13 dezembro 2008

Uma questão de atitude

CD Cinfães 1-4 FCporto
Farias 52', Sérgio 75', Guarin 78', 85' e Candeias 81'Equipa: Nuno, Tengarrinha (Candeias 35'), Stepanov, Rolando, Lino, Pelé, T. Costa, Guarin, M. Gonzalez, E. Farias (Rabiola 86') e Tarik S. (Hulk 70')

O FCPorto cumpriu a sua obrigação na Taça de Portugal, conseguindo o resultado mais esperado, frente ao Cinfães, uma equipa amadora mas que demonstrou uma atitude verdadeiramente profissional, dando uma verdadeira lição a alguns jogadores portistas que pareciam não querer aproveitar a oportunidade que Jesualdo Ferreira lhes tinha dado.

Nas partidas onde a diferença entre a qualidade das duas equipas é abissal, o rumo do jogo é sempre definido por uma questão de atitude da equipa mais poderosa, quando a atitude de alguns atletas é displicente, desrespeitadora, tanto da camisola que enverga, como do adversário que defronta, a equipa ressente-se disso, criando dificuldades e obstáculos que não se previam que surgissem no caminho, podendo dar origem a grandes dissabores .

Houve alturas na partida, principalmente na primeira parte, em que alguns atletas do FCPorto, que encontraram pela frente uma equipa aguerrida e motivada para tentar fazer história, criaram imensas dificuldades a si próprios, por causa da sua atitude de sobranceria frente ao seu adversário, sendo quase necessário sofrerem um golo para acordarem.

Jesualdo Ferreira quis pôr à prova o seu plantel, lançando uma equipa, quase toda ela, composta por elementos alternativos à equipa, normalmente, titular, de forma a transmitir-lhes a mensagem de que também conta com eles para levarem o FCPorto a conquistar os seus objectivos traçados.

Desde logo, o FCPorto encontrou um adversário que não estava nos seus planos vir a encontrar: o intenso vento que se fazia sentir em terras de Cinfães. Houve uma clara dificuldade nos seus jogadores em tentarem-se adaptar a jogar contra o vento forte, os passes não saiam conforme a força que lhes eram dados, e isso fazia com que a equipa portista não conseguisse sair a jogar normalmente. O Cinfães aproveitava esse facto para vir para a frente aguerridamente, colocando a defesa portista com algumas dificuldades, principalmente quando havia necessidade de aliviar a bola.

O FCPorto não conseguia desenvolver uma jogada com principio, meio e fim, a tal questão de falta de atitude começava a pairar no ar, Jesualdo Ferreira transmitia um sinal à equipa que estava insatisfeito, lançava Candeias para o lugar de Tengarrinha, que até ao momento não tinha conseguido acertar um passe, e, em consequência dessa mexida, a equipa azul-e-branca começou aos poucos tomar conta do domínio do jogo, acabando a primeira parte em cima do seu adversário, mas com poucas oportunidade de golo.

Na segunda parte, o FCPorto entrou melhor na partida, sendo uma equipa a sair mais rápida para o ataque, querendo demonstrar uma outra atitude, procurando desde logo resolver a questão, Candeias avisou num remate à figura do guarda-redes, e aos 52 minutos, depois de uma grande jogada individual de Mariano Gonzalez, que ultrapassou vários adversários e rematou forte, Farías, na recarga, viria a inaugurar o marcador.

A partir daí, o FCPorto procurou fazer passar o tempo, controlando a partida, embora muitas vezes da pior maneira possível, sempre de forma lenta e com pouca vontade, ao esperar que o seu adversário começasse a decair fisicamente para dar a machadada final. Jesualdo Ferreira fazia entrar Hulk para o lugar de Tarik, claramente um jogador a menos na equipa deitando fora, de todo, esta oportunidade que lhe fora dada, e, pensava-se, que tudo iria ser mais tranquilo até ao final.

