04 junho 2009

O tabu dos objectivos depois do tabu Jesualdo

Parece que todos se deram por contentes com a informação oficial, dada pelo próprio, da continuidade de Jesualdo Ferreira no FC Porto, por mais dois anos.

Para os pataratas que quiseram fazer de um caso sem história - e com final previsível que foi confirmado - um tabu mediático, o que só mereceu a zombaria costumeira, mas justa, de Pinto da Costa, o fim do tabu Jesualdo foi, ironicamente, proclamado na hora, momento e local adequados: depois de ganhar a Taça, com uma dobradinha a reforçar o crédito do treinador para continuar no clube e no Jamor onde teimam em fazer as finais e onde era esperada mais uma vitória portista. Um encadeamento lógico, programado pela organização exemplar do FC Porto e dado no momento preferido e confessado pelo clube/treinador que sempre definem o timing para estas coisas mas alguns "adiantados mentais" teimam em não perceber...

Acabou por nem parecer novidade e, como é costume, foi uma notícia para usar e deitar fora. Apesar de alguém ter alimentado certa expectativa no tema, esbarrando na indiferença portista com que era encarado, a confirmação oficial poderia dar azo a mais especulações ou projecções. Mas não deu, fruto da proverbial ausência de massa crítica e aprofundamento das notícias e seus reflexos.

Jesualdo renovou até 2011, Pinto da Costa tem mandato que oficialmente expira em 2010 e não deve ser por causa do colosso anunciado há dois anos para daqui a dois anos... Isto nem é costume: digo, é habitual alguém anunciar-se como um colosso do Guiness Book, mas é menos comum que um treinador do FC Porto tenha mais contrato do que o presidente... Mas isto não faz ninguém pensar? E, afinal, que objectivos para Jesualdo?

O feliz treinador do FC Porto, justamente reconhecido e elogiado, definiu as metas de sempre mal terminou a final: campeonato, Taças nacionais e passar a fase de grupos da Liga dos Campeões (chegar aos oitavos-de-final, pelo menos).


Mas isto não foi o objectivo global dos últimos três exercícios competitivos? E em cada época com Jesualdo a equipa não subiu uns patamares de competência acompanhando a capacidade de resistência com o aumento do número de jogos de 40 para 46 e para 52?

Não acredito que Jesualdo e o FC Porto não pensem em mais do que a trilogia de objectivos do último triénio. Para mais, numa altura em que se refez praticamente uma equipa desde o início e tem uns bons dois anos para amadurecer e progredir, exigindo-se sempre mais a si própria. Logo, com Pinto da Costa apostado em manter a "nova" equipa com o treinador que a moldou ao seu jeito, é de crer e querer que não se mude nada para que um alto objectivo europeu seja alcançado no tempo de maturidade competitiva e força mental desta bela equipa.


Pode haver um novo tabu: até onde chegará esta equipa laboriosamente forjada, com queimadelas nas mãos e fuligem na ponta do nariz? Não é que seja fácil assumi-lo, porque os últimos anos têm confirmado que a Champions só está ao alcance de poderios económicos tremendos que já não variam muito além dos potentados Barça e Man. United... Mas secretamente, se for possível manter esta equipa feita à imagem dos seus criadores nos gabinetes e nos relvados, talvez o FC Porto possa aspirar a algo mais do que os quartos-de-final. Não é para melhorar que se trabalha no Dragão? Então, e doravante uma semifinal e depois uma final onde tudo possa acontecer? Não esteve para acontecer esta época a superação absoluta da equipa?


Belo tabu este. Os distraídos e que confiam nas coisas fáceis imaginam a continuidade de Jesualdo como objectivo do hexa, mas não se ganham dois campeonatos num só, é um de cada vez. O penta será crucial e defender a Taça de Portugal também na década das dobradinhas portistas. A Taça da Liga servirá de rodagem dos menos utilizados, mais uma vez.

