09 março 2008

Sem necessitar de cábulas

Equipa: Helton, Fucile, P. Emanuel, B. Alves, M. Cech, P. Assunção, R. Meireles (Lino 90'), Lucho, Tarik (Farias 71'), Lisandro e Quaresma (M. Gonzalez 80')

31.109 espectadores

O FCPorto respondeu da melhor forma possível, ou seja venceu a equipa da Académica, à desilusão de ter sido eliminado na 4ª feira da Champions League, frente ao Schalke 04, apesar de ter rubricado uma exibição muito fraca, num jogo também ele muito fraco, fruto do cansaço físico e psicológico que esse jogo teve na equipa portista e também à falta de ambição atacante da equipa de Coimbra.

Valha a verdade, a Académica nada fez para que o FCPorto necessitasse de jogar mais, é de facto incompreensível como um treinador como o Domingos Paciência, um ex-pupilo de uma escola onde a vitória é mais do que um resultado, mas sim é o único resultado possível, numa jornada onde vê os seu
s adversários mais directos a perderem pontos, onde vê que a equipa portista se apresenta cansada, organiza uma equipa para, unicamente, defender, sempre com todos os homens de campo atrás da linha da bola, e por vezes mesmo atrás da linha do meio campo, sem arriscar um bocadinho que seja para tentar surpreender o seu adversário.

Aliás quase antes de discutir o jogo, porque ele tem pouca di
scussão, interessa reflectir para onde levam o futebol português estes " agentes de futebol ", que se esquecem do respeito que deveriam ter pelo simples adepto que paga um bilhete para ver um jogo de futebol disputado entre duas equipas, às vezes com imensos sacrifícios, que perde uma tarde em família para ir ver um jogo marcado a horas que convém a esses agentes, e depois nada fazem de bom para promover o seu " produto ". Por muito respeito e admiração que tenho, e tenho imensa admiração, por uma pessoa como o Domingos, que tantas alegrias me deu enquanto jogador, não posso aceitar que ele traga uma equipa para o Dragão, num jogo onde nada tem a perder, apenas e unicamente para defender e esperar que caía do céu um golinho salvador.

Se algo vai mal na competitividade deste campeonato, além de vermos que o FCPorto é uma equipa a mais porque está a anos-luz de todas as outras, é também porque os treinadores das equipas ditas pequenas nada fazem para que haja um maior interesse nos seus jogos quando se apresentam no Dragão, apresentam-se todas como o Schalke 04 se apresentou na 4ª feira, ou seja com um autocarro à frente da baliza, com a única, grande, diferença, que às equipas portuguesas o FCPorto consegue derrubar esse autocarro com maior ou menos dificuldade.

Podem argumentar que uma equipa não se pode apresentar de peito aberto frente a uma equipa tão poderosa como o FCPorto, e ainda po
r cima a jogar em casa, mas penso que não existe diferença nenhuma em perder por um golo ou por mais, e uma equipa jogando mais aberta até tem mais condições para surpreender a outra e, quem sabe, aproveitar-se do cansaço para levar um resultado mais positivo. É que se apresentando sempre assim, com pensamentos defensivos,resulta em espectáculos fracos, o que leva às pessoas a ficarem em casa.

Quanto ao jogo, o FCPorto apresentava-se com a equipa esperada, tendo co
mo única alteração, da equipa que se apresentou na 4º feira, a saída do lesionado Bosingwa, passando Fucile para o lado direito da defesa, cabendo a Cech o lado contrário, como seria de esperar.

O FCPorto, desde cedo, começou a dominar a partida, embora impondo um ritmo lento, muito pausado, e tentou derrubar o autocar
ro de Coimbra com mudanças repentinas de velocidade, mas sentiu sempre algumas dificuldades, tudo por causa do cansaço, atrás referido, de um jogo com uma tremenda pressão psicológica, isto sem falar da questão física, que a equipa portista teve no jogo a contar para a Champions League.

E foi depois de ter visto um golo anulado, justamente, a Lisandro Lopez, que, aos 31 minutos da partida, e com Pedro Roma a ficar mal na fotografia não defendendo um remate traiçoeiro de Ricardo Quaresma, o FCPorto viria a inaugurar o marcador.

E a partir daqui, a história do jogo poderia terminar...