Até que, num canto, com a defesa a ver jogar e Nuno a ficar no meio do caminho, o Cinfães marcou o golo, golo esse que viria a ser um prémio para aquilo que a equipa tinha lutado até ao momento.

Com o empate soou o toque de alarme, o FCPorto mudava de atitude e de velocidade, começando a fazer pela vida e com isso a facilitar o seu trabalho, passados dois minutos, num livre marcado por Lino, Guarin apareceu junto do poste desviando para golo.

A equipa não queria repetir os erros feitos até ao momento, o Cinfães fisicamente caía, e, aos 81 minutos, Candeias, superiormente bem lançado por Farías, rematava cruzado para o fundo da baliza. Minutos depois, mais um canto e, mais uma vez, Guarin desviava a bola para dentro da baliza. Era a lei do mais forte a ser imposta, perante uma equipa que não merecia perder por um resultado tão desnivelado.

O FCPorto acaba este jogo com algumas lições para relembrar, alguns jogadores terão que fazer ainda mais para demonstrarem que querem ser titulares, cabe ao treinador distinguir quem cumpriu, bem ou mal, o papel que lhe foi destinado. O caminho da final do Jamor, esse, está cada vez mais perto.

18 comentários:

  1. Menphis, também acho que o vento contra dificultou mais na 1ª parte, tal como dificultou na 2ª ao Cinfães.

    Já não acho que o Nuno poderia ter feito algo no golo, ele não saiu à toa.

    Houve alguém que marcava um adversário e o tinha nas suas costas e de repente viu-o passar à sua frente e, tomas!, aquela cabeçada dali é mortífera.

    Também o Lino tentou sair da baliza para travar a entrada do adversário, mas era-lhe impossível fazê-lo.

    Aquele golo não é admissível sofrê-lo na I Liga, muito menos de uma equipa da III Divisão.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo completamente a análise do Menphis. Da defesa para a frente só Pelé, Guarín, Candeias e Farías aproveitaram a oportunidade. Especialmente o colombiano, que mostrou que pode ser muito útil como médio interior.

    Quero um defesa esquerdo no Natal. Até contra uma equipa da 3ª divisão o lado esquerdo da defesa parece uma auto-estrada.

    ResponderEliminar
  3. Mas afinal qual é o problema do golo do Cinfães ?!...

    Mas o B.Alves não marcou um idêntico na Quarta ao Arsenal ?!Será que esse foi um GRANDE golo e o de ontem foi devido à permissividade da nossa defesa ?! Não creio...

    A não ser que... Fosse o T.Costa quem estava a marcar o cabeceador. Então aí sim, já compreendo a observação!

    Ainda gostava que alguém me explicasse como seria possível uma equipa marcar golos se os adversários não cometessem erros.

    ResponderEliminar
  4. Sofrer um golo daqueles nem na Primeira Liga? mas tu não andas bem e cada vez tenho mais a certeza que ele te papou a gaja...

    Estavas tão bem caladinho...Já aqui alguém falou do golo do Bruno Alves mas se quiseres mais uns cinco milhões a gente arranja...

    ResponderEliminar
  5. Gostei do jogo.

    Uma boa atitude, sim senhora.

    VISITEM por favor e comentem os vossos comentários são muito importantes.

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Estive varias vezes durante o jogo para o deixar de ver tal a mediocridade que estava a ver.

    O que mais me irritou foi a quantidade de passes longos que se estavam a fazer assim como os passes errados.

    Salva-se a vitoria e as boas exibições do guarin e do pelé.
    Lino foi uma verdadeira nódoa e stepanov continua a alternar o bom com o inaceitavel durante o jogo.

    Agora é voltar na maxima força na quarta feira para jogar contra um estrela que jogou ontem durante 120 min e ganhar o jogo com uma boa exibição.

    ResponderEliminar
  7. Aproveito para dar os parabéns aos autores deste blog pelo excelente trabalho apresentado.

