05 março 2008

O autocarro que atropelou o nosso sonho

FCPorto (1)1-0(4) Schalke 04
Lisandro 86'

Equipa: Helton, Bosingwa (M. Gonzalez 54'), P. Emanuel, B. Alves, Fucile, P. Assunção, R. Meireles (M. Cech 97'), Lucho, Tarik (E. Farias 58'), Lisandro e Quaresma

45.316 espectadores

O FCPorto irá para sempre recordar esta eliminação, injusta, da Champions League, com a sensação que o sonho, em chegar à final de Maio próximo, a disputar na Rússia, foi atropelado por um autocarro de matrícula alemã que, sem saber como, conseguiu ultrapassar todas as dificuldades que a equipa portista lhe pôs nas duas partidas, mas mesmo assim não se despistou e manteve-se na estrada que lhe permite continuar a sonhar conquistar o tão desejado troféu. A equipa de Jesualdo Ferreira despede-se da prova mais importante de clubes, conforme já tinha se tinha despedido na edição do ano passado, com a consciência de que tudo fez ao seu alcance e que merecia ir muito mais longe na prova, porque tem imensas capacidades, provando dentro do campo o seu imenso valor.

O FCPorto poderá justificar esta eliminação com várias contingências dos jogos que não lhe foram favoráveis, como se queixar de falta de sorte, ou de um árbitro com qualidade que estes jogos onde se jogam muito coisa, desde desportiva como financeiramente, exigem, ou até pode-se ironizar, quase em tom de brincadeira, que o FCPorto foi eliminado pela única maneira possível de eliminar, pela marcação de pontapés de grande penalidade, já que não os podemos ensaiar, nenhum árbitro, quer seja português ou internacional, não nos assinala nenhum a nosso favor.

A equipa que Jesualdo Ferreira escolheu para tentar derrubar o muro germânico foi a desejada por a maior parte dos adeptos, com a inclusão de Tarik Sektioui na ala, deixando Lisandro Lopez no meio e remetendo Ernesto Farías para o banco de suplentes. Com essa opção, pretendia alargar a frente de ataque, já que o marroquino tem mais facilidade de abrir nas alas do que Lisandro, um jogador, cada vez mais, a render no meio, se bem que com a sua garra e espírito de sacrifício pode jogar em todos os lugares do campo.

A história do jogo é simples de contar, o FCPorto foi a única equipa que procurou ganhar o jogo, e foi a melhor equipa no conjunto das duas mãos, o futebol europeu perde em qualidade com a passagem do Schalke 04 à próxima eliminatória.

Logo aos 2 minutos, Bosingwa num remate de surpresa deu a primeira imagem do que viria a ser toda a partida, o FCPorto rematava muito mas encontrou sempre pela frente um autocarro gigante comandado por um motorista de primeira linha, de nome Manuel Neuer, sendo ele o responsável mor da passagem da equipa alemã aos quartos de final.

Até ao final da primeira parte, o jogo só teve um sentido único, a baliza do Schalke 04, o dominio portista era avassalador, mas as jogadas, invariavelmente, terminavam sempre da mesma maneira, ou era Neuer que defendia, algumas vezes mesmo por instinto, como a resposta a uma cabeçada de Tarik, ou então a defesa, liderada por Bordon, resolvia com maior ou menor dificuldade os lances de maior perigo portista.

Na segunda parte, a mesma história, o FCPorto atacava muito, como lhe competia fazer, ou seja, ir à procura do golo do empate da eliminatória, mas a equipa germânica aguentava e, à medida que o tempo passava, a sua confiança ia aumentando, de quando em vez, tentava alargar o seu futebol procurando chegar à baliza de Helton para surpreender e marcar o golo da tranquilidade.

Aproveitando a lesão de Bosingwa, Jesualdo Ferreira começou a jogar todos os trunfos, e chamou Mariano Gonzalez para ocupar a faixa direita da equipa, o argentino, apesar de algumas vezes se mostrar trapalhão, correspondeu plenamente com uma exibição bastante esforçada à imagem de quase toda a equipa.

Colectivamente, a equipa portista sempre funcionou, o domínio no meio campo era indiscutível, fruto da exibição portentosa de Paulo Assunção, conjugada com a classe irrepreensível de Lucho Gonzalez e com o esforço abnegado de Raúl Meireles .

Mas mesmo assim, o tempo passava e golo tardava a aparecer, quando o árbitro, depois de não ter marcado uma grande penalidade clarissima sobre Farías, entretanto já entrado substituindo Tarik, expulsa Fucile por este ter cometido uma falta dura sobre um alemão, aí se as dificuldades em marcar já eram imensas, então previa-se que depois iriam aumentar ainda mais.

Mas, curiosamente, o FCPorto aguentou bem a inferioridade numérica, chegando ao golo aos 86 minutos, um grande golo do sempre incansável Lisandro Lopez, a partir daí o mais dificil estava feito, a desvantagem estava anulada agora era tempo de tratar de se pôr em vantagem.

Então chega o prolongamento, continuamos a ver o filme já visto nos 90 minutos, até que Ricardo Quaresma isoladissímo, num dos poucos momentos de desconcentração da equipa germânica, consegue falhar a melhor ocasião de todo o jogo. A partir daí, as esperanças de decidir o jogo no prolongamento quase tinham terminado, assistindo-se apenas a um enorme sacrifício dos jogadores para aguentar o resto do jogo que faltava, e a já se mostrarem conformados que esta eliminatória só se iria desempatar através da marcação de grandes penalidades.

Aí a estrelinha alemã brilhou mais forte, Neuer conseguiu travar duas grandes penalidades, uma por Bruno Alves e outra por Lisandro Lopez, e assim derrubava o sonho portista da maneira mais cruel que o futebol tem.

Os adeptos do FCPorto podem estar orgulhosos do plantel que Jesualdo Ferreira tem ao seu dispor, a equipa portista não necessita de dar gritos no meio do relvado, como agora está na moda, para provar que é uma equipa unida, solidária e com um enorme coração.

Agora que o sonho da Champions terminou, há a necessidade de ser chamada à realidade, e a realidade é só uma única, estamos em contagem decrescente para a conquista do Tricampeonato e podemos ainda chegar à final da Taça de Portugal para tentar conquistar a "dobradinha". E são destas vitórias, de vitórias reais que nós somos feitos, não vivemos de vitórias morais, por isso temos de nos unir ainda mais e todos juntos iremos tornar este FCP ainda maior do que ele mostra nos relvados por onde joga.

73 comentários:

  1. Foi um grande golo de Lisandro, grande porto, foi pena a expulsão de Fucile!!!

    Grande Porto

    Abraço

    Tiago

    ResponderEliminar
  2. é difícil falar depois de um jogo destes..

    o porto merecia ganhar sem dúvida, é bem melhor do que o Schalke sem dúvida, mas em jogos destes não se pode desperdiçar autênticos "golos" como aqueles que desperdiçamos..

    ResponderEliminar
  3. Falhámos golos fáceis de mais. O gr deles fez a exibição da vida dele. Não fizemos uma grande exibição embora pudessesmos ter resolvido cedo a eliminatória, penso que faltou alguma calma, principalmente na hora de finalizar, as perdidas de Tarik e Quaresma são incríveis. Penso que o Schalke era 1 equipa perfeitamente ao alcance do Porto e deviamos ter passado, porém acho que hoje ficou demonstrada a tal diferença para o Porto de Mourinho...não houve tanta determinação, tanta velocidade, tanta calma na hora de finalizar, agora é aumentar a vantagem no campeonato e ganhar a taça.

    ResponderEliminar
  4. com tantos para marcar penaltys pk o BRUNO ALVES?
    fez me lembrar os livres e penaltys do fernando couto...francamente!!

    enfim... podia ser com barcelona, etc etc, agora com o schalke o4?custa muito mais...
    e que interessa sermos melhores...ficamos sempre felizes com vitorias morais...ja na final do euro foi mm coisa...somos melhor q a grecia mas quem ficou com o melão fomos nós e eles pa história..

    enfim...

    força porto já para o próximo jogo!!

    ResponderEliminar
  5. Também tremi assim que vi que era o Bruno alves que ia marcar...ainda por cima não teve calma nenhuma, precipitou-se e foi bastante fácil a defesa. Mas se não fosse ele se calhar era outro...não tivemos a sorte do nosso lado, em toda a eliminatória, o 1º penalty deles por exemplo foi por pura sorte que entrou...se não entrasse se calhar estavamos agora a festejar...paciência. Agora é ganhar o campeonato com a maior pontuação possível e ganhar a Taça.

    ResponderEliminar
  6. Se não fosse ele era outro a falhar.. tava escrito, até o Licha... porca miséria...

    ResponderEliminar
  7. hoje deveria ter jogado o KAZ no lugar do meireles( e muito gosto do raul meireles), o kaz forte, possante, com um remate fantastico perante a corpulência alemã era o jogador ideal....no proximo jogo o jesualdo pode fazer descansar mais alguns jogadores para a taça e para o jogo com os benfas no dragao. a equipa q jogou no bessa aguenta bem contra a académica

    força PORTO, perdemos ganhando o jogo, mas o orgulho em ser portista aumenta (como se isso fosse possivel) de jogo para jogo!! somos unicos, somos dragões, somos campeões...

    ResponderEliminar
  8. O problema para além da inépcia mala pata e tudo o resto,é que aqui no Porto não treina a marcação de penaltis!Pra quê,se nunca beneficiamos da marcação dos mesmos?O que me chateia mais que a derrota é vêr este país de merda feliz mais uma vez!

    ResponderEliminar
  9. Neuer foi mesmo o heroi do jogo.
    Porto esteve bem com excepção do periodo 25-40 min. Dominou a partida, teve na cabeça de Tarik e pés de Quaresma oportunidades suficientes de resolver a eliminatória.
    Nada a apontar à entrega desta equipa.
    Os melhores foram lucho, tarik e Lisandro. Menos bem esteve Fucile, principalmente no início do jogo com muitos passes falhados, acabou por ser expulso injustamente (arbitro também falhou ao não assinalar penalti sobre Farias e no lance em que o Helton defende fora da área).

    Aconteceu futebol.
    Pró ano estamos lá estaremos novamente !

    ResponderEliminar
  10. Inglório.

    Esta equipa, depois deste jogo, em que esteve tudo contra eles, em que se viu sem 2 defesas direitos, em que esteve sempre em cima do adversário mesmo a jogar 10 contra 11, em que o gredes adversário fez o jogo da sua vida defendendo quase tudo o que havia para defender, esta equipa não merecia ser deitada fora assim.

    O Schalke parecia um moreirense ou um sacavenense em que apenas se viam onze jogadores atrás da linha da bola. Este Schalke é uma equipa banal em que teve a sorte e o árbitro do seu lado (aquela expulsão do Fucile é uma anedota).

    Esta equipa é enorme. Grande atitude, grande garra.

    PARABENS CAMPEÕES.

    Um abraço.
    PS: Essa de criticar o BAlves não cabe na cabeça de ninguém, e então o Lisandro tb não falhou??? Acham que ele foi escolhido porque apeteceu ao treinador? Se foi escolhido é porque nos treinos se evidenciava que ele seria melhor que outros para marcar. Pensem antes de dizerem asneiras.