O FCPorto continuava a jogar a seu bel-prazer, sempre em lume brando, com poucas preocupações defensivas visto que a Académica parecia não querer incomodar a noite descansada portista.

Na 2ª parte, tudo mais do mesmo, o tempo passava a Académica nada arriscava, e o FCPorto aproveita para passar o tempo a trocar a bola entre si, se bem que impôs um pouco mais de velocidade ao jogo do que tinha na primeira parte, mas nada de muito interessante, o jogo foi-se arrastando até ao final.

Jesualdo Ferreira aproveitava para fazer a substituição do costume, tirar Tarik para dar lugar a Farías, e também para "oferecer" a Quaresma uma grande ovação, tendo est
e dando o lugar a Mariano Gonzalez.

A equipa, com a entrada desses jogadores mais frescos, melhorou substancialmente, a velocidade do ritmo do jogo era maior tendo sido nos últimos minutos da partida os
momentos onde as maiores oportunidades de golo do FCPorto apareceram, quase umas atrás das outras, com destaque para Lisandro Lopez sempre à procura do seu golo da ordem.

Quando se pensava que o jogo não teria mais novidades, eis que Cosme Machado deu razão à sua nova alcunha, o " Cómico Machado" , expulsando Mariano Gonzalez que além
de ter sofrido uma falta, levou um soco do jogador academista, tendo este tentado responder, mas a não tocar no jogador adversário.

É interessante verificarmos quando vimos que houve jogadores da Académica que entraram, pelo menos por duas vezes, uma sobre Fucile e outra sobre Lucho, à margem das leis, a primeira com uma cotovelada e a segunda com uma entrada violenta, e não tiveram admoestações tão duras com àquela que Mariano teve. Pelos vistos, além de estar em primeiro, e com as faixas do Tri à muito encomendadas, o FCPorto ser a equipa mais disciplinada do campeonato também é motivo de confusão a muita gente .

Por fim, destaca-se à muita presença do público mostrando que continua sempre ao lado da sua equipa, e também ao feito de o FCPorto não sofrer golos no Estádio do Dragão, para o campeonato, à mais de 600 minutos, o que demonstra a qualidade defensiva da equipa portista.

Relativamente ao que resta desta época, a única preocupação do FCPorto é saber qual é a jornada em que se consagrará, finalmente, Tricampeão Nacional, e tentar que Lisandro Lopez marque ainda mais golos para aumentar a sua vantagem na lista dos melhores marcadores, isto sem esquecer que ainda tem outra competição para vencer, a Taça de Portugal.

22 comentários:

  1. Somos Dragões, Somos CAMPEÕES....mais nada a dizer!!

    ResponderEliminar
  2. Bem hoje ninguem lhe apetece fazer um comment?
    Jogámos QB e marcamos um golo, depois gerimos,no entanto e devido a um certo atrevimento da academica, fizemos uns 15 mns finais muito bons e foi pena não termos marcado mais um.
    Curioso que neste jogo jogaram bem melhor aqueles que não jogaram tão bem contra o Shalke-Quaresma, Fucile ,Raul Meireles e Tarik(só na 1ª parte)- se calhar acusaram um pouco mais a pressão desse jogo.
    Os melhores foram o Lucho e lisandro tal como o Quaresma.
    Da arbitragem dá vontade de dizer umas coisas: entradas para amarelo dos visitantes houve pelo menos tres mas sem a devida admoestação. O Mariano foi expulso porque tentou agredir o adversario,mas a verdade é que sofreu falta com insistencia do adversario nesse lance e o arbitro não quis ver,tendo sido peremptorio na expulsão tal como o foi no amarelo ao Quaresma!
    Na semana passsada o Katsouranis deu uma patada no Moutinho e levou amarelo!!
    Este Cosme é da laia dos outros!
    Amanha e durante a semana as capas dos jornais vai ser o novo messias para uns e a tranquilidade para os outros, vão desvalorizar o quase tricampeao e o campeonato já não tera qualidade outra vez!
    Pelo menos fico satisfeito por ver os Vitorias proximos da Champions!
    Umas embalagens de COMPENSANS para Lisboa por favor!
    Cump.

    ResponderEliminar
  3. a que sabe um campeonato onde o nosso maior rival vai a 14 pontos de nós?

    Desculpem-me, mas a vitória-derrota do Porto no jogo contra o Schalke está-me atravessado na garganta.