    Aproveito também para apresentar o blog dedicado as camadas jovens do FCP.

    http://dragao-junior.blogspot.com/

    Apareçam

    ResponderEliminar
  8. Calciomercato diz que o Leandro vai voltar ao Porto em Janeiro.

    http://www.calciomercato.com/index.php?c=24&a=105668

    ResponderEliminar
  9. Num jogo onde uma equipa apresenta em campo as suas segundas figuras não se pode esperar um grande jogo de futebol por parte dessa equipa. Isto é uma realidade para o Porto e para qualquer equipa do mundo.

    O que preocupa é a displicência de alguns jogadores (encabeçados pelo Tarik) e a falta de qualidade de outros (Lino principalmente, mas também Stepanov).
    Sobre os jogadores que eu mencionei que me parcem não terem qualidade para jogar no Porto quero dizer que um central não pode fazer um corte de calcanhar no meio da área pondo a bola nos pés dos adversários, foi muito mau e já não é 1ª nem 2º vez que o Stepanov tem este tipo de comportamentos. Quanto ao Lino, não percebo como o Zé Luis implica com o Tomás Costa e acha que o Lino tem lugar no onze Portista, o gajo não corta uma bola, o extremo direito do Cinfães fez o que quis dele e a maneira de o Lino o tentar parar, já que a gefender não conseguia foi quase partir para a agressão aquando de uma entrada faltosa do jogador do Cinfães. Tudo bem que um defesa lateral tenha de saber atacar, mas raios me partam 1º tem de saber defender, seja um defesa puro ou um ála faz sempre parte da defesa, logo 1º defende e se souber atacar 5 estrelas. Mas não há assim muitos no mundo que o fazem com qualidade.

    De realçar a exibição de Guarin, não só pelos golos que marcou mas por tudo o que jogou e fez jogar ao longo dos 90 minutos.
    Realço também o jovem Candeias, foi com a entrada dele que o Porto começou a jogar qualquer coisita (não percebo porque de repente desapareceu das convocatórias), o Farias que no pouco jogo que teve fez coisas muito boas e o Mariano que no seu registo trapalhão mostrou ser um grande profissional.


    O mais importante é que estamos nos quartos de final da Taça de Portugal e continuamos na senda das vitórias, já lá vão 8 desde as 3 derrotas seguidas (a contarmos o jogo de alvalade para a taça) e já só falta mais duas para acabarmos o ano em beleza e cheios de confiança que 2009 nos vai trazer mais alegrias e titulos.

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  10. Estou estupefacto, aquele pregador do Rui Santos, no Tempo Extra da SIC, insurgiu-se contra a opção editorial do seu próprio jornal, Record, pelo facto de ter colocado na primeira página, em manchete, o Moreto, em detrimento da vitória do FCP, no grupo de apuramento para a Liga dos Campeões. Criticou os seus colegas, dizendo que estão ao serviço dos interesses dos seus clubes.
    Não é nenhuma novidade, já todos o sabemos há muito tempo, mas é interessante que seja um deles a dizê-lo.

    Claro que o mais importante é ganhar ao Estrela e ao Maritimo, para terminar o ano em beleza, o resto os cães ladram e a caravana passa.

    ResponderEliminar
  11. Hugo, eu não digo que o Lino tem de ser titular. Convém estar atento e perceber português, pelo menos, já não digo entender um pouco de bola porque não quero ser pretensioso.

    Defendo que, face aos laterais disponíveis e o que têm demonstrado, o Lino deve jogar nos jogos de pendor ofensivo declarado.

    Convém saber que o Lino não é um defesa-lateral como os outros, na Académica foi sempre mais médio-ala do que defesa e, portanto, tem características próprias. Quem não o viu jogar na Académica, em que criava muitos problemas ao Porto, não sabe avaliar e também não percebe que ele não é bom a defender.

