31 março 2008

Encarnado e amarelo - as cores da honestidade desportiva

Estamos perto de garantir o tri-campeonato mas se tivesse existido verdade desportiva estaríamos seguramente a um pequeno passo de festejar o hexa.

No ano horribilis de 2005 aconteceu aquele que foi o maior roubo da história do futebol português e curiosamente ou não o produto desse assalto foi mais uma vez para os bolsos do mesmo clube de sempre. Mas já lá vamos.

Decorria o ano de 1999 quando Luís Filipe Vieira, à época Presidente do Alverca pensou na melhor forma de entrar no Sport Lisboa e Benfica e com isso atingir o grau de notoriedade financeiro e pessoal que essa função trás. Para conseguir esses objectivos e como estava associado a uma “amizade” com Pinto da Costa tratou de inventar um testa de ferro de seu nome Manuel Vilarinho. Mas para isso teria primeiro de arredar João Vale e Azevedo da presidência do clube encarnado. O advogado que tinha granjeado grande apoio da massa associativa muito por força do seu discurso populista anti-porto, era um empecilho, uma pedra no sapato. Roubar o Benfica nunca foi problema para ninguém a não ser quando alguém quer tomar o lugar que proporciona em Portugal mais vantagens do que ser Presidente da República. Começam então as manobras de bastidores que levaram à prisão de Vale e Azevedo por alegados e mais tarde provados (?) desvios de dinheiro. Mas deixemos essa vertente da conspiração para os outros – o que nos interessa aqui é apurar outras jogadas extra-desportivas. Afastado Vale e Azevedo era altura de colocar na presidência o seu testa de ferro – nada mais fácil depois de uma autêntica guerra na imprensa onde começaram a aparecer as mais variadas provas contra o advogado. A opinião pública e o universo benfiquista estava assegurado - Vale era um ladrão… Manuel Vilarinho é eleito em 2000 com o apoio de Luís Filipe Vieira, presidente do Alverca – clube satélite do Benfica, cargo que acumulou com o de director do SLB até meados de 2003 ainda que com funções um pouco nebulosas. Durante esses três anos de mandato de Vilarinho foi notório que quem mandava de facto era LFV e já se sabia de antemão que era uma questão de tempo até este subir ao poder.

Entretanto, e como presidente do Alverca, LFV foi fazendo jogadas de charme para com os associados benfiquistas de forma a que o seu passado com o cachecol azul e branco fosse rapidamente esquecido. Atacou o FC Porto, o seu presidente, os adeptos azuis e brancos e como cereja ofereceu Pedro Mantorras ao SLB . O jogador que com 17 anos jogava com uma enorme pujança física no Alverca e que segundo LFV valeria 90 Milhões de euros. De outra forma seria impossível que este empresário ligado às mais diversas actividades económicas (…) fosse eleito em 2003 depois da desistência de Vilarinho em continuar o projecto a que se tinha proposto. Não surpreendeu o sentido de voto. Dizia Vilarinho, que para tornar o Benfica campeão, só com um homem como LFV nos comandos do clube encarnado. Os adeptos sedentos de vitórias concordaram e assim começou “oficialmente” o reinado.

Poderíamos escalpelizar os contornos duvidosos da transferência do angolano para a Luz, as contas que ficaram por saldar com a SAD ribatejana, a constituição de uma SAD que beneficiou todos menos o próprio Alverca, os jogos deste clube de 1999 a 2003 com o Benfica e outras histórias que circulam nos corredores do futebol português, mas aqui a questão é voltarmos ao primeiro parágrafo deste texto – “se tivesse existido verdade desportiva estaríamos seguramente a um pequeno passo de festejar o hexa”.

Dois anos depois de ter chegado à presidência do SLB, LFV já desesperava por não conseguir cumprir a principal promessa eleitoral – o titulo nacional de futebol. O de futsal já era uma realidade mas não chegava sequer para promessa…apenas para LFV aparecer de tronco nu perante as câmaras de TV…

Começa o EstorilGate

Lembrou-se então de convidar José Veiga, que há muito tinha sido desmascarado por PdC como o homem que fez fortuna com uma “pá de pedreiro”. José Veiga era à época presidente da SAD do Estoril-Praia, clube que tinha descido à 2ª Divisão B mas que desde que entrou no clube, este teve uma subida meteórica até à 1ª Liga. Veiga utilizava o clube canarinho como porta de entrada e saída para muitos jogadores brasileiros. Foram feitos muitos negócios mas nenhum beneficiou financeiramente o Estoril – recorde-se que Veiga também era o dono do Bom Sucesso, um pequeno clube brasileiro. Lembro-me de ver o Estoril-Praia a jogar bom futebol mas a ser sistematicamente ajudado por factores a que muitos chamavam de "sorte". A verdade é que o Estoril subiu de divisão e Veiga é convidado para o Benfica. Contudo os regulamentos não deixavam que este acumulasse os dois cargos – o de presidente e accionista da SAD do Estoril com as de director desportivo do Benfica. Nada mais fácil de resolver – LFV já tinha feito o mesmo com o Alverca na época de Vilarinho – e vendeu a sua participação a três empresas inglesas que nunca se soube muito bem a quem pertenciam e que tinham sede social em paraísos fiscais. Resolvida essa questão com a estranha conivência da CMVM e da Liga presidida por Valentim Loureiro eis que Veiga entra no Benfica – começava então a época das beijocas.

Estávamos em 2005 e o FC Porto tinha acabado de conseguir tudo aquilo que LFV tinha prometido aos adeptos benfiquistas – domínio em termos europeus, a conquista de provas internacionais, a espinha dorsal da Selecção Nacional…

LFV tinha obrigatoriamente de “fazer as coisas por outro lado” e Veiga era a peça chave do seu plano. No Estoril, este já tinha provado que mais do que ninguém conseguia mexer os cordelinhos das nomeações, dos sumaríssimos, das promessas vãs a jogadores adversários e como extra o Benfica teria menos um adversário no campo – o Benfica começava o campeonato com 6 pts a mais do que os restantes adversários. O Estoril era na teoria o Benfica B.

Em troca, Veiga decidiria qual o treinador e teria controlo absoluto sobre transferências ganhando com isso as habituais comissões mas sobretudo a protecção de se trabalhar para o Benfica. Recorde-se que Vale e Azevedo apenas foi preso depois de ter saído do clube e apenas quando isso deu jeito aos da sua laia.

O campeonato foi um autêntico desfile de ladrões equipados de negro. Trapattoni é um senhor do futebol e sabe imenso da poda, mas o seu desconhecimento do futebol português aliado a uma equipa medíocre onde pontificavam jogadores como Karadas , Delibasic , Everson , Carlitos, Sokota , Bruno Aguiar entre outras pérolas da arte de bem jogar futebol era manifestamente muito pouco para almejar o titulo. Mas, e já dizia o Carlos Cruz – existe sempre um mas - com Veiga e as suas beijocas aliado a um ano atípico do FC Porto com três treinadores tudo seria possível. E foi.

Entre muitos roubos de igreja, foquemo-nos nos dois jogos com o Estoril de Veiga.

Na primeira volta, no jogo disputado na Luz os jogadores canarinhos ainda não tinham bem noção de quem é que lhes pagava os ordenados e fazem uma primeira parte em que dominam o Benfica. Chegado o intervalo, foi tornado público por Paulo Sousa (emprestado pelo Boavista) que Petit exigiu que estes abrandassem o ritmo de jogo e que deixassem de meter o pé. Paralelamente, o árbitro do desafio recebia uma camisola do SLB como “recuerdo” durante esse mesmo intervalo. A cama estava feita e o homem de negro até calçava botas com o símbolo da águia. Tudo coisas normais de acontecerem numa competição profissional. Espanta-me que o apito não tivesse também ficado em casa. O Benfica acabou por ganhar o jogo e recordo a indignação de parte do plantel e equipa técnica do Estoril no final do encontro.

A roubalheira espalhou-se por todos os campos em que o Benfica jogava e a par de 1994 foram muitos os jogos ganhos depois do tempo regulamentar ou com as célebres faltas apitadas ao contrário ou penalties e fora de jogo fantasma.

Ainda assim, o Benfica jogava mal e tinha muitas dificuldades para vencer. O FC Porto conseguia chegar à recta final do campeonato colado aos encarnados e o xeque-mate de Veiga seria feito aquando da visita do SLB à Amoreira, num campo tradicionalmente difícil para os grandes.

Veiga já estava avisado que Litos e Carlos Xavier tentavam blindar o balneário canarinho das influências patronais e decide dar ordens à administração do Estoril presidido por António Figueiredo (ex-dirigente benfiquista) para que este aceitasse a “sugestão” de o desafio ser jogado no Algarve. A administração estorilista acede com a naturalidade de um empregado que acata as ordens patronais e informa o plantel disso mesmo. O jogo era marcado para o Algarve com a anuência da Liga.

Porém, Litos, Xavier, sócios e alguns jogadores nucleares do clube da linha reclamam da decisão alegando que o Estoril precisava de pontuar para se manter na 1ª Liga e que jogando no seu campo as hipóteses de somar pontos seriam naturalmente maiores. Nada feito. As ordens estavam dadas e o argumento ia no sentido de que era a única forma de os ordenados em atraso serem pagos. Era mais importante o aspecto financeiro do que o desportivo mas a verdade é que a descida de divisão trazia muito mais problemas económicos do que o não pagamento dos ordenados, mas como a questão dos vencimentos já tinha sido acautelada meses antes, naquela que foi a preparação psicológica para que os jogadores sentissem mais do que nunca a necessidade de receber dinheiro para pagar as contas…o desespero financeiro de alguns seria mais forte do que a sua moral desportiva.

Litos e Xavier não se calaram e Veiga tinha um problema para resolver em plena semana de jogo. Os treinadores canarinhos utilizavam diariamente o escândalo de terem que ir jogar ao Algarve para motivarem o plantel para o jogo das suas vidas, fazendo ver a estes que a vitória era o único resultado positivo para calarem os rumores de pressão externa e que ficando na 1ª Liga seria vantajoso para todos a nível desportivo – um jogador que desce tem menos chances de fazer bons contratos do que aqueles que conseguem a manutenção.

Veiga decide enviar um familiar trajado de capanga ao Estoril e este irrompe pelo campo durante um treino. É a revolta de Litos e Xavier que conseguem expulsar aquele que mais tarde acaba por se encontrar com alguns jogadores no Bar do Campo situado na parte exterior do Estádio da Amoreira.

Enquanto a grande parte dos intervenientes guarda para si as indicações do emissário de Veiga, existiram dois jogadores que falaram com a equipa técnica relatando o sucedido durante o almoço bem regado. Reza a história de que alguns teriam tido a promessa de envergar na época seguinte a camisola encarnada ou no mínimo de ingressar em clubes de maior nomeada pela mão daquele que já tinha sido o principal empresário do mundo – José Veiga.

Chegado o dia de jogo aconteceu aquilo que todos sabemos. Os jogadores do Benfica jogavam em casa perante 30000 benfiquistas ávidos de interromper o jejum de 11 anos e o Estoril teria que enfrentar duas equipas e meia – o adversário, os homens de negro e metade da sua própria equipa.