    Tínhamos equipa para ir mais longe e é uma pena, porque para o ano a equipa nõ terá mais os mesmos jogadores.

    Não perdoo a jesualdo.

    Quanto ao jogo de hoje, o Porto fez o que lhe competia e estou bastante agradecido e contente por isso.

    ResponderEliminar
  4. Preferías que o Porto fosse mais fraco para o campeonato ja valer alguma coisa?lolololol.
    Essa parece mesmo uma opinião do regime por acaso...
    O Jesualdo é portanto mau treinador por nos habituar a que o Porto seja tao superior aos rivais...?
    Era melhor treinador se o Benfica estivesse só a 1 ponto?
    Pois que ele habituou mal os portistas já deu para ver...Deve ser o único clube do Mundo em que ha adeptos que pedem que o treinador seja demitido quando ele está a 14 pontos do 2º...
    Há coisas que são mesmo dificeis de entender por mais boa vontade que tenhamos...
    Quando a equipa ganha é porque os jogadores são geniais,quando perde é o treinador que não presta...
    Há gente que ja fez a sua sentença sobre o Jesualdo desde que ele chegou ao Porto e ganhe ele o que ganhar por uma questão de orgulho não a alterarão...
    Desconfio que o Jesualdo podia ganhar até a Champions que ainda o criticaríam...Não dá mesmo para entender.

    ResponderEliminar
  5. EM 8 TITULOS POSSIVEIS, O JESUALDO CONQUISTOU UM... SO UMA DOBRADINHA PODE SALVAR O PROFESSOR - ESTA LONGE DE SER MESTRE - DA DESCONFIANÇA DOS ADEPTOS.
    FORÇA PORTO RUMO AO "TRITULO"

    ResponderEliminar
  6. Cheguei há algumas horas do Porto, mas antes de passar três\quatro horas pelos lençois ainda vim dar uma passagem por alguns blogs portistas.

    O jogo foi morninho com o Quaresma a marcar um bom golo, que soou a quase frango injusto para o P.Roma, dado que a bola parecia teleguiada, desviando na ponta final e, assim traindo o guarda-redes da AAC.

    O Lisandro, apesar de não marcar, e menos brilhante, talvez pelo cansaço de quarta-feira a fazer efeito, voltou a "dar o litro", mas a equipa sentia-se mesmo cansada, mais parecendo limitar-se a controlar o jogo, o que fez com rigor, diga-se, dando-se ainda ao luxo de falhar alguns golos.

    O Paulo Assunção, como habitualmente, parecia um pêndulo, sem oscilações anormais, sempre no lugar da bola para fazer o corte e\ou passar a um companheiro. Espero que em breve também seja anunciada a sua renovação.

    E, claro, fomos mais uma vez vítimas de um fora-de-jogo milimétrico que anulou um golo, além de, pelo menos um outro fdj inexistente, e uma mão de um defesa da ACC que nem árbitro, nem auxiliar viram.
    Bem, depois, mesmo no final, o "colina", aliás cosme, "borrou" a pintura com um critério de ocasião que justificou a expulsão rigorosa do Mariano, sobre o qual, em minha opinião, já tinham feito falta.

    Mas ao contrário de calimeros e galinhas conseguimos superar os "erros" e o "rigor" arbitrais" e ganhamos os jogos, sem espinhas... Para já deixámos o segundo a 14 pontos. E espero estarmos a caminho da Dobradinha.

    Viva o FCPORTO!!!

    ResponderEliminar
  7. Bem ou mal, é nestes jogos que se ganham os títulos... não que o porto precisasse de mais pontos de avanço... :)

    14 pontos de distância para o segundo classificado mostra bem a pobreza dos nossos adversários!!
    E pelo andar da carruagem, vamos terminar o campeonato com:
    1º Porto
    2º Guimarães
    3º Setúbal
    4º Benfica
    5º Sporting

    E não consigo garantir que as equipas da segunda circular consigam ir à UEFA sequer :)

    ResponderEliminar
  8. Este não seria o jogo para jogarmos bem. Vencemos com naturalidade e vamos continuar a vencer. Quanto mais depressa chegarmos ao Tri, melhor... Quantos mais pontos tivermos sobre a concorrência ( ? ) melhor ...
    Depois é rodar os jovens preparando já a próxima época.
    Mariano expulso, porquê? Mesmo com este avanço todo continua a perseguição, dois foras de jogo mal tirados, enfim...
    Jesualdo, sim, vai continuar e ainda bem, precisa de afinar alguns pormenores mas é o homem certo.

