27 março 2008

Um Galgo do Futebol Moderno

Corria o defeso da temporada 2003/04. O FC Porto preparava uma temporada que se iria revelar memorável, com a consagração de melhor clube da Europa. Com José Mourinho ao leme dos azuis-e-brancos, e depois de uma temporada que havia culminado com a conquista da dobradinha a nível nacional e da Taça UEFA a nível europeu, os olhos estavam colocados na administração portista, e na forma como iria gerir o plantel a apresentar à sua equipa técnica.

"Ele é alto e eu gosto de jogadores altos, é rápido e eu gosto de jogadores rápidos, ganhou pouca coisa e eu gosto de jogadores que querem ganhar muita coisa!". Foram estas as primeiras palavras de Mourinho, bem ao seu estilo, como reacção à primeira contratação portista para a temporada de 2003/04. A 17 de Junho de 2003, José Bosingwa da Silva era apresentado de dragão ao peito, depois de uma operação relâmpago entre responsáveis do Porto e do Boavista FC. Apesar de não constar da lista prioritária do treinador português, Bosingwa havia sido a grande revelação do Boavista na época transacta, e era considerado um polivalente por natureza. O negócio envolvia ainda os atletas Ricardo Silva e Ricardo Sousa, assim como a realização de uma partida amigável entre as duas equipas. Aqui se iniciava mais uma história de sucesso no futebol português.

Nascido em 1982, em Kinshasa, na República Democrática do Congo, cedo a sua família o trouxe para Portugal. Bosingwa não tem sequer memórias da terra africana de onde é natural, e foi em Seia, distrito da Guarda, que deu os primeiros pontapés numa bola. Durante alguns anos desenvolveu o seu futebol num clube local, o Fornos de Algodres, onde chegou a treinar a equipa feminina de futebol. Como juvenil, tornou-se em mais uma descoberta da famosa e antiga equipa de prospecção boavisteira.

Rumando ao Estádio do Bessa, iniciou uma nova etapa na sua carreira. Com maior exigência, também com maior tranquilidade e qualidade para desenvolver as suas qualidades, José Bosingwa dividia-se entre o centro de treinos e a escola, situada a dois passos do Bessa. Recordo-me, como se fosse hoje, de falar com um colega de carteira do jovem jogador boavisteiro, que me dizia empolgado: "Vai ser um grande jogador, tenho a certeza. Quando jogamos nos intervalos ele ocupa todas as posições do campo, e consegue ser o melhor em qualquer uma delas.. detesta perder, e está constantemente a dar indicações aos colegas!". Conversas de miúdos, é certo. Coincidência ou não, José haveria de se revelar como um jogador dinâmico, polivalente, e cuja evolução foi notória dia após dia, jogo após jogo.

A nível de selecções, Bosingwa foi também presença constante. Referenciado como "José da Silva", recordo-me perfeitamente de o ver actuar nas selecções de Sub-20 e Sub-21. A primeira vez que o vi actuar, na sua posição de origem - médio centro - fiquei empolgadíssimo. Bosingwa parecia estar 5 anos à frente dos outros colegas, tal era a maturidade que aplicava em qualquer lance. De cabeça levantada, saía a jogar com a maior das facilidades, e tinha uma leitura de jogo invulgarmente boa para a idade. Rapidamente me quis informar a quem pertencia tão belo jogador - tratava-se de um miúdo das escolas axadrezadas. Com um ano de rodagem em Freamunde (2000/01), e dois na equipa sénior do Boavista, Bosingwa perdeu quase definitivamente o estatuto de trinco ou médio centro. Jaime Pacheco "puxou" por ele como nenhum outro até à altura, colocando-o a defesa lateral, médio interior direito, e até a extremo direito, onde as dificuldades ao nível de cruzamento eram evidentes. Em todo o caso, este jogador conseguia surpreender qualquer um, tal era a facilidade com que se adaptava a posições totalmente novas. Tecnicamente muito forte, e com uma estrutura física de um praticante de atletismo, Bosingwa tinha tudo para ser um dos melhores.

Chegado ao Dragão, Mourinho chegou a testá-lo em 5 posições na pré-temporada então realizada. Segundo o genial treinador portista, Bosingwa conseguia cumprir qb em 5 posições. Para além da sua posição de origem, e das outras três apostas distintas de Pacheco, Mourinho conseguiu ainda vislumbrar Bosingwa como um rápido e moderno defesa-central. As capacidades aéreas são hoje um trunfo de José Bosingwa, mas a posição de central foi a única que acabou por nunca ser desempenhada oficialmente.

