18 dezembro 2010

Verde, que te quero verde (e não falar noutros responsáveis...)

Na Grécia, como na Turquia, ou mesmo noutros países balcânicos, um clube grande perder em casa com um clube pequeno implica tumultos e adeptos locais desvairados ao ponto de perseguirem os jogadores e técnicos do seu clube.
Foi o que sucedeu quando hoje o Panathinaikos perdeu em casa com o Olympiakos Volos. Volos é pequeno clube de uma pequena cidade do mesmo nome no meio do país. Trazer o nome do arqui-rival do Pana e vestir as mesmas cores só agrava a desfeita. Daí ter sucedido o que se relata em baixo.


À primeira vista, parece que Jesualdo corre o risco de levar com as culpas todas. Já se falou da dèbacle do Pana na Champions, em 4º no grupo que incluía o Rubin Kazan e o Copenhaga que se classificou em 2º atrás do Barcelona. Agora é uma derrota comprometedora, em casa, com um dos normais "alitos". É mau.
Mesmo quando é a Imprensa portuguesa a tratar do assunto, como no Maisfutebol ou amanhã nos jornais mais ou menos da especialidade, será sempre Jesualdo na cara do touro, a levar com as culpas.
E, contudo, se notícia houve no Verão foi a inesperada contratação, pelo Panathinaikos, de um director-desportivo português. Carlos Freitas trocou o Braga por um dos maiores clubes do Mediterrâneo Oriental. Preparou a época e, como expert do mercado, tratou do plantel.
Pois é, nem sempre as caras conhecidas são divulgadas como é devido. Nunca mais se ouviu falar de Carlos Freitas. Agora só sobra Jesualdo, chegado há um par de semanas numa Atenas sempre a arder, pelas greves gerais e protestos violentos contra o Governo e a capitulação perante o FMI e porque um dos gigantes de Atenas fica sempre a perder, logo há sempre alguém para atacar.
http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/panathinaikos-jesualdo-jesualdo-ferreira-maisfutebol-grecia-jogos/1219428-1490.html

4 comentários:

  1. é de facto um mundo cão; os magníficos jornais de desporto falam que ele fugiu... acho isto tão ridículo! Mais ridículo acho "portistas" a comentarem com gozo que o Pana não tenha ainda ganho com o Jesualdo, como já vi noutros blogues...-devem ser todos primos do Quinito que dizia que os jogadores do Porto nem de treinador precisavam...

    PS: por falar em saídas de gente menos conhecida: - o chefe do scouting do Porto foi mesmo contratado para o Shaktiar ? Passou-me essa notícia ao lado...

    ResponderEliminar
  2. "Mais ridículo acho "portistas" a comentarem com gozo que o Pana não tenha ainda ganho com o Jesualdo, como já vi noutros blogues..."

    Também acho e já várias vezes contestei isso, mas a cada qual a sua mania...

    O problema - e eu não vi os jornais da especialidade (ou nem por isso) mas imagino o cenário - é precisamente esconderem, esquecerem, ignorarem, deliberada ou "ignoradamente", o Carlos Freitas.

    Por isso eu fiz este post. Pelo Jesualdo, para pòr as coisas numa perspectiva correcta e para não se ignorarem factos primordiais.

    Aliás, é o que tento fazer sempre.

    Mas a cada burro a sua maluquice e eu tenho as minhas. É o que há.

    Cada qual tire as suas conclusões.

    A ignorância tem muitas causas...

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao alegado chefe do scouting, creio que se chamava Luís Gonçalves mas não sei se chefiava alguma coisa ou se tem algo a ver com scouting, desde o Verão que se sabe isso.

    Mas sobre isso haveria tanto a dizer em relação ao FC Porto, como há a dizer sobre o que o scouting do FC Porto tem feito nos últimos anos, com ou sem estrutura de scouting, com ou sem chefe, com ou sem meios...

    Já agora, alguém lembra aquele puto "comprado" ao Sporting no negócio do Postiga, qualquer coisa Viana, cedido ao VVV Venlo, salvo erro, na Holanda?

    Gostei muito dele, mas parece que a alguns caiu no goto só o Castro e o Ukra, que têm mostrado tanto como os Ivanildos e quejandos anteriores no famoso plano 611...

    Enfim, é o que temos. Muito pouco. Mas muitos ignorantes e acima de tudo distraídos.

    ResponderEliminar
  4. Em relação a essa coisa dos Ivanildos, ontem o Jámes mostrou que entre ser menino e homem vai um passo bem importante, para o qual é necessário ter paciência e estaleca!
    Em relação ao scouting isso é um tema para vários posts e várias discussões...tenho opiniões mistas e pouco claras à cerca disso, e, se hoje nesta época de marketing ainda deverá haver scouting...

    ResponderEliminar