Surpreendentemente o Estoril coloca-se em vantagem ainda que aos 25 minutos um dos jogadores presentes no almoço já tivesse sido expulso. O jogo vai para intervalo e a segunda parte trás mais do mesmo, com um Estoril aguerrido pela enorme disponibilidade moral de jogadores como Dorival , Abadito , Jorge Baptista, Elias, João Pedro e Torres. O resultado teimava em manter-se apesar da ajuda de Hélio Santos para empurrar o SLB para dentro da área do Estoril. Depois de muita pressão, Luisão marca o golo do empate aos 75 minutos mas não chegava pois o FC Porto continuava muito perto. Aos 78 minutos Hélio Santos expulsa o avançado João Paulo que tinha rendido Moses aos 55 minutos. O Estoril passava a jogar com 9 jogadores e foi com naturalidade que assistimos ao golo de Mantorras 4 minutos depois.

O resultado de 1-2, a exibição dos árbitros e alguns jogadores do Estoril confirmavam os maiores receios de quem queria acreditar em justiça desportiva. Tinha sido notória a anormalidade de certas jogadas.

No final, Litos diz tudo o que lhe veio à cabeça perante um grupo de jornalistas que não escondiam a alegria de ver o Benfica perto de ser campeão 11 anos depois. No dia seguinte as capas dos jornais falam em festa do futebol e esquecem as manigâncias do desafio. Dias depois, Litos esclarece que foi ameaçado de despedimento por Veiga.

Mas como, se Veiga não tem ligações ao Estoril? Perguntavam algumas inteligências jornalisticas.

A verdade é que o Benfica foi Campeão Nacional, o Estoril desceu de divisão, os ordenados não foram pagos, Litos e Xavier foram mesmo demitidos e Rui Duarte, Paulo Sousa, Moses , Cissé Fellahi , Amoreirinha e Yanick não foram para o Benfica à imagem do que aconteceu noutras alturas com jogadores como Nuno Assis, Fonte, Marco Ferreira…

Durante toda a época de 2004/05, os dirigentes do Benfica foram vistos e ouvidos a combinarem nomeações de árbitros, a terem menos adversários do que os restantes competidores, jogando duas vezes em casa, a almoçar e a jantar com intervenientes do jogo, a oferecer beijocas e empregos em algumas empresas ligadas ao Benfica e seus dirigentes…tantas coisas que daria um texto maior do que este.

Nada serviu para fazer Maria José Morgado reabrir processos que já tinham sido arquivados apesar das provas e testemunhos de pessoas credíveis. A CMVM decidiu 3 anos depois multar Veiga com a quantia “astronómica” de 30 000 euros por ter ficado provado para esta que o “senhor das beijocas” teria tido participação numa sociedade aberta e outra cotada sem ter feito a declaração disso mesmo.

A imprensa reagiu a este escândalo com pequenas notícias ou notícias nenhumas.

O MP assobia para o ar.

A imprensa assobia para o ar.

Para todos os efeitos, o apito encarnado não existiu. Ou será apito de cristal? Não interessa. Não existiu. Não existe.

Existirá?

PS: Voltarei ao assunto daqui a uns dias...

Nota do administrador: Está aí mais uma jornada da Liga dos Campeões e consequentemente da Liga da Bancada. Não se esqueçam de actualizar as vossas equipas do UEFA Champions League Fantasy Football, podem fazê-lo até às 19h30 de hoje

74 comentários:

  1. Tudo isso é verdade. Mas... o que fazia um árbitro em casa de JNPC e da sua puta em antevéspera de um jogo?
    é inacreditável como um homem com tanta experienceia se babou por uma puta, é por isso que anda com gente como o caldeira e quejandos, uma vergonha para o nosso clube.

    ResponderEliminar
  2. Miguel, estaríamos agora a festejar um HEXA: 2003-2004-2005-2006-2007-2008.
    O maior roubo, sem dúvida. Um campeonato infame, da Cunha Leal, do Allgarmanço.
    Sobre o antes e depois dos jogos do Estoril só faltou mesmo a PJ intervir como pediu o Pedro Xavier.
    Agora, nos 2 jogos:
    na Luz, árbitro Paulo Pereira, um benfiquista expulso e bem, depois um penálti de pirueta acrobática olímpica do Karadas. Ao intervalo, o Petit pedia para o Estoril baixar o ritmo mas no final, no túnel, houve agressões e trocas de piropos.
    No Allgarmanço, Hélio Santos expulsa aos 25' Rui Duarte com 2 amarelos. O 1-1 nasce de um lance típico do Benfica de então: falta ao contrário, um defesa canarinho derrubado e apito favorável ao Benfica. Daí Luisão vai marcar. Um mês antes, na Luz, aos 94', com 0-1 por João Paulo hoje portista, foi João "Pode ser o João" Ferreira a poupar a expulsão de Petit (assassino sobre Fábio Felício) e falta de Karadas sobre João Paulo que o árbitro amigo transforma em livre para o Benfica e Mantorras empata.
    Foram esses golos dos últimos 7 nos derradeiros 10 jogos, todos de bola parada, livres inventados, penáltis inexistentes, roubalheira infame (mas não o golo de Luisão ao frangueiro do Ricardo).
    Enquanto isso, nessa época, o FC Porto mesmo aos trambolhões e com 3 treinadores viu-lhe 4 ou 5 penáltis serem negados e 4 ou 5 golos marcados em fora-de-jogo pelos adversários, incluindo a 1ª derrota no Dragão com golo de Cafu num jogo apitado por... Lucílio Baptista.
    Foi, definitivamente, o campeonato da muita vergonha.
    Aquele que agora o líder dos mafiosos de Lisboa diz que mais valia não o terem ganho...

    ResponderEliminar
  3. Genial este texto.
    E eu posso acrescentar mais.
    O fiscal de linha que participou nesse famoso jogo disputado no Algarve terminou a carreira esse ano e no ano a seguir era visto em todas as deslocações do Benfica ao estrangeiro.
    Também foi visto a almoçar várias vezrs com Veiga no Sapo.Quando houve um jornalista com a coragem de o confrontar com esse facto ele respondeu que era um grande amigo de Veiga e que almoçava com quem queria...
    E agora eu pergunto.Porquê Pinto da Costa tem um processo em tribunal de corrupção por receber um árbitro em sua casa nas vesperas de um jogo de que nada servía ao Porto e no qual o Porto até nem venceu e pelo que disseram criticos de arbitragem(jorge coroado incluído) em tribunal o Porto até foi prejudicado pela arbitragem?
    Porque isto é um escandalo e tem que ser investigado e os almoços de Veiga no Sapo num jogo estranho que decidiu o título disputado no Agarve não?
    Que país é este?Há dias que penso que o melhor é deixar-me ficar aqui em Espanha...
    O treinador do Estoril no final do jogo afirma com toda a clareza que tentaram influenciar os jogadores na véspera do jogo e que foi ameaçado de despedimento por José Veiga e os jornais da época falam de festa do futebol???Que país é este??
    Aonde est´a imprensa séria e isenta?Sabem porque a liga nessa altura nao abriu inquérito??
    O director exectivo era Cunha Leal...É por esse lado que os LFV andava a fazer as coisas...
    O mesmo director executivo que aceitou uma inscrição ilegal de Ricardo Rocha e que quando se anunciou esse caso nem sequer abriu inquérito uma vez que sabia que se se aplicasse os regulamentos o Benfica tal como aconteceu ao Gil Vicente tería que descer de divisão..
    .
    E já agora,fica aqui outra para pensarmos todos...
    O que fazia o ex director executivo da liga Cunha Leal como figurante no filme corrupção de João Botelho...?Parece de bom tom,um ex-director executivo da liga entrar de figurante num filme cujo o únic propósito é atacar e descredibilizar o presidente de um dos clubes que ele devería defender de igual forma que defendía os restantes...?
    Com este esquema todo que o Benfica montou para vencer aquele campeonato LFV ainda tem a coragem de vir falar em apitos dourados...?Depois não é de cristal é de vidro não é...?Que lata que estas pessoas têm.
    Eu acho é que ele tem que ter cuidado com Veiga...Ele está.se a enterrar e já começou a atacar no seu livro...Se ele vir que está a ir ao fundo certamente revelará muitos segredos sórdidos do homem dos pneus...
    .
    .
    Alguém que andava de ferrari mas que só vendia pneus...
    Aquela pessoa que invade estudios de televisão com a autorização de quem dirige o canal e que um dia foi mandado parar numa operação stop e veio para a televisão dizer que temeu pela sua vida uma vez que tinha medo que lhe encontrassm droga nos pneus...Serei muito estúpido por não achar nada disto normal?
    Se a polícia me manda parar no meio da estrada das últimas coisas que pensarei será certamente que me mandaram parar por ter droga nos pneus...
    .
    Uma pessoa que afirmou que ja teve que mudar várias vezes de casa...Pinto da Costa lutou contra uma série de poderes instalados no mundo do futebol teve vários iniigos e nunca o vi com necessidade de mudar de casa e ocultar a sua residência como o faz LFV...
    Os homens do futebol podem fazer almoços e jantaradas mas nao ameaçam nem matam por futebol...ESse tipo de gente que faz isso geralmente está associado a outro tipo de negócios que nada têm a ver com futebol...
    .
    .
    E que dizer do caso Nuno Assis?A liga arquiva o caso e tem que ser a FPF em nome do interesse público a levar o caso ás instancias internacionais e tem que ser a agencia mundial antidopagem a fazer a acusação e a por a nu a vergonha que foi a liga er arquivado o caso com alegações inconcebíveis que contrariavam toda a legislação vigente sobre a luta contra o doping...?
    Foi preciso irmos até á Suíça para sabermos que quem é encontrado com doping tem que ser condenado e que não se julgam intenções?Senão nunca havería condenações por doping...
    Casos a mais,investigação do MP e divulgação da nossa comunicação a menos...
    è o país que temos...

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Zé Luís pela correcção. Já corrigi para hexa.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Que grande post.
    Soberbo.

    A verdade pura e dura do que se passou nessa época da vergonha.
    Zé Luis, lembro-me desse atropelamento do Karadas como se tivesse sido ontem. Falta ao contrario e la temos mais uma vitoria oferecida com direito a titulo de festa nos jornais e televisoes do nosso Portugal.

    ResponderEliminar
  6. Post magnífico. Cada vez me sinto mais revoltado com a "máfia dominante" sediada, aqui em Lisboa, ou em certas "mansões" dos seus arredores. Tudo na linha da política centralista secular...
    Cada vez mais me começo a convencer que só uma regionalização "bem pensada e executada com controlo democrático" pode melhorar esta "Re(s)pública"...

    Apenas acrescento mais um ponto dos muitos que poderiam ser desfiados no ANO do ROUBO de CATEDRAL da MAIOR CORRUPÇÃO BENFIQUISTA da televisão a cores. Refiro-me ao célebre jogo em Vila do Conde com o Rio Ave, em que uma bola NITIDAMENTE DENTRO DA BALIZA do benfica (SEM SER PRECISO "SLOW MOTION" OU REPETIÇÕES) com os defesas benfas de ar consternado e perdidos com o "GOLO" sofrido a serem salvos por uma equipa de arbitragem à maneira. Pouco tempo depois, o
    Mantorras em "GOLPE DE KARATÉ"!!! (lembram-se?!) faz o golo da roubalheira lampiónica, com novo beneplácito do homem de apito à maneira.
    Consequência: Uma derrota "registada" no terreno de jogo transformada em vitória "corrupta" à vista des(ARMADA). O benfas a caminho do título mais "porco" da história documentada e televisionada do Futebol Português (só com contraponto naquela "PAIXÃO" de ROUBALHEIRA de Campo Maior que também nos SURRIPIOU a primeira hipótese de um HEXA com o protagonismo de um benfas emprestado, o J. Soares, salvo erro, a massacrar impunemente o Jardel e que possibilitou o primeiro título em 19 anos ao clube dos CALIMEROS). Finalmente, um jogo que encaminhou o Rio Ave a passos largos para a Liga de Honra, como viria a suceder e da qual ainda não recuperou.

