindo com muita velocidade) não tem entrado tudo seria diferente. Mas o Porto tinha que fazer melhor? claro que sim tem sempre e fica a sensação de que quando começa em desvantagem o resultado final se começa a adivinhar.

    Não gostei dos assobios da bancada, compreendo-os quando os jogadores não se esforçam e se soubesse assobiar tambem o faria, mas ontem não vi falta de entrega de ninguém pelo que os assobios pareceram-me despropositados.

    O patrão de meio campo que parta o jogo e que faça passes de morte temos não anda é a jogar, alguem sabe onde anda lucho?

    Os abra latas nas alas tambem temos, mas ambos vem de lesao.

    Temos que ganhar em kiev para assumir o 2 lugar do grupo e não vai ser facil, para isso covem que lucho tarik e rodriguez estejam em condições de jogar e tem para o fazer 15 para entrar nos eixos.

    Hulk cada vez que o vejo mais me convenço que irá ser um grande jogador, mas também estou cada vez estou mais certo que dificilmente será esta época, espero que tenha o tempo que lisandro teve mas que fabiano não teve.

    O que me custou foi ver o tomas costa no banco está em boa forma e podia ter feito alguma coisa.

    ResponderEliminar
  11. Meus caros, estive no Dragão, não assobiei nem estranhamente sofri.
    Porquê?
    Porque me parece que a equipa deste ano não tem raça, nem qualidade.
    Resta saber se chega para consumo interno.

    ResponderEliminar
  12. Eu aos 60 min dei a derrota como consumada fruto da evidente incapacidade do nosso FCP. Falta criatividade e os blocos jogam demasiado afastados uns dos outros.

    Mariano faz-me lembrar a nódoa do Folha com a diferença que o português sentia a camisola e sabia ir à linha cruzar com perigo. Se eu à época detestava ver Secretários e Folhas a titulares, hoje, faz-me confusão e revolta ver jogadores como o Mariano terem oportunidades infinitas.

    Hulk, até pode vir a ser o melhor jogador do mundo - entendam a ironia - mas nenhum clube do mundo daria 6M por metade do passe de um futebolista que precisa de ser formado tacticamente como uma criança dos juvenis.

    Isto está uma miséria e eu que sou um optimista por natureza considero que o FCP deste ano não vai dar muitas alegrias aos portistas.

    Exige-se explicações sobre a estratégia desportiva e financeira do clube. Começa a ser por demais evidente - mesmo para os SÁDicos - que a política de contratações é um festival de comissões. Gastou-se quase 25M EUROS e não temos um criativo, nem avançado que faça concorrência séria ao Lisandro, nem lateral esquerdo, a trinco temos um miúdo muito promissor (Fernando) mas que só sabe jogar encostado aos centrais, nas alas a contratação de Rodriguez e o seu principesco ordenado são uma machadada SÁDica no balneário que fará perder Lisandro e Lucho.

    Tanto EURO gasto em merda.

    Depois, temos um projecto 611 que se saúda mas que acaba por ser mais uma fonte de criticas. Senão vejamos, quantos jogadores saíram ou vão sair deste projecto? Com os camiões de comissões estrangeiras que todas as épocas estacionam alarvemente no Dragão, suspeito que nenhum futebolista do P611 terá uma real oportunidade de se afirmar no plantél.

    O nosso Presidente anda mais preocupado em dar tachos à sua nova amada ao invés de olhar com mão de ferro para os 'chupistas' que o rodeiam. Agora até um género de departamento cultural temos! Sim, porque o importante para os adeptos portistas é que tenhamos música clássica no Dragão...


    Até a filha Costa está a ser preparada para assumir cargos de importância no FCP ao melhor estilo monárquico. A rapariga queria ser modelo (???) mas como em Lisboa ninguém a suporta virou-se para os 'tachos'...

    Estou mesmo a ver o que irá acontecer nas próximas eleições...