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente, não pagava bilhete para ver o jogo de ontem...Se calhar o Porto vai continuar assim até ao final? Irá arrastar-se?
    Têm que encontrar motivação para acabar o campeonato...Enfim, os sócios têm direito a ver mais...Espero que não estejam a pensar na meia-final da Taça, porque se for como o Schalke o factor sorte pode não estar do nosso lado...

    ResponderEliminar
  10. O jogo de ontem espelhou o desgaste de quarta-feira, para mim isso foi inegável...Aliás os jogadores que mais se ressentiram agora foram precisamente os que mais se esforçaram no confronto anterior...Lucho, Lisandro, Raul Meireles, Fucile...Mariano nem deu para provar esta teoria...O "Cosmolina.Português.de.Braga" deu-lhe ordem de saída...Justo, injusto, não me parece tentativa de agressão, mas dou de barato. No entanto o seu opositor fez o mesmo -foi agressivo - mais insistentemente e ficou impune...Acho que nos jogos seguintes o Porto não deve abrandar o ritmo -as coisas vão melhorar porque vai existir menos tensão- enquanto não estiver garantido o título, depois até deve mandar a equipa de juniores representar o Clube...
    -Hoje estive a ver na PortoCanal uma intervenção de um representante da AssPP e fui esclarecido quanto ao caso Bexiga: não houve testemunhas, a agressão decorreu nas proximidades da viatura do ofendido, não havia câmaras de vigilância no local, a Polícia esteve no local e teve os procedimentos necessários e se mais longe não foi, foi porque o Senhor Bexiga decidiu não avançar com a PSP e participar posteriormente o caso à PJudiciária...Obviamente a PSP retirou-se do Processo...O que foi investigado na altura ficou nos arquivos da Polícia e ponto final...Ele pretendia que a PSP tirasse impressões digitais no seu carro e porventura em carros vizinhos, isso iria colocar sobre suspeita milhares de pessoas...Imaginem que eu passava pelo carro do Bexiga, sem saber de quem o veículo era, dava-me vontade de apertar os cordões à bolsa ou aos sapatos e apoiava-me na chaparia do bólide...Estava tramado, ainda por cima sabendo-se posteriormente -nas investigações- que eu era adepto do Futebol Clube do Porto...Vou estar com mais cuidado com aos sítios e aos locais onde ponho as mãos...Mas a mim cheira-me a que a atitude do Bexiga mudou porque foi influenciado por terceiros...-Alguém o aconselhou a apontar as baterias em determinada direcção, desconfio mas se calhar não andarei muito longe da verdade...Tomar esta decisão passados apenas dois ou três dias?...
    Quanto aos nossos ex-rivais proponho que a partir de agora eles não sejam punidos com perda de pontos sempre que não conseguirem ganhar os jogos que efectuarem, só para evitar a vergonha deles e a minha constante vontade de riso...Os meus vizinhos devem estar lindos!...Desapareceram, mas estou mortinho por os ver no local certo na hora certa...

    ResponderEliminar
  11. Confrades portistas;(Ricardo):O FCP vai fazer o que fôr preciso p'ra simplesmente ganhar,também nâo é chegar e moer um contrario débil;(Eduardo):Nâo sejas cruel,pá - Eu ao menos desejaria que assim fosse;(Jdm):Frango coisa nenhuma!Isso é um obús com curva à direita,de patente cigana(ao estilo daquelas bolas q os "pitchers do base-ball" lançam assim,para enganar o "bate" de turno ! Isso tem a sua ciencia !O Pedro Roma viu-a e estava á espera dela, qdo foi traído pela súbita curva,e nâo lhe chegou!Frango? Pôe o video no ralenti e vê!
    Espero pelo dia de comer fricassé de galinha no Dragâo

    ResponderEliminar
  12. Caro rabbit,

    Dizes muito bem. E foi algo como isso que eu procuerei dizer, desculpando mesmo o P. Roma. Não preciso de ralenti. Lá mesmo, no estádio, apercebi-me disso. Claro, que ao ver na televisão a impressão ficou definitivamente registada. Azar para o Pedro Roma, que é um bom e experiente guarda-redes.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. Já agora que dizer disto...
    Por momentos pensei que fossemos o benfica
    http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR17209.pdf

    ResponderEliminar
  15. É o chamado comunicado sem pés nem cabeça, para quê um comunicado desses ? para dizer quem manda ? enfim...