    Cadê a MiZéTung????? Nada!. E a Justiça Desportiva? Nada!. Também para quê? Então se um canto directo na Luz com o Bossio a tirar bola de dentro baliza (uma vez mais sem ser necessário "slow motion" e de fácil juízo pelo auxiliar; era um canto, não uma bola rematada de meio campo com o auxiliar atrasado, não deu golo do FCPORTO e não houve escândalo, ao contrário do "outro" até hoje "improvado" com as mais sofisticadas técnicas de reconstituição, o tal do dvd ridículo vieirense.... afinal, espanto para quê?! O que faz FALTA É AVISAR A MALTA, como cantou o poeta, e ENTRAR EM ACÇÃO, qual "vigilante", até porque apetece citar o outro, depois de tudo isto «e o "ladrão" sou eu?!!!».

    ResponderEliminar
  7. Só para acrescentar um dado...
    Alguém se lembra quem foi o melhor marcador desse campeonato? Pois é, foi o Capitao Simao Chorao, com algo como 15 golos, mais de metade marcados de penalty...

    ResponderEliminar
  8. Parabéns MT por este teu post. Está absolutamente divinal.

    A época 2004/05 foi a mais negra da história do futebol desde 74. Mas nada se passou não é? Não foi o Porto a ganhar... Abraço.

    ResponderEliminar
  9. mst na bola:

    Futebol no tribunal

    Este campeonato já está decidido e é do FC Porto, como sempre foi fácil de prever. O próximo, ou o de 2009/10, começa a jogar-se brevemente no Tribunal de Aveiro — onde o presidente do FC Porto vai ser julgado por crime de corrupção activa e o árbitro Augusto Duarte por crime de corrupção passiva. A este campeonato não há Apito Dourado que lhe possa valer: se alguém se atrevesse sequer a insinuar que os 16 pontos de avanço do FC Porto se devem a favores de arbitragem ou outras manobras de bastidores, morria instantaneamente de rídiculo na praça pública. Mas para o próximo, as almas pequeninas estão esperançadas em que o tribunal consiga dar como provado o crime de corrupção, o que logo habilitará a Liga de Clubes a decidir em cascata:

    — a irradiação de Pinto da Costa e de Augusto Duarte;

    — a descida compulsiva do FC Porto à Liga Vitalis;

    — a retirada retroactiva do título de 2003/2004 ao FC Forto e sua atribuição ao Benfica (que, se a memória me não falha, ficou para aí a uns 11 pontos de atraso).Daqui, por sua vez, retirar-se-ão outros corolários de «moral» e «verdade desportiva», a saber:

    — que, se o árbitro do Beira-Mar-FC Porto de 2003/2004 — um jogo que já nada interessava a qualquer dos contendores — foi comprado, é de presumir, por maioria de razão, que foram comprados ou abordados em vão todos os outros árbitros dos jogos do FC Porto que, esses sim, contaram para o título dos portistas;

    — que, se isto foi assim nessa época e por iniciativa de Pinto da Costa, é de presumir que assim tenha sido ao longo dos 25 anos que ele leva de presidência. Fica assim esclarecida a razão para os êxitos recorrentes do FC Porto, nas últimas duas décadas;

    — o Tribunal de Aveiro e a Liga irão certamente notificar a UEFA e a FIFA para que elas investiguem as condições, a partir de agora suspeitas, em que o FC Porto conseguiu ser duas vezes campeão da Europa e do mundo, sob a presidência de Pinto da Costa;

    - de caminho, cai por terra um outro mito, o da excelência de José Mourinho. Se se conseguir provar que Pinto da Costa pagou 2.500 euros ao árbitro de um jogo que já não contava para nada, como jura Carolina Salgado, quem pode atribuir a José Mourinho, aos jogadores ou à equipa qualquer espécie de mérito em terem conquistado nesse ano Portugal e a Europa? Afinal, era o presidente quem tratava de resolver a coisa, antes de o desfecho se decidir no relvado…

    Aqui há umas semanas, na festa do Benfica, no Casino Estoril, Luís Filipe Vieira indignou-se porque ainda «não tinha acontecido nada» no processo Apito Dourado. Por acaso, já tinha, mas não o que ele queria: Valentim Loureiro, Pinto de Sousa e o presidente do Gondomar já tinham começado a ser julgados no Tribunal de Gondomar. Mas o que interessava a Vieira que o seu ex-sócio na direcção da Liga, o presidente dos árbitros por ele votado e o Gondomar FC estivessem a ser julgados? Vieira, como três quartos do país dito desportivo, entendia e entende que só se fará justiça se Pinto da Costa for condenado e irradiado e o FC Porto afastado por uns tempos da concorrência.

    Pois, aí tem a vontade satisfeita. Enfim, um primeiro desejo. Um ano de esforços, de investigações, de muito dinheiro gasto aos contribuintes, permitiu a Maria José Morgado e à sua equipa convencer uma juíza a desarquivar um processo arquivado por uma outra colega e levar a julgamento quem se pretendia. Para tal, contaram apenas com um único facto novo: a radiosa testemunha Carolina Salgado, essa Joana d'Arc do futebol português, como lhe passaram a chamar os benfiquistas, depois de no passado lhe terem chamado coisas mais alternativas e menos grandiosas. A juíza aceitou a acusação, mas agora o Ministério Público não vai ter tarefa fácil em tribunal. Como coisas menores, vai ter de provar, por exemplo, que Pinto da Costa mente quando diz que não esperava e ficou incomodado com a visita a sua casa de Augusto Duarte. Mas isso é o menos. O essencial vai ser conseguir fazer prova:

    — de que o FC Porto tinha um interesse justificado no resultado daquele jogo, ao ponto de subornar o árbitro;

    — de que, de facto, o suborno aconteceu e o árbitro o aceitou;

    — de que, tendo o corruptor pago para obter um resultado, o corruptor fez também a sua parte.

    Ou seja, em tribunal, o Ministério Público vai ter de fazer prova de factos que integrem os três elementos essenciais do crime de corrupção: o móbil, a consumação e o nexo de causalidade (por favor, não confundir com casualidade).

    O segundo elemento, a consumação do crime, assenta exclusivamente no testemunho de Carolina Salgado, o que faz antever grossas dificuldades e desilusões para o Ministério Público. Primeiro que tudo, porque, e se a defesa de Pinto da Costa fizer o que se espera, o mais provável é que a testemunha seja contraditada antes mesmo de depor e que a contradita seja aceite: entra pelos olhos adentro de qualquer pessoa de boa-fé que a testemunha se move por vingança pessoal e que a sua credibilidade merece zero de tolerância (não se trata aqui de um filme, feito por benfiquistas e em que se produz acusação e sentença, com base apenas no testemunho da senhora e sem lugar à defesa).

    Em segundo lugar, a senhora Carolina Salgado é talvez adequada para impressionar fotógrafos de revista do jet-seis, mas, como já se viu com a sua prestação no Tribunal de Gondomar, é propensa a atrapalhar-se fora de cenas pré-montadas e a cair em contradições, esquecimentos e declarações inverosímeis. Pior ainda vai ser fazer prova do móbil do crime: com o campeonato resolvido e todas as atenções na final da Liga dos Campeões, que interessava ao FC Porto gastar 2.500 euros a subornar o árbitro do jogo com o Beira-Mar?

    E, quanto ao tal nexo de causalidade, que tanto parece aborrecer alguns «facilitistas», como provar que a corrupção se consumou se não houve afinal casos de arbitragem, conforme unanimemente reconhecido pela crítica da época, e se, no final, o FC Porto nem sequer ganhou o jogo?

    Ou será que o digníssimo representante do Ministério Público vai sustentar em tribunal que o FC Porto pagou 2.500 euros para garantir um empate com o Beira-Mar, num jogo a feijões?

    Ou vai sustentar a tese peregrina, inventada em estado de necessidade e que para aí circula, de que o FC Porto tinha o hábito de manter cautelarmente os árbitros comprados em todos os jogos, com base no princípio «se hoje não interessa, amanhã pode interessar»?

    A coisa promete. É verdade que o estádio de Aveiro é mais um elefante branco construído para o Euro-2000 e em que já nem o relvado se aproveita. Mas, se o estádio não tem préstimo, o tribunal pode ter. E Aveiro volta assim ao mapa futebolístico português.

    EM TEMPO: Já depois de escrito este texto, fui surpreendido com a notícia de que a Liga de Clubes, com base nos mesmos factos e na decisão instrutória do Tribunal de Gondomar, decidiu instaurar um processo disciplinar ao FC Porto e ao seu presidente, com fundamento em corrupção desportiva. E digo surpreendido, porque não vejo com que meios investigatórios é que a Liga vai conseguir fazer prova daquilo que o M.º Público não conseguiu e que só o tribunal poderá apurar. Imagine-se que a Liga, tão espicaçada pelo Benfica, condena o FC Porto a descer de divisão e depois o tribunal o absolve: como é, pedem desculpas retroactivas e pagam os milhões de contos de prejuízos causados?

    Não seria mais curial, por exemplo, investigar para já o caso (arquivado pelo Ministério Público) da escuta telefónica em que Valentim Loureiro e Luís Filipe Vieira combinam o árbitro que o Benfica queria para um jogo da meia-final da Taça de Portugal, contra o Belenenses?

    O «Senador» benfiquista Silvio Cervan, cujas crónicas não serão propriamente um modelo de isenção clubística (como pode, aliás, um dirigente de clube ser isento?), afirmou aqui, no sábado, que é injusto atribuir apenas a favores de arbitragem o segundo lugar ocupado pelo Vitória de Guimarães, e que tanto preocupa e humilha o S. L. Benfica. De facto, é injusto. Mas quem, senão ele é que se lembrou de afirmar tal coisa? Estaria a falar com a própria consciência?

    ResponderEliminar
  10. Caros Dragões,

    Queria apenas deixar dois pontos para análise que me parecem de sobremaneira importantes.

    O primeiro advém do meu conhecimento pessoal do Dr. Ricardo Costa que foi meu professor na Faculdade.Esse facto permite-me afiançar desde já (até porque ele nunca o escondeu em tertúlias académicas)que se trata de um benfiquista do norte com todo o ressabiamento que isso implica.Acreditem que sei do que falo.

    2. Depois o timing da decisão! Parece-me por demais evidente que o momento da instauração do processo visa três propósitos imediatos: 1.º) conduzir o Porto a a catar a decisão pelo facto de esta não influenciar o título nacional, com os advenientes incómodos que essa conformação possa implicar para o processo judicial.2.º) evitar que o Porto facilite nos jogos que se avizinham contra o Guimarães e contra o Setúbal acudindo-se aos receios dos infelizes da capital. 3.º) evitar um recurso para o Conselho de Justiça, o qual, pela sua delonga, poderia traduzir-se na prescrição de qualquer pena disciplinar - o processo prescreve em 3 anos, sendo que apenas se permite a sua suspensão por dois meses. Basta reparar nas datas das alegadas infracções para se perceber que o perigo de prescrição é por demais evidente.