    Para o futuro do FCP devo dizer que na próxima época é premente que o Azenha volte para assumir o cargo de treinador principal. Até lá é respeitar o contrato com o Professor e dar-lhe o apoio que este nunca teve - nem das bancadas, nem dos comissionistas.

    Existe muita coisa para mudar na estrutura do FCP e essa mudança deve começar pelo topo.

    Enquanto os sócios não abrirem os olhos para a realidade encapotada pelas conquistas nacionais o nosso clube vai continuar a afundar-se num campeonato que tem tanto de medíocre como os dirigentes que estão à frente dos destinos do FCP.

    Não uso lenço branco mas tenho direito a voto e a opinião nas próximas eleições. Até lá é esperar que o clube não caia na falência. Sim, porque isto do subprime vai afectar as flores que se fazem nos orçamentos anuais.

    Acabou o crédito e as garantias bancárias...

    ResponderEliminar
  13. Tá visto: temos equipa pra passear no campeonato nacional, só que nos jogos internacionais o andamento é outro, não temos capacidade pra isso.

    Se ao menos, a nível nacional, houvesse 2 ou 3 equipazitas que pudessem dar alguma luta pra fazermos bons "treinos", sempre ganhariamos alguma estaleca pra estes jogos da champions. Assim não sendo... paciência...

    ResponderEliminar
  14. O Professor Jesualdo Ferreira é um caso tipico de uma pessoa que até tem qualidade mas que quando chega a um lugar tão alto como ele chegou, no dia em que se tornou treinador do F.C. do Porto, se borra todo. Ou seja, ele é um bom treinador mas é em equipas de baixa/média qualidade.

    Só sabe estruturar uma equipa para jogar com um bloco baixo e em transições rápidas.Quando a equipa do Porto tem de segurar a bola, queimar tempo, desgastar o adversário não é minimamente capaz de o fazer, o mesmo se passa se jogamos contra equipas que defendem com todos e mais alguns, a equipa não consegue fazer circulação de bola e arranjar espaços para penetrar na defesa contrária, antes pelo contrário parecem umas baratas tontas sem saberem muito bem o que fazer.

    “A culpa não é dele é dos jogadores que lhe dão” – ai o caso ainda é pior, porque faz dele pior treinador do que aquilo que eu acho que ele é. Pois um treinador do F.C. do Porto tem de ser responsável a toda a linha na compra e na dispensa dos jogadores.

    “Ele é o unico que defende o clube” – ele defende-se é a ele e ao lugar dele ao vir dar a cara pelo clube. E quando a equipa faz um mau resultado a culpa é sempre dos outros, dos jogadores, dos árbitros ou até mesmo dos adeptos.

    Só um aparte, com estas duas afirmações as pessoas que as fazem e que na maioria das vezes são os que dizem que esta direcção é incólume, não se apercebem que a estão a atacar e muito.

    “Mas ele é bi-campeão” – digam-me qual é equipa do mundo que nos ultimos anos foi campeão do seu pais a jogar em 3x4x3, sem ser o Porto de Co Adriansen. Como disse o Mário Wilson aqui á uns anos atrás – “Qualquer treinador que treine o Benfica arrisca-se a ser campeão”, agora eu digo - qualquer treinador que venha treinar o Porto arrisca-se a ser campeão, a ganhar a taça de Portugal a taça da Liga e até a fazer uma gracinha na liga dos campeões. Agora o Jesualdo perde ou empata constantemente os jogos decisivos que disputa.

    Agora o nosso adjunto, José Gomes, quem é o José Gomes, o que é que ele fez de bom até hoje que fez com que merece-se vir para o F.C. do Porto, pergunto eu e mais não digo.

