11 dezembro 2008

No topo da Europa

Histórico do FCPorto na UEFA Champions League desde que ela tem o actual formato:
1992/1993 - 3º lugar - 7 pontos
1993/1994 - 2º lugar - 10 pontos
1994/1995 - Não participou
1995/1996 - 3º lugar - 7 pontos
1996/1997 - 1º lugar - 16 pontos
1997/1998 - 4º lugar - 4 pontos
1998/1999 - 3º lugar - 7 pontos
1999/2000 - 2º lugar - 12 pontos
2000/2001 - Não Participou (eliminado nas pré-eliminatórias)
2001/2002 - 2º Lugar - 10 Pontos
2002/2003 - Não participou (Foi vencedor da Taça UEFA)

2003/2004 - 2º lugar - 11 Pontos (Campeão Europeu)
2004/2005 - 2º lugar - 8 pontos
2005/2006 - 4º lugar - 5 Pontos

2006/2007 - 2º Lugar - 11 Pontos
2007/2008 - 1º Lugar - 11 Pontos
2008/2009 - 1º Lugar - 12 Pontos

Possíveis adversários nos 8ºs de Final da prova deste ano:

Qual será o mais acessível? A qual futebol melhor se adapta melhor o FCPorto? Qual a equipa que dava mais gosto aos adeptos eliminar nos 8ºs, o Inter de Milão de Mourinho ou o Chelsea de Scolari? Serão o Villareal, o Lyon ou o Atlético de Madrid mais acessíveis que os gigantes que nos podem calhar em sorte?

Seja quem for e olhando para os possíveis adversários, a conclusão é que, digam o que disserem, o ideal foi mesmo conquistar o primeiro posto do grupo, senão vejamos quem nos poderia calhar caso tivessemos ficado em segundo:

Roma (Itália)
Panathinaikos (Grécia)
Barcelona (Espanha)
Liverpool (Inglaterra)
M. United (Inglaterra)
Bayern Munique (Alemanha)
Juventus (Itália)

Que reforço em Janeiro?

Aproveito para deixar uma pergunta para a Opinião da Bancada tendo até em vista a continuação da participação na Champions League.

Para que posição precisa o FCPorto de se reforçar na reabertura do mercado?

Guarda-Redes

Defesa Direito

Central

Defesa Esquerdo

Médio Defensivo

Médio Direito

Médio Esquerdo

Médio Centro

Médio Atacante

Extremo Direito

Extremo Esquerdo

Ponta de Lança

10 comentários:

  1. Sintese

    Quero o Atlético de Madrid.

    Um defesa esquerdo chega e sobra para presente de Natal. Mas atenção, que não venha da Lapónia ou que tenha os pés tipo renas!

    Precisamos de um lateral esquerdo com a idade compreendida entre os 27-30 anos, experiente e que o nome não deixe margens de dúvidas paraa tentação das criticas precoces tão apreciadas no nosso clube.

    Quero acreditar que essa escolha já está feita.

    ResponderEliminar
  2. leiam esta prosa do Vasco Lobo Xavier, tá um mimo :)

    http://marsalgado.blogspot.com/2008/12/preo-do-melo-em-queda-atento-o-apoio.html

    ResponderEliminar
  3. e porque não há a opção "nenhum reforço" ?

    A opção acertada seria, vender quem está a mais e chamar de volta que pode trazer uma mais valia ao plantel.

    ** esse histórico na Champions é impressionante para um clube de um país 'periférico'
    PORTO !!!

    ResponderEliminar
  4. O leandro chegava perfeitamente para lateral-esquerdo até porque pode jogar o Sapu na direita e o fucile na esquerda. Quanto ao adversário ainda não tenho opinião formada até porque até aos oitavos muita coisa vai mudar...Mas calhe quem calhar teremos sempre uma palavra a dizer e que este ano a pontinha de sorte que nos faltou o ano passado esteja connosco.

    Cumprimentos desPORTISTAS

    ResponderEliminar
  5. Para o Porto o adversário mais difícil seria o Inter: muito forte defensivamente, apenas 8 golos sofridos na Serie A, meio campo com bloco baixo que não daria espaço às transições rápidas do Porto. O mais acessível seria o Lyon. Apesar do forte ataque tem a defesa mais fraca desse lote.
    Eu quero mesmo o Socolari. :P

    Continuo a ver os mesmos defeitos na equipa do Porto. Nos 100 metros do flanco direito só joga Fucile. Do outro lado só Rodriguez ataca. A equipa joga muito partida. O meio-campo com Fernando, Meireles e Lucho cria poucas oportunidades para os avançados finalizarem, além de ser muito macio no confronto físico. Já sabemos que Jesualdo os vai colocar a jogar mesmo que façam exibições de bosta umas atrás das outras, portanto reforços para o meio-campo seriam um desperdício. A prioridade deve ser um lateral esquerdo que defenda bem e faça bons cruzamentos.

    ResponderEliminar
  6. Quanto ao advresário quero o Chelsea. E reforços, o Leandro chega. Para comprar um defesa esquerdo tinha de ser alguém com categoria indiscutivel.