    ResponderEliminar
  16. Concordo com tudo, menphis, mas nem acho que o Porto teve mudanças de velocidade, que não as havia, sobrava apenas resistência, a comprovar-se no final, após o desgaste de 4ª feira, como é dos livros, de resto.
    Mas não se arrastou, como alguém aqui insinua. É normal este ritmo e é normal que a resistência se verifique nos minutos finais, para mais quando o adversário, como outros que por aqui passam, se abriu e desguarneceu o autocarro para se pôr a jeito de trocas de bola verticais que deram boas ocasiões.
    Com o autocarro, só lateralizando, fazendo oscilar a defesa dupla, trocando de flancos, com paciência, podia o FC Porto chegar à área. Não havia velocidade para ir à linha com a bola no pé. Ñem para metê-la em profundidade para a corrida de alguém.
    Um registo normal, portanto. Vitória normal, não esperava mais do que aquilo, valeu o golo que é de remate traiçoeiro: o remate em si, o pontapé enrolado, com efeito para fora (exterior do pé), g.r. a contar com a bola mais central em relação à baliza e ela, leve e "ágil", a fazer uma curva enganadora, palmada infrutífera. Um frango, para todos os efeitos, mas não um daqueles monumentais de que não há desculpa alguma e o P. Roma é bom g.r. e defendeu bem - mas nem todos os g.r. têm noites perfeitas, não é?, nem todos têm erros que não são, nem um só, aproveitados, não é?
    Sobre a expulsão, inacreditável.
    Ainda posso aceitar a do Fucile, mas a do Mariano, pisado, socado, empurrado a fazer lembrar o Quaresma expulso em Leiria pelo Elmano, não lembra ao diabo. O Carolina careca tinha de distinguir-se por alguma coisa, este arguido do Apito Dourado.
    O golo de Lisandro parece-me mal anulado. Mais uma ocasião em que não se dá o benefício ao atacante, mas contra o FC Porto há olhares de lince, voos de águia, garras de lesão a aprisionar qualquer lance que possa significar eventual benefício para o FC Porto.

    p.s. - Nós lá em cima e os outros Cambacho!

    ResponderEliminar
  17. Para o Louro nao dizer que nao me apetece comentar:).
    Apetece e muito, mas o tempo escasseia.
    Mas, ca vai.
    A vergonha do futebol portugues continua.

    O mais importante a retirar deste jogo é a expulsao do Mariano e a dualidade de critérios dos senhores apitadeiros semana apos semana.

    Eu vi 2 agressoes do jogador da Académica e 2 agressoes do Mariano, a ultima das quais, uma tentativa de pontapear o adversario. Isso pode ter sido o que satou à vista do comum leigo que ve um jogo de futebol uma vez por mes porque lhe disseram que era giro.
    O sr. Cosme, coitado, pertence ao regime. Qualquer arbitro de qualidade a roçar os minimos, teria chamado os dois jogadores à parte, dado um amarelo a cada um e sanado os animos. Se fosse mais rigoroso, expulsa-los-ia a ambos.
    Pois o rapaz da Académica passou incolume.

    Espero que amanha, o Rui Moreira nao deixe passar isto em claro. Espero que nao deixe igualmente passar em claro, a dualidade de critérios na amostragem dos amarelos. Porque é que o arbitro é tao peremptorio em mostrar amarelo ao Quaresma e deixe passar em claro 2 entradas violentas de jogadores da Académica?

    Onde esta o critério que as grandes ligas usam para proteger os jogadores virtuosos? So para relembrar, aos senhores apitadeiros do triste campeonato portugues, que o Quaresma é tao somente, o jogador mais fustigado por faltas de toda a Liga dos Campeoes!
    Ora, quando tem uma entrada para amarelo, é admoestado imediatamente. Em Portugal a proteçao é para jogadores como Petits Raivoso e Bynias Lenhadores (ou voadores conforme a personagem vestida no momento). Assim é que o nosso campeonato vai aumentar de qualidade. Sem duvida. Faz-me lembrar o miseravel campeonato Italiano, com os estadios igualmente às moscas, num Pais com mais de 50 milhoes de habitantes, em que os jogadores protegidos foram durante mais de uma década, os Gatusos do Calcio.