    ResponderEliminar
  11. Os palhaços de cima puseram-se a festejar...Amanhã vai ser o meu dia de colocar um cachecol do Getafe...Mas agora estou triste, pensava que ia ser um jogo mais sofrido pela primazia do terreno, este jogo foi realmente de sentido único, o Schalke pouco mais fez que defender em bloco e esteve com muita sorte e com o apoio -diria incondicional- do Inglês que apitou hoje...Não me lembro de uma arbitragem tão amadora, sempre em benefício do infractor no julgamento das faltas, parecia que tinha indicações para retardar ao máximo o ritmo do jogo...Um Paraty pró-Alemão...Para mim na equipa, voltou a surgir a incompetência e o egoísmo de um ou outro jogador...De resto a maior das confianças no plantel, nos treze(14) que jogaram até aos limites...Faltou o tal "génio" a que me refiro constantemente, é necessário nestes momentos mais azarados.Não me surpreende a posição dos jornalistas, não tenho qualquer dúvida, estão ao serviço do Poder...Amanhã espero -por vingança pura e simples confesso, eles não merecem outra coisa- fazer eu a festa!...Com a expulsão do Fucille até mais merecida se tornava a nossa vitória e ela esteve à vista, não fosse a falta de "discernimento" -estou a falar em termos macios- de...Não digo!...

    ResponderEliminar
  12. joão filipe se tivesse jogado o kaz em vez do rmeireles, o que não estarias para aqui dizer do treinador. enfim, depois de ver esta equipa a jogar o que jogou mesmo em inferioridade numerica, como podem criticar. os alemaes tiveram um paio do tamanho da maior salsicha que eles lá tem na alemanha.
    criticar o brunoalves por falhar um penalti, critiquem é a superestrelainternacional quaresma que foi o pior jogador em campo e que só se preocupa com as palminhas dos adeptos.

    ResponderEliminar
  13. Esforçamo-nos, lutamos mas falhamos. Paciência.
    Estou muito desiludido com o Ricardo Quaresma. Abordou o jogo de uma forma absolutamente irresponsável e leviana. Acho inadmissível num jogador da qualidade dele, estancar constantemente o ataque do Porto, não acertar uma única vez com o momento de libertar a bola e falhar um golo feito por displicência total.
    Outro caso a rever é Fucile. O que se passa com este rapaz? Nem falo da expulsão que acho injusta mas voltou a falhar 8 em cada 10 passes e no controlo da bola foi desastroso. Perdeu inúmeras bolas por falta de calma.
    Jesualdo esteve impecável. Arriscou imenso na abertura daquele corredor direito após a expulsão de Fucile, mas eu teria feito o mesmo. Não abdicou das unidades atacantes porque precisava de mais um golo. Tem é de rever a matéria relativamente a jogadores que quebram animicamente em jogos de extrema importância como foi o de hoje e Quaresma é definitivamente um deles.
    De resto acho que o Porto fez o que pode, os alemães estavam com a vaca toda e não foi possível fazer mais.
    Paciência.
    Ps: Quanto custará aquele guarda-redes alemão?

    ResponderEliminar
  14. Aconteceu futebol. Paciência!

    Falhámos golos feitos e a este nível isso paga-se caro. Mas eles também tinham um jogador na baliza cuja função era defender, até bolas "impossíveis", como sucedeu.

    Não vou criticar ninguém, embora houvesse um que merecia bem o reparo, muito menos os que falharam os penalties. Então o Lisandro foi enorme como de costume, além de ter marcado um grande golo.

    Agora, toda a concentração na Liga para ir aumentando a pontuação e toca a ganhar a Taça.

    VIVA o FCPORTO!!!!

    ResponderEliminar
  15. Aqui no Canada, vimos o jogo através de um canal Inglês e gostei de ouvir o comentário que o comentador fez sobre Lisandro : Lopez is definetly one of the best strikers in Europe. He's on the exact same level as Torres, Adebayor or Tevez. The Argentinian National Coach has to take a closer look at this extremely skilled and explosive player.
    ...lindo.

    ResponderEliminar
  16. FCPortoSempre eu ao contrario da maioria sou daqueles que nunca apreciou este treinador e que continuo a não apreciar. No entanto tb o sei reconhecer que hj n foi por ele que o porto foi eliminado, jogou bem fez o que tinha que fazer. No entanto acho que o KAz hoje deveria ter jogado como fez em liverpool. O raul meireles (grande portista) tem estado uns furos abaixo, talvez por jogar sempre e em grande ritmo e hoje penso que não devia ter jogado de inicio.
    O quaresma enfim...o bruno alves foi fantastico hoje como tem sido,m agora marcar penaltys????

    abraço a todos e força porto!!

    ResponderEliminar
  17. Sem duvidas que o Licha é, acho que posso dizer assim, um autêntico fenómeno. Como é possível ao fim de 120 minutos continuar com as energia que muitos não têm no início da partida. Depois, juntemos a isso, a sua grande capacidade técnica é dá no grande jogador que ele é.

    Assunção foi um monstro, excelente mesmo. Lucho tb esteve a grande nivel.

    Pela negativa destaco o Quaresma e o Fucile, mas mais o cigano que tarda em afirmar-se como grande jogador qd o FCPorto necessita dele. Chega realmente a ser enervante a sua forma de jogar nesta equipa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Resumindo: jesualdo esteve bem..a equipa foi abnegada e digna....faltou a lagia que aqui se pedia...é esta a diferença para o porto de Mourinho falta a magia de um Deco...apesar de Lucho ter sido enorme

    ResponderEliminar
  19. Perdemos a eliminatória com uma equipa da 2ª divisão europeia que andou sempre a perder tempo como já não se usa e nem contra dez arriscou. E teve um guarda-redes inspirado.
    O Porto jogou regularmente, com 10 bem melhor, podia ter resolvido a eliminatória.Falhamos na concretização, tivemos azar com a lesão do Zé, e na primeira parte jogamos devagar. Não crucifico ninguém nos penaltis, mas tenho de falar mal do Quaresma, dono da bola, claro que consegue coisas mirabolantes mas o futebol é um jogo colectivo e com Tarik, Farias Lisandro ou Mariano na frente ,já jogamos muitissimo bem com jogo enleante e verdadeiramente colectivo e entusiasmente. E nem se deu pela falta do " génio ".Ele em jogo decisivo como o de hoje geralmente faz borrada. Renovem é com o Paulo Assunção que fez mais um jogo ENORME e esse deixem-no ir bem vendido.
    Podem não gostar mas é o que me vai na alma.Estou desolado pois os alemães pareceram-me muito fracos.Mas é futebol.

    ResponderEliminar
  20. Hoje vivi uma das noites mais tristes e revoltantes da minha vida "futebolística".
    Grande exemplo de entrega,de sacríficio,de ambição que esta equipa nos deu...
    Com tudo contra,lesão do bosingwa,expulsão do Fucile e a exibição de uma vida do guarda redes adversário.
    Mesmo assim quando tudo parecía impossível de reverter Lisandro marcou um golaço e mesmo com 10 o Porto encostou o Schalcke ás cordas como o fez em todo o jogo,fazendo-o sofrer.
    Nos penaltis uma fatalidade mais...
    Esta noite não é noite de culpar ninguém!!Os jogadores foram inexcedíveis,o mestre Jesualdo foi brilhante,ariscou tudo o que pode arriscar e os jogadores deixaram tudo em campo...Saíram de rastos.
    Caímos nos oitavos mas caímos de pé,com honra lutando até ao último segundo e quando o Porto perder só pode perder assim...Sendo superior,dominando e tendo um azar descomunal.
    Acho inadmíssivel que haja algum portista que hoje após este exibição heroica da equipa que jogando com 10 deu o que tinha e não tinha se preocupe em encontrar bodes expiatórios...
    Bruno Alves falhou um penalti??E daí?Lisandro também falhou e não foi por isso que deixou de estar em grande.
    Quaresma esteve mal?Quaresma falhou sim senhor,um golo que não se pode falhar mas não é por isso que me vou esquecer daqueles golos impossíveis que mais ningúem consegue fazer e que já nos valeram muitas vitórias.
    Quaresma era o jogador que mais pôs em sentido os alemães após o Porto estar reduzido a 10.
    Eu vi o jogo com adeptos do Schalcke e eu bem via a expressão de preocupação deles sempre que a bola ía para o Quaresma...
    Não sou capaz de apontar falhas a ninguém na equipa de hoje.
    Sería muito injusto,muito cruel para com estes bravos que hoje tanto me orgulharam.
    Até o Mariano hoje foi incrível,sacrificou-se pelo colectivo e deu tudo a jogar a lateral direito adaptado indo até a esgotamento físico.
    Tive pena de não termos um avançado mais rápido que Farías hoje,Farías teve vários passes a rasgar mas não tinha velocidade suficiente pra chegar á bola foi uma pena.
    Dos alemães que estavam a ver o jogo acho que nenhum acreditava que o Schalcke passaría quando viram o Porto a jogar como estava..
    Há dias assim,é injusto,doi muito,demais mesmo...Nós merecíamos estar entre as 8 melhores da Europa mas não há que culpar ninguém,ios jogadores deixaram tudo em campo e o Jesualdo fez tudo o que podia.
    Tenho orgulho neste grupo e sei que eles mereciam muito mais...
    Os próprios comentadores espanhois diziam que o Porto merecia a "remontada" que fez tudo para isso mesmo com menos 1 e que o Schalcke só defendeu.
    Agora o próximo terá que pagar e este ano faremos a dobradinha e ganharemos a liga com o record de pontos de vantagem para o 2º
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  21. Palavra de apreço para com Assunção.Um monstro!!!
    Renovem-lhe já o contrato e coloquem-no como o mais bem pago do plantel,ele merece.
    Enorme hoje,uma exibição absolutamente incrível.Melhor em campo destacado.

    ResponderEliminar
  22. Como aqui já havia escrito, e em conversa com amigos, afinal ficou provado que quem teve sorte no sorteio foi o Shalke04 e não o Porto! Somos superiores, fomos superiores em 150 minutos da eliminatória, mas nem só a equipa melhor apetrechada tecnicamente ganha. É preciso mentalidade e atitude, e assim acabamos por pagar pela miseravel 1ª parte na Alemanha. O FCP tem de entrar sempre para ganhar, nunca para empatar. O entusiasmo e euforia acabaram por aqui. Estes alemães a jogarem assim, não passam daqui. Nós ficamos no lugar que merecemos.

    Afinal de contas fomos os únicos a não ganhar ao Liverpool, não conseguimos ganhar em Marselha mas toda a gente parecia contente... Uma equipa como o FCP não pode sorrir com vitórias morais.

    Apelidar Jesualdo de mestre é pura brincadeira. O FCP não consegue virar um resultado, não consegue virar uma eliminatória, o FCP já perdeu 3 competições esta época (obviamente a Champions dificilmente cairia para o Dragão), e apesar do passeio na liga, temos de ganhar a Taça sob pena desta época que prometis ser maravilhosa, não passar duma cópia rasca da epoca passada.

    Uma equipa como o FCP tem de ter um GR que esteja concentrado durante os 90 ou 120 minutos. O comportamento de Helton a 5 minutos do fim do prolongamento foi lamentável. Queimar tempo para esperar pelos penalties!! Contra alemães, frios e racionais? Aguerridos, com pouco futebol mas com a atitude certa? Estou farto destas palhaçadas na baliza!!

    P.S.- Quaresma, a saida só depende de ti, mas a jogar assim quem te levará?