    Os jogadores – o plantel do F.C. do Porto é constituido por bons jogadores não tenho duvida nenhuma disso, mas também tem alguns menos bons (simpático, ora digam lá) com qualqer plantel de qualquer equipa do mundo, mas se fazem uma exibição deplorável, merecem levar nas orelhas dos adeptos. Eu não sou dos que assobia (chamos-lhes uns nomes feios, de vez em quando) mas compreendo que em certas situações os adeptos/associados sintam-se envergonhados e mostrem o seu desagrado com isso. Segundo sei os jogadores têm o seu ordenado em dia, só jogam os que estão aptos clinicamente, logo não têm razão para fazerem o que por vezes fazem dentro do campo e se o fazem ou é por que não querem jogar ou por incompetência (por exemplo: Rodriguez).

    Conclusão:
    Numa época onde sairam mais uma vez 3 titularissimos do plantel (Bosingwa, Paulo Assunção e Ricardo Quaresma), sendo sustituidos por jogadores de “topo” como Sapunaru, Rolando, Benitez, Fernando, Guarin, Tomás Costa, Rodriguez e Hulk e a maioria deles já jogam como titulares, quando alguns nunca tinham jogado em Portugal e muito menos na Champions.
    Com um treinador de equipa pequena.
    Uma SAD/Direccção que não existe e rendida aos comissionistas.
    Ao fim de tão poucos jogos ter este desempenho só posso dizer: é o melhor que se pode arranjar.

    ResponderEliminar
  15. Lá voltamos nós com desculpas esfarrapadas. O facto é que a equipa não joga nada nem está a jogar desde o inicio da época e o treinador (continuo a dizer) já está a mais no Porto há muito tempo.

    E não sei se a nival nacionaol isto será para nós... a ver vamos,

    Quanto à CL adeus até para o ano...

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. meu caro senhor Zé luis, que tanto admiro,

    custa-me que o você, que tanto admiro e venero, desta vez esteja a colocarem causa o clube e a excelentíssima gestão que, em boa hora e pelas melhores razões, se assume como a lídima representante dos nossos interesses e que por les adquiriu, num momento preclaro e sem qualquer interesse pessoal, o passe do exemplar Benitez.
    Hoje, depois da vitória moral de ontem, só podemos estar felizes. por termos um Zé Luis a escrever crónicas coerentes, um Antero Henrique a tratar da formação, um Caldeira a tratar das contratações,o Reinaldo a tratar da secção da roleta,a Filomena a tratar da Cultura, a Joana a querer brilhar na passerele.

    Digo aos meus filhos e netos que temos de persistir. por isso aprecio as suas crónicas mas tremo ao sentir que possa ter dúvidas.

    ResponderEliminar
  18. fc limpa-tudo, a crónica é do soren, eu só concordo com ela. Não gosto de vitórias morais nem acho que o FC Porto merecesse sequer ganhar, embora tenha sido demasiado cruel a derrota que também foi imerecida, perfeitamente acidental e fruto de um frango do Nuno que tem direito a eles como qualquer outro.

    Mas, meu caro, eu tenho dúvidas. Só o outro não as tinha, por sinal aquele que discorda de uma lei que promulga por achá-la "injusta e penalizadora" para uma das partes em (eventual) conflito.

    Também tenho certezas e já anunciei algumas. Tenho até confiança que em Kiev vamos devolver aos gajos a marosca que fizeram, sem querer, aqui.

    Se quiser admirar os meus escritos, faça bom proveito que não fico mais ou menos vaidoso, sem ficar, porém, indiferente.

    Mas, creia-me, para venerar só alguns santinhos ou, porventura, o Grande Líder que estamos a forjar neste Pobre País.

    De resto, mais do que a tónica de bater em Jesualdo, ecoa muito abusivamente o perfil do novo orçamento "para as empresas, para a economia, para as famílias", repetem-no ad nauseum o nosso Primeiro e os outros ministros, até o Manuel Pine. O rebanho, por fim, parece aceitar, imbecil e resignado, que seja assim. Pastoreado.

    Abraço e confiança para Kiev.

    ResponderEliminar
  19. Mais uma boas analise do Soren.

    Assumindo que Jesualdo não vai mudar o modelo de jogo que tem duas temporadas e que não vamos mudar de treinador, o que se pode melhorar na equipa?