    Ja sei do que se ira falar amanha no Tri de Ataque: a crise da naçao galinacea.
    Espero também aqui que o Rui Moreira, demonstre por A+B, que o Porto esta a milhas porque é mais forte e nao porque os outros sao mais fracos. Que a responsabilidade da crise da 2a circular tem um nome: FCPorto. E que no que diz respeito ao clube do Milhafre, o plantel nao tem falta de motivaçao, tem é falta de qualidade. Que se nao fossem as arbitragens tendenciosas de Guimaraes, Paços de Ferreira e Alvalade o Benfica estaria em 4o lugar e que o seu miseravel Presidente em conjunto com a subserviencia dos organismos reguladores do futebol e a miseravel comunicaçao social associada sao os principais responsaveis pela situaçao a que chegou o futebol portugues.

    Mais uma dica:
    Ainda me lembro das vergonhosas reunioes e jantares e provas de vinho dos dois fantoches da 2a circular no inicio deste campeonato, em que "se discutia" diziam eles "um novo rumo para o futebol portugues", em (mais um) "ano da viragem", em que "aqueles que estao a mais" iriam ver chegada a sua hora". Estavamos em tempo de limpeza, diziam esses senhores dos kits, operaçoes coraçao e, mais recentemente operaçoes figado.

    Os Kalimeros, que nesses jantares eram todos eles sorrisos, agora sao prejudicados pelas arbitragens, pos Sporting-Porto, em prol daqueles que sempre foram os seus patroes, residentes na outra banda da 2a circular, cujo campeonato esta agora ao rubro na luta pela 3a posiçao. Alianças repetidas. Alianças de subserviencia, na linha daquelas que fizeram nos ultimos 40 anos.

    Sao estas verdades que eu gostava que os grandes Portistas, como o Rui Moreira e o Miguel de Sousa Tavares defendessem nas suas cronicas e intervençoes televisivas.

    Quero aqui dizer também, que o Rui Moreira tera as suas opinioes e sabe muito bem o que diz. Gosto muito da forma como defende o FCPorto e como poe a nu, diversas situaçoes, "vedadas" ao comum adepto que se preocupa com o clube.
    Mas penso estar na altura de dar um murro na mesa, tal o numero de barbaridades perpretradas por esses estadios fora com um consentimento de uma comunicaçao social avida de esconder aquilo que nao lhe interessa mostrar.

    Quantas vezes oiço nesses programas: "pois, nao temos de momento as imagens desses lance".

    Porque, meus amigos Portistas, neste momento estamos a 14 pontos. E se estivessemos apenas a 2 ou 3?

    As roubalheiras continuam semana apos semana. Nao é de agora. Tem sido sempre assim.

    O problema é o FCPorto nao foi, nao é e nunca sera subserviente a qualquer poder dessa capital podre, de seu nome Lisboa. Os corredores dos edificios de decisao, estao minados por uma corrupçao historica. Basta ler a nossa Historia para o confirmar.

    Bem hajam os adeptos benfiquistas, pelo excelente presidente que teem. Quase se comporta como um espiao em terras sulistas da corrupçao, tal o numeros de roubos consentidos pelos socios da cesta do päo e tal o rol de asneiras em apenas 4 épocas desportivas que ja leva à frente da instituiçao do guiness.

    ResponderEliminar
  18. Reitero o pedido efectuado pelo soren ao Rui Moreira, no sentido de abordar a questão do Mariano Gonzalez no Trio de Ataque.

    Basta repararem na cara dele para verem o número de cotoveladas que leva antes de perder a cabeça (de forma bem meiga até, para o que o jogador da Académica merecia).

    Aliás, quando vi o árbitro parar o lance pensei para mim que o jogador academista estava em maus lençóis, para depois assistir, estupefacto à expulsão do Mariano.

    E como a falta até foi assinalada contra o Porto, depreende-se que o árbitro não viu nem assinalou qualquer infracção e logo, é matéria para sumaríssimo.
    A propósito, devem estar à espera que o Cardozo se lesione para lhe aplicarem também o sumaríssimo pella cotovelada ao Tonel. Ou então deve ser lá para a "31ª Jornada".