    ResponderEliminar
  23. Pedro.Uma cópia rasca da época passada é mau para ti...?
    Devías preferir uma época como a de Octavio Machado não...
    Nao conseguimos ganahr em Marselha nem ao Liverpool?E daí?Quem passou em 1º desse grupo?
    Vitórias morais??Eu odeio vitorias morais,mas não sou idiota ao ponto de após de um jogo destes em que o Porto dominou o tempo todo e que mesmo jogando com 10 fez tudo para ganhar dizer que a equipa não presta ou que este foi um mau ano.
    .
    .
    Chamar Jesualdo de mestre é piada?Se me conseguires indicar um treinador português que tenha feito o que ele fez no Porto sem ser o Mourinho ou o Pedroto força...
    O Porto é uma máquina,domina o futebol portugu~es como quer,Jesualdo teve que levar sozinho com o apito dourado em cima sem apoio nenhum e num dos anos mais dificeis da historia do clube foi campeão.
    Este ano mesmo com reforços de brincadeira como Marianos,Kaz,Farías,Lino etc e conseguiu esmagar a concorrencia,na champions apurou a equipa em 1º coisa que há muitos anos não conseguíamos.
    Caímos nos penaltis num jogo totalmente dominado e em que sofremos contrariedades como a lesao do bosingwa ea expulsao do Fucili e tu vens criticar a equipa e Jesualdo...?
    Ganha juízo...Ou não és portista ou deves ter a memoria muito curta...Deves estar com saudades do Octavio,do Fernandez ou do Adrianse que era eliminado pelo Artmedia...Nesses anos sim eramos bons não era?
    Desculpa pela resposta dura,mas hoje não dá para ser de outra forma...

    ResponderEliminar
  24. DESCULPEM... O Quaresma falhou um golo feito, é verdade, depois de ter empurrado a equipa para a frente como talvez poucas vezes o fez este ano, já sem pernas nem discernimento para matar o jogo. Agora alguém se lembrou daquele livre de trivela que o gajo tentou marcar e que eu nunca tinha visto no futebol? É que esteve lá muito perto... É um génio, e sempre o há-de ser.

    Acho que a ultima vez que me lembro de uma derrota assim foi contra a Sampdória para a taça das taças, estava á frente do Latapy quando falhou o penalty.

    Adorei este Porto, sem dúvida e cada vez mais, um dos mais fortes conjuntos da Europa.
    Força Porto, nao há pai para uma equipa como esta.

    ResponderEliminar
  25. Dados de Ricardo Quaresma:

    - 76 intervenções no jogo em 120 minutos
    - 29 passes curtos (2 errados)
    - 2 passes longos (1 errado)
    - 9 perdas de bola
    - 2 recuperações
    - 5 duelos individuais ganhos
    - 5 remates (3 de fora da área)
    - 10 faltas sofridas
    - 1 falta cometida
    - 12 cruzamentos (incluíndo livres e cantos)



    Quaresma sem ter sido brilhante foi muito mais do que alguns anti portistas infiltrados parecem querer fazer crer.

    ResponderEliminar
  26. Estive a rever o jogo e sinto-me ainda incapaz de articular um raciocínio adequado...Vou fazer as homenagens justas aos que me pareceram dar tudo por tudo...Talvez até nem deva individualizar...Todos fizeram o melhor que puderam, se há casos a merecerem recriminação -e creio que há, apenas por falta de capacidade de discernimento como já referi- na realidade todos se entregaram até ao limite...Mesmo a expulsão do Fucille não me pareceu justa...É uma entrada dura -verdade- mas como muitas outras que existiram durante o jogo e o árbitro amarelou no máximo, quando não ignorou completamente...O Uruguaio foi à bola e tocou-a antes de tocar na perna do Schalkiano...Acho que o Inglês pensou em arrumar o jogo no imediato...Teve azar até ao minuto 120, depois a sorte sorriu-lhe em definitivo, sucumbindo como sucumbiu ao melhor e sortudo jogador em campo! Não creio que este possa fazer exibição semelhante...Duas delas -das suas defesas- foram do outro Mundo.

    ResponderEliminar
  27. Desiludidos claro,mas contentes com a atitude demonstrada tendo em conta as varias adversidades ao longo do jogo,tais como a lesão de bosingwa, a expulsão do Fucile, a grande exibição do guarda redes adversario e os 30 remates desperdiçados!
    o Treinador esteve BEM, contudo permitam-me dizer o seguinte:
    PERDOEM TUDO O QUE DISSERAM DO RENTERIA pelo golo falhado contra os vermelhos, pois eu NUNCA MAIS me vou esqueçer do golo falhado pelo Quaresma aos 110 mns!
    A sua exibiçao foi muito fraca e o proprio já veio pedir descuulpa por isso,mas aquele lance com o guarda redes já no chão, NÃO SE PODE FALHAR!
    Talvez por isso e apesar de ser um grande jogador, nunca poderá vir a ser um Ronaldo ou um Messi e tenho pena que não tenha evoluido sabendo que tem capacidade tecnica muito acima da media,mas o seu individualismo excessivo paga-se caro numa Champions!-Serve para consumo interno mas assim não dá!
    Tambem não gostei de Raul Meireles que falhou muitos passes, um dos quais ia dando golo adversario( felizmente o Helton não foi expulso, pois defendou fora da area)e porque não acerta um remate de fora da area (Os treinos é para treinar certo?)-ate o pedro emanuel fez nelhor!
    Mas de resto merecem os parabens somos o maior clube portugues e o resto é conversa.
    Uma palavra de apreço e de agradecimento para o PAULO ASSUNÇÃO que na minha opiniao é de longe um dos melhores jogadores no mundo na sua posição e a seleção brasileira não tem lá melhor!
    A sua raça e abnegação é fora de serie...OBRIGADO GIGANTE ASSUNÇAO!
    Dá gosto pagar bilhete para ver jogar o P.ASSUNÇÃO E O LISANDRO!
    ...
    Mas agora a serio..o Quaresma falhou mesmo aquele golo aos 110 mns!!
    fds...
    Não concordo com as criticas ao Bruno alves por falhar o penaltie!
    Se calhar não os treinam com assiduidade!!ou treinam?
    Cump..

    ResponderEliminar
  28. O Quaresma jogou até ao limite.Vi-o vir atrás ajiudar na defesa,vi-o a pegar no jogo a assumir a responsabilidade ,a partir para cima perdendo umas ganahndo outras mas sem nunca se esconder do jogo.
    Se tivesse marcado aquele golo sería um heroi e todos estaríam a dizer maravilhas dele,como falhou aparecem logo aí o grupo que a partir de hoje passarei a chamar de "os recalcados do Quaresma",vejam se aproveitam a Páscoa para resolver isso...
    Quem resolveu contra o Benfica na Luz?Quem partiu o Chelsea todo no ano passado?Quem foi o rei das assistencias nas últimas duas épocas?
    Vejam os dados do Quaresma,ele hoje não estve brilhante mas foi dos que mais assumiu a responsabilidade,nunca se escondeu fe tudo para empurrar a equipa para a frente e quando estavamos com 10 foi o jogador que mais deixava os alemães em sentido.
    Falhou?falhou,tal como Lisandro falhou na Alemanha um golo bem mais escandaloso de baliza aberta que nos daría o 1-1 fazendo com que hoje nem precisassemos de ganhar o jogo para nos qualificarmos.
    Mas como é o Lisandro ninguém critica...É do estilo "uma infelicidade,ele nao merecia" quando é o Quaresma é logo que ele nao joga nada,que nao pensa na equipa bla bla bla bla.O costume.
    Quem foi que falhou penaltis?O Quaresma também?
    Hoje é muito cobarde criticar algum daqueles jogadores que tudo deixaram em campo,como aí escreveram e bem os que nã fizeram melhor nao foi por falta de entrega e de vontade foi por falta de discerniento e cansaço.
    Vi todos os jogadores acabarem o jogo de rastos,TODOS sem excepção.
    Falam tanto do Quaresma quando se calhar aquele que até falhpu mais passes no jogo foi o Raul Meireles.
    Como escrevi há uns tempos atrás há muitos portistas que não merecem um genio como Quaresma...Não sabem apreciar e dar graças por verem o futebol mágico que ele nos brinda...merecem mesmo é levar com os seus amados Farías e Mariano que transpiram muito mas não inspiram nada nem ninguém...
    Deixa lá Quaresma,vai mas é jogar para um grande palco e uma grande liga em que saibam apreciar genios do futebol como tu...
    Este país é demasiado pequenino em tudo,até em mentalidade, para o teu futebol.

    ResponderEliminar
  29. Algumas ideias avulsas já a frio:

    sobre o jogo
    -Muita tristeza, pois em jogo jogado e em potencial fomos e somos melhor equipa,ficou a sensação do jogo contra a Sampdória referido em cima, o qual me lembro bem, e este ano tinha fé e quase certezas que poderiamos ir longe...
    -o que fica para a história é a passagem do shalke.
    -Faltou-nos nesta abordagem à champions banco,e reforços em Janeiro, nomeadamente defesas direito e esquerdo eum substituto para o Lucho e camisola 10 criativo, e talvez mais um trinco, e ou um avançado centro rápido.
    -Faltou-nos o Killer Instinct da época do Mourinho, do Mourinho, que nos momentos chave por regra não falhava!Acredito que esta é a principal diferença, pois se compararmos as equipas quer individual quer colectivamente, não acho estas equipa inferior!
    -Faltou-nos neste jogo tb um Quaresma(que é genial tantas e tantas vezes) solidário e guerreiro, não obviamente por ter falhado golos, mas por ter exagerado nos exageros e por deixar constantemente os flancos à mercê dos contra ataques alemães, o que mais desgastou os laterais e seus substitutos.Para ser um jogador perfeito falta-lhe só essa capacidade de ajudar! Faltou-nos substitutos à altura para os laterais que sairam, pois o Chech é um jogador vulgar.Faltou-nos um guarda-redes mais provocador nos penalties...
    -Faltou-nos a estrelinha da sorte, ou se quisermos eficácia!
    -Faltou-nos um Àrbrito mais acertado.
    -Eles defendem bem!Apesar de serem uma equipa inferior ao Porto. Uma equipa do nível do Sportem talvez...
    -infelicidade pela lesão do JBosingwa
    -Eles têm um excelente guarda-redes( por mim contratava-o já muito bom mesmo!), que esteve num dia fantástico.
    -Os Alemães são frios e serenos nos penalties, e normalmente, por mais tosco que seja o marcador não falha!
    -LISANDRO É GRANDE, MUITO GRANDE, até parece que nasceu nas caxinas ou em cedofeita, tal é a entrega, o amor á camisola, a mística que carrega. Estou rendido!
    - Paulo Asunção Gigante, devemos fazer contracto vitalício com ele. è a base de qualquer equipa.
    -Pedro Emanuel--o comandante
    -Lucho--o comandante 2, embora cansado.
    -Mariano, estou tb rendido, o gosto de guerreiros e este é sem dúvida um.
    -Farias é um PL muito aceitável e trabalhador
    -Tarik infeliz, mas grande.




    sobre o futuro
    O MESTRE Jesualdo, não é de facto Mourinho, mas é do melhor a que podemos aspirar, e admito até que me convenceu que está à altura do nosso Porto. Regular, seguro na defesa, actual face ao futebol practicado no futebol moderno, inteligente, ponderado e atento, profissional e um cavalheiro do melhor! Acredito que pode, quer como treinador quer como director desempenhar um papel neste futuro construindo já para o ano uma equipa fantástica.
    - Vamos primeiro ganhar o tri, depois a taça, e depois vamos vender bem vendidos os que querem sair.
    -Depois com a base deste ano, com os emprestados bem sucedidos, e com algumas aquisições de qualidade poderemos ser grandes na Europa já para oa ano!

    Esta é a minha visão da coisa.


    Tenho muito orgulho em ser do FC PORTO, e cada vez mais vejo neste simbolo o melhor do Portugal Europeu e de futuro!


    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  30. Grande texto Menphis.
    Há que agora esmaagar em Portugal como temos feito até agora.
    O que se faz quando se perde um objectivo importante?Traçam-se outros.
    Então o repto está lançado,ser campeão com a maior vantagem da história das ligas para o 2º e conseguirmos a dobradinha mais uma vez.
    Tenho um orgulho enorme nesta equipa,jogadores enormes e um grande treinador.
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  31. Estamos todos desolados.
    Custa muito perder assim.