    Já acho disparatada a alusão à picardia de Lino com um jogador do Cinfães que lhe deu uma traulitada escusada e qualquer jogador reage mal a uma pancada sem motivo. Lino não devia reagir, devia aceitar a pancada, mas...

    Por sinal, o Lino apanhou o melhor jogador do Cinfães, o único que fixei o nome, um tal Mauro que é professor de Educação Física e neste aspecto pareceu muito bem preparado, lembro-me de terem falado com ele na Escola e com os seus miúdos em reportagens da tv, portanto mérito a quem o tem e o Mauro foi o único a levar a bola à frente pelo Cinfães, numa equipa de gente jovem, com sangue na guelra, que correu enquanto pôde e teve o vento pelas costas na 1ª parte a ajudar a empurrar, convém não esquecer.

    Quanto a outros pormenores, nem vale a pena falar disso, de tão discutidos são e eu não "persigo" jogador algum, não tenho má-fé nem preconceitos contra algum, limito-me a ver quem joga ou não e quem compromete ou beneficia a equipa. O golo é inadmissível e um jogador ficou especado sem reagir ao lance, o que já nem é a primeira vez, nem a segunda, nem a terceira, só não vê quem não quer.

    ResponderEliminar
  12. Nelson Barbosa, não ouvi essa parte do RS, conquanto por momentos estivesse ligado no Tempo Extra à falta de melhor treta na tv. Não sou cliente habitual, longe disso, e passei-me, mais uma vez, foi quando o mocito voltou a falar do Pinto da Costa num assunto que nada tinha a ver com o FC Porto, ele palrava sobre o Benfica que é a única maneira de prender os acéfalos à tv e de ele vender o seu peixe para justificar a avença.

    Mudei logo de canal quando, a propósito de ajudas do Governo ao futebol em que o RS estranhava não terem sido ainda pedidas, ele trouxe à baila o PdC porque seria, para RS, o único dirigente - o que poderá dizer bem da sua figura e representatividade, mas ele levou logo para a maldade - que teria argumentos e sensibilidade para obter algo do Governo.

    Quem tem de pedir, se é que o deve fazer, ao Governo é o presidente da Liga, ou da FPF, e o pobre do RS perde as estribeiras quando se alonga nos monólogos, não sabe o que diz, mistura alhos com bugalhos, enfim devia receber uma Taça quem o escute de princípio a fim porque é uma tortura e, amiúde, repetidos atentados ao bom senso, independentemente de cada um ter as suas opiniões mas convém serem bem formadas e bem alicerçadas e ele mete os pés pelas mãos com facilidade.

    Sobre o Rascord, creio que ele é também avençado e, portanto, estará livre para criticar, como já o fez a outros jornais que incorrem no mesmo erro que ele apontou agora, o que é uma simples constatação e uma querela de galinheiro que ele pode esgrimir com os mafiosos lá do pasquim que têm toda a legitimidade para fazer o que querem, a gente limita-se a ver e rir ou chorar, comprar ou virar as costas - tal e qual como aos programas de tv.

    A mim o que me pareceu despropositado foi a alusão, ridícula e extemporânea, a envolver o Pinto da Costa numa matéria que não é a dele nem do FC Porto, mas este é o perigo de se querer fazer de engraçado e não ter graça alguma.

    ResponderEliminar
  13. Já agora, 1-0 do Sporting em falta marcada ao contrário, é inacreditável como o Xistra não vê a falta de Izmailov sobre Olberdam, tal como foi patético ter permitido tantas faltas aos jogadores leoninos e tão poucos amarelos, quase pediu desculpa ao Caneira, o sarrafeiro de sempre, quando lho mostrou...

    Apesar de o treinador do Marítimo ter apontado a "inversão da falta" (falta ao contrário), nenhuma tv se dignou mostrar o lance que dá origem ao livre do 1-0.