    Ficam estas achegas de um portista residente em Lisboa que não dexará de estar no Drgão as vezes que forem precisas para festejar o Tri.
    Tenho aliás fé suficiente para acreditar que nos dará um gozo especial entrar a todo o gás com os matrecos da agremiação da Luz.

    Um abraço

    Sandro Matos

    ResponderEliminar
  11. Excelente post bem secundado nos comentários.
    Mais palavras para quê???
    A mafia continua desenfreada procurando desalojar os verdadeiros CAMPEÕES ... o FCPORTO.
    Pode ser que assim consiga ganhar alguma coisita...

    ResponderEliminar
  12. isto é mesmo a gozar...não nos querem deixar fazer a festa no sabado?ridiculo...nós daremos a resposta dentro e fora do campo com mais uma festa, uma grande festa.Sr Ricardo Costa que aqui em Coimbra,ja como assistente da faculdade de direito, aquando das suas saidas nocturnas, dizia com orgulho que era um "benfiquista do norte". Enfim o que eu ja percebi que eles querem, é que isto dure para ate o proximo ano para que o futuro campeonato seja mais competitivo porque nos vao tirar 6 pontos. Enfim continuam a mandar poeira pos olhos das pessoas, enquanto nós ganhamos titulos e mais titulos

    Daqui a apelo a que todos nao faltem...quem nao tiver bilhete que se junte a nós no final na Alameda, porque o clube merece

    Grande abraço azul e branco

    ResponderEliminar
  13. Obrigado malta irmãos pelo grande artigo e comentários brilhantes que aki li. Vamos esperar, como o o nosso presidente diz acredito na Justiça Divina, na Terrena nem por isso. Sempre campeões!!!

    ResponderEliminar
  14. Excelente post a colocar o dedo em todas as feridas do maior escândalo do futebol português dos últimos anos e que foi o Estoril-Benfica.Apenas uma correcção: o jogo das botas foi o do Algarve.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Perdoem-me o comentário contra-corrente..Sou portista, mas há muito tempo que me sinto triste com a situação do F.C.P....Não podemos ser ingenuos e acreditar em tudo o que Pinto da Costa diz...Ficou provado que o dito árbitro esteve em casa do dirigente...Misturou a vida pessoal com o clube e é a imagem do clube que sai prejudicada...Felizmente, o Porto não deverá descer e a serem provados os factos penso que o Pinto da Costa só tem uma solução: A saída...deu muito ao clube, mas também temos alternativas válidas para continuar as vitórias...Penso também que o EstorilGate deveria ser investigado, mas isso não acontece...Para além disso, ficou provado a presença de Veiga na SAD do Estoril e ser funcionário do Benfica...Mas nesse ano, foi tudo normal...

    ResponderEliminar
  16. Miguel,

    Nesta defesa intransigente do nome do nosso clube, encetada pelos blogues azuis e brancos, sempre com enorme ardor e fervor clubista, existem artigos mais bem conseguidos k outros.
    Hoje, posso dizê-lo, fiquei arrepiado. Pela contundência do que escreves, pelo poder exaustivo k conferiste à análise, pela minudência de k se revestiu a mesma.

    Da minha parte, apenas mais um anónimo sofredor por esta causa azul e branco k nos consome, um singelo OBRIGADO. Fico com a certeza de que, por muito k tentem, nunca nos calarão.

    Fabuloso post!

    ResponderEliminar
  17. Caro Miguel Teixeira

    Tiro o meu chapéu a este post excelente.

    Apesar das minhas divergências que já tive consigo, reconheço que este post é extraordinário à medida de um Dragão de ouro.

    Renovo os meus parabéns, esperando que continue com esta veia goleadora.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  18. Fc Porto em risco de perder 6 pontos ?? ja' pensaram que assim podemos festejar o titulo em casa contra os mouros ? :)

    ResponderEliminar
  19. Ricardo Moreira, o facto de o árbitro ter estado em casa do Presidente, não significa que houve corrupção, aliás foi essa a decisão do M.Público que depois a Mizé alterou pelo testemunho da ex-alternadeira, actual escritora???!!!Carolina, cuja credibilidade só serve para o que interessa. Este Post, e era sobre isso que devias ter-te debruçado, demonstra cabalmente, os dois pesos e duas medidas nas justiças portuguesas(criminal e desportiva)e isso não devia ser tolerado.Assim como é um escândalo e uma pouca vergonha que o presidente do F.C.Porto tenha sido constituido arguido por falar com Pinto de Sousa sobre um árbitro de um jogo do Porto e o L.F.vieira, que fez ainda pior, queria o Parati(porque será?),mas, não queria outros e terminava a dizer: "além disso ó Major eu já estou a tratar disso por outro lado"(quais? nem sequer foi ouvido.Quanto ao Presidente ir embora, é uma opinião lamentável e de uma minoria que nem deve chegar a 1%. Eu fui educado para saber que é nas horas más, difíceis que devemos apoiar e ser solidários. Pareces o Rui Santos a falar. Já agora dá-me um nome de uma alternativa para eu me situar.O SR.J.N.Pinto da Costa nunca sairá do F.C.Porto empurrado, sairá na altura que ele quiser e a esmagadora maioria dos portistas quiserem e pela PORTA GRANDE.Os Dragões não são ratos, que são sempre os primeiros a abandonar o Barco.

    ResponderEliminar
  20. Subscrevo os parabéns ao Miguel pelo post e depois de ler alguns comentários tão bem explícitos e tão bem informados apenas me resta dizer que este país cada vez me mete mais nojo e que no sábado devíamos festejar era em cima da Torre dos Clérigos para toda a gente ver.

    ResponderEliminar
  21. Concordo com tudo, amigo Teixeira, mas há uma coisa que sou obrigado a reconhecer: Pinto da Costa nunca deveria ter recebido o árbitro na véspera do jogo. Já se sabe que "à mulher de César não basta ser honesta...precisa de parecê-lo".
    Pinto da Costa foi imprevidente ( ainda mais do que quando se amancebou com a alternadeira -escritora).
    Espero que tudo seja clarificado, a bem do nosso clube e que aqueles que tentam conspurcar os nossos êxitos, tenham aquilo que merecem, porque não lhes faltam telhados de vidro. Se a justiça, em vez de ver o mundo pintado de vermelho, fosse capaz de cumprir o seu papel, não andaríamos aqui a discutir minudências reles
    Saudações de um portista Andarilho, condenado ao exílio.

    ResponderEliminar
  22. As minhas alternativas seriam Pôncio Monteiro ou Baía (ainda que possa ser cedo)...Talvez Antero Henriques...Dragão de Vila Pouca, tenho óculos, mas não uso brilhantina...lol..Mas continuo a dizer que o Porto foi prejudicado com as atitudes dele..Pinto da costa não desmentiu o facto de Augusto Duarte ter estado em casa....É lógico que o depoimnento da escritora foi conduzido, assim ele conseguiu através da sua vida privada prejudicar o nosso clube..

    ResponderEliminar
  23. Eu vou sábado ao Dragão FESTEJAR MAIS UM TÍTULO.
    O FC Porto não vai ceder a pressões, não vai entregar os pontos por ser-lhe eventualmente conveniente aceitar esta decisão "política" (escrevo entre aspas para sublinhar como é aberrante o modo, a substância e o timing da "notícia" que também deixo entre aspas).
    O FC Porto vai recorrer, como anunciou no comunicado da SAD.
    O FC Porto vai defender o seu nome, a sua valentia desportiva, o seu currículo competitivo, a sua hegemonia no campo de jogo, a sua integridade, a sua alma de lutador, a sua bandeira - vai defender milhões de adeptos que nunca se deixarão abater.
    O FC Porto não vai em cantos de sereia, não acata "conselhos" e demagogias da Imprensa do regime que quer fazer crer na "bondade" de aceitar perder agora 6 pontos sem risco de perder o campeonato.
    O FC Porto não pode confundir-se com a trampa que torna o futebol português imundo e do qual, precisamente, se demarca pela seriedade competitiva, a estabilidade organizativa, a honradez - porque há anos deixou a Liga, deixou de se interessar pela Liga e só cumpre a função estatutária de... estar presente.
    O FC Porto não vai ceder, não pode adormecer.
    O FC Porto vai ter de defender, finalmente, a sua honradez em tribunal, como qualquer pessoa de bem faria e eu não posso admitir outra coisa.
    Há pessoas, mesmo portistas, que continuam "impressionadas" com "anúncios" e "notícias", sem saber ler, antes aceitando a "leitura" de quem antecipa decisões que não existem.
    O FC Porto tem de responder a uma nota de culpa cujos fundamentos não são (serão?) públicos. Só terá de desmontar a cabala nas instâncias próprias, para já na abjecta justiça desportiva que, como a outra, não só vai de mal a pior como procura aconchego mediático para sair bem aos olhos da opinião que se publica (e não a opinião pública).
    Se o Apito Dourado, de que quase todos nós estávamos desconfiados desde o seu início bombástico mas sempre um mau engenho capaz de explodir nas mãos de quem o engendrou, só deu isto, MAIS RAZÕES HÁ para crer que a tramóia não tem pés para andar.
    No que muitos podem antever uma decisão, quando é só um processo que apenas agora dá os primeiros passos sérios para a sua descodificação, é ridículo que isto seja noticiado no 1 de Abril.
    A montanha acabou mesmo por parir um rato. Um nado morto. Para a "acusação", este "anúncio" não podia ser pior para a sua renovada descredibilização.
    A farsa está para terminar.

    ResponderEliminar
  24. Carissimos Amigos

    É com enorme prazer que deixo aqui o email do sr que se diz presidente do conselho de justiça de liga, o Sr Ricardo Costa. Assim já podem interrogar sobre diversas questoes, esse jurista que se diz orgulhosamente um "benfiquista do norte"

    E-mail: rcosta@fd.uc.pt

    Mais dados com por exemplo telefone, em https://woc.uc.pt/fduc/person/ppgeral.do?idpessoa=161

    Grande abraço a todos

    ResponderEliminar
  25. Como não dou mais para engrossar a especulação do Apito Dourado, agora só pergunto ao Miguel:
    - se este post, histórico, foi preparado como resposta premonitória à anunciada nota de culpa da Liga?
    - para respeito da verdade histórica, e sem prejuízo de nos considerarmos felizes por o LFV ter ascendido à presidência do Benfica, importa lembrar que, de Manuel Vilarinho a presidente o testemunho foi directo, consuetudinário, como uma sucessão dinástica, porque o 1º mandato de LFV não passou pelo crivo eleitoral, o que diz bem do que apelidam de clube democrático e popular seja lá o que isso for...

    ResponderEliminar
  26. O importante é isso mesmo, Zé Luís, que o FCP não deixe que essa trampa suje o nome do nosso clube com as suas mãos e que não adormeça. Mas, acredito, que o nosso presisente ainda terá forças para estes combates que, olhando para o seu passado, venceu-os sempre a todos.

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  28. Além de parabenizar o Miguel por este excelente texto, vim aqui de fugida precisamente para dizer o que o Zè Luís no seu ultimo comentário acabou por dizer. Alías, não espero outra coisa do clube senão fazer o máximo para limpar a sua imagem perante tudo e todos. A honra vale bem mais do que 6 meros pontos, sejam eles perdidos em que época forem. O que fica não são os 6 pontos perdidos mas sim o facto de se ter provado ter havido corrupção, mesmo que seja provado por caminhos tortuosos.