O que é facto é que nos dias de hoje vemos um José Bosingwa que acumula como lateral-direito um pouco de tudo aquilo que absorveu nas posições que ocupou durante a sua carreira como futebolista. Defensivamente cada vez mais forte e consistente, não são poucas as vezes que o vemos a ganhar lances de cabeça dentro da área. Diagonaliza facilmente para a sua posição de origem, percorrendo o centro do terreno como peixe na água, mas consegue igualmente ser um quebra cabeças quando está encostado à linha lateral. Os cruzamentos, uma das suas antigas pechas, foi também algo muito trabalhado pelo luso-africano, e é hoje mais uma das suas inúmeras qualidades. Como titularíssimo na turma de Jesualdo Ferreira, e actualmente com 25 anos, atrevo-me a dizer que José Bosingwa absorve inteiramente a mística portista, revelando-se em campo como destaque de uma equipa moderna e adulta que Jesualdo conseguiu construir.

Com um pulmão que parece não terminar, Bosingwa estará certamente a viver uma época de sonho. Se no Porto as coisas correm bem, a titularidade no Euro 2008 é também uma realidade bem viva. E Bosingwa merece-o, pois é um jogador à antiga. Com raça e competência.

15 comentários:

  1. a proposito do bosingwa

    Bosingwa na mira da Juventus
    ALÉM DE LUCHO GONZÁLEZ

    A qualidade do lateral portista já não passa despercebida por ninguém e, depois dos rumores do interesse do Manchester United nos seus serviços, agora foi a vez da Juventus se juntar ao lote de equipas que o desejam. Todavia, uma possível negociação por Bosingwa será sempre arrastada para mais tarde, uma vez que tudo leva a crer que seja o lateral-direito da Selecção no Euro’2008.

    ResponderEliminar
  2. O Ze neste momento é o melhor lateral direito do mundo...nao tenho duvidas.A sair que vá para o Man Utd, porque numa constelaçao, cabe sempre mais uma estrela..e claro 25milhoes no minimo :)

    http://pedrocoimbramc.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Excelente Post, muita qualidade do texto e uma descrição muito humana do senhor Bosingwa...

    ResponderEliminar
  4. bosingwa tem 25 anos, como tal poderia ficar mais 2 anos no fcp e lá para os 27 anos ser vendido.

    ResponderEliminar
  5. Que Bosingwa tem um grande talento,uma capacidade física impressionante e é dos melhores laterais do Mundo...ninguém tem dúvidas,falta saber se a cabeçinha pensadora do Zé vai corresponder e se sair do F.C.Porto conseguirá atingir o nível que está ao seu alcance.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Bosingwa tem evoluído de uma forma fantástica e hoje é um dos melhores laterais do mundo. Quando ele começa a correr daquela forma, consegue criar muitos desequilíbrios na equipa adversária, e num momento para o outro se a bola está na defesa já está no ataque e, como refere no post, até nos cruzamentos ele melhorou e muito. Perdeu-se um bom trinco ganhou-se um excelente defesa direito.

    A única pecha dele é a forma inconstante como ás vezes se apresenta no próprio jogo, se começa tudo a correr bem, torna-se displicente e complica mais do que resolve, parece que necessitamos de o estar sempre a picar para que ele faça um jogo sério.

    Depois é o feitio, ele é dos poucos jogadores que foram campeões europeus no FCP, já está à algum tempo, mas nunca ninguém viu qualidades para ser capitão, porque será ?

    Quanto à sua saída, se Quaresma vale 40 milhões, ele vale 50 €, mas acho que 30 € é um valor aceitável, aguardemos até ao final da época.

    ResponderEliminar
  7. Bosingwa não foi ou não é capitão porque é demasiado tímido...Quem o conhecer saberá melhor que eu, mas esta é a leitura que eu posso fazer do que observo...Tal como Quaresma, aparentemente uma pessoa arrogante dentro do campo e fora, toda aquela estrutura se abate, lentamente até se apagar!...Tem um lado positivo, mas a face negativa também pode desabrochar se se sentir injustiçado...

    ResponderEliminar
  8. Aí está, "ElMano" na Luz e "Lucilinho" no Restelo...