    Claro que o PB não teve que dizer nada da arbitragem, tal como na semana passada com o 2-1 em fora-de-jogo do Liedson na Amadora e que também nenhuma tv mostrou pelo ângulo em que se vê o adiantamento de Liedson em relação à defesa.

    ResponderEliminar
  14. Zé Luis disse:

    "Hugo, eu não digo que o Lino tem de ser titular. Convém estar atento e perceber português, pelo menos, já não digo entender um pouco de bola porque não quero ser pretensioso.

    Defendo que, face aos laterais disponíveis e o que têm demonstrado, o Lino deve jogar nos jogos de pendor ofensivo declarado"

    Ou seja, isto para vêr se eu percebo o seu português, o Lino não deve ser titular mas deve jogar nos jogos de pendor ofensivo declarado, logo e se eu percebo alguma coisa de futebol deve começar esses jogos como suplente e entrar com o decorrer da partida, certo?

    Quanto á reaçcão do Lino mencionei porque acho, e o nosso treinador também achou a avaliar pela sua reacção, que foi totalmente descabida e pouco profissional.

    Quanto ao Tomás Costa não o considero nenhum fora de série mas vejo algumas qualidades e em alguns jogos tem mais sido vitima do treinador do que da sua qualidade ou falta dela, mas isto é apenas a minha opinião.
    Só mais uma coisa, eu não escrevi que Zé Luis o "persegue", mas que implica com ele.

    E para terminar, tenho todo o respeito por si como tenho por qualquer outro aqui, agora tenho o direito de discordar com as ideias explanadas e de o dizer desde que não falte ao respeito.

    ResponderEliminar
  15. Hugo, ninguém faltou ao respeito a ninguém e se digo não "perseguir" um jogador não é implicar com ele, apenas detecto falhas, muitas e graves, de resto acho que acrescenta pouco ao jogo, sempre o disse.

    O Lino tem de ser titular contra o Cinfães, contra a Académica, não contra o Arsenal, nem o Sporting. Com os que há, com as suas características, é o que melhor se enquadra nas necessidades da equipa. Mas se eu implico, alegadamente, com o Tomás Costa, que dizer do que acham do Lino?

    São as tais opiniões que o Hugo acha direito a ter e não me dá esse direito a mim.

    Mas a sua liberdade começa quando acaba a minha?

    O Hugo dirá o que entender sobre os jogadores, como eu o faço.

    A diferença, que muitos aqui confundem, é que eu não escrevo em função de outro ou para lhe responder, eu contraponho factos e procuro argumentar.

    O normal, aqui, é comentarem o que eu comento, nos meus comentários, já nem digo os posts.

    A confusão é grande, mas cada um na sua, ninguém maltrata quem quer que seja a não ser "implicarem" com cada opinião que eu aqui traga sobre os jogadores. Aos quais, repito, não digo de nenhum que é uma merda, que não presta e tal.

    Já agora, concordo com a observação ao corte do Stepanov, muito arriscado, mas esse já assumiu que quer sair...

    ResponderEliminar
  16. Zé Luis nunca foi minha intenção lhe tirar o direito de ter a sua opinião, aliás até lhe digo que concordo com algumas delas e também tenho dito aqui isso mesmo.

    Apenas expressei a minha discordância a cerca do Tomás Costa, apenas isso.

    ResponderEliminar
  17. Caro Hugo, se gostassemos todos do amarelo, o que seria do azul?...

    Não sei, porém, se o Hugo é o milésimo quinquagésimo nono candidato a demonstrar-me o que o Tomás Costa faz em campo...

    Não é uma questão de opinião, caro amigo, pois todas são respeitáveis e tanto mais quanto forem fundamentadas, explicadas, demonstradas e sufragadas.

    É uma questão de factos. Eu aponto tudo, como resposta não vejo alguém a apontar o que quer que seja. Apenas discordam, sem mais, mas provarem a sua razão não vi nunca.

    ResponderEliminar