    Deixo aqui um tb excelente texto que li no blog O Dragão e que diz bem o que eu penso sobre o assunto.

    ORGASMOS PRECOCES E IMPOTÊNCIA

    Ontem ao fim do dia, os sites da RTP, SIC, TVI, do abjecto/dejecto Correio da Manhã e dos panfletário sarracenos Avante Lampião e Avante Lagartão, escarrapachavam os seus últimos orgasmos precoces: "Porto pode descer de divisão". Por uma noite, 6 + 3 milhões dormiram sossegados. A fome no estômago e a prestação por pagar não lhes perturbou o sono. Pinto da Costa vai ser executado no Campo Pequeno e o Porto vai despromovido para os distritais.

    Mas eis que, apenas umas horas depois, dia das mentiras, afinal o máximo que pode acontecer é o Porto descer 6 pontos dos míseros 16 de avanço de que dispõe. Este facto tira a virilidade máscula de qualquer ZéZé Camarinha, o que fará a um pobre bom chefe de família... Afinal, ficámos todos a saber que os observadores indicados de propósito para ver se descortinavam se os árbitros desses jogos tinham deixado um jogador do Porto jogar de cordões desapertados, concluíram, com mágoa, que não tinha havido qualquer falseamento de resultados. Afinal, não tinha havido corrupção consumada...

    Restou o fraco consolo ao adepto vermelho Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar, a oportunidade fabulosa na notificação. Coincidência espantosa, a mesma ser feita na semana do tri! Com ela, ficámos também a saber que Pinto da Costa, que segundo a Meretriz Virgem, era extremamente cuidadoso para não falar ao telefone com árbitros, teve o trabalho de levar um a casa, dar-lhe 2.500€ e não ter sequer conseguido com isso um livrezeco à entrada da área. Que seria certamente exemplarmente marcado por um qualquer brilhante suplente que nesse jogo alinhou...

    Coisas de somenos importância jurídica, como motivação do crime (faltava, tal como agora, uma vitória para o título e, por isso se jogou com suplentes) e nexo de causalidade não importam para Ricardo Costa. Também não interessa saber com que brilhante argumentação jurídica se pretende fazer um julgamento disciplinar, sem que o penal esteja concluído, com todos os meios que a jurisdição penal dispõe e que a Comissão Disciplinar não. Julgamento? Eu falei em julgamento? Bem diz a minha Mãezinha que eu sempre fui muito ingénuo...

    Perante tudo isto, uma de duas decisões a SAD tem de tomar. Ou pensa na vertente meramente desportiva, contesta o processo, sabendo que vai levar com os 6 pontos e suspensão de Pinto da Costa, mas não recorre, cumprindo já a sanção esta época sem colocar minimamente em causa o título, ou leva isto até às últimas instâncias, arriscando-se a perder pontos na próxima época.

    Claramente, sou a favor da segunda. Há que esgrimir todos os argumentos e não se conformar. A dignidade do Clube vale muito mais do que 6 pontos - nem que isso prejudique a próxima época. Até porque, sempre existe uma réstia de esperança que apareça algum magistrado com um pingo de decência e pudor profissional, que dê a estes processos o mesmo destino que se dá a um dejecto. Caso isso aconteça, há que ser implacável. Implacável com a nojenta lisboeta e macrocéfala imprensa, castigando-os onde dói. Nem mais uma entrevista, limitação de acesso às nossas notícias, desprezo puro. Aos Srs. magistrados da Liga que atropelam todas as regras processuais elementares, as competentes participações disciplinares.

    Quanto aos processos crime, quem estiver minimamente atento ao que se tem passado em Gondomar, não fica com dúvidas acerca do destino dos mesmos. Constatar-se-á a delapidação do erário público que vai ser todo o Apito Dourado, constatar-se-á que o ódio à senda de vitórias do Futebol Clube do Porto turva a dignidade profissional de quem tem por obrigação julgar neste País. E aí, meus amigos, eu poria o País a ferro e fogo, com pedidos de indemnização milionários.

    Até lá, só há uma resposta a dar. Já não importam as decisões de Jesualdo, as contratações da SAD, nem a eliminação da Liga dos Campões. A resposta será a do costume. 52.000 a festejar o título no Sábado no Dragão, muitos mais na rua. E depois, massacre sem dó nem piedade à agremiação lisboeta que veste de vermelho daqui a umas semanas. Pisá-los, humilhá-los, onde lhes dói - no campo.

    Neste momento, nunca isto me pareceu tão apropriado:

    Oh, meu Porto, onde a eterna mocidade
    Diz à gente o que é ser nobre e leal.
    Teu pendão leva o escudo da cidade
    Que na história deu o nome a Portugal.


    Oh, campeão, o teu passado
    É um livro de honra de vitórias sem igual
    O teu brasão abençoado
    Tem no teu Porto mais um arco triunfal
    Porto, Porto, Porto, Porto
    Porto, Porto, Porto, Porto
    Porto, Porto

    Quando alguém se atreve a sufocar
    O grito audaz da tua ardente voz
    Oh, Oh, Porto, então verás vibrar
    A multidão num grito só de todos nós.



    PS - é um gozo navegar pelos sites que referi em cima. Ler os comentários dos descerebrados impotentes (azar deles, até o Viagra é azul!), a pedir 5 anos de 2ª divisão, acrescida de 50 pontos negativos, entre outros delírios, no dia de ontem, para hoje vociferarem contra o "nojo de justiça", é hilariante.


    Parabens pelo texto ao Azulão.

    Um abraço.
    PS: Henrique trata-te.

    ResponderEliminar
  29. Uau. Mais uma Censura.

    Há verdades que custam não é?

    Um blog que permite vómitos de benfiquistas e censura verdades escritas por Portistas.

    Uau.

    Façam um altar virutal para o vosso Deus. Porque esse Deus é mesmo virtual.

    ResponderEliminar
  30. João Vilas Boas vem à festa no sábado.
    Convém não dar nem um centímetro das faixas de campeão...
    O sistema está no auge:
    Lucílio no Bessa para o Benfica
    Bruno Paixão em Alvalade para o Sporting...

    ResponderEliminar
  31. Obrigado a todos pelo excelente complemento que deram ao texto publicado.

    Em semana de preparação da festa do Tri que podia ser Hexa , é cirúrgico o ataque dos inimigos - não confundir com adversários - para fazer com que tenhamos menos vontade de festejar mais um titulo merecido. Nada mais errado, pois estes constantes ataques só nos unem cada vez mais em redor do objectivo de tornar o FCP cada vez mais forte.

    Todos os que frequentam o Portistas de Bancada há mais tempo sabem a minha opinião sobre o facto de PdC ter dado o flanco ao ter aberto a porta a rameiras e chulos de ocasião. Sabem também a minha opinião sobre a continuidade de PdC aquando do ultimo acto eleitoral. Esta opinião em nada interfere com o máximo respeito que nutro pelo nosso Presidente e ainda que considerasse que este teria feito melhor em sair depois das conquistas europeias nada vai fazer com que o deixe de defender, mesmo que signifique a perda da ultima gota de sangue. É o melhor dirigente do mundo, todos o sabemos .

    Contudo, mais do que nunca é tempo de cerrarmos fileiras e as ideias que eventualmente possam ser diferentes no que diz respeito ao rumo que o Clube deva seguir no futuro em nada devem beliscar a nossa união.

    Temos todos três pontos em comum nas nossas vidas: o amor ao FC Porto, o respeito e lealdade para com PdC o nosso Presidente, democraticamente eleito.

    É no âmbito da democracia do nosso clube que temos o direito de discordar aquando da altura de eleições. Até lá, no meu caso pessoal, é manter o respeito e a estabilidade. Sabemos respeitar isso mesmo, e é assim que somos mais fortes do que todos os adversários e inimigos.

    A justiça deve funcionar num estado de direito e esta é seguramente a peça basilar de uma democracia, o problema é que esta "justiça" está notoriamente inquinada assim como também é notória a perseguição que nos é feita. Esta justiça que tenta encontrar agulhas num palheiro e fecha os olhos à corrupção instalada na 2ª circular não serve nem a nós portistas nem a todos os portugueses.

    Há que se ser sério e sabemos bem que não é isso que tem acontecido.

    Confundir o Gondomar com o FC Porto ou misturar Loureiros com PdC é de uma grande desonestidade intelectual.

    Quanto à perda dos 6 pontos, considero também que o FCP deve lutar até ao fim pela honra que nos querem tirar. Se isso significar que comecemos o próximo campeonato com menos 6 pontos que seja! Mais, tirem-nos 12 porque desconfio que até assim o FCP fará um passeio neste campeonato de adversários mediocres.

    No próximo fim-de-semana, no Dragão, no Porto, em Lisboa, no Alentejo, no Algarve, no Minho, em Trás-os-Montes, nas Beiras, na Madeira, Açores ou no resto do Mundo, os Portistas têm uma obrigação - encher as ruas de azul e branco, apitar, cantar, festejar e fazer ouvir a todos que somos honrados, orgulhosos mas sobretudo TRI-CAMPEÕES!

    Que nos vençam no campo e não na secretaria. Desses inimigos já se sabe que não têm vergonha na cara. Já sabemos que fecharão as janelas de casa e ficarão ligados às TVI's na esperança que seja mais um dia das mentiras. Não será. A verdade é só uma - somos TRI-Campeões e seremos vencedores muito mais vezes.


    Um forte abraço e mais uma vez obrigado a todos pelos comentários.


    PS: amigo FC Limpa Tudo, a época das desavenças já lá vai e não vai ser a diferença de opinião sobre determinados temas que me vai fazer voltar a entrar em debates menos próprios consigo. O FCP não merece isso e seguramente nós também não.

    ResponderEliminar
  32. Passemos ao futebol que interessa e a que o FC Porto está habituado:
    no Schalke o Manuel perdeu a sorte do jackpot do Dragão e abriu caminho ao 0-1 do Barça.

    ResponderEliminar
  33. Excelente texto onde me revejo completamente.

    Apesar das tentativas para que funcione mal, ainda acredito que a justiça consiga a isenção a que é obrigada e decida bem este caso.

    Quanto ao Estoril gate a única coisa que me surpreende é que a Sad do Porto não tenha sabido defender os seus interesses nos órgãos respectivos.

    Afinal de contas fomos os principais prejudicados!

    ResponderEliminar
  34. Admira-me muito não ter ouvido ninguem ligado ao FC Porto falar deste assunto, nomeadamente nos debates de opinião.

    Espero pela prestação do Dr.Rui Moreira no TRio d'Ataque.

    ResponderEliminar
  35. O F.C. Porto anunciou, esta tarde, a realização de uma conferência de imprensa com Pinto da Costa e Jesualdo Ferreira, agendada para as 13 horas de quarta-feira, no Estádio do Dragão.

    Os portistas não divulgaram o motivo do encontro com os jornalistas, mas o Maisfutebol confirmou que o treinador vai formalizar a renovação de contrato alinhavada há várias semanas.

    O presidente do F.C. Porto garantira que o acordo estava apenas dependente de uma assinatura, algo que irá acontecer amanhã, num acto público. Jesualdo Ferreira vai continuar a orientar os dragões por mais uma temporada.

