12 dezembro 2010

Bin Laden ou Nobel da Paz (VIII)?

Mesmo num jogo fácil e sem problemas o árbitro Marco Ferreira conseguiu fazer com que o assobiassem estridentemente no Porto-J. Évora (4-0). Marcou faltinhas contra o FC Porto e negou uma grande penalidade quando um defesa dos eborenses impediu, com a mão, James Rodriguez de cabecear. É certo que Álvaro Pereira marcou o 3º golo em fora-de-jogo, muito no limite, mas a culpa foi do auxiliar Sérgio Serrão.

No Benfica-Sp. Braga, o melhor estava por mostrar. Depois de muitas críticas de benfiquistas a Carlos Xistra, igualmente sob forte contestação depois do V. Guimarães-FC Porto, Xistra conseguiu não expulsar com 2º amarelo o belicoso Maxi Pereira, que fez uma falta feia ainda na 1ª parte. Xistra, igual a si próprio quando deixa jogadores portistas indefesos perante adversários violentos, como vimos por duas vezes em Guimarães, é brando com os benfiquistas e isso sabia-se há muito. Até os tipos da SportTV perceberam que houve ali uma falta para amarelo, pensaram inclusive que tinha sido Carlos Martins o prevaricador. Mas um ou outro, com aquela falta, teria de ver amarelo e era o 2º para qualquer deles.

Já Benquerença não marcou um penálti a favor do Sporting, por ostensivo empurrão creio que de Ricardo Silva e Hélder Postiga, na eliminação dos leões na Taça, no Bonfim. É curioso, porém, notar que mal se fez alarido da situação, nem nos pasquins afectos ao recreativo. Ironicamente, quando erros clamorosos de arbitragem a favor do Sporting, como na última visita do Porto a Alvalade perante o Jorge Rouba, servem para sustentar um resultado para eles positivo face aos dragões, a coisa passa até para dourar o futebolzinho da treta dos viscondes. Agora que um lance podia ter evitado a eliminação na Taça, quase não se fala nisso, porque já nem com isso tapam a pobreza do futebol leonino mas só é assim quando perdem...
Realmente, nem imagino como seria se com tantas "prendas" de arbitragem ao Sporting esta época a equipa de Paulo Sérgio andasse seriamente a competir para ganhar coisas...
Não devia falar de arbitragem na Taça de Portugal, com alguns jogos desequilibrados no menu, mas as diversas facetas dos apitos lusos, entre muitas outras conhecidas não deixam rasto a dúvidas. Embora, estou em crer, que nada disto será falado durante a semana.

5 comentários:

  1. Tudo como dantes, Quartel GEneral em Abrantes...
    Alguém reparou que o Javi Garcia se apoiou em Madrid no lance do primeiro golo?
    Terei só sido eu?...

    ResponderEliminar
  2. mais uma penalidade sobre o walter quando se ia a virar para marcar e uma falta (dentro ou fora da área, não consegui ver do outro lado do estádio) sobre o palito... um artista, este tipo, claramente a estagiar para um dia brilhar noutros palcos de gamanço!

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    no jogo dos encornados parece-me haver falta do Javi garcia quando salta e ganha o lance de cabeça. Aquele hipopotamo não salta tão alto. Falta ainda um reparo à forma como o Carlos Martins protestava com o xistra. Por muito menos o Hulk foi expulso na mata real.

    Curioso é o aviso que agora é feito através da classificação/pontuação das arbitragens. Quando se prejudica o FCP claramente como o Jorge Sousa fez em alvalade a nota é positiva (3.5). Quando os paineleiros se atiram a um arbitro por supostamente beneficiar o FCP a nota é muito negativa (2,2 do Elmano). A mensagem não pode ser mais clara. Temos a cabeça a prémio.

    Um abraço

    PS: cheira-me a Burro Paixão para a mata real.

    ResponderEliminar
  4. Vi uma bofetada do David Luís sobre o Alan, ainda por cima de seguida o "sãojoãozinho" atirou-se para a banheira simulando uma lesão...Estava a ver que quem seria castigado era o Alan.

    ResponderEliminar
  5. Ainda relativamente ao Xistra, circula um mail que transcreve um relatório que ele terá escrito após um SLB -Leiria. Não se se é verdade, mas não ficava surpreso se fosse:

    "O jogador da equipa visitada, Micolli, desmandou-se em velocidade tentando desobstruir-se no intuito de desfeitear o guarda-redes visitante. Um adversário à ilharga procurou desisolá-lo, desacelerando-o com auxílio à utilização indevida dos membros superiores, o que conseguiu. O jogador Micolli procurou destravar-se com recurso a movimentos tendentes à prosecução de uma situação de desaperto mas o adversário não o desagarrava. Quando finalmente atingiu o desimpedimento desenlargando-se, destemperou-se e tentou tirar desforço, amandando-lhe o membro superior direito à zona do externo, felizmente desacertando-lhe. Derivado a esta atitude, demonstrei-lhe a cartolina correspectiva."

    Um abraço

    ResponderEliminar