    Vi o jogo no site da Uefa e toda a gente fui unanime em dizer que o Porto foi avassalador, especialmente na segunda parte e nos primeiros 25 minutos de jogo.

    Num prolongamento, depois de 90 minutos ao ritmo da Champions, dominar e criar oportunidades como as que criamos nao é para todos.

    Podem dizer o que quiserem, e eu estou à vontade para falar porque sou um dos maiores criticos do Quaresma, talves por ver tanto talento nele.
    Deu o litros, lutou até à exaustao e foi o jogador que mais problemas criou ao meio campo e às alas do Shalke.
    Falhou um golo feito. O Lisandro também, e o Tarik até falhou dois.

    Dominio avalassalador. Paulo Assunçao gigante. Lisandro, enfim que mais se pode dizer sobre este jogador e Lucho, classe demais para estar de fora dos 8 finalistas.

    Estou triste, mas o futebol é assim. Hoje nao tivemos a sorte que tivemos em outras ediçoes (quem näo se recorda daquele golo do Costinha no ultimo minuto em Old Trafford?).
    Assim se vencem e assim se passam eliminatorias como esta. Com aquela pontinha de sorte que hoje nao quis nada connosco.

    Parabéns Jesualdo e parabéns aos jogadores que dignificaram como ninguém a camisola do FCPorto.

    Foi pena aquela apatia nos primeiros 45 minutos da Alemanha.
    A este nivel, e especialmente quando a sorte nao quer nada connosco, sobranceria e falta de profissionalismo pagam-se caros.

    Espero que os jogadores tenham aprendido essa liçao para que no proximo ano, se a sorte nos acompanhar, possamos ir mais longe. Como devemos e como hoje mereciamos.

    Viva o Porto!

    ResponderEliminar
  32. Ricardo Costa...hoje por acaso estás um bocado azedo e estás-te a passar completamente. Ninguém põe em causa a qualidade de Quaresma. Ninguém questiona a importância que ele tem na equipa. Eu nem sequer questiono o facto de ele ter querido pegar no jogo. O problema é que hoje quis pegar no jogo sozinho, quis mostrar ao Rafinha que o comia, quis mostrar à nata do futebol que faz umas fintas à maneira e esqueceu-se completamente de que tinha uma eliminatória complicada e importantíssima para ultrapassar.
    Esqueçamos o golo que falhou, mas foda-se, em pleno final de prolongamento, a minutos da lotaria dos penaltys, tenta-me fazer cruzamentos de tesoura à Deco??? Numa jogada em que recebe um passe excelente de Lucho, passa por Rafinha e em vez de cruzar volta para trás e embrulha-se com os defesas adversários e perde a bola??? Na primeira parte do prolongamento tem o Mariano a 5 metros sozinho a berrar e tenta passar aos rodopios por 3 alemães??? Que merda é esta??? Estamos a brincar na rua ou estamos a tentar decidir um jogo que pode valer mais uma carrada de milhões de Euros e prestigio para o clube??? Na minha sincera opinião, o Ricardo hoje não jogou para a equipe... jogou para se mostrar ao Inter ou ao Manchester ou ao raio que o parta!
    Eu adoro o Ricardo Quaresma mas hoje fiquei seriamente fodido com ele.
    Desculpa lá a frieza mas também estou bem lixado hoje.

    ResponderEliminar
  33. ...mas não o assobiei... nem nunca o faria.

    ResponderEliminar
  34. Miguel acho que te prendeste demais nos erros do Quaresma...
    Ele não faz o que faz só para se mostrar ao Manchester cimo dizes...è a forma dele jogar,é assim,tentar surpreender,fazrt uma jogada imprevisível,partir para cima assumindo sempre o risco.
    E ele carregou a equipa em muitos momentos assumindo a batuta que muitas vezes o Lucho não assumia,transportando jogo e partindo para cima dos alemães...
    Convém lembrar que o golo escandaloso que ele falhou nasce de uma recuperação de bola do Quaresma ainda na defesa do Schalce,prova que ele estava a pressionar e a tentar ajudar a equipa.
    Não teve a inspiração hoje de outros dias mas mesmo assim foi dos jogadores mais perigosos e o único que colocava a defesa do Schalcke em sentido a par do Lisandro.
    Convém também lembrar que o falhanço do Tarik de baliza aberta nasce de um livre muito bem marcado pelo Quaresma que apanhou a defesa dos alemães de surpresa...
    Aliás muito o acusavam de não saber marcar livres e querer brihar sempre,a prova é que hoje em dois livres que podia atirar directamente surpreendeu todos com dois excelentes passes que deram duas ocasiões de perigo.
    Vías alguém com capacidade para desiquilibrar mais do que o Quaresma?O Mariano tem tecnica para isso?O Tarik fez melhor que o Quaresma?
    Gostava de saber se também estiveste atento ao nº de passes falhados do Raul Meireles,ás vezes em que o Mariano na defesa em vez de passar a bola punha-se a tentar fintar e quase perdia a bola mais que uma vez,se estiveste atento ao facto de o Farías não ter conseguido acertar um remate com a baliza e fez um remate disparatado após boa jogada do Quaresma em que a bola lhe sobra e ele remata sem direção nenhuma...?
    Errar todos erraram,o Quaresma quando erra já se sabe que se nota mais porque é também o jogador do Porto que tem a tarefa de arriscar mais e tentar mais a jogada individual.
    Acho que hoje não se deve apontar o dedo a ninguém,todos deram tudo o que tinham e não tinham...
    Devo lembrar que o Quaresma no ano passado acabou com o Chelsea e também viu o Helton dar um frango que deitou tudo por água abaixo...
    Aliás se fores ler a imprensa europeia todos falam do Quaresma como uma das referencias no jogo de ontem.
    Tal como no jogo do Bessa muitos aqui criticaram o Quaresma e depois fomos a ver e todos os jornais eram unânimes em considera-lo a figura do jogo...
    Criou-se essa ideia de que o Quaresma só pensa nele e como essa está a dar repete-se sempre que algo corre mal...
    Nao crucifico o Quaresma por falhar o golo da mesma maneira que nao crucifiquei o Lisandro por falhar um se calhar mais escandaloso na Alemanha e que provavelmente nos tería dado a qualificação...
    Se fosse o Quaresma a falhar aquele quería ver o que se tería escrito...
    No demais concordo com o Soren,este ano faltou-nos a pontinha de sorte que tivemos em 2004 naquele jogo com o Manchester.
    É preciso mérito para vencer a Champions mas também uma pontinha de sorte,e essa hoje não quis nada connosco...
    Bsta ver as declarações do treinador alemão que agradece ao guarda redes a passagem aos quartos para se ter uma ideia do que foi este jogo...
    Acho que é tempo de acarinhar a equipa,eles foram inexcedíveis,deram tudo o que tinham e não tinham,merecem o nosso respeito...
    Desculpem algum comentário mais duro mas esta noite foi muito dura também para todos nós que amamos o nosso clube...
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  35. Ja' estou cheio do Quaresma e das suas manias.

    O J. Ferreira nao tem poder para mudar o Quaresma e ele so' falha passes, perde bolas, marca livres de merda, cantos de merda e falha golos de merda.

    Nao ha' mais ninguem no Porto que marque cantos ou Livres ?

    O R. Meireles marcou um canto e criou logo perigo !!

    PQP o Quaresma !! Vendam-no, porque ja' nao o posso ver.

    Sim, correu bastante.... mas perdi a conta as vezes em que toda a equipa correu e ele perdia a bola deixando todos em contrape'.

    O falhanco entao, e' intoleravel.

    VENDAM-NO !!!!! 10 MILHOES !!!!

    Olha, se te apetecer poe a acentuacao que aqui falta porque hoje nao me apetece converter este texto para o nosso nobre vocabulario.

    Foda-se o Quaresma, porque os outros dez estao de parabens pela entrega ao jogo !

    Se nao quiseres nao publiques, porque tambem nao me importa.

    ResponderEliminar
  36. E deixem-me acrescentar que o P. Assuncao e o Meireles sao (+/-)bons, mas nao fazem um fdp dum remate fora da area.

    Que eu me lembre o Assuncao nunca marcou um golo pelo Porto fora da area (nem golo algum, penso eu - alguem e' capaz de esclarecer?).

    O Kaz devia ter entrado para o prolongamento e mais nada. Pelo menos remata fora da area, o gajo.

    Eu vi o jogo em diferido (ESPN Deportes)e sem saber o resultado, e no fim o comentador disse que o Quaresma tem que pensar muito mais na equipa e ser menos individualista, senao ele nao chega a lado nenhum.

    E este comentador e' mexicano, portanto nao deve ver jogos da liga Portuguesa !

    Alguem se lembra do Quaresma nos tempos do Adriaanse ?
    Ele era simplesmente incrivel, porque jogava para a equipa!

    E ha' a aqui um comentario acima sobre o arbrito. Nao temos nada a reclamar (o Helton defende a bola fora da area com as maos e tinha que ser expulso).

    Ta' bem que o Fucile e' mal expulso, mas o arbrito ate' foi amigo....

    ResponderEliminar
  37. A desilusão realmente foi enorme e existirá sempre algo a apontar a um ou outro jogador ou ao treinador, mas fiquei com a sensação que demos tudo, lutamos, rematamos, mas simplesmente por vezes falta-nos algo mais para sermos mais afirmativos na Europa do futebol.
    Agora, o apelo que deixo é que não nos deixemos levar pela desilusão e que o Estádio do Dragão esteja cheio já no Domingo contra a Académica. É a única forma de demonstrarmos não são à equipa, mas também aos nossos adversários que continuamos fortes e unidos.

    ResponderEliminar
  38. Na altura em que escrevi o post não tinha visto imagens sobre o lance do Fucile. No Estádio ficou-me a sensação que a falta foi muito dura. Hoje já vi o lance e posso dizer que foi uma grande injustiça a sua expulsão, faltas como aquelas os alemães fizeram muitas com a permissividade do árbitro.

    Agora é tempo de nos unirmos e nos deixarmos de criticas injustas, todos os jogadores lutaram muito, uns lutaram melhor do que os outros , uns cumpriram melhor as suas funções do que os outros, mas globalmente a equipa caiu de pé.

    ResponderEliminar
  39. Porque razão falhamos tantos golos aparentemente fáceis?
    Mérito apenas do guarda-redes adversário?
    Falta de concentração e alguma displicência dos nossos avançados?

    O que é certo é que fomos eliminados. E se o ano passado me custou ser eliminado em Londres (com um peru do Helton), mas perante um grande equipa, neste caso custa ainda mais, porque toda a gente viu (alemães incluídos) que o FC Porto é muito superior a este Schalke 04 (6º classificado do campeonato alemão, com apenas uma vitória nos últimos 5 ou 6 jogos, que nunca tinha sequer chegado aos oitavos-de-final da LC) e que nem a jogar 40 minutos com mais um jogador, mostrou alguma vez vontade e capacidade para resolver a eliminatória.

    Não culpo, minimamente, Jesualdo Ferreira por esta eliminação, mas há que tirar ilações destas derrotas porque, tal como em Alvalade, não alinho no coro das vitórias morais.

    José Correia
    reflexaoportista.blogspot.com

    ResponderEliminar
  40. o lance que me ficou na retina não foi o espectacular golo do Lisandro, nem o abominável e incrivel falhanço do Quaresma (eu, no lugar do Farías, tinha-lhe pregado logo 2 estalos!!!!)... o lance que me ficou na retina foi quando, já na segunda parte do prolongamento, o Quaresma deixou 2 adversários para trás e ganhou espaço para cruzar... em vez de cruzar voltou atrás para tentar fintar os mesmos 2 adversários... aí sim, eu disse: "este Quaresma de hoje não o quero no Porto"!!!! porque acima de tudo está a equipa e ele, principalmente depois do falhanço incrível, só quis pegar na bola e decidir o jogo sozinho, isso, para mim, é INADMISSIVEL!!!!