    ResponderEliminar
  36. F.C. Porto-Estrela da Amadora: Restam 5.600 bilhetes
    A expectativa cresce em torno do F.C. Porto-Estrela da Amadora do próximo sábado (20h45, Estádio do Dragão). A terminar um dia de forte procura nos meios disponíveis para a venda de bilhetes, restavam apenas 5.600 ingressos para este desafio, o que permite antever mais uma casa cheia no palco de emoções e uma grande festa em torno do encontro

    in FC Porto.pt

    ResponderEliminar
  37. Vejo o Barça jogar em Gelsenkirchen como supus que o FC Porto iria jogar: com a bola, toque, posse, domínio do jogo.
    Schalke sem entrar na área, Rafinha sem subir e até a ver Henry fugir-lhe nas costas para o 0-1 em que nem por a bola ir à figura do Manuel da sobrevivência fez o guarda-redes defender, Henry pegou o ressalto e deu a Bojan para marcar à boca da baliza.
    Banho de bola, apesar de Yaya Touré a trinco e Abidal a lateral-esquerdo não terem categoria para o Barça.
    Mas chega e sobra para o Schalke fraquinho, como sabemos.
    Essa derrota é que custa ainda a digerir.
    Mas há mais marés do que marinheiros.

    ResponderEliminar
  38. O Post está soberbo.
    Nesse jogo valeu tudo a começar pela expulsão premeditada do Rui Duarte, penaltie ineventado, etc...
    Lembro-me desse jogo como se tivesse sido hoje.
    Ninguem investigou, os jornais omitiram.
    Hoje todos eles a fundo preto destacam com grandes letras as piores hipoteses possiveis para o nosso clube ,ainda antes de haver uma decisão judicial.
    Nem de proposito, esta comunicação Social mete NOJO, parecem combinados e mais não digo.
    Cump.

    ResponderEliminar
  39. Apito Dourado afinal é Azul
    Não, não me enganei no título. Depois de vários e intensivos meses (vá, minutos) de reflexão, cheguei a esta conclusão: o Apito Dourado não passa de mais uma estratégia para beneficiar o Futebol Clube do Porto.

    Prova nº 1: Foi uma boa desculpa para o Pinto da Costa se livrar da outra.

    Prova nº 2: Desde que o processo foi aberto, reaberto ou lá o que é, o FCP é sempre campeão. Escandaloso.

    Prova nº 3: Só arranjaram dois jogos ridículos para levar Pinto da Costa, esse grande corrupto culpado pelo sistema que destrói o futebol português há quase 30 anos, a julgamento. Falarem desses beira-mar-FCP e FCP-estrela é gozar com a cara de quem não dorme até ver Pinto da Costa fora do Porto.

    Prova nº 4: Curiosamente, nesse ano o FCP foi campeão europeu. Se isto não é um processo para fazer rir os portistas, não sei o que será.

    Prova nº 5: Com o Apito, o gondomar e o boavista estão a atravessar graves crises financeiras e os de lá de baixo andam a comprar Adus e Farneruds. O FCP vendeu Deco, R. Carvalho, P. Ferreira, Maniche, Costinha, Pepe, Anderson, etc e tem Lucho, Lisandro, Quaresma, Bosingwa...

    Prova nº 6: Foi preciso a testemunha menos credível do mundo para aquela senhora poder reabrir o processo. Não se arranjou melhor porque isto é tudo feito para ajudar o FCP.

    Prova nº 7: Se nos anos do Mourinho o futebol português já estava torto, então neste ano em que se deu uma impulsão decisiva no processo, a coisa está mesmo preta lá para baixo.

    Prova nº 8: O Apito não só ajudou o FCP, como serviu para os portugueses lerem mais livros e para dar um empurrãozinho ao cinema português. Foram horas e horas sempre a publicitar o Porto e o Pinto da Costa. Nem se fossem tricampeões tinham tanta atenção.

    Prova nº 9: A nossa amiga CD da Liga juntou-se à festa, ameaçando retirar 3 ou 6 pontos ao FCP. Menos de 16 pontos tirados ao Porto e mais alguns dados a um certo clube - não vá o diabo (aka Guimarães) tecê-las - é um escândalo.

    Prova nº 10: Não sei como vai acabar esta história. Só sei que adoro a palavra TRI.

    5 comentários
    belenenses 1 - 2 FCPORTO
    Bastava fazer copy+paste do último jogo e estava tudo dito. Só gostava de acrescentar que estou a adorar a azia desta segunda-feira. Ficou tudo incomodado pelo facto dos jogadores do Porto já terem dado uns toques de festa no Restelo e já se fala mesmo em tirarem-nos pontos.

    Ouvi falar em 6.
    ...
    Mas espero que sejam 16.
    ...
    Por favor!

    http://www.jornaldatripeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  40. Já foi praticamente tudo dito, mas eu faço questão de me juntar à bancada, neste momento importante da vida do clube. Concordo que a SAD do Porto deve fazer tudo para limpar o nome do presidente e do clube, nem que isso implique uma eventual sanção na próxima temporada. Há uma coisa que para mim é muito importante: o Porto não foi beneficiado pela arbitragem, nos jogos em causa. Portanto, os pontos conquistados foram por mérito e não devido a factores externos. Espero que o Porto ganhe no Sábado, para podermos celebrar a conquista de mais um campeonato inteiramente justo.

    Sobre o Estorilgate, é mais um episódio que demonstra a dualidade de critérios da nossa justiça. Umas coisas são investigadas até à exaustão, outras são ignoradas. Alguém consegue imaginar o que aconteceria se um caso destes acontecesse com o Porto? São exemplos como este que nos fazem duvidar da justiça, mas que nos ajudam a perceber melhor por que é que o "apito" apitou tanto para norte e tão pouco para sul. E, mais triste ainda, é com base nestas filtragens que depois se constrói a teoria hipócrita do Porto beneficiado há várias décadas. Ainda hoje, no Trio d'Ataque, o comentador afecto ao Sporting achou-se no direito de questionar se factos ainda não provados se repetiam há vinte e muitos anos. Foi pena ninguém lhe ter lembrado, por exemplo, que o árbitro que vai arbitrar o próximo jogo em Alvalade foi o mesmo que fez uma das arbitragens mais vergonhosas de que tenho memória. O prejudicado foi o Porto, o campeão foi o Sporting. A arbitragem, essa foi insuspeita. Claro. Mas presumo que não fosse a coisas destas que o comentador afecto ao Sporting se referia.

    ResponderEliminar
  41. Sugestão: Próximo jogo é em canal aberto e podemos festejar mais um campeonato. Depois das capas dos jornais esta semana, devemos mobilizarmo-nos e encher o estádio com cartazes, cheios de perguntas incómodas! Ex: escutas de LFV vão a tribunal?

    ResponderEliminar
  42. Estou completamente de acordo com a vontade expressa por alguns comentadores -Zé Luís, Zirtaev...- de o Porto teimar em levar esta discussão até às últimas consequências...E se for assim, o próximo ano, vai ficar sem a participação das equipas Portuguesas na provas da UEFA...Porto, Vitórias, Benfica e Sporting os mais prováveis representantes de Portugal, vão ficar a "masturbarem-se" em território Nacional a fazerem jogos Internacionais particulares, isto porque se devido à tomada de posição do Conselho de Justiça da Liga de Futebol Profissional, o Porto recorrer, o Campeonato deste ano não será homologado e as classificações finais ficarão suspensas até à conclusão do Processo...Será bom ver quais as perspectivas dos representantes dos dois arqui-rivais de Lisboa...É nisto que vai dar toda a sua parolo.parvoíce!...Vão ter de fazer receitas com o D.Corunha no Torneio de Vigo ou de Amesterdão...Mas eu até acho que deve ser mesmo assim, já percebemos nos Programas especializados do início desta semana que só agora -os inteligentes- perceberam isso e já estão assustados, até já dizem que não querem descidas ou irradiações, apenas uma condenação Moral indiscutível...E sobremaneira lamentam muito, que o Boavista possa sofrer por tudo isto...Eles não imaginavam que desse "para o torto" com os seus queridos amigos...O que eles pretendiam -todos sabemos- era extirpar apenas um "corrupto muito bem definido"...Os "outros" até são corruptos simpáticos -é lamentável que tenham sido apanhados nesta leva, coitados são mais vítimas que culpados, mas que querem moram no Porto...- e sobretudo davam muito jeito nos seus lugares de "charneira conspirativa" -veja-se o passado mais ou menos recente...
    -2003/2004, ano da mãe de todas as corrupções!...Lembram-se o que aconteceu por então?..Pois foi, a Selecção Portuguesa conquistou o afecto da maioria dos Portugueses 3+6 ou 6+3 já não sei, a acreditar no "Quem Quer Ser Milionário"- por ter afastado do seu convívio um símbolo evidente do mal -Victor Baía- e um traidor.renegado da Nação Benfiquista -João Pinto- mas que conquistou esse célebre 2º lugar no Europeu, tendo como espinha dorsal, a espinha dorsal da "equipa mais corrupta do Mundo e arredores"...Lembram-se dessa equipa que conquistara a Taça UEFA, a Liga dos Campeões e posteriormente a Taça Intercontinental?...Aliás se olharmos bem, ainda lá andam pela Selecção alguns -Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Jorge Andrade, Maniche, Deco, Pepe, Raul Meireles, Quaresma, Hugo Almeida, Bosingwa, Bruno Alves...-para além de alguns que saindo do Porto foram pura e simplesmente esquecidos -Nuno Valente, Costinha, Bruno Vale...
    -É caso para perguntar não haverá razão para a Querida.Morgadinha investigar os meandros da Selecção e tentar perceber "por que meios corruptos" conseguiu ela - a Selecção- atingir esses -2º Europeu e 4º Mundial- resultados?...Para além disso, dizem os nossos "inimigos" que as regras desportivo.punitivas não têm regra claramente inteligível...Não há espaço para a figura jurídica da "jurisprudência", já que o palavreado das normas nessas regras consagrado é por demais taxativo, deveria ser mais "moldável"..."Assim Seria Temperado o Aço"...Nada como as matérias moldáveis, como o Plástico, a Borracha -dos Pneus, pois claro- e até, das espinhelas caídas ou submissas...Assim não, é pouco o que a Montanha poderá "parir"...Se é que "parirá" alguma coisa boa para eles...Portanto meus amigos esperemos para ver a reação das virgens ofendidas, para já ganhemos uma vantagem que nos permita estar a coberto de mais alguma surpresa e depois até poderemos pensar na possibilidade de lhes dar seis pontos de avanço num dos próximos Campeonatos, assim como fazem os grandes jogadores de Bilhar aos principiantes da Modalidade...Seis carambolas de avanço, julgo que dá para lhes darmos esse avanço e em Janeiro podermos descansar novamente...Eles são tristinhos!...

    ResponderEliminar
  43. Também penso que era muito pertinente que a massa adepta do Porto levasse para os Estádios a partir de agora cartazes a pedir a investigação das Beijocas, dos Pneus Carecas Cheios de Droga, dos Sorting.SADs.versus.Estoril.SADs.versus.Benfica.SADs.versus.Alverca.SADs.versus.Montijos.Autarquia.versus.Alcochetes.Autarquia.versus.Lisboas. Autarquias.versus.Braga. Parques.versus.SCBragas.SADs.versus...-Bolas então os bandidos, somos só e apenas nós?...