    A primeira zona de construção está sempre muito recuada. Os 4 defesas estão sempre atrás do meio campo, os 3 avançados encostados nos defesas adversários, sobrando 3 médios para preencher os 50 metros entre essas linhas. Tudo muito estático. O resultado é que a equipa não consegue construir jogo quando o adversário faz pressão alta, como o Sporting na supertaça e o Arsenal. A equipa tem de jogar com as linhas mais próximas e os jogadores têm de oferecer mais linhas de passe.

    O principal problema é que Jesualdo continua a jogar como na época passada, na qual Lucho e Quaresma faziam 3 de cada 4 assistências do Porto. Lucho não está apto fisicamente e só faz figura de corpo presente. Rodriguez não rende colado à linha lateral como Quaresma. O que é agravado pelo pouco apoio ofensivo do lateral esquerdo, seja ele qual for. Para além da ausência de bons cruzamentos, a tendência do uruguaio em fazer diagonais para o centro faz com que a defesa adversária se junte para defender o centro, não havendo os espaços para Lucho fazer os habituais passes para Lisandro.
    Na direita o problema é similar, dadas as características de Mariano. O eventual regresso de Tarik pouco melhora a situação, porque tal como Rodriguez prefere as diagonais para dentro aos cruzamentos. A principal vantagem é que o entrosamento do marroquino com Sapunaru será melhor do que tem sido o de Mariano, que prefere perder uma quantidade industrial de bolas a fazer um passe para o romeno. Do lado oposto terá de haver mais apoio do lateral esquerdo junto à linha.

    Como médio defensivo Fernando tem sido importante nos jogos em que o Porto prefere jogar em contra-ataque, nos outros jogos agrava o défice de criatividade do Porto, pela sua incapacidade em criar situações de desequilibro. Nesses jogos parece-me melhor opção Meireles a médio defensivo, onde rende muito mais do que como médio interior, com Tommy a fazer um dos vértices mais adiantados do meio-campo. Ou então fazer entrar Péle ou Guarín.

    ResponderEliminar
  20. Meus caros Portistas,

    Eu nao embarco na critica facil, nem à SAD nem ao treinador.

    Sempre concordei que existem comissoes, que existem contentores de sul americanos no Porto que nao teem valor para vestir a nossa camisola. E considero que Jesualdo é um treinador limitado.

    Mas tento analisar as coisas com o minimo de sensatez.

    Nao posso meter Farias e Mariano (que sao nulidades autenticas) no mesmo saco de Rodriguez, Tomas Costa e Hulk que sao jogadores com uma enorme margem de progressao (o ultimo com um talento fabuloso). Nem posso considerar Guarin mau jogador quando tem um trato de bola excelente mas nao tem quem o faça evoluir tacticamente.

    Certamente que com o dinheiro de Benitez, Mariano e Farias, se poderia ter contratado um bom defesa esquerdo. Erro crasso em termos desportivos, mas certamente um negocio maravilhoso para os bolsos de alguns.
    Quem julgar que as SAD's nao servem para ganhar dinheiro deve andar a dormir, ou entao nao sabe o que é o mundo.

    Mas depois ha situaçoes no minimo estranhas como sao o facto de Adriano ter sido posto de lado e de Ibson nao fazer parte dos planos de uma equipa que precisa de gente que faça circular a bola e que a esconda, coisa que o Porto nao sabe fazer. Aqui so o treinador tem uma palavra a dizer.

    Acho que a construçao da equipa é uma tarefa que esta para além da capacidade deste treinador. Mas é principalmente da SUA responsabilidade.

    O discurso derrotista que adopta é proprio de quem nao tem confiança no seu trabalho. Nao tem uma abordagem de jogo definida e nao consegue transformar o modelo de jogo para utilizar as qualidades de alguns grandes jogadores que estao no plantel. Nao sabe.

    O resto sao as falhas evidentes no controlo do balneario. Nao ha ligaçao entre os jogadores nem no plano tactico nem no plano humano. A equipa esta desunida e isso consegue-se com resultados como o o de Londres e o de ontem, seguidos das declaraçoes de sempre do treinador.