    ResponderEliminar
  41. Desiludido..so com o nao apuramento...Não me cansem com este e akel bitaite sobre este e akele aspesto de jogo e jogador...O Porto foi grande em tudo ate na nobreza de jogar com 10, não passou, enfim muito mais ha para ganhar...A jogar assim com este afinco mesmo com alguns devaneios, faltas de concentraçao e o k mais seja o tri estará proximo e a dobradinha é ja a seguir...Mereciamos mais Champions, mas...ha sempre um mas e um senao...Quaresma é jogador mas nao O Jogador...
    ALLEZ PORTO ALLEZ!!!!!

    ResponderEliminar
  42. Acontece mas não deveria acontecer.

    Temos de estar cientes que o nosso Porto foi eliminado por uma equipa nítidamente inferior que vinha para a 2ª mão defender o resultado. Na minha opinião, o Jesualdo e a equipa abordaram muito bem o jogo. O FCP tinha o resultado desfavorável da 1ª mão e no entanto, fez um jogo bastante pensado e não perdeu em nenhum momento a racionalidade até ao golaço de Lisandro aos 86 minutos.
    O Porto teve mais que oportunidades para passar esta eliminatória mas o futebol é assim mesmo. É verdade que o GR adversário fez o jogo da vida dele e LOGO CONTRA O FCP! No entanto, não se pode desperdiçar tantas oportunidades de golo.

    Não posso deixar de comentar a exibição de Quaresma. Vejo que no tópico existem opiniões positivas e negativas sobre a actuação de Quaresma. Eis a minha opinião:
    ESTOU FARTO DO QUARESMA E DA SUA FORMA DE ENCARAR OS JOGOS!!
    Estou farto das trivelas e dos malabarismos que resultam em nada. Prefiro um jogador tecnicamente inferior mas mais prático. Tendo o Quaresma as qualidades que tem eu apenas consigo concluir que ele não é inteligente a jogar futebol e por isso nunca vai ser um jogador de topo.
    Já fiz esta pergunta bastantes vezes mas faço-a novamente: não são mais os jogos em que ele enerva os adeptos do que aqueles em que resolve jogos? Não acham que o Porto estaria melhor sem ele?

    Para finalizar destaco pela positiva os seguintes jogadores: Lisandro, Lucho, Paulo Assunção e Mariano (será que está a trabalhar para o contrato?).

    Saudações portistas,

    Nuno Freitas

    ResponderEliminar
  43. Apenas para sublinhar o comentário do Bruno Rocha. Realmente esse foi o lance que me ficou na cabeça. Havia gente na área à espera do cruzamento e o Quaresma preferiu andar a brincar.

    No futebol não basta ter bons pés. É necessário ter inteligencia e o Quaresma...

    Estou mesmo com azia.

    Saudações portistas,

    Nuno Freitas

    ResponderEliminar
  44. Quanto a mim não foi nos penaltis que o porto perdeu,mas sim graças ao quaresma ,ao seu individualismo e egoísmo ,pois muitas jogadas de ataque, direi mesmo, imensas jogadas se perderam por causa dele, é bom jogador mas não pode jogar daquela maneira pois o futebol é um jogo colectivo.

    ResponderEliminar
  45. olá
    Execelente trabalho o teu na promoção da imagem do nosso FC Porto.
    Eu tambem tou a tentar contribuir com mais um blog para fazer do nosso Porto cada vez maior, nese sentido vinha te pedir se me podias linkar eu ja te linkei.
    Abraço

    www.fcporto-blog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  46. Boa tarde pessoal...Depois de dormir umas boas horitas de forma pesada, parece que comi um boi completo, já posso escrever mais de acordo com o que é racional...Creio que não errarei muito se disser que o Porto estratégicamente fez tudo o que lhe estava ao alcance para ganhar a eliminatória. Chegou a jogar com o Mariano a defesa esquerdo e à direita, com o Raul Meireles na esquerda...O Raul Meireles saiu todo roto, não podia com um gato pelo rabo! Aliás num dos últimos lances que se passaram na sua esfera de acção já não conseguia correr...Mas eu dizia que o Porto abriu completamente o seu jogo perante uma equipa alemã que jogou em -imagino eu- 1/5/5, guarda-redes, cinco defesas e cinco médios que se desdobravam mais para trás do que para a frente...Era a inclinação do campo a que o Porto obrigou! Depois nessa luta inglória a meio campo realmente não se podia pedir mais a qualquer um dos médios, fizeram o que lhes era humanamente possível...O Bosingwa rebentou ainda cedo e complicou ainda mais a tarefa que lhe estava cometida, servir de gazua naquela defesa super fechada...O árbitro contemporizou com a dureza deles e ao contrário de um árbitro com classe marcava sempre as faltas mesmo que a bola caísse para quem iria beneficiar delas, isto é beneficiava o infractor constantemente, fe-lo consciente que neste ponto beneficiava a equipa que queria adormecer o jogo...E depois não contente com isso, expulsou a outra gazua Fucile...Não marcou a infracção do Helton -que não deve ter visto, só pode- mas eu também só me apercebi dessa irregularidade depois na repetição...Não marcou duas faltas dentro da área do Schalke, uma perdoável, remate no braço do alemão, é verdade mas quando não marca o que fizeram sobre o Farias eu pensei logo, estamos arrumados, se formos a Penalties ele vai mandar repetir algum que eles falharem...Sem ver a repetição, no primeiro lance eu percebi que ali só podia haver mão na bola, tal a mudança de trajectória da bola, a repetição confirmou-o...Ele era grande mas não é grande coisa, mais um para a colecção dos recicláveis na CIMPOR...No segundo percebi que aquela queda do Farias só poderia acontecer porque o Alemão(?) o impediu de chegar à bola e só depois despachou a redondinha da área...O grandalhão devia estar a olhar para o Dolce Vitta...No lance do Fucile ele viu a falta, mas "não viu" que a bola é tocada primeiro pelo Uruguaio...É muita falta de visão, não acham?...E com aquele cabedal via-se mesmo que apreciava a dureza, mas só dos Germânicos...Deve ser nazi!...Depois a entrega completa dos grandes Lisandro, Paulo Assunção,Bruno Alves, Pedro Emanuel, Lucho e Mariano...Raul Meireles saiu esgotado...Tarik esteve infeliz, saiu-lhe na rifa uma alemão com sorte...Aquele segundo remate de cabeça defendido com o pé...E por último o Quaresma...Ele tem um estatuto diferente na equipa, pede-se-lhe magia, ele dá a que tem, mas falta-lhe inteligência, aquela inteligência que faz fácil o que é difícil e não o contrário!...Toque para o lado era golo certo, ou se calhar não seria, ontem tudo valia...Hoje vou preparar uma reacção condigna para os caramelos de cima! Eles vão-se suicidar todos...Amanhã na primeira página dos diários: família de Benfiquistas de Gondomar atira-se pela janela!...

    ResponderEliminar
  47. E já agora que o Porto foi eliminado para satisfação dos pequeninos, viva o Futebol Clube do Porto..."Sonhei que morava num País cheiinho de anõesinhos verdes e vermelhos que andavam sempre de vela na mão para saberem onde podiam pôr os pés...Tentara e continuava a tentar fugir por todos os meios ao meu alcance deste País feito de anões, ou então restava-me a alternativa de os conseguir convencer a sairem também comigo...Depois voltava para trás e fechava à chave a porta do meu País..."

    ResponderEliminar
  48. Boas,

    Não vi o jogo. Não vi resumos. Apenas vi o golo (enorme!) do Licha e os penalties. Como é óbvio, o meu comentário não passará pela análise das exibições dos jogadores nem da equipa. A única coisa que me apetece fazer agora é dar o meu braço para ajudar a levantar aqueles jogadores que ficaram prostrados no relvado aquando do final da partida.

    Parece que foi um desfecho injusto. Parece que merecemos a passagem à ronda seguinte. Isso agora pouco importa. Para a história fica o resultado final e esse foi-nos desfavorável.
    Aquando do jogo da primeira-mão, escrevi um comentário em que afirmava que o problema do FCP não passava tanto pela qualidade dos seus jogadores mas sim por um problema de competitividade quase "genético" e que advinha da pouca qualidade do futebol nacional. É por isso que qualquer equipa de campeonatos como o alemão, o inglês, o espanhol ou o italiano causa imensas dificuldades às equipas portuguesas (basta ver o saldo dos confrontos directos para perceberem que tenho razão).

    Muito se fala aqui da qualidade do FCP europeu. Esse é para mim o grande legado do Pinto da Costa. Não só permitiu que o FCP começasse a ganhar títulos nacionais em catadupa, como fez com que começássemos a brilhar também nas competições europeias. O auge foi atingido com as conquistas de Viena, de Sevilha e de Gelsenkirchen, mas também não podemos esquecer a final que perdemos com a Juventus.
    Esses desideratos, sobretudo o de Gelsenkirchen (talvez por ter sido o mais recente e por ter acontecido numa altura em que o domínio das grandes potências futebolísticas é mais intenso), fez crer a muitos adeptos que poderíamos ombrear com os gigantes europeus.
    Lamento desenganar-vos...mas não podemos. As vitórias de 1987 e 2004 foram apenas uma excepção, um acaso que apenas foi possível pela confluência, ao mesmo tempo, de diversos factores que nem sempre andam juntos (um treinador moderno, visionário, e um grupo de jogadores excepcional).
    O verdadeiro FCP é aquele dos oitavos, ou até, dos quartos de final. Mais do que isso já é do domínio do brilharete. Basta repararem que que aos quartos só chegam 8 equipas e que os italianos, os ingleses e os espanhóis apuram, em conjunto, 12 equipas para a Champions.

    Alguns poderão achar que estou a ser injusto e estou a menosprezar o nosso valor. Sinceramente, acho que não. O FCP é uma daquelas equipas da chamada "segunda linha" europeia, onde estão clubes como o Lyon ou um PSV, entre outros. São clubes que costumam qualificar-se sem grandes sobressaltos para as fase de eliminatórias mas que, assim que encontram um adversário mais forte (o que acontece por volta dos quartos) ficam logo por ali.

    Se pensarmos bem, é muito difícil alterar este "status quo". Sobretudo porque os GRANDES clubes tem dinheiro e fazem dinheiro. o FCP só tem dinheiro quando vende um grande jogador ou quando chega longe na Champions. E assim é mais difícil construir equipas que sejam suficientemente fortes para ganhar títulos europeus ou, pelo menos, ficar lá muito perto.

    Há 4 anos atrás, tivemos uma oportunidade única de nos fixarmos entre os GRANDES da Europa. Acabados de ganhar a Champions e com o dinheiro ganho com as vendas de vários jogadores estávamos milionários. Era como se tivéssemos ganho 2 Euromilhões. Para além disso, no ano seguinte seríamos primeiros cabeças-de-série, o que ajudaria a chegar longe na prova.
    Tornava-se imperioso utilizar o dinheiro de forma sensata, adquirindo jogadores de classe indesmentível, que permitissem suprir a falta das estrelas que tinham partido mantendo a qualidade futebolística. Tornava-se também essencial, investir numa estrutura (de formação e prospecção) que permitisse a aquisição contínua de jogadores de categoria e a formação de jovens talentos com capacidade para entrar no plantel principal. Todos nós sabemos que o que aconteceu foi bem diferente. Desbaratámos a nossa riqueza comprando contentores de jogadores duvidosos e esse "colchão" desapareceu. Nos dias de hoje, só podemos comprar jogadores de categoria internacional se vendermos alguém primeiro.