    ResponderEliminar
  44. Versus.LuciliosBaptistas.versus.Brunos.Paixões.versus.Campomaiorenses.SADs.versus.Beira.Mares.SADS.versus.Estádios.dos.Algarves.Aveiros.Coimbras.Leirias.às.moscas...

    ResponderEliminar
  45. E é ponto de honra: que os jogos tão colocados em dúvida -Porto/Beira.Mar, Estrela.da.Amadora/Porto ou ao contrário- sejam integralmente transmitidos nas Tvs para Português os poder ver de forma clara e conseguir perceber o que de tão errado ali sucedeu!..."Transmissãos dos jogos BeirMar/PORTO e Porto/EstAmadora, já"...E sem cortes!...E com repetição dos "lances duvidosos"!...

    ResponderEliminar
  46. o rui moreira ontem esteve pessimo. aquele bandido do benfas acusou de tudo e mais alguma coisa o fcp e o nosso presidente e o nosso representante não teve uma resposta a altura. o vermelho pos em causa todas a nossas conquistas de ha 25 para ca e ninguem para defender o nosso clube. o benfiquista estava nas suas quintas, acusou, fez sentencas, fez o que lhe apetecia. era necessaria uma resposta cabal, para o calar era necessario por exemplo evocar todos os acontecimentos do texto deste post que o vasconcelos faz o favor de se esquecer e nao tem ninguem para o lembrar, nem o representante do fcp. ainda assim o lampiao daniel foi o unico a dizer alguma coisa de jeito quando disse que era estranho as investigacoes so se virarem para norte.
    em relaçao aos jogos do fim de semana o vasconcelos nunca cede perante o os lances do porto, nunca, mesmo qd todos vemos que a bola nao foi tocada pelo defesa do belem e mesmo que tivesse sido tocada o certo e que o quaresma foi atropelado e se aquilo nao e penalti o que sera. ja nos lances do jogo do benfas la aparece o rui moreira a concordar com o realizador. nao pode ser, esses gajos nao perdoam nada e o nosso representante parece querer ficar bem na fotografia e cede tudo, quase dizia que o penalti do quaresma nao era penalti. mal muito mal numa altura em que somos atacados por tudo e por todos. assim nao rui moreira.

    ResponderEliminar
  47. Pelo segundo dia consecutivo, vários jornais insinuam que o FC Porto pode conformar-se com as penas e optar pelo mal menor: perder 6 pontos agora sem perder o campeonato seria mais conveniente do que começar o próximo ou o seguinte sem 6 pontos.
    Eu com isso é que não me conformo.
    Mas espero para ver.
    Para já, vou aguardar que no acto de renovação de Jesualdo, às 13h, o presidente reitere que o FC Porto vai defender o seu nome e honradez.
    Depois aguardo que expirem os prazos para responder à nota de culpa da CD da Liga e os prazos para recorrer para o CJ da FPF.

    A propósito:
    A Bola fez um estardalhaço - que me pareceu desproporcionado, ainda que "politicamente" a questão tenha algum relevo - há um mês do facto de o CJ da FPF, face à saída do seu presidente Herculano Lima por discordar de uma sentença a Valentim Loureiro ter sido amenizada para continuar em funções no dirigismo desportivo (Mesa da AD da LPFP; como se sabe), ser agora presidido por quem, na hierarquia constituída, teria de suceder-lhe.
    Este novo presidente do CJ da FPF, de que não lembro o nome, será algo na Assembleia Municipal de Gondomar ou coisa do género.
    Logo aí A Bola tirou a conclusão de que, nas mãos de um homem de Gondomar, o Apito Dourado recorrido eventualmente para o CJ da FPF seria bem decidido a favor dos recorrentes, a começar pelo Gondomar e a acabar no major.

    Então, se é assim, tudo tão fácil como fácil é atribuir acusações não fundamentadas nem "compensadas" em campo para justificar alguma corrupção, o Boavista, o FC Porto, o Gondomar, o major, o Pinto da Costa, o Pinto de Sousa (não o Escróque do Sótraques), não acabariam por ser ilibados nos processos a correr nas instâncias desportivas.

    Confesso-me confuso, ainda que veja por aí muita gente muito mais confundida...

    ResponderEliminar
  48. Ó FCportosempre,

    eu vi o Trio d'Ataque, ouviu? Por isso, acho miserável o que você aqui escreve.

    Porque o Rui Moreira ao contrário do Zé Guilherme Aguiar defendeu e bem que o lance do Quaresma era mesmo penalti. E defendeu muito bem contra o realizador. E disseo que o Pedro Emanuel não devia ter sido expulso.

    Por isso você está a mentir.

    Como também mente quando diz que ele não defendeu o FC Porto e não falou da questão regional. Porque ele disse que o FC Porto e o Boavista e o Leixões até podiam para o ano disputar um campeonato só entre si.

    Sabe, você tem palinhas nos olhos como outros que nem veem os prgramas e só criticam. alias é uma vergonhnha a forma como tratamos os nossos comentadores, sabe. Eu adoro o Rui Moreira e o Miguel Guedes e o Serrão. Mesmo o Guilherme faz o que pode. E mesmo a defender a direcção, fazem o que podem.

    O rui moreira ontem fez a defesa do nosso bom nome. disse que aacreditava no nosso presidente e por isso nao deviamos acetiar a pena de 6 pontos e lutar até ao fim.

    provavelmente, para gente como você o bom nome nao conta, mas para mim conta e muito e nao aceito que o nosso presidente fique para a historia como um corruptor só porque não custa, agora nada perder seis pontos. Eu estou absolutamente de acordo com o Rui Moreira e já agora com o MST. Traidores são os que trocam a honra por uma pena ligeira.

    ResponderEliminar
  49. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  51. Sou também da opinião que se deve levar tudo até ao fim e não tacticamente dar de mão beijada uma sentença desfavorável. Nada paga o nosso bom nome. Não aceitar e defender a inocência até ao fim é o caminho.Já repararam nas pressões da direcção dos lampiões???
    E acrescento, se nos tirarem 6 pontos para o ano, vamos recuperá-los e ganhar o tetra.
    Sábado, ganhar e festejar...
    É altura de cerrar fileiras.

    ResponderEliminar
  52. LF, quer saber nomes de técnicos "suavizados" antes de 2004?

    Olhe, aponte aí para que não se esqueça:

    Carlos Manuel
    Diamantino
    João Alves
    Nelo Vingada
    Álvaro
    Rui Águas
    Raúl Águas
    Filipovic
    Dito
    António Simões

    entre muitos outros...

    E se não treinam agora é porque são muito bons...

    ResponderEliminar
  53. Relativamente ao que foi dito pelo "fcportosempre" devo por uma questão de justiça pessoal, afirmar que ontem pela primeira vez senti que o Rui Moreira esteve bem...Não tão enérgico como eu gostaria mas...Defendeu bem, dentro do seu estilo claro, mais macio que o meu, de forma até muito séria e inteligente, tudo o que era de defender...Só que os seus opositores, como eu já tenho avisado, não têm os mesmos pruridos e zás, toca a "bombar"!...E anteontem, o mesmo aconteceu com o Guilherme Aguiar, que finalmente acordou e disse algumas coisas muito interessantes...Só temos que esperar para ver, o FCPorto e o seu Presidente, têm a palavra!...

    ResponderEliminar
  54. Nem me passa pela cabeça que o FC do Porto não recorra desta decisão.

    O bom-nome acima de tudo. Não podemos deixar que esta corja da justiça chamusque o nosso Clube.

    ResponderEliminar
  55. 1º excelente post como é habitual
    2º de igual qualidade são grande parte dos comentários inscritos nesta caixa
    3º não podemos calar, como parece querer pessoas como o LF, a enorme dualidade de tratamento com que o Porto tem sido tratado por esta suposta 'justiça' ?!?

    Desde escutas que não são levadas em conta, a jogos como o do Estoril (entre tantos outros) que não são objecto de investigação, a jogadores emprestados, à grande cumplicidade entre LFV - Major e Rui ALves do Nacional, etc etc etc

    Não esqueço o que me contaram em relação ao ocorrido na 1º reunião de trabalho da equipa de Maria José.
    "temos de produzir algo. a pressão é muito grande nesse sentido"
    Não tenho duvidas que foi esse o objectivo da investigação. PRoduzir algo que satisfizesse as massas e que as entretesse.
    MEsmo assim, perante tanta escuta, tanto livro, tanta "confissão" o produzido foi muito pouco e de fraca qualidade.

    Venha o tri sem esquecer que se não fosse a época corrupta de 2004/05 estariamos a festejar o HEXA

    ResponderEliminar
  56. off-shore, lembras bem o que estava a Zorro da justiça obrigada a produzir.
    Na altura da sua nomeação, citei aqui editoriais dos mais diversos jornais a pedirem que a Mizé Tung mostrasse resultados pois até disso dependia a alegada fama dela.
    Hoje, salvo os destrambelhados recordistas da mentira desbragada, os comentários ou não existiram ou foram muito suavizados.
    Um deles, do director de O Jogo, não foi carne nem peixe, antes a merda do costume. Num editorial político, para não perder o acesso aos altos dirigentes da Liga que antes lhe franqueavam a porta a qualquer hora ("Podes subir, Manel"), nada foi dito de relevante porque as pessoas têm medo de dar a cara, nem que seja de a perder. Mas por não ser carne nem peixe é que O Jogo não anda nem desanda, vegeta.
    Mesmo na blogosfera respeitável e diversificada que consulto, raros comentários ao tema.
    O que diz bem até da própria consciência de quem lê a forma como estão sustentadas as acusações. Quem a tem pesada, diz que é pouco; quem nem a tem passa pela rama.
    A porcaria que saiu da Liga foi tão "política" como frágil, insustentável, impensável num Estado de Direito se tal existisse neste país de alegada Democracia que é tão vã, vaga, contorcionista e protectora dos detentores do poder, entre eles os cada vez mal vistos juízes, ao ponto de... nos meter medo.
    Depois, quando para rescaldo o Rascord se lembra de falar com o distinto ex-vogal da CD da Liga do caso Mateus, um tal Mourão, e o famigerado tipo Cunha Leal do Allgarmanço, está tudo dito.

    ResponderEliminar
  57. Mas também vos confesso e nem neste campo sou advogado de defesa dos remendados:
    aquilo que vejo agora suscitarem contra o Boavista é de bradar aos céus.
    Não faço ideia dos seus jogos com a Académica (0-0?) e o Belenenses (1-1), mas lembro-me do Benfica-Boavista que foi um escândalo, o Hermano a expulsar Rui Óscar e F. Anunciação e o Boavista a perder 3-2 depois de chegar a 2-2 partindo de 2-0.
    Fou um roubo digno de catedral, o Boavista perdeu, acabou com 9 e se fosse ao contrário o Camacho era despedido, mas o Boavista é que coagiu esse vigarista infame do Elmano Santos?
    É só mais uma palhaçada. Se eu não visse não acreditava!

    ResponderEliminar
  58. E, off-shore, era preciso entreter porquê?
    Em certa Casa deixou de haver Pia para lavar a roupa suja e em público era muito feio, quanto mais em tribunal...
    Mas sobre isso também o destaquei no arranque desta luta.

    ResponderEliminar
  59. A pergunta foi repetida para que não restassem dúvidas: o F.C. Porto vai festejar, mesmo sabendo que o castigo lhe poderá retirar pontos? «Estas notícias não incomodam minimamente o balneário. Temos vindo a trabalhar de forma consistente e os resultados estão aos olhos de todos. Se ganharmos, vamos festejar e penso que os adeptos estão connosco nesse sentimento. Com o estádio cheio e a vitória que pretendemos oferecer aos nossos associados, vamos festejar em conjunto».