    Em suma, este treinador nao tem qualidade para montar uma equipa nova e fazer jogadores. Quando assim é, as politicas comissionistas tornam-se mais visiveis.
    A incapacidade dos responsaveis pela comunicaçao do clube torna-se evidente a todos os niveis, porque nas horas mas todos os males veem à superficie.

    Mas criticar uma direcçao por tudo e por nada com comentarios disparatados sobre o valor de jogadores a quem nao foi dado tempo para evoluir, é um erro que so prejudica a equipa.

    Somos tri-campeoes e até ver (uns acreditam, outros nao) ainda podemos pela 3a época consecutiva atingir os 8os da Champions.

    Se o medroso do treinador acordar para a vida vamos ganhar à Ucrania.
    Com falta de arrojo e de coragem nunca se fez nada de jeito.

    ResponderEliminar
  21. Visto ler constantemente gente a dizer" coitado do jesualdo, tem os jogadores que lhe deram..e não pode fazer omeletas sem ovos", pergunto assim:

    que craques é que deram ao adriense, ao mourinho?? (só pa falar nestes)?
    e não fizeram omeletas????
    ou o porto aí era mais rico e comprava estrelas?? porque não me lembro de nenhuma...

    ahh o deco, o ricardo carvalho....bem esses viraram estrelas no porto e depois do porto, n antes, vinham de clubes do nivel dos que vieram agora...
    o adriense tinha como "matador" quem?? algum crespo? ou ibrahimovic?

    por isso essa desculpa do coitadinho...de que não teve o dedo no aval das trasnferencias, nem os jogadores que pediu..é simplesmente TRETA...teve o mesmo do que os outros....até escolheu o josé gomes, ou o porto tb o "deu de presente"?

    isso é areia pos olhos...mourinho, adriense por exemplo não tinham ovos e fizeram omeletas...e das boas...já este pseudo treinador que todos gostam de chamar de mestre ou professor, nem com grandes ovos fazia omeletas....

    e o que custa mais nem é os jogos que se tem perdido..é ver uma equipa atabalhoada, onde cada um joga para si, sem fio de jogo, onde a meia hora de jogo os centrais chutam bola para a frente à inglesa e ninguém faz nada...ninguém é capaz de correr com este "pseudo-treinador".

    Maldita a hora que este chegou ao Porto...mas alguém devia tar bêbado quando o contratou....

    Ainda estou por perceber o porquê da saida da equipa do tomas costa quando vinha sendo dos melhores, a entrada do tarik po lugar do meireles (penso ter sido este) e ter ido jogar para o meio, quando rende nas laterais e nas laterais permanecer o TOSCO do mariano..
    o hulk n entrar mais cedo, visto que apos a sua entrada o porto mexeu na frente, chutou mais vezes à baliza, ganhou mais faltas junto à área e pressionou mais os defesas...

    Na minha opinião o HULK é um enorme jogador que nas maos de um mourinho ou de um Lippi virava estrela..tem força, segura bem a bola,é possante, n é tosco como muitos, no entanto precisa de entrusamento e que alguém o ensine em muitos pontos...e o merditas e o jose gomes disso não sabem de certeza...

    ele e o lisandro na frente a jogarem como deve ser (como na era kostadinov domingos)...e tinhamos um ataque de luxo....mas só a 10/15 mn do fim é que o merditas mexe a equipa....gosta de sofrer...

    enfim....temo maus dias...e espero que com o leixões a vitoria seja uma certeza e uma realidade...

    hoje o porto está fragilizado e o seu pior inimigo é o facto de se temer a si próprio....

    eu por mim votava na entrega da dupla de treinadores ao avintes ou ao ribeirão..ou até mesmo à playstation, porque não são, nunca foram nem nunca serão treinadores dignos de comandar a nau azul e branca....

    Somos DRAGÕES, somos CAMPEÕES...

    ResponderEliminar