    Esta minha teoria vai ainda mais longe. Para o FCP se tornar GRANDE na Europa, é necessário que crie uma hegemonia indiscutível a nível nacional. Não se trata de ganhar 2 campeonatos em 3 anos. Falo de uma hegemonia igual à que o Lyon tem em França (5 ou 6 campeonatos seguidos) ou o Rosenborg de há uns anos atrás (em que chegou a ganhar 7 campeonatos seguidos, salvo erro). Essa hegemonia terá de ser alicerçada num plantel de qualidade superior que permita uma rotatividade constante sem que a equipa se ressinta disso. Conseguindo essa rotatividade, teremos mais hipóteses de reservar os melhores jogadores para os embates mais difíceis (os Europeus), tendo assim mais chances de ter sucesso e chegar longe.
    Cada vez mais se prova que os horizontes nacionais são demasiado pequenos para o nosso clube. A Europa tem de ser o nosso próximo objectivo. Mas para isso é preciso, curiosamente, por trabalhar o aspecto interno.

    P.S.1 Peço desculpa pelo comentário longo
    P.S.2 Acabei de ver um resumo alargado do jogo. Só me apetece chorar!
    P.S.3 Este pode ter sido o último jogo europeu com as nossas cores para jogadores como o Bosingwa, o Bruno Alves, o Lucho, o Lisandro e o Quaresma. É urgente encontrar soluções já para o ano.

    ResponderEliminar
  49. Tenho sentimentos contraditórios...Triste pela eliminação, porque perdemos contra uma equipa claramente inferior e que apostou claramente no anti-jogo. O árbitro permitiu tudo. O Guarda-redes demorava em média 40 segundos para bater as faltas e os pontapés de baliza. Dava-se ao luxo de ir buscar a bola que saia perto da bandeirola, quando os apanha-bolas já tinham outra dentro do terreno do jogo.. Jogadores a cair por tudo e por nada... Mas estou também orgulhoso. É um orgulho ter jogadores como Lisandro, Lucho, Paulo Assunção (o que se passará para ele não renovar), Raul Meireles Bruno Alves , para além disso, deixaram a pele em campo...Dois deles tiveram a infelicidade do Neuer defender os penaltis... Enfim, uma palavra para 2 jogadores: Tarik e Quaresma foram simplesmente perdulários... Como é possível falhar golos daqueles...Não me falem em mérito do Neuer, falem-me em demérito dos jogadores... Podíamos ter ido longe, mas fomos eliminados.. Resta-nos aTaça e o Campeonato

    ResponderEliminar
  50. Sr Ricardo Costa, achei piada ao seu: "Chamar Jesualdo de mestre é piada?Se me conseguires indicar um treinador português que tenha feito o que ele fez no Porto sem ser o Mourinho ou o Pedroto força..."

    respondo assim: se retirar o messi e o kaka garanto que o ronaldo pode ser considerado omelhor do mundo. tb o bruno moraes pode ser considerado o melhor goleador de sempre do porto, mas isto tirando o jardel, o gomes, o domingos e todos os outros lol

    depois, diga-me o que é que o jesualdo fez de extraordinario num clube como o porto? é que eu n consigo perceber...
    foi ter ganho um campeonato que ainda hoje deve estar a pensar no que sofreu por quase o ter perdido? ou por ser eliminado pelo atletico?..ahh so se for por estar a 12 pontos do segundo este ano? é por isso?


    melhor do que ele sem ser o mourinho ou o pedroto? bem, ate lhe digo um que nem gosto dele Antonio oliveira, pelo que sei até foi bicampeao, coisa que o jesualdo ainda n foi.....o fernando santinho foi o "engenheiro" do penta, até nisso tem um destaque mais realçado na historia do grande fcp.

    mas estava a lembrar-me de um artur jorge, por ai...mas se acha que o jesualdo é mestre e fez melhor do que (até) estes....nada mais a dizer...como mestre este treiandor so se for da azelhice...ainda me lembro dos tempos dele nas selecções jovens onde era tristeza e desastre apos desastre...fez muito em braga? bem o pacheco fez mais no boavista(ate foi campeao, imagine-se), o manuel machado fez mais no moreirense ( e com menos do que ele em braga), e outros por ai....por isso, acho um pouco infeliz essa do Chamar Jesualdo de mestre é piada?Se me conseguires indicar um treinador português que tenha feito o que ele fez no Porto sem ser o Mourinho ou o Pedroto força..."

    eu estou ainda"chocado" pela eliminação de ontem, mas n entro nas parvoices, do falta de sorte, coitado dos jogadores, luta heroica, atropelo de autocarros, tipo quem falha golos "dados" e de baliza aberta em competições destas não pode depois lamentar seja o que for, pk se marcassem essas oportunidades jamais precisavam de lutas guerreiras, preocuparem-se com autocarros, etc etc

    a vida é feita de oportunidades e quem n as apanha n pode lamentar as ter perdido ou chorar pelos cantos.

    ainda gostava de ver um drogba, um schevchenko, um inzaghi a falhar estas oportunidades nestas alturas...chamavam-lhes um figo.No entanto nós muito gostamos de vitorias morais...ainda hoje pensamos que ganhamos o euro pk fomos melhores..mas nos registos ta la grecia.

    se calhar o senhor ricardo costa tb acha o scolari um mestre que em 3 jogos com a grécia não aprendeu como eles jogam....é caso pa dizer e o burro sou eu?
    saudações desPORTISTAS

    ResponderEliminar
  51. DÓI MUITO SAIR DESTA MANEIRA...ESTA EQUIPA MERECIA MUITO MAIS!!!






    Jamais esquecerei esta noite. Entrei pouco confiante, mas desde o minuto 2 mudei logo de opinião, pois com aquela postura e garra demonstrada só poderia acreditar. Um Bosingwa inacreditável (arrisco-me a dizer que é o melhor lateral direito que vi jogar nos último anos), um Porto a jogar muito bem, mas a falhar na finalização. Não se podem falhar coisas assim, mesmo tendo sido com o grande mérito do guarda-redes deles (aos 21 anos, considerado o melhor guarda redes da Bundesliga). Depois na 2ªparte voltámos a entrar muito bem mas a bola na entrava: inda estou a pensar como é Tarik falhou aquele golo de cabeça na pequena área, tendo o guarda-redes alemão defendido com o pé...incrível. A partir daí assumo, que pensei, tal como no jogo em Alvalade que "hoje é impossivel marcar". Depois a lesão de Bosingwa, enfim azar máximo. Eis que aparece "o enorme" (pouco para adjectivá-lo) marca um golo digno que um grande jogador. Lisandro como ja li algures parece que nasceu na Cedofeita e é um dragão de nascença: é um jogador incrível, excelente mesmo, e que dá gosto pagar quotas para ajudar a pagar o seu vencimento. O estádio veio abaixo com tal momento e logo a seguir podiamos ter marcado, quando todos ja pensavam no prolongamento




    No prolongamento, temi a questão fisica da equipa, mas não, estiveram sublimes, uns autênticos dragões, não esquecendo que estávamos com dez elementos. Aí, logo a abrir um lance que jamais esquecerei, Quaresma isolado conseguiu falhar...inacreditável, inacreditável, inacreditável. Acontece aos melhores, mas nestes grandes palcos os erros pagam-se a dobrar e assim foi. Nestes 30minutos extras o Porto mandou sempre, e aí o que posso eu dizer? Deu gosto, ver, tal como tinha pedido, os jogadores a comerem a relva. Depois penáltis e aí é lotaria...e eles tinham um excelente guarda-redes




    Fiquei triste, vi gente a chorar, frustrada e porquê? Obvio, toda a gente viu que isto foi uma injustiça e se perdeu uma grande oportunidade para esta equipa ir longe e bem merecia. Lucho, o melhor jogador da equipa, um de mais classe que tive o privilégio de ver na minha vida...vê-lo a sair em lágrimas arrepiou-me. Pena pois agora vários serão vendidos e um novo ciclo se iniciará. Sem dúvida, esta equipa merecia os quartos. Surpreendeu-me assumo, num aspecto, nunca perdeu a cabeça e mostrou uma maturidade incrível. Tomára que todos ficassem e aí estava eu bem mais contente. Agora isto demora uns dias a passar...pensar que este grupo é fabuloso e não ter conseguido mais. Palavra para o mister, esteve bem e quando ainda ontem ouvi que iria sair, fico preocupado, pois em Portugal não há melhor




    Excelente excelente a massa associativa. Antes da marcação dos penaltis foi entoado o hino do clube e o estádio tremeu, mais um momento que não esquecerei. Outro, aquando do falhanço de Bruno Alves( uma exbição sublime, cheia de classe de uma verdadeiro dragão, futuro capitão, com toda a justiça) os jogadores foram buscá-lo, e o estádio, que já estava todo de pé, o aplaudiu fortemente...um grande gesto. E claro depois de confirmada a derrota na lotaria, os adeptos foram enormes, e a equipa assim o mereceu, pois foi grande, muito grande, tendo feito um dos melhores jogos da época (tal como se pode ler no site da própria Uefa por exemplo), um aplauso arrepiante, com os jogadores e publico de lágrimas nos olhos. Acreditem que custa muito perder assim, mas é futebol, uns perdem outros ganham...uma vez nós outras vezes outros




    Uma coisa é mais que certa: CADA VEZ AMO MAIS ESTA INSTITUIÇÃO, E CADA VEZ TENHO MAIS ORGULHO EM PERTENCER A ELA...com um grupo destes NINGUEM SE PODE QUEIXAR!!!no dia mais triste que tive num estádio de futebol até hoje




    VENHA O TRI e a TAÇA...para o ano lá estaremos na Champions League

    ResponderEliminar
  52. ...agora a frio...
    meus amigos, diz o ditado que " ...dos fracos nao reza a história..." se...
    se.....,se..... !!!! ... QUEM NAO MATA, MORRE...!!!! é a vida.
    Não me venham dizer que a culpa é do treinador(um 4x3x3 contra 1x4x6???), do Quaresma... o puto estava nervoso( aliás como todos nós, que estivemos lá), tretas... Vamos ganhar o Campeonato com calma e a Taça de Portugal que é a nossa obrigação e para o ano há mais....

    VIVA O PORTO, CARAGO!!!

