03 dezembro 2008

Os campeões virtuais são aqueles muito iguais

Onde vale mais sê-lo do que parecê-lo e Hulk promete um Natal mais animado com o 1º lugar de facto… Um ano se fez da trivela do Quaresma na Luz; o Benfica preferiu oferecer dois pontos e dois perus para a quadra

A proclamação de um novo líder, ao fim de 104 jornadas e 3 anos e meio de competição dominada quase ininterruptamente pelo mais competente FC Porto, foi traída pelo sortilégio do futebol – e não só um, mas dois frangos de Quim! - que também teria tirado ao Leixões a liderança da Liga, pelo golo fortuito e imerecido sofrido nos descontos com a Naval, na sexta-feira.

Por cerca de 30 minutos, entre o 2-1 de Suazo e o 2-2 fantasmagórico de Anderson do “Ó para ela a entrar de bicicleta de fora da área”, o Benfica foi comandante do campeonato. E um pobre adepto dos que se contentam com pouco e a quem oferecem uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma, era apanhado na tv com um cartaz na bancada: “Vimo-nos gregos, mas somos líderes da Liga”.

Um comandante virtual e, por isso, que nunca chegou a sê-lo só próprio da fanfarronice de quem, em cada altura, publicitou que o Sporting era líder ao fim de não sei quantos anos-luz, apesar de ter um jogo a mais do que o Nacional e ser, portanto, líder à condição que acabou por perder no dia seguinte - mas deu para os pasquins do costume venderem mais uma data de banha da cobra.

Mais vale sê-lo do que parecê-lo e no FC Porto, onde jogar mal também já dá para ganhar à Académica, Fucile diz que “vamos andando devagar, caladinhos, sem falarem muito de nós” e Hulk garante a liderança dos Dragões na interrupção do Natal.

É possível, o FC Porto está em crescendo sem ter eliminado as dores de crescimento de uma equipa a precisar de carinho e alimento de pontos para os quais as exibições devem ajudar mas a prevista irregularidade, de uma equipa nova à procura da sua identidade, nunca iria ajudar a estabelecer-se como dominador – mas já se vai dando conta que é uma questão de dias a chegada à liderança bem ocupada pelo Leixões.

Este pode ser outro momento de viragem no campeonato, tal como há um ano, quando o 1 de Dezembro levou a trivela de Quaresma à Luz e praticamente sentenciou o campeonato com uma afirmação de categoria indesmentível de uma equipa então rodada e afinada, amadurecida e compacta, não em tirocínio como agora, mas em tese de doutoramento que teve 20 valores de vantagem no final, apesar dos descontos de secretaria de avaliadores sem juízo nem Direito.

O 1º de Dezembro em que se atirou, em 1640, certos condes e penachos pela janela, poderia ser lembrado, ainda em noite da trivela de 2007, como o do atentado ao bar “Avião” que fez o seu dono ir pelos ares. Mas a inteligentsia lisbonense ainda não viu a mãe do padeiro quanto a eventual criminoso. Ao invés, prefere volta e meia mostrar serviço e atormentar o País com o terror das noites do Porto, a que chamaram Brancas sem porem tudo a claro sobre uma onda de crimes que dá jeito focalizar numa área, qual Apito Dourado da Segurança Nacional, até descobrirmos que rapazes sem nome, e alguns do Norte, armazenam droga e guardam arsenais de armas num barracão da Luz, só para motivar mais uma manobra de diversão (sem piada) a querer negar a realidade e a não associar o predicado com o sujeito.

É destas pequenas grandezas e grandes misérias que se vai fazendo a história contemporânea do País e o seu futebol onde a Lusa continua impedida de entrar na Luz, ao arrepio da Lei, por ter feito uma notícia factualmente indesmentível; o 24 Horas já tem um processo a caminho do tribunal pelo desplante de decalcar a Lusa; e O Jogo um processo de intenções pelos inefáveis serviços de vigilância do novo escrutinador de opiniões do regime: o esgazeado director de comunicação do Benfica, ex-assessor de Jorge Sampaio e inverosímil denunciador de conversas privadas do então PR com Luís Figo.