    Mas o mais revoltante é verificar que a estratégia de pressão que os pasquins da capital exercem sobre os árbitros dá frutos em todas as jornadas. O Porto até pode ganhar por 5-0, mas se o 5º golo for marcado nos descontos e em possível fora-de-jogo os títulos são sempre qualquer coisa como: "FC Porto ganha com golo irregular".

    Numa primeira fase o resultado deste esquema foi que (especialmente nos offsides): "em caso de dúvida, prejudica-se o Porto". Agora já nem é preciso haver dúvidas, em caso de possível jogada perigosa para o Porto é parar logo a jogada que é mais seguro.

    Mas quando o benfica e o sporting nos marcam golos (não digo ganham porque geralmente não chega para isso) nos clássicos em fora-de-jogo, ninguém fala nisso. No dia seguinte é a absoluta normalidade. Jogo sem casos ou, quando muito, apenas um lance "muito rápido" e "difícil de ajuizar".

    Isto assim não pode continuar.

    ResponderEliminar
  19. Ainda sobre o Mariano: quando vi o cartão vermelho, quem saiu do estádio fui eu.
    Não há pachorra para ver árbitros assim, cobardes, ineptos, mais caprichosos que autoritários.
    Já saí do famoso Boavista-Porto, da bota de Deco ao árbitro, por causa desse miserável Paraty.
    Já deixei de ver um jogo ao intervalo quando Martins dos Santos assinalou 2 penáltis inexistentes num Porto-Sporting.
    A arbitragem é uma porcaria, com falta de qualidade gritante e inexplicável discricionaridade e falta de critério que releva das más orientações que têm - ou talvez não, é o famoso sistema mas não o que querem atribuir em favor do FC Porto, ou o regime que se mantém.
    Ainda bem que o FC Porto resiste e resiste e resiste, ganhando e ganhando e ganhando.

    ResponderEliminar
  20. Nem mais caro Soren,
    O branqueamento das arbitragens nos jogos dos vermelhos é por demais evidente.Foram prejudicados contra o Leixões e vieram logo a correr para a praça pública fazer queixinhas ,para tapar os olhos a quem?
    Em condições normais e face á pessima qualidade de jogo estariam uns lugares bem abaixo.
    O caso do Mariano foi deveras impressionante, quando cheguei do estadio não tive oportunidade de ver o resumo e mais uma vez a TVI delega para ultimo lugar o resumo do quase TRICAMPEAO para alem das 02.00 da manha!!
    O lance é do lado contrario em que me encontro,mas já na altura fiquei escandalizado com a impunidade do jogador academista!
    Tambem fiquei com a sensação da cotovelada ao Fucile que nem direito a amarelo teve e que tambem foi branqueado no resumo!
    Não sei que mais teremos de ver para acreditar até final da epoca, mas parece-me que este tipo de arbitragens ( em caso de duvida apitar sempre contra o FCP),veio definitivamente para ficar.
    Cump.

    ResponderEliminar
  21. Olha Zé Luis, nunca sai de nenhum estadio, mas ja desliguei a televisao em varios jogos.

    Um foi o Porto-Leiria do ano passado. Quando o Quaresma foi expulso, desliguei o televisor. So de ver o mesmo fiscal de linha ajuizar duas situaçoes identicas entre os mesmos dois jogadores, em zonas similares do relvado, a mesma falta (a da primeira volta deixou o Quaresma de fora dos relvados quase um mes), mas, claro esta, camisolas diferentes. O ladrao de serviço de seu nome Lacroix.

    Outra foi na unica expulsao do lucho em toda a sua carreira.
    Num lance em que nem toca no adversario, apenas toca a bola! Expulsao! So um arbitro portugues conseguiria tal feito.
    O ladrao de serviço de seu nome Elmano Santos.

    Isto também vem no seguimento de como os arbitros protegem lenhadores e castigam fenomenos e artistas.

    Agora, espero sinceramente que os Portistas com poder de intervençao nos m♪dia façam alusäo ao 4o lugar que o Benfica deveria ocupar actualmente.

    ResponderEliminar
  22. Tentámu-zu demover - Adiós Camacho

    http://www.youtube.com/watch?v=RDy_csJf0Uw

    ResponderEliminar