    ResponderEliminar
  53. Nasaguasdoverso:
    .
    Oliveira teve que levar com o processo apito dourado sozinho?Teve árbitros a prejudicaram a sua equipa o ano inteiro sem ninguém da direcção poder falar sobre isso?
    Não.
    Manuel Machado fez melhor que Jesualdo Ferreira?????
    Aí já não dá para discutir,já estás a partir para a ignorância...
    Moreirense foi 4º na liga dois anos seguidos.
    Jesualdo foi campeão num dos anos mais delicados da história do clube e merece todo o nosso respeito.
    E eu disse para tirares Mourinho e Pedroto porque sao os dois melhores treinadores da história do futebol português mesmo assim ainda te sobram mais de 100 treinadores para poderes comparar...
    Nao consegues arranjar melhor tudo bem...Depois entras mais uma vez na ignorância com essa do Bruno Moraes...
    Se nao consegues perceber o que Jesualdo fez de extraordinário no clube após o domínio esmagador que tem sido este Porto em Portugal não sei como te explicar,acho que nem fazendo um desenho...
    12 pontos para o Benfica e 17 para o Sporting diz-te algo?
    Comparando os números o Porto de Jesualdo tem menos um ponto na liga que o melhor Porto de Mourinho...achas isso pouco?
    Melhor era quem?O Adrianse que era eliminado na 1ª fase pelo Artmedia?
    Falas do Oliveira...Lembras-te dos 4-0 em Manchester?
    O Porto na Champions com Jesualdo sempre cumpriu o objectivo mínimo de chegar aos oitavos e caíu de pé sempre.
    Piada é tu falares do "engenheiro do penta"...Esse conseguiu uma proeza...Ser o primeiro treinador em Portugal a conseguir perder um campeonato tendo Jardel na sua equipa...
    Perdeu o hexa de forma incrível..Em 2 anos ganhou uma liga quando o Porto vinha j´+a de uma grande dinâmica de vitórias consecutivas.
    Jesualdo entrou no ano do apito dourado,teve que fazer a defesa do clube muito mais além do que um treinador deve fazer e ainda nos deu o campeonato mesmo tendo chegado tarde e sem possibilidade de escolher o seu plantel e herdando uma táctica com 3 defesas de adrianse...
    Em 2 anos Jesualdo nos dará 2 ligas...O Porto é 1º na liga há mais de 2 anos...Há mais de 2 anos que o Porto não sabe o que é passar por outro lugar que nao o 1º em toda a a liga...
    Se com todos estes dados e com o futebol que praticamos tu dizes que não vês nada de especial acho que o problema é mesmo teu...
    E não gosto do tom do teu comentário...Não sou adepto de vitórias morais e nunca fui.A eliminação foi um fracasso,mas não invalida que a equipa e jesualdo tenham dado tudo e nao invalida que no final eu diga que tenho orgulho nestes jogadores e neste treinador...
    .
    Olha para o Real Madrid,tem 20 vezes mais o nosso orçamento e há 4 anos que não passa dos oitavos de final da champions...
    Cá em Madrid estão bem pior que nós...Até porque ontem nao viram a sua equipa a jogar o que o Porto jogou,o Madrid não caíu de pé como o Porto...
    Basta leres a imprensa europeia e todos salientam que o Porto foi muito melhor durante todo o jogo e que o Schalcke pode agradecer á sorte e ao guarda redes ter sobrevivido.
    .
    Sobre essa do Portuga-Grécia...Não me conheces claramente...Eu sou o 1º a criticar Scolari e achar que num país normal perder um Euro em casa com a Grécia com a melhor geração de jogadores de sempre sería para o treinador ser demitido na hora...
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  54. Fica aqui a minha repulsa pela primeira página da bola de hoje...
    "A europa do Sul" as únicas esperanças portuguesas entregues a dois clubes de Lisboa...
    É absolutamente nojento que jornais portugueses demonstrem de forma tão descabida a sua alegria pela eliminação do Porto e dividam o país em Norte e Sul...Depois dizem que essa guerra vem das pessoas do Norte...
    Deploravel...Ao menos aqui em Espanha os jornais desportivos não dão uma de imparciais como os nossos...Aqui a Marca admite que torce para o Real e o Mundo Deportivo pelo Barça...
    Já em Portugal fazem todos de conta que sao muito imparciais e depois revelam-se em coisas como esta...
    Eu sempre torço pelas equipas portuugesas na Europa,pelo ranking e porque é o futebol português que é representado e penso na alegria dos imigrantes com essas vitórias...
    Mas com invejosos mesquinhos como estes que escrevem na Bola e no Record fica muito dificil...

    ResponderEliminar
  55. Ricardo Costa,
    tal como tu, todos os portistas estão aborrecidos com o jogo de ontem, mas é evitável o insulto. O facto de não concordar contigo, não revela desrespeito, nem tão pouco significa adjectivar-te de idiota!!

    E para mim, se nos ficarmos pela liga, é uma cópia rasca da época passada, obviamente! Depois de passearmos no campeonato e mostraramos uma enorme superioridade, nem coloco a hipotese de só ganhar um trófeu! O meu clube tem de entrar em todos os jogos para ganhar, em todas as competições para vencer. É inademissível fazer o que se fez na taça da liga. Ah, é uma competição menor e tal, blá, blá, blá... Uma treta! Se a ganhassemos nunca nenhum portista, e com certeza tu também, se iria esquecer de um mencionar numa qualquer conversa de café com um rival!!

    Obviamente passar em 1º no grupo é gratificante, mas isso não me desvia do meu raciocínio. Podiamos e deviamos ter derrotado o Liverpool no Dragão. Foi a melhor hipótese que tivemos para o fazer. O Besiktas fê-lo. O Marselha fê-lo em Anfield, onde levamos 4 batatas como há uns anos atrás em Manchester, com um treinador, para ti, inferior. E como te deves lembrar, uma boa vitoria com um grande adversário até pode catapultar a equipa, tal como em S.Siro, ao tempo do Oliveirinha! Adriense, o maluco, perdeu com o Artemedia, mas limpou tudo cá no burgo, também contra o apito dourado e contra os super dragões!! E fez Quaresma e Pepe subir ao topo, revelou Assunção e Bosigwa (alguém se lembra que os médios de Del Neri eram Assunção e Meireles?). Fantástico.E claro está que não vou perder tempo a falar do Artur Jorge...

    O teu mestre, que não é o meu, não consegue fazer o FCP virar um resultado, não consegue virar uma eliminatória, e já perdeu Supertaça, Taça Liga e Champions (que obviamente dificilmente cairia para o Dragão). Para mim e muitos outros portistas é pouco.

    "Caímos nos penaltis num jogo totalmente dominado e em que sofremos contrariedades como a lesao do bosingwa ea expulsao do Fucili e tu vens criticar a equipa e Jesualdo...? "
    Nunca disse que o FCP jogou mal e passo a repetir "Somos superiores, fomos superiores em 150 minutos da eliminatória, mas nem só a equipa melhor apetrechada tecnicamente ganha. É preciso mentalidade e atitude, e assim acabamos por pagar pela miseravel 1ª parte na Alemanha". (Como vez, e apesar de me recomendares um "Ganha juízo", não é preciso. Dir-te-ia mais: aprende a ler!)
    Afinal de contas do outro lado estava o Shalcke04, apelidada de equipa ao alcance do FCP, o que não se verificou. O que me custa é a atitude passiva nos grandes jogos, sobretudo fora. Só me enganaram na Luz, mas tinham futebol para matar aqueles gajos e jogaram toda a 2ª parte para defender a vantagem. E essa parte é culpa do treinador, porque não é uma situação pontual.

    Reforços da treta? Então o que dirás do que ele não utiliza, e refiro-me aos ex-juniores? O que estão lá a fazer? Porque não continuou o Hélder na Académica? Se acompanhas os jogos das camadas jovens percebes o que digo.

    P.S.- Sou tão ou mais portista do que tu. Nunca o coloques em causa!

    ResponderEliminar
  56. aproveito para dizer que o antonio oliveira por quem nutro a mesma simpatia que pelo jesualdo ferreira, não tinha o apito mas tb n tinha dois rivais tão fracos como tem hj o senhor jesualdo.

    abraço a todos!

    ResponderEliminar
  57. Nao percebo os comentarios daqueles que so sabem criticar o treinador ou o Quaresma.

    O futebol é isto mesmo.
    Jogamos melhor, fomos superiores em todos os capitulos mas a sorte nao quis nada connosco. Nao tem muito que saber.
    So me posso queixar da atitude da equipa nos primeiros 45 minutos da Alemanha.

    Agora no jogo do Dragäo?
    Dominio avassalador. Sabem porque? Porque todos trabalharam. Quaresma correu kms no meio campo ajaudar a defender o seu lateral e os médios mais defensivos.
    Quantas vezes o Shalke conseguiu fazer a sua jogada favorita? Nenhuma. Nem uma bola em condiçoes nas costas do lateral, nem uma diagonal do meio para os vértices da area.
    Porque os extremos foram muito solidarios. E quando assim é, com estes jogadores, este sistema é muito poderoso.
    Mereciamos estar nos quartos de final e agora temos de levantar a cabeça e pensar no que ai vem.

    Acho que os comentarios do Ricardo Costa e do Pedro dizem o essencial.
    A hegemonia cria-se com estabilidade.
    Em Inglaterra os jogadores fixam-se nas equipas durante uma década. Ha poder financeiro para o fazer. A estabilidade e uma determinada cultura de jogo estao criadas.
    No Porto isso nao é possivel.

    So por manifesta falta de sorte é que Jesualdo nao chega aos quartos de final, depois de ter perdido Anderson e Pepe. Isto é que é necessario realçar.
    Outro ponto que é necessario realçar é que o Quaresma, ontem, correu até cair e carregou a equipa aos ombros quando nenhum outro centro-campista tinha frescura para o fazer, nomeadamente o Lucho.
    Com 115 minutos nas pernas qualquer jogador poderia ter falhado aquele lance.

    E sim, sr. "Nas aguas do verso", ja vi o Shevchenko e o Drogba falharem golos ainda mais escandalosos.

    Jesualdo provou ontem, pelo menos a mim, que cresceu no Porto a ponto de ser nesta altura um treinador do mais alto nivel na Europa.
    A forma como mexeu na equipa e a forma como todos se entregaram, até me fizeram esquecer os episodios Quaresma e Adriano que sao episodios que destroiem balnearios e com os quais o treinador deveria lidado de outra forma.

    Sabiam que, mesmo com toda a estabilidade que grandes condiçoes financeiras permitem, todos os campeoes europeus, desde que a Champions tem este formato, cairam nos oitavos de final?
    Isto nao vos diz nada sobre as dificuldades de se manter uma hegemonia e consistencia nesta competiçao?

    E se a sorte nao tem nada a ver com isto entao o que dira Mourinho, que perdeu a oportunidade de estar em duas finais da Champions em 2 jogos em Anfield. Num perdeu com um golo fantasma e noutro perdeu na lotaria dos pénaltis depois dos tais Dragbas e Schevchenkos se terem mostrado muito perdolarios na primeira mao em casa.

    O essencial na proxima época é nao perder mais do 1 jogador chave.
    Quaresma deve estar em risco porque as exibiçoes nao teem sido as melhores e o Porto ficou-se pelos oitavos.
    Lucho estara de saida. O prometido é devido.
    Ibson tera de voltar. Este vai ser um reforço chave.

    Para conseguir continuar a lutar com consistencia na Europa nao se pode pedir ao treinador que construa uma equipa e um modelo de jogo de raiz todos os anos. Assim é impossivel. Pinto da Costa tem feito um esforço para manter a estrutura das equipas. Mas nao é facil.

    Nunca cruxifico jogadores quando se mostram profissionais e dao o litro. Nunca cruxifico jogadores por falharem golos. Errar é humano e cada jogador tem o seu estilo de jogo e a sua maneira de ser e estar.