    E já agora atentem bem:
    "Apito Dourado: Perito defende árbitro" "Valente Mendes não foi tendencioso" "O perito Vítor Pereira, actual presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, declarou esta quinta-feira em tribunal que Valente Mendes, árbitro no jogo Dragões Sandinenses-Gondomar, não teve uma actuação "tendenciosa" nesse encontro. O jogo em questão, a contar para a 16.ª jornada da Zona Norte da II Divisão, que terminou empatado a uma bola (com o empate a ser obtido pelo Gondomar através de uma grande penalidade alegadamente inexistente), decorreu em 2003 e está a ser alvo de escrutínio. Valente Mendes, um dos arguidos no mediático processo Apito Dourado, é acusado de três crimes de corrupção passiva. Segundo Vítor Pereira afirmou em tribunal que a arbitragem desse jogo não esteve 'isenta de erros', mas defendeu que foi 'isenta no conceito', realçando que o maior erro foi a não expulsão de um jogador do Gondomar.
    O perito em assuntos de arbitragem admitiu também que 'não gostaria de ter estado como árbitro naquele jogo', assinalando que foi um dos mais difíceis de dirigir entre os investigados no âmbito do processo Apito Dourado.
    Para Vítor Pereira, houve no decorrer da partida 'uma série de lances que não são nem preto nem branco, que são difíceis, que podem ter diferentes interpretações, que obrigam a um trabalho muito preciso em termos de colaboração da equipa de arbitragem”."

    Tem água no bico estas declarações do Vítor Pereira em Tribunal...

    ResponderEliminar
  9. Grande Zé. Merece tudo porque subiu à custa da sua dedicação e do seu trabalho. Este post também é bonito na medida em que ele ja fez por merecer o reconhecimento dos adeptos, que conquistou por mérito próprio. Força grande ZÉ!

    ResponderEliminar
  10. voces falam como se os jogadores fossem os melhores do mundo... bosingwa e bom, mas nao o considero um dos melhores laterais do mundo... para a fraca qualidade da liga portuguesa chega e sobra, mas numa liga mais competitiva a coisa e diferente... viu-se kd o chelsea veio ca jogar, o robben fez o que quis do bosingwa, para nao dizer k o humilhou... 30 milhoes? voces tem noçao do que falam? 30 milhoes e uma quantia pela sao vendidos os melhores jogadores da europa... o torres foi pro liverpool por 36 milhoes e falam aqui em 30 pelo bosingwa? sejam realistas. nem o quaresma vale 40 (este ainda e mais escandaloso) nem o bosingwa vale 30.

    ResponderEliminar
  11. O Robben o quê? Ricardo volta a ver o filme desse jogo! No fim do jogo o Mourinho deu os parabéns pessoalmente ao Zé e o Pepe. o Zé pode não valer 30 milhões, tenho a mesma opinião. Mas vale bem 20 milhões, e terá o devido reconhecimento quando jogar numa equipa de TOP, porque ele ainda vai evoluir muito mais. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Se o Pepe valeu 30 milhões, porquê Bosingwa não pode valer ?

    ResponderEliminar
  13. Ó Ricardo,

    Ok, já vimos que não dás mais de 20M€ (se é que os tens) pelo Bosingwa...

    Mas vamos esperar a ver se quem os tem (aquelas coisas que servem para comprar melões - os €uros) se chegam à frente e pagam ou não os 30M€... Aí sim, vamos ver qual o valor do Ze...

    Mas aviso-te já que aqui no FCP não temos jogadores de 90M€ (sim leste bem, 18M CONTOS !!), somos mais pequenos, e os nosso jogadores limitam-se a valer 31M€, 30M€, 20M€, etc...

    Tem calma e vamos aguardar pela cotação que o mercado atribuirá ao Zé.

    ResponderEliminar
  14. Existe apenas um jogador que vejo ao estilo do Bosingwa, é o Daniel Alves. Acho que o valor de mercado dos 2 tem que ser equivalente.

    Mas acredito que se deram 30 pelo Pepe, pelo Bosingwa também deverão dar 30 €. Senão 25 €, ou 20 € mas não por 100 % do passe. Se for para a Juventus, que dêem o Tiago de troca e mais 20 €. Mas o nosso presidente sabe-a toda, e confio nele.

    Agora, uma coisa é certa, a sua saída no final da época. Tenho imensa pena, mas compreendo o seu ponto de vista. Mas até lá tem mais um campeonato e uma Taça para conquistar.

    ResponderEliminar
  15. oh rapaz eu sou portista... acalma la os cavalos. sou portista mas nao sou cego

    ResponderEliminar