17 junho 2010

Como acabar a carreira ao sol mas sem brilho?

Já podia ter feito um apontamento sobre a queda de Quaresma para a Turquia, onde há tempos marcou e ficou impressionado com o ambiente no jogo com o Besiktas que agora irá representar. Lembra-me Jardel e a ânsia de ir para ali, perder-se no cu do mundo europeu. E se já antevi o destino de Quaresma em Itália, este tour de force pouco acrescentará à sua carreira se é que alguma vez recuperará o prestígio e a aura que as suas fintas lhe granjearam no Dragão. Os portistas assobiavam-no e o desenlance era inevitável, mas Quaresma também não aguentou e, agora, amarga.

Nem de propósito, hoje que acedi a um pc e à net para pôr alguma escrita em dia (longe e sem preocupação de arranjar fotos), ouço na rádio que Jesualdo vai para Málaga. A sedução do campeonato espanhol pode ser tão fantástica como era o calcio para Quaresma. Mas Jesualdo vai voltar ao normal, isto é lutar pela manutenção como se habituou na Académica, E. Amadora e afins em Portugal. Pode ir para um lugar ao sol com a equipa que se safou na última da descida, com golo de Duda ao Real Madrid, mas não sei se terá o brilho que merece neste fim de carreira do treinador.

E, como ouvi ainda, Vítor Baía se lhe juntar na Rosaleda como director-desportivo, confirmar-se-ia que nenhum cargo de relações públicas satisfaz um ex-jogador de prestígio que devia ser melhor aproveitado no FC Porto. Se as funções forem essas que ouço, então estava-lhe vedado outro protagonismo no Dragão. Por muito que se queira dourar uma função que, como a Comunicação do clube(SAD), tem um brilho opaco e eficácia nula. Para meditar.

E até domingo remeto-me de novo ao silêncio, enquanto me rio com umas manchetes a falarem não sei quantas vezes de transferências milionárias e convites desbragados por pretensas estrelas e affaires de mercado, sempre na iminência de se concretizarem há semanas...

Mas a melhor, acho eu que tenho visto estas coisas de relance, é o chamariz de 12ME por Carriço da parte do Atl. Madrid que alegadamente só dava 7ME por Luisão. Há diferença e não é só no valor na mesa, mas de um jogador para outro e estatuto muito diferenciado que devia tornar estes números do avesso, mas a silly season é assim, não é?...

5 comentários:

  1. A confirmar-se a saida de Vitor Baia para director técnico do Malaga, definitivamente algo vai muito mal no Dragão, que deixa as suas referencias portistas sair sem grande "oposição".

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez excelente análise, essa do VITOR BAIA espero que não seja verdade, ou terá a ver com a não vinda de DOMINGOS?
    VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  3. Só quero acrescentar que o Málaga foi comprado por um sheiq árabe que pagou toda a divida do clube e agora pôs dinheiro para contratações.

    ResponderEliminar
  4. Lutar pela manutenção num clube recentemente comprado por um sheik árabe, disposto a levar já o Málaga à Taça Uefa?
    :)

    ResponderEliminar
  5. OK, vai gastar também 250ME em contratações e acabar sem nada como o Florentino?

    O Málaga lutará sempre para não descer. Como um Salgueiros, um Farense, um E. Amadora. Não é um sheik com cheques que fará muita diferença, mas percebo que os cifrões façam pensar o contrário.

    ResponderEliminar