    ResponderEliminar
  58. Depois de um texto tão bomo como do Soren nem me apetece responder mas cá vai...
    Pedro que fixação é essa de ganhar ao Liverpool??Isso parece mentalidade de adepto do Benfica que se ganha um jogo a uma equipa grande ganha a época...
    Para mim o Porto até podía perder os dois jogos com o Liverpool desde que passasse em 1º tal como passou.
    Quer dizer o Porto passa em 1º num grupo com Liverpool e tu ficas insastifeito por o Porto não ter ganho ao Liverpool....???Tás a ver a lógica do teu raciocínio...?.
    .
    .
    Tu prórpio dizes que passeamos no campeonato que por isso exiges mais do que um troféu...E isso é mérito de quem?Do acaso?Ou é daquele senhor que se senta no banco e que por acaso até treina a equipa todas as semanas...?
    Até parece que estar a 12 pontos do Benfica e a 17 do Sporting é a coisa mais normal do mundo...
    Estás mal habituado ou deves julgar qe o Porto é o Real Madrid...
    Nem o Real Madrid tem se saído tão bem como o Porto nestes anos.
    Estás chateado por o Porto ter perdido a taça da liga...?Mas alguém liga a essa competição de treta chamada taça da liga sem ser o Sporting?
    Quer Porto quer Benfica viram nessa competição uma oportunidade para rodar suplentes...Só o Sporting que não podia ganhar mais nada se agarrou á taça da liga como uma boia de salvação...
    Daqui a bocado vais criticar o Jesualdo por o Porto não ganhar a intarcalar não...?lol
    Adrianse levou com o apito dourado...?Tás enganao...O escandalo arrebentou com Jesualdo e a direcção deixou-o totalmente só a ter que dar a cara pelo clube.
    É de rir o facto de criticares o Jesualdo por não ter passado dos oitavos da champions mas veneras Adrianse porque "limpou tudo cá no burgo" mas esqueces-te que nos fez ser humilhados na Europa cm o Artmedia numa das mais rídiculas participações portistas de sempre nas competições europeias...
    Mas limpou tudo no burgo?Tanto como Jesualdo pode limpar este ano,venceu uma taça e uma liga.Jesualdo vai para a 2ª e sem precisar de entrar em conflito com jogadores e direcção e sem fazer as burradas de dispensar Diego e Hugo Almeida.
    .
    Queres ganhar tudo em Portugal e ser humilhado na Europa por artmedias?Eu não.
    Adrianse fez brilhar Assunção,Pepe e Quaresma.
    Jesualdo fez brilhar Bruno Alves,Bosingwa e Lisandro.E aproveitou Anderson ao contrário de Adrianse que numa conferencia de imprensa chegou a dizer que o vía a jogar ou de extremo esquerdo ou de defesa esquerdo...
    Adrianse era tão bom tão bom que está no desemprego e depois de saír do Porto não ganhou absolutamente nada.
    .
    .
    Vamos perceber a tua lógica.Se fosses presidente do Porto demitias um treinador que vence duas ligas e apura duas vezes a equipa para os oitavos da champions uma delas em 1º no grupo??
    Arranjas treinador para o Porto que faça melhor?
    Jesualdo tem menos um ponto conquistado na liga que o melhor Porto de Mourinho...Estes são os factos.
    O Porto não é o Real Madrid nem o Manchester,não temos o dinheiro que eles têm,estamos limitados pelo nosso país aquele que se pode exigir a um treinador do Porto é ser campeão em Portugal e na Champions apurar a equipa para os oitavos e diginificar o clube.
    E isso Jesualdo cumpriu com mestria assim como criou uma máquina muito bem oleada mesmo sem lhe darem reforços de jeito para compor as saídas de Anderson e Pepe.
    Mas fico á espera que me ofereças uma alternativa a Jesualdo...
    Todos estamos cegos...é óbvio que um treinador duas vezes campeão praticamente que cava uma vantagem de 12 pontos para o 2º e 17 para o Sporting nã presta...
    Perdeu a taça da liga e a supertaça e isso é imperdoável...
    Que volte Adrianse ou F. Santos que conseguiu a proeza de ser o único treinador em Portugal a perder uma liga tendo Jardel na equipa.
    Esses sim eram grandes treinadores.
    Jesualdo tem que ter mesmo uma paciência de....mestre.

    ResponderEliminar
  59. O Getafe marca na Luz...
    Parece que a Europa do Sul não é assim tão forte...
    Torço pelas equipas portuguesas mas é verdade que muitas vezes é dificil com títulos como o da Bola de hoje...

    ResponderEliminar
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  62. Nem sei o que dizer sobre ontem, parece que este jogo foi tirado a papel químico do embate contra o Sporting, mas ainda com o azar ao quadrado. Foi mesmo daqueles jogos que mesmo nem com 20 oportunidades flagrantes ganhávamos, parecia que já a baliza adversária estava viciada. Isto tudo por 2 grandes culpados: O Neuyer e a falta de sorte por nossa parte.

    Quando o Lisandro marcou o golo, dei um granda salto de alegria que até parti a minha chávena de café no tasco ao desiquilibrar-me e sem crer bater na chávena.

    Ninguém pode criticar o Jesualdo, este esteve muito bem ontem tanto a nível táctico como na escolha dos jogadores. O mesmo se passa no Quaresma, ontem, tirando aquele falhanço flagrante, esteve muito bem, provávelmente o seu melhor jogo desta época.

    Não posso dizer 100% que fomos roubados. Sim, é verdade que o Helton devia ser expulso, mas a expulsão do Fucile foi exagerada e houve o penalty contra o Farias.

    Ontem NINGUÈM tem que ser crucificado, todos estiveram bem e todos esforçaram-se ao máximo.



    Para terminar deixo aqui o meu descontentamento perante certos adeptos portistas: infelizmente, parece que os nossos adeptos (a maioria quero dizer) gostam sempre de arranjar um bode expiatória quando as coisas não correm bem da nossa parte. Para a próxima então, mais vale ter o Quaresma ou o Jesualdo no Benfica e assim já os podemos criticar à vontade quando jogarem contra nós. Enfim, é só criticar por tudo e por nada.

    ResponderEliminar
  63. Cardoso no domingo deu uma cotovelada ao Tonel. Nada... nem cartão, sumaríssimo e uma defesa do indefensável do cineasta do trio de ataque APV.
    Hoje fez o mesmo ... azar... foi para a rua ... não era um árbitro português...
    Tal como o binya na Escócia ...
    Que tristeza.

    ResponderEliminar
  64. Estava eu a assistir aos festejos do 1º golo do Getafe na Luz e vi dois vultos a passarem para lá do peitoril da minha varanda...Passados uns largos minutos mais dois vultos que passaram rumo ao desconhecido, olhei para o ecrâ: 0-2!...Queres ver que eu azarei mesmo os caramelos de cima?...Aqueles vultos seriam melros ou galinhas depenadas?...Amanhã vou espreitar à varanda, se forem melros -há muitos por aqui- lá em baixo não haverá vestígios de suicídio!...Ou então nem isso, não, não vou à varanda que está muito frio, vou sair e comprar o Jornal de Notícias...Depois tomar um cafézinho no Dolce Vitta e consultar os Casos do Dia!...LOL...Silêncio absoluto, que lindo, que belo, quase diria silêncio sepulcral...

    ResponderEliminar
  65. É Meireles, realmente andavas com um certo " feeling " de ver corvos a voar, eh, eh,,,Não te enganaste...

    ResponderEliminar
  66. A capa da Bola amanha vai ser Cor de Rosa? Será? Ou Será como hoje...alguma alegria tinha que ter depois do dia de ontem.
    è mais forte do que eu.....lol

    ResponderEliminar
  67. Peço desculpa pela falta de originalidade, mas depois de um texto tão bomo como do Soren nem me apetece responder, mas cá vai...

    "parece mentalidade de adepto do Benfica". Mais uma vez peço para não questionares o meu portismo.

    "Para mim o Porto até podía perder os dois jogos com o Liverpool desde que passasse em 1º tal como passou." Para mim não. Como foi superior em casa frente ao Liverpool e em Marselha, devia ter acabado em 1º com mais 4 pontos do que teve... Lógico? Quem joga melhor deve ganhar, ou pelo menos, querer ganhar, certo? E sem fixações à Benfica...

    O mérito das conquistas são de todo o grupo. Não apenas do homem que se senta no banco, nem dos jogadores.

    Sim, de facto, estou mal habituado e peço desculpa, aos meus olhos o Porto é tão bom como o Real Madrid.

    Se te disser outra vez que queria a taça da liga e te der a mesma explicação dirás que é fixação. Não me vou repetir. E, infelizmente para nós, o Sporting já tinha conquistado a Supertaça antes de chegar à final... E ainda pode perder a final da Taça de Portugal connosco, e está aí para as curvas na UEFA.

    Quanto à intercalar, e se vês os jogos, hás-de convir que rodar o CASTRO a defesa-direto não lembra a ningúem, o Rabiola a extremo-direito, o Tengarrinha ora a defesa-direito, ora a médio-ofensivo... (e não lhe estou a atribuir as culpas, porque não sei quem o decide).

    "Adrianse levou com o apito dourado...?Tás enganao...O escandalo arrebentou com Jesualdo"
    Estás enganado. O escândalo rebentou em 2004 e perdemos o campeonato para o SLB.


    "que nos fez (Adriense) ser humilhados na Europa cm o Artmedia numa das mais rídiculas participações portistas de sempre nas competições europeias..." Mas só o homem que está sentado no banco é o culpado?!

    "sem fazer as burradas de dispensar Diego e Hugo Almeida". FINALMENTE, concordo contigo, sobretudo sobre o Diego. Mas penso que o Diego também tem alguma culpa. O Quaresma mudou com o holandês, senão provavelmente tinha acontecido o mesmo. Possivelmente, o mesmo não fez o Diego. Mas no geral concordo contigo.


    "Adrianse fez brilhar Assunção,Pepe e Quaresma." E mais o Bosingwa, titularíssimo a defesa-direito. O Lisandro começou a titular até o Karagounis o por de lado. O Bruno Alves era o suplente do Pepe, portanto o 2º central. O Jorge Costa era o 5º...

    Quanto ao Anderson, Sir Fergunson, que não aprecio muito, acha-o um nº8. Até é capaz de perceber qualquer coisa de futebol, não sei...

    "depois de saír do Porto não ganhou absolutamente nada." Nem antes havia ganho. O que até me faz lembrar alguém...

    Nem me associes a treinadores que não mencionei, tais como o Engenheiro (epá, estou outra vez de acordo contigo!!).

    E cá vai a dica. E no nosso clube é fácil ser campeão. No mínimo é mais provável. Tenho a certeza que o treinador que aposta na taça da Liga não deixava nada para a concorrência. Uma questão de mentalidade.

    P.S.- O Rui Faria é capaz de também ter tido uma boa escola.

    ResponderEliminar
  68. O Porto fez um bom jogo e foi superior ao Schalke, mesmo em inferioridade numérica. Foi eliminado porque fez uma má primeira parte na Alemanha e porque desperdiçou várias oportunidades de golo que, nesta fase da competição, não se podem desperdiçar. É injusto crucificar o Quaresma. Vários jogadores falharam. Falhou a equipa, apesar da boa atitude demonstrada ontem. Custa perder com uma equipa que estava ao nosso alcance, mas há que olhar em frente. Há duas provas para conquistar: campeonato e Taça de Portugal.

    ResponderEliminar
  69. deixem-se de hipocrisias pá.... que se f**** as "europas do sul" e os glorigozados a preto-e-branco, cá dentro ou lá fora o importante é que ganhe o Porto!! Lampiartos???? quero que percam até a feijões e não me venham com as merdices do "ranking da UEFA"... o ranking de hoje quem o construiu???? para quê??? para irem meia duzia de equipas portuguesas perder logo na primeira eliminatoria e depois os pontos serem divididos por todos??? O Porto não precisa do ranking para a nada, a liga dos campeões é para os campeões e o único campeão é o Porto, mai'nada!!!!!! Se querem ri às comp. europeias que ganhem titulos, que se f***m!!!!

    ResponderEliminar
  70. Apenas queria deixar aqui dois comentários sobre a “OPINIÃO” de Ricardo Costa.

    “Mas alguém liga a essa competição de treta chamada taça da liga sem ser o Sporting?”
    As competições em que o Porto entra tem de ser para ganhar. Esta é a mentalidade que o FCP nos habituou e a que EU quero que continue. Não me venhas com essa treta de que não interessa a ninguém. Isso sim é mentalidade de benfiquista ou simplesmente é a tua opinião da qual discordo completamente.

    Eu vejo neste blog muitas opiniões diversas. Uns gostam do JF outros não. Uns criticam o Quaresma (como eu!!) outros não. E isto é que são, apenas OPINIÕES. Por isso acho que se deve respeitar os pontos de vista das outras pessoas.

    Pensem duas vezes antes de inserir os comentários no blog.

    Foi apenas a minha opinião.

    Saudações portistas,

    Nuno Freitas

    ResponderEliminar
  71. Fui hoje ver à varanda...Eram montes de penas espalhadas pelo chão!...Suicídio colectivo!...Paz às suas almas...

    ResponderEliminar