Só assim se destacam. E os medíocres dão-lhe relevo. O hábito faz o monge.

19 comentários:

  1. Sobre o tratamento dado ao FCPorto por parte da imprensa, curiosas as declarações do grande Vítor Baía:

    "elo meio, Vítor Baía admitiu que a intenção no Olival é formar jovens jogadores à Porto. Para isso utiliza-se a comunicação social e o que o clube considera ser uma diferença de tratamento, colando recortes dos jornais nas paredes dos balneários. «Enquanto jogador notava muito a diferença de tratamento, mas espero que não mude».

    A formação de um jogador à Porto passa muito por aí, acrescentou. «A educação desportiva no F.C. Porto quando se é jovem passa por fortalecer os laços de ligação ao clube dessa forma e a diferença de tratamento na imprensa fomenta a própria mística. Trata-se até de uma forma de motivar os miúdos e fazê-los crescer mentalmente». in Mais Futebol

    ResponderEliminar
  2. "O hábito faz o monge."
    E o Rei vai nú!

    Este Livro do campeonato 08 / 09 ainda tem muito capítulo por desfolhar...

    Conta-se por aí (na que diz ser uma espécie de imprenssa) que Pinto da Costa tem já confidenciado entre amigos, que mais uma das crenças das susa "fésadas" é que o clube que for lider a 10ª jornada, sera o campeão.

    Ora a fazer fé nesta tese do nosso presidente, parece que o titulo de facto vem mais uma vez para a cidade zona do Porto, Mas alguem esta a ver o Leixões a arrecadalo?

    Claro, dirá o nosso PdC, é Deus a escrever por linhas tortas, a decima jornada confirma o prenuncio de que de facto o titulo virá para a invicta.
    Temos Tetra, até porque reparem, a Justiça Divina não falhou com "os salteadores da Champions Perdida".

    oh, oh, oh,
    Boas Festas!

    ResponderEliminar
  3. || O cantinho do hooligan: balanço e contas.

    É cedo para balanço e contas (nestas duas semanas Quim encaixou 13 golos). Estamos no «campeonato de Inverno» e a imprensa do regime (juntando a Izvestia e o Pravda, ou o Diário da Manhã e o Novidades) já esperava o ovo no lugar da galinha (acontece que isso só se sabe em Maio), o que é uma vantagem sobre outros anos em que o Benfica já era campeão em Agosto.

    Francisco José Viegas no seu blog " Origem das espécies"

    ResponderEliminar
  4. Há jogadores que sempre tiveram a chamada boa imprensa. E mesmo quando terminam a carreira e entram para o dirigismo continuam a gozar da mesma boa imprensa. Pelo que li no dia seguinte ao empate do Benfica com o setúbal, Rui Costa foi ao túnel de acesso aos balneários para tirar satisfações ao árbitro do jogo, esquecendo-se que o Benfica só não ganhou o jogo por incompetência dos seus jogadores. Segundo consta, usou as mesmas maneiras menos próprias com que tinha abordado Jesualdo Ferreira na época passada, no final do Benfica-Porto. Resta saber se o ábitro escreveu no seu relatório o conteúdo da conversa mantida com Rui Costa, o dirigente que há poucas semanas atrás foi manchete de um jornal desportivo, afirmando que em Portugal há falta de cultura desportiva.
    um abraço

    ResponderEliminar
  5. Para vosso conhecimento, aqui deixo os regulamentos para a equipa junior no clube do milhafre. vejam que vale bem a pena...
    Chamo a atenção para o pormenor da caça ao gay (eles lá sabem...)

    http://3.bp.blogspot.com/_MALG_k29gwo/STZnq1C7kwI/AAAAAAAADUY/bdFkkeOGh4M/s1600-h/juniores.jpg

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. António Rodrigues, muito bem observada essa da falta de cultura desportiva.

    E o habitual branquemanto dessas situações, porque é feio tingir o pano e deixar lá uma nódoa indelével.

    Mas mais do que o quipróquo com Jesualdo na Luz, lembro uma abordagem ao árbitro - mais uma - de Rui Costa no Bessa, em Março, quando perseguiu Lucílio Baptista a insultá-lo e a esmurrar a porta da cabina do árbitro.