    ResponderEliminar
  7. Depois das experiências recentes, é-me indiferente quem vem no sorteio. Até Fevereiro muita coisa se altera, não dá nem para fazer projecções agora nem quando se fizer o sorteio.
    Depois vê-se.
    Também notei a ausência da opção "nenhum reforço".
    Um defesa-esquerdo é a carência mais notória, mas também não me aquece nem arrefece, porque acho que a SAD não vai buscar ninguém. De qualquer modo, pode ser simplesmente uma questão de oportunidade, e não de premência.
    Até abrir e fechar o mercado muita coisa se jogará até final de Janeiro, vai cumprir-se a 3ª fase da Taça da Liga e definir muita coisa na frente do campeonato. Depois se verá o que é preciso, ou não. Se parece que nem o emprestado Leandro repescam, não estou a ver qualquer contratação encaminhada.
    O Aristodemus volta a pôr o dedo na ferida da equipa coxa num flanco, mais o direito que o esquerdo, porque na direita só joga o Fucile e parece que lançam bolas para a frente como se lá estivesse o Bosingwa.
    Mas a equipa está a criar mecanismos alternativos a essas lacunas, o que diz da criatividade para suprir carências que são normais em todas as equipas - que não as há perfeitas, muito menos imbatíveis. É uma constatação e a equipa parece já habituada.
    Tá visto que à esquerda joga o P. Emanuel quando toca a fechar e o Lino quando há que atacar.

    ResponderEliminar
  8. quanto ao adversario, gostava que fosse o chelsea temos umas contas a ajustar, com eles e com o xocolati.

    Quanto ao reforço, não sou um adepto do mercado de janeiro a não ser em casos pontuais, neste mercado um defesa esquerdo dava jeito quer porque faz mesmo falta quer por os que lá estao não servirem, gostei muito do lateral do setubal ataca bem é alto jovem tem uma boa capacidade fisica, acho que era uma boa aposta, depois se pittbull estiver na forma que estava o ano passado acho que seria uma boa opção para o ataque.

    Acima de tudo penso que se tem que pensar em apertar o cinto e contratar pouco e tentar ir mantendo os nossos melhores jogadores.

    ResponderEliminar
  9. Depois do azar da época passada, em que fomos eliminados por adversário inferior, só não quero é jogar contra o Inter, porque o Mourinho tem uma sorte dos diabos, parece que nasceu com o rabo virado para a lua.
    Quanto a reforços, parece-me evidente que é urgente contratar um lateral-esquerdo e acho que se deve estar atento ao mercado de Leste, onde há jogadores de grande cultura táctica e o Marek Ceh é um exemplo disso. Para mim tinha lugar de caras neste FC Porto.
    abraço

    ResponderEliminar
  10. Entre o Lyon, Villareal e Atlético de Madrid, prefiro o Villareal. Nem falo dos outros 3 porque são autênticos tubarões, mesmo apesar do Real Madrid estar numa aparente crise, na qual, devo dizer-lhes, não acredito muito. Aliás para mim não é liquido que o Madrid vá perder a Camp Nou no sábado, muito menos por uma goleada, como vaticinam os jornais catalães.
    Por isso acho que o Villareal é talvez a equipa mais acessível, na teoria. Quer o Lyon quer o Atlético de Madrid têm boas equipas, podem dizer que o Atlético tem laterais que não estão à altura do resto da equipa, mas connosco passa-se o mesmo.
    Em relação ao(s) reforço(s), é óbvio que o lugar de lateral esquerdo é o mais premente. Muito se fala no Leandro que até daria para resolver o problema até final de época, sem dúvida. Só que para os mais esquecidos o Leandro é um jogador satisfatório, que até vai cumprindo, pese embora algumas "escorregadelas", mas não chega sequer a um nível bom. Por isso acho sinceramente que deviamos investir e contratar um lateral esquerdo de classe, o mesmo é dizer um lateral esquerdo tão bom como o Bosingwa na lateral direita. Traria dividendos ao clube a curto, médio e longo prazo, quer a nível desportivo, quer a nível financeiro. Isto porque se formos contar a quantidade de laterais esquerdos que tivemos desde os tempos do Del Neri, vemos que nenhum convenceu e foram contratados em tanta quantidade e em tão pouca qualidade que o sumatório dos gastos dessas transferências dariam concerteza para trazer alguém à altura das exigências do Porto. Admito a vinda do Leandro para o ano e esta época contrataria alguém de classe e ficaria com o Lino e o Benitez como alternativas. Na próxima época o Leandro encaixaria na perfeição, como suplente, com a saída do Benitez e do Lino.
    De resto, acho que se de facto o Adriano infelizmente sair, como tudo aponta, o Porto poderia tentar a contratação de um ponta de lança, mas acho mais dificil que isto aconteça, até porque a vir um atacante seria para ser suplente porque o trio de ataque já está definido e bem definido.
    De resto acho que não será necessário mexer muito até porque os reforços começam a mostra a sua valia, ao contrário daquilo que aconteceu a certa altura.

    ResponderEliminar