02 dezembro 2010

Dragões como pinguins e um Falcao peregrino insaciável



Esplendor na neve, rever Tóquio na brancura de Viena, reviravolta no Prater na baliza que tem tanto para contar, um hat-trick de Falcao e um apuramento brilhante saído da bruma com os dragões feitos pinguins e o predador do costume a mostrar a sua raça e a dar continuidade à lenda portista naquelas paragens de tão boa memória.


Não apetece dizer mais nada, jogou-se o melhor que se pôde, o Rapid confirmou ser um duro osso de roer, lá tivemos de virar o marcador como com o Bayern de Munique, Hulk a cruzar como Madjer, Falcao a marcar como Juary, desta vez ao primeiro poste, vemos um jogo e lembramo-nos do que nos pôs na História, lágrimas nos olhos, calor a derreter o gelo, frio que não incomoda, só faltou ali uma taça, ou duas, para erguer ao céu, desafiar a inclemência do clima e reverenciar os deuses que honram a nossa história no Prater que imortaliza um dos treinador imortais como foi Ernst Happel.


É nestas ocasiões, em circunstâncias tremendas, mesmo quando não parecia haver muito para jogar a não ser evitar a primeira derrota e um empate apenas garantir a primazia no grupo complicado, é nestas horas que o FC Porto nos enche de orgulho, representa o melhor do futebol português e apaga completamente qualquer pobre comparação que de outros emblemas queiram fazer sobre carisma internacional, brasão de respeito e resultados para a história.


Realmente, revendo o nevão de Tóquio, embora num relvado mais "praticável" do que a piscina de Coimbra onde o FC Porto mostrou que também sabe nadar, iôô, a evocação que nos traz a nostaligia do Prater e a presença dos campeões europeus de 1987 fica carimbado o timbre do FC Porto da melhor maneira possível.

A rapaziada enfrentou as adversidades e mostrou uma enorme vontade de ganhar, como a 2ª parte de 1987 revelou em Frasco, Futre, Madjer e Juary que agora pudemos rever, a brincarem com a neve como Falcao brincou com Ruben Micael e Hulk.

Vi ali uma ambição sem limites e uma lição para perdurar. Esta equipa quer fazer coisas grandes esta época.

5 comentários:

  1. Foi realmente um jogo muito complicado com um final em crescendo e muito feliz...Regressei a 1987. Uma reedição da Final de Tóquio com Viena -o nosso filão desportivo- a funcionar como palco geográfico...Excelente.
    O Porto mostrou a sua tendência para ser, assumidamente, uma equipa todo-o-terreno...

    ResponderEliminar
  2. Zé Luis não é só a ambição, é a união que eu vejo entre a equipa, jogadores e equipa técnica. Vejo e espírito de conquista que tivemos em 2003 e 2004. Com alguma sorte poderemos fazer algo grande...

    ResponderEliminar
  3. Realmente não foi um jogo bonito, viu-se o FCP a tentar e a conseguir a espaços trocar a bola, que é a nossa forma de jogar esta no nosso adn ... quando muita gente apostaria no jogo directo.
    E mais uma vez fomos bravos lutamos ate ao fim e ganhamos com toda a justiça, no Pratter palco onde começamos as conquistas internacionais!!!

    um abraço

    http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. ..."Esta equipa quer fazer coisas grandes esta época"...


    E tenho fé que vai fazer !

    ResponderEliminar
  5. Eu também, amigo, tanto que já o digo desde a final da Liga Europa. Dei os parabéns ao Atl. Madrid e prognostiquei que era melhor despedir-se logo da taça. Está mais perto do que previ.

    Atenção, porém: eu não sou dos que pensam que o "momento" da equipa em Dezembro será forçosamente o mesmo em Abril ou Maio. Aliás, AVB ainda há dias o repetiu, a propósito da desgraça alheia e do desvio para outra competição.

    Mesmo sem Juve, Samp ou Atléti, a Liga Europa continuará com Liverpool, B. Dortmund ou Sevilha, Zenit e CSKA Moscovo, por exemplo. Cairão mais equipas como Benfica e Braga da Champions.

    Agora, nesta prova, com o nível do Porto, de momento, não vejo nenhuma equipa.

    Daqui por uns meses, veremos.

    O Barça deu 5 ao Madrid e nunca se sabe como será no Bernabéu e se a classificação levará um giro até lá.

    Não me alimento dessa fanfarronice. Nunca. Mas de momento podemos desfrutar de todo o orgulho e admiração que esta equipa de AVB nos provoca, sem dúvida.

    ResponderEliminar