O futuro de Bruno Alves e/ou Lisandro, aqueles na calha com potencial e interesse para sairem, pode aguçar esta expectativa de rasgar mais horizontes europeus. A sua saída real, que nenhum portista deseja, pode baralhar as coisas consoante o rendimento de quem os vier substituir, mas essa especulação sadia merecerá atenção com dados precisos na mão.

O FC Porto, com mais dois anos de Jesualdo, até poderá superar o Benfica em troféus conquistados (63-65 neste momento) pelo futebol profissional em competições oficiais. Mas não bastará ainda para superar os encarnados em triunfos no campeonato nacional (24-31). Não acham que o desafio europeu parece colocar-se como o pano de fundo da ambição com a renovação do treinador? Ele próprio tem traçado metas para "mais longe" na Europa; e afinando a sua equipa como uma máquina não terá este propósito?

Foi tudo isto que pensei e partilhei com alguns dos amigos com quem confraternizei no Jamor. Porque os dois anos mais de Jesualdo, logo propagados, não podem ser apenas uma notícia corriqueira. O penta já começou a ser preparado há muito, mas o depois disso também. Com a marca do FC Porto.

11 comentários:

  1. Grande post Zé Luís. Parabéns. Penso que esta é a mentalidade de todos os Portistas. Temos que alargar horizontes, até porque o Clube tem tido um crescimento fantástico a todos os níveis nos últimos anos. Todos esperamos um Porto mais forte a cada ano que passa. FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  2. É esta visão de futuro que tem colocado o FCP sistematicamente na vanguarda, a concorrência prefere encontrar outras explicações e da minha parte podem continuar a dormir que nós vamos cavando um cada vez maior em relação a eles. O contrato é por mais 2 anos e mandato de Pinto da Costa por mais 1, mas pode ficar por mais 1 que os estatutos preveem essa possibilidade. Acima de tudo FCP e FCP acima de todos.

    ResponderEliminar
  3. Muito me agradaria que os objectivos fossem os prognosticados pelo Zé Luís. Mas não me atrevo a arriscar. Espero pelos resultados para me surpreender, tal como em 2004, por exemplo.

    Quanto a reforços: estranhei a contratação de um lateral esquerdo. Fica a pergunta: quais serão dispensados? Neste momento temos 6 sendo que destes Benitez estará condenado. Sobram 5, que ainda parecem demasiados.

    Quanto ao momento do anúncio do treinador: em cheio, sem dúvida. É para mostrar aos "distraídos" que no FCPorto as notícias saem quando o Clube escolhe e não a imprensa. Mostra também como se trabalha com rigor. Aqui as decisões são todas devidamente ponderadas. Nada é feito em cima do joelho.

    ResponderEliminar
  4. 6 laterais, não 6 laterais esquerdos como sugere o meu comentário. Desculpem a distracção.

    ResponderEliminar
  5. João, duas coisas:

    - ainda que tenha sido escolhido o timing da renovação do treinador, acho estranho que o tenham ofuscado com duas contratações. A "apresentação" da renovação de Jesualdo acabou esvaziada com as notícias do mercado;

    - mais um lateral-esquerdo quando acabámos de lançar Cissokho ou é para vender este (o que seria notável e só se for para compensar o custo do Álvaro Pereira) é também estranho e sê-lo-á mais se for apenas para chatear o Benfica (não é que não o mereçam, um ano depois de fazerem as coisas por outro lado).

    Mas tudo isto ultrapassa-nos, para já, tal como me ultrapassou a "renovação" ontem formalizada, pois escrevi o texto há dois dias e já enumerava os objectivos óbvios para o próximo biénio, embora deseje que outros estejam no segredo dos deuses...

    ResponderEliminar
  6. "Costa e Vieira devem ter sentido no primeiro encontro aquela cumplicidade só possível em almas gémeas. A metodologia que ambos usam confirma isto mesmo. Estamos perante dois seres extraordinários. Um pela forma como consegue perder ganhando sempre, o outro pela forma como consegue ganhar perdendo quase sempre".