    Os jornais, naquela altura, contaram o que se passou fruto dos relatos dos repórteres de pista que relataram, até em directo, o tumulto dos benfiquistas em volta do árbitro. Inclusive, a SportTV relatou em directo embora não tivesse imagens mas o seu repórter de pista foi informando do que se passava.

    Todos os incidentes relatados foram confirmados por pessoas do Boavista.

    Mas um Rascord, no dia seguinte, lá saiu a pedir desculpas ao Benfica. O jornal perseguiu o jornalista que fez a descrição dos acontecimentos, consoante fora relatados em directo e confirmados junto de responsáveis do Boavista.

    Lavagem mais comum não há e o Rascord prestou-se a esse papel. Pediu desculpas, pôs-se de joelhos, desmentiu uma notícia sua, que foi confirmada devidamente.

    Compare-se, agora, com o relato de "exaltações próprias do final de jogos" como os repórteres de pista na Luz conferiram pelo que li do pós-jogo na Luz.

    Andam amordaçados, são ameaçados, há telefonemas para interditar notícias e não se admire que quem não obedecer ao clube que julga estar acima da Lei está sujeito a retaliações como as que venho relatando.

    Oque se tem passado no futebol é de uma monstruosidade enorme e uma coação sobre a Imprensa de forma nunca vista no pós 25 de Abril. Tenho sabido de coisas inacreditáveis, nem só do Benfica, porque conheço quem se move nesses bastidores.

    Como se não baste a manipulação da Informação em curso, curiosamente fruto de permissividade de jornalistas que chegam a assessores de Imprensa nos mais variados clubes. Como se calhar levaram uns cachaços quando do lado de fora, agora que estão lá dentro acham que devem dar uns cachaços a quem se porta mal.

    É a vergonha que complementa a façlta de idoneidade e a má imagem da Imprensa em geral que marca a actualidade, desportiva e política, com o condicionamento de opinião que os jornais praticamente deixaram de ter como sua, preferindo contratar opinião de fora mas sempre alinhada a um ou mais clubes.

    Degradante esta falta de cultura desportiva.

    ResponderEliminar
  8. Outra dos mesmos:

    "os comentários que se ouviram não foram inocentes ", disse LFV a propósito da transmissão do Olympiacos-Benfica na ZonTV Cabo com quem o clube tem um diferendo.

    Não ouvi os comentários, porque quase sempre tenho o som baixo. Lembro-me que o relatador era um benfiquista doentio como um Pateiro que relata na TSF e o ex-central benfiquista Hélder estava no Pireu a fazer comentários.

    Ouvi dizer, depois, que no directo não passou nada de quem estava no estádio, pelo que presumo terem sido feitos os relatos e os comentários no estúdio. Mas é inverosímil que sejam não benfiquistas a fazer essas tarefas, tudo estã tão controlado pelo clube a nível da CS lisbonense.

    ResponderEliminar
  9. golos de Diogo Viana (mais um) e Guarin na Intercalar.

    Sabe sempre bem vencer !

    ResponderEliminar
  10. Silvina

    Não percebi bem...importas-te de repetir?

    ResponderEliminar
  11. Olha lá, porque é que não vais chatear o pessoal da merda do teu clube.

    ResponderEliminar
  12. Porco vermelho ( ou porca vermelha )
    é mesmo assim,filho da puta ( ou filha ) até dar vómitos!

    ResponderEliminar
  13. Fo**-**,

    metem um teclado á frente duma galinha e só dá vírus informático

    ResponderEliminar
  14. Deixei-os, porque eles não sabem o que fazem...

    ResponderEliminar
  15. A subida ao Olimpo ainda não parou.

    Como se vê, é sempre a descer...

    ResponderEliminar
  16. Entretanto, e a propósito do "Glorioso" (pausa para riso), descobri este video no youtube:

    http://www.youtube.com/watch?v=QbFgj87p9LY

    ResponderEliminar
  17. Oh querida!
    Se só pensa nos gayvotas invejosos porque carga de água anda a perder tempo num blogue portista???

    ResponderEliminar