    Pedro Emanuel, esta manhã, in Maisfutebol

    ResponderEliminar
  60. luisa deves estar confusa ou nao sabes ler. gostava que me dissesses onde disse que o rui moreira nao defendeu o lance do quaresma. onde é que eu menti? tambem nao disse que ele nao defendeu o fcporto, apenas disse que não o fez como deveria ter feito e por isso achei que esteve mal. onde é que eu menti? e onde é que eu disse que ele não defendeu o bom nome ou que eu também não achava que se deveria ir até ao fim sem ceder. onde é que eu menti? veja lá se respeita para ser respeitada, já que com essas ofensas só dá razao a alguns artistas que aqui vem só para falar mal do seu amigo. para mim o rui moreira ouviu colocarem em causa 25 anos de vitorias e não respondeu à altura, para mim isto foi a honra do clube que não foi condignamente defendida e aqui sim a honra do clube. mas não me vou prolongar mais sobre o assunto.

    em relaçao ao lampiao lf que anda todo contente por ter "supostamente" ganho o campeonato dele, ou seja fora do campo ja que dentro é muito dificil para nao dizer impossivel, queria que ele me dissesse se é juiz, já que diz que sobre a arbitragem esta mais que comprovado. ou seja os casos ainda nao foram julgados em lado algum, mas ele já julgou, é o que faz ler pasquins. mas sabes que mais que tu, eu tambem gostaria que investigassem o meu clube sobre o assunto dos jogadores, so que desta vez e ao contrario do que aconteceu com as arbitragens, em que os vermelhos nao foram sequer investigados e nao faltam escutas bastante evidentes, queria que a investigaçao abrangesse tambem os lampioes. nas arbitragens investigaram, investigaram, investigaram o fcporto e apenas conseguiram 2 jogos em que o fcporto nem sequer ganhou e em que nao existem casos. já quanto aos vermelhos não fazemos ideia, por isso podemos suspeitar de tudo dados casos por demais evidentes, tal como suspeitamos com os jogadores encarnados noutros clube. sabes que mais continua a ganhar nas secretarias com o vosso trafico de influencias evidente que eu prefiro ganhar dentro do campo. para sabado comemoro o tri, recomendo-te kompensan e na proxima jornada no dragao vamos receber os bombos da festa. lololololol

    ResponderEliminar
  61. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  62. If, és capaz de dizer pq foi invalidado o golo em Manchester? Também fazes parte do grupo dos experts que dizem ter sido assinalado erradamente fora-do-jogo?

    Há um video na net para calar esse argumento gasto. E boa memória não significa boa visão.

    Estás convidado para festejar connosco na Alameda no próximo sábado. Se não for já é quando vc cá vierem jogar!!

    P.S.- Espero que FCP vá até às últimas consequências. Prefiro começar o próximo campeonato com menos 6 pontos, ganhá-lo e humilhar esta gente.

    ResponderEliminar
  63. com falsidades como "Deco atirar uma bota acima de um árbitro" entre muitas outras o seu problema não é de facto ter memória curta mas antes uma imaginação bastante 'larga'.

    Seleccionei essa do Deco porque é uma daquelas mentiras tantas vezes repetida a ver se torna verdade, o que é tão ridiculo que é uma situação da qual há imagens.

    A sua memória não sendo curta, é bastante selectiva ao referir "um golo inacreditavelmente anulado ao Manchester em Old Trafford" mas ao omitir o golo "incrivelmente" anulado na 1º mão no Dragão.
    Mas certamente estará esquecido de como empataram o jogo na época passada etc etc etc

    ResponderEliminar
  64. abre os olhos moço
    RESUMO ATÉ 23ªJORNADA:



    -PENÁLTIS CONTRA O BENFICA NÃO MARCADOS: 11 penáltis (3 Taça da Liga)

    -PENÁLTIS A FAVOR DO BENFICA QUE NÃO EXISTIRAM: 5 penáltis (2 Taça da Liga; 1 Taça de Portugal)

    -EXPULSÕES PERDOADAS A JOGADORES DO BENFICA: 16 expulsões (3 Taça da Liga; 1 Taça de Portugal)

    -GOLOS DO BENFICA ILEGAIS: 6 golos (1 Taça de Portugal)

    -FORAS-DE-JOGO MAL ASSINALADOS AOS ADVERSÁRIOS DO BENFICA: 7 foras-de-jogo (1 Taça de Portugal)

    -FORAS-DE-JOGO NÃO ASSINALADOS AO ATAQUE DO BENFICA: 3 foras-de-jogo

    http://souportistacomorgulho.blogspot.com/2008_01_01_archive.html#1131844333926645750

    ResponderEliminar
  65. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  66. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  67. "slb, slb,fdp slb" ora ai está um argumento velho e cansado.
    Poucas vezes se ouviu esta época no Dragão.
    Aliás ouvi-o pela última vez em Alvalade após os golos da equipa da casa (1 dos quais em fora de jogo apesar do arbitro estar comprado, claro está).
    "Nem nas finais europeias" duvido que o tenhas ouvido em Viena mas é verdade que o cantei na Alemanha.

    Ao contrário do lf, não fico bastante feliz sempre que verifico que qualquer que seja o adversário, os adeptos do clube da luz enverguem o cachecol "Porto é merda". É sinal de que estão sempre a pensar em nós.

    ResponderEliminar
  68. "Admiro a vossa capacidade de escreverem tanto a defender o indefensável, e de "construirem" tão habilmente uma argumentação totalmente fantasiosa e onirica "
    é um auto elogio, presumo ?

    ResponderEliminar
  69. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  70. Apaguei os comentários do LF e do Henrique pelas mesmas razões, a permanente ofensa a portistas. No caso do Henrique é apenas por um portista o ódio de estimação, mas não deixa de ser ofensivo.

    Henrique se queres participar na discussão sugiro-te que comeces a pensar no FCPorto e não em apenas um portista que por acaso é membro da equipa do Portistas de Bancada e por isso não te admito a falta de respeito e as constantes ofensas. Não gostas, não faltam blogues onde te expressares.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  71. Tu podes censurar o que quiseres.O blog é teu.

    MAs não venhas dizer que ofendo quem quer que seja, só digo verdades! Sem palavrões,ofensas..

    Elas doem? isso já é um problema que acho que deveria merecer mais atenção de quem não compartilha o fanatismo por essa mesma personagem.

    Depois é caricato dizeres que apagas os meus posts porque ofendo alguém(o que não é verdade) quando permitiste por mais do que uma vez insultos ESCABROSOS à minha pessoa neste blog. Por pessoas que também fazem parte da "equipa".

    ResponderEliminar
  72. Relativamente ao ano que o Benfica foi campeão:

    «1) Benfica - Braga ( 0-0) Golo limpo invalidado a um avançado João Tomás do Braga. Quando instado a comentar o lance, por um jornalista, Jesualdo Ferreira escudou-se no já dogmático "..não comento arbitragens...". Árbitro: JOÃO FERREIRA.

    2) Académica - Benfica (0-1) Golo de Nuno Gomes precedido de uma situação de fora-de-jogo.Árbitro: PAULO PARATY.

    3) Guimarães - Benfica (1-2) Ficou por marcar mais uma grande penalidade contra o Benfica, sendo "substituída" por um livre, mesmo à entrada da área, do qual resultou o 2º golo do Benfica. Árbitro: JORGE SOUSA.

    4) Gil Vicente - Benfica (1-1) O golo do Benfica surge 1, 5 minutos depois do tempo de compensação através de mais uma simulação de livre.Árbitro: DUARTE GOMES.

    5) Marítimo - Benfica (1-1) Simulação, livre inventado e golo. Árbitro: BRUNO PAIXÃO, pois claro!

    6) Benfica - Estoril (2-1) Karadas no seu melhor e na única coisa que sabe fazer... mergulho, penalty e... a tal vitória do costume.Árbitro: PAULO PEREIRA

    7) Benfica-Rio Ave (3-3) O golo que dá o empate ao Benfica mais uma vez é marcado a partir de posição irregular. Ordens da APAF?Árbitro: NUNO ALMEIDA

    8) Nacional-Benfica (0-1) Mais uma grande penalidade que ficou por assinalar a favor dos nacionalistas.Árbitro: BRUNO PAIXÃO, pois claro!

    9) Benfica-União de Leiria (1-1) Já depois de ultrapassado o tempo de compensação, o árbitro transforma uma falta cometida por Karadas, a favor da equipa da Luz, resultando daí o golo da APAF que faria o empate.Árbitro: JOÃO FERREIRA.

    10) Estoril-Benfica (1-2) Penalty por assinalar a favor do Estoril, 1ª expulsão aos 20’ pelo apalavrado Rui Duarte, 2ª expulsão ‘por palavras’, antes da reviravolta. Este jogo do Algarve, encontra-se sob investigação da PJ. Árbitro: HELIO SANTOS, o amigo!

    11) Benfica-Belenenses (1-0) Mais um penalty ridiculamente assinalado a favor do Benfica, e um por assinalar para cada lado. Árbitro: MÁRIO MENDES, o super mário!

    12) Benfica-Sporting (1-0) Golo em falta na marcação de uma falta simulada no local certo. Mais uma obra de arte de... Árbitro: PAULO PARATY.

    13) Boavista-Benfica (1-1) Grande penalidade da ordem, super duvidosa, tendo ficado por assinalar uma outra contra o Benfica, quando Diogo Valente se dirigia para a área encarnada. Árbitro: PEDRO HENRIQUES.

    14) Só foi pena a final da Taça de Portugal, depois de 11 anos hibernados, apenas conseguiram sair da toca por uma semana, para cedo regressarem, digerindo uma dobradinha à moda de Setubal! Fez-se justiça com a vitória do Setúbal, que deveria ter defrontado a Oliveirense, mas por vontade própria do sr Bruno Paixão que, após os seus 3 penaltys e dois cartões vermelhos, decidiu que quem ia à final era o seu clube do coração. É por estas e por outras que o sr Vieira mandou gravar um DVD e reconheceu que «o futebol português lhe metia nojo». Parabéns, sr Filipe Vieira.

    15) Não admira portanto que Jornalistas como Ferreira Fernandes tenham escrito: ASSIM NÃO QUERO!
    Este ano é para esquecer. Cá estarei para o ano, para sair à rua, gritando pelo meu Benfica que ganhou um campeonato, o primeiro limpamente ao fim de uma dúzia de anos.Sou benfiquista e estou incomodado. Envergonho-me pelos favorecimentos ilegítimos que, esta época, o Benfica teve. Sendo benfiquista, não posso dizê-lo? Não importa, digo-o na mesma. Irritam tantos anos sem ganhar um campeonato, mas não me ofendem!»

    ResponderEliminar
  73. Podes apagar o que quiseres. Podes não querer ler, e sobretudo não querer deixar ler, aquilo que não convém à verdade que querem à força "construir".
    Não me acuses é de ofender alguém, pois nunca o fiz.
    Quem sabe discutir futebol e tem nivel para isso, discute. Se apenas queres fazer propaganda, lamento.
    No meu blog nunca apaguei um comentário, mesmo quando me chamam nomes. Mas por aí as coisas são menos democráticas, já sabemos.

    ResponderEliminar