    O não-génio Queirós conseguiu escrever um texto mais abaixo de cão do que o costume, mas não o fazendo com a patetice alegre do seu blog deu-se ao luxo de rivalizar com o cabotino director dos textos mais fantasmagóricos da Imprensa escrita, com uma pérola entre pérolas no Rascord online.

    Isto acaba comparado com a fantochada de há um ano para deitar abaixo Pinto da Costa.

    Quando se pensa que não conseguem fazer pior, superam-se e em muito. Vá lá que não é no futebol que conta, mas no que eles deliram entre vómitos do mais alarve chiqueiro.

    ResponderEliminar
  7. Eu comecei a ler esse texto. Mas não consegui sequer chegar a metade tal o sufoco que comecei a sentir no meio de tanto esgoto.

    Só a simples ideia de associar tamanho ídolo com essa figura mesquinha e baixa me causa mais arrepios unhas a deslizar numa chapa de zinco.

    Realmente, a mente humana pode atingir uma preversidade tal que nem ao diabo lembraria.

    Quanto ainda ao tema anterior: não será intenção de Jesualdo alternar Álvaro Pereira com a posição de médio em que é utilizado na selecção?

    ResponderEliminar
  8. João eu acredito que será essa a perspectiva, mas também, assim ficam 2 jogadores para cada posição...Sapunaru e Miguel Barros, Cissoko e Àlvaro Pereira, mais Fucile a poder fazer os dois lugares...Isto sou eu a dourar a pílula...No entanto precisávamos de um autêntico médio esquerdo, talvez este jogador tenha essas características.

    ResponderEliminar
  9. João, por partes:

    "Eu comecei a ler esse texto. Mas não consegui sequer chegar a metade tal o sufoco que comecei a sentir no meio de tanto esgoto.
    Realmente, a mente humana pode atingir uma preversidade tal que nem ao diabo lembraria".

    Tal e qual, quanto pior melhor, mas ainda bem que o Rascord é assim como o Benfica: nem vêem a merda que fazem e são um glorigozo para todos nós.


    "Quanto ainda ao tema anterior: não será intenção de Jesualdo alternar Álvaro Pereira com a posição de médio em que é utilizado na selecção?".

    Também acredito nisso, ter 2 jogadores por posição é o ideal e aos poucos Jesualdo tem conseguido isso. A dúvida é se o tal Pereira será mesmo bom (quem sabe?) e alternativa a Cissokho. Por outro lado, se pode jogar a médio-esquerdo é uma variante a testar na pré-época, mas também sabemos que a pré-época às vezes dá indicações erróneas ou mal aproveitadas...

    Depois, está por provar que os 2 jogadores de categoria semelhante por posição rendam quando efectivamente são chamados a surprir a ausência do outro suposto mais titular. É um dilema para qualquer treinador, mas há que arriscar. Só assim se avança.

    ResponderEliminar
  10. Melhor jogador do mundo regressa ..
    Bem vindo Pedro Gil ..

    ResponderEliminar
  11. Que grande notícia, Ricardo de Sousa!!

    "Depois, está por provar que os 2 jogadores de categoria semelhante por posição rendam quando efectivamente são chamados a surprir a ausência do outro suposto mais titular. É um dilema para qualquer treinador, mas há que arriscar. Só assim se avança."

    Pois, Zé Luís:

    Ou é o risco ou está a preparar-se uma venda inesperada.

    Espero que não. Quero acreditar que será o tal risco de tirar partido de dois jogadores fortes por posição. Aumentando ao mesmo tempo a qualidade das opções para outras zonas do terreno, tal como refere também o Meireles. Aguardemos.

    Quanto à outra parte: claro que o gozo das teorias absurdas dos perdedores anima-nos a todos. Mas o exagero da criativadade por vezes estranha tanto que demora a entranhar-se, para lembrar o poeta.

    ResponderEliminar